Ver Versão Completa : Band.(Turbo+intercooler+condensador do ar) quem tem esta configuração
Daniel Gomes
14/10/2009, 22:03
Ola pessoal, novamente vou tocar neste assunto.
tenho uma Toyota Bandeirante com a seguinte configuração;
motor 314s- turbo-intercooler + ar condicionado( condensador )+ relação alongada para 11x35
continuo tendo problemas em viagens longas, onde mantenho a velocidade entre 100 / 110Km/h e a pressão do turbo entre 0.4 / 0.6 bar.
e percebo que quando ligo o ar condicionado a minha temperatura sobe, principalmente em subidas onde o turbo (pressão) aumenta um pouco.
eu já troquei a colmeia do meu radiador por uma maior de 4 janelas, troquei a valvula e o aditivo do radiador novamente e não percebi nenhuma melhora significativa.
A pergunta é a seguinte amigos, mais alguèm tem está configuração na band. e percebe isso também ?
se eu tiro um pouco o pé e em descidas a temperatura volta ao normal...
Olhando o carro pela frente está: ventoinha,condensador,intercooler,radiador e êlice.tudo levando o vento a favor do motor...
ESTOU pensando muito sério em retirar o intercooler, pois ficar andando com a temperatura entre 95/100 ºC acho que é muito risco...e poderei queimar uma junta fácil...
agradeço qualquer tipo de ajuda ou relato
Amadeus_band
14/10/2009, 23:11
Será que o problema não está no ar condicionado?
joão k. chikui
15/10/2009, 07:00
Dani
inicialmente confirme que sua ventoinha do AC está empurrando o ar no sentido do radiador e não o contrário.
Veja se teu freio não está esquentando , como se estivesse meio freada.
Em terceiro , por trabalhar sob pressão , o líquido de arrefecimento entre 95-100°C ,nem de longe chegou perto da temp. de ebulição(algo acima de 110°C)
Agora , se vc for por quem diz que a dele nunca passou de 80°C,veja se não é com o marcador original.
Francisco Bicalho
15/10/2009, 09:03
Daniel
A hélice do radiador do Bandeirante é uma peça arcaica de ferro, com seis pás que são pouco cavadas e com uma eficiência muito limitada. Quando o carro está em velocidade baixa, ou parado ela puxa muito pouco ar, e, pode ser que a 110 km/h essa hélice atrapalhe no fluxo de ar entre os três radiadores.
No meu carro tenho também (nessa ordem de tora pra dentro) o radiador do AC, um intercooler Garrett, e o radiador do Toyota. Uma coisa que fiz no meu carro foi trocar a hélice de ferro original por uma hélice em plástico com 10 pás (muito mais cavadas) do OM-366 que custa apenas uns R$35. Essa hélice tem que receber um tarugo (de alumíno) no meu caso para chegar ela uns 3 com mais para a frente, e as pás tem que ser preparadas, e cortadas para não baterem no defletor do radiador. Um bom mecânico de radiador adapta pra você em dois tempos, e a furacão da hélice do 366 é a mesma. À propósito, tem gente que retira o defletor (aquela chapa de aço curva em cima da hélice) mas isso é um erro porque atrapalha no fluxo direto de ar. Essa helice é tudo de bom. O plástico é flexivel e não quebra com tanta facilidade se você pegar água funda, é muito (muito) mais leve, e puxa mais de o triplo de ar da helice original. E o seu carro vai ficar com aquele uivo característico de alguns caminhões.
Abaixo algumas fotos da hélice.
Abraço
Chico
Fe_jipeiro
15/10/2009, 10:28
Fala Chico...
Blza cara?! Então, no caso dele, acho q a mudança da hélice, não refleteria muito não cara ... Talvez tenha que pensar em melhorar o fluxo frontal, otimizando a instalacao do intercooler para nao tampar tanto o radiador, talvez elevar um pouco mais, para tentar fazer um tunel por baixo entre ele e o radiador, não sei, somente analisando mesmo.
Outro ponto, na minha opiniao, hélice de plástico x trilhas com atoleiros fundos = problemas caros $$$, perda de radiador na trilha.... ja tive 2 radiadores perdidos assim, e varios amigos tb... uma otima opcao, é uma helice de aluminio (super resistente) para motor mercedes OM 314/364 q eh comercializada no auto pecas de diesel fone 11 3932-2766 - Vila Guilherme - SP... q eh show de bola !! super leve e resistente ...custa cerca de 80 reais....
Abs...
fabiano soriano
15/10/2009, 10:29
Olá Daniel, minha band tem uma configuração parecida com a sua, porém sem o ar condicionado, pneus BF A/T 33'', motor 314s, relação coniflex 12/35 e turbo intercooler garret. O meu marcador de temperatura funciona a mercúrio (muito preciso) e mesmo utilizando o turbo em uma faixa de 0,4 ~ 0,6 como vc eu nunca passei dos 75ºC ~ 80ºC. Um dos motivos é que a uma velocidade de 100 km ~ 110 km estou comm um giro de 2000 rpm aproximadamente. Fiquei curioso, pois estou pensando em instalar sistema de ar condicionado no meu jipe e não vejo muito espaço na frente do intercooler. Se vc puder subir algumas fotos seria interessante. Vou subir algumas fotos do espaço que tenho no meu jipe.
Abraço
Francisco Bicalho
15/10/2009, 13:27
Fala Chico...
Blza cara?! Então, no caso dele, acho q a mudança da hélice, não refleteria muito não cara ... Talvez tenha que pensar em melhorar o fluxo frontal, otimizando a instalacao do intercooler para nao tampar tanto o radiador, talvez elevar um pouco mais, para tentar fazer um tunel por baixo entre ele e o radiador, não sei, somente analisando mesmo.
Outro ponto, na minha opiniao, hélice de plástico x trilhas com atoleiros fundos = problemas caros $$$, perda de radiador na trilha.... ja tive 2 radiadores perdidos assim, e varios amigos tb... uma otima opcao, é uma helice de aluminio (super resistente) para motor mercedes OM 314/364 q eh comercializada no auto pecas de diesel fone 11 3932-2766 - Vila Guilherme - SP... q eh show de bola !! super leve e resistente ...custa cerca de 80 reais....
Abs...
Oi Felippe
Quanto a hélice de plástico e atoleiros fundos, infelizmente acho que discordo da sua opinião. A hélice de plástico tem muito menos chance de quebrar porque o plástico é resistente e flexível, e se quebrar, tem muito menos chance de causar o que você chama de "problemas caros $$$" porque é muito leve. Já ouvi falar em algumas lâminas de ferro quebrando em situações de trilha barra pesada e causando danos ao radiador (esses seus dois radiadores foram detonados com lâminas de plástico ou de ferro?) , eu nunca tive informação de hélices de plástico causando danos a radiador. Ao mesmo tempo sei de caminhões que rodaram mais de 500.000 km com lâminas de plástico sem problemas.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
15/10/2009, 13:38
Olá Daniel, minha band tem uma configuração parecida com a sua, porém sem o ar condicionado, pneus BF A/T 33'', motor 314s, relação coniflex 12/35 e turbo intercooler garret. O meu marcador de temperatura funciona a mercúrio (muito preciso) e mesmo utilizando o turbo em uma faixa de 0,4 ~ 0,6 como vc eu nunca passei dos 75ºC ~ 80ºC. Um dos motivos é que a uma velocidade de 100 km ~ 110 km estou comm um giro de 2000 rpm aproximadamente. Fiquei curioso, pois estou pensando em instalar sistema de ar condicionado no meu jipe e não vejo muito espaço na frente do intercooler. Se vc puder subir algumas fotos seria interessante. Vou subir algumas fotos do espaço que tenho no meu jipe.
Abraço
Fabiano, o radiador do AC tem que ficar preso a grelha do Bandeirante, com isso você tem espaço suficiente para o intercooler.
À propósito, com essa hélice de 10 pás em plástico, e a válvula termostática de 82º do 364 a temperatura da água fica sempre estável, a temperatura dos gases de exaustão sempre entre 300 e 400º e o ar condicionado funciona bem em qualquer condição, inclusive engarrafado no verão do Rio.
Abraços;
Chico
Fe_jipeiro
15/10/2009, 13:52
Oi Felippe
Quanto a hélice de plástico e atoleiros fundos, infelizmente acho que discordo da sua opinião. A hélice de plástico tem muito menos chance de quebrar porque o plástico é resistente e flexível, e se quebrar, tem muito menos chance de causar o que você chama de "problemas caros $$$" porque é muito leve. Já ouvi falar em algumas lâminas de ferro quebrando em situações de trilha barra pesada e causando danos ao radiador (esses seus dois radiadores foram detonados com lâminas de plástico ou de ferro?) , eu nunca tive informação de hélices de plástico causando danos a radiador. Ao mesmo tempo sei de caminhões que rodaram mais de 500.000 km com lâminas de plástico sem problemas.
Abraço;
Chico
Fala Chico,
As helices q quebraram eram de plástico... depois passei para ferro(nunca tive problema) e agora estou com essa de aluminio q citei anteriormente....
No asfalto, concordo com vc, é uma maravilha... rodam sem quebrar milhares de Km..... Na trilha realmente nao rola... na hora q mergulha a frente da band devagar no atoleiro e ai acelera pra sair, se tem muita agua, o atrito é grande, fazendo com que a helice de plastico quebre e ai o restante do conjunto, empurra ela pro radiador, furando e danificando o mesmo.....
A helice de ferro, somente vi danificando, quando o conjunto do radiador estava com folga.. fazendo com q na hora do atoleiro, o conjunto se movimentasse muito e ai entortando a helice... e danificando tudo tb....
Essa de aluminio eh muito show funcionalmente, e esteticamente tb fica legal !!
Abs...
alexandre diniz
15/10/2009, 21:42
pessoal tenho uma band com essa conf so q é om364
a unica diferença que notei aqui é a minha tem elice originaal metalica, radiador no mesmo local original dai sim o condensador instaldo o mais baixo q foi conseguido e na frente o intercooler sendo sua parte superior na mesma altura do radiador
não tive prob no aquecimento tanto em viagens trilhas ou transito pesado
e nem foi preciso instalar a ventoinha
acredito q aqules retangulos abertos em baixo da grade ajude a direcionar bem o fluxo para o condensador e ja na parte da grade o ar passa pelo intercooler
que depois para o restodo condensador e ai chegar ao radiador
agora se as elices estiverem invertidas tera um refluxo de ar ai contrario e ai realmente a ajudar a esquentar
espero poder ter ajudado
abraços
Daniel Gomes
15/10/2009, 23:13
Bem vamos lá galera..mais algumas informações.
