PDA

Ver Versão Completa : Rádio de Mão



Msrezende
09/01/2005, 12:34
Galera, to querendo comprar um par de radios de e nao estou muito afim de Talkabout da Motorola...
Qual seria um bom radio que tenha bom alcance mesmo dentro de matas? Faco muita trilha e a comunicacao fica prejudicada. Com um motorola que tinha TA de 3km tinha trechos que nao consegui nem 200m de sinal...

Tem um TA que dizem pegar 5 milhas ou mais de 10Km... Mas acho pouco e considerando as perdas mais ainda... HA ainda uns Midlands que alegam pegar ate mais: 12 milhas... Nao sei a qualidade desta marca e nao acho destes radios aqui no Brasil mas custam al fora US$ 80,00 Modelo GXT-400 (www.midlandradio.com)

O que temos pra esse tipo de pratica e que faixa de preco?
Alguem conhece a Midland? Sabe se o que eles dizem é verdade?

Msrezende
15/01/2005, 12:54
Po seis dias e nada... ?
:(

Luiz Claudio
15/01/2005, 13:19
Marcelo,

Não se desespere...hehehe...

O Marcelino, amigo nosso aqui do Fórum, trabalha com rádios e daqui a pouco ele aparece pra te dar uma mão... Ele é "autoridade" em se tratando de rádio comunicação e garanto que ele pode te dar boas dicas!!!

[]'s...

Msrezende
27/01/2005, 21:46
é nao apareceu nao... :(

Wallace
28/01/2005, 10:13
Normalmente não adianta muito só mudar de marca.
Tem que mudar de tipo de rádio.
E tem que saber usar o rádio também.
Precisar saber se os que usou estavam ok e as suas baterias também.

Msrezende
28/01/2005, 10:44
:?:

Sergio Rocha
28/01/2005, 20:32
Galera, to querendo comprar um par de radios de e nao estou muito afim de Talkabout da Motorola...
Qual seria um bom radio que tenha bom alcance mesmo dentro de matas? Faco muita trilha e a comunicacao fica prejudicada. Com um motorola que tinha TA de 3km tinha trechos que nao consegui nem 200m de sinal...

Tem um TA que dizem pegar 5 milhas ou mais de 10Km... Mas acho pouco e considerando as perdas mais ainda... HA ainda uns Midlands que alegam pegar ate mais: 12 milhas... Nao sei a qualidade desta marca e nao acho destes radios aqui no Brasil mas custam al fora US$ 80,00 Modelo GXT-400 (www.midlandradio.com)

O que temos pra esse tipo de pratica e que faixa de preco?
Alguem conhece a Midland? Sabe se o que eles dizem é verdade?


Midland são tão bons quanto Cobra
[]'

Msrezende
28/01/2005, 22:37
Bom, levando em conta que nao conheco radios.
Nao sei qual marca e´boa ou ruim, nao deu pra identificar se vc falou a verdade ou tava zoando... :mrgreen:

Wallace
30/01/2005, 17:52
Se um tipo de radio de uma marca não atende dificilmente um radio similar de outra marca vai resolver.
Assim tem que mudar o tipo de rádio.
Algo do tipo, se um PX Cobra não atende; não adianta comprar um PX de outra marca; tem que mudar o tipo de rádio, talvez para um PY.

marcelino
31/01/2005, 08:19
Senhores

Estive viajando a serviço, mas em complemento às informações do meu amigo Wallace (aquele que não aceita nem água para beber) posso dizer que infelizmente os rádios de mão ou rádios portáteis, Walk Talkie são limitados no seu peso pela bateria, ou seja em função do seu fácil transporte a bateria tem que ser pequena e por conseguencia a potencia do rádio transmissor fica limitada. Dentro dos modelos portáteis temos várias opções, rádios PX, PY e alguns ainda que usam as faixas de HF, custando cada vez mais caro.
O uso em mata fechada, terrenos acidentados realmente prejudica muito a comunicação direta entre rádios. Alguns recursos e cuidados podem melhorar o alcance:

a) Baterias sempre carregadas e de máxima capacidade de potencia.
b) Antenas externas, tais como aquelas telescópicas que víamos antigamente, antenas com base magnética para fora do veículo. Procure comprar uma antena externa que apresente "ganho" de transmissão ou seja aquela que fornece um aumento de potencia irradiada pelo tipo, normalmente estas informações são apresentadas na relação DB (leia-se DE-Bê, que nada mais é que uma relação matemática, com percentagem).
c) Procurar sempre um melhor locar, ou seja o mais elevado possível.

Concluindo-se, dentro de uma mesma classe de rádio, PX, PY o que irá mudar de uma marca para outra é a qualidade do produto, seu áudio, nitidez. (Note que dentro das marcas idôneas é claro)

O uso do meu amigo será em conjunto com a viatura ? Se for o caso aconselho sempre a utilzação de um rádio móvel, com maior potencia pois utiliza a bateria do veículo.

Um abraço a todos...desculpe a demora.

Sergio Rocha
08/02/2005, 20:22
Bom, levando em conta que nao conheco radios.
Nao sei qual marca e´boa ou ruim, nao deu pra identificar se vc falou a verdade ou tava zoando... :mrgreen:

Devem ter muitas coisas q vc não conhece, além de radios.E aí como vc faz ? Fica sempre na duvida se falaram a verdade ? Ou simplesmente não aprende ?

Quando alguem responde direta e claramente, como eu fiz, não se está "zoando ".

Volto a responder. Os radios da marca Midland, são tão bons quantos os radios da marca Cobra. Fui claro o suficiente, ou quer que eu desenhe?

