PDA

Ver Versão Completa : Ranger 4X2 para 4X4



Pavani
05/08/2003, 11:02
Fala galera....Tava pensando aqui.... Hoje em dia é possível transformar uma Ranger 4X2 por 4X4... A Deep Tec faz kits de adaptação de tração, câmbios pra jeeps, etc.... Se eu pegar uma Ranger 4X2 e colocar um kit de adaptação no câmbio pra acoplar uma tração de Bandeirantes.... Creio que dará certo... Mas aí teria de colocar um diferencial na frente e modificar a suspenssão.... Minha idéia seria colocar dois diferencias de Rural.... Que são bem resistentes e robustos.... Não sei se encaixa perfeitamente.... Mas imagina uma Ranger 6 cil. com tração do Bandeirantes, diferencial de Rural, suspenssão alta, com uns pneus grandes, 5 marchas....... Nossa.... Ficaria MUITO legal....
O que vcs acham?!?
Abraço....
Pavani

05/08/2003, 12:34
Sabe o que eu acho? Caro. E muito.

Não seria melhor já comprar uma Ranger 4x4 e levantar a suspensão e usar o resto original, que já é bem dimensionado? :)
[]s

Adriano Braga
05/08/2003, 14:55
Tbm acho que ficaria um enjambre dos brabos...o mais fácil e barato seria comprar uma 4x4 pronta!!! Sem contar que para vender um jipe montado e enjambrado é uma coisa vender uma ranger é outra bem diferente. Casamento heim!!! :wink:

billj
05/08/2003, 15:28
Depende........

Se é para rodar a maioria do tempo no asfalto ou estradas de terra, realmente seria melhor comprar uma Ranger 4x4 original. Agora, se é para ralar em trilha, a suspensão dianteira IFS e acionamento elétrico de tração da Ranger original são coisas de viado e seria melhor montar um 4x4 do jeitão que você descreve.........

billj
05/08/2003, 15:36
Tbm acho que ficaria um enjambre dos brabos...o mais fácil e barato seria comprar uma 4x4 pronta!!! Sem contar que para vender um jipe montado e enjambrado é uma coisa vender uma ranger é outra bem diferente. Casamento heim!!! :wink:


Também depende.........

É pura verdade que seria mais fácil vender uma viatura original do que um modificado. Porém, se as modificações foram bem-feitas e demonstram isso visualmente, então para aquele comprador "especial", o valor da viatura pode ser bem maior que o original.

O meu Spider é prova disso. Um amurai 1998 original vale uns R$ 21 paus aqui em Sampa. No ano passado, um cara no Ibira me ofereceu R$ 35.000 a vista "na bucha" para o meu.

Recusei............. :wink:

Pavani
05/08/2003, 22:28
Usaria a caminhonete tanto pra fazer trilha como pra viajar e pegar estradinhas de terra.... Mas tenho um jeep, e sei como é fazer trilha.... Sei que os angulos de uma pick up não são tão favoráveis para trilhas pesadas..... E sei da tração que não é MUITO boa.... Tem de ser de alavanca mesmo..... Queria fazer um negócio legal sabe.... Mas com isso, posso comprar uma Ranger mais barata, mais antiga e ir fazendo aos poucos..... Sem gastar tudo de uma vez....
O que vcs acham?!? Quanto + ou _ eu gastaria?!?
Aí Bill, mando bem....
Abraço....
Pavani

Markito Amato
10/08/2003, 14:44
Salve, pessoal. Fala, Bill!

Cara, em se tratando de carro e mulher, existe louco para tudo, até para oferecer 35 mil no Spider ou para comprar uma Veraneio antiga!!!
:lol: :lol: :lol:

Brincadeiras à parte, meus caros, no tocante à tração da Ranger, vocês vão me desculpar, mas eu discordo totalmente do que vi escrito. Sempre fui um defensor dos eixos rígidos, e ainda sou, porém, uma boa suspensão IFS tem seu valor. Ou alguém duvida da capacidade de um Niva, por exemplo, para trilhas pesadas?! :wink:

Nesse sentido, a IFS da Ranger é muito bem dimensionada, eu diria até abrutalhada, pois encara sem medo as adversidades do terreno. Basta pesquisar um pouco na Argentina, para descobrir o que nossos vizinhos estão fazendo com essa picape.

