Conectar

Ver Versão Completa : Inspecionar e lubrificar rolamentos das rodas



rub
08/10/2009, 21:09
Amigos,

Verificando o manual do proprietário do Troller, está mencionado que a cada 5000 km deverá ser feita a inspeção e lubrificação dos rolamentos das rodas dianteiras e traseiras.

Alguém já fez este serviço em casa?
Por acaso alguem poderia mencionar o passo a passo e as dicas de como fazer.

Abraços,

Rubens

lucasgamba
09/10/2009, 10:53
Amigos,

Verificando o manual do proprietário do Troller, está mencionado que a cada 5000 km deverá ser feita a inspeção e lubrificação dos rolamentos das rodas dianteiras e traseiras.

Alguém já fez este serviço em casa?
Por acaso alguem poderia mencionar o passo a passo e as dicas de como fazer.

Abraços,

Rubens

Muito interessante isso! Acabei de trocar um conjunto de rolamento da roda dianteira esquerda, pela simples bagatela de R$720,00 :parede::parede::parede::parede::parede::parede:

Ovi o pessoal comentando sobre um lubrificante da Bardal excelente para colocarmos nos rolamentos que não deixa terra e areia grudar no rolamento. vou descobrir o nome e posot ele aqui.

Agora, as dicas para limparmos os rolamentos e lubrifica-los será muito bem vinda.

andres-tavares
09/10/2009, 20:36
Eu sempre coloco graxa nas cruzetas depois de lavar mais nuna olho os rolamentos, como faco para checa-los? posso aplicar o lubrificante bardal eu mesmo?


Interessado em saber mais mais informacoes!

Abs!

Marco Aurelio Zuliani
14/10/2009, 12:03
amigo consultando o mecanica de jeep, claro fora da revenda troller :odedo:eles orientam para lubrificar com frequencia (5000 km) se for usados em condições severas (trilhas):dance:, ja no meu caso como o uso e urbano, da para se lubrificar os cubos a cada 30000 km, ja as cruzetas sempre estou lubrificando (5000 km ou menos ate) :palmas:.

ate mais

rub
14/10/2009, 21:05
Amigos,

A Troller, tem seus pontos fortes e os pontos fracos. Um deles (fraco) é a falta de material técnico para os nossos Trollers.

Recentemente precisei do esquema elétrico e nada. Se houvesse um manual muitas dúvidas seriam eliminadas.

Uma saida seria fazer o download do manual do Dana 44 no site da Spicer e tentar fazer o "Faça Você Mesmo" e assim livrar os altos custos cobrados pelas concessionárias e além do mais ter certeza que o serviços está sendo feito corretamente.

Vamos aguardar se algum dos amigos deste Forum já teve a oportunidade de fazer este serviço em casa e que possa compartilhar os conhecimentos com a gente.

Vou postar a mesma dúvida no site do TC (Troller Clube) site do Yahoo, para ser se alguém por lá já teve a oportunidade de fazer este serviço. Qualquer novidade eu informo os amigos.

Abs,

Rubens

axel
27/10/2009, 19:25
olá a todos,

possui uma Ranger por muito tempo (não tenho a menor queixa do carro), quando estava com 65 mil Km vazou óleo da roda traseira direita, inicialmente pensei ser só o retentor da roda, comprei o original motocraf em uma concessionária FORD por 17,00 R$, o retentor é importado do USA, bom, meu mecânico abriu a roda, e descobriu que o retentor ficou ruim pq o rolamento tinha ido para o espaço, fui na FORD, só vendia um kit valor 540,00 R$, quase comprei, mas como Deus estar sempre nos ajudando, por acaso descobrir que o diferencial da Ranger = S10, foi na GM e descobri que eles vendiam só o rolamento na caixa GM (dentro é Tinken) por 120,00 R$, comprei.

bom mas o melhor é agora (acompanhei tudo, montagem e desmontagem), durante a montagem perguntei ao mecânico se ele não iria lubrificar, ele falou, "nestes diferenciais os rolamentos são lubrificados pelo óleo do diferencial", achei legal isto.

ai pergunto a vcs, os diferenciais do Troller é igual a da S10=Ranger?

obrigado

Michel

almoraes
28/10/2009, 08:46
Amigo;

Nao!!! Os eixos traseiros das rangers e S-10 sao semi flutuantes e tem seus rolamentos lubrificados pelo oleo do diferncial.

O do troller é diferente!! É 100% flutuante e a lubrificação do rolamento é diferente!!

Nao confunda o conjunto do diferencial (que é o mesmo do troller no caso das rangers), com as pontas de eixo, que sao coisas bem distintas!!

[ ]´s

Pavani
28/10/2009, 09:36
Pessoal,



Não recomendo fazer esse serviço em casa por algumas razões....

1 - Não é algo muito simples de se fazer.

2 - SE por alguma razão os rolamentos estiverem gastos e você tira-los não os coloca mais se não por novos e ficar com o carro parado na garagem por falta de rolamento é problema.

3 - As vezes é necessário trocar o retentor quando abre o cubo para revisão.

4 - Exige ferramental especial.

5 - Hoje temos oficina sérias que trabalham com preços justos para fazer esse tipo serviço!



Para quem for de São Paulo e precisar de qualquer coisa estamos terminando de montar uma Oficina Especializada em veículos 4x4, a Garagem 4x4 que fica na Rua Guaipá, 1.355 - Vila Leopoldina. Qualquer dúvida entre em contato pelo; pavani@pavaniadventure.com.br



Um abraço!


Pavani

leo cabral
28/10/2009, 11:39
2 - SE por alguma razão os rolamentos estiverem gastos e você tira-los não os coloca mais se não por novos e ficar com o carro parado na garagem por falta de rolamento é problema.



Pavani e demais colegas de fórum,

Qual a margem de folga máxima permitida nos rolamentos do Troller quando eles ainda não estão "roncando"?

Como verificar se existem microfissuras no diferencial ? Existe algum aparelho para isso ?

obrigado.

Rafael Kuzma
03/03/2010, 16:44
Amigo;

Nao!!! Os eixos traseiros das rangers e S-10 sao semi flutuantes e tem seus rolamentos lubrificados pelo oleo do diferncial.

O do troller é diferente!! É 100% flutuante e a lubrificação do rolamento é diferente!!

Nao confunda o conjunto do diferencial (que é o mesmo do troller no caso das rangers), com as pontas de eixo, que sao coisas bem distintas!!

[ ]´s

Opa, não tão rapido.

Os trollers antigos aqueles até 2002 que tem 5 furos nas rodas não são flutuantes. São semi flutuantes ele usa eixos de Cherokee sport até 2001 e o 2002 usa o dana44 o mesmo do 2003 pra cima porem com pontas de eixo semi flutuantes que ultiliza-se o mesmo rolamento da Ranger=S-10. no caso do 2003 para cima usa os cubos da toyota com todos os rolamentos da toyota.


agora estou com problema com o rolamento de roda dianteiro de um troller 2002 5 furos. não faço nem ideia de qual carro que é,. uma coisa eu ja sei nã é da cherokee acho que é da ranger.

PAULO CARECA
03/03/2010, 18:48
Não seria o da Sprinter 2000
conforme nesta lista?

http://www.resgattoffroad.hd1.com.br/baixar/Pecas_troller.pdf