Conectar

Ver Versão Completa : Amortecedores de Direção no Engesa

haundrich
07/01/2005, 14:49
Turma

O amortecedor de direção de meu engesa não está agindo suficiente.
Uma das causas é a péssima posição o qual se encontra.

Andei pesquisando sobre isso e me surgiram algumas dúvidas:

1. Aquele amortecedor de direção de VW (que acredito ser original nos EE) é o suficiente para trabalhar com os pneus 33"pols?

2. Se eu colocar 2 amortecedores, de forma simétrica, vai forçar a caixa de DH e bomba?

3. Vi fotos onde haviam amortecedores fixados entre barra de direção (óbvio) e no eixo dianteiro . É o que eu acredito ser mais correto?

Vi também fotos destes amortecedores fixados em vez no eixo, foram fixados entre a barra de direção e o chassis do engesa. Neste caso, eles não estariam forçando a barra de direção quando do movimento do chassis sobre os eixos?

[ ]'s estáveis
Flávio

billj
07/01/2005, 15:01
Quanto a posição do amortecedor de direção, o mais próximo às rodas, melhor. Ou seja, a melhor opsição é fixado na barra link e no tubo do eixo. Porém, isso tem que ser avaliado caso a caso para levar em conta outros fatores, como espaço físico e probabilidade de danos por ser localizado alí em baixo. Quando eu utilizava amortecedor de direção, escolhi de instalá-lo mais em cima, entre o chassis e o braço pitman. Um local menos eficiente, mas também mais protejido........

Alias, caso queira um amortecedor de direção bom, tenho a venda por R$ 200 o Rancho que tirei do meu Samurai.

Abraços,

cristiano
07/01/2005, 15:34
1. Aquele amortecedor de direção de VW (que acredito ser original nos EE) é o suficiente para trabalhar com os pneus 33"pols?

Curiosidade, qual VW tem amortecedor de direção ? eu conheço o fusca.

2. Se eu colocar 2 amortecedores, de forma simétrica, vai forçar a caixa de DH e bomba?

Eu não sei onde é localizado seu amortecedor de direção, mas no caso do CJ não há problema nenhum em colocar dois, o problema é arrumar espaço para eles lá...

3. Vi fotos onde haviam amortecedores fixados entre barra de direção (óbvio) e no eixo dianteiro . É o que eu acredito ser mais correto?

Nos CJ´s é por aí mesmo...

Tira algumas fotos de onde é localizado o seu amortecedor de direção para a gente ver...

Dá uma olhada depois aqui...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2220&highlight=

haundrich
07/01/2005, 16:12
Quanto a posição do amortecedor de direção, o mais próximo às rodas, melhor. Ou seja, a melhor opsição é fixado na barra link e no tubo do eixo. Porém, isso tem que ser avaliado caso a caso para levar em conta outros fatores, como espaço físico e probabilidade de danos por ser localizado alí em baixo. Quando eu utilizava amortecedor de direção, escolhi de instalá-lo mais em cima, entre o chassis e o braço pitman. Um local menos eficiente, mas também mais protejido........

Alias, caso queira um amortecedor de direção bom, tenho a venda por R$ 200 o Rancho que tirei do meu Samurai.

Abraços,

Qual o curso e código desse seu rancho para direção?

haundrich
07/01/2005, 16:18
Curiosidade, qual VW tem amortecedor de direção ? eu conheço o fusca.

Eu não sei onde é localizado seu amortecedor de direção, mas no caso do CJ não há problema nenhum em colocar dois, o problema é arrumar espaço para eles lá...

Caro Cristiano

Na embalagem, também tinha algo escrito para Gol (provalvemente o BX, não lembro) e kombi também, posso estar errado. São até baratos.

Quanto a questão de colocar dois amortecedores, não é exatamente espaço físico a minha preocupação, e sim, na hora de esterçar, se a resistência dos amortecedores (oposição ao movimento) não vai forçar o conjunto da direção hidraúlica.

Mas valeus

billj
07/01/2005, 16:19
Curso e código nem sei. E nem precisa, pois só existe um modelo. De curso, ele tem de sobra.............

Abraços,

FernandoRisso
07/01/2005, 16:36
Flávio,

No meu engesa tenho um amortecedor de direção do Gol, porém um engesa de um colega colocou 2 amortecedores, fazendo um suporte acima da posição original que vem no engesa, pelo menos no fase 1 fica na posição que o Bill falou entre o chassis e o pitman (que já tem um encaixe para o parafuso). Não houve nenhum esforço maior no sistema e ficou mais resistente e confortável.

