PDA

Ver Versão Completa : Óleo lubrificante intervalo de troca

Luciano Poa
14/10/2009, 20:49
Pessoal,não seria um período muito longo,trocar o óleo lubrificante do motor 3.0 TDI c/10.000KM com especifica o manual?

Qual a Km que os amigos indicam e qual o melhor óleo?:concordo:

DI HERVAL
14/10/2009, 21:00
També, acho muito tempo 10.000 km. Prefiro fazer óleo e filtro"s" com 5.000km

Luciano Poa
14/10/2009, 21:18
Quanto ao óleo? Alguma marca preferencial???

DI HERVAL
14/10/2009, 21:27
Tinha uma ranger 2000 motor 2.5 e usava o brutus alta performace (nunca tive problemas mas acima de 5.000km sempre trocava juntamente com o filtro), agora comprei uma 2010 e pelos relatos que tenho lido aqui o pessoal esta usando o top turbo, ou o motorcraft (na revenda ford) ou o ursa premium tdx sae 15w40.
Pretendo fazer a primeira troca com 500km e ainda não escolhi qual vou usar... talves o ursa...

DI HERVAL
14/10/2009, 21:30
ps. Não vou fazer a primeira troca com 10 mil como manda o manual... vou fazer com 500km, 1500km e depois de 5 mil em 5 mil...
Não sei se to exagerando ou não..
Se alguem tiver alguma sugestão.....

Luciano Poa
14/10/2009, 21:34
Concordo...5.000,é uma boa média de KM.
Quanto a 1ª troca o que indica o manual?...de toda a forma acredito que antecipar,não fará mal algum.

DI HERVAL
14/10/2009, 21:40
Primeira troca com 10.000, mas acho meio complicado esperar estes 10mil.
O motor novo solta muita partícula até ecentar realmente.
Comprei a uns meses atrás uma megane grand tour e fiz o mesmo nas trocas de oleo que te falei a pouco e examinei o oleo que tirei com 500km e estava com pequenas "limalhas" não sei se é este o termo mas tinha partículas muito pequenas no oleo . Vou fazer o mesmo na ranger.......

Luciano Poa
14/10/2009, 22:12
:concordo:

John1532Jr
15/10/2009, 08:43
Eu uso o Lubrax Top Turbo da Petrobrás. Fiz algumas avaliações e optei por utilizar este lubrificante baseado no seguinte: sua classificação é API-CI4 para motores diesel e API-SL para motores a gasolina.

Notem que este óleo apesar de ser inicialmente projetado para uso em motores diesel pode ser usado em motores a gasolina (onde as exigências são ainda maiores).

É aprovado pela Mercedes Benz para uso nos motores diesel por ela fabricados e para uso rodoviário sua troca é recomendada aos 45.000km.

Acho que para troca aos 10.000km rodando em um Troller, está bastante razoável.

DI HERVAL
15/10/2009, 17:30
Jonh
Acho que depende do tipo de uso que a caminhonete vai ter...... no meu caso pega bastante estrada de areia e pouco dentro da cidade.

Prefiro trocar aos 5000km ....

Zegenesio
15/10/2009, 20:04
Eu troco a cada 7500Km.
Entrei no site da MWM e eles mandaram trocar a cada 10000, é o que vou fazer a partir dos 40000.:mrgreen:

PAULO CARECA
16/10/2009, 11:11
Eu troco a cada 7500Km.
Entrei no site da MWM e eles mandaram trocar a cada 10000, é o que vou fazer a partir dos 40000.:mrgreen:

Se o fabricante do motor, após varias pesquisas, estipula para10.000km, é que ainda existe uma margem ainda maior de segurança, para essa troca, devido aos esquecidos, uso extremo do motor e etc, excluindo os trilheiros extremos ou seja anfibios e etc.........

Alejeep
17/10/2009, 11:24
Alguem usa Bardhal Junto com oleo ..??

Apesar dos fabricantes de oleo afirmarem que o produto é aditivado e tal, conheco alguns quimicos da Bardhal que afirmam uma " longevidade " bem maior qdo se adiciona o mesmo no carter, incluido um maior espaço entre troca de oleo etc...

DI HERVAL
17/10/2009, 11:51
e ai Alejeep

Não sou químico e muito menos entendido e prefiro, na camionhonete, efetura uma troca mais seguida (filtro e óleo com 5.000km) do que adicionar algo....

Mas esta é a minha idéia, sem base científica alguma... apenas acho que no futuro talvez faça diferença.....

Uso ela na cidade e tambem bastante em estrada de areia...

Abraço

andres-tavares
18/10/2009, 01:14
Voces colocam o filtro original mahle (no 3.0) em cada troca? ... eu quero trocar o oleo nestes dias e gostaria saber onde comprar o filtro ja que na concesionaria eh muito caro ( 110 reais) ?

