Ver Versão Completa : Valvula Termostatica BF161 - Usar ou não usar?
Pessoal,
Meu Willys deu problema na valvula termostática.... Tá travada e num abre mais... Fiz até o teste de colocar na panela com agua quente, etc... Até aí blz, mas todos os mecânicos e curiosos que levei o jipe me aconselharam a retirar essa válvula e deixar direto...
Pesquisei alguma coisa sobre o assunto aqui no fórum e ainda fiquei com dúvidas... Alguns são contra e outros a favor de tirar a bendita "problemática".
Sei que aqui existem colegas realmente entendidos desse assunto e gostaria da opinião de cada uma sobre esse solução.
Abraço a todos! :concordo:
Pessoal,
Meu Willys deu problema na valvula termostática.... Tá travada e num abre mais... Fiz até o teste de colocar na panela com agua quente, etc... Até aí blz, mas todos os mecânicos e curiosos que levei o jipe me aconselharam a retirar essa válvula e deixar direto...
Pesquisei alguma coisa sobre o assunto aqui no fórum e ainda fiquei com dúvidas... Alguns são contra e outros a favor de tirar a bendita "problemática".
Sei que aqui existem colegas realmente entendidos desse assunto e gostaria da opinião de cada uma sobre esse solução.
Abraço a todos! :concordo:
valvula termostatica existe e é pra usar, se um mexânico te aconselhar a tirar troque de mexãnico
SUZUGLAU
08/10/2009, 12:23
Sem ela o motor nunca vai trabalhar na temperatura ideal.
A variação de temperatura influencia a delatacao do metal. Quando esquenta ou esfria. A ideia da valvula eh esta manter uma temperatura constante para reduzar essa delatacao do metal.
Compartilho da opniao do amigo, se esta la eh para ser usada.
Tambem acredito que se existem tem que usar....mesmo que ai fique quente o ano todo, logo que liga o motor num dia mais frio, ou com chuva, a ventoinha do radiador ja esta la esfriando tudo.
É mais tempo para chegar na temperatura ideal de funcionamento, dai vai mais gasolina, mas aceleradas, mais partidas porque o motor morreu....só judia do conjunto. Ainda mais com nossa gasolina batizada com 25% de alcool.
Lógico, é mais uma peça pra quebrar, mais uma coisa para ter que cuidar, se ela trava e a criatura esta desatenta e nem sabe para que serve o marcador de temperatura do painel, ai complica mesmo.
Dai a lenda que só atrapalha....atrapalha o motorista dormente que só sabe encher o tanque e completar o oleo !
Na minha opinião troque por uma nova, aproveite e troque a agua do radiador, revise mangueiras e pronto
Rafaminc
08/10/2009, 15:32
Olha, faz uns 15 anos que não uso mais a válvula termostática no BF, e olha que no inverno as temperaturas chegam a 0º aqui. Nunca tive problemas, e agora que só uso o GNV é só andar 1 minutinho para o motor estabilizar a lenta nos dias bem frios. Se fosse um motor moderno e $$$, eu com certeza deixaria a válvula, mas como é pau véio, não esquento a cabeça.
Também tenho um Uno fire que também retirei a porcaria da válvula termostática para ver se parava de ligar tanto a ventuinha quando andava no centro da cidade, pois estava emperrada (projeto mal feito da Fiat, pois colocam uma porcaria de guia na válvula, que com o tempo enferruja e tranca a haste). Não mudou nada, continua ligando a ventoinha em todas as esquinas e já fiz uns 200 mil km com a caixinha de fósforo desse jeito sem mecher no motor.
Bom seria pegar um engenheiro com muita experiência em fabricação de motores para tirar essa dúvida cruel :parede:.
Sergio Rocha
08/10/2009, 17:33
Bom seria pegar um engenheiro com muita experiência em fabricação de motores para tirar essa dúvida cruel :parede:.
E vc acha que foi quem que colocou a válvula em TODOS os carros, nacionais ou importados ?
[]'
Rafa seu uno pode ser um monte de coisa junto heheeh inclusive ser fiat eheheh
mas normalmente o GNV modifica tmeperatura, se taxar tb, pode ser que o motor esteja meio entupido...
agora o Sergio arrematou na resposta!!!
abraços
Rafaminc
08/10/2009, 21:04
Eu sei da funcionalidade da v termostática e não aconselho andar sem ela, só quiz dizer que no meu caso retirei a mesma e não tive problemas no BF. No meu uno eu já verifiquei o motor e preciso fazer uma limpeza química para resolver o problema de aquecimento.
