Ver Versão Completa : Câmbio Automático
Marco/Kelly
07/01/2005, 16:19
Boas Galera, gostaria de tirar algumas duvidas em relação ao cambio automativo de meu vitara, é a primeira vez que tenho um carro automatico e o que tenho duvida é nas retomadas principalmente em subida, percebo que ele está em marcha pesada e não troca , ocasionando uma lentidão ao pegar uma subida bem inclinada, dizem que tem que tuchar opé no acelerador para que o carro entenda que precisa trocar de marcha.
Estou meio confuso na explicação,mas a realidade é como dirigir mais esportivo com trocar rapidas de marcha c/ um cambio automatico
Abraços
Normalmente demora mais para trocar se não acelerar.
Pode baixar a marcha na mão também.
Mas de longe não tem como falar se esta tudo ok ou não.
JoaoAlberto
07/01/2005, 19:44
No cite: suzukioffroad.com.br V. vai encontrar muitas dicas legais. Abra o "arquivo de notícias" Abril de 2004 / Auto Lock-up
Abraço;
JoãoAlberto
FabioRotaseTrilhas
10/01/2005, 10:54
O funcionamento do cambio automatico é de certa forma bem simples.
Acontece que como o mesmo tem menos marchas (o 3D tem 3 marchas, enquanto o 5D vamos dizer que tem 4 marchas, depois explico), voce não consegue as vezes um marcha ideal para uma determinada subida, ficando ou com a rotação la em cima, ou muito baixa e morrendo. Voce terá que se acostumar que o cambio automatico rouba mais Cvs do motor.
Depois, é se acostumar a forçar uma troca de marchas usando o artificio do quickdown. Ou seja, pisar no fundo do acelerador, e se possivel o carro vai reduzir uma marcha.
Outra dica, como foi comentado, é que voce pode usar a alavanca como se fosse manual. Ou seja, voce esta em drive, e quer forçar ele a usar uma 2, e não subir a marcha, é só, andando normal, puxar a alavanca de D para 2.
No 5D, voce pode ainda usar o Power (mas o efeito só é sentido com o pé no fundo do acelerador) e o Overdrive.
Agora vamos explicar as 4 marchas do cambio do 5D. Na verdade ele tem apenas 3 marchas. O que acontece é que com o Overdrive desligado, voce tem 3 marchas, sendo a 3a normal.
Com o overdrive, ele usa a 1, 2 e 3 overdrive. Continua sendo 3 marchas, mas a 3a é diferente, mais longa.
Mas, com o Overdrive ligado, ele aciona o autolock up, ou seja, o travamento do conversor de torque a velocidades maiores que 60 e sem muita aceleração. Ai parece que entrou a quarta marcha.
Quando em estradas voce começa a accelerar (pisar mais fundo), a primeira coisa que o cambio faz é destravar o conversor. Depois ele pode sair da Overdrive para a 3a normal. Mas não é sempre.
Bom resumindo, antes de começar uma subida, pisa no fundo, desliga a overdrive, ou puxa a alavanca para 2.
[]s
Marco/Kelly
10/01/2005, 17:12
Matou a pau minha duvida, era justamente isso, como sou iniciante no mundo 4x4 tive outra duvida ontem e não sei vcs podem me ajudar, primeiro era sobre quando usar o cambio em 2 ou no L , vc parcialmente já respondeu, outra é a seguninte,
atolei minha canvas 93 na beira de uma represa aqui em sp e o que aconteceu joguei 4x4 parecia que ele não tinha força, pequei joguei 4x4 reduzida, a mesma coisa, tentei jogar o cambio p/ 2 e não mudou , conclusão tive que dar uma forcinha empurrando, o que eu esperava!! é que guando engatece a marcha, mesmo que estivesse atolada tivesse força , tipo p/ jogar barro pra tudo quanto é lado , quando na verdade o que ela fez foi lentamente ficar patinando no barro, até achei que isso ocorreu por algum problema no cambio tipo embreagem gasta, mas como é automatico sou completamente leigo!!
FabioRotaseTrilhas
10/01/2005, 17:31
Depende. No cambio automatico, pela ação do conversor de torque, a rotação do motor não é transmitida diretamente para as rodas.
Voce terá que se acostumar que ouvir o motor, não significa saber se as rodas estão girando, patinando ou até paradas.
É um ponto que muitos acham negativos. O controle do carro e a percepção do que esta acontecendo fica prejudicada.
Bem, mesmo em D, 2 ou L, sempre a força é a mesma, e o cambio vai começar na L ou 1a mesmo. Ou seja, não vai fazer muita diferença.
O que pode ter acontecido é que voce não acelerou o suficiente para as rodas girarem rápido.
Ja aconteceu de situações onde eu coloquei 2500 rpms e as rodas não conseguiam girar. (barro muito grudento, pesado, com pneus MUD).
Mas uma coisa é certa, não espere atolar para engatar a 4x4H ou 4x4L.
Sempre que pegar terra, acostume-se a andar em 4x4H. E na trilha, é bom ja ir em 4x4L. Como a reduzida do Vitara não é tão reduzida quanto a de outros, da para levar muito bem. E inclusive em determinados terrenos da para ter um controle maior e mais flexibilidade do motor.
[]s
Marco/Kelly
10/01/2005, 23:23
Perfeito, vou reparar da proxima vez se estou acelerando, com relação as numerações do cambio, quando uso 2 ou L , estas marchas podem ser usadas em asfalto.??
FabioRotaseTrilhas
11/01/2005, 02:51
Sim, voce pode inclusive ficar trocando normalmente.
Digamos que voce venha normal em D, a 60 km/h. E tem uma subida grande a frente. Voce pode antes da subida começar colocar a alavanca em 2, e a rotaçào vai subir bastante, talvez suficiente para garantir mais torque para a subida.
[]s
Pessoal,
Essa história de transmissão automática pra Vitara Frank tá ficando interessante :pensativo: . Aos entendidos, a o que eu preciso atentar na hora de comprar um? Tem algum tempo de mudança, ruído ou aparência na transmissão automática específicos pra eu verificar? Ou é só acelerar e, se estiver mudando, beleza :mrgreen: !!!?
Abraços,
O pessoal erra muito quando usa o automático.
Automático não quer dizer que ele vai fazer tudo e substituir a "teorica" inteligencia do motorista...
Precisa, por exemplo, reduzir as marchas em decidas ou mesmo na chegada em semafaro.
Vale a mesma coisa que para o mecanico, vai usar na decida e mesma marcha da descida.
Em lama lisa para sair com um automatico quando não se tem pneus proprios tem que aprender a praticamente não acelerar para sair.
:pensativo: AI PQ SERA QUE MEU G.VITARA 99 AUTO 2,0 16V NAO ESTA FAZENDO quickdown QUADO PISO FUNDO NO ACELERADOR?FALARAO NUM TAL BOTAO NO FINAL MAS NAO TEM TEM SO UM PARAFUZO????? ONDE FICA ESTE TAL BOTAO????? SERA QUE O SEGUNDO CABO ESTA DESREGULADO POIS QUANDO ALIVIO UM POUCO O PE E QUE ELE REDUZ E SE FICO COM O PE FINCADO NO TALO ELE NAO REDUZ E AINDA ACENDE A LUZ DA INJEÇAO AJUDA AI GALERA :putz:
Não sei no caso dos Suzukis, mas nem sempre existe este botão.
Quando acelera fundo é como se realmente tivesse acionado um botão.
Já tive muitos veiculos automáticos e nenhum tinha o botão.
Mas aparentemente o seu tem algum problema.