PDA

Ver Versão Completa : Suspenção tubular



Emmanoel >> ManeCa
16/10/2009, 21:58
Estive pensando em montar uma suspenção para meu projeto de gaiola com tubos metálicos e gostaria de saber oq vcs axam da idéia,
Se é firme o suficiente para aguentar a "bronca"
ou se vai entortar logo de cara
se precisa de um reforço com chapas de maior espessura (15mm)
Enfim,

Aceito idéias e opniões :D

oliveiraideal
16/10/2009, 23:40
se for suspensão rígida, nem ponha este projeto para frente porque não vai dar certo.. você vai andar nesta gaiola como se tivesse andando de carroça sem suspensão.. vai morrer de dor nas costas, além de poder não suportar isso e quebrar toda a sua gaiola.. :)
enfim, se não for suspensão rígida, muito melhor você comprar uma barra de torção de fusca e "adaptar" no seu projeto.. 10 mil vezes melhor.. :)

posso estar errado, mas em minha opinião é isso aí..
me corrijam se eu estiver errado! valeu galera! :D

Marcelo A. Marchiodi
17/10/2009, 09:13
Acho que ele está falando de uma suspenSão duplo A... se não entender de anti-dive, anti-squat, geometria de Ackerman e mais um monte de coisa... esqueça.
Suspensão não é brincadeira, não é o tipo de coisa que vendo outro dá pra se copiar, ou ensinar pela internet.
Se quer mesmo fazer isso um dia, é melhor começar a estudar pra fazer engenharia e começar pelos mini-bajas.

joviari
17/10/2009, 11:35
Procure a Bergertec, fale com o Flávio, ele realiza seu projeto rapidinho, faz bandejas tubulares pra praticamente qualquer carro. www.bergertec.com.br

Emmanoel >> ManeCa
17/10/2009, 14:17
Não galera,
Axo q vcs me entenderam errado...

Oq eu quero fazer na gaiola é criar uma supenção a partir de tubos, obviamente com amortecedores, barra de torção, etc. e motar tudo isso à uma estrutura móvel q sirva para amortecer os impactos de uma uspenção comum.
Só queria saber se tubos aguentão esse impacto...
A supenção dela, pelo q planejo, deve ser quase toda com tubos ( A não ser q os tubos não possam suportar, q é oq eu quero saber).

Abraços

leobnaval
18/10/2009, 17:57
X2!!!!!

Pessoal o que venho notando é que cada vez tem mais gente se empenhando em fazer sua própria gaiola, veículo off-road, Kart seja o que for... e/ou querendo modifica-los mas não tem nem ao menos conhecimento técnico...
Não sabem nem a função de uma peça e logo querem troca-la porque a outra é mais bonitas e moderna...só quero alertar que não é assim que se faz, as pessoas estudam, pesquisam, testam para depois por em prática algo diferente.
E lembrem segurança em 1º lugar, tem gaiola que só de ver a foto da medo de entrar.

Abraços, Leo

leobnaval
18/10/2009, 18:11
Não galera,
Axo q vcs me entenderam errado...

Oq eu quero fazer na gaiola é criar uma supenção a partir de tubos, obviamente com amortecedores, barra de torção, etc. e motar tudo isso à uma estrutura móvel q sirva para amortecer os impactos de uma uspenção comum.
Só queria saber se tubos aguentão esse impacto...
A supenção dela, pelo q planejo, deve ser quase toda com tubos ( A não ser q os tubos não possam suportar, q é oq eu quero saber).

Abraços

Emmaanoel """pode-se""" fazer a suspenção com tubos redondos, retangulares, maciços, oblíquos, triangulares, perfil T, L, U, chapas...sistema duplo A, MC pherson, 3 link, 4 link, multi-links, braços arrastados, mola helicoidal, coil-over, barra de torção, etc..........

Mas nããããããããããããããoooo :discordo: recomendo tentar dimensionar uma suspenção, se você não sabe a função das peças envolvidas as forças que sofrem e o comportamento dinâmico das mesmas.

Se não entende do que o Marcelo citou, mais ângulo de caster, cambagem, divergência/convergência, KPI, Principio de Ackerman, ceficiente de elasticidade, amortecimento e mais inúmeras questões, se não sabe ao menos dimensionar um parafuso esqueça a idéia de dimensionar uma suspenção.

