PDA

Ver Versão Completa : aquecimento x refrigeração



marcelo cenora
13/10/2009, 08:05
ei rapazes.. estou com um pepino difícil de descascar hehe

estou com problema de aquecimento interno.. o motor e o escapamento estão aquecendo o chiqueirinho e só falta fritar quem vai no banco trazeiro.

tentei revestir o chiqueiro com uma manta termica usada para revestir telhados (acho que só piorou) e enrolei o escapamento com aquela fita termo-tape... (que funcionou maio meno).

então gostaria de sugestões pra solucionar essa piça.

e..

não tenho quase problemas com motor aquecendo, digo quase pq na cidade a ventoinha e o radiador trabalham que é uma beleza mas na estrada em 4ª marcha e velocidade de cruzeiro o relógio de temperatura já marcava acima do meio tendendo a esquentar..

conversando com uns novos amigos bajeiros disseram que isso é comum com quem teima em colocar motor ap com radiador na trazeira.. por causa do vácuo criado após uma certa velocidade que não cria ar suficiente pra passar por entre as colméias do radiador.

seria isso fato ou mera ficção??

fag.online
13/10/2009, 08:22
Fera, isso realmente é verdade, mais se vc observar, aqui no fórum tem um monte de gaiolas com motores refrigerados à agua colocados na parte de traz da gaiola... Cada um fez de uma forma diferente e com toda certeza mto passaram por aquecimento, inclusive eu...
Procure colocar o radiador em uma posição onde o vento irá ter maior passagem, sem interferência, e de preferencia em local onde fique um tanto quanto longe das "chapas" do "chiqueirinho", pois o ferro é ótimo condutor de calor, aquecendo rapidamente e resfriando lentamente... procure colocar as ventoinhas sempre jogando o ar quente para fora da gaiola, principalmente para a parte de trás de dela, pois assim vc andando com a gaiola o calor vai sempre ficando pra trás... procure na net alguns modelos de gaiolas com motor refrigerados a agua, e verifique onde o pessoal colocou os radiadores... pra evitar o aquecimento, vai a dica daqui mesmo do fórum... radiador de santana com ar condicionado, que tem mais "favos". Uma boa limpeza no sistema de refrigeração e é claro um bom aditivo... isso já vai ajudar bastante...
Dê uma olhada como estava posicionado o radiador da minha gaiola...
Abracos

leobnaval
13/10/2009, 17:17
Dê uma olhada como estava posicionado o radiador da minha gaiola...
Abracos

Fag vai aqui um alerta se você reparar seu radiador ou ao menos o reservatório expansivo estão fora do local protegido pela gaiola (estrutura tubolar) em caso de acidente (capotamento) o radiador, mangueiras e reservatório poderá se romper e literalmente te dar um banho de água quente, provocando queimaduras graves.
Você poderá nem ter sofrido lesões mas as queimaduras poderão ser grave.

Abraços, Leo

fag.online
13/10/2009, 17:28
Leo, agradeço a sua dica, na verdade eu já tinha me "tocado" disso... e agora a gaiola está em fase de transformação para 4x4... e assim que estiver com o motor no lugar vou estudar bem o local para ficar bem protegido... de qualquer forma, agradeço novamente.
Abracos

leobnaval
13/10/2009, 17:35
não tenho quase problemas com motor aquecendo, digo quase pq na cidade a ventoinha e o radiador trabalham que é uma beleza mas na estrada em 4ª marcha e velocidade de cruzeiro o relógio de temperatura já marcava acima do meio tendendo a esquentar..

conversando com uns novos amigos bajeiros disseram que isso é comum com quem teima em colocar motor ap com radiador na trazeira.. por causa do vácuo criado após uma certa velocidade que não cria ar suficiente pra passar por entre as colméias do radiador.

seria isso fato ou mera ficção??

Bom Marcelo já ouvi falar, ocorre tambem nas caçambas das camionetes o ar não tem fluxo é como você citou.
Você poderia fazer em fibra umas entradas de ar a frente do para-lama tras. direcionando o ar para o radiador e para a lataria do banco tras.
Outra coisa seria fazer uma camada de fibra de vidro antes da chapa que fica perto do motor porque a fibra funciona como um isolante além de usar uma manta grossa destas anti ruido, poderá tambem usar batida de pedra ou massa anti ruído são mais especificas para ruído masi acabam ajudando um pouco contra a temp. pois emborracham o local aplicado.

