Ver Versão Completa : Amortecedores de Direção no Engesa
haundrich
07/01/2005, 14:49
Turma
O amortecedor de direção de meu engesa não está agindo suficiente.
Uma das causas é a péssima posição o qual se encontra.
Andei pesquisando sobre isso e me surgiram algumas dúvidas:
1. Aquele amortecedor de direção de VW (que acredito ser original nos EE) é o suficiente para trabalhar com os pneus 33"pols?
2. Se eu colocar 2 amortecedores, de forma simétrica, vai forçar a caixa de DH e bomba?
3. Vi fotos onde haviam amortecedores fixados entre barra de direção (óbvio) e no eixo dianteiro . É o que eu acredito ser mais correto?
Vi também fotos destes amortecedores fixados em vez no eixo, foram fixados entre a barra de direção e o chassis do engesa. Neste caso, eles não estariam forçando a barra de direção quando do movimento do chassis sobre os eixos?
[ ]'s estáveis
Flávio
Quanto a posição do amortecedor de direção, o mais próximo às rodas, melhor. Ou seja, a melhor opsição é fixado na barra link e no tubo do eixo. Porém, isso tem que ser avaliado caso a caso para levar em conta outros fatores, como espaço físico e probabilidade de danos por ser localizado alí em baixo. Quando eu utilizava amortecedor de direção, escolhi de instalá-lo mais em cima, entre o chassis e o braço pitman. Um local menos eficiente, mas também mais protejido........
Alias, caso queira um amortecedor de direção bom, tenho a venda por R$ 200 o Rancho que tirei do meu Samurai.
Abraços,
cristiano
07/01/2005, 15:34
1. Aquele amortecedor de direção de VW (que acredito ser original nos EE) é o suficiente para trabalhar com os pneus 33"pols?
Curiosidade, qual VW tem amortecedor de direção ? eu conheço o fusca.
2. Se eu colocar 2 amortecedores, de forma simétrica, vai forçar a caixa de DH e bomba?
Eu não sei onde é localizado seu amortecedor de direção, mas no caso do CJ não há problema nenhum em colocar dois, o problema é arrumar espaço para eles lá...
3. Vi fotos onde haviam amortecedores fixados entre barra de direção (óbvio) e no eixo dianteiro . É o que eu acredito ser mais correto?
Nos CJ´s é por aí mesmo...
Tira algumas fotos de onde é localizado o seu amortecedor de direção para a gente ver...
Dá uma olhada depois aqui...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2220&highlight=
haundrich
07/01/2005, 16:12
Quanto a posição do amortecedor de direção, o mais próximo às rodas, melhor. Ou seja, a melhor opsição é fixado na barra link e no tubo do eixo. Porém, isso tem que ser avaliado caso a caso para levar em conta outros fatores, como espaço físico e probabilidade de danos por ser localizado alí em baixo. Quando eu utilizava amortecedor de direção, escolhi de instalá-lo mais em cima, entre o chassis e o braço pitman. Um local menos eficiente, mas também mais protejido........
Alias, caso queira um amortecedor de direção bom, tenho a venda por R$ 200 o Rancho que tirei do meu Samurai.
Abraços,
Qual o curso e código desse seu rancho para direção?
haundrich
07/01/2005, 16:18
Curiosidade, qual VW tem amortecedor de direção ? eu conheço o fusca.
Eu não sei onde é localizado seu amortecedor de direção, mas no caso do CJ não há problema nenhum em colocar dois, o problema é arrumar espaço para eles lá...
Caro Cristiano
Na embalagem, também tinha algo escrito para Gol (provalvemente o BX, não lembro) e kombi também, posso estar errado. São até baratos.
Quanto a questão de colocar dois amortecedores, não é exatamente espaço físico a minha preocupação, e sim, na hora de esterçar, se a resistência dos amortecedores (oposição ao movimento) não vai forçar o conjunto da direção hidraúlica.
Mas valeus
Curso e código nem sei. E nem precisa, pois só existe um modelo. De curso, ele tem de sobra.............
Abraços,
FernandoRisso
07/01/2005, 16:36
Flávio,
No meu engesa tenho um amortecedor de direção do Gol, porém um engesa de um colega colocou 2 amortecedores, fazendo um suporte acima da posição original que vem no engesa, pelo menos no fase 1 fica na posição que o Bill falou entre o chassis e o pitman (que já tem um encaixe para o parafuso). Não houve nenhum esforço maior no sistema e ficou mais resistente e confortável.
