Ver Versão Completa : Pajero Sport 2.8 custando a pegar
Olá para todos,
Comprei a Pajero (2005 HPE 2.8) há cerca de 40 dias. Uns dez dias depois, após trocar óleo e filtros, peguei a estrada para Brasília. No caminho, coloquei 5 litros de querosene junto ao diesel para dar uma limpada nos bicos, bombas, etc. A viagem foi tranquila, sem problemas.
Dois dias após chegar à Brasília, pela manhã, o carro teve problemas par dar partida : rateou muito e produziu muita fumaça branca. O mesmo aconteceu um ou dois dias depois. Sempre pela manhã.
Achei que poderia ser diesel contaminado (da estrada) e levei o carro a uma oficina para drenar o filtro de combustível e examiná-lo. Aparentemente o diesel estava bom, sem água. Digo aparentemente porque o luminar do mecânico, ao invés de colocar o diesel do fieltro em um recipiente para ser examinado, despejou o mesmo diretamente no chão !!!! Quando ví já era tarde demais ....
Como não tinham diesel para completar o filtro, resolveu enchê-lo pela bomba manual. Depois de uma eternidade de bombadas verificou-se que o filtro continuava vazio. Achei extranho isso e concluí que, possivelmente, estava entrando ar pelo diafragma da bomba no copo do cilindro e ieto poderia estar causando a dificuldade de pegar pela manhã (no resto do dia pegava sem problemas).
Como o problema continuava, consegui comprar uma nova tampa/bomba do filtro. Instalei a dita cuja e dis dias depois, numa manhã mais fria, o problema aconteceu novamente.
Não sei se por coincidência, todas as vezes que isto aconteceu, fui ao filtro e dei uma meia dúzia de bombadas e depois disto o carro pegou. Com a bomba antiga ou a nova, a mesma coisa.
Agora estou desconfiado que pode ser uma os mais das velas de aquecimento. Alguém tem outra idéia do que possa estar acontecendo ?
Já encontrei as velas para vender, R$26,00 cada uma.
Abç,
mg
rick_rodrigues
16/10/2009, 20:40
querose pra limpar bicos? você coloca no tanque de combustível mesmo, misturado ao combustível?
já tinha ouvido falar disso, mas tenho medo d ferrar meu motor inteiro
Olá, Rick
Usar querosene como um "limpador" de bicos e bomba é um procedimento usual entre os caminhoneiros, principalmente antes da existências de produtos quimicos que estão à venda nos postos e que fazem exatamente isto.
Faço isto (5litros por 50 litros) desde 1997 em meus carros a diesel, a cada 10.000km.
Muitos usam produtos como Bardhal, Wynis e Tunup mas ainda prefiro a fórmula à antiga.
Abç,
mg
freitasjr
17/10/2009, 15:47
Possivelmente podem ser as velas de aquecimento. Evite comprar as chinginling(chinesas), que são bem baratas, porém 5 meses depois não prestam mais.
Editado:
Só depois que postei o comentário vi que a sua era uma modelo 2005. Agora acho difícil que sejam as velas, elas terem estragado em tão pouco tempo...
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Olá, Freitas
Comecei trocando a tampa do filtro de combustível, aquela bomba manual que me pareceu estar com problemas. Não resolveu. Drenei o filtro de combustível (2000km de uso). Tb não resolveu. Ontem fui à uma concessionária Mit onde me disseram que as velas e o relé de preaquecimento estão bons. Regularam o ponto da bomba injetora. Hoje pela manhã, a mesma coisa !!!! Acreditando no teste que dizem ter feito na Mit de que as velas estão OK, começo a pensar em problema na bomba injetora. Mas porque só daria problema com o motor totalmente frio ?
Abç,
mg
freitasjr
21/10/2009, 19:29
Olá, Freitas
Comecei trocando a tampa do filtro de combustível, aquela bomba manual que me pareceu estar com problemas. Não resolveu. Drenei o filtro de combustível (2000km de uso). Tb não resolveu. Ontem fui à uma concessionária Mit onde me disseram que as velas e o relé de preaquecimento estão bons. Regularam o ponto da bomba injetora. Hoje pela manhã, a mesma coisa !!!! Acreditando no teste que dizem ter feito na Mit de que as velas estão OK, começo a pensar em problema na bomba injetora. Mas porque só daria problema com o motor totalmente frio ?
Abç, mg
Olá Galvão, p/ ter certeza, só levando a um bombista p/ ele testa-la e dizer se é a bomba ou não. Porém pelos seus relatos acredito que não seja a bomba, pois acho estranho esse problema aparecer apenas quando o carro está frio.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Grato, Freitas
E a saga continua .... Um novo detalhe : coincidência ou não, o motor só tem dado partida após eu abrir o capô e dar umas dez bombadas na bomba manual !!!! Sem saber com detalhes como funciona a bomba, isto está me levando a crer, mais ainda, que o problema deva estar na bomba injetora. Ou será que existe alguma eletrônica por trás disto ?
Hoje, pela primeira vez, o carro não quiz pegar mesmo o motor estando aquecido !!!
Abç,
mg
Olá Mg,
Não sei se vou lhe ajudar, mas temos uma HPE2004, de segundo dono, que logo no começo apresentou o mesmo problema na partida a frio. Como solução um mecânico da Brabus, aqui de Salvador, informou que o retorno para reaproveitamento de Diesel que integra a bomba injetora deveria ser isolado, visto que o mesmo encharcava e não dava a pressão necessária para a partida. Dai o porquê de você precisar usar a bomba manual. Moral da história, isto feito não mais tivemos problemas para pegar, na verdade pega muito rápido.:dance:
Outro ponto é verificar as mangueiras que integram o sistema de abastecimento, veja se não existe passagem de ar ou obstrução o que pode dificultar a alimentação correta.
Espero ter lhe ajudado.
Grato, amigo
Vou levar o carro hoje e suas sugestões a um outro mecânico. Vamos ver o que acontece ...
Abç,
mg
Em tempo :se houver uma obstrução ou entrada de ar em alguma mangueira do abastecimento, eu não sentiria diferença no desempenho do carro ? E a partida com o motor aquecido não sofreria também ?
Abç,
mg
rick_rodrigues
22/10/2009, 21:35
Olá, Rick
Usar querosene como um "limpador" de bicos e bomba é um procedimento usual entre os caminhoneiros, principalmente antes da existências de produtos quimicos que estão à venda nos postos e que fazem exatamente isto.
Faço isto (5litros por 50 litros) desde 1997 em meus carros a diesel, a cada 10.000km.
Muitos usam produtos como Bardhal, Wynis e Tunup mas ainda prefiro a fórmula à antiga.
Abç,
mg
po mggalvão interessante essa parada, eu tava pensando em fazer mas tava receoso, eu uso querosene só na lavagem do carro, porque moro na quadra da praia, e a maresia é absurda, e meu pai sempre me disse que é bom usar a querosene na lavagem pra proteger a pintura de corrosão.
A minha é gasolina, tem algum problema de usar o querosene na mistura mesmo assim? Ela está com dificuldades pra pegar também, com certeza é a limpeza de bicos que tenho que fazer, mas não confio muito nos mecânicos daqui pra mexerem no meu carro e não estou com tempo para ir a capital para fazer o serviço no momento e não tem autorizada por aqui.
Olá, Rick
NÃO FAÇA ISTO com seu carro a gasolina !!!!!!!! Existem produtos prontos (STP, Bardhall, Whynnis, etc) próprios para isto. A própria MIT tem um produto destes para venda.
Abç,
mg
rick_rodrigues
22/10/2009, 21:47
Olá, Rick
NÃO FAÇA ISTO com seu carro a gasolina !!!!!!!! Existem produtos prontos (STP, Bardhall, Whynnis, etc) próprios para isto. A própria MIT tem um produto destes para venda.
Abç,
mg
Valeu cara, muito obrigado. Era isso que eu estava na dúvida, já imaginava q pra gasolina não serviria, mas soh quis confirmar mesmo. Vou ver se acho na internet algum desses produtos, pois onde moro não tem concessionária mit.
Abração
Mg,
Desculpa a demora da reposta mas veja bem: quanto a questão do sistema de alimentação ter passagem de ar ou obstrução, quando damos a partida no carro a frio, a pressão exercida pelo sistema é mínima, ou seja qualquer falha, dificulta a circulação no sistema. Quando estamos com o carro funcionando, temos o sistema totalmente pressurizado, sobretudo nas rotações mais alta, visto que a bomba mecânica trabalha de acordo com a aceleração e isso não nos deixa perceber a falha ou a perda de desempenho. Mas isso não retira a possibilidade de a vela de pré aquecimento também estar falha, conforme levantada por Freitas.
