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Ver Versão Completa : Troca de marcha a 1200 Rpm na Zj



imax
13/10/2009, 23:07
De antemão já peço desculpas pelos meus devaneios!

Continuando os estudos sobre como economizar combustível...
(Infelizmente a idéia de desligar 2 injetores, para que o v8 funcionasse como v6 em situações de baixa demanda, não se mostrou muito pratica. :parede:)


Seria possível economizar combustível alterando a velocidade das trocas de marcha?

Percebo que minha Cherokee passa muito tempo andando em 2a nos trechos urbanos, por conta das trocas ocorrerem acima das 2000rpm.
Penso que se as trocas ocorressem por voltas das 1200 a 1500rpm a história poderia ser diferente...

MARCELOLUCHESI
14/10/2009, 09:36
Oi Amigo......Esquece, isso não existe, V8 é assim mesmo não existe economia. Não adianta querer se enganar. :concordo:

Rones Jr
14/10/2009, 13:44
QUando tinha a XJ....notava que ao pisar de leve no acelerador (posição e velocidade) ela trocava bem cedo as marchas....acho q a sua pode fazer isso tb. Resisti por 100 km fazendo isso...só pra fazer a média....que não melhorou muito....subiu de 6,3 para 6,5 km/l.

lcdalzoc
14/10/2009, 13:45
Realmente, o MarceloLuchesi falou tudo. Querer economizar combustível com um V8 é utopia. Para esse propósito existem os populares.

raven
14/10/2009, 13:57
Cara .....não tem jeito! Mulher bonita e cherokee consome uma grana!!!!!!!! rsrsrsrs

imax
14/10/2009, 15:15
QUando tinha a XJ....notava que ao pisar de leve no acelerador (posição e velocidade) ela trocava bem cedo as marchas....acho q a sua pode fazer isso tb. Resisti por 100 km fazendo isso...só pra fazer a média....que não melhorou muito....subiu de 6,3 para 6,5 km/l.

Grande Rones Jr...

É exatamente esse o motivo da minha pergunta, tb percebi que ao pisar de leve no acelerador jogando a rotação um pouco a cima de 2000rpm as trocas acontecem mais cedo, e eu consigo andar em 4a por mais tempo, porem nestas "pisadas" o carro bebe mais e no fim a média acaba ficando quase a mesma coisa.

Por isso gostaria de saber se reduzindo um pouco a relação "troca x rpm" o poderia vir a gastar menos...

è mais uma curiosidade do que qualquer outra coisa, sei que é utopia esperar que um V8 de 12 anos atrás faça 10km/L na cidade, mas acredito que é possível chegar nos 6,5 - 7Km/L . Hoje minha média é 4,6 na cidade, e sei que ela pode melhorar muito se eu adquirir novos hábitos de direção e fazer todas as revisões.

GuTo_Cerulli
14/10/2009, 16:07
Carai...manera no pé...

A minha é uma XJ, mas na cidade é possível "passar a vida antes dos 2000rpm", salvo quando quero atropelar os motoboys...:odedo:

Não esquece que a faixa de "economia" do motor é de maior aproveitamento de torque, no gráfico de potência X torque da para ver isso certinho...

[]'s

OBS: falei para manerar mais no pé, mas tua média é muito boa...minha XJ faz em média 5 km/l na cidade (ando muito pouco por dia) e já tivemos uma ZJ e uma WJ na família, ambas faziam 3 à 3,5 km/l na cidade e 5 à 6km/l na estrada...

BoaTrilha
15/10/2009, 01:41
Bom meu amigo,

não adianta querer reinventar a roda.

existe uma relação de torque e rotação convenientes,
e é igualmente proporcional, diminuindo um automaticamente diminui o outro e por consequência aumenta o consumo.


Acredite, (utilizando este propulsor e com este combustivel) a chrysler já fez um excelente trabalho de mapeamento da centralina.

mais economia que isso, só andando de honda biz!

Abraços

imax
15/10/2009, 10:14
Carai...manera no pé...

A minha é uma XJ, mas na cidade é possível "passar a vida antes dos 2000rpm", salvo quando quero atropelar os motoboys...:odedo:

Não esquece que a faixa de "economia" do motor é de maior aproveitamento de torque, no gráfico de potência X torque da para ver isso certinho...

[]'s

OBS: falei para manerar mais no pé, mas tua média é muito boa...minha XJ faz em média 5 km/l na cidade (ando muito pouco por dia) e já tivemos uma ZJ e uma WJ na família, ambas faziam 3 à 3,5 km/l na cidade e 5 à 6km/l na estrada...


Nem me fale em motoboy!!! Um dia a gente se livra deles... :twisted:

Eu estava preocupado porque todo mundo fala que ela faz de 5 a 6km/L na cidade, e se ela faz isso logo o problema deve ser eu!