Cada amortecedor custa 48 mangos, mas acho que é preferível comprar o rancho que o Bill tem e esquecer de dor de cabeça... é amortecedor pra toda vida... (se vc não se decidir logo eu compro do Bill... hahaha, mas primeiro vc)

[]'s amortecidos !!!

Eduardo Velo
07/01/2005, 16:40
O amortecedor de dir. original Engesa é da VW , que atualmente vão só na Kombi , mas é o mesmo do gol antigo e Fusca .
Vou colocar 2 amortecedores desses 1 contra o outro , pegando no chassi e no pitmam , tinha um Hecketornh que amassou todo por ficar fixo entre o eixo de rodas e o diferencial .
Vou perder eficiencia , mas não vai mais amassar .
Flavio , 2 amortecedores não força a cx de DH .

[]s...

cristiano
07/01/2005, 17:06
O amortecedor do fusca é 37 lts, comprado à 1 mês... já vi algúem aqui, acho que de CJ que colocou 2 amortecedores de direção...

Eduardo Merege
07/01/2005, 18:24
Vou colocar um da D20 nem precisa de adaptação, se nao me engano o Edu Chaves tem um no Jericó.

[]'s

Eduardo Chaves
07/01/2005, 18:28
Naum se enganou naum... hehehe...

E o do Titanic ainda é o original...

[]'s...

Eduardo Merege
07/01/2005, 18:43
eita hehehe o cara tava na tocaia esperando eu escrever hahahah, original por enquanto heheh, num presta pra nada alem de cart

cristiano
07/01/2005, 20:26
o da D20 está por 137 reais... para o CJ é suficiente, agora o Engesa é mais pesado.... pode ser o da Toyota também...

Luiz Claudio
07/01/2005, 20:32
pode ser o da Toyota também...

Eu uso o da Toyota e não tenho do que reclamar... Ficou ótimo!!!

[]'s...

haundrich
09/01/2005, 23:25
O amortecedor de dir. original Engesa é da VW , que atualmente vão só na Kombi , mas é o mesmo do gol antigo e Fusca .
Vou colocar 2 amortecedores desses 1 contra o outro , pegando no chassi e no pitmam , tinha um Hecketornh que amassou todo por ficar fixo entre o eixo de rodas e o diferencial .
Vou perder eficiencia , mas não vai mais amassar .
Flavio , 2 amortecedores não força a cx de DH .

[]s...

Valeus Turma

EduVelo, então nem adianta a gente colocar um protetor maior debaixo do para-choque dianteiro?

e acho que entendi errado .... o seu amortecedor de direção estava montado no lado direito, fixo um lado na barra de direção perto do munhão e fixo outro lado no semi-eixo esquerdo?
De que jeito estava montado o seu Hecketornh?

Wallace
12/01/2005, 12:12
Hecketornh é o HDS para quem não sabe... :D

Green-go
12/01/2005, 13:23
Haundrich,

É bom voce ter presente que o amortecedor nao atrapalha um movimento normal na direção, so vai atrapalhar aqueles movimentos violentos. No fundo (sem entrar em detalhes), o amortecedor é so um limitador de velocidade, mais o esforço que ele faz para limitar essa velocidade e que vai definir a capacidade dele. Um amortecedor pode ser fraco ou pode ser forte num mesmo veiculo, dependendo onde voce coloca ele.

[]s,

Sergio

guilhermeabreu
21/01/2005, 22:02
HAUNDRICH

Estive de FÉRIAS, estou chegando de novo.

Amigo, já havia respondido aqui, mas vai novamente; qdo tinha uma BAND, coloquei um amortecedor de direção da BAND nova ano 2000.

Agora tenho um ENGESA e fui colocar o da BAND , que são carros +- do mesmo porte, aí o vendedor da loja me sugeriu colocar o da D-20 que seria igual ao da BAND , só que seria mais barato pq é da D-20 , e tudo da BAND é mais caro.

Pronto, coloquei o da D-20 e está SHOWWWW, coloca praticamente no lugar do original.

paulohflyra
23/01/2005, 20:30
Salve All !

Em 98 instalei o jogo de amortecedores heckethorn incluindo o de direção. Os de suspensão duraram uns 2 anos e de direção é possível que esteja até hoje no E4, penso em colocar um na Camper. Outra opção e o da D20, mas precisa ser adptado.

