Ver Versão Completa : Jericoacoara e Jijoca Quem foi??
Marco-Maga
09/10/2009, 15:57
Olá amigos,
Gostaria de saber se alguem ja foi para Jericoacoara e Jijoca de Gran Vitara ou Tracker.
Queria saber tb se esse carro vai bem lá o que precisa fazer no carro para não parar e não dar encrenca.
Outra coisa, carro a Diesel e melhor que gasolina para este lugar?
Aguardo comentarios!!
Abs.
leo cabral
09/10/2009, 17:09
Marco
Recomendo que você procure o pessoal do grupo off road , Rapaziada 4x4 no seguinte tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703&page=757
Em especial o grande Murillus ou o Jipeiro de Shopping Jeff catunda, para conseguir informações sobre o trajeto , o Murillus esta organizando justamente um passeio no próximo feriado para Jeri.
O inverno aqui no Ceará foi um tanto forte e muitas barras abriram no trajeto a jeri. Na ultima vez que fui de 4x4 ( Samurai ) , fui pela Trilha do Preá. A distancia aproximada é de 300km.
Jeri é um dos lugares mais bonitos do mundo, se você tiver um GPS eu tenho o track log de Fortaleza até Jeri pela Trilha do Preá.
leo cabral
09/10/2009, 17:28
Queria saber tb se esse carro vai bem lá o que precisa fazer no carro para não parar e não dar encrenca.
Tendo um bom domínio de direção até em um 4x2 da para chegar em jeri , um amigo meu ( Nativo de Jeri ) foi em um corsa sedan e conseguiu chegar em Jeri.
Somente os passeios mais distantes que se faz obrigatório um 4x4.
Diesel é sempre melhor pois fica menor o medo de atravessar as barras , sem falar que a autonomia é melhor.
Um Gv com uma boa revisão da para ir a jeri brincando!
Nessa foto abaixo é chegando em jeri:
http://img12.imageshack.us/img12/7536/ogaaacxu1cgq3rdjtng5kkx.jpg
Essa aqui da para ver a marcação do trajeto da trilha.
http://img66.imageshack.us/img66/1794/ogaaafxefbnug5uhecglju1.jpg
essa aqui abaixo é voltando de jeri
http://img12.imageshack.us/img12/6791/ogaaanstrqzqwjme0dveunu.jpg
JEFFCATUNDA
09/10/2009, 17:36
Tendo um bom domínio de direção até em um 4x2 da para chegar em jeri , um amigo meu ( Nativo de Jeri ) foi em um corsa sedan e conseguiu chegar em Jeri.
Somente os passeios mais distantes que se faz obrigatório um 4x4.
Diesel é sempre melhor pois fica menor o medo de atravessar as barras , sem falar que a autonomia é melhor.
Um Gv com uma boa revisão da para ir a jeri brincando!
Nessa foto abaixo é chegando em jeri:
http://img12.imageshack.us/img12/7536/ogaaacxu1cgq3rdjtng5kkx.jpg
Essa aqui da para ver a marcação do trajeto da trilha.
http://img66.imageshack.us/img66/1794/ogaaafxefbnug5uhecglju1.jpg
essa aqui abaixo é voltando de jeri
http://img12.imageshack.us/img12/6791/ogaaanstrqzqwjme0dveunu.jpg
E como você pode ver na marcação da trilha... fora da mesma!!!!
JEFFCATUNDA
09/10/2009, 17:38
Estamos no inicio das negociações para um passeio de fortaleza a Jeri- Jeri a Luiz Correia e Luiz Correia a fortaleza...
Acompanhem lá no nosso topico.
leo cabral
09/10/2009, 17:39
:oops::oops::oops::putz::putz::putz:
Só tenho amigos chatos , é o Terceiro que me da um puxão de orelha por ter saido da trilha :(:(:(
Marco-Maga
09/10/2009, 18:21
Marco
Recomendo que você procure o pessoal do grupo off road , Rapaziada 4x4 no seguinte tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703&page=757 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703&page=757)
Em especial o grande Murillus ou o Jipeiro de Shopping Jeff catunda, para conseguir informações sobre o trajeto , o Murillus esta organizando justamente um passeio no próximo feriado para Jeri.
O inverno aqui no Ceará foi um tanto forte e muitas barras abriram no trajeto a jeri. Na ultima vez que fui de 4x4 ( Samurai ) , fui pela Trilha do Preá. A distancia aproximada é de 300km.
Jeri é um dos lugares mais bonitos do mundo, se você tiver um GPS eu tenho o track log de Fortaleza até Jeri pela Trilha do Preá.
Léo,
Obrigado pelo toque!!
No caminho tem que atravesar muita agua?
Tem ideia de como isso pode acontecer?
Será que isso aconteceu no caminho de Fortaleza e Jeri?
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABu027WLxqdEEEc2pSzuTiT3C_sR1oe83sJUARHhj0_x6F XN7S8fJgY-DMpGsfD0pvVdya39yn0O3rwy03jL3x4Am1T1UIwOSQc8SZOa7p wI4aNaDdv43ST2.jpg
Abs.
JEFFCATUNDA
09/10/2009, 18:24
Marco, tem gente que faz esse passeio de gol, de fiesta, de uno...nãoprecisa dizer que tudo de locadora né?...heehheheehhheheeh
Mas dá sim colega, uma vez até encontramos no meio do caminho um grupo de turistas em um GVII branco perdidos na arêia...e olha que é uma reta só... kk k k k kk...
É baixar os pneus para 15 libras e ir para o abraço...
Só informando que não dá para ir direto pela praia até lá por conta de algumas áreas em que é proibido o transito de viaturas e em outras que existem pedras que impedem a passagem...existem algumas barras mas com balsas para passar e caso alguma não tenha basta subir um pouco e pegar uma das muitas pistas de terra..
Cuidado então com a táboa das marés, pois deve fazer em baixa... Leve mapas ou tracks...pois em alguns lugares vão ser necesários para você subir e pegar estradas de terra......
JEFFCATUNDA
09/10/2009, 18:26
Léo,
Obrigado pelo toque!!
No caminho tem que atravesar muita agua?
Tem ideia de como isso pode acontecer?
Será que isso aconteceu no caminho de Fortaleza e Jeri?
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABu027WLxqdEEEc2pSzuTiT3C_sR1oe83sJUARHhj0_x6F XN7S8fJgY-DMpGsfD0pvVdya39yn0O3rwy03jL3x4Am1T1UIwOSQc8SZOa7p wI4aNaDdv43ST2.jpg
Abs.
Dependendo do motorista, isso pode acontacer até na entrada da garagem de casa....
JEFFCATUNDA
09/10/2009, 18:36
ESQUECI DE COLOCAR:
É Muito importante neste tipo de aventura um radio comunicador, aqui em fortaleza nos utilizamos de radio vhf, na faixa 144400... Caso você não tenha, vc pode alugar um radio de mão (HT) por aqui, custa em média 30 reais pelo fim de semana...
Curiosamnete teve um certo mineiro que quando chegou por aqui, veio todo cheio da razão porque fazia trilha em BH...Chegou por aqui e alugou uma Hilux e quase perde a danada na beira da praia... só se salvou porque tinha um santinho no bolso com o meu celular...heheheheheh...
É facil mas tem que ter cuidado e principalmente se for sozinho, ter para quem ligar ou passar um rádio pedindo SOCORRO!!!!!!!!1
Marco-Maga
09/10/2009, 18:54
ESQUECI DE COLOCAR:
É Muito importante neste tipo de aventura um radio comunicador, aqui em fortaleza nos utilizamos de radio vhf, na faixa 144400... Caso você não tenha, vc pode alugar um radio de mão (HT) por aqui, custa em média 30 reais pelo fim de semana...
Curiosamnete teve um certo mineiro que quando chegou por aqui, veio todo cheio da razão porque fazia trilha em BH...Chegou por aqui e alugou uma Hilux e quase perde a danada na beira da praia... só se salvou porque tinha um santinho no bolso com o meu celular...heheheheheh...
