PDA

Ver Versão Completa : Gaiola motor Opala 2.5

Emmanoel >> ManeCa
18/10/2009, 11:06
Voces q têm acompanhado o fórum rescentemente sabem q estou querendo fazer fazer minha primeira gaiola, q deve estar pronta antes de outubro de 2010.
E me surge na memória o compadre do meu pai q tem um opala 2.5 detonado (ano 80 ou 81) mas com mecânica aparentemente boa, com cambio, motor completo e tudo mais.
E eu avalio aquele carro em uns R$900, q cabe mto bem no meu orçamento de R$1700.
Mas antes de fazer qualquer coisa, gostaria de saber de vocês oq axam de eu usar essa mecânica na minha gaiola:
Possíveis problemas com esse motor, ja q é à água e como resolve-los

Enfim, tudo q possa me estressar com ele :D

Abraço:mrgreen:

oliveiraideal
18/10/2009, 11:57
Cara, primeiro de tudo voce vai querer a gaiola para o que? :D

assim, o que a galera faz é o seguinte..

você vai fazer uma gaiola 4x4 ou 4x2? se for fazer uma gaiola 4x4 até vai.. mas e aí como você vai adaptar a tração? como vai fazer o chassis? tubular, não é? quais canos você vai usar? vai ser para quantas pessoas? etc..

se você quiser uma 4x2 seria melhor comprar um fusca, mesmo sem documento ou sei lá (isso depende de você, eu comprei um ACABADO só porque tinha documento..), porque é MUITO mais fácil de se mecher..

com um fusca, um jogo de chave "de boca" (--c ) e uma talhadeira, você já desmonta o fusca inteiro.. se você tiver paciência e tal.. ;P
você, como primeiro projeto, não vai precisar de um motor gigante, etc~etc~ porque vai ficar MUITO caro, no começo eu também pensei nisso..

esse é um projeto pra quem já começou faz algum tempo e tem alguma experiência..

se eu fosse você, procuraria um fusquinha com a suspensão direitinha, com o chassi direitinho e motor legal.. só precisa disso..
compraria uma máquina de solda de uns 400~500 reais (elétrica) e um conjunto de chave..
levaria o fusquinha pra casa e mandaria brasa pra desmontar.. depois vai vendo o que precisa ser trocado, onde tu vai diminuir o chassi e quanto tu vai diminuir o chassi e ia mandando bala no seu projeto...

eu como estou fazendo meu primeiro projeto, eu to seguindo isso que eu to te falando aqui.. olha no fórum, nessa mesma parte de gaiola, o tópico com o nome "Sauron".. abraços e boa sorte, vou continuar vendo seus tópicos :D

Emmanoel >> ManeCa
18/10/2009, 16:35
Cara, eu tenho praticamente tudo pra poder fazer a minha gaiola, tubos a vontade ( na firma do pai tem aos montes como sucata ), ferramentas ( maquina de solta, furadeira, lixadeira( ou esmerilhadeira, tanto faz), chaves (todas) e o principal : conhecimento basico ( para se construir algo do tipo ).
Só me falta a parte mecanica para definir qual vou usar, ja pensei na do monza 1.8, fusca 1600, AP 1.6 ou 1.8 e agora quero por essa do opala 2.5 q pra mim ta se tornando mais viável ($$$$).

Tempo eu tenho ( 1 ano ), dinheiro vou conseguindo aos poucos (salário pequeno).

Estou na faze de desenhos do chassi e toda estrutura tubular devo levar +/- 1 mes nessa faze pra verificar TUUDO e depois começar a dar os primeiros pingos de solda..

Por isso vou fazendo perguntas aki no fórum pra saber oq eu posso e oq eu n posso fazer :D

Valeu pelo post

leobnaval
18/10/2009, 18:24
Se usar motor diant. e tração tras. pra fazer uma gaiola pra trilha vai tomar pau até de fusquinha 1300 original hehehehe

Matheus MG
18/10/2009, 19:38
bem emanuel ... um cara aqui da minha cidade ta fazeno uma
ele ta utilizando toda a mecanica do opala
o motor foi reposionado para atras do eixo dianteiro para nao derrapar muito
ele depeno o opala todo e depois cortou so a traseira (a base dos diferencias) e a base do motor para segurar o eixo dianteiro, imendo as duas partes com umas barras quadradas (parecendo chassis de jeep mesmo) fez o assoalho e fez a estrutura da gaiola e até uma carroceria pequena
segue algumas fotos
:dance:

Flávio Cadore
18/10/2009, 20:15
Matheus, o seu amigo tá de parabéns pelo trabalho mas...acho que ele vai pagar os pecados que por ventura ele tenha ou virá a ter...:mrgreen: ainda bem que tem uma caçamba para colocar peso.
Conheço relatos de quem fez e não deu muito certo não...

