Julio Militão
18/10/2009, 11:49
Saudações aos companheiros!
Há tempos tenho pensado em aumentar a eficiência do motor OM314 turbinado da minha Band Curta. Como vou fazer o motor em breve, pensei em projetar um sistema de lubrificação auxiliar utilizando uma bomba de óleo elétrica, aproveitando para montar um sistema de refrigeração dos pistões, com esquicho de óleo na "cabeça" destes, como utilizado em alguns motores turbinados de fábrica, alem de adaptar um radiador de óleo. Pretendo utilizar os pistões do motor OM352, com cinco anéis.
As vantagens nas trilhas, me corrijam e completem, por favor, seriam:
1- Melhor lubrificação do sistema;
2- Melhor refrigeração do motor;
3- Melhoria na viscosidade do óleo, mantendo a pressão do óleo maior;
4- Consequente aumento da vida útil do motor;
5- Maior intervalo na troca do óleo lubrificante;
6- Em inclinações, evitaria problemas com a ausência de óleo no "pescador" da bomba mecânica;
7- A bomba mecanica poderia ter potencia reduzida, de forma a diminuir a energia gasta pelo motor para aciona-la, aumentando, assim a potencia disponível;
8- Partida a frio otimizada, pois, possibilitaria a lubrificação do motor instantes antes do funcionamento;
9- Eliminação do problema de lubificação da turbina quando se desliga o motor, desligando a bomba mecanica, e esta continua girando.
Pesquisei no forum e no google e não achei muita coisa, se acharem algo, me desculpem. O site da dana http://www.dana.com.br/automotivo/tecnologias/SistemaInteligenteLubificacao.asp fala de uma bomba elétrica pronta para esta finalidade.
Os custos da "brincadeira" ainda não levantei. Se aguem já tentou ou já pensou na idéia, seria interessante postar suas idéias e experiencias.
Um abraço...
Há tempos tenho pensado em aumentar a eficiência do motor OM314 turbinado da minha Band Curta. Como vou fazer o motor em breve, pensei em projetar um sistema de lubrificação auxiliar utilizando uma bomba de óleo elétrica, aproveitando para montar um sistema de refrigeração dos pistões, com esquicho de óleo na "cabeça" destes, como utilizado em alguns motores turbinados de fábrica, alem de adaptar um radiador de óleo. Pretendo utilizar os pistões do motor OM352, com cinco anéis.
As vantagens nas trilhas, me corrijam e completem, por favor, seriam:
1- Melhor lubrificação do sistema;
2- Melhor refrigeração do motor;
3- Melhoria na viscosidade do óleo, mantendo a pressão do óleo maior;
4- Consequente aumento da vida útil do motor;
5- Maior intervalo na troca do óleo lubrificante;
6- Em inclinações, evitaria problemas com a ausência de óleo no "pescador" da bomba mecânica;
7- A bomba mecanica poderia ter potencia reduzida, de forma a diminuir a energia gasta pelo motor para aciona-la, aumentando, assim a potencia disponível;
8- Partida a frio otimizada, pois, possibilitaria a lubrificação do motor instantes antes do funcionamento;
9- Eliminação do problema de lubificação da turbina quando se desliga o motor, desligando a bomba mecanica, e esta continua girando.
Pesquisei no forum e no google e não achei muita coisa, se acharem algo, me desculpem. O site da dana http://www.dana.com.br/automotivo/tecnologias/SistemaInteligenteLubificacao.asp fala de uma bomba elétrica pronta para esta finalidade.
Os custos da "brincadeira" ainda não levantei. Se aguem já tentou ou já pensou na idéia, seria interessante postar suas idéias e experiencias.
Um abraço...