PDA

Ver Versão Completa : MAF do motor 1.6 16V

FabioRotaseTrilhas
07/01/2005, 15:59
Pessoal,
to com um pepino nas mãos para resolver.
Meu Sidekick 1.6 16V tem GNV. Até ai é só alegrias.
Mas com isso veio outro problema. A MAF do Sidekick é muito sensivel.
Na instalação deu um "backfire" e quebrou o sensor da MAF. Conseguimos 1 na Suzucar usada.
Agora, 4 meses depois, deu um outro "backfire" por estar acabando o gas e la se foi o outro sensor.
O problema é que agora a Suzucar não tem.
E se for para pagar muito caro como ja cheguei a ver, nem vale mais a pena o GNV....

Então:
1) Onde é possivel conseguir estas MAFs?? (aceito qualquer idéia!) [Ja tentei algumas, mas nenhuma deu resultado]

2) Também estou partindo para a tentativa de adaptação de alguma outra MAF. Mas ta dificil também. Alguém tem idéia do sinal da MAF original, e alguma idéia neste sentido?? Ja comprei 2 outras MAFs, uma Bosh e uma Hitachi, sendo a 1a de Astra e a 2a de Golf. Alguém tem os esquemas de ligação??

Qualquer outra idéia ou dica é bem vinda, pois ja to cansado da procura, e pensando num carburador!!!

:( :( :(

Barao de Castro
14/03/2008, 01:06
Intempestivamente,
veno perguntar se vc continuou com o GNV e como resolveu o problema do sensor MAF? Teve alguma alternativa?

fineza aguardo sua resposta

sds

Breno

HenriqueJr
14/03/2008, 10:55
Pessoal,
Na instalação deu um "backfire" e quebrou o sensor da MAF. Conseguimos 1 na Suzucar usada.
Agora, 4 meses depois, deu um outro "backfire" por estar acabando o gas e la se foi o outro sensor.
E se for para pagar muito caro como ja cheguei a ver, nem vale mais a pena o GNV....

Então:
1) Onde é possivel conseguir estas MAFs?? (aceito qualquer idéia!) [Ja tentei algumas, mas nenhuma deu resultado]

2) Também estou partindo para a tentativa de adaptação de alguma outra MAF. Mas ta dificil também. Alguém tem idéia do sinal da MAF original, e alguma idéia neste sentido?? Ja comprei 2 outras MAFs, uma Bosh e uma Hitachi, sendo a 1a de Astra e a 2a de Golf. Alguém tem os esquemas de ligação??

Qualquer outra idéia ou dica é bem vinda, pois ja to cansado da procura, e pensando num carburador!!!

Amigo, passei pelo mesmo problema....meu MAF queimou por causa de um vacilo meu, fiquei rodando com o carro dando back fire por umas 2 semanas até o sensor queimar!
No meu caso os back fire aconteciam porque tava fugindo corrente pelos cabos de velas, fiquei com pena de gastar 180 reais e tive que amargar um prejuizo grande.
Antes de colocar outro sensor voce tem que saber porque seu carro ta dando back fire com frequencia, o meu so dava quando os cabos tavam ruins! Seu kit GNV tem variador de avanço? Se não tiver instale um pois alem de melhorar o desempenho evita que dê back fire.

Barao de Castro
28/05/2008, 19:45
Retornando a esse assunto, pois agora estou com um vitara 1.6 16v 97 com GNV. Ninguém nunca conseguiu consertar o maf queimado, ou fazer algum tipo de adaptação?

grato por qualquer resposta.

sds

Breno

HenriqueJr
29/05/2008, 09:20
Retornando a esse assunto, pois agora estou com um vitara 1.6 16v 97 com GNV. Ninguém nunca conseguiu consertar o maf queimado, ou fazer algum tipo de adaptação?

grato por qualquer resposta.

