PDA

Ver Versão Completa : Bloquear ou Não Bloquear eis a questão!



Afajoses
11/10/2009, 18:13
Hoje fiz uma trilhazinha com meu Niva e conversando com um "ex-proprietário" ele me falou o seguinte : "Nao use o bloqueio que força muito o carro e acaba quebrando a caixa " isso depois de eu dizer a ele que mesmo com muita lama ainda não tinha precisado ligar o bloqueio pois estava dando para ir sem maiores problemas.

Bem a pergunta é a seguinte, tem problema usar o bloqueio com a reduzida em longos trajetos NA LAMA OU AREIA ? ( longos eu to dizendo uns 20km ou30km e não 2000km)

Anthoniusnikos
11/10/2009, 20:26
Barro, areia, terra fofa. Nessas condições pode usar tranquilamente, afinal o bloqueio não vai te deixar atolado se uma das rodas perder a aderência.(rodas com diferencial e bloqueio)
Pode dar quebra no diferencial e caixa, bem como perder a traseira(derrapar), se usar o bloqueio em chão duro e de alta aderência.
Abs
Anthon

ANDRÉHUFF
11/10/2009, 21:01
sempre usei o bloqueio nos meus Nivas, em grandes trechos e pequenos trechos, sempre evitei pisos firmes pois ai é certo de danificar alguma coisa, agora em pisos instaveis é propicio usar.

Afajoses
11/10/2009, 21:43
Bem, era essa a ideia que eu tinha :pensativo:

E parece que estou certo, afinal como alguem pode dizer que usar o Bloqueio do diferencial ( nas condiçoes para que ele foi feito, é claro )poderia danificar algo ? :discordo:

Não quis criar polemica pois era o novato em trilhas da turma, e preferi consultar aqui. :lol:

Flugêncio
11/10/2009, 21:57
Hoje fiz uma trilhazinha com meu Niva e conversando com um "ex-proprietário" ele me falou o seguinte : "Nao use o bloqueio que força muito o carro e acaba quebrando a caixa " isso depois de eu dizer a ele que mesmo com muita lama ainda não tinha precisado ligar o bloqueio pois estava dando para ir sem maiores problemas.

Bem a pergunta é a seguinte, tem problema usar o bloqueio com a reduzida em longos trajetos NA LAMA OU AREIA ? ( longos eu to dizendo uns 20km ou30km e não 2000km)

André,
Acho que esta distância toda que vc quer andar reduzido e bloqueado pode ficar muito caro.

Afajoses
12/10/2009, 10:06
André,
Acho que esta distância toda que vc quer andar reduzido e bloqueado pode ficar muito caro.


Não pretendo andar toda essa distancia, mas em uma necessidade ( tipo uma estrada de erra com chuva ?? e claro embaixa velocidade )fora isso apenas em trechos especificos...

Gustavo Niva
12/10/2009, 15:05
Não pretendo andar toda essa distancia, mas em uma necessidade ( tipo uma estrada de erra com chuva ?? e claro embaixa velocidade )fora isso apenas em trechos especificos...Estrada de terra com chuva tu vai tranquilão sem bloquear... acho que o carro se comporta até melhor do que bloqueado, com menos tendência de puxar pra fora nas curvas...

Mas também fiquei curioso com a afirmação do flugêncio...
Acho que esta distância toda que vc quer andar reduzido e bloqueado pode ficar muito caro.Mesmo sendo, por exemplo, Niterói -> Arraial? Fiz 1 vez esse passeio, sem bloquear (só bloqueei a hora que um cara parou na minha frente, numa subida de duna e eu tive que parar logo atrás)... não tive problemas, mas acho que hoje eu faria bloqueado... teria problema isso?? Mesmo sendo areia o tempo todo??

[]s,
Gustavo.

Afajoses
12/10/2009, 18:16
Gustavo,

só por curiosidade qual a medida do seu pneu ? tenho vontade de fazer um passeio assim mas acho que com os pneus que uso não da o meu é o 6.70-16

Gustavo Niva
14/10/2009, 14:37
Gustavo,

só por curiosidade qual a medida do seu pneu ? tenho vontade de fazer um passeio assim mas acho que com os pneus que uso não da o meu é o 6.70-16Afajoses,
na época eu usava pneus AT 215/80/16... mas acho que com qualquer pneu tu roda na areia, contando que baixe o suficiente a pressão (algo entre 10 e 15lbs, acho)... eu pessoalmente não curto rodar na areia, então não sou o melhor pra dar dicas... mas acho que o grande lance é evitar parar na areia fofa, e nunca sair acelerando muito, senão, se-atola-se (ou seja, atola os dois eixos hehehe)

[]s

Anthoniusnikos
14/10/2009, 14:49
Pessoal, consultar o bloqueio 100% da Kaiser, na página inicial aquí no Fórum. Parece que esse bloqueio faz a compensação de velocidade das rodas nas curvas. Daí poder ser usado em solo de alta aderência.
Estou interpretando como bloqueio integral, ou full time.
É isso mesmo ? Certo ? :pensativo::pensativo::pensativo:
Aguardamos confirmação.

Abs
Anthon

Afajoses
14/10/2009, 15:47
Pessoal, consultar o bloqueio 100% da Kaiser, na página inicial aquí no Fórum. Parece que esse bloqueio faz a compensação de velocidade das rodas nas curvas. Daí poder ser usado em solo de alta aderência.
Estou interpretando como bloqueio integral, ou full time.
É isso mesmo ? Certo ? :pensativo::pensativo::pensativo:
Aguardamos confirmação.

Abs
Anthon


Acho que isso que vc esta falando é diferencial central... e não o bloqueio

MRaizer
14/10/2009, 18:37
Não, ele está se referindo a bloqueio do diferencial mesmo. E não do central...
O problema é que esses bloqueios são feitos para bolas de diferencial maiores, dai não caberem no diferencial(zinho) do Niva.
Ou seja, se quizer bloqueio no Eixo, ou troque ele ou arrume outra coisa (como o seletraction do Gurgel)

Afajoses
14/10/2009, 19:20
mas o que faz faz a compensação das rodas não é o diferencial ? sei que se pode colocar bloqueio direto nos diferencias traseiros e dianteiros ( tem um amigo que tem um engesa assim ) :pensativo::pensativo::pensativo: mas o bloqueio não seria para trasferir tração para as rodas que estão sem ?

Mauricio Rossetto
24/10/2009, 09:12
Camaradas vejam esse bloqueio que podemos fazer "em casa":

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1014036#post1014036 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1014036#post1014036)

Fiz a pergunta: e quanto devemos apertar a porca para ter um bloqueio de 70 a 80%? Alguém saberia dizer, por exemplo com uma chave de torque?

MRaizer
26/10/2009, 14:02
Todos os três são diferenciais. Todos os três compensam os diferentes trajetos e distâncias percorridas por cada uma das rodas.
O bloqueio central apenas garante que, caso UM dos eixos perca a capacidade de tracionar, ainda irá força para o outro eixo.

ereneu alves de oliveira
26/10/2009, 14:44
o seguinte uso a ceixa de marcha e reduzida do niva em meu cj3a a 5 anos,
com motor ap. 2.0 injetado e nao tive nenhuma quebra desde a montagem,
faço raids e trilhas e cheguei a conclusao que este conjunto mecanico estando em ordem aguenta muito, a unica diferença pro niva é que uso os
eixos de jpx, quanto a caixa de marcha e reduzida se nao quebrou até agora
do jeito que eu uso, acho dificil que ocorra algum problema.:concordo: