PDA

Ver Versão Completa : Motor refrigerado a agua....



Emmanoel >> ManeCa
15/10/2009, 22:20
Hoje estive num ferro velho à pesquisa de peças ( principalmente o preço ) para ter idéia mais ou menos de quanto de grana vou precisar para monta-la.
Andando entre as "sucatas", vi um monza 1.8 com o motor aparentemente inteiro, ao contrario do resto do carro, com cambio e tudo mais.
Então la fui eu perguntar ao dono do ferro velho, simpaticamente, q motores ele teria ali para me vender. Logo ele me pergunta para q q eu o utilizaria, e eu logo respondi q era para uma gaiola. Ele me falou q o motor q eu queria ( o do monza) NÃO serviria pra oq eu quero :-? e q só serviria motores a ar ( do qual ele não tinha la ).

Enfim...

Eu sei q existem gaiolas q utilizam motores refrigerados a agua ( pelo menos originalmente), e sei tbm q posso sim usar aquele motor do monza q vi.

Gostaria de saber oq vcs axam, e sugestões para adapta-lo ao meu projeto.

fag.online
16/10/2009, 09:14
Amigo, quem me disser que motor de f250 não serve pra por na gaiola, eu desminto na cara, pq eu vi com meus próprios olhos uma gaiola 4x4 com motor de f250, pneu 33", chassi de tudos retangulares, quer dizer nem parecia gaiola e sim quase um "tiranossauro rex", rsss

Esse papo de não isso não serve, ou aquilo não é bom, vai de cada um... por exemplo.. pra min motor da gm não serve pra MINHA gaiola, pois eu já tenho todo o conjunto de caixa + flange prontos para o motor motor ap... pra que eu vou gastar adaptação do motor GM? se com esse dinheiro eu posso preparar meu motor AP e deixar ele melhor?

Pra outros, o motor AP não serve, outros tem afinidade por motores Ford.. outros preferem a ar... outros preferem motores de moto...

Dá pra usar qualquer tipo de motor na gaiola, isso vai muito é da vontade, da criativdade e acredito que principalmente $$$... pq ninguém tá afim de gastar absurdos na gaiola que na grande maioria dos casos é apenas pra diversão no findex...

Então assim, na minha modéstia opnião, vc tem que traçar metas pra sua gaiola, caso contrário de duas uma, ou ela não sairá do papel ou vc irá gastar muita grana pra não ter o resultado esperado.

Te garanto, um motor gm 1.8 serve pra gaiola sim... desde-que se tenha em mente que vc terá que usar a própria caixa pro motor gm ou adaptar com flanges na caixa que pretente usar na gaiola.

Se o seu caso é utilizar o chassi e caixa com suspensão do fusca, eu optaria pelo motor AP + flange, que é a receita mais fácil de fazer e tem mta gente pra te ajudar aqui no fórum, ou até o velho e bom motor a ar... tem mtos motores a ar em gaiolas bem preparadas que dão um banho em motores ap...
Se tiver interesse posso encontrar um motor AP 1.6 aqui em Criciuma-SC com Nota Fiscal por uns R$ 700,00...
Abracos

Emmanoel >> ManeCa
16/10/2009, 14:48
Fiquei de cara com a gaiola com motor de F-250 rsrsrss

Mas valeu pela dica ae.

O meu orçamento pra essa minha gaiola tem q ficar entre R$1,5 mil e R$ 2 mil no máximo!

Os tubos eu( na verdade meu pai) vou conseguir de graça, pois meu paia trabalha numa metalurgica e la tem bastante "sucata", tbm tenho as ferramentas exceto uma para curvar os canos, na metalurgica tem mas fica complicado ele fazer sem q eu esteja la ( n é permitido ). Ja economizei um bocado ai :D

Só estou pesquisando agora o conjunto barato e mais potente do q o vw a ar,
Gostei da idéia do AP e gostaria de saber se não há problemas com lama, agua, areia, etc. e se houver, como evita-los no motor.

E é, a princípio, isso!:mrgreen:

fag.online
16/10/2009, 15:02
Amigo, como vc vai conseguir os tubos.. ferramentas e mão de obra... tens praticamente a gaiola pronta.. o que vai sobrar são as peças que eu indico comprar e um ferro velho...
Eu ainda ficaria com a opção motor ap + flange + caixa fusca... e se conseguir uma redução de ponta de eixo das kombi antigas.. fica perfeito..
Vai postando fotos pra nós
Abracos

Emmanoel >> ManeCa
16/10/2009, 15:14
Como vou demorar um bocado pra começar a faze-la ( tenho 1ano ), vou juntar a grana pra comprar as peças q todas n passem de R$2 mil.

Axo q vou seguir teu conselho e por o ap+ flange + caixa de fusca

Só fica uma coisa ai pra matar minha sede,

Qualquer ap vai se encaixar na caixa do fusca + flange?

fag.online
16/10/2009, 15:19
Amigo, pegue um motor ap 1.6 em bom estado é claro, que sua gaiola vai ficar show.. se encontrar um 1.8 por um preço legal também vale a pena, o problema que 1.8 sempre é mais caro...
Até onde conheco, qualquer motor ap vai servir na caixa + flange...
Procure comprar um motor completo, com ignição eletrônica e se conseguir com bura 2e..... Peça sempre nota fiscal de compra no ferro velho, principalmente de motor e caixa, que são as peças principais, se for utilizar chassi de fusca, investigue se o chassi não apresenta restrições como roubo ou algo do tipo...
O que precisar, pergunte pra galera do forum que eles ajudam pacas.
Abracos

Emmanoel >> ManeCa
16/10/2009, 15:25
Valeu cara pela ajuda ai :D

Uma curiosidade:

Consiguirei romper os 100km/h ???

fag.online
16/10/2009, 15:29
Tens intenção de usar gaiola pra competição ou para trilhas?
A minha eu utilizava motor ap 1.6, caixa de fusca 1500... nunca cheguei a passar dos 80km/h.... não pelo fato de não ter potencia pra isso, mais pelo fato de que gosto mto de trilhas, e velocidade com gaiolas não é comigo..
Mais com certeza uma boa gaiola bem estruturada e uma boa mecanica, irá passar tranquilo dos 100
Abracos

Emmanoel >> ManeCa
16/10/2009, 15:45
e se eu puzer uma cx de fusca 1600 ficaria com um desempenho melhor?
pq eu queria uma gaiola excelente para trilha (obvio) e com boa velocidade na estrada,
pq aqui na região de indaial tem trilhas ótimas e com alguns retões
dai minha minha vontade de passar dos 100 km/h





Ps: vc teria um projeto de um chassi tubular para me passar??
Estou desenhan o meu mas gostaria de ter um de apoio para corrigi-lo.
se vc tiver ai fico mto grato

fag.online
16/10/2009, 16:04
Fera, para trilhas o mais indicado é caixa com mais reduções, como 1200 ou 1300...
eu usava a 1500 porém meus pneus não são mtos grandes, são pneus biscoitos 15"
É um tanto quanto complicado fazer uma gaiola que fique perfeita pra trilhas e que fique perfeita pra velocidades altas... é claro que com motor ap e caixa de fusca, mesmo que usar redução de ponta de eixo das kombis antigas ela não vai deixar a desejar... não posso te garantir a velocidade final... mais com certeza vc não vai ficar por último da fila...
na minha opnião... de preferencia por montar uma gaiola perfeita nas trilhas, pois é onde é mais emocionante... se é sua primeira gaiola, busque por ajuda ai na redondeza.... fica mais fácil pedir auxilio pra pessoas que já tenham gaiola e sabem os ponto criticos das mesmas..
Tem um pessoal que ficam +/- perto de onde vc mora, a turma da tribos da lama, inclusive eles sempre participam das trilhas em uma cidade perto daqui, Orleans,SC e são uma galera gente boa pacas...
http://www.tribosdalama.com.br

Modelo de chassi eu não tenho, a minha era montada em cima de um chassi de fusca, nesse ano eu desmontei ela inteira e estou montando tudo tubular para fazer uma 4x4... mais não fiz projeto, estou fazendo aos poucos nos findex.
Abracos

Emmanoel >> ManeCa
16/10/2009, 18:18
Blz cara :D

Fico mto agradecido pela ajuda ai ;)

Ateh outra hora
abraços

Franco Fileppo
16/10/2009, 21:41
Valeu cara pela ajuda ai :D

Uma curiosidade:

Consiguirei romper os 100km/h ???
Quando a minha gaiola tinha motor de gol a ar alcool dei 1300 por hora e quando parei percebi que tinha uma vela solta,a cg que tava aferindo a velocidade passou aperto pra me acompanhar!

Emmanoel >> ManeCa
16/10/2009, 22:09
Uau cara hehe
Espero conseguir algo assim com a minha

Emmanoel >> ManeCa
16/10/2009, 22:10
Só por curiosidade,


Qual foi o conjunto q vc usou nela??? ( motor e cambio ou algo a mais )