PDA

Ver Versão Completa : Cj5 1976 - " MOG FORCE ONE "

Bichero
08/10/2009, 23:32
E aí galera blza?

Depois de meses de pesquisa acredito que já estou com material suficiente para iniciar o topico do meu JEEP.

Tudo começou com a compra de um CJ5 1976 original há quase 4 anos atras.

Na época fiz as modificações básicas para coloca-lo na trilha, pneus maiores e sto antônio com gaiola fixa no parabrisa, pronto, agora era só meter na lama.

Assim foi por muito tempo, até que o motorzinho pediu agua, e me deixou na mão, isso coincidiu com o nascimento da minha filha, e por motivo$ obvio$ deixei o jipinho descansando um pouco..

Cansado de ver meu amigo alí, resolvi compensá-lo pelos anos parado e lhe darei de presente um upgrade significativo, vou transformá-lo em um Rock crawler .

Do velho CJ sobrará apenas o chassi que já está sendo devidamente reformado e reforçado com uma cinta inferior, vamos a nova configuração:

Motor 292 V8
Eixos de UNIMOG 411
Pneus 38,5x14,5x16 Creepy Crawler ( por enquanto )
Suspensão 4 ( four ) link
Airfux 14'' ou mais
Gaiola 2 lugares tubular
Full Hidro etc..

O que ainda falta decidir é basicamente a caixa + t-case , sugestões de quem conhece os eixos são bem vindas :concordo:, eu gostaria mesmo é de uma que me permitisse colocar um guincho mecânico..

Semana que vêm começa a reforma dos novos eixos (eles tem só 53 anos) que pretendo postar aqui com detalhes.

Se tudo der certo, espero estar rodando em Março de 2010..

Abraços à todos

Segue algumas fotinhos..

Em breve novidades..

[]´s 4 all

fabiano carraro
08/10/2009, 23:44
rapaiz vai com fé meu irmao :dance:

AGORA no meu ver sera "OBRIGATORIO" VÇ CONVERSAR COM O BILL E O RAMIRO.........

.....antes de mexer em qualquer outra coisa, pois com este powertrain que quer montar vai aparecer cada encrenca que só eles pra resolver ......pois ja andaram por este lado negro da força :mrgreen:

acompanharei a empreitada e te dou força no que puder pra botarmos o FORCE ONE em posiçao de combate o mais breve possivel.:concordo:

Bichero
09/10/2009, 00:07
rapaiz vai com fé meu irmao :dance:

AGORA no meu ver sera "OBRIGATORIO" VÇ CONVERSAR COM O BILL E O RAMIRO.........

.....antes de mexer em qualquer outra coisa, pois com este powertrain que quer montar vai aparecer cada encrenca que só eles pra resolver ......pois ja andaram por este lado negro da força :mrgreen:

acompanharei a empreitada e te dou força no que puder pra botarmos o FORCE ONE em posiçao de combate o mais breve possivel.:concordo:

Opa fala Fabiano blza? =)

Pois é acredito que o desafio será grande, como tudo nesse projeto, a ajuda do Ramiro ja vem sendo de grande valia por MP o Devasso é uma das fontes de inspiração para o M.F.1 , com certeza espero contar com a ajuda dos dois!! :concordo:

Aproveitando gostaria de agradecer a ajuda de todos os amigos que vêm me auxiliando ao longo desses meses, e agradecer também desde já a todos que ainda com certeza vão me ajudar!!

E vamo q vamo!!!

[]´s :mrgreen:

JUNINHO_BITTENCOURT
09/10/2009, 07:17
Ja estava na hora de um tópico em Otávio? :concordo:

T-case eu iria de Hilux com kit m-krawler e poem guincho hidráulico.

Show de projeto e será um prazer acompanha-lo ao vivo.

Vai manter CJ5? ou montar carroceria CJ2/3?

Abraços.

FernandoRisso
09/10/2009, 08:30
Otávio,

Boa sorte na empreitada e comece a revisar os eixos ontem, além de anotar tudo o que vc desmontou, senão não vai conseguir montar de novo.

O maior desafio vai ser colocar um eixo tão estreito (de carcaça) debaixo do chassis original do CJ5.

[]'s

billj
09/10/2009, 08:47
A t-case da Hilux não funfa, a saída dianteira fica do lado oposto.