Cada amortecedor custa 48 mangos, mas acho que é preferível comprar o rancho que o Bill tem e esquecer de dor de cabeça... é amortecedor pra toda vida... (se vc não se decidir logo eu compro do Bill... hahaha, mas primeiro vc)
[]'s amortecidos !!!
Eduardo Velo
07/01/2005, 16:40
O amortecedor de dir. original Engesa é da VW , que atualmente vão só na Kombi , mas é o mesmo do gol antigo e Fusca .
Vou colocar 2 amortecedores desses 1 contra o outro , pegando no chassi e no pitmam , tinha um Hecketornh que amassou todo por ficar fixo entre o eixo de rodas e o diferencial .
Vou perder eficiencia , mas não vai mais amassar .
Flavio , 2 amortecedores não força a cx de DH .
[]s...
cristiano
07/01/2005, 17:06
O amortecedor do fusca é 37 lts, comprado à 1 mês... já vi algúem aqui, acho que de CJ que colocou 2 amortecedores de direção...
Eduardo Merege
07/01/2005, 18:24
Vou colocar um da D20 nem precisa de adaptação, se nao me engano o Edu Chaves tem um no Jericó.
[]'s
Eduardo Chaves
07/01/2005, 18:28
Naum se enganou naum... hehehe...
E o do Titanic ainda é o original...
[]'s...
Eduardo Merege
07/01/2005, 18:43
eita hehehe o cara tava na tocaia esperando eu escrever hahahah, original por enquanto heheh, num presta pra nada alem de cart
cristiano
07/01/2005, 20:26
o da D20 está por 137 reais... para o CJ é suficiente, agora o Engesa é mais pesado.... pode ser o da Toyota também...
Luiz Claudio
07/01/2005, 20:32
pode ser o da Toyota também...
Eu uso o da Toyota e não tenho do que reclamar... Ficou ótimo!!!
[]'s...
haundrich
09/01/2005, 23:25
O amortecedor de dir. original Engesa é da VW , que atualmente vão só na Kombi , mas é o mesmo do gol antigo e Fusca .
Vou colocar 2 amortecedores desses 1 contra o outro , pegando no chassi e no pitmam , tinha um Hecketornh que amassou todo por ficar fixo entre o eixo de rodas e o diferencial .
Vou perder eficiencia , mas não vai mais amassar .
Flavio , 2 amortecedores não força a cx de DH .
[]s...
Valeus Turma
EduVelo, então nem adianta a gente colocar um protetor maior debaixo do para-choque dianteiro?
e acho que entendi errado .... o seu amortecedor de direção estava montado no lado direito, fixo um lado na barra de direção perto do munhão e fixo outro lado no semi-eixo esquerdo?
De que jeito estava montado o seu Hecketornh?
Hecketornh é o HDS para quem não sabe... :D
Green-go
12/01/2005, 13:23
Haundrich,
É bom voce ter presente que o amortecedor nao atrapalha um movimento normal na direção, so vai atrapalhar aqueles movimentos violentos. No fundo (sem entrar em detalhes), o amortecedor é so um limitador de velocidade, mais o esforço que ele faz para limitar essa velocidade e que vai definir a capacidade dele. Um amortecedor pode ser fraco ou pode ser forte num mesmo veiculo, dependendo onde voce coloca ele.
[]s,
Sergio
guilhermeabreu
21/01/2005, 22:02
HAUNDRICH
Estive de FÉRIAS, estou chegando de novo.
Amigo, já havia respondido aqui, mas vai novamente; qdo tinha uma BAND, coloquei um amortecedor de direção da BAND nova ano 2000.
Agora tenho um ENGESA e fui colocar o da BAND , que são carros +- do mesmo porte, aí o vendedor da loja me sugeriu colocar o da D-20 que seria igual ao da BAND , só que seria mais barato pq é da D-20 , e tudo da BAND é mais caro.
Pronto, coloquei o da D-20 e está SHOWWWW, coloca praticamente no lugar do original.
paulohflyra
23/01/2005, 20:30
Salve All !
Em 98 instalei o jogo de amortecedores heckethorn incluindo o de direção. Os de suspensão duraram uns 2 anos e de direção é possível que esteja até hoje no E4, penso em colocar um na Camper. Outra opção e o da D20, mas precisa ser adptado.