Analisando outros post, atentei para o fato de não ter visto você fazer limpeza dos bicos de fato, somente usou a querosene. Eu aconselharia fazer também esta limpeza.
Agora é para aqueles que lava o carro com querosene: lembrem-se sempre querosene é solvente e ao contrario do que muitos pensam, ela ataca e resseca bastante as borrachas, então evite lavar muito sem necessidade, utilize ceras protetoras, muito difundidas no mercado e neste caso mais eficiente no combate ao salitre e marisia.
Prezado pdb4x4
Grato pelas informações.
Relembrando o que já foi feito :
- abertura do filtro de diesel e verificação
- troca da bomba manual que parecia estar com defeito
- inspeção das velas e relé de pre-aquecimento, na concessionária
Ontem estive em uma oficina Bosch onde me disseram que o problema deve ser na bomba que, após despressurizada (motor frio), estarria retornando o diesel para o tanque, daí a dificuldade de se ter a partida e a necessidade de se acionar a bomba manual. Perguntei sobre a possibilidade já levantada aqui de se isolar o retorno do diesel para o tanque e me foi dito que o retorno se dá pela mesma mangueira de alimentação da bomba (????), o que significa que isto não pode ser feito.
Como estou de passagem por Brasília, por mais uma semana, e eles pediram 2 a 4 dias para fazer o serviço, não estou querendo arriscar tirar o carro da oficina e pegar a estrada logo depois pois nunca se sabe as possíveis lambanças que podem fazer num item crítico como a bomba injetora. Estou preferindo arriscar deixar assim e fazer a inspeção da bomba e dos bicos quando chegar de volta em casa. Será que o problema pode se agravar neste período ?
Abç,
mg
Em tempo :se houver uma obstrução ou entrada de ar em alguma mangueira do abastecimento, eu não sentiria diferença no desempenho do carro ? E a partida com o motor aquecido não sofreria também ?
Abç,
mg
Olá para todos,
Para quem acompanhou a novela e quer saber o final : antes de mandar revisar a bomba injetora, resolvi aguardar um pouco mais tentando entender o que estava acontecendo. Neste período, notei um pequeno vazamento sob o carro que me pareceu ser de diesel. Mandei então o carro para a oficina e verificaram que o vazamento era mesmo de diesel e que estava relacionado ao problema intermitente de pegar pela manhã. Era uma válvula de pressão que fica acoplada à turbina. Por ela vazava óleo devido à avaria na sua membrana interna. Morri numa boa grana (R$920,00) só para comprar a peça e agora vamos ver se o problema sumiu de vez. Grato a todos que me ajudaram.
Abç,
mg
Adirlei R de Oliveira
12/11/2009, 16:24
Se existe alguma duvida em relação a existencia de agua no Diesel, já existe uma uma solução definitiva para isto. Entre no site www.purifilt.com.br (http://www.purifilt.com.br), lá voce vai encontrar um PURIFICADOR DE DIESEL , bem melhor que os filtros convencionais, que por tecnologia eletrostática, retem 99,99% da agua que possa estar acumulada no Diesel.
Abraços
Carlão Rover
16/11/2009, 11:14
Olá Galvão!
Você já "sangrou" os bicos?
Acho que seu problema é somente este.Ar no sistema de diesel.Não compre esta peça se der tempo ainda!
Abraço.
Carlão, como escrevi antes, o problema era na válvula reguladora de pressão na bomba injetora. Havia um diafragma que estava rompido e, com o tempo, começou a vazar diesel , o que me alertou para o problema. Segundo o mecânico, tudo resolvido.
Carro em casa, no dia seguinte, fui dar a partida, o carro pegou de primeira mas a marcha-lenta foi para lá de 1500rpm e assim ficou até que o motor aqueceu normalmente e aí a rotação caiu para o normal. Algo errado, pensei !!!! Devolvi o carro para a oficina e êles jogaram a toalha por não saber mecher em bombas injetoras. O carro foi então levado para um especialista em bombas, só que em outra cidade, longe de minha casa. Ficou lá dois dias e, após meu relato de que na Concessionária, logo no início do problema, haviam mexido no ponto da bomba, me informaram que aí estava o problema : quando mexeram, com a válvula de pressão já ruim, desregularam a bomba. Esta foi a explicação. Me disseram que regularam a bomba, regularam um potenciômetro (???? não sei qual) e regularam o pedal. O carro voltou hoje para a oficina original. Sábado vou até lá pega-lo e ver se a novel agora acabou.