sds

Breno

Barão, geralmente quando ocorre um back fire a parte que se danifica do MAF é uma minúscula palheta que fica bem no centro do sensor, essa palheta serve para medir o fluxo de ar que passa pelo sensor. Quando ocorre o back fire o fluxo de ar passa pelo sensor de forma invertita, saindo do motor em direção do filtro de ar. O problema é que como se trata de uma explosão, esse fluxo vem muito forte o que termina entortando a referida palheta.
Quando comprei outro MAF para meu carro e fui substituir o original pelo que adquiri, percebi que o que retirei do carro tava com a palheta amassada(estava na horizontal) no sentido do filtro de ar, enquanto que a palheta do sensor adquirido estava na vertical. Quando tentei colocar a palheta do sensor danificado em sua posição normal, usando o dedo indicador para isso, uma das pernas que segura a palheta(são duas) rompeu-se. Estou com o sensor aqui, creio que se alguem conseguir soldar essa perna da palheta o MAF volte a funcionar normalmente. Só tentando pra ver!

Para não queimar o MAF deve-se ficar atento ao funcionamento do carro, se tiver sem força, falhando, ou qualquer outro sintoma que indique problema no sistema de ignição(distribuidor, bobina, cabos e velas) não espeque que comece a dar back fire! Caso chegue a dar algum back fire aconselho usar o carro na gasolina até que o problema seja resolvido! Quando for lever o carro para resolver esses problemas tire a abraçadeira do sensor MAF e isoleo de forma que durante os testes este nao venha a ser danificado com eventuais back fires!

leo cabral
29/05/2008, 10:35
E lendo esse tópico escrevo em mihas anotações :

- Mais um bom motivo para não usar Gás Natural em Suzuki.:parede:

bymarc
29/05/2008, 13:37
Pessoal,

Então:

Fábio,

Se tu quiser medir a tensão, resistência, corrente ou o que for da MAF do sidekick podemos medir no meu, daí com estes valores pode ser que encontre alguma MAF nacional que se encaixe nestes valores.

ok

Victor Barros
02/06/2008, 18:59
Coloquei na semana passada Gás no meu GV, mas instalei também uma válvula anti-fluxo que impede que o fluxo do "backfire" rompa o sensor MAF.
As pessoas que entrei em contato garantiram que isso funcionaria. Alguem já teve alguma experiência com essa válvula?
Att.

HenriqueJr
03/06/2008, 15:44
Coloquei na semana passada Gás no meu GV, mas instalei também uma válvula anti-fluxo que impede que o fluxo do "backfire" rompa o sensor MAF.
As pessoas que entrei em contato garantiram que isso funcionaria. Alguem já teve alguma experiência com essa válvula?
Att.

Vc tem foto dessa válvula Victor??? Quanto custou??? Me passe mais detalhes...

Victor Barros
03/06/2008, 20:00
Coloquei na loja Motor Gás do Brasil aqui em Fortaleza. Ela era R$ 150,00, mas o cara fez por R$ 100,00. Depois posto a foto aqui no Forum.

Se quiser entrar em contato com a loja, fala com o Nícolas:
Motor gás do Brasil
Av. Visconde do Rio Branco, 3609 B Joaquim Távora
Fone: 3227.2800
Fortaleza-CE

Ledzee
03/06/2008, 21:17
Que interessante, Victor Barros!
Nunca tinha ouvido falar desta válvula anti-fluxo.
E todos aqui no fórum desaconselham a usar GNV no Grand Vitara justamente porque pode queimar o MAF (vc tbém já deve ter lido isso).
Então me diga se já conseguiu alguma informação sobre isso e vá relatando como está indo a adaptação do seu GV ao kit.
Por falar nisso que tipo de kit vc colocou? 3ª, 4ª, 5ª geração? variador de avanço? gerenciador de avanço?
E qual o modelo do seu GV?
Estou pensando em comprar um GV 2001, 2.5 para colocar um kit gás.
Será que é boa idéia?
Abraços!

Guto Machado
09/12/2008, 16:56
E ai alguma solução p MAF? lavei o carro no lava a jato e to com uns probs dos cabos de vela q estão saindo, Enfim pelo q li tem tudo p queimar, agora estou a procura, alguma solução encontrada?? alguém p vender??como fazem esses vitaras de trilha? vedam ali p não entrar agua??

Abraçoss e boas trilhas