Outra dica: Se é que pretende realmente fazer um carro para competir em provas de RC, esquece dessa de guincho mecânico ou hidráulico.....:concordo:

Abraços,

Bill

Elmer_Jeep
09/10/2009, 10:06
Então Bicheiro, desistiu dos D60 e 70 ?

Será que a reforma dos Mogs não fica mais cara que os ups dos Dana ?

Como disse o bill, as bolas do diferencial ficam em posição diferente, dianteira é na esquerda e trazeira na direita...

[]'s e boa sorte no projeto.

Bichero
09/10/2009, 16:31
Ja estava na hora de um tópico em Otávio? :concordo:

T-case eu iria de Hilux com kit m-krawler e poem guincho hidráulico.

Show de projeto e será um prazer acompanha-lo ao vivo.

Vai manter CJ5? ou montar carroceria CJ2/3?

Abraços.

Pois é, ja era hora hehehe, mas eu queria ter o projeto bem definido pra começar, tu sabe quantas mudanças foram feitas hehehe mas agora vai!!!

Acho, que vai ser uma carroceria 42 no chassi CJ5, mas pra variar to com caraminhola na cabeça, já pensando na idéia que tu me deu!! uhauhauhauha será q sai uma pickup?

To esperando aquela visita hein, boa lama amanha!!!

Bichero
09/10/2009, 16:36
Otávio,

Boa sorte na empreitada e comece a revisar os eixos ontem, além de anotar tudo o que vc desmontou, senão não vai conseguir montar de novo.

O maior desafio vai ser colocar um eixo tão estreito (de carcaça) debaixo do chassis original do CJ5.

[]'s

E aí Fernando blza? =)

Obrigado pelos votos, a revisão dos eixos começa segunda feira se tudo der certo, vai ser um desafio e tanto, to ansioso p ver o estado geral dos eixos, se bem que quando tiramos o dianteiro ainda tinha oleo no bicho!!

O chassi não vai ser original, vamos modificá-lo, e adaptá-lo ao projeto =)

[]'s :concordo:

Bichero
09/10/2009, 16:45
A t-case da Hilux não funfa, a saída dianteira fica do lado oposto.

Outra dica: Se é que pretende realmente fazer um carro para competir em provas de RC, esquece dessa de guincho mecânico ou hidráulico.....:concordo:

Abraços,

Bill

Bill, alguma dica de t-case com bom custo beneficio?

A idéia é um RC que vá bem em trilhas pesadas como o Devasso! E não exclusivamente um RC, acho que me expressei mal, mas pelo que tenho visto no topico o guincho eletrico do Ramiro tem dado conta do recado, vamos ver, isso vai ser a ultima coisa que vou decidir..

Valeu :concordo:

Bichero
09/10/2009, 16:50
Então Bicheiro, desistiu dos D60 e 70 ?

Será que a reforma dos Mogs não fica mais cara que os ups dos Dana ?

Como disse o bill, as bolas do diferencial ficam em posição diferente, dianteira é na esquerda e trazeira na direita...

[]'s e boa sorte no projeto.

Grande Elmer, =)

Pois é cara, não que eu tenha desistido dos D60/70 é que não deu pra REsistir na oferta dos Mogs hehehe, ficou um negocio bom pra mim, do jeito que eu queria. Botei no papel e o custo beneficio vai compensar.

A reforma será basicamente rolamentos e retentores pois quem me vendeu garante as engrenagens, se não tiver como usa-las ele troca!

Aqueles D60/70 estão disponíveis se tiver interesse te passo o contato por MP!

E vc, o que me aconselha de caixa + t-case?

Abraço! :concordo:

billj
09/10/2009, 16:52
A reforma será basicamente rolamentos e retentores pois quem me vendeu garante as engrenagens, se não tiver como usa-las ele troca!

E dos freios e "torque tubes", o que vai fazer com essas coisas???

billj
09/10/2009, 17:06
Bill, alguma dica de t-case com bom custo beneficio?

A idéia é um RC que vá bem em trilhas pesadas como o Devasso! E não exclusivamente um RC, acho que me expressei mal, mas pelo que tenho visto no topico o guincho eletrico do Ramiro tem dado conta do recado, vamos ver, isso vai ser a ultima coisa que vou decidir..

Valeu :concordo:

Estou assumindo que o motor vai continuar com a merda do carburador ou vai injetá-lo?? A não ser que o carbura estiver já 100% e não vai gastar nenhum centavo sequer nele, seria burrice enorme em ficar com ele. Melhor vender essa bosta pro um nó cego de Maveco e meter uma injeção no seu motor com módulo Fueltech.

E o câmbio?? Auto ou manual?? Se for auto, vai direto num C6. Da t-case, vai ter que comprar uma flange de qualquer jeito. Com este motor e a redução dos eixos Mog, não vai precisar de muita redução na t-case. Eu optaria por uma NP231 da Cherokee.....:concordo:

EDIT: Para acoplar o câmbio C6 no seu motor, vai precisar de uma flange. Ele vai direto no 302, mas no 292, teria que modificar o bloco do motor....
http://www.transmissionadapters.com/ford_y_block.htm

Não é segredo do que eu acho de Ford.......:discordo::putz:

:mrgreen:

Abraços,

Bill

Bichero
09/10/2009, 17:06
E dos freios e "torque tubes", o que vai fazer com essas coisas???

Bill, os freios eu ouvi falar que estes carros forte Mercedez usam à disco, não sei exatamente qual é, nem modelo nem se é verdade, mas quem me disse é cobra criada aqui do forum, acredito que ele saiba o que diz, então seria uma opção, a outra é o cubo da Enzimec né? Mas acho que aí já saí um pouco mais caro.

Os torque tubes tem que tirar e adaptar uma ponta pra usar cruzeta e cardã normalzinho certo?

Bichero
09/10/2009, 17:15
Estou assumindo que o motor vai continuar com a merda do carburador ou vai injetá-lo?? A não ser que o carbura estiver já 100% e não vai gastar nenhum centavo sequer nele, seria burrice enorme em ficar com ele. Melhor vender essa bosta pro um nó cego de Maveco e meter uma injeção no seu motor com módulo Fueltech.

E o câmbio?? Auto ou manual?? Se for auto, vai direto num C6, que vai acoplar direto no seu motor. Da t-case, vai ter que comprar uma flange de qualquer jeito. Com este motor e a redução dos eixos Mog, não vai precisar de muita redução na t-case. Eu optaria por uma NP231 da Cherokee.....:concordo:

Abraços,

Bill

Bill o carbura está 110% esse motor foi totalmente refeito incluindo um belo trabalho no carburador, por enquanto fica ele mesmo.

O cambio estou pensando em um automatico, esse C6 é de que carro? Obrigado pela dica da t-case Cherokee começarei a pesquisar hoje ainda! :concordo:

billj
09/10/2009, 17:16
Bill, os freios eu ouvi falar que estes carros forte Mercedez usam à disco, não sei exatamente qual é, nem modelo nem se é verdade, mas quem me disse é cobra criada aqui do forum, acredito que ele saiba o que diz, então seria uma opção, a outra é o cubo da Enzimec né? Mas acho que aí já saí um pouco mais caro.

Os torque tubes tem que tirar e adaptar uma ponta pra usar cruzeta e cardã normalzinho certo?

Freio a disco é sem dúvida a melhor opção, mas vai uma grana aí para fazer a conversão. Mesmo para eliminar os torque tubes, vai uma grana.

Sugiro que você entre em contato com a Ensimec para uma cotação para estas peças. Os eixos do Devasso foram enviados para a Ensimec e foram totalmente refeitos. Se os seus estão bons do jeito que fala, então talvez isso não seja necessário. Mesmo assim, o Franco poderia fabricar um kit de freios e fazer e modificar as peças para aceitar garfos pros cardans.

billj
09/10/2009, 17:19
Bill o carbura está 110% esse motor foi totalmente refeito incluindo um belo trabalho no carburador, por enquanto fica ele mesmo.

O cambio estou pensando em um automatico, esse C6 é de que carro? Obrigado pela dica da t-case Cherokee começarei a pesquisar hoje ainda! :concordo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-94615569-cambio-automatico-ford-fmx-_JM

FernandoRisso
09/10/2009, 17:23
Sei que não temos rios de dinheiro para montar nossos carros, mas eixos de mog não combinam com orçamento apertado e economia. Só de rolamentos vai R$ 3k brincando!