[]´s
Eduardo Chaves
23/01/2005, 20:55
Paulo,
Os Heckethorn são os mesmos HDW vendidos pelo Wallace, estavam R$ 205,00 se não me engano...
[]'s...
paulohflyra
23/01/2005, 21:40
Paulo,
Os Heckethorn são os mesmos HDW vendidos pelo Wallace, estavam R$ 205,00 se não me engano...
[]'s...
Salve Eduardo !
Em 1998 comprei na Calibre por volta dos r$ 800,00 todos os 5, acredito que r$ 205,00 estão aceitáveis. Minha prioriadade este ano na Camper após a reforma da fibra são justo os amortecedores rancho e um bom guincho .. quase .. quase naquela época fiquei perto de comprar um milemaker 10.000 por r$ 1.500 ohhhhh arrependimento... :(
guilhermeabreu
24/01/2005, 21:13
GALERA
Amortecedor de direção BOTA O DA D-20 no lugar do original, FICA SHOWWWW.
A D-20 tem este pesado motor S4T original nela e usa este amortecedor. Que é original dela.
TEM LÓGICA , NÃO.
haundrich
20/02/2005, 18:51
Valeus turma
Segue fotos da montagem que fiz. Não deu para fixar o amortecedor na barra, mais perto da roda, por enquanto.
Se ficasse ali onde mais ou menos o Edu comentou, num solavanco a panhard poderia atingir o amortecedor. Por isso que perguntei para o Edu o que poderia ter acontecido no caso dele, se era essa mesma posição.
Utilizei o mesmo amortecedor de Gol/fusca/kombi/Santana sei lá mais o quê e mudei a posição fixação, conforme os comentários da turma aqui no fórum. Ficou de forma para que ele trabalhasse mais diretamente sobre o movimento da barra de direção, a diferença ficou brutal no caso de shimming. Quero colocar o amortecedor HDS, ou Rancho, há ainda algum trabalho na direção quando passa numa erosão ou coisa parecida.
Notem que preparei 2 suportes, caso não desse certo com um amortecedor. Outra coisa que notei foi que a direção ficou ligeiramente mais pesada. Acredito que o amortecedor, mesmo que sua função seja a de segurar o movimento mais rápido, ele realmente "pesa" alguma coisa a mais no simples esterçar, forçando um pouco mais a DH.
Ví numa foto da Four Wheeler deste mês, um suporte que pega o tubo do diferencial no centro através de abraçadeiras e uma chapa que vai por cima da barra link das rodas. Essa ficou interessante, mas no meu caso, não vai dar para fazer.
[ ]'s - hoje eu estava com paciência para mandar fotos, aff...
Eduardo Velo
20/02/2005, 19:24
EduVelo, então nem adianta a gente colocar um protetor maior debaixo do para-choque dianteiro?
e acho que entendi errado .... o seu amortecedor de direção estava montado no lado direito, fixo um lado na barra de direção perto do munhão e fixo outro lado no semi-eixo esquerdo?
De que jeito estava montado o seu Hecketornh?
Falvio , só agora vi isso , heheh
O amort. do meu estava montado na mesma posição que está agora o seu , só que preso no tubo do dif. e não na base da mola (como está o teu) , gostei desse jeito que vc fez , simples e escapa da guilhotina da panhard . To pensando em roubar tua idéia ...
Vendo as fotos , seu diferencial diant. não é Engesa 4 , deve ser da D20 4x4 ou similar , pq está com esse eixo ?? , vc não tem problemas com aquele terminal que pega na barra que vem da dir. pra roda com o que vai pra outra roda ??
O Pitmam que sai da cx parece ser de Opala , fica com angulo negativo e deixa o angulo dessa barra que vai pra roda muito aberto , isso judia um bocado dos terminais .
[]s... aguardando encontar com o pessoal do sul na Fenajipe e conferir as maquinas ao vivo ...
haundrich
21/02/2005, 12:07
Falvio , só agora vi isso , heheh
O amort. do meu estava montado na mesma posição que está agora o seu , só que preso no tubo do dif. e não na base da mola (como está o teu) , gostei desse jeito que vc fez , simples e escapa da guilhotina da panhard . To pensando em roubar tua idéia ...
Vendo as fotos , seu diferencial diant. não é Engesa 4 , deve ser da D20 4x4 ou similar , pq está com esse eixo ?? , vc não tem problemas com aquele terminal que pega na barra que vem da dir. pra roda com o que vai pra outra roda ??
