Ver Versão Completa : Amortecedor do Samurai
Preciso trocar os amortecedores do Samurai.
Ano 93 - Feixe de molas.
Me falaram de usar Rancho 5000 (Caro pacas)
Será que tem tanta diferença de um Generico para o Rancho.
Uso o carro diariamente em SP e final de semana faço alguns passeios por terra e trilhas.
Abraços.
Teo
Teo,
Uma opção intermediária - no aspecto custo - seria o HDS que é muito bom.
O Wallace, aqui do fórum, vende. Entre em contato com ele.
[]s,
Meu samurai também é 93, nele eu coloquei os traseiros da chevy 500 para a frente e para a traseira eu usei os traseiros da ipanema. Meu uso é semelhante ao seu, durante a semana cidade e nos finais de semana estradas de chão e algumas trilha não muito pesadas. O carro ficou como original sem falar no custo, R$ 70,00 da ipanema e R$ 75,00 da chevy. Todos cofap
Claudio, e como faço pra entrar em contato com oWallace.
Preciso de mais informações sobre o HDS.
Abraços
xadventure
10/01/2005, 21:10
E ai amigo
Bem como voce anda na cidade não compensa gastar toda essa grana! O meu como esta "jumelado" coloquei os do monza na frente e o da h100 atras, fica bem firme e da para usar em todas as ocasioes sussegado!
Abraço
Cestari
Samurai_MOA
12/01/2005, 00:47
No meu foi de chevy 500 na frente e de caravan no traseiro!
Tah 100%!!! Nao tenho do que reclamar!
E sai bem mais barato!!!
Para quem trocou por modelos de outro carro uma duvida:
Ele fica tao macio qto original ou fica menos ou mais duro?
E o angulo de trabalho da suspensao permanece o mesmo? ou diminuiu como tenho visto outros posts?
valeu
xadventure
12/01/2005, 11:12
Fala amigo
Bem no meu caso ficou duro pois eu coloquei o da h100, o curso dele é bem superior do que o original.
O que voce pode fazer é passar em uma casa de amortecedores que o pessoal tenha paciencia e medir, não tenho certeza mas quando nós estavamos medindo, se precisar de muito curso o do 608 acho que dava preciso confirmar.
Tem vários lugares que recondionam amortecedores, caso voce arrume a medida esse pessoal deixa a pressão do jeito que voce deseja.
Em relação oa angulo, teria que mexer nas molas (jumelo) , calçar a carroceria ou SPOA
Fica a seu critério
Abraço
Bem no meu caso ficou duro pois eu coloquei o da h100, o curso dele é bem superior do que o original.
Entao ficou melhor pra uso urbano né!?
Teo,
O samurai é um carro em que tanto o peso estático como o peso em ordem de marcha é baixo (inferior até a alguns carros populares nacionais) não sendo portanto muito difícil a ataptação de amortecedores de carros nacionais, lembrando que, provalvelmente, usando amortecedores que originalmente são usados em carros muito pesados o Samurai deve ficar mais duro, mais adequado ao uso urbano. Mas tudo isso "vai do gosto do freguês". :lol:
Você deve se preocupar é com o curso dos amortecedores, cujas dimensões (aberto e fechado) deve ser, no mínimo, igual à dos originais.
Todos os conjuntos que foram citados funcionam bem e, na minha opinião, os amortecedors nacionais (cofap, monroe...) são melhores que os originais do Samurai (e mais em conta também!).
Os Rancho, são excelentes, e duram, literalmente, a vida toda.
Os HDS, são quase tão bons quanto, e duram quase a vida toda, num preço bem melhor que os rancho... :D
Eu, particularmente, adoro pesquisar, fuçar, desmontar a suspensão, suspender o jipe, fazer medições e experimentos... Mas se esse não é o seu caso, adote uma solução já testada.
[]s,
xadventure
13/01/2005, 14:57
Entao ficou melhor pra uso urbano né!?
Bem os originais são os melhores para o uso urbano, mas no meu caso achei que ficou ideal para on e offroad, sim ficou mais duro nas ruas mas na lama vai muito bem
Ai pessoal, valeu pelas dicas.
Coloquei os trazeiros do Chevy 500 na Frente
e os trazeiros da Caravan/C14 - na trazeira :P
Minha primeira impressão é que ficou bom.
