Ver Versão Completa : jimny
Acabei de comprar um jimny e gostaria de aumentar a altura e andei vendo alguns tópicos aqui. A dúvida é o seguinte: Para fazer o tal de spoa é só colocar o feixe de mola acima do eixo ? Precisa trocar alguma peça ? Pode parecer uma pergunta banal,mas se a galera poder me responder,agradeço muito!
xadventure
09/01/2005, 10:57
Olá Abe
Só tire uma duvida, seu Jimny é com feixe de molas?
Abraço
Joao Paulo
09/01/2005, 16:31
Abe,
primeiro vc precisa resolver:
- que uso fará do carro
- que pneus vc quer usar
- quanto vc quer aumentar
Procure os tópicos a respeito neste forum, tem bastante informacao.
Estou rodando com o Jimny original e pneus 215/75 (ja usei tb 195/80) - nao mexi na suspensao e ganhei quase 2cm - que para mim sao suficientes: uso em viagens off-road e algumas trilhas médias.
Em tempo: acho que os Jimnys sao todos helicoidais - nao tem feixe e portanto nao se faz spoa como tal.
Abraço,
cristiano
09/01/2005, 18:27
Olá Abe
Só tire uma duvida, seu Jimny é com feixe de molas?
Abraço
:lol: :lol: :lol: Morri de rir da salada, de Samurai só no documento....
Olá, rapaziada.Muito obrigado pela ajuda. O meu jimny é ano 93 e é com feixe de molas. Quanto ao uso que vou dar é de uso mixto, até por que não se encontra muitos locais pra off-road(só tem asfalto por aqui) por isso só trocando pneu já fique de bom tamanho . Valeu galera!
Galera, agora eu entendi............... o Abe tá no Japão e o Jimmy dele é 93, por isso é feixe :wink:
Abe, não sei como é aí no Japão, mais imagino não ser tão fácil achar algum torneiro para fazer a parte de soldas do SPOA........... pelo que eu sei do Japão o pessoal por aí não é muito fã de adaptações e por isso penso na dificuldade.
Minha sugestão é você trocar os pneus e se sentir falta de mais curso de suspensão, aí você manda ver no SPOA + troca de amortecedores.
[]'s SPOAdos
Valeu a ajuda Marcelo. Aqui no Japão se encontra uma variedade enorme de adaptações mas o preço é muito alto. Por hora vou só trocar os pneus ver no que dá. Valeu galera,abraços!
Helio Oliveira
10/01/2005, 17:28
Pode coloacar o pneu 235/75/15 sem fazer nada! nem jumelo nem SPOA
Experiencia propria unica coisa a fazer é o parachoque dinteiro raspa um pouquinho, a solução:
Tire parafuso que prende o parachoque por baixo de uma limada no buraco e prenda o parachoque novamente o mais longe que puder. no meu caso ficou beleza.
Não jogue dinheiro fora com Jumelos!
(Eu fiz esta cagada)
Com esta medida de pneus voce já vai sentir bastente diferença até na hora de subir no BRINQUEDINHO
Abraços
Valeu,Hélio. Vou pesquisar essas medidas de pneu,mas não dei se vai dar certo por que aqui no Japão existem duas versões do jimny: um é o jimny 1300cc conhecido como Samurai aí no Brasil e um outro um pouco menor de 660cc que é o meu. Mas valeu as dicas,vou tentar assim mesmo.
Ainda em tempo, se a galera precisar de algo referente a suzuki,posso pesquisar por aqui, falou?
Martin Melcop
11/01/2005, 09:05
660 cc???? :shock:
Qual a potência desse carro?
A potencia exata não tenho certeza,mas eu acho que era em torno de 57cv. O motor é três cilindros com turbo-intercooler,injeção eletronica e 660cc. Aqui no Japão é muito popular esse tipo de motor e no jimny não deixa nada a desejar,tem bastante torque e anda muito bem. Falou? abraços!
putz!!!! 660cc e turbinado??? que bacana!! qual o consumo desde motor???
cidade e estrada ?
imagina o tamanho da turbininha!!!
ahhhh.. esqueci.... tem como vc tirar umas fotos detalhadas do motor e turbina?? fiquei curioso...