É facil mas tem que ter cuidado e principalmente se for sozinho, ter para quem ligar ou passar um rádio pedindo SOCORRO!!!!!!!!1
Jeff,
Obrigado pelas informações....
Radio eu tenho, mas o meu é PX, vou ver se compro um PY...
Aquela savana atolada esta em Jeri, vendo aquilo fico meio preocupado, se isso aconteceu por causa do percurso ou se por imprudencia do motorista, acredito mais na segunda hipotese.
Segue mais uma foto, e é em Jeri...
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE_D37ThE_DG0t-Vpy8CgvII04zjSHpesZPpykbV6Ei3wu_QSY0LS_nL9-hpmfdstTnDkBrQpICA4TPTSeJ_E7oAm1T1UOaDgarlR1uSpmn2 V64-QALfTQWk.jpg
Abs.
TylerNTL
09/10/2009, 19:59
Já fiz esse trajeto de Jijoca até Jeri e depois de Jeri até Camocim em uma Parati das quadradas. No trajeto de Jeri até Camocim dei sorte porque passamos logo depois de uma chuva e a areia molhada ajudou muito a Parati.
Na volta cheio de marra de ter feito o trajeto na Parati vim em uma Strada. Na volta não teve chuva e por sorte eu não estava sozinho, tinha um primo com uma LR que me rebocou por boa parte do trajeto de Camocim a Jeri.
marcioport
09/10/2009, 20:29
Fomos à Jeri em Janeiro/09 e deixamos o carro em Jijoca. Estávamos de carro alugado e chegamos à noite e portanto preferímos deixar o carro em Jijoca e ir de "carona" em uma das camionetes que faz este percurso.
No site http://turismoeaventura.blogspot.com/search/label/Jericoacoara (http://turismoeaventura.blogspot.com/search/label/Jericoacoara) postei várias dicas sobre Jericoacoara e também de todo o litoral do Nordeste, de Salvador à Jericoacoara, percurso que fizemos de carro em 14 dias de viagem.
Marco-Maga
09/10/2009, 21:09
Já fiz esse trajeto de Jijoca até Jeri e depois de Jeri até Camocim em uma Parati das quadradas. No trajeto de Jeri até Camocim dei sorte porque passamos logo depois de uma chuva e a areia molhada ajudou muito a Parati.
Na volta cheio de marra de ter feito o trajeto na Parati vim em uma Strada. Na volta não teve chuva e por sorte eu não estava sozinho, tinha um primo com uma LR que me rebocou por boa parte do trajeto de Camocim a Jeri.
Thelmo,
No caminho tiva que atravesar muita agua, e alguma coisa profunda?
Vc não fez de Fortaleza ate Jeri né?
Mas obrigado pelo relato.
Abs.
Marco-Maga
09/10/2009, 21:14
Fomos à Jeri em Janeiro/09 e deixamos o carro em Jijoca. Estávamos de carro alugado e chegamos à noite e portanto preferímos deixar o carro em Jijoca e ir de "carona" em uma das camionetes que faz este percurso.
No site http://turismoeaventura.blogspot.com/search/label/Jericoacoara (http://turismoeaventura.blogspot.com/search/label/Jericoacoara) postei várias dicas sobre Jericoacoara e também de todo o litoral do Nordeste, de Salvador à Jericoacoara, percurso que fizemos de carro em 14 dias de viagem.
Olá Marcio,
E como foi de Jijoca a Jeri, as camionetes foram na boa, tinha muito alagado pra atravesar?
Vc diz que foi de "carona" mas os caras das picapes não vivem de transporte, como conseguiu "carona" sem pagar?
Vou ver o link que vc mandou, obrigado pela dica.
Abs.
marcioport
09/10/2009, 21:27
Marco
A viagem foi tranquila. Na ida não conseguíamos ver muito pois estava escuro. Na volta percebemos que a situação é bem tranquila, ainda mais para quem tem carro 4X4.
No centro de Jericoacoara vimos muitos carros de passeio, veículos que com certeza fizeram o mesmo percurso que o nosso.
No percurso percorrido não havia nenhum problema de alagamento na pista.
A estratégia do pessoal de Jijoca é assustar os turistas para que eles deixem seus carros em Jijoca e paguem pelo transporte até Jericocoara. Por isto que disse que pegamos "carona", esta carona é paga pois existem várias camionetes que passam o dia inteiro fazendo este percurso.
O que é fato é que para fazer os passeios em lugares próximos (lagoas, pedra furada e outros) o pessoal de carros de passeio não tem como ir devido à grande quantidade de areia. Para quem tem um 4X4 os passeios podem ser feitos tranquilamente com eles.
Olá Marcio,
E como foi de Jijoca a Jeri, as camionetes foram na boa, tinha muito alagado pra atravesar?
Vc diz que foi de "carona" mas os caras das picapes não vivem de transporte, como conseguiu "carona" sem pagar?
Vou ver o link que vc mandou, obrigado pela dica.
Abs.
Marco-Maga
09/10/2009, 22:38
Marco
A viagem foi tranquila. Na ida não conseguíamos ver muito pois estava escuro. Na volta percebemos que a situação é bem tranquila, ainda mais para quem tem carro 4X4.
No centro de Jericoacoara vimos muitos carros de passeio, veículos que com certeza fizeram o mesmo percurso que o nosso.
No percurso percorrido não havia nenhum problema de alagamento na pista.
A estratégia do pessoal de Jijoca é assustar os turistas para que eles deixem seus carros em Jijoca e paguem pelo transporte até Jericocoara. Por isto que disse que pegamos "carona", esta carona é paga pois existem várias camionetes que passam o dia inteiro fazendo este percurso.
O que é fato é que para fazer os passeios em lugares próximos (lagoas, pedra furada e outros) o pessoal de carros de passeio não tem como ir devido à grande quantidade de areia. Para quem tem um 4X4 os passeios podem ser feitos tranquilamente com eles.
Marcio,
Vc chegou no ponto que eu queria, vc lembra quanto os caras cobram de Jijoca até Jeri? E são só camionetes ou tem carros como tracker e troller tb?
Outra coisa, então nesses lugares que tem Lagoas, pedra furada e outros, só de 4X4 mesmo, e quanto cobram esse passeio vc sabe ou lembra?
Mas tem uns que fazem o caminho de Jeri para Fortaleza tb né?
Obrigado pelas dicas.. To por aqui.
Abs.
marcioport
09/10/2009, 22:59
Marco
De Jijoca para Jericoacoara pagamos na ida (19:30h) em uma camionete que levou apenas eu e minha esposa, R$ 40,00.
Na volta, como agendamos com o mesmo motorista da ida, aproveitamos o retorno de mais pessoas na mesma camionete, se não me engano pagamos R$ 20,00 para nós dois.
Em Jericoacoara havia também Tracker´s e Troller´s, que também considero 4X4. O que não é normal é encontrar qualquer tipo de veículo 4X4 particular fazendo os passeios locais. O normal é contratar um guia/passeio em Jericoacoara para conhecer os arredores.
No passeio para a Pedra Furada e Lagoas pagamos R$ 120,00 para ir de bugue (2 pessoas). O passeio durou o dia inteiro. Existe a opção de ir de jardineira (caminhão adaptado para passageiros), mas normalmente eles só fazem passeios quando completam sua lotação (aprox. 30 pessoas) e com um grupo deste tamanho quem define os horários e tempos em cada local é o grupo e não você mesmo. De bugue dá para escolher "com emoção ou sem emoção" nas dunas.
Marcio,
Vc chegou no ponto que eu queria, vc lembra quanto os caras cobram de Jijoca até Jeri? E são só camionetes ou tem carros como tracker e troller tb?
Outra coisa, então nesses lugares que tem Lagoas, pedra furada e outros, só de 4X4 mesmo, e quanto cobram esse passeio vc sabe ou lembra?
Mas tem uns que fazem o caminho de Jeri para Fortaleza tb né?
Obrigado pelas dicas.. To por aqui.
Abs.
Marco-Maga
09/10/2009, 23:26
Marco
De Jijoca para Jericoacoara pagamos na ida (19:30h) em uma camionete que levou apenas eu e minha esposa, R$ 40,00.