O Pitmam que sai da cx parece ser de Opala , fica com angulo negativo e deixa o angulo dessa barra que vai pra roda muito aberto , isso judia um bocado dos terminais .
[]s... aguardando encontar com o pessoal do sul na Fenajipe e conferir as maquinas ao vivo ...
Sim, ficou bom, desvia da guilhotina da panhard. Mas, conforme o Bill disse, ainda pode aparecer uma oscilação na barra porque os amortecedores estão se apoiando no meio dela. Tive o cuidado de manter o mais alinhado possível, de modo a evitar esses movimentos que não sejam no sentido longitudinal da barra.
Agora, depois que vi a foto na 4wheeler, vou estudar outra maneira de fixar esses amortecedores, para chegar no ideal.
Meu eixo e diferencial, segundo o Mott, é de C20 traçada. Deve ser o mesmo da D-20 que vc comentou. Ele já veio assim, e até que estou gostando, porque ficou mais largo, dá mais estabilidade. E veio já com bloqueio positivo dianteiro, daqueles tipo 70%. Não é como um bloqueio 100% mas dá uma diferença danada com relação a tração dianteira sem qualquer tipo de bloqueio. Uma vez sai do meio de uma roça, pneu largo e careca, no meio da chuva. Fiquei supreso que não acabei passando a noite ali... hehehhe
Só questiono a resistência dele, mas nada como usar a cabeça no lugar do pé no acelerador. Vou desmontar, trocar oleo e tirar fotos e contar os dentes e identificar o bixo.
Até agora nenhum sinal de cansaço deste terminal. Eu não sei o nome correto deste sistema. É o mesmo da F1000 e sistema semelhante usado no troller. E só também. Até agora aprovou. Todos aqueles carros norte-americanos que estão com suspensão de grande curso usam o esquema idêntico do engesa, diferente deste de F1000. Vou fazer uns testes e reavaliar isso. Depois que subi 3"pol nas molas, achei que podia trabalhar mais forçado esse esquema.
E de fato, o pitman tinha que estar um pouco mais baixo. Não sei de que carro é , mas pretendo usinar um novo.
Espero encontrar a turma na Fenajeep. Esse ano tenho que ir lá
[ ]'s
Flávio Schurt
Ressucitando o tópico:
Além de dois amortecedores (da Kombi) em sentidos inversos e do amortecedor da D-20, alguém tem mais idéias de amortecedor de direção pra engesa com pneu 33"??
detalhe: não quero usar amortecedor na barra link e sim do braço pittmam ao chassis.
guilhermeabreu
12/05/2008, 17:48
GRANDE CAVESO
Vc esteve comigo lá em IBITIPOCA e não viu o meu amortecedor de direção que eu coloquei .
Coloquei o amortecedor da D-20 = BAND , inclusive tem o mesmo código , coloquei no braço pitman de um lado e do outro no chassi como vc quer , pode colocar até no alojamento original do amortecedor de direção do ENGESA . Mas eu recoloquei mais em baixo no chassi mesmo para sobrar mais espaço para eu poder colocar uma colméia de radiador mais alta . Mas com relação ao amortecedor de direção da D-20 ou BAND que é o mesmo nesta posição , só tenho elogios e o preço de R$120,00 paguei há uns 3 meses atrás numa loja de peças de caminhão .
Se vc resolver a comprar este , peça para a D-20 , pois se pedir para a BAND eles cobram mais caro no mesmo amortecedor .
ABRAÇÃO
Cabelo F1
15/10/2010, 21:32
Boa noite Galera!!!
Reativando o tópico, estou com uma duvida, estourou o amortecedor de direção, fui comprar o amortecedor da D20, o vendedor pegou 2 tipos; um da D20 e outro da F4000 que não ha necessidade de adaptação, o olhal é o mesmo que o amortecedor velho(acho que é da Kombi), já o da D20 vou ter que fazer uma adaptação.
Em questão da eficiência qual seria o melhor?
Obs.: motor Maxion St4
sds
Cabelo F1
guilhermeabreu
15/10/2010, 23:16
Boa noite Galera!!!
Reativando o tópico, estou com uma duvida, estourou o amortecedor de direção, fui comprar o amortecedor da D20, o vendedor pegou 2 tipos; um da D20 e outro da F4000 que não ha necessidade de adaptação, o olhal é o mesmo que o amortecedor velho(acho que é da Kombi), já o da D20 vou ter que fazer uma adaptação.
Em questão da eficiência qual seria o melhor?