Supercharger
11/01/2005, 22:14
jimny 1300cc conhecido como Samurai aí no Brasil
É isso mesmo galera. :D
Eu tenho um carrinho R/C de 1982 que é um "Samurai Canvas", em que os adesivos descrevem Jimny. É que o brinquedo é japonês, trazido por uma pessoa que morava lá e este é o nome dos samucas por lá.
Tem fotos do R/C em http://www.samuraitatu.e1.com.br/tranqueiras01.html
Saudações!
Olá amigos! Bem, no tópico Jimny Club Brasil já contei esta história, mas, pra quem não conhece aí vai mais uma vez. No final dos anos 60, a Suzuki japonesa, em Hamamatsu, comprou a fábrica Hope Star, produzindo o ON360, primeiro jipinho 4x4 Suzuki, com motor mitsubishi de 21CV. Apenas 15 unidades foram fabricadas e em 68 abandonaram sua produção. De 68 à 70, a Suzuki pesquisou e substituiu o motor Mitsubishi por um Suzuki de 25CV e 359cc. Foi aí que surgiu o Jimny 360 ou LJ10. Em 72, o motor passou a ter 32CV e recebeu o código LJ20. Em 74, surgiu o LJ50 (SJ10) ou Jimny 550. Este com 539cc e 33cv, todos 2 tempos! Em 77, surgiu o último da linha LJ, o LJ80 ou SJ20. Com 797cc, 41CV e motor de 4 tempos, foi o "pai genético" do Samurai que conhecemos no Brasil. Em 82, com um motor de 970cc e 45CV surgia o SJ410, nosso Samurai. Assim, esse modelo ganhou o mundo com o nome de Samurai até 97. No Japão, o nome Jimny foi preservado até hoje. Ainda no Japão, o Jimny é produzido com grandes diferenças estéticas para o mercado interno e, quem quiser um parecido com o Jimny que conhecemos, terá que comprar o Jimny Sierra. Em tempo, a Santana motors, na Espanha, monta o Samurai e existem samurais com o nome Santana. Na Índia, ainda hoje, o antigo Samurai JA71 é montado pela Maruti com o nome de Maruti Gypsy King. Espero ter esclarecido... Abraços, Henry (Jimny Club Brasil)
Olá pessoal! O Suzuki do Abe é um Jimny (Samurai pra nós) de 1993, 3 cilindros em linha, OHC turbo, de 657cc, 860Kg de peso, rodas originais 5,5" com pneus 175/80-16, câmbio manual de 5 velocidades. O modelo 93 é o JA-12 (JA12-JCCU) e o motor é o F6A. Ao contrário do que o Abe disse, não é um motor comum. O F6A só foi utilizado em 92 (JA-11) e em 93 e com boas diferenças: o de 92 tinha 55cv a 5500rpm e pesava 820Kg enquanto o de 93 (do Abe) tinha 64cv a 6000rpm e pesava 860Kg. Pra quem quizer mais informações é só entrar em contato com o Jimny Club Brasil. Abraços, Henry.
Esse deve ser o modelo do Abe... Henry (Jimny Club Brasil)
esse é igual ao nosso Samurai >96... suspensao helicoidal...
no japao desde 1993 já era helicoidal ?
bacana essa foto.. no capu tem um scoop p/ ar, certamente é para resfriar o intercooler, néh??
No Japão em 93 Samurai não era helicoidal não, pois o do Abe é 93 e é feixe de molas!!! :wink:
Olá pessoal! Bem, molas helicoidais só surgiram em 97 para todos os jipinhos suzuki da linha samurai/jimny. Quanto ao capô, trata-se de uma abertura para o filtro de ar. Todos os modelos japoneses têm essa abertura no capô. Ah, e essa frente do 93 japonês só veio pra nós em 97. Abraços, Henry (Jimny Club Brasil)
Fala aí, galera. Andei sumido por que o meu PC deu pau. Gente não sabia que esse nome Jimny/samurai ia dar tanta confusão assim, mas a história que se segue aqui é o o que o Henry contou sobre a Suzuki. O meu Jimny é o JA11 e a foto que aparece aqui no fórum é um modelo posterior ao meu. Quanto a abertura que aparece no capô é a entrada de ar para refrigerar o radiador do intercoller. Logo vou ver se consigo colocar umas fotos aqui(não manjo nada desse negócio de foto/cam.digital/pc). Abraços!!!