Ver Versão Completa : Chiado na roda trazeira da ranger
eduardo1968
08/10/2009, 22:42
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Minha Ranger XLT 2.5 4x4 00 está com um chiado, uma espécie de barulho em tom agudo, semelhante ao assobio do turbo, só que é na roda direita trazeira e é intermitente. chic..chic...chic. que diminui qdo aumenta a velocidade.
Ergui o eixo e ví que a roda esta travando levemente num ponto ao ser rodada, abri o cubo e vi que as lonas do freio e tudo mais estão ok dentro. também não tem folga no rolamento.
Edintruder
08/10/2009, 23:05
Observa se o semi-eixo não está empenado. Ocorreu isso com a Ranger do Walter e era o semi-eixo empenado.
Tens duas opções, ou troca o semi-eixo ou troca o eixo completo por um dana da Ranger V6 à gasolina com a relação 41:9 que é mesma relação da tua.
eduardo1968
09/10/2009, 10:15
Amigo Edin
Sabe me explicar como faço para ver se o semi-eixo está empenado. Tem que desmontar a roda?
Edintruder
09/10/2009, 11:53
Levanta no macaco pela bola do diferencial e bota uma 2a marcha com motor na marcha lenta e observa de trás se o aro está bem parelho ou se ele está dançando um pouco.
eduardo1968
09/10/2009, 14:04
Levanta no macaco pela bola do diferencial e bota uma 2a marcha com motor na marcha lenta e observa de trás se o aro está bem parelho ou se ele está dançando um pouco.
Edin
Vou fazero teste, depois informo aqui no forum o resultado. Obrigado pela dica.
Anthoniusnikos
11/10/2009, 20:43
Eduardo, se não for empenamento do semi-eixo, pode ser a lona mesmo.
Abs
Anthon
glauranger
12/10/2009, 06:23
Aproveitando o gancho, a minha ranger 2001 xlt 4x4 também esta com esse chiado, mas é na roda dianteira direita, será que é a mesma coisa? se alguém souber me explica o que pode ser, obrigado.
Anthoniusnikos
12/10/2009, 08:49
Glau, levante a viatura desse lado, gire a roda e procure escutar de onde vem o chiado, pois além de outros problemas, também podem ser os rolamentos. Movimente a roda(sem girar) transversalmente para verificar possíveis folgas. Em seguida, tire a roda para ver o estado das pastilhas, etc.
Abs
Anthon
glauranger
13/10/2009, 09:11
Obrigado, mas os rolamentos, a suspensão dianteria são novos e as pastilhas estão em boas condições, qual a outra situação q poderia ser?
Edintruder
13/10/2009, 09:27
De qualquer maneira, se os chiados são dos discos e lonas de freio, é algo normal.
A minha Ranger está assobiando as 4 rodas! Mas como ando com os vidros fechados e com o AC ligado, eu nem escuto isso.
Não demora terei que trocar as pastilhas pela 2a vez e o ruído irá cessar.
leobnaval
14/10/2009, 22:36
Já não sei mais o que fazer para não assoviar mais o freio da minha L200 troquei disco, 3 vezes o jogo de pastilha (eu mesmo troco) nada resolve sem falar que os discos empenaram em menos de um mês...e se levar pra mecânico eles falam que é tudo normal!!!!!!
Os dicos são hiper freios não comprem esta marca...o original da Mit durou 13 anos este nem 1 mês.
Só fala pro eduardo verificar se a roda na esta empenada porque ele pode perceber uma variação do pneu e pode ser o semi-eixo empenado e/ou tambem a roda.
Abraços, Leo
eduardo1968
15/10/2009, 23:01
Já não sei mais o que fazer para não assoviar mais o freio da minha L200 troquei disco, 3 vezes o jogo de pastilha (eu mesmo troco) nada resolve sem falar que os discos empenaram em menos de um mês...e se levar pra mecânico eles falam que é tudo normal!!!!!!
Os dicos são hiper freios não comprem esta marca...o original da Mit durou 13 anos este nem 1 mês.
Só fala pro eduardo verificar se a roda na esta empenada porque ele pode perceber uma variação do pneu e pode ser o semi-eixo empenado e/ou tambem a roda.
Abraços, Leo
Pessoal, ontem ergui a roda pelo diferencial para testar o semi-eixo, pneus etc. está tudo normal, mas o chiado continua. Amanhã vou verificar as lonas novamente e não vou desistir enquanto não acabar com esse barulho.
eduardo1968
16/10/2009, 22:48
Pessoal, ontem ergui a roda pelo diferencial para testar o semi-eixo, pneus etc. está tudo normal, mas o chiado continua. Amanhã vou verificar as lonas novamente e não vou desistir enquanto não acabar com esse barulho.
E não é q era a lona mesmo,
ontem passei uma lixa fina na lona e o chiado sumiu, não sei até quanto tempo.?
A agradeço pelas dicas do pessoal aqui do forum, pois é um meio confiável de não cair numa furada de algum mecânico igno em ranger.
leobnaval
17/10/2009, 00:34
Eduardo mesmo assim quando tiver tempo retire as campanas da ranger e leve numa loja de freios pra eles confirerem quanto a desgastes irregulares (ovalizações).
Abraços, Leo
Anthoniusnikos
17/10/2009, 18:33
X2... Leo, se a chiadeira reaparecer, a campana pode estar precisando de uns passes. Aprendi por aquí que as lonas de 1a. linha da Cobreq e Fras-le são mais macias.
Parece-me que também são boas as Delphi e Bosch.
A bosch recomenda que para campanas(tambores ou panelas), já com algum desgaste, não se deve substituir por lonas Standard, e sim pelos modelos com terminação x ou xx.
Ex.: Lonas modelo LF 110 tem 6 mm (standard), as LF 110x tem 7 mm e as LF 110xx tem 8 mm de espessura.
Nota: Em anexo uma tabela de conversão para as marcas Bosch e Fras-le. http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/downloads/folder_lonas_e_blocos_2007.pdf
Abs
Anthon
eduardo1968
17/10/2009, 21:51
Eduardo mesmo assim quando tiver tempo retire as campanas da ranger e leve numa loja de freios pra eles confirerem quanto a desgastes irregulares (ovalizações).
Abraços, Leo
Amigo leo
E se tiver ovalização nas campanas qual o meio mais barato e seguro de resolver o problema do chiado?
leobnaval
18/10/2009, 17:05
Amigo leo
E se tiver ovalização nas campanas qual o meio mais barato e seguro de resolver o problema do chiado?
Retificar (dar um passe), isso se a retifica ficar dentro do diâmetro máx. permitido que tem marcado no própria campana, o mecânico deve primeiro medir com um paquímetro e te informar se da ou não pra retificar caso rertifique pode ser que seja necessário trocar as lonas (devido a alteração que a retifica faz nas medidas) no caso tem lonas standar (medida original), X1 (1ª retifica), X2 (2ª retifica), ele deverá te informar que lona usar. Aqui em Pira fica por volta de 15,00 a retifica do par.
Se estiver muito ruim e/ou não der pra retificar (última medida) só mesmo comprando lonas e campanas novas.
Abraços, Leo
leobnaval
18/10/2009, 17:11
X2... Leo, se a chiadeira reaparecer, a campana pode estar precisando de uns passes. Aprendi por aquí que as lonas de 1a. linha da Cobreq e Fras-le são mais macias.
Parece-me que também são boas as Delphi e Bosch.
A bosch recomenda que para campanas(tambores ou panelas), já com algum desgaste, não se deve substituir por lonas Standard, e sim pelos modelos com terminação x ou xx.
Ex.: Lonas modelo LF 110 tem 6 mm (standard), as LF 110x tem 7 mm e as LF 110xx tem 8 mm de espessura.
Nota: Em anexo uma tabela de conversão para as marcas Bosch e Fras-le. http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/downloads/folder_lonas_e_blocos_2007.pdf (http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/freios/downloads/folder_lonas_e_blocos_2007.pdf)
Abs
Anthon
Exatamente Anthon, as lonas e pastilhas da cobreq e fras-le são as melhores (usadas na linha de montagem de vários modelos) e por serem mais macias provocam menos desgastes do tambor (campana) ou do disco, e tambem proporcionam melhor frenagem, só tem um contra podem ter a durabilidade menor devido ao material mais "macio", mas isso é pouca coisa em comparação com um material mais "duro".
Abraços, Leo
TylerNTL
19/11/2009, 23:06
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Minha Ranger XLT 2.5 4x4 00 está com um chiado, uma espécie de barulho em tom agudo, semelhante ao assobio do turbo, só que é na roda direita trazeira e é intermitente. chic..chic...chic. que diminui qdo aumenta a velocidade.
Ergui o eixo e ví que a roda esta travando levemente num ponto ao ser rodada, abri o cubo e vi que as lonas do freio e tudo mais estão ok dentro. também não tem folga no rolamento.
A minha está com um com um chiado que acredito que seja idêntico a este seu.
No seu caso o problema foi nas lonas de freio, certo?
Tô pensando em dar um olhada eu mesmo antes de levar em alguma oficina. Mas estou com receio de tirar alguma mola ou trava do lugar e ficar no prego.
Algum macete para fazer essa inspeção?
leobnaval
20/11/2009, 00:04
Erguer a camionete, calçar as rodas, soltar o freio de mão e tirar a campana (tambor), mas se vc ta com medo de mecher em alguma coisa e não saber voltar no lugar é melhor não mecher, na dúvida desmonte sempre um lado 1º e qualquer coisa vc olha no outro lado pra montar corretamente.
Abraços, Leo
TylerNTL
20/11/2009, 00:11
Erguer a camionete, calçar as rodas, soltar o freio de mão e tirar a campana (tambor), mas se vc ta com medo de mecher em alguma coisa e não saber voltar no lugar é melhor não mecher, na dúvida desmonte sempre um lado 1º e qualquer coisa vc olha no outro lado pra montar corretamente.
Abraços, Leo
Não dá para levantar só um lado? Aparentemente o chiado vem da roda direita.
Eu estava pensando em levantar só a direita com o macaco mesmo.
leobnaval
20/11/2009, 00:19
Pode levantar um lado sim, mas se vc mecher e não souber montar terá que desmontar o outro tambem.
eduardo1968
20/11/2009, 09:18
Abraços, Leo
X2
mas na dúvida leva num mecânico, este serviço sai uns R$ 20,00.
Abs
Eduardo
leobnaval
20/11/2009, 10:15
Ou vai numa loja especializada em freios e pede um orçamento, mesmo que eles tenham que desmontar tudo pra saer a origem do chiado eles não podem combrar nada, pois você pediu um orçamento e não pra fazer um serviço. Aí o coerente é desde que descubram você levar na mesma loja pra fazer o serviço...
TylerNTL
20/11/2009, 13:35
Acordei tarde e nem tive tempo me aventurar... levei direto em uma oficina de freio.
Cheguei na oficina dizendo que estava com um chiado que eu achava ser na roda traseira. O coerente seria dar uma volta na viatura para escutar o barulho e tentar identificar a origem. Mas o mecânico partiu logo para levantar a viatura e inspecionar o freio traseiro. Só acompanhando o serviço foi que me toquei como "meu serviço" teria sido simples. Lonas perto do fim (duram mais uns 30k km) mas fora isso tudo ok.
Só depois disso fomos andar na viatura e descobrimos que o barulho era de uma bucha do amortecedor dianteiro. Um tantinho de vaselina e barulho resolvido. Custo R$10 para o mecânico pela revisão no freio traseiro e regulagem no freio de estacionamento.
leobnaval
20/11/2009, 18:49
Melhor que isso só 2 disso hehehhehe
eduardo1968
06/01/2010, 14:56
Abraços, Leo
Leo
O chiado voltou há uns 15 dias, como era época de final-de-ano deixei.
Hoje tirei a campana (tambor) do freio e levei num torneiro mecânico. Era ovalização mesmo, foi dado um passe no torno, depois uma lixada com lixa fina e pronto. Problema resolvido por R$ 20,00.
Obrigado pela dica.:concordo:
Abs
Eduardo
leobnaval
06/01/2010, 21:54
Leo
O chiado voltou há uns 15 dias, como era época de final-de-ano deixei.
Hoje tirei a campana (tambor) do freio e levei num torneiro mecânico. Era ovalização mesmo, foi dado um passe no torno, depois uma lixada com lixa fina e pronto. Problema resolvido por R$ 20,00.
Obrigado pela dica.:concordo:
Abs
Eduardo
Que isso esse é o objetivo do fórum...:concordo:
E você teve que trocar a lona pois depois de retificar o tambor como aumenta o diâmetro do tambor (campana) o ideal é trocar as lonas para a próxima sobremedida, assim garantir uma boa frenagem e desgaste por igual na lona.
Abraços, Leo