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Ver Versão Completa : Ranger - Motor NGD 3.0 - Problemas



pu5skg
12/10/2009, 12:11
Bom dia pessoal. Somente para informar a todos. Possuo uma ranger 2005 com 78000 km. Até a semana passada, somente completei a agua umas duas vezes, e, bem pouco. Na terça feira, indo ao trabalho, a temperatura subiu, parei, e, precisei colocar 2 litros de agua no sistema. Analisando o que aconteceu, observei que no primeiro bico de injeção aparecia agua. Levei a uma autorizada Mwm em Curitiba, e, após desmontarem a tampa de válvulas, observaram que o cabeçote estava corroído em uma das galerias de água, ocasionando o vazamento. Não atingiu o óleo. Resumo da história = tem que trocar o cabeçote. A bagatela de 5000 dinheiros no mesmo, fora a mão de obra. Enviei um email a Mwm, mas nem resposta me deram. Gostaria de uma visita de um consultor técnico da Mwm para verificar o problema. Sempre andei com aditivo, a cada 25000 trocava a água do sistema, e, agora acontece isso. Gastar praticamente 1/6 do que vale a ranger no motor é meio impraticável. Mas, depois que a gente compra, ninguém mais se importa com o consumidor final. Ai é problema nosso, e o melhor jeito de se defender é informar aos outros via forums. Portanto, tá aí meu relato. Sds. :(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(

SAPO-BOMBA
12/10/2009, 13:36
Sempre cuidou do carro de verdade? Sempre rodou no aditivo? Usou aditivo recomendado e mesmo assim deu pau no cabeçote?

Mete na justiça... Compra o cabeçote novo, conserta o carro, junta as notas fiscais de peças e de serviços e aciona a justiça.

BoaTrilha
12/10/2009, 14:13
tem muitos relatos de corrosão do ngd aqui no forum.

junta o pessoal e procurem seus direitos.

erro de projeto é passivel de indenização a qualquer hora, independente se está na garantia ou não.

abraços

Pequeno jr
12/10/2009, 15:22
Bom dia pessoal. Somente para informar a todos. Possuo uma ranger 2005 com 78000 km. Até a semana passada, somente completei a agua umas duas vezes, e, bem pouco. Na terça feira, indo ao trabalho, a temperatura subiu, parei, e, precisei colocar 2 litros de agua no sistema. Analisando o que aconteceu, observei que no primeiro bico de injeção aparecia agua. Levei a uma autorizada Mwm em Curitiba, e, após desmontarem a tampa de válvulas, observaram que o cabeçote estava corroído em uma das galerias de água, ocasionando o vazamento. Não atingiu o óleo. Resumo da história = tem que trocar o cabeçote. A bagatela de 5000 dinheiros no mesmo, fora a mão de obra. Enviei um email a Mwm, mas nem resposta me deram. Gostaria de uma visita de um consultor técnico da Mwm para verificar o problema. Sempre andei com aditivo, a cada 25000 trocava a água do sistema, e, agora acontece isso. Gastar praticamente 1/6 do que vale a ranger no motor é meio impraticável. Mas, depois que a gente compra, ninguém mais se importa com o consumidor final. Ai é problema nosso, e o melhor jeito de se defender é informar aos outros via forums. Portanto, tá aí meu relato. Sds. :(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(


Você tem esta Ranger desde zero km!? Se sim, será mais fácil resolver. Senão, pode ser que teu carro já tenha rodado mais do que você imagina. O Sapo - Bomba sabe o nome de um aparelho que dá a kilometragem correta do veículo.

Seria bom vc ver isso.

Anthoniusnikos
12/10/2009, 16:35
Porque aqueceu ? Com 78.000 Km só precisou completar a água por duas vezes ? Nota: Recomenda-se trocar água+aditivo a cada 10.000 Km. Segundo a recomendação deveria já ter trocado por 7 vezes !?!?!?!? :pensativo::pensativo::pensativo:
De qualquer maneira, esse motor(bem tratado) é para não dar problemas até os 300.000 Km. A não ser que seja "premiado".
Se tem registrado no Manual do Proprietário todas as revisões, e com apenas essa kilometragem houve corrosão do cabeçote, ou defeito de fabricação(só um perito poderá atestar) seria caso para que o fabricante desse mais atenção ao cliente. Em querendo jogar o prejuízo para você, exija do revendedor autorizado que faça a reparação, e se necessário cobre na justiça.
Abs
Anthon

pu5skg
12/10/2009, 17:45
Obrigado da dica de todos. Postei somente para informar a quem vai comprar uma Ranger. A minha é uma das primeiras com motor eletronico. Quem sabe fui premiado mesmo. Até dar esse problema era uma ótima caminhonete. Não trocava por nada. Agora......
Abs
Jardel.

