PDA

Ver Versão Completa : Niva Poch



arturolucio
14/10/2009, 22:30
Boa Noite,

Estive olhando o tópico "Niva Hardcore?????" e lá acabei trocando algumas idéias sobre melhoras no sistema de suspensão do niva, assim também como melhorias nas partes mecânicas...

Ai foi sugerido a abertura desse tópico, então venho aqui pedir algumas ajudas aos niveiros mais experientes nessas questões...

então como a primeira foi em relação a suspensão, vou colocar aqui o que tinha enviado no outro tópico.

tenho algumas idéias em mente, então queria saber como todo o sistema de suspensão foi feito, tenho algumas idéias para deixar o niva com uma opção de suspensão que dê pra colocar pneus 31" mas que fique com estabilidade e seja uma suspensão extremamente confiável.

eu assistia há algum tempo atrás um video podcast de uma galera dos EUA, em q eles colocaram um kit de body lift q aumentava a altura da Dodge em 6"... e como essa Dodge Ram tem um sistema próximo ao do niva... com bandeja de suspensão inferior, pensei em adaptar algo dessa forma...

abaixo estão os links

Kit da Dodge:

http://www.offroadunlimited.com/orus...dproduct=21582


Video Podcast da Instalação do Kit:

YouTube - Beyond Pavement Season 1 :: Episode 003


ai só para finalizar, a minha idéia de adaptações no Niva seria.

Motor a Diesel
suspensão mais alta
pneus 31"
Sistema de freios compatível
Reforços estruturais
e se possível eixo dana 44 na traseira e na dianteira com adaptação para homocinética (pela facilidade de relações e bloqueio.

anexo, está a foto do kit Fabtech de 6" para dodge Ram.


Abs.,

GARCIA/SP
15/10/2009, 01:24
O Lada Niva Poch começou como um Niva (http://blog4x4.blogspot.com/2008/05/jipes-lada-niva.html) preparado para corridas, e aos poucos foi evoluindo na mecânica, enquanto o desenho seguia o mesmo. Em 1978 começaram os preparativos para a participação da Lada no Dakar em 1980, e a importadora francesa Poch (que trazia a marca para a França) foi encarregada da preparação. A cilindrada do motor, assim como a potência foi aumentada gradualmente, dos 1.6 originais e 110CV passou para 1.8 com 140CV com peças Strakit, depois passou para 2.0 com potência variando de 150CV até 160CV. Em 1983 o motor original foi trocado por um Maurelec de 2.5cc com potência de 180 até 215CV. No ano seguinte passou a usar a caixa de marchas do Peugeot 505 turbo e um motor ROC de 2.4cc com potência de 290CV usado em alguns carros de Fórmula 2, mas esse motor era frágil para uma competição como o Dakar, e no ano seguinte foi substituído por um PRL V6 central de 3.5cc e 270CV. Em 1986 retornaram aos ROC, dessa vez um 280 com 310CV. Os Lada Niva Poch foram aposentados em 1988, e em 1990 a Poch começou o desenvolvimento do Samara T3. A Lada criou o Niva T3 mas dessa vez com desenvolvimento próprio, um sucessor vitorioso para um carro vitorioso.

Fonte: Blog 4X4 - http://blog4x4.f1mania.net/2008/08/carros-de-competio-lada-niva-poch.html (http://blog4x4.f1mania.net/2008/08/carros-de-competio-lada-niva-poch.html)
:concordo::concordo:

arturolucio
15/10/2009, 10:44
Valeu RChedid!

há algum tempo atrás eu cheguei a ver esse blog...

Você por acaso saberia onde tem informações técnicas sobre a preparação da suspensão desse Niva?!

parece que foi inteira refeita ou reforçada, tenho uma foto q achei aqui no fórum, mas queria mais informações. a foto tá anexada ao post...


Abs.,

Peter
15/10/2009, 11:14
Valeu RChedid!

há algum tempo atrás eu cheguei a ver esse blog...

Você por acaso saberia onde tem informações técnicas sobre a preparação da suspensão desse Niva?!

parece que foi inteira refeita ou reforçada, tenho uma foto q achei aqui no fórum, mas queria mais informações. a foto tá anexada ao post...


Abs.,

Arturolucio

Verifica se o material deste site ajuda em alguma coisa...http://www.veytisou.com/lada/lada_work.html

GARCIA/SP
15/10/2009, 14:34
Valeu RChedid!

há algum tempo atrás eu cheguei a ver esse blog...