Na volta, como agendamos com o mesmo motorista da ida, aproveitamos o retorno de mais pessoas na mesma camionete, se não me engano pagamos R$ 20,00 para nós dois.
Em Jericoacoara havia também Tracker´s e Troller´s, que também considero 4X4. O que não é normal é encontrar qualquer tipo de veículo 4X4 particular fazendo os passeios locais. O normal é contratar um guia/passeio em Jericoacoara para conhecer os arredores.
No passeio para a Pedra Furada e Lagoas pagamos R$ 120,00 para ir de bugue (2 pessoas). O passeio durou o dia inteiro. Existe a opção de ir de jardineira (caminhão adaptado para passageiros), mas normalmente eles só fazem passeios quando completam sua lotação (aprox. 30 pessoas) e com um grupo deste tamanho quem define os horários e tempos em cada local é o grupo e não você mesmo. De bugue dá para escolher "com emoção ou sem emoção" nas dunas.
Marcio,
Obrigado pelas informações, é que meu cunhado esta afim de ir morar lá e trabalhar com transporte, ele ja tem uns amigos que estão la fazendo isso, e se ele for vai com uma Tracker, por isso queria saber...
Se é roubada ou não, se tem esses tipos de carro ou só camionete fazendo transporte de passageiro.
Abs.
JEFFCATUNDA
10/10/2009, 00:19
Marcio,
Obrigado pelas informações, é que meu cunhado esta afim de ir morar lá e trabalhar com transporte, ele ja tem uns amigos que estão la fazendo isso, e se ele for vai com uma Tracker, por isso queria saber...
Se é roubada ou não, se tem esses tipos de carro ou só camionete fazendo transporte de passageiro.
Abs.
Marco.
Para trabalhar com transporte em Jijoca- Jeri, tem que ser em viatura Diesel...Nem precisa ser 4x4, tem muita D20 fazendo o percurso... De tracker acho que não rola..o custo sai mais caro que o da concorrência.....
Marco-Maga
10/10/2009, 00:49
Marco.
Para trabalhar com transporte em Jijoca- Jeri, tem que ser em viatura Diesel...Nem precisa ser 4x4, tem muita D20 fazendo o percurso... De tracker acho que não rola..o custo sai mais caro que o da concorrência.....
Jeff,
Obrigado pela dica, tb penso assim, só queria ter certeza para passar pra ele, bem falando em viaturas a diesel, qual vc acha mais forte para lá?
L200 Mit sport, savana igual a da foto, ou
Toyota Hilux mesmo as 01,02,03
Abs.
leo cabral
10/10/2009, 01:48
Jeff,
Obrigado pela dica, tb penso assim, só queria ter certeza para passar pra ele, bem falando em viaturas a diesel, qual vc acha mais forte para lá?
L200 Mit sport, savana igual a da foto, ou
Toyota Hilux mesmo as 01,02,03
Abs.
ola Marco
Os veículos que fazem o transporte até jeri são extremamente rústicos, para você ter idéia na oficina que faço toda a manutenção do meu carro ( Quirino ) tinha um dos carros que fazem o transporte .
Era um jeep bandeirante teto de lona da década de 70 com o chassi alongado e com motor mercedes a diesel , ele "Transportava" em torno de 12 passageiros.
Para o transporte Fortaleza Jeri a maioria dos veículos são Land Rovers 110 bem equipadas. O irmão do Jeff tem uma e trabalha justamente nesse ramo.O Jeff já me contou que ele pensou em trocar por outra marca com a manutenção mais barata , mas os turistas adoram Lands Rovers.
Então se o seu cunhado pensa em fazer o transporte só até jeri , quanto mais rústico melhor , se ele pensa e fazer o transporte Fortaleza - Jeri , vai de land Rover que é sucesso.
TylerNTL
10/10/2009, 08:38
Thelmo,
No caminho tiva que atravesar muita agua, e alguma coisa profunda?
Vc não fez de Fortaleza ate Jeri né?
Mas obrigado pelo relato.
Abs.
Não fui de Fortaleza até Jijoca pelo asfalto.
No trecho de jijoca para Jeri não lembro de ter cruzado água.
No trecho de Jeri a Camocim (fomos abençoados) não passamos por nada muito mais profundo que metade da roda da parati (40cm).
Já na volta (que foi +- 1 mes depois) provavelmente devido a maré, passamos por alguns "maceiós" um pouco mais profundos mas nada (naquele instante qualquer) difícil para qualquer caminhonete ou tracker. A strada passou "sozinha" por esses trechos.
Não lembro nem saberia especificar qual a situação da maré nas duas situações. Como comentei na ida dei MUITA sorte. Provavelmente existem combinações de tamanho/horário da maré em que a situação seja beeem mais difícil.
Nesse segundo trecho, mesmo com um guia, é prudente vc conhecer bem a capacidade da sua viatura e ter paciência para analisar bem as travessias, um reconhecimento a pé antes de meter a cara em um trecho alagado sempre ajuda.
rafaelfernandez
10/10/2009, 11:46
... mesmo com um guia, é prudente vc conhecer bem a capacidade da sua viatura e ter paciência para analisar bem as travessias, um reconhecimento a pé antes de meter a cara em um trecho alagado sempre ajuda.
x2 :concordo:
Amigos,
Fiz o percurso Camocim/Jeri/Vila Preá ida e volta 2x com mais ou menos 8 meses de diferencia entra a 1a e a 2a. A minha experiencia é que a natureza muda extremamente em muito pouco tempo. Na 1a vez que fui, nao tive absolutamente nenhum tipo de dificuldade. E como o Thelmo ja falou, até um carro pequeno consegue atravessar. Na 2a vez a coisa nao foi bem assim. Em alguns trechos, a agua estava bem mais alta mesmo no pico da mare baixa (informação que pode salvar sua viatura e voce de SEMPRE saber quando estiver trafegando na regiao) e o snorkel se fez util.
Uma boa dica é sempre que possivel, seguir as D20(ou pegar dicas com eles), pois normalmente esse caras sabem por onde esta melhor de passar. Se estiver so. NUNCA meta a cara em trechos alagados sem antes atravessar a pé. Ja me surpeendi com a profundidade de "pocinhas d´agua" :putz: e tambem ja topei com pedacos de pedra que nao dava pra ver e que poderiam ter feito um belo estrago na viatura. Ahh... as trilhas mais marcadas de pneus tambem costumam ser as mais tranquilas. Trilha sem marcas recentes podem ser mais complicadas.
No mais, pressao baixa nos pneus, reduzida e curtir a paisagem. :mrgreen:
[]´s
Rafael
Marco-Maga
10/10/2009, 19:17
ola Marco
Os veículos que fazem o transporte até jeri são extremamente rústicos, para você ter idéia na oficina que faço toda a manutenção do meu carro ( Quirino ) tinha um dos carros que fazem o transporte .
Era um jeep bandeirante teto de lona da década de 70 com o chassi alongado e com motor mercedes a diesel , ele "Transportava" em torno de 12 passageiros.
Para o transporte Fortaleza Jeri a maioria dos veículos são Land Rovers 110 bem equipadas. O irmão do Jeff tem uma e trabalha justamente nesse ramo.O Jeff já me contou que ele pensou em trocar por outra marca com a manutenção mais barata , mas os turistas adoram Lands Rovers.
Então se o seu cunhado pensa em fazer o transporte só até jeri , quanto mais rústico melhor , se ele pensa e fazer o transporte Fortaleza - Jeri , vai de land Rover que é sucesso.
Olá Léo,
Obrigado pela informaçao, ele esta pensando em uma Mit L200, bem fiz minha parte pegando estas informações que foram boas para mim tb, que penso em ir de carro para estas bandas, assim que eu for coloco aqui para vcs.
Obrigado.
Abs.
Marco-Maga
10/10/2009, 19:20
Não fui de Fortaleza até Jijoca pelo asfalto.
No trecho de jijoca para Jeri não lembro de ter cruzado água.
No trecho de Jeri a Camocim (fomos abençoados) não passamos por nada muito mais profundo que metade da roda da parati (40cm).