Alagoano
12/10/2009, 18:00
tem muitos relatos de corrosão do ngd aqui no forum.

junta o pessoal e procurem seus direitos.

erro de projeto é passivel de indenização a qualquer hora, independente se está na garantia ou não.

abraços


Correto, o nome disso é Vício Oculto e está amparado no Art. 26, § 3º do CDC, segue: "Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito."

Porém, pra reclamar vc tem q ter adquirido o produto NOVO, se vc pegou a viatura já usada não é possível reclamar vício oculto....se vc pegou ela zero km, mesmo já estando o prazo da garantia do fabricante vencido, vc pode ajuizar ação reclamando o vício oculto, o prazo decai com 90 dias após o conhecimento do problema por sua parte...

Abs!

Joaomsl
12/10/2009, 19:15
Correto, o nome disso é Vício Oculto e está amparado no Art. 26, § 3º do CDC, segue: "Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito."

Porém, pra reclamar vc tem q ter adquirido o produto NOVO, se vc pegou a viatura já usada não é possível reclamar vício oculto....se vc pegou ela zero km, mesmo já estando o prazo da garantia do fabricante vencido, vc pode ajuizar ação reclamando o vício oculto, o prazo decai com 90 dias após o conhecimento do problema por sua parte...

Abs!

só retificando o que o rodrigo disse se vc pegou o carro usado, pode acionar o antigo dono...ou a empresa onde foi comprada...

valeu

JotaGê
12/10/2009, 20:31
Olá, sou novo no Fórum... ainda não sei muito bem como funciona.
Tenho uma Ranger 99, desde 1999, TD 2,5 cabine estendida. Vi este carro nos EUA e me apaixonei. Mas o motorzinho tem me dado problemas... já fiz uma retifica em 2005, c/ 132 mil km, devido a aquecimento. Há 10 dias atrás pifou de novo: - aquecimento. Não quero vender o carro. Devo colocar um motor 2.8, 3.0 ou retificar este? Me ajudem.:confused:

Dieselboy
12/10/2009, 20:34
Nota: Recomenda-se trocar água+aditivo a cada 10.000 Km
Isso consta no manual do proprietário? :pensativo:

Se constar, e o procedimento não foi seguido à risca, então a culpa recai sobre o proprietário, por uso inadequado do produto em questão! :putz:

Agora, trocar água e aditivo a cada 10 mil km, não me lembro de ter visto período de troca tão curto assim :pensativo:

Anthoniusnikos
12/10/2009, 22:09
Dieselboy, em uso leve, troco e recomendo:
1 - óleo lubrificante do motor a cada 5.000 Km;
2 - filtro de óleo lubrificante do motor a cada 10.000 Km;
3 - filtro de ar em estrada e cidade a cada 10.000 Km, quando 50% na cidade e estrada + 50% no campo, a cada 5.000 Km;
4 - filtro de combustível, se comb. de boa procedência, a cada 10.000 Km;
5 - óleo do câmbio, diferenciais e DH a cada 30.000 Km;
6 - fluído do freio a cada 30.000 ou 1(um) ano(o que vencer primeiro);
7 - água+aditivo de arrefecimento a cada 10.000 Km. É uma manutenção bem mais rigorosa que a recomendada pelo fabricante, mas mais eficiente.
Isso só fluídos. As correias, etc. também verifico constantemente, e quando iniciam fadiga, substituo ou coloco uma sobresalente na viatura para troca a qualquer momento.

Com esses cuidados, a tranquilidade é bem maior, e já não fico na rua a muito tempo.

Tinha esquecido: No caso do Pu5skg pode haver a possibilidade solda do cabeçote(alumínio).

Nota: Com os cuidados acima exposto, já tive viatura a gasolina que o motor chegou perto dos 300.000 Km sem retífica. Espero que a minha Ranjola, com os mesmos cuidados, chegue perto dos 1 milhão de Km(como alguns relatos). Já ví uma chegar aos 500.000 Km mais ou menos bem cuidada. Só receio se a carcaça não vai enferrujar completamente antes !

Att
Anthon

Jera
12/10/2009, 22:23
na ranger 3.0 2005-2008 a troca do fluido do radiador é a cada 60milkm.
não sei se mudou na 2010....parece que agora são a cada 40milkm.
diferencial e cambio a 1a troca em 60milkm e as outras a cada 100milkm.

freio e DH acho que tb são a cada 60milkm

Pequeno jr
12/10/2009, 22:47
Olá, sou novo no Fórum... ainda não sei muito bem como funciona.
Tenho uma Ranger 99, desde 1999, TD 2,5 cabine estendida. Vi este carro nos EUA e me apaixonei. Mas o motorzinho tem me dado problemas... já fiz uma retifica em 2005, c/ 132 mil km, devido a aquecimento. Há 10 dias atrás pifou de novo: - aquecimento. Não quero vender o carro. Devo colocar um motor 2.8, 3.0 ou retificar este? Me ajudem.:confused:

VEja este tópico que tem algumas informações:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59751

Alagoano
12/10/2009, 22:54
só retificando o que o rodrigo disse se vc pegou o carro usado, pode acionar o antigo dono...ou a empresa onde foi comprada...

valeu

João, nesse caso só se ele pegou o carro usado de um particular.....se ele pegou em loja o carro usado, não cabe reclamar vício oculto, ele só tem o prazo legal de garantia de 90 dias contados a partir da entrega efetiva do produto...