Abraços
Periquitooffroad
13/01/2005, 23:02
No meu foi de chevy 500 na frente e de caravan no traseiro!Tah 100%!!! Nao tenho do que reclamar!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :P :P :P :P :P
E ai Dero?
Qual é a duvida?
Teo,
a duvida foi com o Periquitooffroad, do pq ele ter ficado :D :D :D :P :P :P com a citaçao "caravan no traseiro!Tah 100%!!! Nao tenho do que reclamar!"
nao entendi :?
valeu
Periquitooffroad
15/01/2005, 00:33
Qual é dero, O moa meteu amortecedor de caravan no "traseiro" e ainda completa co "tah 100%", e vc não quer que eu ria :lol: :lol: :lol: :lol:
Pô Periquito, e porque não haveria de estar ?
Não entendi porque vc duvida.
Já fez essa tentativa? :? :? :?
Periquitooffroad,
Vc acha q ficou duro demais? :|
Na base do achismo :lol: o q me veio a mente foi o fato de ter diminuido drasticamente o rooling nas curvas e frenagens (mais seguro para percurso urbano/estrada) mas se ficar duro demais fica impraticavel pro off road (cabritao). :twisted:
Só dirigindo pra saber :? 8)
Mas vai do perfil de cada um né!? eu particularmente, cosiderando q a tendencia de rooling dos off road em uso urbano e rodovia é indesejável (inseguro) e duro demais nao da pro off road , preferiria um Rancho com regulagem de pre carga ($$$$$$$$$$$ :( ) seria o melhor uso da dureza da suspensao em cada situação (a mega sena q me aguarde :twisted: ).
valeu
[]s mais confundindo do q esclarecendo
Periquitooffroad
16/01/2005, 14:34
Pô Periquito, e porque não haveria de estar ?
Não entendi porque vc duvida.
Já fez essa tentativa? :? :? :?
Peraí cara, vamos explicar direito. Antes de tudo o periquito aqui é ESPADA, e um periquito espada não anda por ai tentando colocar amortecedor no traseiro, nem no seu nem no traseiro dos outros.
Agora se vc está se referindo a colocar amortecedor no eixo traseiro da viatura tá tudo melhor explicado, mas fica a dúvida quanto ao amortecedor, será argola x argola ou espiga x argola. Daí, tem que dizer qual amortecedor de opala usou. Ex amortecedor traseiro de Opala 79, Argola x argola.
Hiii sei nao :?
O negocio aki ta meio esquisito, é espada pra la, argola pra cá :roll:
Tô fora :o
Opa!!
Alguem saberia qual o modelo de amortecedor HDS ou Rancho serve no Samuka helicoidal (dianteira e traseira).
Wallace, se existir, poderia me informar o preço??
Valeu!!
Oi
O Amortecedor Rancho, acredito que voce ache na Jipebras
Fica na Barão de Limeira e ele costuma ter o Rancho e um outro americano que não me lembro o nome acho que é super lift
Abraços
Teo
Opa!!
Alguem saberia qual o modelo de amortecedor HDS ou Rancho serve no Samuka helicoidal (dianteira e traseira).
Wallace, se existir, poderia me informar o preço??
Valeu!!
Para o helicoidal, com molas nas dimensões originais não há Rancho ou HDS nas medidas corretas e sem necessidade de adaptação.
[]s,
Para o helicoidal, com molas nas dimensões originais não há Rancho ou HDS nas medidas corretas e sem necessidade de adaptação.
Claudio,
1" faria a diferença para algum rancho ou hds servirem?
Pois se for o caso posso colocar as molas traseiras do voyage na traseira do Samuka (li em algum ligar que elas sao 1" maiores)
Dai só preciso achar uma alternativa de uma mola 1" maior pra colocar na dianteira...(ou na pior das hipoteses, mandar fazer...)
Agora se 1" não adiantar em nada, vou partir pros amortecedores de kombi, chevy... :(
Pelo que sei o problema dos amortecedores dianteiros não é o tamanho, mas é que tem uma parte estrutural junto com o amortecedor.
E como no caso dos Vitaras, onde só tem os originais e um Monroe muito especifico.
Pelo tamanho e demais caracteristicas eu tenho HDS e ranchos, mas falta a parte estrutural.
