Ver Versão Completa : Segundo tanque interno
José Roberto
10/01/2005, 16:08
Meu CJ tem carroceria de fibra e não tem a caixa de ferramentas.
Sobra um volume considerável sob o banco do passageiro.
Tenho intenção de instalar um tanque de inox no local, independente do original, com entrada e indicador de nível próprios.
A comutação entre os tanques poderia ser feita por meio de uma solenóide NF (ou manual mesmo) conectada na sucção da bomba de gasolina.
Alguém já tentou ou viagei na maionese?
megadeth
10/01/2005, 16:30
Olá amigo.
Bem, havia um tópico por aqui com alguns companheiros querendo fazer um tanque em inox e tal. Achei meio caro os valores q eles estavam comentando, e acabei por ter uma solução caseira, que me trouxe bons resultados à um custo relativamente baixo, e infinitamente menor que os que eles comentavam.
Utilize a URL da minha assinatura e veja as fotos de minha adaptação do segundo tanque dentro do jeep, porém, este segundo tanque é um outro original...
Mandei soldar um cano de 1,5' de cobre no canto inferior traseiro de cada um dos tanques, fiz dois furos no assoalho do jeep e uní os 2 tanques via mangueira, presa por braçadeiras, além, é claro, de fechar o gargalo original de entrada de combustível.
Nas fotos ainda não constava, porém, tive que mandar soldar um respiro no segundo tanque, com um pequeno cano de cobre tb, que tivesse sua boca com nível superior ao tanque.
Pronto, meu problema está resolvido. Veja lá no álbum e veja se te ajuda...
[]s
Caio
José Roberto
10/01/2005, 17:52
Caio,
Acho que é o que eu estava pensando.
Vou manter as saídas para a bomba independentes uma vez que pode acontecer do jeep ficar um tempo mais longo com um dos tanques cheio e comprometer a qualidade da gasolina.
No mais as suas dicas foram 10.
Valeu!
cristiano
11/01/2005, 07:54
Gostei dessa adaptação, eu não havia visto esse tópico por aqui...
não fica sobrando gasolina no segundo tanque ? porque o segundo está na mesma altura do primeiro... essa mangueira que liga os dois fica em que altura ?
Onde exatamente fica esse respiro do segundo tanque ?
megadeth
11/01/2005, 11:16
Olá pessoal...
Então, pelo que ví, não fica sobrando combustível no segundo tanque não, pq a ligação entre os 2 é por baixo (verei se tiro algumas fotos).
O respiro do segundo tanque, vc colocando o tanque em seu lugar no jeep, fica o canto direito superior, na parte de trás... vejo se consigo tirar uma foto pra ilustrar melhor.
O único porém, é que na hora de abastecer, tem que colocar o combustível mais na maciota, pq senão o respiro não tem tempo de jogar o ar pra fora do 2º tanque e aparenta estarem cheios, mas depois de segundos o combustível começa à baixar novamente.
Achei q foi uma vaza minha, mas fiquei sabendo com o frentista que em caminhões que tem 2 tanques acontece o mesmo.
Infelizmente ainda não pude fazer maiores testes com o combustível, pois acabei de instalar e fui viajar qdo me ocorreu um problema com rolamentos e o jeep está encostado na oficina, mas mesmo assim eu rodei (entre até onde fui e volta pra SP) uns 300km, o que mostra q o segundo tanque entrou em ação, pois com 1 só eu não chegaria às esta kilometragem.
Quando retirar o jeep da oficina, realizarei maiores testes...
[]s
Caio
cristiano
11/01/2005, 11:51
Não seria o caso de retrabalhar esse respiro ?
Quando abastece você enche o primeiro tanque e ele passa para o segundo ou você tem que encher os dois ?
megadeth
11/01/2005, 12:03
O combustível passa automaticamente pro segundo tanque...
Creio que com um respiro maior, isso de ter q abastecer mais vagarosamente acabe, mas minha idéia atual é de fazer outra ligação, igual à que eu fiz por baixo, só que por cima, para que fique apenas de respiro entre os dois mesmo.
Com um diâmetro de 1pol ou um pouco mais, acho q este problema resolve-se...
O problema é que eu não queria deixar exposto. Tenho que quebrar mais um pouco minha cabeça pra achar a solução ideal...
[]s
cristiano
11/01/2005, 12:39
Caio, agora eu lembrei de uma coisa obvia, perde-se a caixa de ferramentas original... BUAÁÁÁÁÁÁÁÁ... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
marcelo nunes
13/01/2005, 16:48
Eu tinha exatamente essa intenção, mas um monte de gente me dizia aqui no forum que eu iria ter que colocar uma válvula unidirecional, uma chave para passar de um tanque para o outro, etc...