Abs!

Daniel.Shimomoto
12/10/2009, 23:35
Bom dia pessoal. Somente para informar a todos. Possuo uma ranger 2005 com 78000 km. Até a semana passada, somente completei a agua umas duas vezes, e, bem pouco. Na terça feira, indo ao trabalho, a temperatura subiu, parei, e, precisei colocar 2 litros de agua no sistema. Analisando o que aconteceu, observei que no primeiro bico de injeção aparecia agua. Levei a uma autorizada Mwm em Curitiba, e, após desmontarem a tampa de válvulas, observaram que o cabeçote estava corroído em uma das galerias de água, ocasionando o vazamento. Não atingiu o óleo. Resumo da história = tem que trocar o cabeçote. A bagatela de 5000 dinheiros no mesmo, fora a mão de obra. Enviei um email a Mwm, mas nem resposta me deram. Gostaria de uma visita de um consultor técnico da Mwm para verificar o problema. Sempre andei com aditivo, a cada 25000 trocava a água do sistema, e, agora acontece isso. Gastar praticamente 1/6 do que vale a ranger no motor é meio impraticável. Mas, depois que a gente compra, ninguém mais se importa com o consumidor final. Ai é problema nosso, e o melhor jeito de se defender é informar aos outros via forums. Portanto, tá aí meu relato. Sds. :(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(

PU5SKG;

Faz 15 dias estive na oficina de um amigo meu discutindo exatamente isso: Ele pegou uma Ranger 3.0 eletronica com esse mesmissimo problema: Jogava água do radiador pelos bicos injetores. Não atingiu o óleo mas....jogava água bico acima. Tudo bem que a Ranger tinha 330 mil km (isso eu vi - conheço a picape em questão)

Ai meu meca me explicou que o NGD tem as camaras de água em volta da de onde o cabeçote "fecha" com o pistão e o uso de água comum (neste caso) provocou uma corrosão galvãnica no cabeçote, ocorrendo o "furo" e a perda d'água, que simplesmente jorrava motor a fora via bico injetor. O saldo da brincadeira foi coisa de 10 mil Reais por conta da troca dos bicos injetores que definitivamente são salgados. Mas nesse caso especificamente, os motoristas da picape (é uma Ranger de trabalho) rodaram muito tempo com ela assim o que acabou compromentendo o sistema de injeção. Diz o meu meca que a melhor forma de prevenir isso é colocar água no radiador com a solução correta, na proporção correta, diluindo, se for o caso, com a água correta (sem cloro, sem minerais...)

O valor do cabeçote é esse mesmo (R$5 mil) mas no caso especifico que acompanhei de perto, ocorreu a possibilidade de solda do mesmo e com isso a redução do custo final do serviço. Solda de aluminio embora dificil, acredito que ainda é mais simples de ser feita do que mexer em solda de cabeçote de ferro. Pelo menos a disponibilidade aqui na minha região é muito maior de solda em aluminio.

Veja se o seu cabeçote não é "soldável". Ai economiza um bocado.

Com relação a água do radiador, é importante salientar que a mistura correta é 50% de monoetilenoglicol e 50% de água DESMINERALIZADA. Água do servico de águas urbanos tem cloro e que acabam derretendo tudo. Por outro lado, muitos serviços de troca de água do radiador coloca apenas um litro de solução concentrada e o resto de água comum. O que na prática pouco significado tem no motor. O certo é 1/2 a 1/2....

Eu, Daniel, uso a solução pré diluida 50/50 da Wurth, de coloração azul. Aqui na minha região é o produto vendido dentro das revendas Ford como produto autorizado pelo fabricante. Na falta dele, arriscaria o Havoline XLC do frasco PRETO, que já vem diluido na mesma proporção. Mas ele é do tipo cor de rosa e não pode, jamais, ser misturado com o azul. Ou limpa tudo e coloca o XLC ou então permanece no Wurth. Senão a água fica preta. e um produto acaba comprometendo o outro. Para nossos motores, os melhores aditivos são os a base de MONOetilenoglicol (geralmente os azuis...)

Apenas a titulo de curiosidade: Essa Ranger que eu exemplifiquei, foi soldado o cabeçote, trocado bicos injetores mas o sistema de distribuição por correntes....estava intacto e doi mantido o mesmo!

Um grande Abraço!