Uso dois marcadores de temperatura o original com cebolinha nova e um Cronomac novo também...
ventoinha e helice estão levando o fluxo de ar em direção ao motor, ou seja está tudo certo.
volto a dizer galera que isso só acontece em viagens longas onde mantenho a velocidade constante e a pressão entre 0.4 e 0,6 bar.
Se eu andar so dentro da cidade, a temperatura realmente não passa dos 80ºC por nada, posso esticar marcha fazer de tudo a temperatura não muda, com isso conclui que só tenho este problema com o intercooler fazendo a sua função constantemente ou seja esfriando o ar que entra para o motor...realmente pessoal é uma cituação meio difícil de ser resolvida, não tem como subir mais o intercooler, pois está rente o capo pelo lado de dentro, e descer sem condições e ganharia no maximo uns 4cm ,como coloquei o condensador original da band. e ventoina também, eles são bem grandes , porém muito eficientes, por este motivo fica muito difícil de mexer neles para outra posição, estarei colocando fotos amanhã para vocês verem melhor...
OBS:Fui para o Rio de Janeiro e na volta na serra estava subindo forte, tive que tirar o pé no meio dela, para abaixar a pressão pois cheguei à 100ºC..apos a serra rapidamente voltou para +/- 85ºC.
detalhe que me chamou atenção em caminhões Volks, que utilizam o mesmo intercooler que o meu do caminhão 8/150 ou bem maiores, os intercoolers são deslocados para baixo justamente para ficar um pouco para baixo do radiador, e também os caminhões tem alarme de temperatura, se você forçar muito também chega a 100ºC e um alarme no painel fica apitando até baixar...
obrigado a todos pelas dicas...
fabiano soriano
16/10/2009, 09:58
Fabiano, o radiador do AC tem que ficar preso a grelha do Bandeirante, com isso você tem espaço suficiente para o intercooler.
À propósito, com essa hélice de 10 pás em plástico, e a válvula termostática de 82º do 364 a temperatura da água fica sempre estável, a temperatura dos gases de exaustão sempre entre 300 e 400º e o ar condicionado funciona bem em qualquer condição, inclusive engarrafado no verão do Rio.
Abraços;
Chico
Fala aí Franciso como tudo certo?
Cara procurei no site toyoteiros dicas para instalação do ar condicionado no meu jipe, porém, gostria de confirmar com vc que já tem instalado e se seguiu o que está no site toyoteiros, ou utilizou outra especificação.
Lá falam do compressor denso 10P08 original do gol 1000 bolinha, mesmo tendo um desempenho razoável (modesto) é uma ótima opção pela adaptação e por não promover um consuma exagerado.
Vc poderia nos comentar qual a especificação usada na sua band?:concordo:
Abraço
Francisco Bicalho
16/10/2009, 12:19
Fabiano
Na verdade não peguei as dicas em nenhum lugar especificamente, estudei aqui e ali, e meu mecânico (Luis Claudio/Toyonew) me deu uma dica fundamental sobre a instalação do compressor. Também não sei exatamente qual é o modelo do compressor Nippondenso. De qualquer forma, quando instalei o sistema de AC, fiz em três etapas, nenhuma delas muito ortodoxa, mas ficou exatamente como eu queria. Na primeira etapa eu fui numa empresa em Niteroi, RJ, que instalou apenas a caixa evaporadora, que era de um modelo que eu queria e no lugar que eu queria; no centro do painel, onde normalmente fica o cinzeiro e o buraco do rádio. Depois levei o carro no Luis em Oswaldo Cruz, RJ e ele instalou o suporte do compressor que ele mandou fazer clonado do suporte original que ele possui em ferro fundido, e que posiciona o compressor no lado direito do motor, não em cima do alternador que é um lugar ruim, mas logo a frente da bomba injetora. Instalei também a polia tripla para as corrreias do AC e da DH. Em seguida fui numa outra empresa de AC em Madureira, RJ que instalou o compressor, o radiador, e as mangueiras. Na verdede foram 4 etapas porque eu tive que re instalar o compresssor eu mesmo alinhando ele com mais precisão. Deu muito trabalho, e levou muito mais tempo que se tivesse levado num lugar só, mas acho que o serviço ficou 100%. Considero indispensável instalar o compressor no lado direito, inclusive porque não poderia ter sido feito de outra forma, já que os dutos do intercooler ocupam bastante espaço, sem falar no tambor do filtro de ar. Mesmo sem nada disso é um erro instalar o compressor em cima do alternador, porque, se quebra a correia do alternador é um trabalho chato tirar o compressor do AC só pra trocar a correia do alt. Ficou tudo encaixadinho no jeito. Considero a instalação da caixa evaporadora no centro do painel indispensável, primeiro porque a caixa embaixo do porta luvas é muito perigosa para o carona, porque o joelho da pessoa vai direto na quina da caixa em caso de colisão, e porque no centro fica muito fácil para o motorista manipular os botões, e o vento é distribuído mais uniformemente pelo carro, e não congelando as pernas do carona.
Abaixo duas fotos da instalação.
Abraços;
Chico
maxdelta
16/10/2009, 18:45
Fabiano
Na verdade não peguei as dicas em nenhum lugar especificamente, estudei aqui e ali, e meu mecânico (Luis Claudio/Toyonew) me deu uma dica fundamental sobre a instalação do compressor. Também não sei exatamente qual é o modelo do compressor Nippondenso. De qualquer forma, quando instalei o sistema de AC, fiz em três etapas, nenhuma delas muito ortodoxa, mas ficou exatamente como eu queria. Na primeira etapa eu fui numa empresa em Niteroi, RJ, que instalou apenas a caixa evaporadora, que era de um modelo que eu queria e no lugar que eu queria; no centro do painel, onde normalmente fica o cinzeiro e o buraco do rádio. Depois levei o carro no Luis em Oswaldo Cruz, RJ e ele instalou o suporte do compressor que ele mandou fazer clonado do suporte original que ele possui em ferro fundido, e que posiciona o compressor no lado direito do motor, não em cima do alternador que é um lugar ruim, mas logo a frente da bomba injetora. Instalei também a polia tripla para as corrreias do AC e da DH. Em seguida fui numa outra empresa de AC em Madureira, RJ que instalou o compressor, o radiador, e as mangueiras. Na verdede foram 4 etapas porque eu tive que re instalar o compresssor eu mesmo alinhando ele com mais precisão. Deu muito trabalho, e levou muito mais tempo que se tivesse levado num lugar só, mas acho que o serviço ficou 100%. Considero indispensável instalar o compressor no lado direito, inclusive porque não poderia ter sido feito de outra forma, já que os dutos do intercooler ocupam bastante espaço, sem falar no tambor do filtro de ar. Mesmo sem nada disso é um erro instalar o compressor em cima do alternador, porque, se quebra a correia do alternador é um trabalho chato tirar o compressor do AC só pra trocar a correia do alt. Ficou tudo encaixadinho no jeito. Considero a instalação da caixa evaporadora no centro do painel indispensável, primeiro porque a caixa embaixo do porta luvas é muito perigosa para o carona, porque o joelho da pessoa vai direto na quina da caixa em caso de colisão, e porque no centro fica muito fácil para o motorista manipular os botões, e o vento é distribuído mais uniformemente pelo carro, e não congelando as pernas do carona.
Abaixo duas fotos da instalação.
Abraços;
Chico
Legal! Q band limpa!
Sua caixa evaporadora é do mesmo modelo da minha, muito usada em dodge dart!! Muito boa!
Chico quero ter peguntar: onde ficou sua caixa de fusível?
Vou fazer da mesma forma q vc colocou a sua caixa, melhor q gela saco!
Outra pergunta: pra tirar a foto do painel ficou segurando o volante?:mrgreen:
[]s
Francisco Bicalho
16/10/2009, 19:40
Fala Max
A caixa de fusíveis acho que teve que chegar um pouco para a direita, não muita coisa.
Outra pergunta: pra tirar a foto do painel ficou segurando o volante?
Não sei se entendi direito a pergunta, eu apenas cheguei o banco bem para trás, e a câmara que usei tem uma lente grande angular que ajudou a enquadrar bastante do painel.
Abraço e bom fim de semana a todos;
Chico
estyvybeykr
16/10/2009, 20:57
Outra pergunta: pra tirar a foto do painel ficou segurando o volante?
Não sei se entendi direito a pergunta, eu apenas cheguei o banco bem para trás, e a câmara que usei tem uma lente grande angular que ajudou a enquadrar bastante do painel.
Abraço e bom fim de semana a todos;
Chico[/QUOTE]
Chico acho que a pergunta do Max foi por causa da simetria do volante com o painel, ficou certinho kkkkkkkkkkk.:mrgreen:
Forte abraço.:concordo:
fabiano soriano
16/10/2009, 21:37
Francisco, muito bom, pena que a minha configuração ta invertida com relação a sua, pois gostaria de fazer igual, mas meu filtro de ar está do lado direito (snorkel do lado direito) onde esta o seu compressor e o único lugar que tenho para instalar o compressor é do lado esquerdo, em cima do alternador, mesmo assim tem o tubo de saída do turbo para o escape que passa bem por ali, onde teria o espaço pro compressor, segue fotos anexas.
Se conseguir tirar uma foto da fixação do compressor com mais detalhes e do seu filtro de ar eu agradeceria muito.
Outra pergunta, vc teve que cortar o painel para instalar esse evaporador?
Abraço:concordo:
Francisco Bicalho
17/10/2009, 05:58
"Chico acho que a pergunta do Max foi por causa da simetria do volante com o painel, ficou certinho kkkkkkkkkkk."
agora eu entendi!
Francisco Bicalho
17/10/2009, 05:58
.............
Daniel Gomes
17/10/2009, 10:41
Ola pessoal, gostaria de voltar ao assunto da temperatura..
como prometido segue fotos em anexo da minha instalação.
Francisco e Fabiano eu também pesquisei muito aqui em São Paulo antes de instalar o meu ar e a conclusão final que eu cheguei é, NÃO existe suporte do ar condicionado original para o motor 314-608, para ser instalado do lado esquerdo do motor olhando ele de frente, realmente existe sim o suporte original para os motores (709 ), como o do nosso amigo Francisco colocou, falo isso porque eu consegui um suporte e tentei colocar e não foi possível, por este motivo acabei tendo que fazer o suporte do lado direto, sobre o alternador, que concordo plenamente que não é o melhor lugar , até hoje nunca vi um motor 314-608 com o motor do ar-condicionado do lado esquerdo com suporte original.
