PDA

Ver Versão Completa : Quando Usar o 4X4 num veiculo 4WD



Homero Nepomuceno Duarte
13/10/2009, 15:34
Como iniciante no 4X4 fico um pouco confuso com essa questão
qdo o veiculo é 4X4 full não tem conversa como é o caso de certas pajeros e da cherokee.
agora nos veiculos que tem a opção de 4X2 e 4x4 como por ex tucson kia sorento memo almas pageros, é melhor quando na cidade e na estrada de asfalto por ex usar o 4X2 pois conomiza pneu e mesmo atração ou é possivel usar o 4X4 pois segundo consta da mais aderencia evita a saida de trazeira comum nesses veiculos SUV

Nava
13/10/2009, 17:54
Homero, sua pergunta ta um pouco confusa.

De maneira geral, o que vale é ler e seguir o manual do proprietario.

Num carro 4x4 full time (land, niva, XJ, etc) existe um diferencial central que absorve as diferenças entre os eixos e por isso pode andar 4x4 normalmente.

Nos outros nao, forçando mais em curvas fechadas, manobras, desgate maior de pneus e do sistema como um todo. Deixa o carro mais amarrado...maior consumo...etc

Att.

rubensx
13/10/2009, 18:41
4x4 sós e usa em terrenos lamacentos ou de baixa aderencia, como cascalhos, ruas de areia, terra, etc

nunca em asfalto liso, seja ele esburacado ou não

abraços

Homero Nepomuceno Duarte
13/10/2009, 21:11
Ok agradeço as respostas, ficou claro para mim então que para quem pensa em ter uma SUV só para andar na cidade(fazer rally do asfalto) e que nunca ou raramente vai pegar uma terreno instavel a opção de 4X4 é praticamente desnecessaria encarece o preço inicial (ex a tucson e a KIA Sorento) e vai ter pouca ou quase nenhuma utilidade)

Leonardo_Fre
18/10/2009, 01:11
Homero, o 4x4 sim seria desnecessário, mas não um 4x4full time(4wd)
4x4 é quando é transmitido a mesma força para eixo dianteiro e trazeiro, causando desgaste no carro, pois o mesmo vai ter aderencia no asfalto.
4wd(4x4 full tima) tem o diferencial central, que compensa essa transferencia, não causando desgaste maior no eixo dianteiro
um full time, tem sempre uma porcentagem de transferencia para o eixo dianteiro, tornando o carro mais seguro, por exemplo, em uma chuva forte, o que ja é uma vantagem.
agora, se eu não me engano, esses novos SUVs tem tração 4wd(full time) com a opção de bloquiar o diferencial central, tornando ele 4x4, a ecasport por exemplo é assim, tem um botão escrito 4WD LOCK para o bloqueio do dif. central

Homero Nepomuceno Duarte
18/10/2009, 21:30
Os manuais dos SUVs orientam para usar o 4x4 só em pisos instaveis (areia tera) porem algumas pessoas dizem que em auto estradas com chuvas e melhor usar 4x4 pois da maior estabilidade do que 4x2 isso procede

Ronaldo B.
18/10/2009, 22:39
Os manuais dos SUVs orientam para usar o 4x4 só em pisos instaveis (areia tera) porem algumas pessoas dizem que em auto estradas com chuvas e melhor usar 4x4 pois da maior estabilidade do que 4x2 isso procede

Depende do SUV.
No caso da XJ o 4X4Fulltime pode ser usado em qualquer tipo de piso, já o 4X4Part Time só deve ser usado em piso com pouca aderência.

[]´s

Homero Nepomuceno Duarte
18/10/2009, 22:45
então o asfalto molhado pode ser considerado piso instavel?

Ronaldo B.
18/10/2009, 23:39
então o asfalto molhado pode ser considerado piso instavel?


Não, se pode usar o 4x4 ou não no asfalto depende do tipo da T-case que tem o SUV.

[]´s

Dr.Derame
19/10/2009, 11:11
pergunta mais mobral ainda: qual a diferença, então, num carro 4x4 nas opções 4x4 low e 4x4hi

lcdalzoc
19/10/2009, 13:16
pergunta mais mobral ainda: qual a diferença, então, num carro 4x4 nas opções 4x4 low e 4x4hi

4x4 Hi = tração total na relação de transmissão alta (normal);
4x4 Low = tração total com relação de transmissão reduzida, aumentando o torque e consequentemente diminuindo a velocidade, ideal p/ subir ou descer rampas de declividade acentuada.

jeb
09/11/2013, 20:25
Colegas

Encontrei um video interativo da Toyota sobre essa questão do 4WD:

4WD Simplified Version 4.0 (http://www.majormedia2.com/4WDSimplifiedv5/4WD.html)

J.

djonas
10/11/2013, 00:36
Opa, tópico bastante interessante.


Sempre ouvi dizer que em condiçoes de chuva , ou seja pista escorregadia o 4X4 ajuda. Como usuário não tive oportunidade por ter um S-10 que eh part time e mecanicamente ainda não tenho resposta.

E ai, alguem pode explicar?

diegotmc
10/11/2013, 09:18
Seguinte... esquece o tipo de piso que você está andando por enquanto :)

Se o 4x4 não tem o diferencial central, vai ter um forçamento do sistema quando for fazer curvas, e se tiver não haverá esse problema.

Cada um desses modos vai transmitir mais força (aderencia) para o piso. 4x4 L > 4x4 blocado > 4x4 diferencial > 4x2.
E quanto mais atrito, mais consumo de combustível, e também do sistema!

Aí é escolher qual sistema você vai usar pra cada situação. Cada um desses modos tem sua recomendação de uso, seus prós e contras. Mais aderência = mais desgaste. Quem tem 4x4 com diferencial central tem essa opção intermediária pra uso na chuva (uma boa chuva, claro) e estrada de terra. Quem não tem (como o meu caso - Vitara), mede a necessidade...

Blasinho1000
25/02/2018, 15:19
Pessoal desculpe a ignorância mas comprei meu primeiro jeep agora uma cherokee sport 2008 , pelo post acho que entendi o uso recomendado da tração 4x4 e 4x2 mas a minha dúvida é posso comutar com o carro andando em D de 4x2 para 4x4 normal ou reduzida . Ou tenho que parar o carro colocar no N ou outra marcha do automático para depois comutar a chave ?
Grato

Blas

Chamber
25/04/2018, 12:21
Pessoal desculpe a ignorância mas comprei meu primeiro jeep agora uma cherokee sport 2008 , pelo post acho que entendi o uso recomendado da tração 4x4 e 4x2 mas a minha dúvida é posso comutar com o carro andando em D de 4x2 para 4x4 normal ou reduzida . Ou tenho que parar o carro colocar no N ou outra marcha do automático para depois comutar a chave ?
Grato

Blas
Olá Blasinho

Creio que para passar de 4x2 para 4x4Hi, você pode fazer com o carro em movimento a até 100km/h
De 4x4Hi para 4x4Low você deve para completamente o carro e colocar o câmbio em neutro, para então engatar para 4x4Low

Alguem me corrija se eu estiver errado, em relação à Cherokee Sport 2008