PS: Cuidado com aditivos fornecidos pela propria MWM....existe um que é a base de etilenoglicol (o correto para os nossos motores). Tem outro, que voce coloca 10% +/- que ee a base de sei lá o que (acho que é de óleo) que é para prevenir corrosão galvanica nas camisas do motor D/TD229

SAPO-BOMBA
13/10/2009, 03:28
Agora, trocar água e aditivo a cada 10 mil km, não me lembro de ter visto período de troca tão curto assim

X2... Acho que essa troca era pra ser de 50K no mínimo, se não houver vazamentos ou falhas aparentes no arrefecimento. Se eles pedem a troca tão cedo que os demais veículos, é só mais um argumento de que alguma falha de projeto aconteceu.

Edintruder
13/10/2009, 09:19
A solda de alumínio não é difícil de ser feita. É a melhor opção sem dúvidas.

bird
13/10/2009, 10:55
Caro Daniel e demais foristas

sempre ouvi falar desta necessidade de evitar agua clorada no radiador mas na prática foi o que sempre usei... e nunca tive problemas

não me recordo de nenhuma recomendação sobre isso no manual da Ranger.

to vendo o da Hilux agora e recomenda o fluido da Toyota e água deionizada??? (sem nada) 50% cada

de qq forma na hora de substituir o fluido de arrefecimento (coisa que fiz com 2 anos de Ranger) tive que deixar o motor ligado e agua corrente no sistema até sair toda a agua e fluido velhos daí coloca-se agua e fluido novos. mas a dúvida é como fazer esta lavagem (que demora uns 15 minutos) com agua que não seja clorada...

abs,



PU5SKG;

Faz 15 dias estive na oficina de um amigo meu discutindo exatamente isso: Ele pegou uma Ranger 3.0 eletronica com esse mesmissimo problema: Jogava água do radiador pelos bicos injetores. Não atingiu o óleo mas....jogava água bico acima. Tudo bem que a Ranger tinha 330 mil km (isso eu vi - conheço a picape em questão)

Ai meu meca me explicou que o NGD tem as camaras de água em volta da de onde o cabeçote "fecha" com o pistão e o uso de água comum (neste caso) provocou uma corrosão galvãnica no cabeçote, ocorrendo o "furo" e a perda d'água, que simplesmente jorrava motor a fora via bico injetor. O saldo da brincadeira foi coisa de 10 mil Reais por conta da troca dos bicos injetores que definitivamente são salgados. Mas nesse caso especificamente, os motoristas da picape (é uma Ranger de trabalho) rodaram muito tempo com ela assim o que acabou compromentendo o sistema de injeção. Diz o meu meca que a melhor forma de prevenir isso é colocar água no radiador com a solução correta, na proporção correta, diluindo, se for o caso, com a água correta (sem cloro, sem minerais...)

O valor do cabeçote é esse mesmo (R$5 mil) mas no caso especifico que acompanhei de perto, ocorreu a possibilidade de solda do mesmo e com isso a redução do custo final do serviço. Solda de aluminio embora dificil, acredito que ainda é mais simples de ser feita do que mexer em solda de cabeçote de ferro. Pelo menos a disponibilidade aqui na minha região é muito maior de solda em aluminio.

Veja se o seu cabeçote não é "soldável". Ai economiza um bocado.

Com relação a água do radiador, é importante salientar que a mistura correta é 50% de monoetilenoglicol e 50% de água DESMINERALIZADA. Água do servico de águas urbanos tem cloro e que acabam derretendo tudo. Por outro lado, muitos serviços de troca de água do radiador coloca apenas um litro de solução concentrada e o resto de água comum. O que na prática pouco significado tem no motor. O certo é 1/2 a 1/2....

Eu, Daniel, uso a solução pré diluida 50/50 da Wurth, de coloração azul. Aqui na minha região é o produto vendido dentro das revendas Ford como produto autorizado pelo fabricante. Na falta dele, arriscaria o Havoline XLC do frasco PRETO, que já vem diluido na mesma proporção. Mas ele é do tipo cor de rosa e não pode, jamais, ser misturado com o azul. Ou limpa tudo e coloca o XLC ou então permanece no Wurth. Senão a água fica preta. e um produto acaba comprometendo o outro. Para nossos motores, os melhores aditivos são os a base de MONOetilenoglicol (geralmente os azuis...)

Apenas a titulo de curiosidade: Essa Ranger que eu exemplifiquei, foi soldado o cabeçote, trocado bicos injetores mas o sistema de distribuição por correntes....estava intacto e doi mantido o mesmo!

Um grande Abraço!