Voltando ao assunto da temperatura segue foto do meu conjunto.
Daniel Gomes
17/10/2009, 10:47
Só para complementar, comprei ontem um papelão mais duro e acabei fazendo algumas entradas de ar forçadas, excluindo qualquer tipo de perda de ar que não passava pelo radiador, estou em teste agora ... OBS: Radiador com colmeia nova com 4 gavetas
OBS: Antes que alguém me pergunte cortei a alavanca de cambio 3,5 cm e entortei a alavanca da tração, para poder caber a caixa do ar nesta posição.
meu condensador e ventoina são original Toyota, não tenho doque reclamar do ar-condicionado, gela muito, ainda mais a minha Band. sendo a longa
fabiano soriano
17/10/2009, 20:02
Daniel, tudo na paz?
Então cara, conversei com uma pessoa que instala AC em Americana/SP e expliquei a ele a sua dificuldade, com relação ao aquecimento da água em viagens longas....etc Ele me disse justamente isso que vc está relatando do conjunto condensador+intercooler+radiador, não formarem um duto contínuo para passagem do ar, então um atrapalha o fluxo de ar do outro, ele me disse que o ideal seria até que um ficasse bem colado um no outro, para não ter perdas nas laterais (essa sua idéia do papelão duro), concluindo ele disse que em certas instalações em bandeirantes isso pode ocorrer, o radiador não consegue trocar calor devido a helice não ser elétrica e de pouca vazão e não refrigera a água e é perigoso o compressor quebrar, devido ao trabalho com muita pressão, pela falta de troca de calor também.
Agradeço as fotos e vou tentar instalar no meu agora.:concordo:
joão k. chikui
17/10/2009, 23:35
Daniel
Entre meu radiador e intercooler instalei inclusive borracha macia para forçar o ar a passar etravés dos dois . Mesmo em lenta , coloco um sulfite na frente do intercooler e o mesmo gruda .
Não tenho ar , mas , puxo carreta trucada com jpx , conjunto todo ~2300kg , subo serra chutado e meu 364 não esquenta mais que o normal.
Daniel Gomes
18/10/2009, 19:15
Boa noite, Pessoal..
acabei de voltar de MOGI Mirim, fui ontem com o tempo feio e voltei com um belo sol na estrada..
na ida tudo normal pois até chuva eu peguei agora na volta, mais uma vez não adiantou muita coisa todo o papelão que eu coloquei, para obter a vazão do ar forçada o melhor possível , voltei com a temperatura entre 90ºC, quando ligava o ar 100ºC...isso me deixou muito desanimado, pois conforme eu mostrei nas fotos do meu carro o conjunto no meu motor ao meu ver está perfeito...
proximo teste será isolar o intercooler, como tenho a peça(tubo), que liga a turbina diretamente no cabeçote, proxima viagem vou deixar o intercooler desligado para ver como fica a temperatura e o rendimento ....estou infelizmente chegando a conclusão de que não tenho mais oque fazer.....ao chegar na marginal até em casa 80ºC...é só na estrada mesmo e em alta rotação....dentro da cidade não dá para fazer nenhum tipo de teste...
elmestizo
18/10/2009, 20:15
qual pressão tá rodando?
Daniel Gomes
18/10/2009, 21:23
quando estou em media de 110 km/h, está entre 0.4 e 0.6 bar...
Francisco Bicalho
19/10/2009, 05:31
Daniel
Seria interessante você instalar um Pirômetro, ou EGT (Termometro de gases de exaustão) para checar a temperatura desse seu motor. Pode ser que o motor estega esquentando a água. Digo isso porque rodando em velocidade de cruzeiro a .6 bar pode esquentar o motor. No meu carro a 110 a pressão do turbo é zero.
Não é um instrumento caro, é fácil de instalar e pode salvar seu motor se o turbo for pro buraco.
http://www.xpeedshop.com.br/shop.php?show=ODG0790005&department=0007&session=0701
Abraço;
Chico
Fe_jipeiro
19/10/2009, 09:46
Falae Chico.....
blza?
Qual eh a temperatura "normal" que seu motor 364LA fica?? e em dias muito quente e/ou na subida de serra?? ou seja usando o motor no extremo...
Abs...
fabiano soriano
19/10/2009, 10:08
Daniel, acho que precisamos fazer um levantamento pra ajudar o pessoal a te ajudar
1-A quanto tempo vc tem a Band?
2-O ar condicionado, vc instalou? a quanto tempo?
3-O problema de aquecimento surgiu quando......
4-Seu motor está com quantos Km aproximados....baixando oléo...
5-Teve alguma mudança na mecânica anterior a instalação do ar?
6-Quando vc viaja o turbo fica com pressão constantemente, não alivia nem na casquinha? (detalhes)
não sei, mas esse pode ser o caminho para que possamos te ajudar a encontrar o que esta errado com seu jipe.
Abraços
Francisco Bicalho
19/10/2009, 11:04
Boa noite, Pessoal..
acabei de voltar de MOGI Mirim, fui ontem com o tempo feio e voltei com um belo sol na estrada..
na ida tudo normal pois até chuva eu peguei agora na volta, mais uma vez não adiantou muita coisa todo o papelão que eu coloquei, para obter a vazão do ar forçada o melhor possível , voltei com a temperatura entre 90ºC, quando ligava o ar 100ºC...isso me deixou muito desanimado, pois conforme eu mostrei nas fotos do meu carro o conjunto no meu motor ao meu ver está perfeito...
proximo teste será isolar o intercooler, como tenho a peça(tubo), que liga a turbina diretamente no cabeçote, proxima viagem vou deixar o intercooler desligado para ver como fica a temperatura e o rendimento ....estou infelizmente chegando a conclusão de que não tenho mais oque fazer.....ao chegar na marginal até em casa 80ºC...é só na estrada mesmo e em alta rotação....dentro da cidade não dá para fazer nenhum tipo de teste...
Daniel
Será que a sua válvula termostática não está com defeito? É uma peça que custa, sei lá, 15 reais. Troque ela só por desencargo de consciência e veja o que acontece. A válvula tem que ser específica para o 314 (acho que é de 72º) e não a do 364 que é de 82º. Ao contrário que muita gente pensa, a v.t. é uma peça muito importante e não deve jamais ser removida como muitos mecânicos de fundo de quintal fazem.
Troque a sua e veja o que acontece.
Abraço;
Chico
Francisco Bicalho
19/10/2009, 11:07
Falae Chico.....
blza?
Qual eh a temperatura "normal" que seu motor 364LA fica?? e em dias muito quente e/ou na subida de serra?? ou seja usando o motor no extremo...
Abs...
Oi Felippe
Acho que nunca usei o motor "no extremo" nem sei se o meu carro que pesa 2 toneladas é capaz de levar o motor no extremo, já que ele é feito para carregar 9 toneladas.
A temperatura do Pirômetro fica em 300º certinho rodando em cruzeiro de 110 km/h a 1500 rpm (esse motor gira muito baixo, e o máximo é 2.600 rpm). Subindo a serra ele chega a 400/450º, mas nunca vi passar disso.
Será que a pergunta era sobre a temperatura da água? É que eu hoje em dia só fico de olho no pirômetro que é a indicação mais importante de temperatura, já que, se a turbina estourar o pirômetro acusa ha hora (tem até um sinal auditivo), enquanto que a temperatura da água levaria vários minutos para subir, e o motor já estaria no saco até o problema ser notado.
A temperatura da água do meu motor fica sempre entre 78º e 85º, nunca passa nem pra cima nem pra baixo. Uso sempre uma válvula termostática nova do 364 que troco de 20 em 20 mil km
Abraço;
Chico
Fe_jipeiro
19/10/2009, 13:09
Falae Chico,
No extremo q me refiro, eh exatamente o extremo q a band pode conseguir, subindo serra carregando jipe atras, na trilha ou no asfalto, enfim, é forçando o motor e conjunto na band...
Exato... vc respondeu minha pergunta... era a temp do pirometro... mas acho q no meu caso, tb nao mudara muito coisa, deve ficar na mesma faixa ... vou instalar e depois coloco aqui para registrar...
Por sinal, uma duvida, vc ja percebeu se sua turbina, gospe um pouco de oleo no tubo de admissao q vai pro intercooler? se o cano fica meio melecado de oleo???
Abs...
Francisco Bicalho
19/10/2009, 14:51
Oi Felippe
O meu cano fica sequinho, mas, o motor foi totalmente reformado e só rodou 20.000 km, portanto, está apenas recem amaciado; tudo ainda muito novinho. Uma coisa incrível é que não pinga uma gota de óleo, o que não era bem o caso do carro antes, com o motor original que chovia óleo por baixo.
Se você comprar o EGT, quando for instalar o Termopar coloque ele a 10 ou 15 cm logo na saída da descarga, no próprio cano. As instruções são confusas, porque primeiro eles falam em instalar o Termopar no coletor de exaustão perto do cilindro, e depois eles mencionam que se o carro for turbo colocar na descarga. Tente abrir uma rosca na descarga se puder para prender o suporte do Termopar, e depois manda ver naquela massa veda-escape. Não tem erro. E depois não se assuste porque o EGT faz um barulhinho elétrico (HHRRRrrrrrrrr) que é normal. Essa loja XpeedShop é excelente; fale com o Jefferson que é muito atencioso e super profissional: http://www.xpeedshop.com.br/welcome.php
Anexada uma foto do EGT e do manômetro do turbo que instalei à esquerda do painel, mostrando os modelos que escolhi porque são os mais parecidos com os instrumentos originais do Bandeirante, como o reloginho de hora, e o contagiros, que tem a face preta e a moldura também preta.
Abraço;
Chico
Abraço;
Chico
Fe_jipeiro
19/10/2009, 15:52
Valeu Chico !!
Obrigado pelas dicas .. Eh onde pensei mesmo em instalar ... Meu escape eh de 3", sera facil facil encontrar um lugar e soldar uma porca.... show de bola !!
No meu caso, pegarei o modelo prata, para combinar com o restante dos relogios q tenho, q eh da linha racing da cronomac....
Abs....
Daniel Gomes
19/10/2009, 22:36
é galera, como eu falei na minha ultima postagem, sinceramente não sei oque fazer, a não ser continuar com alguns teste, o proximo vai ser isolar o intercooler e ligar a turbina diretamente no motor...
Francisco, qual a configuração da sua band. pois andar a +/- 110, à 1500 rpm, e pressão do turbo zero com certeza a sua configuração é bem diferente da minha...