Uma coisa é certa : desde que comprei este carro ele já passou quase o mesmo tempo em oficina que na minha garagem !!!!! Vamos ver se a urucubaca acaba por aqui, embora tenham descoberto lá na oficina que há ferrugem no cano do tanque de diesel, problema crônico destes carros !!!!! Vamos agora cuidar disto e haja grana !!!!! E pensar que deixei de comprar um Discovery, carro dos meus sonhos, porque sei que é um carro cheio de manhas que também é chegado a ficar em oficinas por pequenos defeitos. Mas agora é ir encarando .... Abç,
mg
ivanmassaro
14/12/2009, 16:28
Amigos,
tenho uma Pajero Sport diesel 2000,
tive uma longa experiência com este mesmo problema, teimei, troquei velas, troquei a bomba manual e por fim cai em um especialista de bombas injetoras que me disse que isso é causado por desgaste e buchas no interior da bomba diesel. Que ocasionam uma entrada de ar que despressuriza a bomba, o que é resolvido temporariamente bombeando manualmente a bomba do filtro. Resolvi confiar na oficina, gastei 1500 reais e...
... resolveu o problema!!!!!!
Nunca mais tive problemas com partidas, dou partida sem encostar no pedal do acelerador.
Agora está um reloginho.
Pessoal, ja troquei filtro e cabeçote e não resolveu, de manha pega e so fica na lenta se eu ajudar com a bomba manual, depois de aquecida ai fica normal, me parece tambem que o desempenho é um pouco baixo e o consumo um pouco alto, entre 8 a 9 km com litro em viagem de 100 a 110 km/h. Parece que tem entrada de ar falsa pela bomba, a tubulação e o tamque de combustivel foram revisados.
Quem tiver ideia do que pode ser por favor me informem.:parede:
Carlos A. C. Azevedo
26/08/2011, 10:48
Pessoal, ja troquei filtro e cabeçote e não resolveu, de manha pega e so fica na lenta se eu ajudar com a bomba manual, depois de aquecida ai fica normal, me parece tambem que o desempenho é um pouco baixo e o consumo um pouco alto, entre 8 a 9 km com litro em viagem de 100 a 110 km/h. Parece que tem entrada de ar falsa pela bomba, a tubulação e o tamque de combustivel foram revisados.
Quem tiver ideia do que pode ser por favor me informem.:parede:
Calma ai cara, quantas vezes tu precisa dar a partida SEM bombear no cabeçote ? muitas? as velas de aquecimento tão boa? elas podem estar ruim.
Ve na bomba injetora lá, se esta mesma valvula que deu vazamento no cado do amigo mgalvao não está vazando na sua também, creio que seja a LDA.
Meu irmão, as velas estão ok. ela pega facilmente de manha, mas logo em seguida quer apagar, tenho que ficar ajudando com a bomba manual uns quantos minutos, quando parece que esté bem eu fecho o capo e ela apaga.
Carlos A. C. Azevedo
29/08/2011, 10:22
Meu irmão, as velas estão ok. ela pega facilmente de manha, mas logo em seguida quer apagar, tenho que ficar ajudando com a bomba manual uns quantos minutos, quando parece que esté bem eu fecho o capo e ela apaga.
Então, ou a bomba alimentadora tá com baixa pressão ou tem mangueira que tá amassada em algum lugar, já tirou o tanque fora alguma vez?
Leo Maluf
30/08/2011, 20:18
Comprei uma Pajero Sport HPE TD 2006 2.8 , meu primeiro carro a diesel ,tenho lido posts aqui no forum e aprendido bastante! Meu carro faz uma quantidade de fumaça preta anormal se comparado a outros, me disseram para trocar o filtro de combustivel e de ar que o problema deve melhorar; procede? O antigo proprietario disse que já serviço de bomba e bicos relativamente a pouco tempo.