Já na volta (que foi +- 1 mes depois) provavelmente devido a maré, passamos por alguns "maceiós" um pouco mais profundos mas nada (naquele instante qualquer) difícil para qualquer caminhonete ou tracker. A strada passou "sozinha" por esses trechos.
Não lembro nem saberia especificar qual a situação da maré nas duas situações. Como comentei na ida dei MUITA sorte. Provavelmente existem combinações de tamanho/horário da maré em que a situação seja beeem mais difícil.
Nesse segundo trecho, mesmo com um guia, é prudente vc conhecer bem a capacidade da sua viatura e ter paciência para analisar bem as travessias, um reconhecimento a pé antes de meter a cara em um trecho alagado sempre ajuda.
Thelmo,
Obrigado pelas informações, vamos ver o que vou passar quando eu for, pq vou de carro desde aqui de SP, mas ainda não tenho data para isso...
Obrigado!
Abs.
:grin:
Marco
Recomendo que você procure o pessoal do grupo off road , Rapaziada 4x4 no seguinte tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26703&page=757
Oi Leo
Eu gostaria muito de poder receber o track log dessa trilha pois ja fiz varias vezes com outras pessoas e gostaria de fazer eu mesmo dirigindo
Meu email e aveloso@comcast.net seria muito amavel e me mandar
Meu GPS e um TOM TOM 910
Obrigado
Alberto
leo cabral
10/10/2009, 20:30
:grin:
Oi Leo
Eu gostaria muito de poder receber o track log dessa trilha pois ja fiz varias vezes com outras pessoas e gostaria de fazer eu mesmo dirigindo
Meu email e aveloso@comcast.net seria muito amavel e me mandar
Meu GPS e um TOM TOM 910
Obrigado
Alberto
olá alberto!
É claro que posso lhe enviar a trilha , para ajudar a todos que desejarem ir vou postar ela abaixo para Download;
Esse track log me foi presenteado pelo simpatissímo Tyago Lima , membro do fórum .
Marco eu já fiz de vitara 4 portas, rodei de Jeri até Natal pela praia, fique apenas atento a tábua de maré, e procure sempre andar com a frequência VHF de onde for passando, ngm sabe quando se precisa ou quando vai ter alguém em QAP.
No mais é um excelente local pra vc ir e conhecer.
[]'s
Olá amigos,
Gostaria de saber se alguem ja foi para Jericoacoara e Jijoca de Gran Vitara ou Tracker.
Aguardo comentarios!!
Abs.
wagner4wd
13/10/2009, 21:56
Olá amigos,
Aguardo comentarios!!
Abs.
Marco, em 2001 fui de SP a Jeri depois Fortaleza com um Samurai original ( veja as fotos no link da assinatura ) só tinha pneus 215 ATe nada mais, só troquei a correia dentada e fui, não tive problema nenhum:discordo:
O diesel é mais vantajoso pelo fato de ter o preço mais estavel em todo BR por causa da concorrencia do transporte rodoviario, ao contrario da gasolina...:shock:
Dependendo de quantos dias vc tiver dá pra fazer um passeio legal, se tiver pelo menos 15 dias, vá por BH-MG-Montes Claros-Chapada Diamantina ( fique uns 3 dias aqui ) depois suba em direção a Sobral-CE e fique em Jijoca é mais barato que Jeri ( Pousada Mala e cuia em 2001 paguei R$30.00 a diaria na beira da lagoa azul...)
Depois volte pela costa...Fortaleza ( peça pro Leo Cabral te levar no Porto das Dunas...:D) Depois começe a volta pela costa ou rasgue pela 116 a SP....8)
Jeff,
Obrigado pelas informações....
Radio eu tenho, mas o meu é PX, vou ver se compro um PY...
Aquela savana atolada esta em Jeri, vendo aquilo fico meio preocupado, se isso aconteceu por causa do percurso ou se por imprudencia do motorista, acredito mais na segunda hipotese.
Segue mais uma foto, e é em Jeri...
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAE_D37ThE_DG0t-Vpy8CgvII04zjSHpesZPpykbV6Ei3wu_QSY0LS_nL9-hpmfdstTnDkBrQpICA4TPTSeJ_E7oAm1T1UOaDgarlR1uSpmn2 V64-QALfTQWk.jpg
Abs.
Saudações Marco, vc tem mais fotos desse passeio dessa L200???? Se puder mandar por MSG privada agradeceria.
Pablo.pinto2007
14/10/2009, 11:56
Amigo se você quiser algo bem detalhado de como é o trajeto, por onde ir, me procure, mandando uma PVT, ou seja, uma mensagem privada que terei o maior prazer em atendê-lo, faço parte da diretoria de um grupo de off road aqui no nosso estado e fomos recentemente pra lá... posso de dar algumas dicas e mapas.
wagner4wd
14/10/2009, 14:59
Marco, em 2001 fui de SP a Jeri depois Fortaleza com um Samurai original ( veja as fotos no link da assinatura ) só tinha pneus 215 ATe nada mais, só troquei a correia dentada e fui, não tive problema nenhum:discordo:
O diesel é mais vantajoso pelo fato de ter o preço mais estavel em todo BR por causa da concorrencia do transporte rodoviario, ao contrario da gasolina...:shock:
Dependendo de quantos dias vc tiver dá pra fazer um passeio legal, se tiver pelo menos 15 dias, vá por BH-MG-Montes Claros-Chapada Diamantina ( fique uns 3 dias aqui ) depois suba em direção a Sobral-CE e fique em Jijoca é mais barato que Jeri ( Pousada Mala e cuia em 2001 paguei R$30.00 a diaria na beira da lagoa azul...)
Depois volte pela costa...Fortaleza ( peça pro Leo Cabral te levar no Porto das Dunas...:D) Depois começe a volta pela costa ou rasgue pela 116 a SP....8)
Aí vai uma foto da pousada mala e cuia...
http://picasaweb.google.com.br/wagner4wd/FeriasDeJunhoDe2001#5135159652790959010 (http://picasaweb.google.com.br/wagner4wd/FeriasDeJunhoDe2001#5135159652790959010)
http://picasaweb.google.com.br/wagner4wd/FeriasDeJunhoDe2001#5135159631316122514 (http://picasaweb.google.com.br/wagner4wd/FeriasDeJunhoDe2001#5135159631316122514)
Marco-Maga
14/10/2009, 18:43
Marco eu já fiz de vitara 4 portas, rodei de Jeri até Natal pela praia, fique apenas atento a tábua de maré, e procure sempre andar com a frequência VHF de onde for passando, ngm sabe quando se precisa ou quando vai ter alguém em QAP.
No mais é um excelente local pra vc ir e conhecer.
[]'s
Olá Nagata,
Obrigado pela dica, to pensando em ir com a dna patroa, mas ainda é só pensamento...
Mas as dicas que vc deu são valiosas..
Abs.
Marco-Maga
14/10/2009, 18:48
Amigo se você quiser algo bem detalhado de como é o trajeto, por onde ir, me procure, mandando uma PVT, ou seja, uma mensagem privada que terei o maior prazer em atendê-lo, faço parte da diretoria de um grupo de off road aqui no nosso estado e fomos recentemente pra lá... posso de dar algumas dicas e mapas.
Pablo,
Faço minhas as suas palavras, sou da Equipe Amigos da trilha off road e Clube do Tracker, se precisar algo daqui de SP estou a sua disposição, e tenho ainda um sitio prox a Campos do Jordão que querendo vir pode ficar em casa sem problemas..:concordo:
Obrigado pela dica caso eu vá com certeza te procuro.
Segue um video de uma trilha que fizemos e que terminou no meu sitio que tenho uma trilhazinha particular de 4 km.
YouTube - Trilha no Sitio do Marcão - Sto do Pinhal[/URL]
Abs.
Marco-Maga
14/10/2009, 18:50
Saudações Marco, vc tem mais fotos desse passeio dessa L200???? Se puder mandar por MSG privada agradeceria.