Fabiano, a minha valvula termostática é nova e testei ela antes de colocar em uma panela com agua fervendo e um termòmetro acompanhando ela abrir...
a minha band. não está baixando oleo e nem agua, realmente só acontece o problema em alta rotação constante com o intercooler fazendo a sua função..
fabiano soriano
20/10/2009, 09:09
é galera, como eu falei na minha ultima postagem, sinceramente não sei oque fazer, a não ser continuar com alguns teste, o proximo vai ser isolar o intercooler e ligar a turbina diretamente no motor...
Francisco, qual a configuração da sua band. pois andar a +/- 110, à 1500 rpm, e pressão do turbo zero com certeza a sua configuração é bem diferente da minha...
Fabiano, a minha valvula termostática é nova e testei ela antes de colocar em uma panela com agua fervendo e um termòmetro acompanhando ela abrir...
a minha band. não está baixando oleo e nem agua, realmente só acontece o problema em alta rotação constante com o intercooler fazendo a sua função..
Daniel, quando começou o problema de aquecimento?
Assim que vc instalou o ar condicionado? ou derrepente sem nenhuma alteração anterior na mecânica do jipe
Abraços
Francisco Bicalho
20/10/2009, 10:41
Daniel
Em velocidade de cruzeiro a minha turbina sempre fica zerada. A pressão sobe apenas em acelerações e subindo ladeiras. Rodando no plano acho que ela nem é acionada. Também nunca vi a pressão do turbo passar de .5 bar
A configuração do meu carro é meio fora dos padrões (à pesar do visual externo ser totalmente nos padrões). O carro tem um motor Mercedes OM 364-LA do MB-914 que tem 140 hp, com uma turbina Schwitzer grande, LDA, caixa de 5 marchas e a relação é 12x35 que deixa as marchas bem mais longas que a relação original. Por isso o carro roda a 110/1500 rpm. Esse motor também gira muito mais baixo que os outros 364 (inclusive o 364-LA do MB-710 que tem 115 hp) a faixa vermelha começa a 2.000 rpm, e tem muito mais torque e potência. Eu também uso o Díesel Podium e mais 200 ml de Bardahl Power Diesel no tanque, uma combinação que aumenta bastante a quantidade de cetano no combustível, portanto o motor empurra muito. Mas o melhor de tudo é que o consumo é de 11.5 a 12 km/l na estrada.
Abraço;
Chico
valeriano
20/10/2009, 11:19
Daniel
Em velocidade de cruzeiro a minha turbina sempre fica zerada. A pressão sobe apenas em acelerações e subindo ladeiras. Rodando no plano acho que ela nem é acionada. Também nunca vi a pressão do turbo passar de .5 bar
A configuração do meu carro é meio fora dos padrões (à pesar do visual externo ser totalmente nos padrões). O carro tem um motor Mercedes OM 364-LA do MB-914 que tem 140 hp, com uma turbina Schwitzer grande, LDA, caixa de 5 marchas e a relação é 12x35 que deixa as marchas bem mais longas que a relação original. Por isso o carro roda a 110/1500 rpm. Esse motor também gira muito mais baixo que os outros 364 (inclusive o 364-LA do MB-710 que tem 115 hp) a faixa vermelha começa a 2.000 rpm, e tem muito mais torque e potência. Eu também uso o Díesel Podium e mais 200 ml de Bardahl Power Diesel no tanque, uma combinação que aumenta bastante a quantidade de cetano no combustível, portanto o motor empurra muito. Mas o melhor de tudo é que o consumo é de 11.5 a 12 km/l na estrada.
Abraço;
Chico
Eu estive na MB semana passada perguntando para os técnicos de lá qual a diferença entre o OM364-LA do 914 e do 710 e o cara me disse que os motores são exatamente iguais. A única diferença entre eles é a bomba e a pressão do turbo. De resto é tudo igual.
Mas entre o OM364 e o OM364-LA já tem diferença interna no motor. Inclusive disse que não é recomendado turbinar o OM364, pois diminui bastante a vida útil dele, pois o motor não está preparado para tanta pressão.
Claro que a vida útil dele, mesmo com turbo e intercooler, ainda vai ser bem grande, ainda mais considerando que vai estar puxando uma Bandeirante de 2T e não um 709 de 10T.
Francisco Bicalho
20/10/2009, 11:43
Fala Allan
Ouvi uma explicação diferente vindo de outro revendedor MB em Itaipava (S. Vicente na 040) o chefe dos mecânicos, Sr. Manoel explicou que o 912 (364-A) e o 914 são os mesmos motores, só que o 914 vem com intercoooler, e que entre os motores do 710 e do 914 existem algumas diferenças além da turbina e da bomba. Ele comentou que não entende porque os dois motores tem a mesma sigla, porque são suficientemente diferentes para ter outro nome. Mas, pode ser que ele esteja errado. O que eu não entendo é que o 364-A da 912 que não tem intercooler tem 7 hp a mais que o motor da 710
Já o 364 maçarico do 709 por dentro é totalmente diferente do A ou do LA com pistões diferentes, comando diferente, cabeçote, coletor de admissão, e muita coisa diferente por dentro; acho que só o bloco é igual. sem falar na turbina, lógico.
Esse meu motor impressiona na aceleração, não do 0 a 80 mas de 80 a 120 que ele faz muito rápido. Eu gosto de sacanear playboy de Misubishi que vê aquele Bandeirante caretinha subindo a serra e quando vai ultrapassar eu vou acelerando aos pouquinhos e você percebe que o cara está com o pé na lata sem entender nada, e o Toyota vai se distanciando aos poucos... fazer o que? é divertido. Depois tiro o pé e deixo o boy passar.
Abraço;
Chico
E aquele passeio?
fala allan
ouvi uma explicação diferente vindo de outro revendedor mb em itaipava (s. Vicente na 040) o chefe dos mecânicos, sr. Manoel explicou que o 912 (364-a) e o 914 são os mesmos motores, só que o 914 vem com intercoooler, e que entre os motores do 710 e do 914 existem algumas diferenças além da turbina e da bomba. Ele comentou que não entende porque os dois motores tem a mesma sigla, porque são suficientemente diferentes para ter outro nome. Mas, pode ser que ele esteja errado. O que eu não entendo é que o 364-a da 912 que não tem intercooler tem 7 hp a mais que o motor da 710
já o 364 maçarico do 709 por dentro é totalmente diferente do a ou do la com pistões diferentes, comando diferente, cabeçote, coletor de admissão, e muita coisa diferente por dentro; acho que só o bloco é igual. Sem falar na turbina, lógico.
Esse meu motor impressiona na aceleração, não do 0 a 80 mas de 80 a 120 que ele faz muito rápido. Eu gosto de sacanear playboy de misubishi que vê aquele bandeirante caretinha subindo a serra e quando vai ultrapassar eu vou acelerando aos pouquinhos e você percebe que o cara está com o pé na lata sem entender nada, e o toyota vai se distanciando aos poucos... Fazer o que? é divertido. Depois tiro o pé e deixo o boy passar.
Abraço;
chico
e aquele passeio?
legalllll!!!!!!!!!!!!
valeriano
20/10/2009, 14:10
Fala Allan
Ouvi uma explicação diferente vindo de outro revendedor MB em Itaipava (S. Vicente na 040) o chefe dos mecânicos, Sr. Manoel explicou que o 912 (364-A) e o 914 são os mesmos motores, só que o 914 vem com intercoooler, e que entre os motores do 710 e do 914 existem algumas diferenças além da turbina e da bomba. Ele comentou que não entende porque os dois motores tem a mesma sigla, porque são suficientemente diferentes para ter outro nome. Mas, pode ser que ele esteja errado. O que eu não entendo é que o 364-A da 912 que não tem intercooler tem 7 hp a mais que o motor da 710
Já o 364 maçarico do 709 por dentro é totalmente diferente do A ou do LA com pistões diferentes, comando diferente, cabeçote, coletor de admissão, e muita coisa diferente por dentro; acho que só o bloco é igual. sem falar na turbina, lógico.
Pois é, perguntei sobre isso ao tecnico responsável pela garagem da MB do RJ. Agora saber quem é o errado, só perguntando em alguma outra MB e fazendo a média. hehehe
Em relação ao 364 do 709 eles pelo visto tiveram a mesma opinião, mas em relação ao 364-LA, já foi diferente.
Esse meu motor impressiona na aceleração, não do 0 a 80 mas de 80 a 120 que ele faz muito rápido. Eu gosto de sacanear playboy de Misubishi que vê aquele Bandeirante caretinha subindo a serra e quando vai ultrapassar eu vou acelerando aos pouquinhos e você percebe que o cara está com o pé na lata sem entender nada, e o Toyota vai se distanciando aos poucos... fazer o que? é divertido. Depois tiro o pé e deixo o boy passar.
hehehe
Um dia coloco um 364-LA na minha Band tb. Deve ser ótimo para viajar.
E aquele passeio?
No momento tá dificil. To vendendo a curta e equipando a longa ao mesmo tempo que trabalho e faço mestrado. Até dia 14 de dezembro minha vida vai ser de arrancar os cabelos. Depois disso podemos marcar. :concordo:
Daniel Gomes
20/10/2009, 23:10
Galera, voltando um pouco ao assunto do aquecimento, hoje passei aqui perto de casa em uma oficina de caminhões e acabei conversando com um mecÂnico muito gente boa e simpático, ele me falou que o mais correto é realmente eu trocar a hélice por uma com 8 ou 10 pas, que deve resolver o meu problema e para ajudar ele tinha uma usada na oficina e me emprestou para teste...sem compromisso...
o mecÂnico conhecido pelo nome de Alemão, também me informou que realmente a entrada de ar da Toyota Band. é muito limitado, para quem coloca , turbo+intercooler+ar-condicionado....falta espaço o ideal seria tirar o intercooler da frente do radiador, descendo ele um pouco ou subindo, porém na band, não tem como, de resto tudo que ele viu e perguntou na minha Band. ele me falou que está dentro do normal...
Francisco Bicalho
21/10/2009, 09:06
Daniel
Não sei se você viu a postagem, mas eu já havia mencionado a questão da helice de 10 pás, e mandei as dicas todas. É a helice do 366. Eu tenho essa helice no meu carro e estou muito satisfeito com o resultado.