Esses eixos são de um trator de 1940 e guaraná com rolha, que deve ter ficado encostado por uns 20 anos no tempo, portanto vai ter que trocar no mínimo todos os rolamentos e retentores.

[]'s e boa sorte na empreitada

billj
09/10/2009, 17:31

Editei o meu post anterior, que tinha informações equivocadas. O C6 veio em pickups Ford. É muito semalhante ao C4, só mais resistente....

Bichero
09/10/2009, 17:36
Freio a disco é sem dúvida a melhor opção, mas vai uma grana aí para fazer a conversão. Mesmo para eliminar os torque tubes, vai uma grana.

Sugiro que você entre em contato com a Ensimec para uma cotação para estas peças. Os eixos do Devasso foram enviados para a Ensimec e foram totalmente refeitos. Se os seus estão bons do jeito que fala, então talvez isso não seja necessário. Mesmo assim, o Franco poderia fabricar um kit de freios e fazer e modificar as peças para aceitar garfos pros cardans.

Já dei um pulo na Enzimec antes mesmo de comprar os eixos, falei com o Nei e com o Franco, ví até um par de mogs que estão la reformando, a idéia original era mandar eles pra lá mesmo, mas sabe aquela vontade de botar a mão na massa? Eu tava pensando em reformá-los e postar aqui o passo a passo, mas segunda vou analizar certinho, conversar com o pessoal lá, acho que pode ser mesmo a melhor opção, já que eles tem o know-how e estes eixos tem que durar mais un 50 anos pelo menos uahuhauaha vamos ver..

Valeu o link do cambio!! :D :concordo:

Bichero
09/10/2009, 17:40
Sei que não temos rios de dinheiro para montar nossos carros, mas eixos de mog não combinam com orçamento apertado e economia. Só de rolamentos vai R$ 3k brincando!

Esses eixos são de um trator de 1940 e guaraná com rolha, que deve ter ficado encostado por uns 20 anos no tempo, portanto vai ter que trocar no mínimo todos os rolamentos e retentores.

[]'s e boa sorte na empreitada

A com certeza cara, por baixo vai isso aê, ou mais, to pensando em usar só primeira linha, Timken e etc..

[]'s, valeu!

Bichero
09/10/2009, 17:50
Bill, e cambio manual? Qual seria a tua opção?

:concordo:

billj
09/10/2009, 18:11
T-18 ou Clark...........

rubensx
09/10/2009, 19:00
.... e meter uma injeção no seu motor com módulo Fueltech.
:mrgreen:

Abraços,

Bill

Fueltech Bill??

Serio... Go PRO...

Se num quiser a RACE (que ai vc fala comigo).

vai disso:

www.motec.com

fueltech deixa muito a desejar heheheeh:odedo:

billj
09/10/2009, 20:58
Bom, ainda não instalei o meu módulo Fueltech, está lá na oficina prontinho. Mas conheço pessoalmente duas instalações e ambas ficaram ducaraio............:palmas::concordo:

De toda forma, acabei de visitar o site deste seu "Race" e não consegui porra nenhuma sobre o equipamento, a não ser um vídeo de uma Pampa PVDI..........:parede: Enquanto isso, no site da Fueltech tem os manuais completos dos equipamentos disponíveis em .PDF .

Então, até que me prove algo diferente, obrigado, mas fico com Fueltech..........

fabiano carraro
09/10/2009, 23:09
x2:concordo:

FUELTECH domina as pistas o resto é resto :pipoca:

agora se socar uma barril grant ali o bicho pega, e a vantagem é que elas aceitam inclinaçoes brabas tambem sem chiar ou engasopar
e uma 650 cfm custa menos de R$1.000.00

ps: ainda adorando o som das cornetas.....:mrgreen:

bichero prepara a "milhar" ai por que a reforma de uns mog que eu tinha, sairam mais de 5k sem mexer com freios a disco e estavam "zerados" tambem :pipoca:

foram parar num NIVA!!!!!:shock:

Bichero
10/10/2009, 14:21
x2:concordo:

FUELTECH domina as pistas o resto é resto :pipoca:

agora se socar uma barril grant ali o bicho pega, e a vantagem é que elas aceitam inclinaçoes brabas tambem sem chiar ou engasopar
e uma 650 cfm custa menos de R$1.000.00

ps: ainda adorando o som das cornetas.....:mrgreen:

bichero prepara a "milhar" ai por que a reforma de uns mog que eu tinha, sairam mais de 5k sem mexer com freios a disco e estavam "zerados" tambem :pipoca:

foram parar num NIVA!!!!!:shock:

Injetar o meu V8 vai demorar, quero primeiro ver como se sai o carbura mesmo..