[]´s

Eduardo Chaves
23/01/2005, 20:55
Paulo,

Os Heckethorn são os mesmos HDW vendidos pelo Wallace, estavam R$ 205,00 se não me engano...

[]'s...

paulohflyra
23/01/2005, 21:40
Paulo,

Os Heckethorn são os mesmos HDW vendidos pelo Wallace, estavam R$ 205,00 se não me engano...

[]'s...

Salve Eduardo !

Em 1998 comprei na Calibre por volta dos r$ 800,00 todos os 5, acredito que r$ 205,00 estão aceitáveis. Minha prioriadade este ano na Camper após a reforma da fibra são justo os amortecedores rancho e um bom guincho .. quase .. quase naquela época fiquei perto de comprar um milemaker 10.000 por r$ 1.500 ohhhhh arrependimento... :(

guilhermeabreu
24/01/2005, 21:13
GALERA

Amortecedor de direção BOTA O DA D-20 no lugar do original, FICA SHOWWWW.

A D-20 tem este pesado motor S4T original nela e usa este amortecedor. Que é original dela.

TEM LÓGICA , NÃO.

haundrich
20/02/2005, 18:51
Valeus turma

Segue fotos da montagem que fiz. Não deu para fixar o amortecedor na barra, mais perto da roda, por enquanto.

Se ficasse ali onde mais ou menos o Edu comentou, num solavanco a panhard poderia atingir o amortecedor. Por isso que perguntei para o Edu o que poderia ter acontecido no caso dele, se era essa mesma posição.

Utilizei o mesmo amortecedor de Gol/fusca/kombi/Santana sei lá mais o quê e mudei a posição fixação, conforme os comentários da turma aqui no fórum. Ficou de forma para que ele trabalhasse mais diretamente sobre o movimento da barra de direção, a diferença ficou brutal no caso de shimming. Quero colocar o amortecedor HDS, ou Rancho, há ainda algum trabalho na direção quando passa numa erosão ou coisa parecida.

Notem que preparei 2 suportes, caso não desse certo com um amortecedor. Outra coisa que notei foi que a direção ficou ligeiramente mais pesada. Acredito que o amortecedor, mesmo que sua função seja a de segurar o movimento mais rápido, ele realmente "pesa" alguma coisa a mais no simples esterçar, forçando um pouco mais a DH.

Ví numa foto da Four Wheeler deste mês, um suporte que pega o tubo do diferencial no centro através de abraçadeiras e uma chapa que vai por cima da barra link das rodas. Essa ficou interessante, mas no meu caso, não vai dar para fazer.

[ ]'s - hoje eu estava com paciência para mandar fotos, aff...

Eduardo Velo
20/02/2005, 19:24
EduVelo, então nem adianta a gente colocar um protetor maior debaixo do para-choque dianteiro?
e acho que entendi errado .... o seu amortecedor de direção estava montado no lado direito, fixo um lado na barra de direção perto do munhão e fixo outro lado no semi-eixo esquerdo?
De que jeito estava montado o seu Hecketornh?

Falvio , só agora vi isso , heheh
O amort. do meu estava montado na mesma posição que está agora o seu , só que preso no tubo do dif. e não na base da mola (como está o teu) , gostei desse jeito que vc fez , simples e escapa da guilhotina da panhard . To pensando em roubar tua idéia ...
Vendo as fotos , seu diferencial diant. não é Engesa 4 , deve ser da D20 4x4 ou similar , pq está com esse eixo ?? , vc não tem problemas com aquele terminal que pega na barra que vem da dir. pra roda com o que vai pra outra roda ??
O Pitmam que sai da cx parece ser de Opala , fica com angulo negativo e deixa o angulo dessa barra que vai pra roda muito aberto , isso judia um bocado dos terminais .

[]s... aguardando encontar com o pessoal do sul na Fenajipe e conferir as maquinas ao vivo ...

haundrich
21/02/2005, 12:07
Falvio , só agora vi isso , heheh
O amort. do meu estava montado na mesma posição que está agora o seu , só que preso no tubo do dif. e não na base da mola (como está o teu) , gostei desse jeito que vc fez , simples e escapa da guilhotina da panhard . To pensando em roubar tua idéia ...
Vendo as fotos , seu diferencial diant. não é Engesa 4 , deve ser da D20 4x4 ou similar , pq está com esse eixo ?? , vc não tem problemas com aquele terminal que pega na barra que vem da dir. pra roda com o que vai pra outra roda ??
O Pitmam que sai da cx parece ser de Opala , fica com angulo negativo e deixa o angulo dessa barra que vai pra roda muito aberto , isso judia um bocado dos terminais .

[]s... aguardando encontar com o pessoal do sul na Fenajipe e conferir as maquinas ao vivo ...

Sim, ficou bom, desvia da guilhotina da panhard. Mas, conforme o Bill disse, ainda pode aparecer uma oscilação na barra porque os amortecedores estão se apoiando no meio dela. Tive o cuidado de manter o mais alinhado possível, de modo a evitar esses movimentos que não sejam no sentido longitudinal da barra.

Agora, depois que vi a foto na 4wheeler, vou estudar outra maneira de fixar esses amortecedores, para chegar no ideal.

Meu eixo e diferencial, segundo o Mott, é de C20 traçada. Deve ser o mesmo da D-20 que vc comentou. Ele já veio assim, e até que estou gostando, porque ficou mais largo, dá mais estabilidade. E veio já com bloqueio positivo dianteiro, daqueles tipo 70%. Não é como um bloqueio 100% mas dá uma diferença danada com relação a tração dianteira sem qualquer tipo de bloqueio. Uma vez sai do meio de uma roça, pneu largo e careca, no meio da chuva. Fiquei supreso que não acabei passando a noite ali... hehehhe
Só questiono a resistência dele, mas nada como usar a cabeça no lugar do pé no acelerador. Vou desmontar, trocar oleo e tirar fotos e contar os dentes e identificar o bixo.

Até agora nenhum sinal de cansaço deste terminal. Eu não sei o nome correto deste sistema. É o mesmo da F1000 e sistema semelhante usado no troller. E só também. Até agora aprovou. Todos aqueles carros norte-americanos que estão com suspensão de grande curso usam o esquema idêntico do engesa, diferente deste de F1000. Vou fazer uns testes e reavaliar isso. Depois que subi 3"pol nas molas, achei que podia trabalhar mais forçado esse esquema.
E de fato, o pitman tinha que estar um pouco mais baixo. Não sei de que carro é , mas pretendo usinar um novo.

Espero encontrar a turma na Fenajeep. Esse ano tenho que ir lá

[ ]'s
Flávio Schurt

CAVESO
12/05/2008, 12:51
Ressucitando o tópico:

Além de dois amortecedores (da Kombi) em sentidos inversos e do amortecedor da D-20, alguém tem mais idéias de amortecedor de direção pra engesa com pneu 33"??

detalhe: não quero usar amortecedor na barra link e sim do braço pittmam ao chassis.

guilhermeabreu
12/05/2008, 17:48
GRANDE CAVESO

Vc esteve comigo lá em IBITIPOCA e não viu o meu amortecedor de direção que eu coloquei .

Coloquei o amortecedor da D-20 = BAND , inclusive tem o mesmo código , coloquei no braço pitman de um lado e do outro no chassi como vc quer , pode colocar até no alojamento original do amortecedor de direção do ENGESA . Mas eu recoloquei mais em baixo no chassi mesmo para sobrar mais espaço para eu poder colocar uma colméia de radiador mais alta . Mas com relação ao amortecedor de direção da D-20 ou BAND que é o mesmo nesta posição , só tenho elogios e o preço de R$120,00 paguei há uns 3 meses atrás numa loja de peças de caminhão .

Se vc resolver a comprar este , peça para a D-20 , pois se pedir para a BAND eles cobram mais caro no mesmo amortecedor .

ABRAÇÃO

Cabelo F1
15/10/2010, 21:32
Boa noite Galera!!!

Reativando o tópico, estou com uma duvida, estourou o amortecedor de direção, fui comprar o amortecedor da D20, o vendedor pegou 2 tipos; um da D20 e outro da F4000 que não ha necessidade de adaptação, o olhal é o mesmo que o amortecedor velho(acho que é da Kombi), já o da D20 vou ter que fazer uma adaptação.
Em questão da eficiência qual seria o melhor?

Obs.: motor Maxion St4

sds
Cabelo F1

guilhermeabreu
15/10/2010, 23:16
Boa noite Galera!!!

Reativando o tópico, estou com uma duvida, estourou o amortecedor de direção, fui comprar o amortecedor da D20, o vendedor pegou 2 tipos; um da D20 e outro da F4000 que não ha necessidade de adaptação, o olhal é o mesmo que o amortecedor velho(acho que é da Kombi), já o da D20 vou ter que fazer uma adaptação.
Em questão da eficiência qual seria o melhor?

Obs.: motor Maxion St4

sds
Cabelo F1

NÃO TENHA DÚVIDA

Coloca o amortecedor de direção da D-20 .