PS: Cuidado com aditivos fornecidos pela propria MWM....existe um que é a base de etilenoglicol (o correto para os nossos motores). Tem outro, que voce coloca 10% +/- que ee a base de sei lá o que (acho que é de óleo) que é para prevenir corrosão galvanica nas camisas do motor D/TD229

Loyer
13/10/2009, 11:12
Dieselboy, em uso leve, troco e recomendo:
1 - óleo lubrificante do motor a cada 5.000 Km;
2 - filtro de óleo lubrificante do motor a cada 10.000 Km;
3 - filtro de ar em estrada e cidade a cada 10.000 Km, quando 50% na cidade e estrada + 50% no campo, a cada 5.000 Km;
4 - filtro de combustível, se comb. de boa procedência, a cada 10.000 Km;
5 - óleo do câmbio, diferenciais e DH a cada 30.000 Km;
6 - fluído do freio a cada 30.000 ou 1(um) ano(o que vencer primeiro);
7 - água+aditivo de arrefecimento a cada 10.000 Km. É uma manutenção bem mais rigorosa que a recomendada pelo fabricante, mas mais eficiente.
Isso só fluídos. As correias, etc. também verifico constantemente, e quando iniciam fadiga, substituo ou coloco uma sobresalente na viatura para troca a qualquer momento.

Com esses cuidados, a tranquilidade é bem maior, e já não fico na rua a muito tempo.

Tinha esquecido: No caso do Pu5skg pode haver a possibilidade solda do cabeçote(alumínio).

Nota: Com os cuidados acima exposto, já tive viatura a gasolina que o motor chegou perto dos 300.000 Km sem retífica. Espero que a minha Ranjola, com os mesmos cuidados, chegue perto dos 1 milhão de Km(como alguns relatos). Já ví uma chegar aos 500.000 Km mais ou menos bem cuidada. Só receio se a carcaça não vai enferrujar completamente antes !

Att
Anthon

Só não concordo com essa economia "porca" que muita gente faz de trocar o óleo e não trocar o filtro. Poxa, no filtro de óleo ficam mais ou menos 800 ml de óleo velho.

Edintruder
13/10/2009, 11:17
Em motor à gasolina eu costumo trocar filtro a cada 2 trocas de óleo, porém não custa nada esvaziar e escorrer o filtro e completar com óleo novo. Mesmo no Mille que o filtro comporta nem 300ml eu faço isso justamente para evitar esse óleo velo recircular e se misturar com o óleo novo.

Daniel.Shimomoto
13/10/2009, 19:12
Caro Daniel e demais foristas

sempre ouvi falar desta necessidade de evitar agua clorada no radiador mas na prática foi o que sempre usei... e nunca tive problemas

não me recordo de nenhuma recomendação sobre isso no manual da Ranger.

to vendo o da Hilux agora e recomenda o fluido da Toyota e água deionizada??? (sem nada) 50% cada

de qq forma na hora de substituir o fluido de arrefecimento (coisa que fiz com 2 anos de Ranger) tive que deixar o motor ligado e agua corrente no sistema até sair toda a agua e fluido velhos daí coloca-se agua e fluido novos. mas a dúvida é como fazer esta lavagem (que demora uns 15 minutos) com agua que não seja clorada...

abs,

Bird;

os fabricantes pouco falam da água NÃO clorada no sistema de arrefecimento porque eles pressupõe o uso do fluído já diluido na proporção correta, etc. etc. etc.

O problema da água clorada ocorre quando fica em sistema fechado, circulando aquele cloro pelo motor e radiador. Ai é que forma aquela corrosão no sistema, que a água fica suja no reservatorio, etc.

Nunca fiz lavagem em motor diesel de picape, somente de motores a gasolina mais simples (Chevette e VW AP1600). Diesel mesmo, apenas de de tratores que lá na Fazenda eventualmente a gente lava quando tem que mexer numa bomba d'água.

Eu mesmo lavei o sistema de arrefecimento de dois carros meus - uma perua Marajó (coisa antiga, heim???) e uma Saveiro 1997 que comprei de segunda mão e ela baixava água demais, mesmo estando com o motor todinho ok.

Em ambos, comprei mangueiras novas, peguei uma bomba dessas, tipo WAP doméstica e coloquei nos locais de entrada de água, depois de retirada as mangueiras e deixei - até sair água limpa do outro lado. A mesma coisa foi feita no radiador. Na Saveiro que tem o reservatorio de expansão, retirei-o, coloquei umas pedras, agua com sabão em pó e fui batendo, batendo, fazendo isso por algumas vezes. Depois, em ambos, completei com soluçao pré diluida Havoline XLC.

O resultado mais significativo que tive foi na Saveiro 97: Ela que consumia coisa de 1/2 litro de água a cada 15 dias passou a pelo menos metade disso no prazo de 1 mes e meio.

Hoje em dia tem uns lugares que lavam sistema de arrefecimento, mas eu nunca vi os metodos utilizados. Até quem souber, seria uma boa postar e compartilhar com todos aqui!