Pra reforma dos mogs to chutando que vai de 5 a 8k completo, ainda assim compensa, vamos ver :concordo:

Agora o que eu queria ver mesmo é um NIVAMOG dando show na trilha uhauhauhauh espero que o resto do conjunto também tenha sido modificado a altura e do niva só tenha ficado a carcaça! :mrgreen:

[]'s

Sergio Rocha
10/10/2009, 15:35
Injetar o meu V8 vai demorar, quero primeiro ver como se sai o carbura mesmo..

Pra reforma dos mogs to chutando que vai de 5 a 8k completo, ainda assim compensa, vamos ver :concordo:

Agora o que eu queria ver mesmo é um NIVAMOG dando show na trilha uhauhauhauh espero que o resto do conjunto também tenha sido modificado a altura e do niva só tenha ficado a carcaça! :mrgreen:

[]'s

quem sabe o emblema.Uns mog debaixo dele, iam partir o bichinho no meio.

[]'

fabiano carraro
10/10/2009, 17:56
fui na casa dos niveiros que ficaram com os eixos outro dia atraz pra ver se nao queriam revender :pipoca:

só que quase cai de costas quando vi o que estao montando :shock:

o pai e o filho sao engenheiros mec. da NEW ROLLAND aq em araucaria, imagina só o que estao fazendo realmente com a carcaça de um NIVA :palmas:

só que o veio é lazarento de crica, e nao deixa nem bater fotos da criatura mas ja diç que vou entrar lá com uma daquelas mini cameras de espiao.......:rolleyes:

só que ai perco os amigos e excelentes fontes de informaçao tecnica ,mas posso garantir que quase vale a pena de tao bruto que ta ficando e o mais loko de tudo é que a encrenca usa ainda a reduzida do nivinha que segundo eles é muito robusta e nao havera problemas com tal peça, mas tambem é só ela de original fora dok e lata.

gostei tanto do que estao fazendo que ja negociei o niva que meu outro mano tem jogado e assim que eu me refizer das contas da oficina e da f 75 parto pra ideia parecida.:dance:

2.4.....clark4......tcase niva......sub-chassis......fourlink......coilover.......35"......axelmog.......2 warn 6000.......tudo na tig......e um absurdo de capricho,funcionabilidade,robustes,e por + incrivel que pareça simplicidade de dar medo nas ideias,ou seja um verdadeiro tratorzinho :rolleyes:

PRONTO DENUNCIEI OS HOMI :mrgreen::concordo:

desculpa ai o offtopic no seu topico bichero mas me empolguei .:oops:

JCJ
13/04/2011, 18:03
Bichero.

Em que pé esta o projeto :?:

[]´s
JCJ

Bichero
13/04/2011, 19:22
opa! cara o projeto ficou +/- um ano parado, agora estou voltando a fuçar na viatura, primeiro passo estou procurando uns bogger 44, desisti dos 38,5 e estou cotando a reforma dos eixos unimog, dessa vez vai!!!

abraço!

JCJ
14/04/2011, 13:19
Com eixo portal, 38" já é suficiente, já que o vão livre equivale ao mesmo de um pneu 50" !

Boa sorte.

[]´s
JCJ

Bichero
14/04/2011, 15:07
Que deve ser suficiente eu imagino, mas sabe como é né, sempre queremos MAIS :twisted:!!! uhauahuah

Abraço!

andrey_F-75
23/09/2011, 14:38
e como anda a viatura?

Junior Futura
23/09/2011, 17:15
e ai bichero blz!

tambem estou reformando meus mog q no caso estao tao novos q só vou trocaros retentores.
dá uma olhada no topico e veja as fotos dos cubos originais adaptados para freio a disco e rodas 15.

:concordo: []'ss

andrey_F-75
14/07/2012, 20:02
eai Bichero, como anda a viatura?