É claro que, por seu comprimento e construção, a Ranger não é o veículo mais adequado às trilhas pesadas, porém, preparar uma para tal não é muito complicado. Acho até que o valor gasto no total seria bem menor que 10 mil reais, pois diversas peças da suspensão e do câmbio (CM e CT) são intercambiáveis. Além disso, se levar em conta que uma picape 4x2 ano 98 custa em torno de 15 mil latinhas, com 25 K a pessoa teria um excelente 4x4. :wink:

Já em relação ao acionamento da tração por meio de um botão, isso também não me agrada. Mas também é só, pois a Caixa de Transferência é robusta pacas. Por outro lado, já descobri que essa CT usada nas 4x4, em uma determinada época, foi fabricada nos EUA com uma alavanca para ligar a 4x4 e a reduzida. E mais, em breve, a Ford vai retomar o acionamento manual da caixa de transferência. :wink:

Quanto ao uso da Ranger aqui em Pindorama, vale lembrar que, em geral, o pessoal de manutenção das torres de transmissão não tem muita pena dos 4x4 maltratados durante o trabalho. Já tive a oportunidade de conversar com alguns conhecidos que fazem esse tipo de operação e o que ouvi sobre a Ranger deixaria muita Band envergonhada! :D

É por isso, meu caros, que antes de falar sobre algum jipe que não conheço, eu prefiro adquirir um para experimentá-lo. Mesmo assim, só depois de me divertir muito com o 4x4 em questão, seja nas trilhas, seja desmontando-o e modificando-o, é que eu faço meus comentários. Daí eu não ficar muito tempo com o mesmo jipe ou picape, no máximo uns 4 ou 5 anos. Afinal, se é para casar, prefiro minha mulher! :lol: :lol: :lol:


Abraços,

Pavani
22/08/2003, 10:59
Sem comentários.... MEsmo por que, quem tem jeep e dá valor ao veículo se apega muito nele.... Não escondo que tenho certo chodó pelo meu jeep, afinal aprendi a dirigir nele, com ele tive as melhores aventuras na minha vida, então vc acaba se apegando no veículo....

É questão de gosto, por que vc investe uma grana, pra depois vender pela tabela.... Se vc não tiver sorte de encontrar um comprador com dinheiro e que goste desse tipo de modificação e pague por ela.... Amigo sinto lhe dizer, mas vc dançou, casou com o carro ou se não se preocupa com dinheiro venda e tenha esse enorme prejuízo.....

Não tenho uma Ranger, mas já andei, e muito numa.... Gosto muito do carro, mas sei que deixa na mão em relação a tração... Não tem o que descutir.... Não dá pra comparar numa trilha um jeep com um Ranger, dependendo do estado do Jeep, claro.... Agora não dá pra comparar uma Ranger no asfalto com um Jeep....

Acho que a partir do momento que vc gasta dinheiro, que não é pouco é muuuito dinheiro pelo menos no meu ponto de vista.... Vc deve ficar um bom tempo com o carro, se não casar com ele..... Pelo simples fato de não perder tanto dinheiro... Entendeu?!?

O seu senso de humor não tava muito feliz no dia, por isso vc deu uma resposta infeliz.....

Quanto a Ford voltar a fazer a tração com alavanca, eu não sei... Só sei que por enquanto o sistema é esse de botão.... Uma outra coisa que me deixa em dúvida sobre isso... POr que a Ranger Limited ou Ranger que comemora os 100 anos da Ford no Brasil não tem essa tração?!? É engraçado, mas as duas Ranger são veículos limitados, com um desempenho melhor, com uma série de coisas melhoradas, mas por que justo a tração não veio com alavanca?!? Essa é uma dúvida cruel.... Já que a questão é melhoralá na trilha....