Ai nenhum serve.
Eu uso as molas do Voyage no meu Samuca tanto na dianteira quanto na traseira (do Samuca!) :lol: . Elas realmente são maiores, mas têm passo ligeiramente maior também, e a seção reta do fio é ligeiramente menor. Resumo: não chega a levantar uma polegada...
Considerando que o curso original exigido ao amortecedor traseiro é 420/265 mm (aberto/fechado), o mais próximo disso são os HDS 9118 (dimensões 411/271mm) aonde você perde dimensão aberto (411 vs 420) e tem que trocar as buchas de fixação utilizando buchas iguais às originais. Os da Kombi (dimensões 391/252mm) são adequados para as molas originais. No meu Samuca, em que uso, como já disse, as molas do Voyage, uso os amortecedores traseiros da Pick-up Corsa (dimensões 439/275mm) caso em que tem-se que desprezar as buchas que vêm no amortecedor e também utilizar buchas iguais às originais.
Na dianteira, conforme o Wallace observou, se não utilizar os amortecedores originais, será sempre necessário a adaptação da estrutura do suporte da mola.
Bem, mesmo assim, considerando que o curso original é de 430/290mm, mesmo com as molas do Voyage, o amortecedor da traseiro da Chevy (466/284mm) vai muito bem. Uma outra opção para a dianteira (que é o que eu uso) é usar os amortecedores traseiros do Corsa (444/269mm) cuja haste não tem "capa", simplificando um pouco a adaptação. Nesse caso - uso dos amortecedores do Corsa - devo dizer que o "molejo" do carro fica bem parecido como quando usamos amortecedores originais, porém mais macio do que quando usamos amortecedores da Chevy, já que o peso em ordem de marcha do Corsa é ligeiramente superior ao do Samuca, mas bem inferior ao da Chevy.
Resumindo: se você não PRECISA trocar molas, nem pretende pretende participar do Rock Crawling :D , não vai ganhar nada significativo trocando as molas originais pelas do Voyage, nem mesmo a possibilidade de usar amortecedores melhores.
Se bem que, como eu disse antes, os amortecedores nacionais, na minha opinião são muito melhores que o originais do Samurai.
[]s,
Claudio, valeu pela receita pronta (que funciona) que voce usa em seu jipe!!!!
Agora tenho mais umas duvida, onde voce arrumou dessas buchas iguais as originais pra adaptar?
Como foi feito o suporte pra a mola? Foi soldado no proprio amortecedor? ou foi tipo um tubo por fora do amortecedor? enfim poderiam me explicar como foi? Se tiver uma foto pra me enviar seria perfeito!! :D
Sem querer abusar da sua boa vontade.....
Obrigado!!
Essas buchas são vendidas nas casas de peças e são similares às usadas nos Willys, Toyota etc. Vou tentar explicar melhor.
Os parafusos usados na fixação dos amortecedores no Samurai são de 1/2". Os amortecedores da Kombi, Chevy etc vêm com borrachas e o tubo central com furo para parafusos de 10mm. Basta você comprar as borrachas e os tubos que têm furo de 1/2".
Quanto ao suporte da mola, ele foi soldado no amortecedor, mas não corpo deste, como é no original. Foi soldado numa haste e esta no anel de fixação do amortecedor.
Veja na foto.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/p1010001_245.jpg
Se você ainda tiver dúvidas, fale-me e eu fotografo as peças individualmente.
[]s,
em tempo: já vi uma adapção na dianteira do Samurai 97 em que foi utilizado um tubo. Não sei se a que eu vi é igual a que você viu e se referiu, mas a que vi não achei adequada, pois tanto a mola quanto o amortecedor no Samurai97, quando fixados na posição original, sofrem uma ligeira torção lateral durante o movimento da suspensão e, a adaptação que eu vi, com a utilização do tubo, era exatamente uma limitação à esta torção, fazendo com toda a força de torção fosse aplicada à fixação superior, o que não me parece adequado.
Claudio, entendi!!
Mais uma coisa, a quantos cm fica esse prato a partir do parafuso de fixacao? Ou senao pode ser alguma outra referencia pra eu saber a altura que a mola tem que ficar...
Agora tenho uma curiosidade, no seu Samuka quantos cm mais ou menos tem de espaco entre aquela borracha que fica na longarina e o eixo? Essa borracha é aquela que encosta no eixo quando a suspensao trabalha (acho que chama batente).
