PDA

Ver Versão Completa : Niva 91-94



suv
14/10/2009, 08:14
olá pessoal
existe alguma diferença entre os niva de 1991 a 1994? a partir de que ano ele teve ignição eletrônica original?
abraços

suv
14/10/2009, 11:02
Amigos
outra coisa que eu queria saber é que tem alguns niva com volante esportivo, acho que era marca jolly, é isso? qual o tamanho dele? 38 cm,39 cm, 40cm?
obrigado

MRaizer
14/10/2009, 12:23
Pequenas e sutís diferenças:
Coifa ao redor da hélice do ventilador, defletor sob o radiador para evitar a entrada de corpos estranhos entre ele e o motor, adoção da caixa de direção aliviada (francesa ou espanhola) como padrão (em 91 era opcional), avanço do ponto de ignição por contrapesos e retorno à vácuo, etc..
A ignição eletrônica passou a ser de série a partir de 93 se bem lembro.

Gustavo Niva
14/10/2009, 14:51
Coifa ao redor da hélice do ventilador, defletor sob o radiador para evitar a entrada de corpos estranhos entre ele e o motor, adoção da caixa de direção aliviada (francesa ou espanhola) como padrão (em 91 era opcional), avanço do ponto de ignição por contrapesos e retorno à vácuo, etc..
A ignição eletrônica passou a ser de série a partir de 93 se bem lembro.Raizer,
tem certeza disso? O meu é 91 e tem esses ítens mencionados (em negrito), e parecem ser originais...

E a direção aliviada, também achei estranho o teu comentário, pois conheço alguns nivas 93 e 94 que não tem... (ok, pode ter sido "vendida")

[]s

GARCIA/SP
14/10/2009, 18:02
Seguinte...o meu é mod. 92, original. Não é Pantanal.
Não tem a francesinha...hehehehe...é a queixo-duro. Quanto à coifa da hélice, o meu tem.
Ign. eletrônica, só de 93 em diante.

Abs:concordo:

Renatão

MRaizer
14/10/2009, 18:07
Raizer,
tem certeza disso? O meu é 91 e tem esses ítens mencionados (em negrito), e parecem ser originais...

E a direção aliviada, também achei estranho o teu comentário, pois conheço alguns nivas 93 e 94 que não tem... (ok, pode ter sido "vendida")

[]s

Bem, o meu 91 veio sem nada disso... Mas, vindo de onde veio...
Quanto à direção, reza a lenda que vieram em todos a partir de 93. Só que algumas ou foram trocadas pela dura por falta de peça de reposição ou estão tão ruins que parecem as antigas!

Girti
14/10/2009, 18:36
olá pessoal
existe alguma diferença entre os niva de 1991 a 1994? a partir de que ano ele teve ignição eletrônica original?
abraços

As diferenças são:

Nivas 90 a 92 (inclusive): carburador "Weber" russo, platinado, emblema da grade dianteira vermelho

Nivas 93 e 94 (inclusive): carburador "Solex" russo (*), ignição eletrônica, emblema da grade dianteira preto

(*) a troca dos carburadores implicou em acréscimo de algumas mangueiras, inexistentes nos modelos equipados com o carburador "Weber".

No restante, eles são iguais.

MRaizer
14/10/2009, 18:40
As diferenças são:

Nivas 90 a 92 (inclusive): carburador "Weber" russo, platinado, emblema da grade dianteira vermelho

Nivas 93 e 94 (inclusive): carburador "Solex" russo (*), ignição eletrônica, emblema da grade dianteira preto

(*) a troca dos carburadores implicou em acréscimo de algumas mangueiras, inexistentes nos modelos equipados com o carburador "Weber".

No restante, eles são iguais.


Esse cara sabe tuuuudo! rs Valeu Girti. Agora me convenci de vez que levaram umas pecinhas do meu antes de me venderem...:evil:

Girti
14/10/2009, 18:54
Esse cara sabe tuuuudo! rs Valeu Girti. Agora me convenci de vez que levaram umas pecinhas do meu antes de me venderem...:evil:

Pois é... e esta coifa do radiador é peça muito importante do sistema de arrefecimento. Muitos dos problemas de superaquecimento de motor relatados neste e em outros foruns são decorrentes da ausência desta coifa, que serve para canalizar o ar que é sugado pela ventoinha e passa pelo radiador. Na sua aunsência, esta sucção é bem menor, pois o ar sugado é dispersado, o que reduz drasticamente a eficiência da ventoinha. E aí o pessoal resolve colocar ventoinhas elétricas extras, que pouco ou nada irão adiantar, pois o problema não está na ventoinha original, e sim na ausência da coifa...