Chico
Julio Militão
08/11/2009, 23:42
Galera, voltando um pouco ao assunto do aquecimento, hoje passei aqui perto de casa em uma oficina de caminhões e acabei conversando com um mecÂnico muito gente boa e simpático, ele me falou que o mais correto é realmente eu trocar a hélice por uma com 8 ou 10 pas, que deve resolver o meu problema e para ajudar ele tinha uma usada na oficina e me emprestou para teste...sem compromisso...
o mecÂnico conhecido pelo nome de Alemão, também me informou que realmente a entrada de ar da Toyota Band. é muito limitado, para quem coloca , turbo+intercooler+ar-condicionado....falta espaço o ideal seria tirar o intercooler da frente do radiador, descendo ele um pouco ou subindo, porém na band, não tem como, de resto tudo que ele viu e perguntou na minha Band. ele me falou que está dentro do normal...
E ai Daniel,
Testou a hélice, deu certo? Conta pra gente!
Um abraço
Daniel Gomes
15/11/2009, 16:46
boa tarde, galera..
acabei de chegard e viagem e conclui os meus teste..realmente resolvi o meu problema de aquecimento, colocando a helice indicado pelo nosso amigo Francisco..
concluindo, para motores com a config-uração
Turbo + intercooler do caminhão Volks 8-150 + condensador do ar
para não ter super aquecimento em viagens e subidas longas , é necessários,
colcolar a hélice de plástido de 10 pás e colcoar um radiador de 4 gavetas o original tem 3 ...
agora forçando com o ar-condicionado ligado, chega no máximo à 90ºC, que ao meu ver está totalmente dentro do normal.....
antes chegava fácil aos 100ºc
ABRAÇO E OBRIGADO A TODOS
Guiga Tostes
15/11/2009, 18:28
Boa Dani!
Quanto saiu a hélice + instalação? Precisou de alguma adaptação?
Abrs
Julio Militão
15/11/2009, 23:25
boa tarde, galera..
acabei de chegard e viagem e conclui os meus teste..realmente resolvi o meu problema de aquecimento, colocando a helice indicado pelo nosso amigo Francisco..
colcolar a hélice de plástido de 10 pás e colcoar um radiador de 4 gavetas o original tem 3 ...
agora forçando com o ar-condicionado ligado, chega no máximo à 90ºC, que ao meu ver está totalmente dentro do normal.....
Parabens,
Mais um que conseguiu resolver seu problema com as dicas do forum, por isso é que, sempre que posso, estou fuçando nos tópicos,
Obrigado a todos
Daniel Gomes
16/11/2009, 21:25
Guiga na verdade eu ainda não paguei a helice, mas não sai mais doque
40 reais uma, tem que cortar todas as pás, pois original elas são bem maiores..
porém como são de plastico, é muito fácil, é só ter uma serrinha nova e uma lima para dar acabamento ...
Guiga Tostes
17/11/2009, 00:06
Guiga na verdade eu ainda não paguei a helice, mas não sai mais doque
40 reais uma, tem que cortar todas as pás, pois original elas são bem maiores..
porém como são de plastico, é muito fácil, é só ter uma serrinha nova e uma lima para dar acabamento ...
Opa, bom saber!...mas não tem que balancear?:pensativo:
Francisco Bicalho
17/11/2009, 13:51
Opa, bom saber!...mas não tem que balancear?:pensativo:
Guiga.
Se as pás forem todas cortadas certinho no mesmo comprimento, não tem que se preocupar com balanceamento porque o hélice tem 10 pás e todas são muito leves, portanto o peso fica bem distribuído. Já ouvi falar de caminhoneiro que roda milhares e milhares de kms com uma das pás quebradas e não tem problema.
Abraço;
Chico
André CO
17/11/2009, 20:03
Fala Allan
Abraço;
Chico
E aquele passeio?
Algum deles falou alguma coisa de turbinar o OM 314? Se diminui a vida util etc...
abs
Francisco Bicalho
17/11/2009, 20:25
Algum deles falou alguma coisa de turbinar o OM 314? Se diminui a vida util etc...
abs
Não, André. Essa turma de concessionária não quer nem saber de adaptação desse gênero. Eles só mexem em motor original; à não ser, claro, que já chegue lá alterado.
Guiga Tostes
17/11/2009, 22:45
Guiga.
Se as pás forem todas cortadas certinho no mesmo comprimento, não tem que se preocupar com balanceamento porque o hélice tem 10 pás e todas são muito leves, portanto o peso fica bem distribuído. Já ouvi falar de caminhoneiro que roda milhares e milhares de kms com uma das pás quebradas e não tem problema.
Abraço;
Chico
Valeu Chico!
Abrs
lcdalzoc
24/11/2009, 16:15
Bom pessoal, vou deixar meu pitaco aqui apenas p/ acrescentar algo a quem se preocupa demais com os motores MB:concordo:.
Eu uso diariamente aqui na empresa um MB 912 (motor OM 364 A 122cv) ano 89, com 940.000 km (aos 480.000km foi feita uma meia-sola pra vender o bendito, mas não vendemos), 90% do tempo carregado com 6T, mais a tara de 3,5T, resultando num PBT quase constante de 9,5T, subindo e descendo serras acentuadas, temperatura de 100ºC constante subindo a serra, e nunca abriu o bico.
Troca de óleo, filtro de óleo e combustivel a cada 12.000Km, filtro de ar a cada 20.000Km, dá problema em tudo pelo excesso de peso: molas, jumelos, amortecedores, barra estabilizadora, pneus... elétrica, etc etc...
menos no MOTOR!
Se esse motor recebe todo tipo de castigo num caminhão de 9,5T de PBT, podem ficar tranquilos que numa Band não sente nem cócegas...:dance::dance:
Francisco Bicalho
25/11/2009, 07:45
Bom pessoal, vou deixar meu pitaco aqui apenas p/ acrescentar algo a quem se preocupa demais com os motores MB:concordo:.
Eu uso diariamente aqui na empresa um MB 912 (motor OM 364 A 122cv) ano 89, com 940.000 km (aos 480.000km foi feita uma meia-sola pra vender o bendito, mas não vendemos), 90% do tempo carregado com 6T, mais a tara de 3,5T, resultando num PBT quase constante de 9,5T, subindo e descendo serras acentuadas, temperatura de 100ºC constante subindo a serra, e nunca abriu o bico.
Troca de óleo, filtro de óleo e combustivel a cada 12.000Km, filtro de ar a cada 20.000Km, dá problema em tudo pelo excesso de peso: molas, jumelos, amortecedores, barra estabilizadora, pneus... elétrica, etc etc...
menos no MOTOR!
Se esse motor recebe todo tipo de castigo num caminhão de 9,5T de PBT, podem ficar tranquilos que numa Band não sente nem cócegas...:dance::dance:
Icdalzoc
O chefe dos mecânicos de uma excelente concessionária Mercedes-Benz em Petrópolis (S. Vicente) me falou certa vez que o OM 364-A é um dos melhores motores para caminhões que a Mercedes já construiu. Além de caminhões, ele empurra alguns modelos de ônibus para mais de 25 pessoas, e até alguns Bndeirantes...
Abaixo uma série de fotos que mostram um OM 364-A que estava instalado num Bandeirante conversível, e que eu comprei, reformei, e depois transformei num OM 364-LA com a instalação de um intercooler original Garrett, e a troca do coletor de admissão.
O motor, mesmo antes do intercooler andava muito, e considero uma opção excelente para o Bandeirante
Abraços;
Chico
lcdalzoc
25/11/2009, 10:21
Realmente, um OM 364A ou LA deve ficar um canhão numa Band...
Porém, hoje pela manhã numa oficina de caminhões aqui perto em Bento Gonçalves-RS vi um transplante inusitado sendo executado: uma Band aço longa recebendo um OM 612LA (do caminhão accelo 715C).
Não consegui muitos detalhes pelo pouco tempo que fiquei por lá...Vi radiador novo em aluminio, intercooler sob medida, flange p/ adaptar o câmbio do accelo na CT da Band...
Alguém aqui do fórum tem ou já presenciou adaptação parecida?
Penso que o dono dessa Band deve ser um sortudo ($$$)...
Francisco Bicalho
25/11/2009, 11:32
Ainda não tinha ouvido falar em Bandeirante com motor da MB 715. Imagino que esse motor venha com bomba eletrônica. Não sei se isso vale ou não, mas ouvi um bombista falar certa vez que bomba eletrônica dessas giratórias não são indicadas para o uso off-road porque elas são feitas para andar em giro constante em estradas, e não funcionam muito bem em situação de trilha com variação constante de rotação do motor e com mudanças de aceleração súbitas. Alguém pode confirmar isso?
Chico
Francisco Bicalho
25/11/2009, 12:25
-"Troca de óleo, filtro de óleo e combustivel a cada 12.000 Km,"
Foi bom você mencionar isso, icdalzoc, porque existe uma certa neurose por parte de nós, donos de Bandeirante que insiste em trocar o óleo do motor e o filtro de 5 mil em 5 mil km porque o manual do Bandeirante 'recomenda' assim. Conversei com a galera da Mercedes-Benz na S. Vicente e eles dizem que é desnecessário trocar o óleo de qualquer motor de caminhão à deles em menos de 10 mil km. Eles alegaram que qualquer caminhoneiro que decidisse trocar o óleo com tanta frequência iria a falência (imagine, numa viagem Porto Alegre / Teresina teria que trocar o óleo duas vezes) e que o motor não sofre nada se o nível do óleo estiver sempre normal, com a troca de 10 em 10 ou mesmo de 15 em 15. Tambem falaram que no Bandeirante a troca do óleo pode ser feita de 15 em 15 contanto que o óleo esteja sempre no nível. Citaram exemplos de caminhoneiros que trocam o óleo de 45 em 45 mil km e o motor roda normalmente. Claro que é importante que o óleo seja de qualidade.
Como sou preocupado, troco o óleo e filtro de 10 em 10 mil, e uso sempre o Mobil Delvac 1400 15w-40 com filtros Mann.
Chico
lcdalzoc
25/11/2009, 14:25
O motor OM 612 LA é common-rail.
Parece que a tal Band não é usada em trilhas, e sim em expedições/passeios, e o conjunto motor/câmbio custou 14.000,00 retirado de um accelo que capotou aos 125.000km.
Vou procurar mais informações sobre a adaptação assim q eu cruzar por lá.
Amadeus_band
25/11/2009, 16:08
Icdalzoc, se possivel, tire umas fotos pra nós!
Abraço
Daniel Gomes
26/11/2009, 20:48
Pessoal troco o oleo da minha band. de 5 em 5 mil também, porém ouvi falar que para o caminhão com motores mercedes o reservatório de oleo é maior , não sei se tem haver com a duração mais longa para trocas..
Francisco Bicalho
27/11/2009, 05:03
Oi Daniel
É verdade que a caixa do carter dos motores Mercedes instalados nos Bandeirantes é menor por causa do cardan dianteiro, mas, em compensação o Bandeirante não leva nada de peso comparado com os caminhões. Na dúvida, consulte uma concessionária de caminhões M-B.