Um grande Abraço

Edintruder
13/10/2009, 19:29
O melhor é tirar mangueiras e tirar o radiado pra usar produto mais pesado nele.
Radiador eu uso limpador de alumínio ou suplopan.
No motor não tem muito o que fazer mesmo. As mangueiras passa um pano por dentro delas.

pu5skg
13/10/2009, 21:11
Boa noite Daniel. Obrigado da resposta. Estou vendo que não estou sozinho. Bem, comprei a ranger usada, mas de boa procedencia, com 30.000 km. Foi bem depois da ultima revisão feita pelo antigo dono. Troquei a água do sistema de arrefecimento com 50.000, e, por incrivel que pareça, usei 4 litros de agua deionizada (agua de bateria), e aditivo que acredito que foi o da Mwm. Sempre uso água deionizada porque possuo uma moto antiga (95), e, vem bem claro no manual de serviço que é necessario usar esta agua para evitar acumulos de minerais no radiador e evitar o entupimento do mesmo. Ai faço o mesmo na ranger e em uma parati que tenho que já esta com 270.000 km e firme ainda. Amanha vou saber se da para soldar o cabeçote, esta em uma oficina que só mexe com eles. Tomara que a solda seja possivel. O que o mecanico da mwm me falou, é que poderia ser uma corrosão elétrica (falou para mim verificar o aterramento do motor), mas acho que o que ele queria dizer é que ocorreu uma corrosão galvanica, que foi o que voce comentou. Será que o funcionamento dos bicos, e, por eles serem feitos de materais diferentes do material do cabeçote podem ocasionar isso ? Vou me informar a respeito. Vai me ajudar bastante amanhã quando receber a resposta da oficina de cabeçotes por aqui. Vou lá dar uma olhada e depois posto o que deu. Agradeço o teu post sobre o assunto. Valeu. Jardel

RGamaJr_4x4
13/10/2009, 22:00
Isso aconteceu na minha 2.5. Suspeito que tenha sido a tal corrosão galvânica, pois não tinha trincado e nem aqueceu. Simplesmente apareceu um furo mínimo debaixo da sede de uma das válvulas de escape.
Até cheguei a mandar soldar, foi quando percebi que por dentro (lado do canal do líquido de arrefecimento) o rombo era maior, por isso suponho que tenha sido a tal corrosão galvânica.
Por fim, acabei comprando um cabeçote novo pra rodar mais tranquilo. Mas foi tanto desgosto pelo gasto que tive, que pensei em vendê-la depois disso.

Quando a comprei estava com aditivo na água e andei vários meses sem que baixasse sequer um ml de água.

Mas depois do ocorrido, desconfiei que o antigo dono só passou a usar aditivo quando teve algum problema, porque encontrei dentro do manual um nota fiscal de um reservatório de expansão novo e aditivo.

Hoje nem água mineral uso. Como tenho facilidade de conseguir água destilada, é o que uso com aditivo. Aprendi isso aqui.

RGamaJr_4x4
13/10/2009, 22:06
pu5skg,

Esqueci:
se for mandar soldar, procure um cara que tenha estufa, pois a emenda da solda pode se descolar do cabeçote quando esfriar ou empená-lo.

Daniel.Shimomoto
13/10/2009, 22:59
O melhor é tirar mangueiras e tirar o radiado pra usar produto mais pesado nele.
Radiador eu uso limpador de alumínio ou suplopan.
No motor não tem muito o que fazer mesmo. As mangueiras passa um pano por dentro delas.

Atualmente ando fugindo de solupan como o diabo da cruz...hehehehehe...

Solupan uso ele bem diluido quando lavo a parte de baixo da picape...ou o motor quando este está sujo demais de barro. Mas dou preferencia em usar shampoo automotivo beeeem concentrado. Tem uns aqui que vende na minha cidade (fabricados aqui mesmo) que se utilizado bem concentrado, funciona igual solupan. Com a vantagem de não ser alcalino.

Abs!!!!!

Anthoniusnikos
14/10/2009, 01:30
Só para refletir.
Pelo fato do bloco ser de ferro fundido e o cabeçote de alumínio... Se bem que a junta do cabeçote deve fazer o isolamento, mas talvez os pistões, juntamente com o líquido de arrefecimento quente(100 graus) + alta condutividade dos óxidos e hidróxidos de ferro das galerias do bloco, fazendo a ponte ??? Associado a parte eletrônica dos bicos ??? Sei não...? :pensativo::pensativo::pensativo: Tem tudo favorável para a corrosão galvânica.
Seria bom verificar se esses cabeçotes não tem pontos da parede mais finas que o resto da peça(perto dos bicos).

PS.: Na parte de manutenção e cuídados no Manual do Proprietário das Ranger, tem um capítulo sobre líquido de arrefecimento. De acordo com o que o Shima disse, o Manual especifica 50%água destilada ou desmineralizada+50%fluído a base de etilenoglicol; recomendado o Motorcraft ou equivalente que satisfaça a especificação Ford ESE-M97B44-A.