Ellison,
Tudo bem!! Infelizmente não tenho mais fotos, essas foi meu cunhado que tirou e só tem essas duas que eu postei.
Abs.
Marcelo-HPE
14/10/2009, 20:14
Fala Marco !! Estou planejando uma viagem para Porto Seguro e regiões no começo de fevereiro de 2010 se Deus quizer . dependendo vou esticar até Jericoacoara aproveitando o embalo .
se vc quizer podemos combinar algo !!
abs.
Marcelo-HPE
14/10/2009, 20:30
HII!! . foi seu cunhado que foi né !!
Mas se alguem do sudeste ou sul que estive afim de ir !! estamos aí !!!
abs
fabiduartes
14/10/2009, 23:38
Oi! Lá é lindo!
Participei do Ecomotion pro 2008 (Mundial de Corrida de Aventura)...
Chegamos em comboios de 4X4 e espécies de pau-de arara. Pretendo voltar lá de Jipe um dia...
Vai na fé!
Qual rádio vc indica para instalar em uma Frontier, e onde posso comprar em Fortaleza?
Marco-Maga
16/11/2009, 10:43
Qual rádio vc indica para instalar em uma Frontier, e onde posso comprar em Fortaleza?
Olá Danilo,
Seja bem vindo...
Olha dependo do uso, de onde vc esta e com quem anda!! kkkk
Aqui em SP o pessoal usa mais PX, Ja na Bahia o pessoal usa mais PY, ai vai da sua necessidade..
Quanto a lincensa é mais facil tirar do PX, para PY tem que estudar e fazer uma prova na Labre, que só tem duas por ano..
Se precisar posso ver preço de radio aqui e se quiser posso comprar pra vc e mandar via sedex..
Boa sorte..
Abs.
Caro Marco,
Primeiramente gostaria de agradecer a sua atenção. Como estou entrando agora no mundo 4x4 realmente ainda não estou sabendo qual rádio usam por aqui, mas a priore seria bom saber qual seria os preços e quais modelos são os mais indicados tanto do px como py.
Abraços,
Danilo
Marco-Maga
17/11/2009, 16:51
Caro Marco,
Primeiramente gostaria de agradecer a sua atenção. Como estou entrando agora no mundo 4x4 realmente ainda não estou sabendo qual rádio usam por aqui, mas a priore seria bom saber qual seria os preços e quais modelos são os mais indicados tanto do px como py.
Abraços,
Danilo
Danilo,
PY não sei informar, mas PX eu tenho o cobra 19 ultra, radio,antena, suporte e cabo vc não paga mais que R$ 350,00 em tudo, aqui em SP..
Segue as fotos do meu...
Abs.
manuel mendonça
24/07/2010, 18:54
Olá amigos,
Aguardo comentarios!!
Abs.
alguem da topicos para viagem fortaleza a jericoacoara pela praia sou MNUEL DE PORTUGAL
André-4WD
23/11/2012, 23:02
Pessoal do CE,
Na ultima semana de fevereiro estarei em Jeri.. estou começando a ver estadia, passeios etc...
A ideia inicial era alugar um carro (4x2, tipo palio, gol, celta) no aeroporto de Fortaleza e ir ate jeri.
Pesquisando já vi que o pessoal costuma deixar o carro em Jijoca e ir nas camionetes ate Jeri e depois fazer os passeios de bugue.
Estou correto ou aconselham de forma diferente?????
abraços
Andre
André,
Dá para ir de carro de plástico pelo Preá ( baixando a pressão dos pneus e na maré baixa ), mas de qualquer maneira vc terá que deixar o carro estacionado na entrada de jeri, já que não é mais permitido entrar com carro de fora na cidade. R$ 10,00 o dia e incluído o transfer estacionamento X pousada X estacionamento quantas vezes vc quiser. É claro que é Brasil e durante a semana em baixa temporada acabam deixando vc entrar.
Mas fomos informados que os donos de camionetes fotografam os carros de locadora na areia e enviam para as empresas e quando vc entrega o carro tá lá uma multa, já que tem no contrato uma cláusula quanto a isso.
Estivemos por lá em Set. A caminho dos Lençóis, expedição que infelizmente não deu para vc acompanhar.
Abs
Fabiano
Pablo.pinto2007
24/11/2012, 16:53
Pessoal do CE,
Na ultima semana de fevereiro estarei em Jeri.. estou começando a ver estadia, passeios etc...
A ideia inicial era alugar um carro (4x2, tipo palio, gol, celta) no aeroporto de Fortaleza e ir ate jeri.
Pesquisando já vi que o pessoal costuma deixar o carro em Jijoca e ir nas camionetes ate Jeri e depois fazer os passeios de bugue.
Estou correto ou aconselham de forma diferente?????
abraços
Andre
Olá! Senhores...
Essa sua idéia não é má!!! E está correta... como o amigo não optou por alugar um 4x4 (que realmente o preço é abusivo) a melhor opção seria essa aí, ou então fechar com alguma agência de turismo esse tour que algumas já tem... de ônibus ou van (muito conforto) até o preá ou jijoca e desta por jardineira (ônibus 4x4) até Jeri, seria bom o amigo se informar à respeito, não vou indicar porque não conheço de perto nenhuma agência, embora more na cidade...
Digo isso pois quando a gente aluga um carro por mais que se tenha GPS pode ser que "ele" te guie por um caminho mais longo, difícil e perigoso (parece até a hisoria da chapeuzinho)... mas tem um atalho (aqui é o contrário)... que é a estrada estadual, onde o governo a mantém sempre em boas condições justamente para atender a essa demanda do turismo... e não tem errada, chama-se estruturante... Qualquer coisa se decidir alugar mesmo um veículo dá um toque que podemos te explicar com mapas direitinho como se faz pra chegar lá sem complicações.
Chegando lá em Jeri, seu transporte será Pé-2... ou seja, a pé... pelo menos dentro da cidade... duna pôr do sol pode-se subir a cavalo ou a pé (é bem próximo, vale a pena sentir a areia nos pés) e a pedra furada é um pouco mais longe, pode-se ir de cavalo, charrete ou à pé... seria interessante a charrete, sendo que esta só vai até um certo lugar, daí todos descem a pé... os demais passeios, que são as lagoas aluga-se um buggy... não deixe de ver o cavalo marinho e a lagoa da tatajuba... e as demais que te indicarem por estarem bonitas... só um detalhe, não é o ano todo que as lagoas estão bonitas... tem época que a água está turva (eu nunca vi, mas acontece) e estamos passando por um período sem chuvas, seria bom se informar se estão com níveis bons.
Chega de falatório... qualquer dúvida podemos nos falar em PVT...
Forte abraço!
brunoavila
08/12/2012, 04:27
Amigos Cearenses, e uma SX4 com elevação, aguenta o tranco numa boa? Consegue subir aquelas grandes dunas indo pra Tatajuba? O máximo que fiz foi subir as dunas do cumbuco e ir do cumbuco até o pecém pela praia, passando por aquelas trilhas de areia na lagoa do cauípe com a consultoria do Marcelo da MITO. Há alguma recomendação especial?
André-4WD
09/12/2012, 14:07
Fabiano,
Pois entao, em setembro não deu para acompanhá-los, infelizmente!!!! Agora fechou o esquema, vai ser férias, vou passar antes pelo beach park para fazer a alegria da minha filha! e depois, aproveitando que estaremos "perto", ir para Jeri!
Eu praticamente mudei meus planos, acho que na ida vou fazer aquele transfer pela beira da praia... e depois retorno via estrada, pois saio de Jeri e vou direto para o aeroporto. E por lá, vou a pé, de cavalo, de bugue... acho que será a pedida!
abraços
andre
André,
Dá para ir de carro de plástico pelo Preá ( baixando a pressão dos pneus e na maré baixa ), mas de qualquer maneira vc terá que deixar o carro estacionado na entrada de jeri, já que não é mais permitido entrar com carro de fora na cidade. R$ 10,00 o dia e incluído o transfer estacionamento X pousada X estacionamento quantas vezes vc quiser. É claro que é Brasil e durante a semana em baixa temporada acabam deixando vc entrar.