Pra encerrar o meu pensamento, a Ranger é um carro escelente mas..... Não dá pra fazer tudo nela.... Pra vc deixa-la legal pra andar na cidade, pegar estrada e fazer trilhas.... Tem de mudar algumas coisas, e mudando coisas vc gasta dinheiro aí depende do que vc quiser fazer... Se quiser deixar ela MUITO loca, gasta MUITA grana se quiser deixar ela legal, gastasse pouca grana....

Abraço
Pavani

Pavani
22/08/2003, 11:04
Markito onde encontra uma Ranger 98 por esse preço?!?
Tem Silverado também?!?
Aqui em são Paulo tá muito caro essa pick ups.... Uma Ranger 96 tá esse preço....
Valeu, e desculpa qualquer coisa que eu tenha dito e vc não tenha gostado.... Mas esse é meu modo de vista.....
Abraço...
Pavani

billj
22/08/2003, 11:13
Brincadeiras à parte, meus caros, no tocante à tração da Ranger, vocês vão me desculpar, mas eu discordo totalmente do que vi escrito. Sempre fui um defensor dos eixos rígidos, e ainda sou, porém, uma boa suspensão IFS tem seu valor. Ou alguém duvida da capacidade de um Niva, por exemplo, para trilhas pesadas?! :wink:




Aí depende em como se define "trilha pesada". Na minha definição, IFS não aguenta. E ponto..........

Dá uma olhada nesse vídeo. Você acha que um IFS aguentaria?!? Eu pelo menos, tenho certeza que iria explodir em mil pedaços pequenos.......

Markito Amato
22/08/2003, 16:48
Fala, Pavani, tudo bem?! Bill, você vai ter que ler até o final! :D

Rapaz, confesso que, a princípio, achei um bocado "forte" o tom de sua mensagem, ainda mais pela ausência das carinhas. Porém, sei que uma pessoa que faça uma gozação está sujeita a ouvir o que não deseja. Portanto, como sempre faço, levei na esportiva. Ou seja, não se esquente, pois não fiquei chateado contigo! Muito pelo contrário. Na verdade, escrevemos quase a mesma coisa, entretanto, em "línguas distintas". :wink: :D

Quando brinquei com o fato de alguém "casar com o jipe", não estava de forma alguma criticando este tipo de atitude, que, aliás, acho admirável. É sério, eu queria ser assim! Contudo, meu caro, não sei se infelizmente ou felizmente, não tenho apego às coisas materiais. E assim, não mantenho laços sentimentais com um jipe em especial, mas com o conceito que ele representa. Afinal, para alguém que foi escoteiro, sempre fez trilhas a pé e sempre foi apaixonado por jipes desde criança, que veículo servira melhor que um 4x4? 8) :wink:

É claro que, apesar de não ter apego as coisas materiais, não desperdiço o meu suado dinheirinho. Segundo alguns amigos, sou quase um Salim!
Graças a essa minha característica, digamos, econômica eu escolhi a Ranger. Como pretendo participar de Corridas de Aventura e me dedicar mais ao Mountain-Bike, além dela ser meu único veículo, dificilmente encontraria um 4x4 que me servisse tão bem. Além disso, quero testar essa picape; conferir se ela realmente é resitente ou não. :shock: :D

Não tenho dúvida que ela não serve para encarar trilhas radicais, estando "careta". Mas, também, que jipe é capaz de fazer uma trilha dessas sem nenhuma modificação? Um Samurai, por exemplo, necessita muito mais que um jogo de pneus lameiros. Da mesma forma que um Willys não oferece nenhum conforto em longas viagens. Enfim, não conheço nenhum jipe ou 4x4 que sirva para tudo. Todos precisam de algum tipo de modificação ou alteração. Todos! E aí começa novamente a ciranda do dinheiro. Tudo bem, mas um jipe custa pouco. Com certeza! Porém, praticamente todos aqueles que têm um jipe para trilhas radicais também têm outro carro para as demais situações. Esse é o conjunto perfeito, mas, tem um custo alto (dois IPVAs, dois seguros etc.). Basta fazer as contas. :wink: :D