Você por acaso saberia onde tem informações técnicas sobre a preparação da suspensão desse Niva?!

parece que foi inteira refeita ou reforçada, tenho uma foto q achei aqui no fórum, mas queria mais informações. a foto tá anexada ao post...


Abs.,

Acho que encontrei o que vc quer. São estes dois arquivos em PDF.
:concordo::concordo:

MRaizer
15/10/2009, 17:21
Valeu RChedid!

há algum tempo atrás eu cheguei a ver esse blog...

Você por acaso saberia onde tem informações técnicas sobre a preparação da suspensão desse Niva?!

parece que foi inteira refeita ou reforçada, tenho uma foto q achei aqui no fórum, mas queria mais informações. a foto tá anexada ao post...


Abs.,

Parece uma suspensão McPerson...

GARCIA/SP
15/10/2009, 19:01
Parece uma suspensão McPerson...

Sim..........:concordo:

Edintruder
16/10/2009, 09:26
O kit da Ram não servirá para o Niva, mas esse kit é bem fácil de ser construido. As ponteiras de direção precisam de um alongador, porém no sistema do niva terá que ser um pouco diferente disso aí.
Porém alguém já estudou a instalação dos eixos do Samurai no Niva, utilizando o eixo rígido na dianteira?

arturolucio
16/10/2009, 09:41
Então, a minha dúvida quanto ao kit parecido com o da RAM, é saber se com ele eu conseguiria aumentar a altura da suspensão mantendo a estabilidade e dem afetar em nada as homocinéticas.

Alguém tem alguma opinião ou conhece o kit de suspensão do Bacelar?! se não me engano o Braszis (acho q é assim q se escreve) utiliza no seu niva, seria interessante ter algum relato tbm. saber se há a necessidade de modificar as homocinéticas para que se tenha um angulo maior ou algo do Gênero.

Abs

MRaizer
16/10/2009, 10:10
O Kit do Bacelar (que não sei se é kit, pois vi fotos de um apenas) é como metade de um kit para Toyota Hilux
Ele baixou os pontos de fixação das bandejas inferiores cortando e soldando uma extensão na canga da suspensão dianteira. Os pontos de fixação das bandejas superiores permaneceram os mesmos e para compensar esse acrécimo na distância entre eles o ponto de fixação do pivô superior junto à roda foi alongado.
A altura ficou grande, agora deve dar para colocar pneu 33" mas... o curso se manteve o mesmo e a suspensão trazeira continuou sendo uma 5link agora com a barra diagonal (sempre esqueço o nome dela) alongada.

arturolucio
16/10/2009, 11:13
Acho que encontrei o que vc quer. São estes dois arquivos em PDF.
:concordo::concordo:

Fala RChedid,

Valeu pelos arquivos, mas eu já tinha visto esse pdf, mas ele não esclareceu mto as minhas dúvidas, creio que deve ser mais antigo que a versão do niva das fotos que tinha colocado, pq, se vc reparar no sistema de suspensão, ele é todo construido através de quatrados, e não com as peças originais...

por isso quero ver se alguém tem mais detalhes deste niva das fotos. pois me parece ser um sistema mais robusto, ou será q estou viajando?!


Abs,

MRaizer
16/10/2009, 11:27
Na verdade... não. Geométricamente o sistema de duplos braços (bandejas) triangulares seria, em tese, mais resistente. Só que o sistema McPerson tem menos partes móveis e me parece ter um ângulo de trabalho maior que a suspensão original. Como o amortecedor me parece ser um Rancho para Suzuki GV... Superdimensionado mais que o suficiente. Inclusive no preço, rs

arturolucio
16/10/2009, 11:31
O Kit do Bacelar (que não sei se é kit, pois vi fotos de um apenas) é como metade de um kit para Toyota Hilux
Ele baixou os pontos de fixação das bandejas inferiores cortando e soldando uma extensão na canga da suspensão dianteira. Os pontos de fixação das bandejas superiores permaneceram os mesmos e para compensar esse acrécimo na distância entre eles o ponto de fixação do pivô superior junto à roda foi alongado.
A altura ficou grande, agora deve dar para colocar pneu 33" mas... o curso se manteve o mesmo e a suspensão trazeira continuou sendo uma 5link agora com a barra diagonal (sempre esqueço o nome dela) alongada.


Fala MRaizer,

as fotos que você comentou são essas em anexo certo?! que kit de Toyota Hilux é esse? teria fotos?