Vi na toroffroad por 50 reais, o que acham?

Luciano Poa
18/10/2009, 02:55
Voces colocam o filtro original mahle (no 3.0) em cada troca? ... eu quero trocar o oleo nestes dias e gostaria saber onde comprar o filtro ja que na concesionaria eh muito caro ( 110 reais) ?

Podes usar os seguintes filtros:
Filtro do óleo motor Tecfil ( PEL310 ) ou Mahle ( OX169/1D )

andres-tavares
18/10/2009, 14:10
Podes usar os seguintes filtros:
Filtro do óleo motor Tecfil ( PEL310 ) ou Mahle ( OX169/1D )

Eh esse o que eu quero, o mahle ... sabe alguma loja onde comprar aqui em SP?

PAULO CARECA
18/10/2009, 16:37

O preço esta em torno deste ai da toroffroad, comprei todos os filtros, correia e amortecedores la no mes passado, fui bem atendido com respostas imediatas (via email) e entrega rápida (fechei a compra no sabado e recebi na segunda aqui no interior do RJ), ou vc compra numa autorizada MWM INTERNATIONAL o filtro original, que tambem está no mesmo preço da toroff. Ja vi relatos aqui no forum que outras marcas estão dando problema neste motor.

Luciano Poa
18/10/2009, 16:48
O preço esta em torno deste ai da toroffroad, comprei todos os filtros, correia e amortecedores la no mes passado, fui bem atendido com respostas imediatas (via email) e entrega rápida (fechei a compra no sabado e recebi na segunda aqui no interior do RJ), ou vc compra numa autorizada MWM INTERNATIONAL o filtro original, que tambem está no mesmo preço da toroff. Ja vi relatos aqui no forum que outras marcas estão dando problema neste motor.

Qual o problema especificamente que tem apresentado?

PAULO CARECA
18/10/2009, 17:00
Qual o problema especificamente que tem apresentado?
Não tenho bem a certeza de qual o probl. (talvez passagem de fluxo menor) mas ja li relatos aqui em que outras ou alguma marca de filtro não funcionaram bem. Vou fazer uma pesquisa e se achar posto.:concordo:

Luciano Poa
18/10/2009, 18:21
Valeu!! No aguardo...:wink:

Luciano Poa
18/10/2009, 23:13
Pessoal,para não abrir um tópico exclusivo para esta dúvida,aproveito este, e pergunto:

Existe algum cuidado ao trocar o óleo do Troller? Pergunto,pois no manual,diz que para um total escoamento do óleo (a tampa do cabeçote do filtro de óleo) deve estar solta, o que é isso?

Pensei que seria tão somente retirar o filtro de óleo,drena o óleo pelo bujão de dreno,remover a tampa do bocal de enchimento.

Alguém sabe deste detalhe?:pensativo:

PAULO CARECA
19/10/2009, 14:38
Pessoal,para não abrir um tópico exclusivo para esta dúvida,aproveito este, e pergunto:

Existe algum cuidado ao trocar o óleo do Troller? Pergunto,pois no manual,diz que para um total escoamento do óleo (a tampa do cabeçote do filtro de óleo) deve estar solta, o que é isso?

Pensei que seria tão somente retirar o filtro de óleo,drena o óleo pelo bujão de dreno,remover a tampa do bocal de enchimento.

Alguém sabe deste detalhe?:pensativo:

Luciano,
A tampa do cabeçote citado, é a tampa do suporte do elemento de filtro, mesmo que vc não for trocar o filtro, tem que abrir para dar o escoamento do oleo, o seu procedimento foi certo. Quanto ao filtro que teve relatos aqui com problemas, é o de combustivel, o melhor é mahle ou international que é fabricado pela mahle, mas o de lubrificante tambem acho melhor o original que é mahle ou international.:concordo:

Luciano Poa
19/10/2009, 19:48
Valeu pela força Paulo! Na verdade,ainda não troquei o óleo do Troller,apenas me ocorreu esta dúvida (tal tampa a ser removida) e não sei ao certo como fazer.
Adicionei uma imagem do conjunto filtro de óleo,tu poderrias me indicar qual a peça a ser reirada,além do filtro de óleo propriamente dito?
http://i36.photobucket.com/albums/e34/LucianoLang/Filtrodeleo.jpg

PAULO CARECA
20/10/2009, 23:57
Luciano,
O filtro é o conjunto completo, como na primeira figura, o que se troca é o elemento filtrante que está dentro do filtro e 2 aneis de borracha que vem junto na compra do elemento de filtro (os dois aneis ficam na tampa). A peça a retirar é a de nº 4 (a tampa do filtro), dentro tem o elemento filtrante e os 2 aneis a trocar (na tampa), se não conseguir desroscar a tampa com a mão, use uma chave copo com extenção na parte sextavada no topo da tampa.
Foto elemento filtrante:
http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=63592177_4942.jpg&v=Ohttp://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=63592177_2736.jpg&v=O