Eduardo Velo
16/10/2010, 08:08
Tb acho que da D20 é mais eficiente ... não tem nada complicado na adaptação ...
Se vc for usar apenas os olhais , corta os parafusos , que fica como de F4000 , se for usar pitmam com furação só corta o parafuso de um lado ... uso esse amortecedor faz tempo , que tb é da Toyota Bandeirantes só que na Band vem um lado com estojo conico e outro com olhal , mas é o mesmo ...
Como ta o Engesão ??
Vc precisa se programar pra acompanhar a gente nos encontros , já fizemos 4 e foram excelentes , ano que vem estamos programando Aiuruoca veja em Eventos - IV Encontro de Engesas e outros 4x4 ...
Até o fim do ano vamos numa gang pra Monte Verde por terra , te aviso qdo a gente marcar ... tem noticias do Fred e do Edward ??? comprei um PX e um PY do Edward a uns 3 anos e via sempre o Fred em Paranapiacaba de Band , mas faz tempo que não falo com eles ...

abs ... Edu

CAVESO
16/10/2010, 09:29
Também vou usar da D20 no meu engesa...

Cabelo F1
16/10/2010, 11:37
Tb acho que da D20 é mais eficiente ... não tem nada complicado na adaptação ...
Se vc for usar apenas os olhais , corta os parafusos , que fica como de F4000 , se for usar pitmam com furação só corta o parafuso de um lado ... uso esse amortecedor faz tempo , que tb é da Toyota Bandeirantes só que na Band vem um lado com estojo conico e outro com olhal , mas é o mesmo ...
Como ta o Engesão ??
Vc precisa se programar pra acompanhar a gente nos encontros , já fizemos 4 e foram excelentes , ano que vem estamos programando Aiuruoca veja em Eventos - IV Encontro de Engesas e outros 4x4 ...
Até o fim do ano vamos numa gang pra Monte Verde por terra , te aviso qdo a gente marcar ... tem noticias do Fred e do Edward ??? comprei um PX e um PY do Edward a uns 3 anos e via sempre o Fred em Paranapiacaba de Band , mas faz tempo que não falo com eles ...

abs ... Edu

Fala grande Edu!!, sei pouco do nosso colega Edward; o que eu sei é que ele vendeu o Engesa e comprou uma L200, e acho eu que o cara casou (não tenho certeza), ele esta morando no centro de Sampa, ja o Fred tmb não vejo a um bom tempo, ele mora perto de meu bairro, qualquer dia vou bater na porta da casa da Mãe dele para obter maiores informações sobre o paradeiro de nossos colegas.
A respeito de Monte Verde, vce poderia passar mais informaçoes? se tudo dar certo estou dentro.
sds
cabelo F1

Cabelo F1
16/10/2010, 11:44
NÃO TENHA DÚVIDA

Coloca o amortecedor de direção da D-20 .

Valeu! Guilherme / Edu, blz, vou colocar o amortecedor da D20, so preciso estudar como fazer, a minha caixa de direção e da D20, é colocada por fora; (Edu/Guilherme) as suas são tbm no mesmo esquema? caso positivo se possível eu xerocava o seu sistema. assim já iria direto ao assunto.

sds
cabelo F1

CAVESO
16/10/2010, 12:15
Cabelo...

Poste fotos da adaptação da sua caixa aqui pra gente ver

Kim
16/10/2010, 12:32
Então Cabelo!

Que tal umas fotos de como é feito o sistema de barra de direção?

Cheguei a cogitar uma caixa de D20, levei a mesma até o engesa, mais não consegui mirabolar como sair da coluna de direçao até a caixa, pois tem a torre da mola.

Originalmente, o engesa tem o amortecedor entre a caixa e a viga do chassi do lado oposto.

Como está no seu?

Já passou o sistema para a barra de direção entre os pneus
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=872&page=38

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
16/10/2010, 13:24
Valeu! Guilherme / Edu, blz, vou colocar o amortecedor da D20, so preciso estudar como fazer, a minha caixa de direção e da D20, é colocada por fora; (Edu/Guilherme) as suas são tbm no mesmo esquema? caso positivo se possível eu xerocava o seu sistema. assim já iria direto ao assunto.

sds
cabelo F1

CABELO F1

Eu tive que reposicionar o amortecedor da direção , mas vou tirar fotos emando para vc .

No meu era do PÍTMAN ao CHASSI , agora esta da BARRA DA DIREÇÃO ao CHASSI . Qualquer adaptação para fazer é fácil , só precisa de boa vontade do adaptador/soldador .