Emmanoel >> ManeCa
18/10/2009, 20:46
Se usar motor diant. e tração tras. pra fazer uma gaiola pra trilha vai tomar pau até de fusquinha 1300 original hehehehe

Qual seria o problema de eu usar algo assim?
E se eu adaptar o motor do opala num cambio de fusca ou chevette e por tudo atras fica melhor?

leobnaval
18/10/2009, 21:25
O problema é distribuição de peso com a maior concentração no eixo diant. que não possui tração e outra o grande trunfo dos 4x2 na lama é a tração tras. e o peso concentrado neste eixo.
Se colocar o motor de opala no câmbio de fusca não vai dar certo uma pela quantia que vc quer gastar muito limitada outra que o torque é imcompatível com a caixa de fusca, pra optar pelo câmbio de chevette fique com o do opala praticamente o mesmo funcionamento...

oliveiraideal
19/10/2009, 01:05
pois é cara.. procura em ferro velho, desmanche ou leilão que você acha.. não caia no mesmo erro meu.. :D compre mesmo sem documento pois você não vai precisar disso.. ;P e sim, você gastaria uns 1000 reais comprando o fusca e nele já teria, vamos dizer, uns 80% das coisas que você iria/vai usar.. vale muito mais a pena..

agoooora, se você quiser fazer uma gaiolona 4x4, vá em frente que o motor 2.5 do opala é massa! >D

abração amigo.. qualquer coisa estou aqui.. ;D e eu continuo acompanhando seus tópicos.. :D

fag.online
19/10/2009, 08:24
Caro Matheus... com o valor que tens pra gastar vai ficar um pouco complicado assumir um projeto com o qual estás se propondo....
Partindo do principio que todos estão comentando, colocar motor na dianteira com tração trazeira é vamos dizer assim, suicidio para um gaioleiro...
Dou-lhe então a minha idéia, partindo do ponto que terás um motor parrudo... coloca esse conjunto na traseira da gaiola... motor + caixa do opala... compra uma t-case de whillys, niva, coloca o diferencial traseiro do opara na trazeira e encontre um suspenção dianteira de whillys ou niva pra colocar na dianteira... assim vc fica com uma 4x4 caprichada, motor bala e não precisa gazer mta adaptação...
abracos

leobnaval
19/10/2009, 10:07
Fag eu não recomendaria ele fazer uma 4x4 pois a verba é muito limitada ele vai acabar ficando só com uma peças e a gaiola sem terminar, faltando coisas pois é bem mais difícil comprar peças como T-case dif. diant. em bom estado fora a suspenção que teria que refazer tudo, eixos cardãs sob medida, enfim montar uma "BOA" gaiola 4x4 não é qualquer um que monta não e muito melhor ele começar do inicio hehehhe com uma estrutura de vw a ar se quiser depois poderá por motor AP e boa.

Abraços, Leo

fag.online
19/10/2009, 10:45
Com certeza com o simite de verba ele não conseguiria fazer uma 4x4... não desmerecendo, longe disso.. mais só na t-case do niva que comprei pra minha foram R$ 700,00... fora os difefenciais que ele precisaria sairia bemm mais, rss... mais como disse... se a intenção é fazer algo diferente, eu partiria pra esse lado... ou se a intenção é gastar apenas o limite... parte pra chassi de fusca, motor ap, e ponto final, rss
Abracos

Emmanoel >> ManeCa
19/10/2009, 13:42
Valeu companheiros vcs tão me ajudando pakas :D

Então eu vou retirar o opala da lista e deixar o AP com cambio de fusca como ja me indicaram...
Pq oq eu quero fazer é uma 4x2 msm

Eu pensei no AP 2.0 se não conseguir por um preço amigável vou tentar um 1.8 tbm AP.
Para adaptar no cambio de fusca os dois servem bem?

fag.online
19/10/2009, 13:50
Vai de 1.8 que não se arrepende... vai estar ótimo...
Se não encontrar um 1.8 a um preço legal... pega um 1.6 bem reguladinho com bura 2e.. que te garanto.. nao vai te arrepender.
Abracos

Emmanoel >> ManeCa
19/10/2009, 13:57
Blz fag,
Vou confiando em ti e procurar por esse 1.8 msm

Bom, axo q ja tenho certeza de que vou usar um AP 1.8(ou1.6) e cambio de fusca (serve de qualquer fusca?), entra outra parte importante :
Os freios....
Quais seriam os ideiais?