Mas fomos informados que os donos de camionetes fotografam os carros de locadora na areia e enviam para as empresas e quando vc entrega o carro tá lá uma multa, já que tem no contrato uma cláusula quanto a isso.
Estivemos por lá em Set. A caminho dos Lençóis, expedição que infelizmente não deu para vc acompanhar.
Abs
Fabiano
André-4WD
09/12/2012, 14:10
Pablo,
Obrigado pelas dicas, vou me programar para ir nas lagoas que vc comentou!!!! A subida na duna para ver o por do sol é sagrada!!! Vi cada foto de lá.. tenho que ir mesmo!
abraços
andre
Pablo.pinto2007
09/12/2012, 17:39
Pablo,
Obrigado pelas dicas, vou me programar para ir nas lagoas que vc comentou!!!! A subida na duna para ver o por do sol é sagrada!!! Vi cada foto de lá.. tenho que ir mesmo!
abraços
andre
Quando tiver próximo do amigo chegar, dá um toque, questão de 15 dias... em pvt... quem sabe se eu estiver de bobeira, posso te dar um apoio maior, uma ajuda ao vivo, com informações mais atualizadas!!!
Forte abraço!!!
PAblo
Guilherme Kyrillos
09/12/2012, 18:25
Eu fui de Tracker, com 4 adultos e uma criança, e acompanhando 3 Troller's e uma Pajero Sport. Visitamos lagoas, subimos e descemos dunas. A única duna que não subi, foi por que esqueci de baixar a calibragem dos pneus.
brunoavila
12/12/2012, 02:54
Amigos Cearenses, e uma SX4 com elevação, aguenta o tranco numa boa? Consegue subir aquelas grandes dunas indo pra Tatajuba? O máximo que fiz foi subir as dunas do cumbuco e ir do cumbuco até o pecém pela praia, passando por aquelas trilhas de areia na lagoa do cauípe com a consultoria do Marcelo da MITO. Há alguma recomendação especial?
Só baixar a pressão dos pneus e ser feliz :-D
Pablo.pinto2007
13/12/2012, 01:41
Só baixar a pressão dos pneus e ser feliz :-D
Não tem mistério... agora muito cuidado, quando você coloca seu carro no foguete é interessante vc pegar um guia... pois tem trechos que dá água (na beira da praia mesmo) e tem duas barras pra passar... uma é obrigatória de balsa, e outra de maré baixa dá pra passar bugre e 4x4 mais altos, eu não aconselharia vc a passar com seu SX4, por ser quase um veículo... mesmo na maré baixa a balsa está la, então... as dunas para acesso à tatajuba, pelo passeio turístico são moleza, mas os trechos que complicam são os que fazemos em baixo, em nível, próximo às lagoas, são áreas que juramos que é "duro" o piso e na verdade é uma armadilha... é o que chamamos de areia movediça... tome muito cuidado, quando estive lá vi dois carros bem atolados devido a isso, um deles a gente tentou tirar na cinta e um troller do nosso grupo quebrou, infelizmente... e o dono do carro atolado nem agradeceu, pois depois conseguimos retirar no guincho... então muito cuidado... e não confie 100% nos guias, quando vc está atolado eles saem fora e deixam você na mão... até porque eles não podem fazer nada mesmo...
Vale a pena...
Forte abraço!
Pablo
brunoavila
14/12/2012, 02:28
Obrigado Pablo e Dimasi pela força!
Pablo, eu peguei aquele tracklog e notei exatamente isso, vários caminhos feitos perto de lagoa, logo após uma duna e tb uma travessia na segunda barra onde não é obrigatório a balsa. Uma vez fui de buggy e notei q o bugueiro pegou um trecho nessa barra que estava mais seco. Agora desculpa minha ignorância, pq um buggy passa e um SX4 não? Pq o buggy é mais barato e o bugueiro não tá nem aí pro carro? hehehehe! Pq sei q o SX4 não é um carro de rally, é pra passear, mas botei do lado do TR4 do meu vizinho e notei q a altura da TR4 em relação ao solo é igual ao do meu SX4, por conta do lift que fiz. Coloquei tb rodas maiores, um Geolandar 215/65 da Yokohama.
Acho que pelo fato do bugre ter motor traseiro e tomada de ar alta, alem dele ser muito leve e ter pneuzão. Mas com cuidado, verificando bem dá para ir. Fomos em 6 viaturas e uma delas ( Ranger ) tava sem snorkel e foi de boa. Mas era a diesel e água, sal e eletrônica não costumam se dar muito bem, então avalie muito bem antes de colocar a viatura na água...
385495385496
brunoavila
14/12/2012, 21:33
Dimasi, pra atravessar esses rios que vc colocou na foto com um SX4 só se eu fosse maluco, hehehehe! Tô falando pocinha mesmo, aqueles riachinhos q não vão nem na metade do pneu. Meu medo nesse caso não é nem a água pois não chegaria nem perto do carro, meu medo é o solo, tenho medo da roda afundar na areia como uma areia movediça. Numa situação dessa como nas fotos que vc postou, jamais arriscaria. Valeu!!!
Nesse caso, vale conferir o fundo antes e observar por onde os locais estão passando e ir em mais de uma viatura com cinta e manilha para um eventual resgate.
Abs
Pablo.pinto2007
16/12/2012, 21:04
Nesse caso, vale conferir o fundo antes e observar por onde os locais estão passando e ir em mais de uma viatura com cinta e manilha para um eventual resgate.
Abs
A situação é a seguinte... nas barras sempre desca e veja se o piso está firme... já vi neguinho de troller se afundar porque foi só até a metade da barra a pé pra conferir, da metade pra lá era frouxo e ele afundou o troller...
e na barra da tatajuba é assim... tome cuidado... e areia movediça tem em todo lugar em tatajuba, nas beiras das lagoinhas.... tome muito cuidado...
Abração!
brunoavila
17/12/2012, 00:28
Valeu Amigos! Pablo, e o caminho pra Camocim? Vi aqui no Tracklog e me pareceu tranquilo.
Irei nessa quarta-feira, vou tirar umas fotos e postar por aqui. Valeu! :D
Pablo.pinto2007
19/12/2012, 11:27
Valeu Amigos! Pablo, e o caminho pra Camocim? Vi aqui no Tracklog e me pareceu tranquilo.
Irei nessa quarta-feira, vou tirar umas fotos e postar por aqui. Valeu! :D
O negócio é o seguinte...
Camocim é um bom acesso apenas para a lagoa da Tatajuba, pois fica bem mais perto da lagoa, sendo que tem que atravessar o rio com uma balsa, que dizem que tem, eu particularmente nunca a utilizei, aliás nunca fui à Camocim de 4x4, só uma vez a trabalho e foi só a dormida... então assim se pretende conhecer Camocim e dar uma chegada na Lagoa da Tatajuba, o melhor seria isso mesmo, mas se quer conhecer Jeri e demais redondezas, o melhor é por Preá mesmo, sendo que nessa temporada de final de ano, há uma boa dica pra quem quer economizar que é ficar hospedado às margens da lagoa do Paraíso, que é em Gijoca...
Forte abraço!
Pablo
JEFFCATUNDA
19/12/2012, 17:36
O negócio é o seguinte...
Camocim é um bom acesso apenas para a lagoa da Tatajuba, pois fica bem mais perto da lagoa, sendo que tem que atravessar o rio com uma balsa, que dizem que tem, eu particularmente nunca a utilizei, aliás nunca fui à Camocim de 4x4, só uma vez a trabalho e foi só a dormida... então assim se pretende conhecer Camocim e dar uma chegada na Lagoa da Tatajuba, o melhor seria isso mesmo, mas se quer conhecer Jeri e demais redondezas, o melhor é por Preá mesmo, sendo que nessa temporada de final de ano, há uma boa dica pra quem quer economizar que é ficar hospedado às margens da lagoa do Paraíso, que é em Gijoca...
Forte abraço!
Pablo
Já fui a Camocim algumas vezes e gosto muito de lá!
