PDA

Ver Versão Completa : Marcha engrenou, mas depois soltou!

Pablo.pinto2007
13/10/2009, 22:21
Pessoal, peço ajuda para tentar entender o que aconteceu comigo nesse último domingo. Vou contar o que houve:

Estávamos, eu e uma turma (Renegados Off Road), distribuindo brinquedos pras crianças carentes de localidades de difícil acesso, por praias lindas daqui do CEará, quando na volta em destino a outra praia, estávamos passando por entre dunas quando vi, no topo de uma duna de média estatura, que após esta havia outra e que ali precisaria utilizar a tração, vinha eu de segunda marcha, coloquei o pé na embreagem e passei a tração, ou seja, com o jeep andando mesmo engatei a tração, sempre faço assim, não arranha, entra só na mãnha, porém quando pisei já era tarde o jeep não desenvolveu a velocidade suficiente para subir e puxei o jeep para o lado, onde o mesmo estancou, liguei normalmente, só que na hora que fui sair ele estava sem força, ou seja, depois descobri que ele deve ter ficado com a segunda marcha engatada, mesmo a alavanca estando no neutro, assim, coloquei a reduzida em neutro e conseguiram me puxar até um local alto, onde aí sim coloquei os neurônios pra funcionar.
Vejam o que acontecia, o carro em ponto morto, ou seja, a caixa de marcha em neutro e quando ligava o carro ele dava aqueles pulos, ou seja, mesmo o jeep em neutro na caixa ele estava engatado, aí pensei, deve ter ficado engatado dentro da caixa e quebrado alguma coisa na haste do garfo, então tive a idéia de tirar a tampa da caixa e olhar através do trambulador, assim constatei com meus próprios olhos, que a terra há de comer, que estava tudo normal, mas o jeep continuava engatado, e como foi a segunda marcha a última marcha que passei, presumi que seria esta. Aí montei tudo de volta e depois de algum tempo, ou seja, me rebocaram por uns 500 metros somente aí forcei a segunda e ela deu uns trancos e depois ficou normal, ou seja, a marcha saiu normalmente...
Agora a caixa de reduzida (transferência), está roncando mais que antes, então, penso que as engrenagens que já não estavam boas, as que engatam a reduzida e consequentemente coloca a caixa no neutro, penso que quebraram de vez, e não tive a coragem de engatar a reduzida novamente, somente a tração...
O que pode ser?
- Embreagem? Pois teve uma hora que a primeira marcha não saía, até que deram um tranco, rebocando, e aí sim ela saiu. É aqui que penso que como a segunda também estava engatada deu esse tranco.
- A marcha engrenou e travou? não saiu quando eu puxei a alavanca? Só depois quando forcei... o que pode ter acontecido é o parafuso do garfo da primeira/segunda ter soltado, aí estou sem confiabilidade nenhuma.
- Outra coisa de outro mundo.
- Vontade própria do jeep, pois todos sabem que Jeep tem vontade própria.

Aceito sugestões e explicações sérias...

Obrigado!

masp
14/10/2009, 10:19
Meu cambio travou a algumas semanas atrás, o problema era macaquinho.

Pablo.pinto2007
14/10/2009, 10:31
Meu cambio travou a algumas semanas atrás, o problema era macaquinho.

Amigo você poderia me dize o que seria esse macaquinho?
No meu caso o câmbio é do niva, então, como tenho um desmontado em casa, não consegui ainda imaginar o que pode ter acontecido, já que ele agora está normal.

leopoldo
14/10/2009, 20:55
é obvio que a marcha estava engatada ou o eixo/rolamentos do cambio soldou por atrito.

mas como não sei como é esse cambio, ou a montagem, só vou até aí.

nem foto de cambio desmontado tem por aqui ........

Pablo.pinto2007
15/10/2009, 21:48
é obvio que a marcha estava engatada ou o eixo/rolamentos do cambio soldou por atrito.

mas como não sei como é esse cambio, ou a montagem, só vou até aí.

nem foto de cambio desmontado tem por aqui ........

Leopoldo é exatamente por isso que escrevi aqui, pois não consigo imaginar o que aconteceu, vou bater amanhã, ou sábado umas fotos da caixa reserva que está desmontada e tentar explicar com ilustrações o que pode ter acontecido, mas com certeza ainda é um mistério pra mim. Talvez com as fotos você, que é um bom entendedor, poderá me ajudar a entender.
Abraços e até logo...:concordo:

leopoldo
16/10/2009, 11:54
Esse caso é muito estranho;

Na verdade, ainda existe a remota possibilidade de travamento por dilatação termica, mas seria um caso extremo.

A descrição indica que o cambio estava engatado, mas fora de trambulação.

Uma coisa que eu posso dizer, é que toda vez que se desengata com tranco, pode ter havido algum dano interno. As hastes e engrenamentos foram feitos para deslizamento.

Se alguém dá um tranco na alavanca ... comum na tentativa de desengatar cambios de jeep que estão encavalados, eu diria que haveria a possibilidade de um (ou vários) macaquinho (s) ... (mas seu cambio não é de jeep) ou demais peças que fazem o engrenamento poder estarem rompidas, trincadas ou empenadas.