Agora, se levar em consideração que no atual momento eu não uso meu 4x4 no dia-a-dia e, quando o retiro da garagem é para me divertir, transportar algum material de construção ou carregar as bikes, a Ranger é perfeita. É claro que não é idela para trilhas pesadas, mas isso também não é minha intenção. Já fiz muitas com os jipes que tive (veja no meu álbum). Hoje, se uma trilha não oferece nada de especial ao final do trajeto, estou fora. Entretanto, jamais critiquei ou criticaria alguém que só curtisse fazer uma "trilha pela trilha". Isso é uma questão de gosto, de fase, de vivência ou de tudo isso ao mesmo tempo, não havendo certo ou errado. Só aquilo que nos diverte mais! :wink: :D

É claro que esse papo ficaria bem melhor se estivéssemos com a galera tomando uns chopps. Afinal, as palavras não conseguem traduzir com fidelidade o que queremos expressar. :lol: :lol: :lol:

Quanto a comprar uma Ranger por um bom preço, isso demanda muita pesquisa. E foi o que eu fiz. Durante quase dois meses, fiquei tocaiando todos os grandes jornais de São Paulo (o Rio não existe nesse aspecto), até encontrar o que desejava; uma Ranger V-6 4x4 98 com caçamba 7 pés (por causa das bikes). Ou seja, nada ideal para trilhas pesadas. Mas, sem dúvida, um veículo que, com um bom pneu Argentino (além dos 31" que já usa), faz 90% das trilhas que conheço. E olha que, modéstia à parte, conheço várias. :wink: :D

E por falar em pesquisa, meu caro, olha o que eu achei para você no Estadão e no Webmotors (ambas são 4x2):

Estadão:

RANGER XL 98
C/ ar, som, prot de caçamba, capota mar, estribo, caçamba estendida. R$17.500. F:(11)3862-0093
Publicado em 20-08-2003


Webmotors:

Ford Ranger 2.5 Diesel
Prata 1998, com 60 mil Km - R$ 16.700,00
Eduardo (11) 6726-7549


Já no tocante à caixa de transferência voltar a ser acionada usando-se uma alavanca ao invés de botão, veja o link abaixo:
< http://www.off-road.com/fordracing/fx4/ >
Pena que, infelizmente, Pindorama não foi e, pelo visto, não será privilegiada! :evil:


Bill, deixei para responder você aqui no final. :D

Meu caro, não podemos misturar uma coisa com outra. Eu sempre defendi e ainda defendo os eixos rígidos, porém, você há de concordar que o fato da suspensão ser ou não independente nada tem a ver com sua resistência.

Veja aquele filme que você me mandou. Aquela picape foi modificada até a alma e, provavelmente, o dono colocou até uns Dana 60 ou 70 para fazer o que fez. :D

Agora, imagina fazer aquilo tudo com ela no estado original. Não há Dana 44 que passe por aquilo sem empenar ou quebrar, ainda mais com um big-block gritando debaixo do capô. No way! :shock: :D

Por outro lado, veja os caminhões Tatra 6x6 com suspensão independente. São tão brutos e radicais que transformariam a paisagem daquele vídeo em "um dia no parque". Tudo bem, vou pegar mais leve, que tal um Hummer? Ele abre o bico assim tão fácil? Acho difícil! Senão, o exército mais profissional do mundo (US Army), e que conhece muitos campos de batalha, não o utilizaria, concorda?! :wink:

Ou seja, voltamos à estaca zero, pois não é o tipo de suspensão que define sua durabilidade, mas, sim, os componentes utilizados. E quando eu disse que a da Ranger é abrutalhada, estava comparando essa picape da Ford as S-10 e L-200 da vida. :wink:

Pensemos agora nas trilhas mais radicais aqui do Brasil, eu aposto como um Niva, com algumas poucas modificações, conseguiria fazê-las numa boa e sem quebrar. Não? Bem, é ver para crer! :wink: :D :lol:


Abração para vocês e mil perdões pelo tamanho da mensagem,

Pavani
23/08/2003, 11:20
É isso... Só com um bom chopp dava pra ter uma discussão tão grande assim.... :D
Mas blz... Valeu.... Em relação a Ranger da Webmotors.... Ela era a gasolina... E já vendeu acabei de ligar lá....
MEu irmão faz corrida aventura... Nós somos amigos do importador da Specialized no Brasil.... Eles fazem direto corrida de aventura e também trilhas de bike, enclusive eu to vendendo a minha tá novinha ainda.... Uma Specialized Hard Rock novinha novinha.... Fiz poucas trilhas com ela.... Meu negócio é fazer trilha tomando uma cervejinha.... Se souber de alguém que queira comprar uma me dê um toque?!? Qualquer coisa que precisar pra esse tipo de competição me mande uma mp aqui do site mesmo....
Abraço....
Pavani

billj
25/08/2003, 10:10
Li tudo, Markito......

..........e continuo não concordando com você. Acho que só tomando um "chopps" e comendo dois "pastel" que consigo te convencer que não ha´substituto para o eixo rígido em determinadas situações........... :P :wink:

Markito Amato
07/10/2003, 09:18
Fala Bill, beleza?!

Cara, mais uma vez não tive notifcação de reposta. Que coisa! :D

Rapaz, pode não parecer, mas eu sou um eterno defensor dos eixos rígidos. Aliás, esta é primeira vez que tenho um veículo com suspensão independente! De qualquer forma, essa discussão é um ótimo pretexto para tomarmos algunsss chopps!!! :P :D :D :D


Abraços,

Henrique Josino
23/03/2004, 22:34
Aí depende em como se define "trilha pesada". Na minha definição, IFS não aguenta. E ponto..........

Dá uma olhada nesse vídeo. Você acha que um IFS aguentaria?!? Eu pelo menos, tenho certeza que iria explodir em mil pedaços pequenos.......

Bill onde foi que vc arrumou esse video??? Parece que isso é um tipo de competição/trial sabe o nome dela???

[]'s

amithai
03/04/2004, 09:19
quem quiser me escreva!!

amithai
12/05/2004, 23:55
Coisa de viado acionamento elétrico..quer dizer que o Troller é coisa de viado?

Wallace
13/05/2004, 01:39
É.

Vinícius-RS
02/10/2004, 16:49
Olá pessoal!

Gostaria de saber se é possível adaptar a suspenção e o eixo dianteiro da ranger 4x4 na 4x2 modelo velho.
Um amigo meu comprou uma rural e a mecânica V6 com suspensão e tudo da Ranger. mas ele utilizou somente o motor e a caixa. Ou seja, tem os dois diferenciais e a suspensão dianteira.
Pensei em comprar uma Ranger ( R$16 a R$17 mil) e colocar esta suspensão com os diferenciais. Que caixa de redução devo usar?
Me dêem opiniões.
Um abraço.

Klendatu
02/10/2004, 17:03
Que é posivel é, mas vai dar trabalho, pq as Ranger antigas vinham com suspenção Twin-i-Bean.
O Ideal é era vc comprar uma ranger do modelo "novo" (98- ) pq aie ra só montar as peças e pronto!

Escuta, se c não for ultizar essas peças, avisa que eu to intereçado!

NeRo
02/10/2004, 17:39
Cara, em se tratando de carro e mulher, existe louco para tudo, até para oferecer 35 mil no Spider ou para comprar uma Veraneio antiga!
É incrível como algumas coisas estão sendo desenterradas! :D Ponto pro Fórum, pois em listas de e-mail (jipenet por ex.) essas informações estariam perdidas... ninguém tem saco para pesquisar.

Bom... vamos lá!
A Veraneio do Bill é show! :D Eu inclusive para uso diário troco qq popular por carro de 70/80. Pena eu não ter dinheiro para sustentar dois carros... só posso sustentar o Boi. Senão já teria uma Rural ou F-75. Até hoje sinto saudades de meu Fusca 85.

A não ser por razões muito específicas, penso que esse tipo de modificação não vale a pena... compensa mais vender o 4x2 e comprar uma 4x4. Se não tem a grana, junte mais dinheiro e espere um pouco.
Se falarmos de Jeep... o buraco é mais embaixo... compensa qq coisa... desde que se vá usar de acordo... mudar só por mudar tb não vale.

ps. 35 paus pro Spider é pouco