Eu tb havia pensado em colocar a caixa da direção da D-20 mas desistí por causa da torre do amortecedor como o EDU VELO citou .

ABRAÇO

ABRAÇO

gnecchi
16/10/2010, 18:18
Eu também uso o amortecedor de direção da D20 e ficou muuuuuito melhor que o original.

Como o Edu disse a adaptação é muito fácil e rápida.

[]s

Cabelo F1
16/10/2010, 21:29
Galera, quando comprei minha Engesa ja estava com esta caixa de direção, acho eu que não é um muito dificil fazer esta adaptação, tirei algumas fotos, mas o fotografo e a maquina não ajudam muito.

sds
Cabelo F1

Cabelo F1
16/10/2010, 22:12
Mais fotos

sds
Cabelo F1

Eduardo Velo
16/10/2010, 22:17
Alencar , faz muito tempo que vi teu Engesa e não tinha reparado na instalação dessa cx de dir. , to tentando entender ... se ela fica do lado externo do chassi , depois usa 2 cruzetas pra poder pegar no eixo da direção ??
O Pitman não tem a furação , o amortecedor teria que prender em outra posição , desde que seja preso um lado no fixo e outro no móvel pode prender em qqer lugar ...

Cabelo F1
16/10/2010, 22:34
Alencar , faz muito tempo que vi teu Engesa e não tinha reparado na instalação dessa cx de dir. , to tentando entender ... se ela fica do lado externo do chassi , depois usa 2 cruzetas pra poder pegar no eixo da direção ??
O Pitman não tem a furação , o amortecedor teria que prender em outra posição , desde que seja preso um lado no fixo e outro no móvel pode prender em qqer lugar ...

Boa noite Eduardo Velo, ainda não tenho o amortecedor da D20 em mãos, provavelmente no proxima semana, não sei se vai dar certo a fixação no Pitman, preciso do amortecedor em mãos para ter as medidas e o curso, vce conhece alguma Engesa com esta configuração? tem alguma ideia?

sds
Cabelo F1

FernandoPedro
17/10/2010, 14:15
Pessoal:
Este é um assunto que me interessa.
Olha o meu caso, o amortecedor não está fixado no Pitman, e eu não tenho idéia qual o modelo do amortecedor q estou usando, qual a sugestão de vocês, daria para adaptar esse da D20? Ficaria com uma dirigibilidade melhor?
Abs.

guilhermeabreu
17/10/2010, 17:14
Pessoal:
Este é um assunto que me interessa.
Olha o meu caso, o amortecedor não está fixado no Pitman, e eu não tenho idéia qual o modelo do amortecedor q estou usando, qual a sugestão de vocês, daria para adaptar esse da D20? Ficaria com uma dirigibilidade melhor?
Abs.

FERNANDOPEDRO

Este amortecedor que vc tem parece que esta com a haste envergada , mas se esta funcionando bem esquece , deixa ele assim mesmo .

Na realidade a função básica do amortecedor de direção É APENAS PARA EVITAR O SHIMMING , vc não tem que sentir a presença dele .

Não existe amortecedor de direção que melhore a diribilidade a não ser evitar que tenha o SHIMMING .

Novamente falando se o seu que esta , vc não observa SHIMMING qdo dirige , não justifica vc mudar , caso ele perca a função , qdo vc for trocar aí sim sugiro em colocar o da D-20 .

gnecchi
17/10/2010, 19:52
Olha aí Doutorzão.... taí um bom esquema para ganhar espaço para a instalação de um radiador maior :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=249703&d=1287277692

guilhermeabreu
17/10/2010, 22:43
Olha aí Doutorzão.... taí um bom esquema para ganhar espaço para a instalação de um radiador maior :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=249703&d=1287277692

É GNECCHI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E eu antes de colocar a da S-10 estive para comprar uma da D-20 como esta que esta aí neste ENGESA , o que me fez desanimar , foi por onde passar a barra da direção , pois tem a torre do amortecedor bem na reta .

Mas este aí esta com ela e passou pela torre , seria bom se tirasse uma foto de cima por dentro para ver como foi feito este trampo , embora não vou mais mexer na minha .

FernandoPedro
17/10/2010, 22:58
Dr.
Realmente ele está com o final da haste meio torta para fixar no suporte. Não sinto vibração no volante, que neste caso seria o shimming, certo? Neste caso continuarei com ele. Grato pela dica.
Abs.