É uma cidade antiga, com casarões históricos e de um passado de grandes riquezas... Tem uma balsa enorme sim, e o acesso para tatajuba é bem melhor por lá que por Jeri... Eu acho até que um bom passeio é exatamente ir até camocim e pegar as praias voltando, tipo fica um ou dois dias em camocim pega a balsa e vai para tatajuba e Jeri, fica em Jeri ou mesmo no Preá, e de lá vai voltando para Fortaleza...
Depois de Camocim já é o Piaui, tem belas praias selvagens ainda...
Pablo.pinto2007
20/12/2012, 09:48
Já fui a Camocim algumas vezes e gosto muito de lá!
É uma cidade antiga, com casarões históricos e de um passado de grandes riquezas... Tem uma balsa enorme sim, e o acesso para tatajuba é bem melhor por lá que por Jeri... Eu acho até que um bom passeio é exatamente ir até camocim e pegar as praias voltando, tipo fica um ou dois dias em camocim pega a balsa e vai para tatajuba e Jeri, fica em Jeri ou mesmo no Preá, e de lá vai voltando para Fortaleza...
Depois de Camocim já é o Piaui, tem belas praias selvagens ainda...
Exatamente...... tem uma praia a última do Ceará que dizem ser linda, deserta é claro... Boa dica Jeff!!!
Forte abraço!
PAblo
brunoavila
24/12/2012, 02:24
Bem amigos, estou de volta são e salvo para relatar como foram as aventuras de um SX4 em Jericoacoara. Espero com esse relato ajudar tanto os viajantes em relação ao caminho até Jeri e seus pontos turísticos como também aos donos de SX4 que ainda tem dúvidas em relação a capacidade do carrinho.
Lembrando que o relato a seguir descreve a viagem que fiz com minha esposa até Jericoacoara em dezembro de 2012 durante um longo período de seca. Acredito que o terreno fique bem diferente em épocas chuvosas.
ATÉ JERICOACOARA
Munido com um GPS com o tracklog de Tyago Lima fornecido por esse fórum + o Google Maps, lá fomos rumo a Jeri pela CE-085. Depois da cidade de Cruz, chegamos na entrada para o Preá, onde saímos do asfalto e entramos numa pista de terra, fomos atacados por diversos guias. Como ja sabia que iriam me botar medo para que eu os contratasse para guiar meu carro, segui sem parar na entrada, só fui parar lá na frente, embaixo de uma sombra de uma árvore para secar os pneus para 14 libras. É bom já dar uma secada antes pois isso diminui o tremilique do carro, por conta das ondulações na estrada deixadas pelo trator.
O caminho até Preá é tranquilo, uma estrada de terra batida comum.
Chegando em Preá, seguimos pela praia até Jeri. No meio do caminho encontramos apenas algumas poças d'água, desci e verifiquei a profundidade, uma delas estava bem profunda, por isso é bom sempre parar nesses casos e verificar a profundidade.
386674
Passamos por algumas áreas de areia frouxa que acredito que um carro comum teria alguma dificuldade. Mesmo assim vimos diversos Celtas, Pálios e até Corollas e Civics passando sem dó no areal.
Chegando em Jericoacoara você é "recebido" pelo estacionamento da vila. Paga-se R$10 por dia e como dito aqui no fórum, tem um serviço de leva e traz num pau de arara. Basta pedir na recepção da pousada e eles vem te buscar para levá-lo ao estacionamento.
JERICOACOARA-TATAJUBA-CAMOCIM
No segundo dia fomos para Tatajuba e Camocim. Em Tatajuba nossa missão era chegar no Carnaubar, um excelente restaurante que fica escondido na Lagoa da Tatajuba. Não é comum os bugueiros levarem os turistas pra lá, ficando um pouco fora do roteiro dos bugueiros. O lugar é lindo e o restaurante também.
No início seguimos o caminho do tracklog. Caminho tranquilo até a balsa onde pagamos R$30 incluindo a ida e a volta.
386673
Deixando a balsa, passamos por um pequeno bosque, cheio de raízes de árvores.
386675
Logo depois chegamos na outra barra, que na época de cheia é necessário balsa para passar mas como fomos em época de seca, o que sobraram foram apenas algumas poças, algumas mais profundas que as outras, por isso é bom seguir o rastro dos carros e verificar sempre cada poça. Fomos seguindo os rastros e deu tudo certo.
386676
Já para chegar no Carnaubar, a entrada da trilha ocorre logo depois de algumas dunas. Essa trilha não estava no GPS, então usei as fotos de satélite do Google Maps. Desviamos de algumas dunas e realmente acredito que ali um carro comum não passaria ou passaria com dificuldades, depois de algumas atoladas. Encontramos a entrada da trilha e seguimos até o Carnaubar.
386678
386679
Pausa para almoçar e experimentar os deliciosos sorvetes feitos pelo próprio dono. Depois seguimos viagem para Camocim, voltando pela mesma trilha até alcançar a praia novamente. Aí foi tudo tranquilo, sem nenhum contratempo.
386677
Na chegada ao Rio Coreaú, avistamos Camocim e resolvemos não atravessar por balsa pois já era quase 5 da tarde e não teriamos tempo de ver muita coisa. Voltamos pela praia, pegamos novamente a balsa e chegamos quase anoitecendo em Jeri.
386680386682386681
JERICOACOARA - LAGOA DO PARAíSO - LAGOA AZUL
O caminho para as lagoas não tinha no tracklog, portanto fiz uma combinação de GPS e Google Maps. Não queria me arriscar subindo dunas, portanto encontrei vendo pelas fotos de satélite um caminho que aparentemente daria na Lagoa do Paraíso, indo pelo Preá. Segui então pra lá e em determinado momento entrei a direita nessa trilha que contornava as dunas. A trilha mais parecia uma "single track" de carros, o mato chegava a fechar um pouco e foi um caminho bem divertido. Em alguns trechos acredito que um carro comum não passaria, era o lock ligado direto. O perigo eram as constantes curvas, fiquei com medo de um carro aparecer ali em sentido contrário, uma batida seria inevitável.
Chegamos então a margem da lagoa do paraíso onde existe uma estrada de terra em boas condições. Seguimos então até a pousada Chez Loran, que fica já perto de Jijoca.
386683
Depois resolvemos ir para a Lagoa Azul. Como estávamos perto de Jijoca e não estava afim de pegar outra trilha, contornamos a lagoa por Jijoca e novamente pegamos a estrada para o Preá. Próximo a caiçara uma placa sinaliza o caminho para a Lagoa Azul. Chegamos então numa pousada, com o nome Lagoa Azul. Na parede logo a frente, pintado pelo próprio hotel, mostra uma lei dizendo que é proibido entrar de carro na beira da lagoa. Isso é só pra você ficar com medo e pagar R$6 para deixar o carro estacionado no hotel. Se seu carro tiver tração, siga, você passará por um areal e logo depois a beira da lagoa. Lembrando que o período que fui era de seca, logo tinha um bom espaço pro carro passar. Imagino que em época de cheia seja mais complicado e talvez nem exista aquele caminho.
386684
Depois de nos banhar naquelas lindas águas azuis, era hora de dar tchau e assim finalizamos nossa aventura.
Concluindo, se você tiver um SX4, pode ir sem medo. Atolamos apenas uma vez, quando saímos um pouco da trilha, mas esquecemos de ligar o Lock. Mas bastou ligar o lock que saímos do atoleiro. O resto é tranquilo, sempre atento a possíveis buracos na areia, areia enxarcada d'água e tocos de madeira. E ao subir dunas, muito cuidado pois nunca se sabe o que há por trás delas.
Disponibilizo aqui nosso tracklog com todo o caminho aqui descrito. Divirtam-se!
Download do Tracklog: 386685
Belas fotos ...lembro que eu fiz a 1a parte desse passeio e a volta de jeri ate Jijoca com meu finado marea e nessa volta 2 vezes quase que fiquei mas o motor conseguiu subir com a a juda dos pneus descalibrados
Pablo.pinto2007
25/12/2012, 02:12
[QUOTE=brunoavila;1837828]Bem amigos, estou de volta são e salvo para relatar como foram as aventuras de um SX4 em Jericoacoara. Espero com esse relato ajudar tanto os viajantes em relação ao caminho até Jeri e seus pontos turísticos como também aos donos de SX4 que ainda tem dúvidas em relação a capacidade do carrinho.