Li que de tempos em tempos o querosene tem efeito purgante nos bicos, devo fazer isso antes ou depois da troca das peças?
ae povo
revivendo o topico, alguem tem um link p/ eu baixar o manual de servico do motor 2.8 da pajero Sport 2000 ?
tá pintando um Sport 2.8 2000 num negocio aqui p/ mim e hj de manha fui ver o carro, ao tentar ligar o motor aconteceu os sintomas conhecidos:
- temperatura amebiente por volta dos 20ºc
- liguei a igniçao e a luz de vela acendeu por uns 3 segundo e apagou, deixa partida e nada do motor pegar e um fumaçao meio esbranquiçado saindo
- tentei o mesmo procedimento mais umas 5~7 vezes e nada do motor pegar..
- abri o capô olha daqui e dali, conversa com uma amigo etc.. depois de ums 5 minutos sem fazer nada, bati na chave e o motor ligou de primeira..
- funcionamento aparentemente normal, sem fumaça, giro subindo normal e sem ratear.
ainda nao conferi nada, ( velas, relê etc..) mas pelo ano do carro (2000) já estou considerando a pior das hipoteses como os relatados desgastes de buchas/retentores da bomba injetora e ou da valvula de pressao.
minha duvida é a seguinte, caso seja desgastes nas buchas/retentores da bomba injetora, obrigatoriamente deve existir vazamento de oleo visivel na bomba ? ou seja, se a bomba por fora estiver sequinha sem nenhuma sinal de vazamento de oleo diesel posso descartar a hipotese de desgaste na bomba, ou o vazamento é interno e só desmontando p/ constatar?
no caso da valvula de pressao com diafragma danficado, certamente terá vazmento interno de oleo, mas p/ onde esse oleo vai?
T+
Pablo.pinto2007
22/07/2012, 11:47
Olá Mg,
Não sei se vou lhe ajudar, mas temos uma HPE2004, de segundo dono, que logo no começo apresentou o mesmo problema na partida a frio. Como solução um mecânico da Brabus, aqui de Salvador, informou que o retorno para reaproveitamento de Diesel que integra a bomba injetora deveria ser isolado, visto que o mesmo encharcava e não dava a pressão necessária para a partida. Dai o porquê de você precisar usar a bomba manual. Moral da história, isto feito não mais tivemos problemas para pegar, na verdade pega muito rápido.:dance:
Outro ponto é verificar as mangueiras que integram o sistema de abastecimento, veja se não existe passagem de ar ou obstrução o que pode dificultar a alimentação correta.
Espero ter lhe ajudado.
Eu aposto na entrada falsa de ar... dá uma verificada desde o tanque até a bomba... querosene ele corrói certos tipos de material, por isso é usado como limpeza... se eu fosse você dava uma verificada nesse material, se for fácil de encontrar e tiver um preço razoável, eu trocaria ele por inteiro... e o tanque também pode ter culpa nessa história.
Espero que solucione seu problema, e não esqueça de postá-lo aqui!!!
Forte abraço!
PAblo
D.Rabelo
26/07/2012, 00:26
AMigo,
a minha eh uma 2003 2.8 apresentou o mesmo defeito fumaciava branco e n pegava..............resumindo era a bomba, revisei ela toda, e resolveu o problema.
as vezes pode ser tb alguma besteira, leva num bombista
paulo2203
27/04/2017, 11:02
Bom dia amigo, estava procurando na internet e vi a sua pergunta...sei que é coisa antiga...mas estou enfrentando o mesmo problema. Tenho uma PAJERO 2001 com motor 2.8, e mandei fazer o motor inteiro e ela vem apresentando grande dificuldade de pegar e, quando esfria, piora e, as vezes chega arrear a bateria. Já troquei as velas de aquecimento e nada. Não sei o que fazer....Você conseguiu descobrir e arrumar a sua? O que fez? Obrigado
Walter da Camper
27/04/2017, 12:32
Se já trocou as velas de aquecimento, a próxima coisa a ser verificada e se a bomba injetora não está "vazia" no momento da partida. Se houver alguma pequena entrada de ar, enquanto o carro está parado o combustível retorna para o tanque e a bomba/filtro se enchem de ar. A dificuldade da partida está na demora para a bomba puxar o combustível do tanque e encher novamente o circuito. Um foco de defeito muito comum são aqueles filtros que tem um botão para bombeamento manual: o diafragma trinca e deixa entrar ar.
Essa dica vale para praticamente todos os motores diesel com bomba injetora rotativa, principalmente aqueles que não possuem bomba auxiliar.