Zé Renato
08/10/2009, 21:31
Conheço toda a técnica de funcionamento da TV :pipoca:, mas... eu pessoalmente não a uso em meus veículos, retiro de de todos e nunca tive problemas por não usá-la.Tive sim, quando ela estava no motor,pois quando ela funciona corretamente é ótima pois nada de mal acontece,mas quando emperra o prejuizo é grande.O pior, nunca se sabe quando ela vai emperrar,mesmo sendo nova,emperra. Ai já viu a dôr de cabeça, sempre numa hora inoportuna. NÃO SOU CONTRA QUE USA, EU NÃO USO, E NUNCA ME DEI MAL POR NÃO USAR. :discordo:
OBS: Nos motores AP, se ela for retirada, o mangote em forma de "S" que sai do cabeçote para a vávula,deve ser obtruido,para que a àgua passe toda pelo radiador,evitando desviar quente retornando para o bloco.Se isso não for feito o motor vai trabalhar muito quente.:putz:
Lucas Nassif
08/10/2009, 22:58
Antes o meu Jeep não tinha válvula termostática. Ele demorava pra esquentar, e a temperatura oscilava demais.
Comprei uma válvula do Opala e coloquei. Até hoje não tive problema nenhum. O carro virou outro, atinge os 85-90° rapidamente e o ponteiro do relógio da cronomac se mantém "estático". Só quando forço o Jeep muito, por muito tempo (pé no talo na subida, atoleiros, etc), que a temperatura chega próximo aos 100°, mas logo logo abaixa pra temp. normal.
Coloquei essa válvula a quase 2 anos, e ela nunca emperrou. Até hoje nunca tive que tirá-la para limpar ou coisa do tipo. E olha que não uso aditivo no radiador.
Eu recomendo o uso da valv. termostática!
Meus 0,00002 cents! :concordo:
Pedrão B.
09/10/2009, 08:56
All,
O meu BF não tinha válvula e os sintomas eram os que o Lucas citou.
A única diferença é que eu uso a válvula do Corcel, que vai na mangueira.
Ando com uma mangueira de reserva, pois se caso der algum problema na válvula, eu troco a mangueira, pois será impossível tirar ela de lá.
[]'s
Sergio Rocha
09/10/2009, 10:01
Válvula termostática emperra, selo de motor fura, radiador entope tudo isso acontece com quem NÃO usa aditivo na água do radiador.A função do aditivo é exatamente essa, além de elevar o ponto de ebulição da água.
No mundo todo, todos os engenheiros, adotam o uso da VT quando projetam os motores.Será que o "zé arruela" ali da esquina é um genio perdido ?
Quem não gosta ou não quer usar o problema é seu.Tem nego que acha que aids só dá em homossexual.:parede:
[]':mrgreen:
Rafaminc
09/10/2009, 11:17
É o livre arbítrio...
Agora fica a dúvida: será que quantos zé arruela tem formação acadêmica em áreas técnicas e tem conhecimento suficiente em mecânica, projetos, elétrica, eletrônica, informática, pneumática, hidráulica, usinagem, solda, etc, etc, etc... para colocar muito mecânico experiente no chinelo?
Pedrão B.
09/10/2009, 12:16
Válvula termostática emperra, selo de motor fura, radiador entope tudo isso acontece com quem NÃO usa aditivo na água do radiador.A função do aditivo é exatamente essa, além de elevar o ponto de ebulição da água.
No mundo todo, todos os engenheiros, adotam o uso da VT quando projetam os motores.Será que o "zé arruela" ali da esquina é um genio perdido ?
Quem não gosta ou não quer usar o problema é seu.Tem nego que acha que aids só dá em homossexual.:parede:
[]':mrgreen:
Além de servir para lubrificar(ui!) a bomba!
Eu uso aditivo no meu, a mangueira é só por prevenção.
Para concluir, o BF ficou bem mais redondo depois que coloquei a válvula.
[]'s
Treme Terra
09/10/2009, 18:07
Os motores de combustão interna são fabricados utilizando varios materiais entre eles o aço carbono, ferro fundido, aluminio, bronze etc, cada material tem seu coeficiente de dilatação especifico a cada temperatura. Quando do projeto dos motores os engenheiros calculam as folgas entre as peças que se atritam a uma temperatura entre 85 ºC e 95 ºC, cada motor tem sua faixa de temperatura ideal de funcionamento. Ai que entra a valvula termostatica, que tem a finalidade de manter o motor funcionando em uma temperatura constante e para as folgas entre os materiais mantenhan-se dentro dos parametros que foram calculados. Sem ela o motor fica como uma sanfona, espicha e encolhe.
Um engenheiro estudou no minimo 5 anos para ter a capacidade de desenvolver dentre outras coisa a valvula termostatica, ai vem um Zé Ruela mexanico, semi analfabeto, e retira a bendita valvula, e com muita autoridade ainda diz que esta peça é uma bobagem, que o motor não precisa disto etc...