Não entendia porque, afinal sendo vasos comunicantes, o nível dos dois fica sempre igual. Enchem e esvaziam juntos não?
Você colocou desborbulhador para compensar em curvas longas ou com o Jeep inclinado, quando a gasosa vai toda para um dos tanques?
E o cheiro, como ficou?
legal esse topico, vo fica só observando
megadeth
14/01/2005, 10:04
Olá Marcelo e amigos.
Os tanques enchem e esvaziam simultaneamente, não ví problemas nisso não...
O desborbulhador eu não coloquei ainda pq a urgência de instalação era pra uma viagem on-road (foi tudo muito corrido e em cima da hora), então nem houve a necessidade imediata, mas assim que voltar da oficina, estarei instalando o desborbulhador, que aliás, estamos discutindo em outro tópico, e farei uma comunicação entre os 2 tanques por cima também, não com a finalidade de troca de combustível, mas de respiro, para que o abastecimento seja normal e não pausado como é atualmente.
Não houve o cheiro do combustível dentro do CJ, pois no cano do respiro eu coloquei uma mangueira e a mesma está com sua saída pra fora do jeep.
Vou ver se tiro algumas fotos do que estou falando e depois posto aqui...
[]s
cristiano
14/01/2005, 13:56
Caio, você fez a caixa de ferramentas em outro lugar ? é que no jeep já não tem lugar para nada, se tirar a caixa de ferramentas acabou... só sobra o porta-luvas... :|
megadeth
14/01/2005, 14:40
Cristiano, o Gema não tinha caixa de ferramentas, e o meu projeto é de instalar uma pequena caixa dentro do cofre do Gema, ao lado do radiador, preso junto à lata, mas preciso desenvolver um projetinho pra isso ainda.
Pensei tb em usar o espaço embaixo do porta-luvas, ou ainda uma caixa dentro do jeep mesmo, presa na lata e com tampa e cadeado, mas ficaria meio feio...
Na verdade ainda não tenho idéia do que vou fazer pra ter uma caixa, mas vou bolar uma idéia legal mais pra frente...
[]s
Ronaldo B.
14/01/2005, 14:46
Na verdade ainda não tenho idéia do que vou fazer pra ter uma caixa, mas vou bolar uma idéia legal mais pra frente...
Caio e Cristiano,
Não teria jeito de fazer essa caixa de ferrramentas em baixo do banco traseiro na viatura de vocês:?: :?:
[]´s
megadeth
14/01/2005, 14:51
Ronaldo, o Gema não está mais com o banco traseiro... eu tirei o banco, apesar de útil de vez em quando, e acho q ficou bem melhor sem...
vou da uma ideia pra uma caixa de ferramentas pra vcs ... ce vcs olhaem o para lama traseiro direito do jeep , verão um suporte q era pra colocar akele estepe lateral , da pra fazer ali , fazendo o acesso pela caixa de roda .
cristiano
14/01/2005, 16:25
Eu já ouvi alguém falando de uma caixa de ferramentas junto com o suporte de estepe e galão...
Debaixo do banco do passageiro é legal, mas eu gostei da idéia de colocar no suporte...
Só uma caixa de ferro com tampa e cadeado... o problema é que a caixa ia ficar funda e acabaria tendo que tirar tudo para achar alguma coisa... alguém arrisca um projeto ?
Ronaldo B.
14/01/2005, 16:34
Ronaldo, o Gema não está mais com o banco traseiro... eu tirei o banco, apesar de útil de vez em quando, e acho q ficou bem melhor sem...
Caio, eu também já pensei em tirar o banco traseiro, também acho que fica melhor sem ele, mas como as vezes é necessário ainda não tirei....mas tá quase !!!!
[]´s
Oi pessoal, tbm estou estudando uma maneira de aumentar a autonomia do meu 64, e a melhor maneira que encontrei foi de fabricar um tanque que ficaria em baixo do assoalho, atrás do eixo traseiro, e achei aqui mesmo no 4x4Brasil.
Deêm uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=4348&postdays=0&postorder=asc&highlight=tanque&start=20
Eduardo Chaves
16/01/2005, 21:09
Eu pensando em tirar o meu lá de baixo e vcs querendo instalar justo lá ???
Na minha opinião, fica muito vulnerável e prejudica o ângulo de saída... :wink:
[]'s...
marcelo nunes
16/01/2005, 21:36
Ainda não coloquei o segundo tanque, mas quanto ao espaço perdido sem a caixa de ferramentas, estou quebrando o galho da seguinte forma:
1- banco traseiro San Marino com assento rebatível. Dá pra levar duas malas pequenas e algumas sacolas. Só não dá pra trancar.
2- Porta-luvas duplo da Donatti. A caixa tem o dobro do tamanho, ficando com a metade atrás do painel. Tranca com a tampa original e dá pra levar mapas, triângulo, etc, lá dentro.