Lembrando que o relato a seguir descreve a viagem que fiz com minha esposa até Jericoacoara em dezembro de 2012 durante um longo período de seca. Acredito que o terreno fique bem diferente em épocas chuvosas.
ATÉ JERICOACOARA
Muito interessante seu post... ajuda bastante a quem realmente está interessado em ir por esses dias, devido informações sobre as águas da região...
Só um pequeno detalhe, como o amigo não pegou guia nenhum, pelo visto, é interessante saber que tem dunas que é proibido subir, mesmo as que são fora de Jeri (cidade)... e existem as paleodunas e as dunas móveis, coisas da geografia do lugar...
Portanto o amigo fez bem em não se aventurar em subir dunas, pois tem gente que não pode ver uma duna que quer por o carro lá em cima...
Uma coisa que o amigo não deve ter visto é o cavalo marinho... não sei se te contaram, ou não se interessou em ir... mas tem antes da primeira balsa, um lugar que a gente sobe e deixa o carro debaixo de uma barraca de palha mesmo, e entra nuns botes rústicos (de pescador mesmo) e o cara leva a gente no manguezal onde ele colhe um cavalo marinho e mostra pra gente... muito legal... pelo menos eu gostei...
É isso... aproveitando o dia: FELIZ NATAL!!!
AurelioSoares
25/12/2012, 02:34
Eu também fui este ano, se não quiser pagar o guia é só esperar a condução de JIJOCA e ir atrás sem erro, por outro lado podemos pagar o guia só para ajudar o povo local.
brunoavila
25/12/2012, 03:29
Olá Amigos, na realidade essa é a terceira vez que vou a Jericoacoara. Nas outras duas vezes fiz esses passeios todos com guias e bugueiros pois eu não tinha 4x4, fui pra lá de jardineira como qualquer turista. Então eu já tinha uma noção do que iria encontrar pela frente. E de fato existem dunas que não podem subir. Mas na realidade não subiria em nenhuma mesmo, só se fosse um comboio com alguém experiente lá na frente que conhecesse realmente o local. Sozinho não arriscaria.
Valeu galera e um Feliz Natal!
AurelioSoares
04/01/2013, 11:47
E ai Bruno,
O que está achando do sx4? deu para levar tudo no porta mala? eu achei pequeno. Estou quase comprando um Gran Vitara e vi o sx4 na css e achei bonito mas pequeno.
Olá Amigos, na realidade essa é a terceira vez que vou a Jericoacoara. Nas outras duas vezes fiz esses passeios todos com guias e bugueiros pois eu não tinha 4x4, fui pra lá de jardineira como qualquer turista. Então eu já tinha uma noção do que iria encontrar pela frente. E de fato existem dunas que não podem subir. Mas na realidade não subiria em nenhuma mesmo, só se fosse um comboio com alguém experiente lá na frente que conhecesse realmente o local. Sozinho não arriscaria.
Valeu galera e um Feliz Natal!
brunoavila
04/01/2013, 12:44
E ai Bruno,
O que está achando do sx4? deu para levar tudo no porta mala? eu achei pequeno. Estou quase comprando um Gran Vitara e vi o sx4 na css e achei bonito mas pequeno.
A questão do porta-malas na realidade é uma característica e isso vai depender do que você está procurando e quanto quer pagar num carro. Eu queria um carro com tração e que ao mesmo tempo não fosse tão grande pois sabia que 80% das vezes iria usar na cidade e um carro menor que uma pickup pra mim seria o ideal. Além do valor que parece ter o melhor custo x benefício já que o 4x4 mais barato que ele é o jimny mas que não tem airbag, é muito pequeno e o conforto zero. Já o Gran Vitara custa 30 mil reais mais caro que o SX4 e pra mim não compensava.
Portanto pra mim o SX4 é o ideal. O porta-malas coube tudo dessa viagem que fiz. Mas sei que em caso de mais bagagem e com filhos, teria que recorrer a um bagageiro de teto. ;)
André-4WD
18/01/2013, 09:03
Quando tiver próximo do amigo chegar, dá um toque, questão de 15 dias... em pvt... quem sabe se eu estiver de bobeira, posso te dar um apoio maior, uma ajuda ao vivo, com informações mais atualizadas!!!
Forte abraço!!!
PAblo
Pablo,
Ok, obrigado! entro em contato em PVT até porque ainda não me decidi sobre a forma de transporte que vou usar, se alugo um 4x2, um 4x4, se pago o transfer fortal-jeri nos 4x4 e depois faço o esquema bem turista de andar com os bugueiros. Pelo que li, estando em Jeri, não tem mistério para ir nas lagoas que tem por ali. Um 4x4 resolveria...
Abraços
andre
André-4WD
18/01/2013, 09:06
Brunoavila:
Muito interessante o teu relato e bem ilustrado!!! Muito util para mim que será a primeira vez que vou conhecer Fortaleza/Jeri!
abraço
andre
BrunoSX4
11/02/2013, 13:13
[QUOTE=brunoavila;1837828]Bem amigos, estou de volta são e salvo para relatar como foram as aventuras de um SX4 em Jericoacoara. Espero com esse relato ajudar tanto os viajantes em relação ao caminho até Jeri e seus pontos turísticos como também aos donos de SX4 que ainda tem dúvidas em relação a capacidade do carrinho.
Parceiro, parabéns pelas fotos e obrigado pelo compartilhamento!
Tenho um SX4 Manual, vendo suas fotos reparei que os pneus não são os turanza ER300, você colocou quais? Geolandar? quais medidas?
Eu acabei de adquirir um jogo de Scorpion ATR , ainda não instalei. Você fez lift de suspensão?
Obrigado e abraço!
brunoavila
01/03/2013, 22:52
Sim Bruno, coloquei o Geolandar 215/65 e o lift na própria concessionária da Suzuki. Aqui em Fortaleza o povo só compra o SX4 com lift pra poder andar na praia e no péssimo asfalto da cidade.
Sousafera
20/12/2017, 05:32
Parceiro, parabéns pelas fotos e obrigado pelo compartilhamento!
Tenho um SX4 Manual, vendo suas fotos reparei que os pneus não são os turanza ER300, você colocou quais? Geolandar? quais medidas?
Eu acabei de adquirir um jogo de Scorpion ATR , ainda não instalei. Você fez lift de suspensão?
Obrigado e abraço!
Fala pessoal!!
Alguém fez a trilha Jijoca-Jericoacoara e Jericoacoara-Camocim este ano?
Vou passar o reveillon lá e não estava querendo ficar dependendo de guia.
Abs!
Pessoal, fui no Reveillon e fiz todos os passeios sem guia, com trilhas do Wikiloc. Aproveitei e gravei também as minhas:
Jericoacoara - Lagoa Azul - Lagoa do Paraíso - Jericoacoara
Wikiloc - Jericoacoara - Lagoa Azul - Lagoa do Paraiso trilha - Jericoacoara, Ceara (Brazil)- GPS track (https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/jericoacoara-lagoa-azul-lagoa-do-paraiso-21798929)
Jericoacoara - Lagoa Tatajuba
Wikiloc - Jericoacoara - Lagoa Tatajuba trilha - Jericoacoara, Ceara (Brazil)- GPS track (https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/jericoacoara-lagoa-tatajuba-21775959)
Lagoa Tatajuba - Jericoacoara (maré alta)
Wikiloc - Tatajuba - Jericoacoara trilha - Tatajuba, Ceara (Brazil)- GPS track (https://pt.wikiloc.com/trilhas-off-road/tatajuba-jericoacoara-21775958)
Portal Jericoacoara
26/04/2021, 11:11
Aqui tem muitas dicas Transfer para Jericoacoara - Portal Jericoacoara 2021 (https://www.portaljericoacoara.com.br/transfer-para-jericoacoara/)
Olá amigos,
Aguardo comentarios!!
Abs.