Para fazer o teste, experimente bombear manualmente o combustível antes da partida. Se pegar mais rápido, tem grande chance de ser esse o defeito.
Se essa dica lhe foi útil, não se esqueça de voltar nesse forum e relatar a solução. Assim você contribui para enriquecer o conhecimento geral sobre mecânica de nossos amados 4x4.
Bom dia amigo, estava procurando na internet e vi a sua pergunta...sei que é coisa antiga...mas estou enfrentando o mesmo problema. Tenho uma PAJERO 2001 com motor 2.8, e mandei fazer o motor inteiro e ela vem apresentando grande dificuldade de pegar e, quando esfria, piora e, as vezes chega arrear a bateria. Já troquei as velas de aquecimento e nada. Não sei o que fazer....Você conseguiu descobrir e arrumar a sua? O que fez? Obrigado
pedrocuba
27/04/2017, 20:19
além do que o amigo acima falou, pode ser motor de arranque fraco tambem
joao paulo spinola
27/04/2017, 20:47
amigos, tive um problema EXATAMENTE IGUAL ao descrito por todos aqui....... fritei o cerebro, troquei tudo, fiz um zilhao de testes e nada resolveu ate o dia que percebi que o nivel do oleo do motor tinha aumentado... isso mesmo, o nivel de oleo no carter estava aumentando...estava migrando diesel da bomba para o carter...... diante disso fiz uma pesquisa e aqui mesmo no forum li um relato de um colega que disse que leu num forum ingles, se nao me engano,que um camarada de la teve tambem um problema identico e que foi resolvido com a troca do RETENTOR da bomba injetora e seu anel de vedaçao...................acreditei nisso ate por conta de tudo o que eu ja tinha feito e pelo nivel do oleo do motor ter aumentado.........um amigo mais experiente que eu e tambem muito mais corajoso retirou a bomba, trocou o retentor e reinstalou.............FICOU PERFEITA!!!!............... deixo entao aqui minha experiencia a esse respeito.....................retentor: R$ 38,00..................paguei na mao de obra R$ 400 com muito custo porque ele nem queria receber.. rsrsrsrsr............................ficou barato e acabou com o inferno da primeira partida........
rogeriofrasson87
10/02/2018, 08:34
amigos, tive um problema EXATAMENTE IGUAL ao descrito por todos aqui....... fritei o cerebro, troquei tudo, fiz um zilhao de testes e nada resolveu ate o dia que percebi que o nivel do oleo do motor tinha aumentado... isso mesmo, o nivel de oleo no carter estava aumentando...estava migrando diesel da bomba para o carter...... diante disso fiz uma pesquisa e aqui mesmo no forum li um relato de um colega que disse que leu num forum ingles, se nao me engano,que um camarada de la teve tambem um problema identico e que foi resolvido com a troca do RETENTOR da bomba injetora e seu anel de vedaçao...................acreditei nisso ate por conta de tudo o que eu ja tinha feito e pelo nivel do oleo do motor ter aumentado.........um amigo mais experiente que eu e tambem muito mais corajoso retirou a bomba, trocou o retentor e reinstalou.............FICOU PERFEITA!!!!............... deixo entao aqui minha experiencia a esse respeito.....................retentor: R$ 38,00..................paguei na mao de obra R$ 400 com muito custo porque ele nem queria receber.. rsrsrsrsr............................ficou barato e acabou com o inferno da primeira partida........
Amigo, desculpe incomodar no topico, esse forum que leu em ingles, ja tentei encontrar algo e não consigo!! Teria como partir oleo do carter para a bomba e retornar no combustivel? (porque o meu problema é parecido com todos aqui, estou para levar ela na revisão da BOMBA ja mais estou juntando porque me assustaram com os valores aqui, enfim, ao retirar o filtro de diesel, nao tem agua no compartimento de escoamento, e o diesel fica preto, como se tivesse oleo misturando (e ela acaba baixando uns 500ml a cada 600 km) e o consumo ta alto (8,3 a 8,6) e ela fazia 9 comigo no minimo.
Peguei ela tem 7 meses mais já com esse problema de bombar, vi que tinha um vazamento numa mangueira que sai da bomba hidraulica pro hidrovacuo, nao sei se tem a ver, mais quando isolei este problema ela parece "falhar" mais vezes ai vai la nos bombar na manual... Gostaria de saber se alguem teve este problema, e se tu poderia passar o link do forum gosto de ler.
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