3- Segundo porta-luvas do outro lado do painel. Nesse eu coloquei o rádio e a caixa de fusíveis, não sobra espaço pra mais nada, mas dá para trancar pois usei a tampa original.
Voltando ao tanque duplo, alguém sabe como fica uma eventual homologação?
Sei que tanque na traseira não passa na inspeção veicular pois foi modificada a localização original.
Mas um segundo tanque central como o original, será que dá problema?
José Roberto
17/01/2005, 10:11
Quando mandei a consulta disse que meu CJ era em fibra e não tinha caixa de ferramentas.
Com os comentários feitos até agora concluí que ser melhor fazer um tanque só, em toda a largura.
O tanque terá um sistema de defletores internos para evitar o deslocamento rápido da gasolina nas curvas.
Também terá uma pequena inclinação para o lado do pescador.
De acordo com as informações que consegui, da mesma forma que o galão externo, esta alteração também implica na modificação das caracteríticas originais portanto, também não passa na inspeção.
Mas como diz o ditado - o que os olhos do guarda não vêem o talão de multa não sente! Será?
megadeth
17/01/2005, 17:48
Pessoar...
Não havia pensado na inspeção, porém, com o segundo tanque preso embaixo do banco, creio que o cara não vá notar...
Não fica à mostra, e acho que será tranquilo na inspeção.
Preciso fazer uma cinta para o segundo tanque, igual à original e reformar os bancos, antes de fixá-los em definitivo.
Quando tiver um tempinho, posto fotos do resultado final e um relatório sobre a performance com prós e contras.
O problema agora é q está na ofocona trocando o eixo, que preciso buscar ainda... :(
[]s
marcelo nunes
17/01/2005, 23:49
Vou perguntar numa oficina de inspeção veicular no Ipiranga na semana que vem.
OLA PESSOAL,
CONSELHO SE FOSSE BOM ,AGENTE VENDIA ,NAO DAVA.......MAS
.....LA VAI O MEU.
TENHO MEU JEEP HA DEZ ANOS,E UMA DAS MELHORES MODIFICACOES QUE FIZ EM TERMOS DE CONFORTO,FOI TER MUDADO O TANQUE P/ TRAZ DO JEEP,EM BAIXO DO ASSOALHO.MOTIVOS:
CHEIRO DE GASOLINA
POSICAO DO BANCO
AUTONOMIA PEQUENA
QDO PASSEI O TANQUE PARA TRAZ ,RESOLVI TUDO ISSO,ALEM DE SOBRAR MAIS UM ESPAÇO P/ FERRAMENTAS EMBAIXO DO BANCO DO MOTORISTA TBEM,APESAR DE PREFERIR COLOCAR TODAS AS FERRAMENTAS,ACESSORIOS DE GUINCHOS E BUGIGANGAS EM PEQUENAS MOCHILAS DENTRO DE UM BAU DE MADEIRA OU ALUMINIO
NAO VEJO PROBLEMA DE ESPAÇO NO JEEP ,PARA QUEM NAO USA O BANCO TRASEIRO
E COM RELAÇAO A CAIXA DE FERRAMENTAS ORIGINAL NA CARROCERIA DE LATA,SÓ SERVE PARA APODRECER A LATA DO JEEP,POIS PARA MUITA UMIDADE,INCLUSIVE QDO LAVA O JEEP
ESPERO TER AJUDADO
ABRAÇOS
No meu caso, tenho uma F-75 e coloquei um tanque atrás, embaixo da caçamba, entre a roda e o pára-choque. O tanque da Kombi coube certinho. Então fiz uma ligação enter os dois, e seleciono qual quero usar a partir de uma chave seletora no painel. Como a ligação entre os dois tanques não ficou no nível mais baixo, sobra gasolina num deles sim. No começo vai gastando dos dois até nivelar. A partir daí, gasto apenas de um deles. Como fiz as contas de quanto sobra, fico com um galão de combustível reserva (20 litros) no segundo tanque ainda cheio. Deu para entender: :?:
Ainda não fiz a inspeção novamente, então não sei se dará problema...sinceramente, acredito que não!!!
Tenho o mesmo problema de afogamento durante o abastecimento, mas é só avisar o frentista e ter um pouco mais de paciência....
Agora valeu muito a pena, 100 litros de combustível!!! O duro pe encher tudo quando está completamente vazio...aí vem um rombo na conta!!1
Abraço
kmoretto
19/01/2005, 07:27
MUDADO O TANQUE P/ TRAZ DO JEEP,EM BAIXO DO SSOALHO
Sei que o tópico é outro mas o assunto é relacionado e preciso perguntar:
Renzo,
Qual foi o tanque que vc utilizou, de que carro, como foi a adaptação????
[]´s
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