Chico
joão k. chikui
27/11/2009, 19:10
Tenho caminhões que trocam oleo a cada 30.000 em uso rodoviário e 25.000 em uso misto . Porém , isso já vem do projeto do motor.
Na minha Band troco a cada 5000 em uso misto e 7500 se for viagens longas em asfalto.
-"Troca de óleo, filtro de óleo e combustivel a cada 12.000 Km,"
Foi bom você mencionar isso, icdalzoc, porque existe uma certa neurose por parte de nós, donos de Bandeirante que insiste em trocar o óleo do motor e o filtro de 5 mil em 5 mil km porque o manual do Bandeirante 'recomenda' assim. Conversei com a galera da Mercedes-Benz na S. Vicente e eles dizem que é desnecessário trocar o óleo de qualquer motor de caminhão à deles em menos de 10 mil km. Eles alegaram que qualquer caminhoneiro que decidisse trocar o óleo com tanta frequência iria a falência (imagine, numa viagem Porto Alegre / Teresina teria que trocar o óleo duas vezes) e que o motor não sofre nada se o nível do óleo estiver sempre normal, com a troca de 10 em 10 ou mesmo de 15 em 15. Tambem falaram que no Bandeirante a troca do óleo pode ser feita de 15 em 15 contanto que o óleo esteja sempre no nível. Citaram exemplos de caminhoneiros que trocam o óleo de 45 em 45 mil km e o motor roda normalmente. Claro que é importante que o óleo seja de qualidade.
Como sou preocupado, troco o óleo e filtro de 10 em 10 mil, e uso sempre o Mobil Delvac 1400 15w-40 com filtros Mann.
Chico
JFPagani
01/12/2009, 17:21
Daniel
A hélice do radiador do Bandeirante é uma peça arcaica de ferro, com seis pás que são pouco cavadas e com uma eficiência muito limitada. Quando o carro está em velocidade baixa, ou parado ela puxa muito pouco ar, e, pode ser que a 110 km/h essa hélice atrapalhe no fluxo de ar entre os três radiadores.
No meu carro tenho também (nessa ordem de tora pra dentro) o radiador do AC, um intercooler Garrett, e o radiador do Toyota. Uma coisa que fiz no meu carro foi trocar a hélice de ferro original por uma hélice em plástico com 10 pás (muito mais cavadas) do OM-366 que custa apenas uns R$35. Essa hélice tem que receber um tarugo (de alumíno) no meu caso para chegar ela uns 3 com mais para a frente, e as pás tem que ser preparadas, e cortadas para não baterem no defletor do radiador. Um bom mecânico de radiador adapta pra você em dois tempos, e a furacão da hélice do 366 é a mesma. À propósito, tem gente que retira o defletor (aquela chapa de aço curva em cima da hélice) mas isso é um erro porque atrapalha no fluxo direto de ar. Essa helice é tudo de bom. O plástico é flexivel e não quebra com tanta facilidade se você pegar água funda, é muito (muito) mais leve, e puxa mais de o triplo de ar da helice original. E o seu carro vai ficar com aquele uivo característico de alguns caminhões.
Abraço
Chico
Senhores, resgatando o assunto deste tópico, gostaria de agradecer as dicas do Francisco Bicalho, a minha Band tem a mesma configuração citada (intercooler, ar condicionado e radiador do motor) e vinha enfrentando o mesmo problema de aquecimento, segui o que disse o Francisco, instalamos uma hélice de plastico de 10 pás (por indicação de um mecânico de caminhões que consultamos, colocamos a hélice do OM352A) ficou ótimo e resolveu o problema, além do barulho da hélice que é uma delicia, parece um motor 6 cilindros.
Obrigado.
Francisco Bicalho
02/12/2009, 10:13
Fico feliz, JFPagani, que tenha podido ajudar, afinal esses fórums se prestam muito bem para essas finalidades mesmo. A famosa 'dica'.
A hélice de 10 pás é barata o suficiente para se ter uma reserva já preparada, caso alguma pane aconteça, porém, se a gente considerar que tantos caminhões rodam 24/7 por esse mundão à fora com hélices de plástico e elas duram anos e anos, acho que a hélice reserva não é tão importante assim. Além do mais, mesmo com uma pá quebrada dá pra rodar até trocar a peça inteira.
E o uivo do motor fica muito bom mesmo.
Abraços;
Chico
Daniel Gomes
02/12/2009, 20:47
concordo com você Franscisco e estamos falando de helice para motor Mercedes em qualquer cidade com uma boa auto-peças tem a hélice em caso de quebra...se estiver viajando...
resumindo esta helice é Sucesso..garantido
cristiano
06/01/2010, 17:54
boa tarde, galera..
Daniel,
Agora que encontrei esse tópico e tenho a mesma configuração que você.
Eu cheguei a instalar essa semana uma ventoinha entre o radiador de ar e o do intercooler juntamente com uma cebolinha abrindo aos 76graus. Melhorou bastante, mas assim mesmo chega muito fácil aos 89graus forçando numa longa subida (Brasília rules!).
Amanha mesmo vou atrás dessa hélice com 10 pás e vou instalar, imagino que agora vai virar uma geladeira. Mas minha maior preocupação é no dia que quiser andar no deserto do Jalapão a temperaturas altas, vindo calor de cima e debaixo.
Eu tenho a hélice de 7 pás de plástico, melhor que a de 6 pás original de ferro, mas parece que não deu o resultado que eu queria.
Depois coloco fotos! Também tenho um radiador de óleo e outro de DH, mas esses não atrapalham o arrefecimento do radiador de água.
Guiga Tostes
06/01/2010, 22:26
Daniel,
...Depois coloco fotos! Também tenho um radiador de óleo e outro de DH, mas esses não atrapalham o arrefecimento do radiador de água...
Fala Cristiano, tudo bem?!
Fiquei curioso quanto ao seu radiador de oléo, há algum tempo venho cogitando instalar um na Band mas as referencias são poucas.
Tem como passar mais infos sobre qual vc está utilizando...e fotos:mrgreen:!!!
Desde já obrigado!!!
Abrs
Francisco Bicalho
07/01/2010, 13:14
Fala Cristiano, tudo bem?!
Fiquei curioso quanto ao seu radiador de oléo, há algum tempo venho cogitando instalar um na Band mas as referencias são poucas.
Tem como passar mais infos sobre qual vc está utilizando...e fotos:mrgreen:!!!
Desde já obrigado!!!
Abrs
Guiga
Pergunta: O óleo do motor do seu carro está esquentando?
O OM 364 já vem com o radiador de óleo instalado, instalar mais um é chover no molhado, veja o tópico da outra página. motor a diesel não esquenta o óleo porque gira muito baixo a 2.500/3.000 rpm.
Radiador a óleo externo é pra moto e carro 1000 que giram a 6000 rpm.
invista seu dinheiro em acessórios realmente importantes porque um radiador de óleo externo não tem nenhuma utilidade.
Abraço;
Chico
Guiga Tostes
07/01/2010, 14:36
Guiga
Pergunta: O óleo do motor do seu carro está esquentando?
O OM 364 já vem com o radiador de óleo instalado, instalar mais um é chover no molhado, veja o tópico da outra página. motor a diesel não esquenta o óleo porque gira muito baixo a 2.500/3.000 rpm.
Radiador a óleo externo é pra moto e carro 1000 que giram a 6000 rpm.
invista seu dinheiro em acessórios realmente importantes porque um radiador de óleo externo não tem nenhuma utilidade.
Abraço;
Chico
Grande Chico!
Eu vi sim o outro topico...
Na verdade estou questionando ao Cristiano por curiosidade, uma vez que o meu motor eh o OM314...e o dele(Band 83) salvo alguma adaptacao tb sera. Estes motores ao contrario do 364 nao vem com radiador de oleo original.
O meu motor nao esta esquentando o oleo porem, em grandes deslocamentos no asfalto com subidas e sol forte percebo que a pressao do oleo diminui(dentro dos niveis aceitaveis) e percebo tb uma pequena queda de desempenho(pode ser apenas uma impressao):pensativo:...e por isso me interessei pela instalacao...
Vamos ver o que o Cristiano mostra pra gente!:pipoca:
Abrs
Francisco Bicalho
07/01/2010, 14:43
Guiga a queda de pressão do óleo, ou seja o ponteiro baixar é normal, na verdade tem mais a ver com o cebolão, mas, de qualquer forma vale a pena conversar diretamente com um mecânico da Mercedes porque eles esclarecem tudo sobre o motor. Aprendi sobre o ponteiro da pressão do óleo com o chefe dos mecânicos da M-B aqui de Itaipava e ele me deixou despreocupado. O meu fica no alto com o motor frio e quando esquenta fica no limite da faixa vermelha em marcha lenta. A Pergunta foi, quando você acelera o ponteiro sobe? se subir mesmo que seja um pouco é o marcador, e não a pressão. Eles colocaram um instrumento no meu motor, onde fica o cebolão e a pressão estava normal mesmo com o motor quente.
Com relação ao radiador de óleo, se um caminhão 709 sobe ladeira no verão com 7 toneladas de carga e não precisa de radiador externo, não vão ser os nossos peso pluma, Bandeirante que vão precisar, não é mesmo?
Abraço grande;
Chico
Guiga Tostes
07/01/2010, 17:29
Guiga a queda de pressão do óleo, ou seja o ponteiro baixar é normal, na verdade tem mais a ver com o cebolão, mas, de qualquer forma vale a pena conversar diretamente com um mecânico da Mercedes porque eles esclarecem tudo sobre o motor. Aprendi sobre o ponteiro da pressão do óleo com o chefe dos mecânicos da M-B aqui de Itaipava e ele me deixou despreocupado. O meu fica no alto com o motor frio e quando esquenta fica no limite da faixa vermelha em marcha lenta. A Pergunta foi, quando você acelera o ponteiro sobe? se subir mesmo que seja um pouco é o marcador, e não a pressão. Eles colocaram um instrumento no meu motor, onde fica o cebolão e a pressão estava normal mesmo com o motor quente.
Com relação ao radiador de óleo, se um caminhão 709 sobe ladeira no verão com 7 toneladas de carga e não precisa de radiador externo, não vão ser os nossos peso pluma, Bandeirante que vão precisar, não é mesmo?
Abraço grande;
Chico
Chico, concordo com a relacao ao peso das BandXCaminhao e obrigado pelas infos dos mecas da MB.