fag.online
19/10/2009, 13:59
Ideal é usar freio a disco nas 4, rssss
Mais tipo, eu usava na minha gaiola freio a tambor (do fusca) nas 4... claro que os freios eu revisei completos em um bom mecanico que colocou burrinhos e lonas novas, então, nunca tive problemas com eles..
Mais vai uma dica.. se conseguir por freio a disco na traseira.. já ajuda mto, pq a maior parte do peso vai estar concentrado atras.
Abracos

Emmanoel >> ManeCa
19/10/2009, 14:10
valeu por mais esta dica ;)

Emmanoel >> ManeCa
19/10/2009, 14:12
AGora acredito q preciso só trabalhar pra conseguir a grana pra comprar tudo pra daaaiii começar a soldar os primeiros canos...
Tenho previsões de começar a construíl-la em junho ou julho de 2010 ( quando terei a grana q preciso rsrsrs) mas tudo bem! Q eu faço ela eu faço :D

leobnaval
19/10/2009, 16:25
Câmbio pode ser de fusca, brasilia, kombi (melhor por possuir IRS) e Variat 2 tambem (melhor por possuir IRS), se quiser saber mais sobre o que é IRS da uma pesquisada digita no google que vc vai entender do que se trata...

Ap 2.0 não é muito recomendado porque acaba estourando o câmbio pelo torque maior, eu iria de Ap 1.6 no max. 1.8, mas de inicio estou fazendo com motor 1600 com uma leve preparação, sai mais barato e fica tão bom quanto um Ap 1.6...

Abraços, Leo

oliveiraideal
19/10/2009, 18:25
Cara, é o seguinte.. para voce mexer com o ap 1.6 ou 1.8, vai ficar show pois o carro vai ter mais torque e tal.. mas você sabe mecher no sistema de refrigeração a agua?
se não souber eu não recomendo que coloque um motor ap agora..

já pensou se voce nao o prender bem, ou o prender em algum local errado e a gaiola capotar ou ele simplesmente estourar? as pessoas que vão na gaiola com certeza irão tomar um banho de agua fervendo, e isso cara, machuca demais ;P

além do fato de se você posicionar ele meio para dentro do veículo, tem a possibilidade de as pessoas de dentro ficarem tomando baforadas quentes na cabeça e nas costas.. enfim, é um SACO mexer com isso.. ;P

assim, eu já dei um toque.. compra um fusquinha com chassis bom, lataria acabada e motor 1600 que já está bom demais, dá um torque muito bom e você não vai se arrepender.. :D

você vai ver que vai ter tanto trabalho pra você fazer as coisas, mais tanto trabalho que você pode até se arrepender em ter tido vontade de colocar o apzão...

depois cara, ainda tem que comprar o ap (lá pra uns 1000 reais aqui onde moro) e a flange, +200 reais + frete, coxins, etc~ etc~... fica massa, mas ainda iria deixar seu projeto muito caro, se liga?

vai na mecanica do vw a ar mesmo.. é o recomendável porque além de ser forte, é duradouro e você não fica na mão..

enquanto ao freio, poe um super regulado e novo nas 4.. mesmo sendo a tambor.. depois se der você troca primeiro o freio traseiro.. :) e prontiu! :D

pesquisa também pra você por pedais suspensos.. ficam muito melhores.. :D

abração

Emmanoel >> ManeCa
19/10/2009, 20:20
Tipo, eu queria por um AP pq aqui onde moro ( Indaial-SC) tem umas trilha massa e tem pontos com retões grandes pakas, dai eu queria fazer ela com uma boa arrancada e velocidade final (120 km/h ja fico feliz :D) só q tbm excelente para trilha e tals.
Por isso pensei no AP pra minha e realmente um das coisa q me preucupam quanto a esse tipo de motor é ele ser refrigerado à água e no caso de acontecer acidentes, como vc disse, alguem se machucar mais do q devia (nada).

Agora to afim de saber quais os cuidados q devo ter com esse tipo de motor,
Tem mta gente q fala pra por vw a ar, só q isso é comum demais entendem e eu vejo muuuitas gaiolas na região q usam AP...