Mas não sei o que faço de errado, ando com ela super de boa... aproveito bem as decidas, não piso muito... A unica coisa que eu percebi é que a maior parte do tempo ela fica em 2a e 3a... por isso queria ver um jeito de mudar isso, seja deixando as trocas um pouco mas rápidas ou mudando o meu jeito de dirigir...

Ronaldo B.
15/10/2009, 11:40
Nem me fale em motoboy!!! Um dia a gente se livra deles... :twisted:

Eu estava preocupado porque todo mundo fala que ela faz de 5 a 6km/L na cidade, e se ela faz isso logo o problema deve ser eu!

Mas não sei o que faço de errado, ando com ela super de boa... aproveito bem as decidas, não piso muito... A unica coisa que eu percebi é que a maior parte do tempo ela fica em 2a e 3a... por isso queria ver um jeito de mudar isso, seja deixando as trocas um pouco mas rápidas ou mudando o meu jeito de dirigir...

Imax,

Não tem nada de errado no seu jeito de dirigir e o consumo de 5 a 6 km/l dentro da cidade já dificil em um XJ que são 6 cilindros, imagina em um V-8. :rolleyes:

Eu já cansei desse papo que faz 5 a 6 km/l , já ouvi até falarem entre 6 km/l e 7km/l no álcool dentro da cidade... :shock:... Então relaxa porque se tem algum coisa fora do normal não é o consumo do teu carro.

[]´s

De Ranieri
15/10/2009, 14:59
Tive uma Gran Cherokee LX 5.9, que fazia 3 na cidade e 5 na estrada, minha Liberty, que é seis cilindros 3.7 faz em média 5.5 na cidade e 8.5 na estrada, com pena do acelerador melhora muito pouca coisa. Carro da terra do tio San é beberrão mesmo, quem quer economia tem que comprar carro japonês.

MARCELOLUCHESI
15/10/2009, 16:01
Pois é " De Ranieri", mas as caminonetes SUV Japas tambem não ficam muito longe disso acabei de comprar uma rav4 2.4 0 Km, Que é o mesmo motor vvti do corolla porem com o diametro maior do cilindro. Ela tem 30% a mais de, motor, porem gasta 30% a mais de combustivel que uma fielder que eu tinha tudo bem que é aro 17 4x4 intergral. Mas É 5.8 a 6.5km/l na cidade e na estrada andando na lenta não passando de 80km/h de jeito nenhum é 10km/l cravado isso sem pegar serra nada só no plano. Agora andando normal 90-110, é 8,5 no maximo na estrada.

E não é só ela, Gran vitara, CRV, e etc.. é tudo a mesma coisa no maximo 0,5km/l de diferença

Olha a Santa fé V6? É 4.9 na cidade e na estrada 7,5.
A Captiva então, a V6 quem tem ou já teve diz que pior ainda.
Essa Estória de carro com motor potente mais novo é economico é tudo mentira papo de vendedor de concessionaria...

Eu tenho tambem um Gol 1.0 flex GV, é 9,5 na cidade isso que é 1.0, no alcool dando pau na cidade já fiz 5,85 com 1.0!!

O meu Wrangler tem pneus 33 e relação c&P 4.10, na cidade é 4,5 e na estrada 6.8 andando a 80km/h bem na boa.

BlackJeff
16/10/2009, 08:21
A minha ZJ é de 3 na cidade e 5 na estrada. Se for para andar feito marica ou aquelas patricinhas errando marcha, eu prefiro tocar um uno 1.0 no GNV. Já desisti de entender como um V8 5.2 poderia fazer mais do que 3 km/l já que tem muitos 2.0 fazendo 6,5 km/l na cidade. É matemática... Quem falar diferente é porque numca faz média, e quando resolve fazer, anda na lenta para enganar a quem??????????

raven
16/10/2009, 11:07
Aqui no prédio em que trabalho, tem uma 5.9 preta. Dá vontade de comprar, mas não tenho onde guardar pois moro em apt. Mesmo assim o brinquedo deve ser show.
Dane-se o consumo, agora temos o pré-sal!!!!!!!

Abs

De Ranieri
16/10/2009, 15:59
Aqui no prédio em que trabalho, tem uma 5.9 preta. Dá vontade de comprar, mas não tenho onde guardar pois moro em apt. Mesmo assim o brinquedo deve ser show.
Dane-se o consumo, agora temos o pré-sal!!!!!!!

Abs

Se for 98 é igual à que tive, tem razão é um show de carro, até hoje me arrependo de ter vendido a minha, quando vendi, no final de 2005 estava com 63.000 Km horiginais e nenhum risco pra botar defeito. Até hoje vejo ela rodando pela Barra da Tijuca do mesmo jeito que quando vendi.

Esta que tem no prédio onde vc trabalha está a venda? Qual o estado?