Abs,

zanötto
16/10/2009, 18:27
Olá pessoal, pegando carona no tópico...
Se eu parecer ignorante é porque o sou!
Já li os tópicos sobre suspensão do Niva, mas devido ao meu conhecimento quase "0", não entendi muita coisa. Eis a minha dúvida:
Por que não posso erguer o Niva mais do que o Kit Scherer (acho q é isso!?)? Existe alguma forma de se aumentar a altura dos calços?
Meu problema é que tô comprando uns pneus 235/75/15 (e não queria por menor q esse) MUD, mas não vão caber sem eu não cortar os paralamas. Por isso queria levantar mais cerca de 1". Será que alguém de vocês pode me dar uma luz? Pelo sim, ou pelo não...

Abraço
CZ

MRaizer
16/10/2009, 19:42
Quanto à Hilux:
Na verdade não se trata de um kit, mas sim da própria canga dianteira. Simplesmente se encaixa uma sobre a outra e tem-se a suspensão toda deslocada para baixo em relação ao chassis.
Quanto ao Rui Sherer:
o que limita o deslocamento da suspensão com o "Kit do Rui" é o curso das homocinéticas. A idéia, no caso da suspensão dianteira, seria deslocar o ponto de fixação dos pivôs nas balanças e dar uma ajudinha com a mola também. O problema é que chega num ponto em que as homocinéticas é que não aguentam.
Idéia: deslocar o diferencial também. Perde-se um pouco de vão livre mas alivia-se o ângulo nas homocinéticas. Como fazer? Acho que a solução mais sensata (se é que há alguma sensatez nisso tudo) seria instalar um novo suporte para o diferencial dianteiro como o usado pelo Niva à diesel que era vendido na Europa. Parece que o pessoal da Natal tava copiando isso...
Independentemente dessas modificações, o novo suporte iria divorciar o diferencial dos movimentos do motor, estabilizando-o e reduzindo as vibrações.:grin:

Edintruder
16/10/2009, 20:15
Alguém já experimentou instalar um par de eixos do CJ3 ou do Samurai?
Tem mais opções de relações dos diferenciais e pode usar a suspensão tanto com molas helicoidais como feixes de molas.
Simples e muito robusto.
De quebra ganha uma boa altura.

zanötto
17/10/2009, 13:21
Quando tinha a Sportage, fiz uns parafusos com rosca interna (não é porca, é parafuso mesmo) para poder subir a altura e "buscar" os prisioneiros no fundo do furo. Talvez dê para tentar isso no diferencial dianteiro, calça-se o diferencial sob o suporte com uma bucha no prisioneiro, isso vai jogar o dif pra baixo, aí prende os parafusos do dif com esses que citei...
Vou estudar melhor pra ver o que dá.

Gustavo Niva
18/10/2009, 11:58
Alguém já experimentou instalar um par de eixos do CJ3 ou do Samurai?
Tem mais opções de relações dos diferenciais e pode usar a suspensão tanto com molas helicoidais como feixes de molas.
Simples e muito robusto.
De quebra ganha uma boa altura.Ed... assim tu mata o niva... um dos grandes lances desse carro é a susp macia...

[]s,
Gustavo.

MRaizer
18/10/2009, 14:01
Isso é uma coisa que não entendo... Feixes de mola são bons para peso, mas tem o curso reduzido. Se vc quer colocar um pneu maior num Niva, que é leve, provavelmente é a altura do solo que lhe incomoda. Ora, ai o Niva fica alto e sem curso de suspensão... Pra quê? Vai enroscar na erosão do mesmo jeito!!
Se for para esquentar a cabeça, monta uma 4-link :twisted:

Edintruder
18/10/2009, 20:58
Porém nada impede de usar as molas do próprio Niva...

skinnie
11/11/2009, 22:02
Porém nada impede de usar as molas do próprio Niva...