Att
Anthon

bird
14/10/2009, 11:34
Oi Daniel,

eu desavisadamente sempre completei a água com torneiral mesmo...

quando a Ranger estava com uns 80 mil e 3 anos troquei todo o líquido de arrefecimento num lugar especializado em trocas (óleo e fluidos) naquela ocasião o fluído estava escuro.

o que fizeram foi ligar uma mangueira de água corrente na entrada do reservatório de expansão e soltaram o retorno. Com o motor ligado a bomba dágua faz a circulação e todo o líquido velho vai saindo (mas demora uns 15 min. até que a água saia clara) terminado isso conecta-se novamente as mangueiras e acrescenta o aditivo.

mas ficou 50% agua clorada e 50% aditivo...

se não me engano o manual pedia esta substituição de fluído a cada 2 anos mas como fazer sem usar água corrente ou que seja mineral (que tb não é adequada...)

nestes 15 minutos passa muita água...

sugestões?

abs,





Bird;

os fabricantes pouco falam da água NÃO clorada no sistema de arrefecimento porque eles pressupõe o uso do fluído já diluido na proporção correta, etc. etc. etc.

O problema da água clorada ocorre quando fica em sistema fechado, circulando aquele cloro pelo motor e radiador. Ai é que forma aquela corrosão no sistema, que a água fica suja no reservatorio, etc.

Nunca fiz lavagem em motor diesel de picape, somente de motores a gasolina mais simples (Chevette e VW AP1600). Diesel mesmo, apenas de de tratores que lá na Fazenda eventualmente a gente lava quando tem que mexer numa bomba d'água.

Eu mesmo lavei o sistema de arrefecimento de dois carros meus - uma perua Marajó (coisa antiga, heim???) e uma Saveiro 1997 que comprei de segunda mão e ela baixava água demais, mesmo estando com o motor todinho ok.

Em ambos, comprei mangueiras novas, peguei uma bomba dessas, tipo WAP doméstica e coloquei nos locais de entrada de água, depois de retirada as mangueiras e deixei - até sair água limpa do outro lado. A mesma coisa foi feita no radiador. Na Saveiro que tem o reservatorio de expansão, retirei-o, coloquei umas pedras, agua com sabão em pó e fui batendo, batendo, fazendo isso por algumas vezes. Depois, em ambos, completei com soluçao pré diluida Havoline XLC.

O resultado mais significativo que tive foi na Saveiro 97: Ela que consumia coisa de 1/2 litro de água a cada 15 dias passou a pelo menos metade disso no prazo de 1 mes e meio.

Hoje em dia tem uns lugares que lavam sistema de arrefecimento, mas eu nunca vi os metodos utilizados. Até quem souber, seria uma boa postar e compartilhar com todos aqui!

Um grande Abraço

Anthoniusnikos
14/10/2009, 15:00
Água de chuva quase não tem sais minerais, fica muito próxima da água destilada; porém seu pH é um pouco ácido, talvez seja neutralizado pelos 50% de aditivo adicionado. Vou experimentar essa mistura e posto o resultado.
Obs.: Não recomendaria adicionar NaOH(soda cáustica) ou KOH(potassa cáustica) para neutralização porque assim estaremos adicionando sais a água.

Abs
Anthon

Daniel.Shimomoto
14/10/2009, 21:06
Água de chuva quase não tem sais minerais, fica muito próxima da água destilada; porém seu pH é um pouco ácido, talvez seja neutralizado pelos 50% de aditivo adicionado. Vou experimentar essa mistura e posto o resultado.
Obs.: Não recomendaria adicionar NaOH(soda cáustica) ou KOH(potassa cáustica) para neutralização porque assim estaremos adicionando sais a água.

Abs
Anthon

Boa! Não compensa...entre adicionar alguma coisa e comprar o pré-diluido é melhor comprar o pré diluido.
___________

Anthon;

Com relação a corrosão galvanica, é realmente de se pensar mesmo!:pensativo::pensativo::pensativo:

O interessante é que por exemplo, o MWM 229 é todo de ferro e a corrosão galvanica fura, literalmente a camisa umida do motor. Já vi o estrago...é interessantissimo de se ver (e péssimo de se pagar...hehehehe)

Alguém que souber explicar como isso se dá, o fenomeno fisico, seria interessante!

Abs!!!

Luis TC
10/06/2012, 12:48
So a titulo de informação, minha ranger 3.0 2006 apresentou o mesmo problema que o pu5sgk também próximo aos 80.000 KM
Furo no cabeçote e necessidade de troca do mesmo. Vazamento de água tbm no primeiro bico.
Att Luis.'.