Contudo, seu relato é de tranco no processo de reboque. Isso indica a possibilidade do anel sincronizador ou conjunto sincronizador colado, ou eixo soldado por atrito, na parte em que vc não vê, pois isso seria internamente à engrenagem.

De qualquer forma, a coisa está caminhando para uma desmontagem completa.

Como eu não conheço esse cambio por dentro, só posso passar em teoria o que poode estar havendo.

Pablo.pinto2007
20/10/2009, 15:57
Esse caso é muito estranho;

Na verdade, ainda existe a remota possibilidade de travamento por dilatação termica, mas seria um caso extremo.

A descrição indica que o cambio estava engatado, mas fora de trambulação.

Uma coisa que eu posso dizer, é que toda vez que se desengata com tranco, pode ter havido algum dano interno. As hastes e engrenamentos foram feitos para deslizamento.

Se alguém dá um tranco na alavanca ... comum na tentativa de desengatar cambios de jeep que estão encavalados, eu diria que haveria a possibilidade de um (ou vários) macaquinho (s) ... (mas seu cambio não é de jeep) ou demais peças que fazem o engrenamento poder estarem rompidas, trincadas ou empenadas.

Contudo, seu relato é de tranco no processo de reboque. Isso indica a possibilidade do anel sincronizador ou conjunto sincronizador colado, ou eixo soldado por atrito, na parte em que vc não vê, pois isso seria internamente à engrenagem.

De qualquer forma, a coisa está caminhando para uma desmontagem completa.

Como eu não conheço esse cambio por dentro, só posso passar em teoria o que poode estar havendo.

Com certeza Leopoldo, eu já bati as fotos, e quando tiver um minusculo tempo, ou seja, quando chegar em casa (estou no trabalho agora), posto as fotos e aí sim vamos recapitular o que houve.

Abraços e agradeço a compreensão.

Pablo.pinto2007
20/10/2009, 20:03
Pessoal, eu acho que encontrei mais ou menos a resposta do meu problema...
Assim peço a respectiva análise das pessoas mais entendidas...

Analisando as fotos e botando os neurônios pra queimar, fiquei imaginando o que simplesmente poderia ter travado a segunda marcha, aí olhando para a foto 03 - segunda marcha2 estive pensando que como o garfo voltou para seu local normalmente, a única coisa que poderia ter travado a engrenagem é o anel sincronizador, e os únicos motivos para o mesmo travar ali seriam:
- primeiro: a mola do anel sincronizador ter quebrado e assim o anel fica sem retorno travando a engrenagem;
- segundo: simplesmente o desgaste do anel sincronizador ter criado dentes e travado.

Mas depois de escrever essas asneiras fiquei pensando...: será mesmo?
Pois quem trava a engrenagem não é o anel sincronizador e sim o tambor que engata....
Agora fiquei encucado..........

Dêem suas opiniões...
E vamos ver quem acerta..
Só um detalhe o jeep ficou normal, até agora...

Dei uns cacetes nele no ultimo sábado nas Dunas dos Cataventos... e não aconteceu nada, o único sintoma diferente que ele apresentou foi, desde o dia do ocorrido, a reduzida está cantando mais... (já cantava e sei que as engrenagens da reduzida - que engata e coloca a transf. no neutro, estão ruins).

Vou procurar o vídeo que tem eu subindo uma duna chamada ferradura, que um amigo gravou e postou lá...

Abraços e até daqui a pouco!!!

Pablo.pinto2007
20/10/2009, 20:06
A outra foto...

Pablo.pinto2007
20/10/2009, 20:32
Olhem o vídeo que tem eu e o meu amigo subindo a duna da ferradura...
É claro que eu estou de verde... hehehehe.

YouTube - RENEGADOS NAS DUNAS "FERRADURA"

leopoldo
22/10/2009, 23:29
bom, como não tem dano obvio, eu voto pelo travamento do sincronizador ou trambulador ter escapado internamente.

Não tem outra explicação.

Pablo.pinto2007
26/10/2009, 22:49
bom, como não tem dano obvio, eu voto pelo travamento do sincronizador ou trambulador ter escapado internamente.

Não tem outra explicação.

É como tiv que mandar abrir a reduzida, devido aquele velho problema da 4x2 está soltando, levando jeep a neutro, tive que realmente adquiri outras engrenagens, pois as minhas não davam pra "cortar". Mandei o mecânico abrir o carter do câmbio do jeep (que é do niva). Ele não viu nada de estranho, ou seja, pensei que se tivesse acontecido algo mais danoso, tipo uma quebra de mola ou algum dente de sincronizador, ou coisa qualquer, mas tudo normal como manda o figurino.
Em falando de reduzida, realmente Leopoldo o serviço que o pessoal tanto fala que é cortar as engrenagens da reduzida para durar mais um pouco é realmente serviço de porco, eu pensava que era um ajuste dos dentes da engrenagens, mas não, é no encaixe das duas engrenagens, no acoplamento, não faz o menor sentido usinar aquele acoplamento para se ter uma vida útil ou melhor uma sobrevida das engrenagens, mandei comprar logo outras, no sucateiro, me pediram R$ 250,00 latinhas, está caro? Acho que não, em vista dos preços que vi de peças novas por aí nos sites da vida...

É isso...

Abraços!