No meu to achando o espaco muito pequeno, deve ter uns 1,5 cm acho que isso é devido as molas cansadas e ao peso do guincho, parachoque, bateria...
Obrigado novamente,
Jeanilson
20/01/2005, 21:03
Eu uso as molas do Voyage no meu Samuca tanto na dianteira quanto na traseira (do Samuca!)...
Claudio, quais as molas do Voyage (dianteira ou traseira) você usa no seu Samuca?
No momento o meu Samurai está na oficina trocando as molas: na frente eu coloquei as molas traseiras do Voyage com os amortecedores originais e atrás (do jipe!) está com os amortecedores da Kombi e não sei quais molas utilizar, seriam as molas dianteiras do Voyage?
Eu li (não sei aonde) que na traseira (ops!) do Samuca com lift de 2" na suspensão pode usar as molas traseiras do Verona/Apollo com kit gás. Se eu usar as molas "normais" a viatura ficaria muito mole, já que aqui em Brasília não temos o GNV e portanto acredito que terei dificuldade em achar essa molas reforçadas?
Por enquanto é só... :lol:
Ah Claudio, eu tinha visto a foto no escritorio, agora em casa, ela estah mais clara e entao pude enchergar o tal batente que eu tava falando e ali pelo que to vendo deve entrar no MINIMO uns 6 cms :shock: beeeem diferente do meu com os 1,5 cm :( a nao ser que seu carro esteja lavantado nao pelo eixo....confimra :?:
Obrigado!!
Jeanilson,
Tanto na traseira quanto na dianteira (do jipe, é claro! :D ) EU uso as molas traseiras do Voyage. Um amigo daqui colocou as molas para o Verona/Gás e na minha opinião ficou muito bom, mas foi necessário cortar a mola para manter a altura próxima a original. Mas aqui vão duas opiniões muito pessoais: APENAS levantar o Samurai em 2" não é uma boa idéia. No máximo 1". E segundo: fazer um lift de suspensão não é apenas aumentar molas. Devem ser revistos todos os suportes, barras e braços da suspensão, além além dos cardãs, ângulos de diferencial etc.
rwata,
Aquele batente, com o carro no chão fica a uns 7cm do eixo. Na foto deve estar menos um pouquinho (a uns 5cm talvez...), pois quando tirei aquela foto, lembro que, para tentar compensar o fato de eu ser um péssimo fotógtafo, coloquei o macaco no eixo e levantei um pouquinho o eixo, pretendendo melhorar o ângulo da foto! :D Ou seja, ao contrário do que você imaginava.
Mas com a roda no ar, o batente fica a aproximadamente uns 15cm do eixo. Que é aproximadatente o curso da suspensão!
Se no seu carro está a 1,5cm, realmente você tem problemas. E os motivos você já sabe: peso, mola cansada etc... E como você carrega peso na frente, talvez realmente seja melhor o uso dos amortecedores da Chevy. Quanto às molas, se for possível fazer testes, monte as do Voyage. Se o seu maior problema forem as molas, tudo deve se resolver!
Se eu puder ajudar mais, fiquem à vontade.
[]s,
Claudio,
Caso eu tenha na frente do samura um guincho/suporte (+peso), vc aconselha trocar entao pelas molas do chevy?
Elas tem a mesma altura da origi, sao mais altas/baixas, ou sao mais duras mesmo?
valeu
Jeanilson
21/01/2005, 17:42
Cláudio,
Obrigado pela resposta mas só esclarecendo, eu já tinho feito o lift de suspensão já faz algum tempo conforme manda o figurino: colocando calços nas molas e nos amortecedores, aumentando os batentes da suspensão e trocando as rodas por outras de off-set negativo para compensar a altura ganha. A estabilidade do jipe ficou muito boa.
Porém agora está sendo necessário a troca das molas porque as originas já estão cansadas, fazendo o jipe pender para um dos lados no plano.
E o pior de tudo, acabei de ter a péssima notícia que os amortecedores dianteiros também precisam de ser trocados... :cry:
Não Dero!
´
É muito amortecedor e mola mesmo... :D Dá confusão! É o seguinte...