E é isso q eu quero saber sobre a instação desse tipo de motor:
Todos os cuidados com ele :D
Abraços

Matheus MG
19/10/2009, 22:17
Matheus, o seu amigo tá de parabéns pelo trabalho mas...acho que ele vai pagar os pecados que por ventura ele tenha ou virá a ter...:mrgreen: ainda bem que tem uma caçamba para colocar peso.
Conheço relatos de quem fez e não deu muito certo não...
bem flavio ...
o cara q ta fazeno fez 85% das gaiolas aqui da minha cidade, inclusive ele fez a minha
como pagamento de uma das gaiolas de fusca q ele fez ele recebeu como parte do pagamento um opala ''veio'' e decidiu inovar um poco e fazer uma gaiola de opala..
as trilhas aqui da regiao sao muito leves e acho q se colocar umas 2 caixas de skol na carroceria e uns pneus asgresivos (vj900 o usado em todas aqui) ele consegue ir nos passeios..
abrass

fag.online
20/10/2009, 08:16
Bom, nesse ponto eu concordo com o Oliveira... mto cuidado com a parte de aquecimento do carro... não só pelo fato das queimaduras que já é motivo o suficiente pra acabar com toda a animação com o esporte...mais também com o proprio aquecimento do motor... como o motor de um modo geral vai trabalhar na maior parte do tempo em altas rotações e velocidade baixa... o aquecimento é inivitável... e um bom sistema de refrigeração consequentemente é obrigatório....
Tipo... não leva a mal, mais com o money que vc falou que tem para o projeto, eu passo a crer que o chassi de fusca + motor a ar será a melhor opção inicial. Como te falei anteriormente, uma boa gaiola bem projetada com motor a ar pode dar um banho em uma gaiola mal projetada com motor AP.
Aqui na minha região eu consigo motor ap 1.6 na faixa de 700... até um pouco abaixo dependendo da forma de pgto... mais é como nosso amigo falou... depois vem coxins, parte elétrica, parte de refrigeração, flange, sem esquecer que estamos nos empolgando apenas com motorização.. vc já pensou em quanto vai gastar com freios? com direção? com bancos? tanque? pintura? Toda a parte mecânica é vc quem vai fazer? não desmerecendo, longe disso, mais vc sabe mexer com todas essas partes? Motor, Freios, Direção, Parte elétrica? Tem certeza que não vale mais a pena vc comprar uma gaiola pronta? e só ir aos pouquinhos deixando como vc quer?
Abracos

Emmanoel >> ManeCa
20/10/2009, 15:24
Po cara, agora sei la...

A parte de freios e direção e suspenção vai ser tudo de fusca...

Ta cara, após horas de pensar e pensar...
Desistir do AP...
Vou compra um fusca 1600 msm vai ser melhor eu axo,
dai qndo tiver mais grana eu faço um AP...

Só q não vou fazer baja, não curto mto, vou tira toda a carroceria e montar um chassi tubular q to projetando ainda...

Decepção momentania, mas novo projeto a fazer antes q eu fizesse merda :D

Eu vou fazer quase td mesmo, sei mexer nisso e se eu parar numa duvida venho falr com vcs
Creio q posso contar com vcs pra esse novo projeto

Abraços galera

fag.online
20/10/2009, 15:38
heheh, fera, não desanima, o pessoal fala não é por mal, e sim por experiencias... cada um tem a sua experiencia e tenta indicar o melhor caminho..
Faça a sua gaiola com chassi encurtado do fusca, motor a ar... eu comecei assim, alias, acredito que 99% dos gaioleiros começaram assim..
Assim que ela estiver tudo pronta, andando, curta ela... faça trilhas.. e vai comprando seu motor ap... com parte elétrica... e parte de arrefecimento.. compre o flange... e deixe um trocado guardado pra montar um suporte de motor e uma certa mão de obra que possa precisar...
Feito isso... em 1 semana te garanto que vais conseguir trocar teu motor vw a ar por um ap e já fazer trilha no outro final de semana...
Abracos

oliveiraideal
20/10/2009, 16:19
cara, por pior que seja.. eu concordo com o fag...

eu também quero muito por um apzão 2.0 na minha gaiolinha :D
com cambio de kombi a diesel, com 4 torres, e isso e aquilo.. mas cara, não adianta agente dar um passo maior do que a perna.. ;P

vamos primeiro fazer a gaiola com tudo básico e vamos trocando tudo.. adquirindo experiência e etc.. :D

se começar tentando tudo lá em cima, vai ser um dinheirão.. ;P

e cara, com esses seus quase 2mil.. já dá pra fazer uma gaiola!

compre um fusca direitinho por uns 1400.. (tudo 100% direito!) ou alguma brasília.. sei lá.. por volta de 1000~1400 e cara, como você já possui as ferramentas, não vai gastar praticamente em NADA, só o tempo mesmo..

e o resto é correr para o abraço ;P

se precisar, eu estarei aqui para ajudar no que puder e souber!

abração!