Tai minha opinião.
É o livre arbítrio...
Agora fica a dúvida: será que quantos zé arruela tem formação acadêmica em áreas técnicas e tem conhecimento suficiente em mecânica, projetos, elétrica, eletrônica, informática, pneumática, hidráulica, usinagem, solda, etc, etc, etc... para colocar muito mecânico experiente no chinelo?
Então dai você pensa também
Quantos médicos tem formação correta pra saber o que tão fazendo?
Logo o que se pode fazer é confiar, ou você confia e vai rpas cabeças usando como eles dizem melhor ser usado, ou vc num confia e arca com as consequencias... Pelo menos eu prefiro pecar pelo funcional!
Acho no minimo uma escrotice nego simplesmente sem embasamento técnico algum, sem sequer estudar o projeto original do motor, sem saber quanto tmepo ficou na câmara de testes, sem naber sequer QUAIS testes forma feitos chegar e afirmar tira e fica bom sem uma peça ou outra...
no mínimo deve-se respeitar o conhecimento e o estudo alheio, sem ser cego claro, mas sem questionar sem embasamento técnico...
pro meu mecanico disse num resolve nada, seu mecânico é quem? porque será que ele ganha menos que um engenheiro? porque num se tornou engenheiro? esperto é ele então que descobriu a polvora e ninguém sabe??
parece uma historia ai de uma tal MEG da CMRacing ehuehuehu
a valvula foi projetada para manter-se fechada enquanto o motor esta frio e abri com o aumento da temperatura, graças a um tipo de gel presente em seu interior que é sensivel a temperatura, sem éssa valvula, alem da eventual demora na estabilização da marcha lenta, o motor ficara "dividido" termicamente em três zonas, logo apos a VT ficara abaixo da temperatura, no meio ira ficar +- na temp ideal, e na ponta ira ficar com uma temperatura muito alta, por que muitos pensão que a VT é como um botão "on" ou "off" ela possui uma abertura progressiva, se ajustando a temp do motor e fazendo os devidos ajustes para um bom funcionamento do motor.
O maior problema em o motor trabalhar em zonas tão distintas de temperatura é que o desgaste interno das peças n sera em conjunto, por causa da variação de temp.
Alguns pistão poderam ter uma folga ecessiva, por causa da dilatação térmica, algumas valvulas poderam ter o seu diametro alterado, prejudicando a compresão no cilindro.
Claro que em alguns casos isso passa despercebido pelo motorista, + se vc investigar a fundo vera que esses tipos de problemas aparecem, são minimos porem a longo prazo os estragos serão enormes, talvez nem seja total culpa da vt sozinha, porem ela é um agravante.
Zé Renato
09/10/2009, 21:23
Válvula termostática emperra, selo de motor fura, radiador entope tudo isso acontece com quem NÃO usa aditivo na água do radiador.A função do aditivo é exatamente essa, além de elevar o ponto de ebulição da água.
No mundo todo, todos os engenheiros, adotam o uso da VT quando projetam os motores.Será que o "zé arruela" ali da esquina é um genio perdido ?
Quem não gosta ou não quer usar o problema é seu.Tem nego que acha que aids só dá em homossexual.:parede:
[]':mrgreen:
O ANALFABETISMO no Brasil é problema sério,talvez maior que a violênca e com certeza a burrice associada.Antes de dizer algo que não corresponde a realidade é preciso saber ler.Triste do coitado que pensa...sou do Sudeste e por issio se julga melhor,coitado! Aprenda a ler,ainda há tempo,vc é jovem... frequente a escola, se já é formado, faça de nôvo pois não serviu pra nada.:concordo:
Sergio Rocha
09/10/2009, 21:27
O ANALFABETISMO no Brasil é problema sério,talvez maior que a violênca e com certeza a burrice associada.Antes de dizer algo que não corresponde a realidade é preciso saber ler.Triste do coitado que pensa...sou do Sudeste e por issio se julga melhor,coitado! Aprenda a ler,ainda há tempo,vc é jovem... frequente a escola, se já é formado, faça de nôvo pois não serviu pra nada.:concordo:
Não entendi porque a citação do meu texto.Nem tampouco o que eu tenho a ver com o seu texto.
[]':pensativo:
Não entendi porque a citação do meu texto.Nem tampouco o que eu tenho a ver com o seu texto.
[]':pensativo:
pow Sergio... só vi o elogio meu JOVEM hehehehe
se bem que pelas fotos lá eu conheço muito moleque de 25 que num tá tão bem quanto vc ehehehe
:pipoca:
Posso dar meus 2 minutos de contribuição ao assunto??
Experiencia com meu motor OHC 2.3:
Sem valvula termostática meu motor deve ter passado boa parte da vida dele, não explodiu, não fundiu e não ferveu por causa disto.