Luciano Poa
21/10/2009, 18:21
Caro Paulo,obrigado pela resposta...agora,peço desculpas,pois hoje me fui para baixo do bruto e fotografei o filtro,na realidade,acredito que ele seja do tipo blindado,segue a foto> (foi o melhor que consegui) devido a falta de espaço.
http://i36.photobucket.com/albums/e34/LucianoLang/IMG_2022.jpg

PAULO CARECA
21/10/2009, 22:56
Luciano,
Qual o ano do seu troller, é a diesel ou gasilina? A foto do filtro lubrificante que vc mostrou anteriormente é do motor NGD 3.0. E este que vc fotografou agora parece ser de motor a gasolina.

Luciano Poa
22/10/2009, 21:01
Grande Paulo,boa noite!....o meu Troller,é 2009/2010, Diesel NGD 3.0.

Hoje liguei na autorizada,e eles me informaram que alguns Troller's,apartir de 2008,estão usando o filtro do óleo do motor (tipo blindado) e não mais filtro tipo refil,que se aplica aos Troller's de 2008 para baixo.
E todos os Troller's apartir de 2009,passam a usar este filtro (blindado).

Outra coisa que reparei,foi na data do manual de serviços,do qual retirei a imagem para postar.
Nele (manual) de serviços,a data é de 2008.
Agora,tudo esclarecido.

Mais uma vez agradeço tua atenção,e fica aqui o recado para o pessoal que tiver dúvidas a respeito do mesmo tema.:concordo::concordo:

PAULO CARECA
23/10/2009, 11:20
Luciano,
Aprendemos muito com esse dialogo, eu tambem não sabia e ainda não vi aqui no Forum algo sobre a troca deste filtro nos modelos mais novos, o filtro que troca só o refil (que é o meu caso) é ecologico, qual seria o motivo para a troca por um blindado? Vai gerar mais lixo ou trabalho para reciclagem.

John1532Jr
23/10/2009, 12:28
Paulo,

Realmente é uma mudança interessante. Imaginei que os novos estariam vindo com outro modelo de filtro pois a foto do Luciano mostra um carro muito novo.

Eu creio que uma das razões para a MWM International substituir o filtro por este modelo, poderia ser a quebra da sede do filtro após repetidas trocas do elemento filtrante, uma vez que êle é feito em material injetado (plástico de alta resistência). Se for este o caso, acho que vale a pena investigar se é possível a troca da sede do filtro, do tipo plástico para a sede de metal onde vai atarraxado o novo filtro tipo cartucho.

Alguém tem algum histórico sobre quebra desta sede plástica nos Troller, Ranger e Iveco que utilizam este motor?

Examinando o desenho do filtro na página do manual colocado pelo Luciano, talvez seja possível trocar esta sede (fixada pelos parafusos verdes) desde que a base (fixada pelos parafusos amarelos) seja a mesma dos 2006-2008.

Aí somente consultando a fábrica. Alguém tem algum contato com êles?

Luciano Poa
23/10/2009, 20:39
Boa noite amigos!
Paulo,a respeito do novo filtro (blindado) acredito que ele pode ser reciclado,assim como o ecológico (refil).
O que no meu entendimento (posso estar equivocado),seria e é de se ter um cuidado,com o óleo que for retirado do carter.
Pois todos sabemos que o óleo,assim cmo todo químico,deve ser ser armazenado adequadamente e posteriormente recolhido pelo pessoal competente.
No caso do filtro (refil)...me ocorreu algo; não sei se é possível uma reciclagem do elemento de papel,após contato com o óleo.
No caso do blindado,acredito que as partes metálicas sejam reaproveitadas,porém nele (blindado) também há a presença do papel.

John,creio que seja possível,sim a troca do suporte de fixação do filtro,até porque se quebrar,deve haver para a reposição.
Não sei se a MWM,optou por este novo modelo de filtro em função de eventuais quebras no suporte (acredito que não)...talvez seja em função da padronização e (custo de produção).

Detalhe: Este filtro blindado,é produzido pela MANN,filtro de ótima qualidade por sinal.
Ontem,dei uma olhada no site da mann,e procurei pelo filtro modelo novo 71185,segundo a MANN,o o filtro está em fase de desenvolvimento,muito embora as autorizadas,já o tenham para a reposição nas suas oficinas.
Para que ele chegue ao mercado comun,acredito que seja coisa de poucos meses.
Como sou precavido,comprei um filtro para a futura troca do óleo,o filtro custou R$84,00.

Abração aos amigos!:concordo:

RABUGENTO
25/10/2009, 08:38
Achei interessante esta oferta de final de semana em óleo para veículos Diesel: http://www.efacil.com.br/DetalheProduto.aspx?midia=1147&CodMer=2122570