Pablo.pinto2007
13/10/2009, 22:21
Pessoal, peço ajuda para tentar entender o que aconteceu comigo nesse último domingo. Vou contar o que houve:
Estávamos, eu e uma turma (Renegados Off Road), distribuindo brinquedos pras crianças carentes de localidades de difícil acesso, por praias lindas daqui do CEará, quando na volta em destino a outra praia, estávamos passando por entre dunas quando vi, no topo de uma duna de média estatura, que após esta havia outra e que ali precisaria utilizar a tração, vinha eu de segunda marcha, coloquei o pé na embreagem e passei a tração, ou seja, com o jeep andando mesmo engatei a tração, sempre faço assim, não arranha, entra só na mãnha, porém quando pisei já era tarde o jeep não desenvolveu a velocidade suficiente para subir e puxei o jeep para o lado, onde o mesmo estancou, liguei normalmente, só que na hora que fui sair ele estava sem força, ou seja, depois descobri que ele deve ter ficado com a segunda marcha engatada, mesmo a alavanca estando no neutro, assim, coloquei a reduzida em neutro e conseguiram me puxar até um local alto, onde aí sim coloquei os neurônios pra funcionar.
Vejam o que acontecia, o carro em ponto morto, ou seja, a caixa de marcha em neutro e quando ligava o carro ele dava aqueles pulos, ou seja, mesmo o jeep em neutro na caixa ele estava engatado, aí pensei, deve ter ficado engatado dentro da caixa e quebrado alguma coisa na haste do garfo, então tive a idéia de tirar a tampa da caixa e olhar através do trambulador, assim constatei com meus próprios olhos, que a terra há de comer, que estava tudo normal, mas o jeep continuava engatado, e como foi a segunda marcha a última marcha que passei, presumi que seria esta. Aí montei tudo de volta e depois de algum tempo, ou seja, me rebocaram por uns 500 metros somente aí forcei a segunda e ela deu uns trancos e depois ficou normal, ou seja, a marcha saiu normalmente...
Agora a caixa de reduzida (transferência), está roncando mais que antes, então, penso que as engrenagens que já não estavam boas, as que engatam a reduzida e consequentemente coloca a caixa no neutro, penso que quebraram de vez, e não tive a coragem de engatar a reduzida novamente, somente a tração...
O que pode ser?
- Embreagem? Pois teve uma hora que a primeira marcha não saía, até que deram um tranco, rebocando, e aí sim ela saiu. É aqui que penso que como a segunda também estava engatada deu esse tranco.
- A marcha engrenou e travou? não saiu quando eu puxei a alavanca? Só depois quando forcei... o que pode ter acontecido é o parafuso do garfo da primeira/segunda ter soltado, aí estou sem confiabilidade nenhuma.
- Outra coisa de outro mundo.
- Vontade própria do jeep, pois todos sabem que Jeep tem vontade própria.
Aceito sugestões e explicações sérias...
Obrigado!
Estávamos, eu e uma turma (Renegados Off Road), distribuindo brinquedos pras crianças carentes de localidades de difícil acesso, por praias lindas daqui do CEará, quando na volta em destino a outra praia, estávamos passando por entre dunas quando vi, no topo de uma duna de média estatura, que após esta havia outra e que ali precisaria utilizar a tração, vinha eu de segunda marcha, coloquei o pé na embreagem e passei a tração, ou seja, com o jeep andando mesmo engatei a tração, sempre faço assim, não arranha, entra só na mãnha, porém quando pisei já era tarde o jeep não desenvolveu a velocidade suficiente para subir e puxei o jeep para o lado, onde o mesmo estancou, liguei normalmente, só que na hora que fui sair ele estava sem força, ou seja, depois descobri que ele deve ter ficado com a segunda marcha engatada, mesmo a alavanca estando no neutro, assim, coloquei a reduzida em neutro e conseguiram me puxar até um local alto, onde aí sim coloquei os neurônios pra funcionar.
Vejam o que acontecia, o carro em ponto morto, ou seja, a caixa de marcha em neutro e quando ligava o carro ele dava aqueles pulos, ou seja, mesmo o jeep em neutro na caixa ele estava engatado, aí pensei, deve ter ficado engatado dentro da caixa e quebrado alguma coisa na haste do garfo, então tive a idéia de tirar a tampa da caixa e olhar através do trambulador, assim constatei com meus próprios olhos, que a terra há de comer, que estava tudo normal, mas o jeep continuava engatado, e como foi a segunda marcha a última marcha que passei, presumi que seria esta. Aí montei tudo de volta e depois de algum tempo, ou seja, me rebocaram por uns 500 metros somente aí forcei a segunda e ela deu uns trancos e depois ficou normal, ou seja, a marcha saiu normalmente...
Agora a caixa de reduzida (transferência), está roncando mais que antes, então, penso que as engrenagens que já não estavam boas, as que engatam a reduzida e consequentemente coloca a caixa no neutro, penso que quebraram de vez, e não tive a coragem de engatar a reduzida novamente, somente a tração...
O que pode ser?
- Embreagem? Pois teve uma hora que a primeira marcha não saía, até que deram um tranco, rebocando, e aí sim ela saiu. É aqui que penso que como a segunda também estava engatada deu esse tranco.
- A marcha engrenou e travou? não saiu quando eu puxei a alavanca? Só depois quando forcei... o que pode ter acontecido é o parafuso do garfo da primeira/segunda ter soltado, aí estou sem confiabilidade nenhuma.
- Outra coisa de outro mundo.
- Vontade própria do jeep, pois todos sabem que Jeep tem vontade própria.
Aceito sugestões e explicações sérias...
Obrigado!