Overland
20/10/2009, 18:48
Grande Rones Jr...

É exatamente esse o motivo da minha pergunta, tb percebi que ao pisar de leve no acelerador jogando a rotação um pouco a cima de 2000rpm as trocas acontecem mais cedo, e eu consigo andar em 4a por mais tempo, porem nestas "pisadas" o carro bebe mais e no fim a média acaba ficando quase a mesma coisa.

Por isso gostaria de saber se reduzindo um pouco a relação "troca x rpm" o poderia vir a gastar menos...

è mais uma curiosidade do que qualquer outra coisa, sei que é utopia esperar que um V8 de 12 anos atrás faça 10km/L na cidade, mas acredito que é possível chegar nos 6,5 - 7Km/L . Hoje minha média é 4,6 na cidade, e sei que ela pode melhorar muito se eu adquirir novos hábitos de direção e fazer todas as revisões.

Vejo que a resposta básica é que não há economia com o V8, mas acho que o assunto deve ser avaliado de um ponto de vista mais técnico. Na minha opinião se a tua ZJ tá trocando a marcha a 2000rpm, tem algo errado, pois pelo que eu saiba a troca normalmente deve ocorrer entre 1200 e 1500rpm. Isso pesquisei em vários lugares.

Quando você arranca de primeira, após desengatar o conversor de torque a troca ocorre da 1ª pra 2ª pouco acima dos 2000rpm (uns 2200rpm), depois as trocas ocorrem entre 1200 e 1500rpm andando normalmente. Se você utilizar o kick-down a coisa muda.

Minha ZJ 5.9 está fazendo cerca de 3,7km/L na cidade (já cheguei a 4,1km/L) e não ando devagar e o trânsito aqui é bem travado, costumo arrancar mais rápido nos semáfaros. Na estrada carregada subindo serra faço 6,5km/L, o normal fica entre 7 e 7,5km/L. Indo para o Rio Grande do Sul via BR116 do norte de SC até Vacaria fiz média de 8,9km/L andando em média entre 95 e 105km/h.

Acho que essa troca a 2000rpm precisa ser verificada. Verifique a viscosidade do óleo do câmbio (a minha já fez isso quando o óleo tava na hora de trocar) ou tem uma regulagem do cabo, próximo à borboleta da admissão, mas deve ser feita por alguém que mexa com câmbio automático de preferência.

[]'s

carllo
20/10/2009, 20:11
PessoALL,

Não adiante chorar não...meu ZJ 6cil faz de 3 a 4 na cidade e acho que uns 6 a 7 na estrada.....meu nheco 1.6 faz 5 com alcool e fez 6.5 com gasolina na cidade...com alcool na estrada fez 10...quem quiser economizar compra um Uno economy e vá ser feliz...hehe...
Quanto às trocas de marcha, realmente de 1a. p/ 2a. ocorre perto dos 2000rpm, às vezes quando saio de uma lombada, em 1a., na horizontal (nem aclive nem declive), as marchas vão empilhando a +-1500rpm, redondinho, redondinho.
Abraço..

imax
21/10/2009, 16:00
Vejo que a resposta básica é que não há economia com o V8, mas acho que o assunto deve ser avaliado de um ponto de vista mais técnico. Na minha opinião se a tua ZJ tá trocando a marcha a 2000rpm, tem algo errado, pois pelo que eu saiba a troca normalmente deve ocorrer entre 1200 e 1500rpm. Isso pesquisei em vários lugares.

Quando você arranca de primeira, após desengatar o conversor de torque a troca ocorre da 1ª pra 2ª pouco acima dos 2000rpm (uns 2200rpm), depois as trocas ocorrem entre 1200 e 1500rpm andando normalmente. Se você utilizar o kick-down a coisa muda.

Minha ZJ 5.9 está fazendo cerca de 3,7km/L na cidade (já cheguei a 4,1km/L) e não ando devagar e o trânsito aqui é bem travado, costumo arrancar mais rápido nos semáfaros. Na estrada carregada subindo serra faço 6,5km/L, o normal fica entre 7 e 7,5km/L. Indo para o Rio Grande do Sul via BR116 do norte de SC até Vacaria fiz média de 8,9km/L andando em média entre 95 e 105km/h.

Acho que essa troca a 2000rpm precisa ser verificada. Verifique a viscosidade do óleo do câmbio (a minha já fez isso quando o óleo tava na hora de trocar) ou tem uma regulagem do cabo, próximo à borboleta da admissão, mas deve ser feita por alguém que mexa com câmbio automático de preferência.

[]'s


Overland,

Muito obrigado pela dica.

Não imaginava que o óleo do cambio poderia causar esse sintoma. Aqui é raro o cambio mudar a marcha antes dos 2000rpms..

Vou verificar o óleo o mais rápido possível.