Romerao
14/06/2012, 21:49
um amigo meu mandou lavar o radiador da Ranger (2008) e logo apos a retirada da camioneta da oficia, o motor fundiu, segundo o mecânico, o cara que lavou o radiador não tirou o "ar" do motor, e a válvula termostática não abriu, fazendo o motor esquentar sem acusar no relógio de temperatura. será possível isso? e como deve-se tirar esse ar do motor?
Obrigado

Imperador!
14/06/2012, 21:58
Sim, é possível.
A VT só pode abrir se tiver água no motor. Se não tiver água, ela não abre e consequentemente a temperatura não é indicada corretamente.
Para tirar o ar do sistema, tem duas opções: o suspiro que existe no corpo da VT (ideal) ou a mangueirinha do retorno ao reservatório de expansão (mais lento)

henrique wamser
19/06/2012, 11:11
354094olá
peguei uma 2008 em negócio, e ói o preju.....
e ainda,, às vezes, tenho que desligar e liger novamente o motor, senão fica manco....mais algum problema de módulo?

gmilani
19/06/2012, 11:25
354094olá
peguei uma 2008 em negócio, e ói o preju.....
e ainda,, às vezes, tenho que desligar e liger novamente o motor, senão fica manco....mais algum problema de módulo?

Deu uma dor ... até em min!!!

Meus sentimentos sinceros...

Imperador!
19/06/2012, 12:06
Mas tá caro demais viu?
Dá pra discutir vários itens desse orçamento e chorar por outros...

CJTELECOM
29/06/2015, 15:16
Bom dia pessoal. Somente para informar a todos. Possuo uma ranger 2005 com 78000 km. Até a semana passada, somente completei a agua umas duas vezes, e, bem pouco. Na terça feira, indo ao trabalho, a temperatura subiu, parei, e, precisei colocar 2 litros de agua no sistema. Analisando o que aconteceu, observei que no primeiro bico de injeção aparecia agua. Levei a uma autorizada Mwm em Curitiba, e, após desmontarem a tampa de válvulas, observaram que o cabeçote estava corroído em uma das galerias de água, ocasionando o vazamento. Não atingiu o óleo. Resumo da história = tem que trocar o cabeçote. A bagatela de 5000 dinheiros no mesmo, fora a mão de obra. Enviei um email a Mwm, mas nem resposta me deram. Gostaria de uma visita de um consultor técnico da Mwm para verificar o problema. Sempre andei com aditivo, a cada 25000 trocava a água do sistema, e, agora acontece isso. Gastar praticamente 1/6 do que vale a ranger no motor é meio impraticável. Mas, depois que a gente compra, ninguém mais se importa com o consumidor final. Ai é problema nosso, e o melhor jeito de se defender é informar aos outros via forums. Portanto, tá aí meu relato. Sds. :(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(:(

Amigo, vc ainda conseguiu peça para consertar seu carro, e nos aqui em Campo Grande MS que não encontra nem junta do cabeçote e peças, tipo balancin, capa do mancal e uma simples bomba D'agua!!! Quem inventou este modelo de motor, não anda de Ranger!!!

Danilo Garcia
19/04/2017, 19:13
Meu carro é 2009 e tem 197mil km e esta perfeito! Mas a manutençao foi sempre muito bem feita a risca do manual, que fez revisao na ford ate os 90 mil e depois em oficina especializada sempre que dava algum problema ou que dava o km das trocas de oleo e filtros e etc. Estou dando sequencia e ja com 13mil km rodados em 4 meses estou muito confiante no carro.
Lembrando que o carro era de frota de uma empresa que nao poupava dinheiro em cuidar (vide notas fiscais desde 2013 quando saiu das manutençoes na ford)
Eu ja dei um belo talento nele mas qdo bater os 200mil muito provavel que eu peça para abrirem as partes intimas do carros afim de averiguar desgastes e fazer preventiva.

Valeu!

gui_baastos
18/10/2017, 23:53
Grandes amigos! A vida útil do 3.0 da Ranger 2010 tá pra lá dos 300.000, né?! Tô pra pegar uma com 230 mil rodado. Ela tá com as manutenções em dia e parece que foi bem cuidada pelo dono anterior. Tenho duas opções:

Ranger 2010 com 230 mil rodado: 43.000,00
Ranger 2010 com 140 mil rodado: 49.000,00

Ambas com o 3.0 a Diesel

Na questão de Retífica, o que compensa mais?

gui_baastos
18/10/2017, 23:56
Grandes amigos! A vida útil do 3.0 da Ranger 2010 tá pra lá dos 300.000, né?! Tô pra pegar uma com 230 mil rodado. Ela tá com as manutenções em dia e parece que foi bem cuidada pelo dono anterior. Tenho duas opções:

Ranger 2010 com 230 mil rodado: 43.000,00
Ranger 2010 com 140 mil rodado: 49.000,00

Ambas com o 3.0 a Diesel

Na questão de Retífica, o que compensa mais?


Aproveitando... O que eu devo observar logo de cara ao verificar o motor do carro? Vai ser minha primeira 4x4.

O carro de 49 mil é de Concessionária, não sei a procedência dele!!