O que mais se vê é suspenção modificada, mas será que ficou melhor do que era...isto uma foto não fala.:parede::parede::parede::parede:

Abraços, Leo

Emmanoel >> ManeCa
18/10/2009, 20:34
Obrigado Leo pela sua explicação a respeito de suspensão.
Tive a idéia após dar uma olhada na suspenção do fusca, e a princípio não me pareceu mto complexa e axei q poderia montar algo parecido (pelo menos a parte estrutural) e ai montar o resto dos componetes nela e no chassi...

Vou dar uma pesquisadinha beeemmm mais profunda no assunto "suspensão" ver oq posso fazer.

Ai vem alguem e pergunta: " pq vc não vai no ferro velho e COMPRA uma?? É baratinho..."
A questão é a seguinte:

Pretendo seguir carreira na área mecânica, vou fazer faculdade de engenharia mecânica e quero absorver o máximo de conhecimento q eu puder e aplica-lo onde posso e quando puder. Num projeto como o de uma gaiola, oq eu pretendo aprender e aplicar nesse projeto é imenso. Obviamente q eu não fazer fazer nada q eu não tenha capacidade de construir com devida segurança e qualidade aceitáveis (como por exemplo tentar fazer um motor ou até mesmo a suspenção).
Esta gaiola q pretendo fazer tem um objetivo dividido: Diversão eee desenvolvimento acadêmico.
Como AINDA não sou um expert em mecânica (mas tbm não sou nenhum "palha" no assunto), posto tudo aqui com voces ( e continuarei por pelo menos 1 ano XD )para não fazer merda...

ja ta ficando grande o post, e é isso galera
espero poder continuar tendo ajuda de voces mais esperientes q eu aqui :D

Abraços

leobnaval
18/10/2009, 21:33
É isso aí Emmanuel, começa assim...

Realmente a susp. do fusca é uma das mais simples, porém nem por isso é fácil modifica-lá.

Mas vc é pretensioso heim... projetar motor, suspenção...

Tenha em mente que isto é um trabalho demorado, de muita pesquisa e várias pessoas envolvidas.

Abraços, Leo

Emmanoel >> ManeCa
19/10/2009, 13:49
valeu leo,
pro enquanto vou estudando e perguntando à voces daqui do fórum
E postando oq eu conseguir de novo

genhero
20/10/2009, 20:20
Obrigado Leo pela sua explicação a respeito de suspensão.
Tive a idéia após dar uma olhada na suspenção do fusca, e a princípio não me pareceu mto complexa e axei q poderia montar algo parecido (pelo menos a parte estrutural) e ai montar o resto dos componetes nela e no chassi...

Vou dar uma pesquisadinha beeemmm mais profunda no assunto "suspensão" ver oq posso fazer.

Ai vem alguem e pergunta: " pq vc não vai no ferro velho e COMPRA uma?? É baratinho..."
A questão é a seguinte:

Pretendo seguir carreira na área mecânica, vou fazer faculdade de engenharia mecânica e quero absorver o máximo de conhecimento q eu puder e aplica-lo onde posso e quando puder. Num projeto como o de uma gaiola, oq eu pretendo aprender e aplicar nesse projeto é imenso. Obviamente q eu não fazer fazer nada q eu não tenha capacidade de construir com devida segurança e qualidade aceitáveis (como por exemplo tentar fazer um motor ou até mesmo a suspenção).
Esta gaiola q pretendo fazer tem um objetivo dividido: Diversão eee desenvolvimento acadêmico.
Como AINDA não sou um expert em mecânica (mas tbm não sou nenhum "palha" no assunto), posto tudo aqui com voces ( e continuarei por pelo menos 1 ano XD )para não fazer merda...

ja ta ficando grande o post, e é isso galera
espero poder continuar tendo ajuda de voces mais esperientes q eu aqui :D

Abraços
ola amigo, quanto a suspensão da pra faze-la com tubos sim, desde que bem dimensionada (naum entenda isso como espessura). Eu sou engenhero formado, tambem busquei meu desenvolvimento academico em karts e gaiolas. to montando a 6 que farei as mandejas traseiras artesanais e usarei torres de santana na traseira. A do fusca é a de funcionamento mais simples mas modifica-la é dificil, naum impossivel e exigira experiencia mecanica. De uma olhada nas suspensões de buggys com chassi tubulares que existem duas ideias super interessantes que eliminam a barra de torção....
valew