Emmanoel >> ManeCa
20/10/2009, 21:50
Valeu galera, dasanimar jamais ;)

Voces estão me ajudando mais do q eu esperava hehe

Vou seguir os conselhos de vcs mais experientes e fazer a gaiola com mecanica do fusca 1600 (ou qualquer coisa parecida e menos sagada rsrs)

Agora é só procurar o fusquinha q vai pra degola e boa

Aaa, eu bolei um projetinho pra curvar os tubos :D

Muito simples e barata de se fazer:
vc só precida de um macaco, 3 roldanas e umas barras de ferro pra fazer a estrutura dela, e alem de tudo é portátil hehe
vou fazer um desenho rápido e depois eu mostro pra vcs
Tive q bolar algo pq os q eu axei tinham mta frescura e tals ou custavam caro demais( mais de R$3.000,00)
ABraços

Emmanoel >> ManeCa
20/10/2009, 22:28
Ta aki o desenho , ta feinhio mas da pra dar uma idéia ( eu axo rsrsrs)
olha ai

Emmanoel >> ManeCa
20/10/2009, 22:31
Só uma coisa: as barras ( ou oq vc quizer usar) devem estar beeem presas à base para evitar qualquer imprevisto ;)

leobnaval
21/10/2009, 10:23
Emmanuel novamente... vi o projeto que vc fez mas não tem dimensões, medidas, especificações do material, etc.
E não adianta falar que devem ser bem presas, para se projetar uma dobradeira deve se ter um minimo de conhecimento em engenharia.

Você saberia me dizer por que aquela guia no macaco, de quantas ton. é necessário ser o macaco, qual o raio da dobra para os tubos, a distância entre as roldanas superiores, o diâmetro do parafuso que fixa ela na peça as medidas das chapas necessárias para a construção, ela vai dobrar tubo de aço de que medida em que parede, como vc vai projetar as matrizes e como vai faze-las, as chapas serão soldadas ou parafusadas???????????????????

Por isso acho bem mais confiável para quem não entende ou não tem um projeto (acho que até aqui no fórum tem mas tem que pesquisar e fazer o dowload), comparar um pronto como estes das fotos abaixo vendido no mercado livre por R$515,00 (não sou eu que estou vendendo e não ganho comissão com isso)

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=59677498_6324.jpg&v=P
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=85911194_6641.jpg&v=E
Abraços, Leo

Emmanoel >> ManeCa
22/10/2009, 09:18
Primeiramente desculpe por ter postado esse projeto ali praticamente sem detalhes,
vou me basear nesse ai q o leo postou q é possível de ser feito com o material com q tenho acesso..

Eu conversei sobre essa dobradeira com meu pai ("provedor" das ferramentas e materiais), e ele me disse q da para se fazer sim numa boa uma, só q mesmo com maquinas industriais (como a q ha na firma em q ele trabalha) ela cria amassos na dobra do cano e fica meio feio. Ele falo meio por cima q da para fazer sem amassos com areia e um maçarico(tbm disponho) esquentando o tubo.

Aleguem poderia complementar oq ele me disse com mais algo ou é só isso mesmo, esquentar com areia dentro e dobrar?

Vou mostrar essa foto q o leo postou pra ele, e pedir pra ele montar algo parecido la na firma.

Mto obrigado leo,
Abraços

leobnaval
22/10/2009, 12:34
Então tem gente que dobra até sem a máquina só com maçarico uma boa morsa e areia dentro do tubo.

Para esta máquina é bom encher o tubo com areia antes de dobrar para não enrrugar, mas não precisa esquentar. e quanto mais grossa a parede do tubo melhor fica a dobra.

Estou projetando uma pra mim, mas o grande problema deste projeto é as matrizes para curvar eu estava até tentando comprar só as matrizes mas não consegui. pensei em umas roldanas mas o padrão que achei não é de acordo com o raio exigido, então estou pesquisando umas curvas prontas para servirem de matriz...

Abraços, Leo

O macaco utilizado nesta máquina das fotos que eu postei é de 12 ton.

samuzeiro
27/09/2010, 19:34
hahaha, mto legal pareçe um trator de arrancada...

samuzeiro
27/09/2010, 19:39
bem emanuel ... um cara aqui da minha cidade ta fazeno uma
ele ta utilizando toda a mecanica do opala
o motor foi reposionado para atras do eixo dianteiro para nao derrapar muito
ele depeno o opala todo e depois cortou so a traseira (a base dos diferencias) e a base do motor para segurar o eixo dianteiro, imendo as duas partes com umas barras quadradas (parecendo chassis de jeep mesmo) fez o assoalho e fez a estrutura da gaiola e até uma carroceria pequena
segue algumas fotos
:dance:

hahaha, mto legal essa gaiola parece um trator de arrancada...