O meu marcador de pressao do oleo tb fica marcando no alto com o motor frio e quando esquenta fica no limite da faixa vermelha em marcha lenta, o que eh normal.
O meu objetivo com o radiador de oleo eh resfriar o oleo que vem da turbina, uma vez que os OM314 apesar de ficarem excelentes e aguentarem muito bem o tranco qdo turbinados, nao foram fabricados para serem turbo alimentados...por isso pensei no radiador.
Abrs
Daniel Gomes
07/01/2010, 22:38
Cristiano
Coloca as fotos da sua com a ventoinha agora, para ver como ficou, abraço
cristiano
08/01/2010, 16:23
Grande Chico!
Eu vi sim o outro topico...
Na verdade estou questionando ao Cristiano por curiosidade, uma vez que o meu motor eh o OM314...e o dele(Band 83) salvo alguma adaptacao tb sera. Estes motores ao contrario do 364 nao vem com radiador de oleo original.
O meu motor nao esta esquentando o oleo porem, em grandes deslocamentos no asfalto com subidas e sol forte percebo que a pressao do oleo diminui(dentro dos niveis aceitaveis) e percebo tb uma pequena queda de desempenho(pode ser apenas uma impressao):pensativo:...e por isso me interessei pela instalacao...
Vamos ver o que o Cristiano mostra pra gente!:pipoca:
Abrs
Foi exatamente por esse motivo que instalei! Giro alto por tempo prolongado....
cristiano
08/01/2010, 16:28
Segue fotos do motor
Meu medo agora é sugar algum passarinho numa viagem com essa hélice. :)
Com essa configuração agora eu considero que o motor está trabalhando na temperatura ideal, na cidade ele crava nos 75graus e na estrada forçando por muito tempo ele vai até uns 81-82 graus, e logo depois abaixa.
Ventoinha (Ar condicionado) + Radiador (Ar condicionado) + Intercooler (VW 8-150) + Ventoinha (água) + radiador (água) + hélice de 10 pás.
Agora não cabe mais nenhuma arruela entre a grade e o motor.... Ainda bem que resolveu assim! :)
Julio Militão
08/01/2010, 21:55
Caro Cristiano,
Boa idéia a do seu radiador de óleo vou fazer um pro meu OM314 turbinado, que tem o mesmo problema do Guiga Tostes. A temperatura do óleo aumenta, diminuindo assim a viscosidade e, consequentemente, sua pressão. O radiador de óleo deve melhorar a pressão na marcha lenta. Importante lembrar que pressão de óleo muito alta pode acarretar outros problemas.
Abraços a todos.
Guiga Tostes
09/01/2010, 00:27
Caro Cristiano,
Importante lembrar que pressão de óleo muito alta pode acarretar outros problemas.
Abraços a todos.
Sim bem lembrado!
Cristiano, de qual veiculo é o radiador de óleo/mangueiras que está usando?...ah só mais uma, onde fez os serviços?
Parabéns pelas instalações!!!
Abrs
cristiano
09/01/2010, 17:17
O radiador de oleo do motor eh do Marea Turbo, e o servico foi feito por mim mesmo.
Na verdade eu estava procurando um radiador que coubesse no meu cofre, quando encontrei esse vi que cabia preso na tampa de valvulas, fiz um suporte em L aproveitando dois parafusos da tampa, e a mangueiras.
Eu preferi retirar as mangueiras originais do turbo e levar na loja, assim ele aproveitou aquela conexao em L que vai no motor e refiz toda trançada levando ate o radiador, do radiador para a turbina.
Eu acredito que enquanto eu nao fizer a abertura de ar no capo (scoop) para receber o ar diretamente no radiador, nao tera muita diferenca de temperatura. Se o proprio radiador de agua estava com problemas de esfriar e ele fica mais na frente, imagina o radiador que esta na tampa de valvulas.
Guiga Tostes
09/01/2010, 17:55
O radiador de oleo do motor eh do Marea Turbo, e o servico foi feito por mim mesmo.
Na verdade eu estava procurando um radiador que coubesse no meu cofre, quando encontrei esse vi que cabia preso na tampa de valvulas, fiz um suporte em L aproveitando dois parafusos da tampa, e a mangueiras.
Eu preferi retirar as mangueiras originais do turbo e levar na loja, assim ele aproveitou aquela conexao em L que vai no motor e refiz toda trançada levando ate o radiador, do radiador para a turbina.
Eu acredito que enquanto eu nao fizer a abertura de ar no capo (scoop) para receber o ar diretamente no radiador, nao tera muita diferenca de temperatura. Se o proprio radiador de agua estava com problemas de esfriar e ele fica mais na frente, imagina o radiador que esta na tampa de valvulas.
Valeu!!! mto obrigado!!!:concordo:
Abrs
Julio Militão
10/01/2010, 22:56
Cristiano,
Obrigado pelos detalhes. Se entendi bem, o óleo passa primeiro pelo radiador e, depois, pela turbina?
Abraços a todos.
Daniel Gomes
15/01/2010, 22:23
fala Cristiano beelza, peloq ue eu pude entender você tem
Ventoinha (Ar condicionado) + Radiador (Ar condicionado) + Intercooler (VW 8-150) + Ventoinha (água) + radiador (água) + hélice de 10 pás.
ou seja vc tem duas ventoinhas antes do radiador de agua, não sei como0 vc consegui tanto espaço para instalar , mas meus parabêns ...
ainda pretendo passar o meu intercooler, para frente do radiador do ar condicionado
abraço
Pessoal, falando de pressão de óleo o que posso colaborar é o seguinte:
tenho marcador de óleo mecanico cronomac na toy(364 s/ turbo) e usava sempre o Top Turbo da BR nela trocando a cada 5.000 km. Depois de poucos km, ao deixa na marcha lenta ele ja ficava proximo da marcação de 4 a 5 kg/cm2(acho). depois que acabou esse galão comprei outro, mas da texaco, também turbo e notei que andando a mesma distancia de antes(casa/trabalho) da mesma maneira esse óleo se mantinha mais denso(+pressão) que o outro. portanto nao basta colocar somente radiador de óleo etc, etc... acho que usar óleos diferentes dá resultados diferentes.
mesmo no outro(BR) teoricamente mais fino nunca baixo de 3 no marcador. o limite para esse motor, se nao me engano é 1,5 ou 2.
cristiano
18/01/2010, 15:49
Cristiano,
Obrigado pelos detalhes. Se entendi bem, o óleo passa primeiro pelo radiador e, depois, pela turbina?
Abraços a todos.
Exatamente! Na verdade o radiador de óleo tem que ser na saída do óleo onde há alguma pressão, para conseguir passar pelo radiador. O retorno da turbina a pressão é bem menor, veja pela diferença das duas mangueiras.
Mesmo princípio no radiador da DH, tem que ser na saída da bomba e antes da caixa de direção.
cristiano
18/01/2010, 15:59
fala Cristiano beelza, peloq ue eu pude entender você tem
ou seja vc tem duas ventoinhas antes do radiador de agua, não sei como0 vc consegui tanto espaço para instalar , mas meus parabêns ...
ainda pretendo passar o meu intercooler, para frente do radiador do ar condicionado
abraço
Não acho que seja uma boa solução, já que antes de colocar essa segunda ventoinha e a hélice o ar condicionado chegava a esquentar devido a temperatura do motor. Então pode ser que o seu ar condicionado não consiga gelar devido a pouca refrigeração. Você vai passar o intercooler para a frente e deixar a ventoinha para o radiador do ar, certo?
E o meu intercooler do jeito que está resfria bastante, é bem visível depois de deslocamentos quando coloco a mão no tubo da entrada do intercooler e no da saída, a diferença de temperatura é grande.
Se coube tudo no meu motor, também irá caber no seu, é questão de organizar um pouco as coisas.
Julio Militão
18/01/2010, 23:59
Exatamente! Na verdade o radiador de óleo tem que ser na saída do óleo onde há alguma pressão, para conseguir passar pelo radiador. O retorno da turbina a pressão é bem menor, veja pela diferença das duas mangueiras.
Mesmo princípio no radiador da DH, tem que ser na saída da bomba e antes da caixa de direção.
Obrigado pelos detalhes.
Abraços
JFPagani
26/01/2010, 18:09
Senhores, resgatando o assunto deste tópico, gostaria de agradecer as dicas do Francisco Bicalho, a minha Band tem a mesma configuração citada (intercooler, ar condicionado e radiador do motor) e vinha enfrentando o mesmo problema de aquecimento, segui o que disse o Francisco, instalamos uma hélice de plastico de 10 pás (por indicação de um mecânico de caminhões que consultamos, colocamos a hélice do OM352A) ficou ótimo e resolveu o problema, além do barulho da hélice que é uma delicia, parece um motor 6 cilindros.
Obrigado.
Senhores,
Venho por meio desta me retratar quanto a instalação da hélice de plástico de 10 pás (no meu caso a hélice usada no motor OM352A), hoje, menos de dois meses de instalada a referida hélice, estava com a minha Band na estrada (asfalto de ótima qualidade) e quebraram-se duas pás, não pegou água, não bateu pedra nem nenhum animal, não tem sinal de ter batido em nenhum lugar interno para ter quebrado, simplesmente quebrou e se espatifou, felizmente não afetou o radiador, estou saindo agora para instalarmos uma nova hélice de alumínio do motor OM352A.
Assim que tiver o resultado posto as informações.
Abraços.
Pagani.
Daniel Gomes
26/01/2010, 23:02
Pagani, boa sorte na sua proxima helice...se puder poste fotos dela depois..quantas pas é ???vai ter que cortar ???para poder usar...
eu tinha uma rural anteriormente e tb acabei trocando duas vezes a helice de plastico pois quebrou sem motivo....a apartir da terceira não tive mais problemas, todas compradas na Jipebras...a ultima nem paguei até hoje...pela minha reclamação..
abraço
Francisco Bicalho
27/01/2010, 09:47
Senhores,
Venho por meio desta me retratar quanto a instalação da hélice de plástico de 10 pás (no meu caso a hélice usada no motor OM352A), hoje, menos de dois meses de instalada a referida hélice, estava com a minha Band na estrada (asfalto de ótima qualidade) e quebraram-se duas pás, não pegou água, não bateu pedra nem nenhum animal, não tem sinal de ter batido em nenhum lugar interno para ter quebrado, simplesmente quebrou e se espatifou, felizmente não afetou o radiador, estou saindo agora para instalarmos uma nova hélice de alumínio do motor OM352A.
Assim que tiver o resultado posto as informações.
Abraços.
Pagani.