Amigo não é só as molas que dão o "toque" macio ao niva :)
Quanto a eixos rigidos creio que os do cherokee dão,está um tutorial no nivaventure.fr
Um post com umas ideias "giras" para o niva é este:
http://forum.difflock.com/viewtopic.php?t=36591
Há um dos nivas mostrados nesse tópico que possui eixo rígido do ARO,um jipe romeno,não sei se existiu ai no brasil..cá em portugal nós até fabrica-mos alguns com o nome de PORTARO (portugues aro) :mrgreen:
Quanto ao niva poch,existe pela net e creio que aqui no forum tambem o documento de preparação dele,na minha opinião era o equilibrio perfeito da preparação,um carro potente qb,sem suspensão muito alterada,tudo projecto para os limites do proprio carro..
Quanto a nivas mais hardcore,temos também esta amostra em portugal:
http://ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=298&viewmode=flat&order=ASC&start=40

ainda falando em preparações,uma das mais (na minha opinião) inteligentes e adequadas preprações,aqui em portugal (que eu conheça) é esta:
http://ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=706&viewmode=flat&order=ASC&start=0

também foi subida a suspensão..tal como no topico anterior convem ler tudo :)

Convem ler esse topico desde inicio para perceber..
QUem quer prosseguir com alterações hardcore,força :) não duvido que o niva fique bicho!mas na minha modesta opinião..senão passa vou pelo lado...niva é para andar tranquillooooo

Só para animar :D
http://images.forum-auto.com/mesimages/557519/84.181.100.jpg

Edintruder
11/11/2009, 22:58
Um dos pontos fortes do Niva realmente é o vão livre do solo. O Niva com eixo rígido ficou com a bola do diferencial muito baixa. Acredito também que acabe gerando piora na dirigibilidade também, então retiro a idéia. O melhor então seria colocar a suspensão dianteira na traseira também, mas o custo disso não seria agradável, porém permite uma elevação do veículo com um excelente ganho do vão livre central.

Gustavo Niva
12/11/2009, 16:17
Quanto ao niva poch,existe pela net e creio que aqui no forum tambem o documento de preparação dele,na minha opinião era o equilibrio perfeito da preparação,um carro potente qb,sem suspensão muito alterada,tudo projecto para os limites do proprio carro..Camarada tuga skinnie :mrgreen:, concordo mais do que plenamente... inclusive esse documento (niva dakar.pdf, manual de preparação niva dakar.pdf, etc) tá guardado aqui, pra se algum dia eu tiver $$ pra fazer isso num niva (não o meu atual hehehe)

Realmente eles não modificaram o projeto em si, mas melhoraram e reforçaram, partindo das mesmas idéias do projeto original...


ainda falando em preparações,uma das mais (na minha opinião) inteligentes e adequadas preprações,aqui em portugal (que eu conheça) é esta:
http://ladaniva4x4.net/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=706&viewmode=flat&order=ASC&start=0

também foi subida a suspensão..tal como no topico anterior convem ler tudo :)Muito bom, valeu :concordo:


Convem ler esse topico desde inicio para perceber..
QUem quer prosseguir com alterações hardcore,força :) não duvido que o niva fique bicho!mas na minha modesta opinião..senão passa vou pelo lado... niva é para andar tranquilloooooAí discordo e muito... niva é pra sentar o pé na terra, em situações parecidas com essa da foto :mrgreen:


Um dos pontos fortes do Niva realmente é o vão livre do solo. O Niva com eixo rígido ficou com a bola do diferencial muito baixa. Acredito também que acabe gerando piora na dirigibilidade também, então retiro a idéia. O melhor então seria colocar a suspensão dianteira na traseira também, mas o custo disso não seria agradável, porém permite uma elevação do veículo com um excelente ganho do vão livre central.Já ouvi falar de colocarem suspenção traseira de omega no niva, mas nunca vi...

[]s,
Gustavo.

MRaizer
12/11/2009, 22:44
Suspensão não sei, mas sim da proposta de se colocar o diferencial do Omega.

Edintruder
13/11/2009, 01:19
Quando escrevia a resposta até pensei no caso do ômega que possui os semi-eixos bem longos inclusive. Aproveita também com a relação do diferecial mais longa também. Com dois diferenciais do ômega 4 cilindros tava resolvido. Uma suspensão dianteira do lada pra pôr na traseira também ajuda, com as balanças e mangas de eixo. O único inconveniente é ter que fazer o alinhamento traseiro de tempos em tempos. Mas com certeza ganha bastante em vão livre do solo.

fsoaresi
27/11/2011, 21:21
Tava vendo este video Lada 4x4 Niva vs Renault R20 Turbo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_qPRTcaGHlk) e me ocorreu que deve ser dai que vem minha admiração pelo russo.
O melhor do Poch é a potencia, e ninguém falou disso (além das lindas rodas).
"....foi aumentada gradualmente, dos 1.6 originais e 110CV passou para 1.8 com 140CV com peças Strakit" como assim 110cv originais (na década de 80?), e que kit é este que leva para 180cv?