Emmanoel >> ManeCa
20/10/2009, 21:39
VAlau cara,
Mas axo melhor ir ganhado experiencia primeiro pra poder desenvolver uma com devida qualidade e segurança rsrss
ABração

leobnaval
21/10/2009, 10:43
ola amigo, quanto a suspensão da pra faze-la com tubos sim, desde que bem dimensionada (naum entenda isso como espessura). Eu sou engenhero formado, tambem busquei meu desenvolvimento academico em karts e gaiolas. to montando a 6 que farei as mandejas traseiras artesanais e usarei torres de santana na traseira. A do fusca é a de funcionamento mais simples mas modifica-la é dificil, naum impossivel e exigira experiencia mecanica. De uma olhada nas suspensões de buggys com chassi tubulares que existem duas ideias super interessantes que eliminam a barra de torção....
valew

Exatamente mas pra quem não tem conhecimento é muito dificil determinar molas amortecedores corretos com fixações de acordo sem piorar a suspenção, quem diria dimensionar a susp. inteira...

salatiel dh
07/11/2009, 21:58
outro dia eu vi um cara aqui fórum vendendo suas peças de kart cross por 350 reais pois não tinha tempo para finalizar o projeto,aju só que eu não consigo encontra, se alguem souber como localizo ele me ajude por favo :cry::cry::cry::cry::cry::cry::cry:

marcos22
08/11/2009, 10:31
pessoal...

sem querer causar polemica ou criticar os outros, masss...

ja to meio cansado de sempre ver alguns '' barriga verde '' entrando no forum e falando cada besteira que da ate dor de cabeça ...

maneca , já vi que vc é um cara sensato e pensa 2 vezes antes de fazer algo..

não que eu seja nenhum expert em mecanica ou engenharia..
tenho minha formação somente ate o tecnico , e vou começar a estudar engenharia mecanica ano que vem se DEUS quizer .

tenho um certo conhecimento em mecanica pelo fato de ter trabalhado como torneiro mecanico por 6 anos e ter a oportunidade de trabalhar tambem com manutenção de maquinas pesadas ( guindastes, pás carregadeiras, retroescavadeiras de grande porte, etc..) e hoje estou na area industrial de uma siderurgica aqui em minas..

ate ai tudo bem.. mas e o item '' automotivo '' ?? quando não sabia nada, eu lia , lia e lia de novo , pra depois sair falando algo, e outra .. só a teoria não adianta de nada..

tem que por a mão na massa tbm..

e quando o nosso colega leo naval diz que se o cara não sabe nem dimensionar um parafuso e ta querendo modificar isso ou aquilo num veiculo automotor, muito cuidado.
pois é vc ou amigos e talvez até a familia que vai passear nesse teu '' projeto'' .

trazendo um pouco de ironia pro post , ta me dando ate uma saudade do nosso amigo '' MATHEUS MG '' , codinome '' lingua solta ''

LEMBRAM DELE ?? CADÊ ELE GENTE ?? rsrsrsr

Franco Fileppo
09/05/2010, 22:50
Todo mundo fala que nao se deve modificar uma suspensao....mas e a tal manga de eixo sobreposta?
já pararam pra analizar esta modificaçao?
ela altera o tamanho final das mangas, o angulo das mesmas e prejudica os pivos quanto a esforços laterais.
ela devia ser aumentada para baixo mas tambem um pouco para traz!

A grande questao no meu ponto de vista é que na trilha a dianteira vai de qualquer jeito(desde que esteja de pé kkkkkkk) porque a viatura anda em baixa velocidade e nao da pra notar as cagadas das adaptaçoes.....

e por fim deviamos batizar nossas queridas viaturas de 'laboratorios ambulantes'

leobnaval
09/05/2010, 23:10
Eu mesmo prefiro não fazer este esquema das mangas, por que pra ficar bom tem que ser muito mas muito bem feito e ninguém fica reposicionando as mangas de modo que corrija os ângulos e medidas modificados...portanto como o Franco disse é meio que tudo que não quebra "funciona", mas não digo que nunca fará hehehe

Abraços