Muito estranho Pagani. Imagino que as pás devem ter se perdido, mas alguma coisa de anormal aconteceu. As duas que quebraram estavam lado-a-lado ou distantes uma da outra? A hélice não pode quebrar assim do nada, só girando. Vou chutar, mas quem preperou essa hélice pode ter cortado as pás em comprimento desiguais, e ela ficou desbalanceada, e por isso pode ter quebrado. Se as duas pás que quebraram estavam juntas pode ter certeza que houve um vacilo na hora do corte. Pense em todos os caminhões e ônibus que rodam milhares de km com essas hélices de plástico sem problema nenhum. A hélice não quebra assim do nada, você pode ter certeza disso, ou havia um defeito na fabricação, ou qualquer outra coisa, mas eu aposto que uma hélice de plástico não se desintegra assim à toa. A minha está comigo a mais de 25 mil km e está intacta. Aposto que a pessoa que preparou essa hélice comeu mosca. Só pode ser isso.
JFPagani
28/01/2010, 15:52
Pagani, boa sorte na sua proxima helice...se puder poste fotos dela depois..quantas pas é ???vai ter que cortar ???para poder usar...
eu tinha uma rural anteriormente e tb acabei trocando duas vezes a helice de plastico pois quebrou sem motivo....a apartir da terceira não tive mais problemas, todas compradas na Jipebras...a ultima nem paguei até hoje...pela minha reclamação..
abraço
Obrigado Daniel, até sabado eu posto as fotos, a hélice que colocamos é de aluminio do motor OM352A de 8 pás, como o radiador está sem o defletor e o meio desta hélice de aluminio é menor que a de plástico, não foi necessário cortar e ela ainda é mais fina e acabou sobrando espaço e pudemos modificar a fixação do conjunto de radiadores e colocar uma ventoinha eletrica (Vectra) na frente do intercooler.
Acabo de chegar de uma viagem de 400 km (São João da Boa Vista SP até Passos MG, ida e volta) pelo que deu para perceber, a ventilação proporcionada por esta hélice é menor que a de plástico, mas se mostra suficinete para nos momentos em que o motor é mais exigido (aclive acentuado, ar condicionado ligado e velocidade acima de 95/h, turbo perto de 0,5) manter a temperatura abaixo dos 90 graus. Em velocidade de cruzeiro de 90/hora com o ar condicionado ligado, a temperatura se manteve por volta de 80 graus.
Quanto a ventoinha eletrica, liguei algumas vezes, mas não notei nenhuma alteração na temperatura.
Abraço. Pagani.
JFPagani
28/01/2010, 16:06
Muito estranho Pagani. Imagino que as pás devem ter se perdido, mas alguma coisa de anormal aconteceu. As duas que quebraram estavam lado-a-lado ou distantes uma da outra? A hélice não pode quebrar assim do nada, só girando. Vou chutar, mas quem preperou essa hélice pode ter cortado as pás em comprimento desiguais, e ela ficou desbalanceada, e por isso pode ter quebrado. Se as duas pás que quebraram estavam juntas pode ter certeza que houve um vacilo na hora do corte. Pense em todos os caminhões e ônibus que rodam milhares de km com essas hélices de plástico sem problema nenhum. A hélice não quebra assim do nada, você pode ter certeza disso, ou havia um defeito na fabricação, ou qualquer outra coisa, mas eu aposto que uma hélice de plástico não se desintegra assim à toa. A minha está comigo a mais de 25 mil km e está intacta. Aposto que a pessoa que preparou essa hélice comeu mosca. Só pode ser isso.
Salve Francisco, tambem achei muito estranho.
As pás estavam lado a lado, pode ter sido algum problema de fabricação, não deve ter sido vacilo na instalação, pois como o radiador está sem o defletor, não foi feito nenhum corte ou alteração na hélice, normalmente eu acompanho e atrapalho (falar que ajudo seria muita pretenção de minha parte) todas as manutenções e adaptações que são feitas na viatura. Quanto aos milhares de caminhões e ônibus, realmente a hélice em questão deve ser muito boa no uso para que foi desenvolvida, agora quando está hélice é adaptada em uma Bandeirante, motor OM314 com tubo e intercooler etc e tal, tudo pode acontecer.(vibra, chacalha, pula ....).
Colocamos a nova hélice de aluminio, acabo de chegar de uma viagem de 400km e conforme mensagem que acabo de postar neste mesmo tópico, aparentemente ficou bom, vou fazer mais algumas viagens e assim que possível passo um novo parecer.
Obragado pela atenção e pronta ajuda.
Abraço, Pagani.
bebetobandeira
29/01/2010, 18:32
Caro PAGANI, como disse o grande FRANCISCO BICALHO: ... ou foi defeito de fabricação ... etc, eu acrescento que a tal hélice poderia estar vencida, pois esse material plástico tb vence, hehehehe!
Abração!
BebetoBandeira.
JFPagani
01/02/2010, 22:59
Caro PAGANI, como disse o grande FRANCISCO BICALHO: ... ou foi defeito de fabricação ... etc, eu acrescento que a tal hélice poderia estar vencida, pois esse material plástico tb vence, hehehehe!
Abração!
BebetoBandeira.
Saudações Bebetobandeira;
Concordo com o Francisco Bicalho (algo estava errado com a citada hélice) e sua alegação do vencimento tem fundamento, neste final de semana estavamos avaliando melhor a tal hélice e verificamos que ela apresentava um certo ressecamento e quando resolvemos dar uma nova utilização a mesma (brincadeira para as eternas crianças, arremesso de hélice velha em uma área de gramado) acabou quebrando mais duas pás em lados opostos.
Abraço!
Pagani.
depois de ler esse topico e como estava prestes a instalar o ar condicionado, aproveitei e comprei essa helice de 10 pás. nao tenho turbo ainda, mas comprei por preciosismo mesmo.
ficou 10, assobiava que uma beleza nao notei diferença no motor aspirado com ela, mas bastou uma trilhazinha de nada onde peguei um pouco da água que espirrou no motor e a band nem andou muito tempo mergulhada, 2 pás se foram.
voltei para a de aço e nao troco por nada. agora, se eu turbinar(sem intercooler) e ela começar a esquentar além da conta ai tento essa de aluminio, mas de plastico, na trilha nao rola.
teve um amigo, depois fiquei sabendo, que perdeu um 364 por aquecimento por causa da quebra de uma pá de plastico que furou o radiador. Então o mito que pá de plastico nao danifica, está quebrado.
abraços
Daniel Gomes
04/09/2010, 10:18
Tavio
na minha opinião existe casos e casos, eu utilizo a helice de 10 pas a 2 anos e estou super satisfeito, agora se vc realmente chega a andar com agua no nível da helice com certeza terá problemas .....e não vai ser só na hélice pode ter certeza.....
abraço
maikpenner
04/03/2013, 16:40
Chico, onde você conseguiu esse "tarugo" de alumínio?
Pra colocar a minha hélice tive que colocar 3 arruelas atrás de cada parafuso pra afastar a hélice do parafuso da polia da bomba de direção hidraulica.
Abraço
Maik
Abraço
Chico
maikpenner
04/03/2013, 16:50
Chegou a hélice da Toyota Bandeirante com 10 pás.
Vamos aos detalhes:
A medida (diâmetro) é o mesmo da original, então não precisei cortar nada.
Teoricamente seria plug & play, mas nem tudo são flores.
Como a espessura da hélice é menor, é precisei fazer alguns ajustes.
Eu não encontrei esse "tarugo" de alumínio que o Chico mencionou.
Então tive que usar arruelas entre a hélice e o espaçador da polia, pois as pás estavam pegando no parafuso de fixação da bomba de direção hidráulica. As pás originais tem um corte (inclinação) diferente que desviam desse parafuso, mas as pás dessa hélice são retas na parte de trás, o que fez com que elas pegassem no parafuso.
Para tentar resolver o problema eu coloquei as 3 arruelas atrás da hélice como calço. As arruelas ficaram entre a hélice e o espaçador da polia, tentando jogar a hélice um pouco mais pra frente. Acho que ainda não é o suficiente, mas por enquanto ta assim. Consegui afastar só um pouco, ainda assim, a hélice ficou passando de 2 a 3mm do parafuso. Espero que não pegue.
O som muda um pouco, o motor parece que "canta" mais, mas, como o motor não é tão silencioso não é tão perceptível.
Realmente a hélice puxa muito mais vento.
Agora só da pra saber dos resultados testando na estrada e nas serras.
Abaixo seguem algumas fotos da instalação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398554&d=1362424188&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398554&d=1362424188)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398551&d=1362424179&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398551&d=1362424179)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398552&d=1362424182&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398552&d=1362424182)http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398553&d=1362424185&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=398553&d=1362424185)
Abraços
Maik
maikpenner
04/03/2013, 17:17
Chico, o calço que você colocou é esse?
http://www.novaparada.com.br/imagem/3522050708.jpg
JFPagani
05/03/2013, 22:28
Saudações nobres senhores.
Depois de 2 anos com a hélice de alumínio, acabou de instalar uma nova hélice de plastico de 10 pás, desta vez estou usando a do OM366, instalamos sem fazer corte nas pás, pois, a Band está sem o defletor de ar nos radiadores e ficou perfeito, com distância segura de todos os lados, faz 3 dias da instalação e ficou ótimo, temperatura sempre abaixo dos 80 e o barulho de sopro da hélice é ótimo, acredito que desta vez vai dar tudo certo.
Rafael0695
03/01/2025, 20:25
Boa noite
Sou novo por aqui e estou em busca de informações sobre a bandeirante com motor Mercedes om314, estou a procura da polia da bomba d’água e só me aparece a polia do motor 352, que tem 3 canaletas, se eu tirar uma canaleta ela serve no 314?
A polia velha só tem 2 canaletas.
Se alguém puder me ajudar com uma dica
Ficarei grato.
vanderzee
10/01/2025, 19:57
Boa noite
Sou novo por aqui e estou em busca de informações sobre a bandeirante com motor Mercedes om314, estou a procura da polia da bomba d’água e só me aparece a polia do motor 352, que tem 3 canaletas, se eu tirar uma canaleta ela serve no 314?
A polia velha só tem 2 canaletas.
Se alguém puder me ajudar com uma dica
Ficarei grato.
é so ver a medida da polia original, e comprar uma de tamanho equivalente. Se nao me engano esta bandeirante usa a polia do 352 - mb 1113 com tres canaletas
582237
Rafael0695
09/02/2025, 07:38
Bom dia vanderzee
Eu comprei ela, tirei uma canaleta e ficou perfeito
Muito obrigado!