Obs.: motor Maxion St4
sds
Cabelo F1
NÃO TENHA DÚVIDA
Coloca o amortecedor de direção da D-20 .
Eduardo Velo
16/10/2010, 08:08
Tb acho que da D20 é mais eficiente ... não tem nada complicado na adaptação ...
Se vc for usar apenas os olhais , corta os parafusos , que fica como de F4000 , se for usar pitmam com furação só corta o parafuso de um lado ... uso esse amortecedor faz tempo , que tb é da Toyota Bandeirantes só que na Band vem um lado com estojo conico e outro com olhal , mas é o mesmo ...
Como ta o Engesão ??
Vc precisa se programar pra acompanhar a gente nos encontros , já fizemos 4 e foram excelentes , ano que vem estamos programando Aiuruoca veja em Eventos - IV Encontro de Engesas e outros 4x4 ...
Até o fim do ano vamos numa gang pra Monte Verde por terra , te aviso qdo a gente marcar ... tem noticias do Fred e do Edward ??? comprei um PX e um PY do Edward a uns 3 anos e via sempre o Fred em Paranapiacaba de Band , mas faz tempo que não falo com eles ...
abs ... Edu
Também vou usar da D20 no meu engesa...
Cabelo F1
16/10/2010, 11:37
Tb acho que da D20 é mais eficiente ... não tem nada complicado na adaptação ...
Se vc for usar apenas os olhais , corta os parafusos , que fica como de F4000 , se for usar pitmam com furação só corta o parafuso de um lado ... uso esse amortecedor faz tempo , que tb é da Toyota Bandeirantes só que na Band vem um lado com estojo conico e outro com olhal , mas é o mesmo ...
Como ta o Engesão ??
Vc precisa se programar pra acompanhar a gente nos encontros , já fizemos 4 e foram excelentes , ano que vem estamos programando Aiuruoca veja em Eventos - IV Encontro de Engesas e outros 4x4 ...
Até o fim do ano vamos numa gang pra Monte Verde por terra , te aviso qdo a gente marcar ... tem noticias do Fred e do Edward ??? comprei um PX e um PY do Edward a uns 3 anos e via sempre o Fred em Paranapiacaba de Band , mas faz tempo que não falo com eles ...
abs ... Edu
Fala grande Edu!!, sei pouco do nosso colega Edward; o que eu sei é que ele vendeu o Engesa e comprou uma L200, e acho eu que o cara casou (não tenho certeza), ele esta morando no centro de Sampa, ja o Fred tmb não vejo a um bom tempo, ele mora perto de meu bairro, qualquer dia vou bater na porta da casa da Mãe dele para obter maiores informações sobre o paradeiro de nossos colegas.
A respeito de Monte Verde, vce poderia passar mais informaçoes? se tudo dar certo estou dentro.
sds
cabelo F1
Cabelo F1
16/10/2010, 11:44
NÃO TENHA DÚVIDA
Coloca o amortecedor de direção da D-20 .
Valeu! Guilherme / Edu, blz, vou colocar o amortecedor da D20, so preciso estudar como fazer, a minha caixa de direção e da D20, é colocada por fora; (Edu/Guilherme) as suas são tbm no mesmo esquema? caso positivo se possível eu xerocava o seu sistema. assim já iria direto ao assunto.
sds
cabelo F1
Cabelo...
Poste fotos da adaptação da sua caixa aqui pra gente ver
Então Cabelo!
Que tal umas fotos de como é feito o sistema de barra de direção?
Cheguei a cogitar uma caixa de D20, levei a mesma até o engesa, mais não consegui mirabolar como sair da coluna de direçao até a caixa, pois tem a torre da mola.
Originalmente, o engesa tem o amortecedor entre a caixa e a viga do chassi do lado oposto.
Como está no seu?
Já passou o sistema para a barra de direção entre os pneus
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&page=38
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
16/10/2010, 13:24
Valeu! Guilherme / Edu, blz, vou colocar o amortecedor da D20, so preciso estudar como fazer, a minha caixa de direção e da D20, é colocada por fora; (Edu/Guilherme) as suas são tbm no mesmo esquema? caso positivo se possível eu xerocava o seu sistema. assim já iria direto ao assunto.
sds
cabelo F1
CABELO F1
Eu tive que reposicionar o amortecedor da direção , mas vou tirar fotos emando para vc .