Sem a valvula ele leva mais de 10 minutos funconandoparado para atingir a temperatura de trabalhao correta (apartir de 80ºC), ele tem ventoinha elétrica acionada dos 86ºC até 76ºC.
Posso garantir que antes dos 70ºC este motor bebe muito mais do que se estiver por volta dos 80ºC. Se tiver helice na polia e sem valvula, é bem provavel que vc leve uma meia hora até atngir uma temperatura adequada de trabalho.
Com valvula, em 2 minutos ele chga aos 75ºC, estabiliza lenta, fica liso na aceleração e depois disto quem toma conta da temperatura é a ventoinha e cebolinha(76/86ºC). sem falar que em caso de rodar em estrada(alta velocidade) e não tiver valvula, seu motor vai fubcionar sempre muito abaixo da temperatura ideal, bebendo muito mais do que deveria.
Sem valvula= rendimento menor, maior consumo, maoir desgaste
Sergio Rocha
09/10/2009, 22:42
pow Sergio... só vi o elogio meu JOVEM hehehehe
se bem que pelas fotos lá eu conheço muito moleque de 25 que num tá tão bem quanto vc ehehehe
:pipoca:
Pois é tb só achei que essa parte tem a ver comigo.:dance:
[]':mrgreen:
lostensos
10/10/2009, 10:33
pessoal, vc´s podem colocar aqui uma foto de onde fica essa valvula termostatica e o que devo fazer para instalar uma?
vamos fazer o tópico ficar bem instrutivo!
grato
Posso dar meus 2 minutos de contribuição ao assunto??
Experiencia com meu motor OHC 2.3:
Sem valvula termostática meu motor deve ter passado boa parte da vida dele, não explodiu, não fundiu e não ferveu por causa disto.
Sem a valvula ele leva mais de 10 minutos funconandoparado para atingir a temperatura de trabalhao correta (apartir de 80ºC), ele tem ventoinha elétrica acionada dos 86ºC até 76ºC.
Posso garantir que antes dos 70ºC este motor bebe muito mais do que se estiver por volta dos 80ºC. Se tiver helice na polia e sem valvula, é bem provavel que vc leve uma meia hora até atngir uma temperatura adequada de trabalho.
Com valvula, em 2 minutos ele chga aos 75ºC, estabiliza lenta, fica liso na aceleração e depois disto quem toma conta da temperatura é a ventoinha e cebolinha(76/86ºC). sem falar que em caso de rodar em estrada(alta velocidade) e não tiver valvula, seu motor vai fubcionar sempre muito abaixo da temperatura ideal, bebendo muito mais do que deveria.
Sem valvula= rendimento menor, maior consumo, maoir desgaste
Quando abri este tópico, estava esperando explicações e experiências de alguns colegas sobre as vantagens e desvantagens do uso ou não uso da VT. Me pareceu que a maioria aconselha o uso da mesma. Só ainda me restavam dúvidas sobre o porquê de tanta gente que conversei aconselhar a retirada dessa peça para o BF161. Aqui consegui as explicações e relatos que necessitava. Agradeço a todos que contribuíram. Esse fórum é mesmo show de bola.
:concordo::concordo::concordo:
pessoal, vc´s podem colocar aqui uma foto de onde fica essa valvula termostatica e o que devo fazer para instalar uma?
vamos fazer o tópico ficar bem instrutivo!
grato
Amigo, no BF161 ela fica na tampa do motor exatamente na ponta da mangueira superior do radiador.
Posso tirar uma foto amanhà para postar aqui ok@!
Lucas Nassif
11/10/2009, 00:48
Achei uma foto do motor do meu Jeep aqui, que dá pra ver +/- onde fica a válvula.
É onde está circulado. Ali tem uma "tampa" meio triangular, com 3 parafusos. É só retirar esses 3 parafusos, instalar a válvula do lado certo, montar a tampa (e rezar pra nao vazar nem ferrar as roscas do cabeçote), completar a água do radiador e sangrar o sistema depois.
:concordo:
deividmonnerat
27/05/2015, 07:35
Qual a válvula termostática que o pessoal costuma usar/adaptar no BF, já que não existe uma "original" no mercado. Tava usando uma do opala, mas a temperatura fica um pouco acima dos 90 graus e se tiver uma carga um pouco maior, chega perto dos 100 graus. Se alguém tiver uma dica..
Abs
antonio umino
27/05/2015, 09:15
Coloca a do escort..... abre com 87 graus.
Não sei se do alcool. ou da gasolina...acho que motor cht.....
abraços
eliasFerreira
27/05/2015, 22:12
Acho que a Iguaçu tem uma válvula termostática pro jeep.
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