[]' esclarecedores

Msrezende
09/02/2005, 00:49
O Sr Sergio nao deveria ter ficado tao irritado com o que eu falei.
Eu queria aprender sim por isso quis ter certeza quando fez a comparacao porque ja nme falarma mal dos midland e nao dos cobras. Mas agora ja nao sei mais se vale a pena.
Desculpem ter iniciado o topico e postado duvidas, so serviu pra eu levar pedradas.
LEvando em conta que nao é a primeira vez acho que aqui nao e´meu lugar.

Abracos.

marcelino
09/02/2005, 08:37
Senhores

A principal função do Forum é a troca de informações e opiniões...Sempre procuro ser o mais completo possível pois creio que os que sabem um pouco mais de um assunto devem contribuir e em contrapartida receber informações dos assuntos que conhecem menos. Procuro, portanto, EVITAR opiniões muito pessoais, sarro, e fornecer dados baseados em fatos que podem ser comprovados por todos..., senão vira futebol, cerveja, religião, etc....

Vamos deixar para lá os conflitos e contribuir com nossos conhecimentos e opiniões....

Um abraço a todos...

Sergio Rocha
09/02/2005, 19:03
O Sr Sergio nao deveria ter ficado tao irritado com o que eu falei.
Eu queria aprender sim por isso quis ter certeza quando fez a comparacao porque ja nme falarma mal dos midland e nao dos cobras. Mas agora ja nao sei mais se vale a pena.
Desculpem ter iniciado o topico e postado duvidas, so serviu pra eu levar pedradas.
LEvando em conta que nao é a primeira vez acho que aqui nao e´meu lugar.

Abracos.

Vai com Deus

Petya
16/04/2005, 22:06
Sérgio :
Não tenho lhufas a ver com isso , mas como o espaço é livre , vou expressar minha opinião . O humor felizmente faz parte do forum de forma saudável e construtiva e uma das formas de expressá-lo é através de analogias ; tipo , este pneu é tão bom quanto o do fusca da minha bisavó ....
Desta maneira , sua resposta causou dúvida ao Msrezende e ele educadamente colocou sua posição .
O seu "Vai com Deus" dá a impressão à outros usuários, que dúvidas as vezes simples para os "Experts" não são bem vindas e que novatos também não são bem vindos , esta é minha opinião .
Como este forum é recheado de pessoas muito atenciosas e educadas com os novatos (eu sou bebê de jeep) , acho que você poderia rever sua postura .
Se a pergunta não lhe agradar , não responda .
Prefiro acreditar que foi um lapso , em um daqueles dias em que todos nós temos o sacrossanto direito de acordar com o pé esquerdo e logo após rachar a unha encravada na quina da cômoda , do que imaginar que um senhor de 55 anos , Jeepeiro que para mim é sinonimo de companheiro ; PXzeiro , que tbém é sinônimo de quem gosta de ajudar o próximo , seja um grande mala sem alça .

Cavalcante
04/06/2005, 20:14
Por falar em "expertos" (e não espertos, vejam bem...) Alguém aí falou que dB era uma relação percentual???????????? Ou sou eu que estou maluco?

Giovani
01/08/2005, 23:39
:D Já que aterrisei aqui, vou deixar minha humilde opinião...

Tenho um par do Talkabout Motorola, modelo T 7100 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6552&start=0#74408). Simplesmente duka! Para o fim que se propõe, é muito eficiente. Tem alcance de 7 milhas. Para um rádio de mão, é mais que suficiente. Fiz alguns testes dentro da cidade, tendo obstáculos como prédios, morros, antenas de transmissão, etc... O alcance me surpreendeu, pois chegou à 3 Km, com uma infinidade de obstáculos. Também testei à 1Km aprox. em linha reta, estando 1 dentro de um apartamento, no 2º andar e o prédio é numa baixada. E o outro dentro da minha casa, quase no mesmo nível, tendo 3 edifícios e um hospital entre um e outro. Transmissão limpa! :concordo:
Em área aberta, ainda não testei... Pois é difícil encontrar uma planície por essas bandas... :mrgreen:
O que mata é o consumo exagerado de bateria. Para aventuras ao ar livre, tem que levar baterias extras...

Testei uma vez a recepção de um PY Kenwood, instalado numa Ranger, com antena no teto. Eu estava com um HT. Não lembro os modelos, mas posso verificar. Na mesma área onde testei o Motorola.
Na metade do caminho, já era uma chiadeira só. Logo depois perdi totalmente o contato. Não deve ter alcançado 2 , dos 3 Km obtidos com o Motorola, tendo os mesmo obstáculos (morros e prédios).

[]'s

Francivandro
17/12/2008, 17:20
O radio portatil IC-V8 é muito bom e eu tenho dois que uso em viagens e até em trabalhos profissionais. Vale apena vc conhecer e até comprar.

Luan Campos
18/12/2008, 11:43
Olá amigos,
Bom dia á todos!
Estive no dia 14/12 em uma trilha com mato, cercado de montanhas, muito fechado mesmo com o grupo de Jipeiros no qual participo.. Sou apaixonado por rádio-comunicação, tenho um talkabout da GEN FRS/GMRS 14 canais (UHF), usei com o pessoal nesta trilha, eles com um Motorola (não sei bem o modelo, mas é aqueles mais simples mesmo). Conseguimos 5KM com sinal ótimo e 15 KM com pouco chiado (bem pouco mesmo). Meu rádio tem alcance de 8 KM mas é uma beleza, me superou..

Talvez fosse a propagação. Sobre as baterias, usei das 09h ás 14h e depois tive que usar o outro rádio até ás 16h...
Observação: Maior parte do tempo transmitindo também.

Fica minha sugestão de um rádio pouco conhecido, mas excelente em áudio e alcance!

Grande abraço.