Esta loja vende bastante coisa para tapeçaria em geral:
http://www.lojajbtecidos.com.br/?actA=4&produtoID=887

Este link discute sobre mantas térmica e anti ruído:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8585

Abraços, Leo

leobnaval
13/10/2009, 17:37
Leo, agradeço a sua dica, na verdade eu já tinha me "tocado" disso... e agora a gaiola está em fase de transformação para 4x4... e assim que estiver com o motor no lugar vou estudar bem o local para ficar bem protegido... de qualquer forma, agradeço novamente.
Abracos

Poi é Fag acabei de me lembrar que vc esta fazendo ela 4x4...to curioso com o esquema da tração que ta montando quero ver funcionando hehehehe

Abraços, Leo

marcelo cenora
13/10/2009, 18:11
pois é.. ou eu arrumo isso ou a patroa pede a cabeça do orange numa bandeja.

Franco Fileppo
13/10/2009, 21:20
pois é.. ou eu arrumo isso ou a patroa pede a cabeça do orange numa bandeja.
poe mais um radiador!aki tinha uma gaiola que fervia direto,o cara colocou mais um radiador e pronto,problema solucionado!(em serie)

marcelo cenora
14/10/2009, 01:47
o motor esquenta mais não ferve.. o problema é o calor interno

leobnaval
14/10/2009, 09:28
Afinal todo motor esquenta...
O problema do orange é que ele anda com a traseira quente hehehehehe

Danielgvs
16/10/2009, 14:34
Procura em lojas de materiais de construção um material chamado lã de rocha.

OBS: lã de vidro também funciona, podendo ser retirada de portas antigas de freezer nos ferros velhos.

marcelo cenora
19/10/2009, 08:36
Procura em lojas de materiais de construção um material chamado lã de rocha.

OBS: lã de vidro também funciona, podendo ser retirada de portas antigas de freezer nos ferros velhos.


hummm.. valew pela dica

Alexandre Perlini
22/10/2009, 00:08
Cara, elimina o sistema primário da refrigeração, é aquela mangueira que sai da carcaça da bomba para o cabeçote, o sistema trabalha com mais pressão e troca calor mais rápido, e coloca um relogio de temperatura, tem de trabalhar com mais ou menos 80, 90 graus no maximo.

bajeiro do sul
27/10/2009, 09:32
Cara, elimina o sistema primário da refrigeração, é aquela mangueira que sai da carcaça da bomba para o cabeçote, o sistema trabalha com mais pressão e troca calor mais rápido, e coloca um relogio de temperatura, tem de trabalhar com mais ou menos 80, 90 graus no maximo.
Oi Alexandre, me interessou este assunto de eliminar o sistema de refrigeração pimario, mas nao entendi muito bem , vc pode me ajudar dando alguns detalhes a mais, tenho motor ap e radiador de santana com ar condicionado, com ele colocado longitudinalmente ao carro , ao lado do motor.
agradeço a ajuda

eduardo

daniel matte
31/10/2009, 09:02
ei rapazes.. estou com um pepino difícil de descascar hehe

estou com problema de aquecimento interno.. o motor e o escapamento estão aquecendo o chiqueirinho e só falta fritar quem vai no banco trazeiro.

tentei revestir o chiqueiro com uma manta termica usada para revestir telhados (acho que só piorou) e enrolei o escapamento com aquela fita termo-tape... (que funcionou maio meno).

então gostaria de sugestões pra solucionar essa piça.

e..

não tenho quase problemas com motor aquecendo, digo quase pq na cidade a ventoinha e o radiador trabalham que é uma beleza mas na estrada em 4ª marcha e velocidade de cruzeiro o relógio de temperatura já marcava acima do meio tendendo a esquentar..

conversando com uns novos amigos bajeiros disseram que isso é comum com quem teima em colocar motor ap com radiador na trazeira.. por causa do vácuo criado após uma certa velocidade que não cria ar suficiente pra passar por entre as colméias do radiador.

seria isso fato ou mera ficção??
e ai beleza!!!

tivemos aqui um problema parecido com o seu e foi resolvido passando o radiador para a lateral do motor da gaiola.
ou seja alem dele ficar do lado do motor mais acima fica de lado na gaiola eliminando asim aquele problema do vacuo ao andar.
e seria interesante tambem vc colocar um radiador com maior circulação de agua, eu utilizei o do gol ap com ar e a ventuinha com uma velocidade, nao tive mais problemas com aquecimento!!!

valeu brow....
qualquer coisa ti mando umas fotos de como ficou por e-mail.

meu e-mail é df-matte@brturbo.com.br
UM ABRAÇO.....