No meu era do PÍTMAN ao CHASSI , agora esta da BARRA DA DIREÇÃO ao CHASSI . Qualquer adaptação para fazer é fácil , só precisa de boa vontade do adaptador/soldador .
Eu tb havia pensado em colocar a caixa da direção da D-20 mas desistí por causa da torre do amortecedor como o EDU VELO citou .
ABRAÇO
ABRAÇO
Eu também uso o amortecedor de direção da D20 e ficou muuuuuito melhor que o original.
Como o Edu disse a adaptação é muito fácil e rápida.
[]s
Cabelo F1
16/10/2010, 21:29
Galera, quando comprei minha Engesa ja estava com esta caixa de direção, acho eu que não é um muito dificil fazer esta adaptação, tirei algumas fotos, mas o fotografo e a maquina não ajudam muito.
sds
Cabelo F1
Cabelo F1
16/10/2010, 22:12
Mais fotos
sds
Cabelo F1
Eduardo Velo
16/10/2010, 22:17
Alencar , faz muito tempo que vi teu Engesa e não tinha reparado na instalação dessa cx de dir. , to tentando entender ... se ela fica do lado externo do chassi , depois usa 2 cruzetas pra poder pegar no eixo da direção ??
O Pitman não tem a furação , o amortecedor teria que prender em outra posição , desde que seja preso um lado no fixo e outro no móvel pode prender em qqer lugar ...
Cabelo F1
16/10/2010, 22:34
Alencar , faz muito tempo que vi teu Engesa e não tinha reparado na instalação dessa cx de dir. , to tentando entender ... se ela fica do lado externo do chassi , depois usa 2 cruzetas pra poder pegar no eixo da direção ??
O Pitman não tem a furação , o amortecedor teria que prender em outra posição , desde que seja preso um lado no fixo e outro no móvel pode prender em qqer lugar ...
Boa noite Eduardo Velo, ainda não tenho o amortecedor da D20 em mãos, provavelmente no proxima semana, não sei se vai dar certo a fixação no Pitman, preciso do amortecedor em mãos para ter as medidas e o curso, vce conhece alguma Engesa com esta configuração? tem alguma ideia?
sds
Cabelo F1
FernandoPedro
17/10/2010, 14:15
Pessoal:
Este é um assunto que me interessa.
Olha o meu caso, o amortecedor não está fixado no Pitman, e eu não tenho idéia qual o modelo do amortecedor q estou usando, qual a sugestão de vocês, daria para adaptar esse da D20? Ficaria com uma dirigibilidade melhor?
Abs.
guilhermeabreu
17/10/2010, 17:14
Pessoal:
Este é um assunto que me interessa.
Olha o meu caso, o amortecedor não está fixado no Pitman, e eu não tenho idéia qual o modelo do amortecedor q estou usando, qual a sugestão de vocês, daria para adaptar esse da D20? Ficaria com uma dirigibilidade melhor?
Abs.
FERNANDOPEDRO
Este amortecedor que vc tem parece que esta com a haste envergada , mas se esta funcionando bem esquece , deixa ele assim mesmo .
Na realidade a função básica do amortecedor de direção É APENAS PARA EVITAR O SHIMMING , vc não tem que sentir a presença dele .
Não existe amortecedor de direção que melhore a diribilidade a não ser evitar que tenha o SHIMMING .
Novamente falando se o seu que esta , vc não observa SHIMMING qdo dirige , não justifica vc mudar , caso ele perca a função , qdo vc for trocar aí sim sugiro em colocar o da D-20 .
Olha aí Doutorzão.... taí um bom esquema para ganhar espaço para a instalação de um radiador maior :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=249703&d=1287277692
guilhermeabreu
17/10/2010, 22:43
Olha aí Doutorzão.... taí um bom esquema para ganhar espaço para a instalação de um radiador maior :concordo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=249703&d=1287277692
É GNECCHI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E eu antes de colocar a da S-10 estive para comprar uma da D-20 como esta que esta aí neste ENGESA , o que me fez desanimar , foi por onde passar a barra da direção , pois tem a torre do amortecedor bem na reta .
Mas este aí esta com ela e passou pela torre , seria bom se tirasse uma foto de cima por dentro para ver como foi feito este trampo , embora não vou mais mexer na minha .
FernandoPedro
17/10/2010, 22:58
Dr.
Realmente ele está com o final da haste meio torta para fixar no suporte. Não sinto vibração no volante, que neste caso seria o shimming, certo? Neste caso continuarei com ele. Grato pela dica.
Abs.