Lá em cima eu falei que tanto o amortecedor da chevy quanto o do corsa (traseiros) serviam na dianteira do samuca helicoidal, sendo que o do corsa oferecia uma comportamento dinâmico mais próximo do original. Havendo peso extra (guincho+parachoque etc etc) aconselho o uso do amortecedor da Chevy, exatamente por ser mais robusto e um pouco mais duro. Também nesse caso do peso extra, sugeri experimentar as molas do Voyage que são maiores, e podem evitar que a frente do carro arrie.
Jeanilson,
Quanto aos amortecedores eu acho fácil: Chevy. Quanto as molas, o melhor seria voce poder experimentar, ou seja montar e verificar se a altura e o curso ficaram adequados. Como você já usava calços nas molas, talvez as do Verona sirvam sem os calços e sem precisar cortar... Mas o adequado é realmente que você use (no jipe!) as molas para o Verona com kit Gás. Se você tiver dificuldade em comprar essas molas por aí, posso cotar aqui e depois enviar para você.
[]s,
Tenho no meu Samukka Molas do Apollo com kit gás mais armortecedores traseiros da Kombi 1977 " A la Dr. Fabiano", e ficou muito bom.
Pessoal vou relatar aqui como fiz no meu
Aproveitando as dicas do Claudio, estou com as 4 molas traseiras do voyage e amortecedores traseiros de pick-up corsa na traseira do samuka, na dianteira mandei recondicionar e nesse servico foi abaixado tambem o prato da mola para caber as molas do voyage que sao um pouco maiores.
Ja usei na cidade e em uma trilha leve e ficou beleza!!!
Obrigado a todos pelas dicas!
:D
BLZ entao... mais receitas de bolo p/ nossos samurais helicoidais..
dianteira, p/ ficar = original , amortecedor traseiro de corsa ( devidamente adaptado) Claudio, por acaso vc sabe se os de corsa sedan sao iguais ou com mais carga ?
molas traseiras de voyage = altura orginal ?
é isso ?
T+
Fabil,
Os amortecedores são os traseiros do corsa hatch/sedan modelo novo. Segundo o catálogo é mesmo amortecedor... Me parece que havia diferença nos corsas antigos entre os modelos 2 portas, 4 portas=sedan e station...
As molas do Voyage que são um pouco mais compridas que as originais, mas depois de montadas, por serem mais macias, elevam o carro em no máximo 1 pol...
[]s,
Ae pessoal !!
O meu tá com Rancho 5000 na dianteira e me parece que os traseiros são do modelo dos originais ... potém a traseira é bem instável tanto na terra quanto no asfalto ... os da h100 que o X utiliza resolveriam o problema da traseira " boba" em velocidades maiores ( 60 , 70 km/h ) ????
[]'s .. torcendo pra não ter falado besteira ....
qual amortecedor dianteiro posso adaptar no samurai 97????????
Alexandre Banana
04/01/2011, 15:32
Retomando o topico .... aqui a galera falou muito de samurai com molas helicoidais, mas e os feixe??
Quais amortecedores usar? Relação custo beneficio. Uso o carro mais em brincadeiras de duna e asfalto
Ricardo Passoni
04/01/2011, 16:39
Depende do que vc faz com o Samuca , se precisa de curso esqueça a receita de bolo ( Chevy 500 e Ipanema ) tenho no meu Procomp , são mais duros , mas desde que troquei estão aguentando e bem ! ,mas com ja disse usa ele em coisas " leves" da uma olhada no topico fixo de peças e adpatações de samurai , aqui no forum
abraços
Pessoal depois de tantas receitas nao consegui definir uma, vamos la eu tenho um Samurai 97 original, gostaria de levantar ele um pouco para caber pneus Pouca coisa maiores que os originais ( 235 acho que ta de bom tamanho) muitos vao dizer que cabe o 235 porem achei que ia ficar muito no limite parencendo carro rebaixado que o pneu fica certinho no paralama... entao usaria um lift tanto com o fabil quanto em outros vendedores achei os de 2" o que li nesse topico um comentario que me deixou com pe atras de ter que verificar posiçao de diferencial e outras coisas se nao me engano ditas pelo Claudio, entao compensaria usar molas maiores inves das molas originais com os calços!? colocando os calços seria necessaria a troca dos amortecedores!? se sim qual usar?