Ver Versão Completa : Confecção de portas de ferro ou fibra para o CJ-5
cristiano
07/01/2005, 08:00
Pessoal,
Vi uma vez aqui um pessoa que fez isso aqui no fórum, mas nem sempre os títulos coincidem com o assunto tornando a vida de quem pesquisa um pouco mais complicada.
Estou querendo confeccionar umas portas de ferro ou fibra para o meu CJ-5, e manter somente a capota de lona, parecido com os Wranglers que tem por aí:
:arrow: Quais as medidas das portas ?
:arrow: Se ferro, qual chapa utilizar ?
:arrow: Quais maçanetas interna e externo podem ser utilizadas ?
Não penso em colocar máquina de vidro, visto que já vi umas capotas de fibra que tem isso disponível.
Quem fez porta de ferro foi o Gustavo, manda uma mp pra ele.
[]´s
cristiano
07/01/2005, 08:58
Qual Gustavo, olha os que eu achei:
:arrow: gustavo
:arrow: Gustavo Alt
:arrow: Gustavo Arnaud
:arrow: Gustavo DMARK
:arrow: Gustavo Heck
:arrow: Gustavo Lyra
:arrow: Gustavo Mendes
:arrow: Gustavo Sabioni
:arrow: Gustavo Sieplin Júnior
:arrow: Gustavo Sobreiro
:arrow: gustavoalex
:arrow: Gustavoluis
:arrow: gustavot
Chacal do Pantanal
07/01/2005, 10:13
Com certeza é o lassis, nosso mentor e idealizador desse site, dono do belo Tornado.
Veja em:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174
Cristiano...
Usa uma estrutura velha de porta (a parte das ferragens), faz o miolo de madeira, e reveste com fibra por causa da água (agua de chuva, barro etc etc etc) acho q resolve seu problema.. meu CJ vou fazer assim, qto a maçanetas internas e extenas usa a criatividade naum é um bixo de 7 kbeças naum se vc utilizar o mesmo principio da porta de lona pra fechar e abrir,
[]´s
cristiano
07/01/2005, 10:51
Mas e as medidas ? Não entendi sobre a estrutura, você diz para pegar uma porta qualquer ?
Você diz para fazer um molde em madeira ??
Quanto a maçaneta, é importante um sistema onde uma única fechadura possa ser acionada pela maçaneta interna e externa...
Mas e as medidas ? Não entendi sobre a estrutura, você diz para pegar uma porta qualquer ?
Você diz para fazer um molde em madeira ??
Quanto a maçaneta, é importante um sistema onde uma única fechadura possa ser acionada pela maçaneta interna e externa...
isso, vc pega uma porta de CJ de lona qualquer e retira a lona, fica so a estrutura da porta (ai vc ja tem as medidas), faz a parte interna dessa estrutura em madeira e reveste com a fibra pra agua naum atingir a madeira. qto a maçaneta no meu caso qdo vier a fazer isso vou colocar tipo a interna de fusca e a externa vou escolher alguma q ache q de certo do lado de fora, adaptar os varões no sistema original da porta de lona (nakele gancho q prende na parte da capota se é q consegui explicar direito).. acho q funciona e fica bom..
tenho 2 jogos de portas aki, tirando as q estão no jeep, se naum estivesse no planalto central, e quisesse guardar as suas, t dava um jogo sem problemas pra vc fazer testes ai..
cristiano
07/01/2005, 11:55
mas se eu fizer a medida pela porta do CJ atual não vai dar uma acabamento legal... acho que vai acabar ficando um espaço entre a porta e a carroceria...
Veja se funciona assim, faço um molde um pouco maior da porta do CJ de madeira, e vou testando e cortando os pedaços que vão ficando maiores... até ficar legal... depois mando fazer uma de ferro com o vão dentro para passar as varretas e tudo mais...
Que dobradiça está pensando em utilizar ? tem umas que se utiliza em porteira de fazenda que são boas, mas não sei quanto a estética...
mas se eu fizer a medida pela porta do CJ atual não vai dar uma acabamento legal... acho que vai acabar ficando um espaço entre a porta e a carroceria...
Veja se funciona assim, faço um molde um pouco maior da porta do CJ de madeira, e vou testando e cortando os pedaços que vão ficando maiores... até ficar legal... depois mando fazer uma de ferro com o vão dentro para passar as varretas e tudo mais...
Que dobradiça está pensando em utilizar ? tem umas que se utiliza em porteira de fazenda que são boas, mas não sei quanto a estética...
boa a sua ideia tbm.. pelo q entendi vc so quer fazer a porta na fibra né? por isso a madeira so vai servir de molde? as dobradiças, quem usou essas de porteira se naum me engano foi o gustavo (lassis).. melhor perguntar pra ele..
Elmer_Jeep
07/01/2005, 12:04
cristiano.attie, não quero ser chato, mas tem certeza que vc pesquisou??
É só digitar PORTAS na seção CJs que vai aparecer varios topicos sobre o assunto.
[]'s tentando ajudar.
Luis Assis
07/01/2005, 13:38
:arrow: Quais as medidas das portas ?
Voce precisa faze-las de acordo com o seu jipe, pensar como que será o encaixe, e modelar de acordo com sua carroceria, pois de jeep pra jeep isso muda... :shock: CAREDITE!! :shock:
:arrow: Se ferro, qual chapa utilizar ?
As minhas foram feitas de chapa 14, com cantoneira interior.. Se voce ver no meu album tem fotos delas abertas ainda, não tem muito segredo, basta voce fazer um sanduiche, chapa+cantoneira em pé + chapa e dar acabamento nas laterais. Coloque-se as dobradiçãs uma borracha pra melhorar a vedação e bole uma maçaneta... ( parece ser simples, mas quem for fazer precisa ser muito caprichoso )
:arrow: Quais maçanetas interna e externo podem ser utilizadas ?
Por ela ser fina, não dá pra colocar convencional a não ser que voce faça uma protuberancia pra dentro.. Eu coloquei um simples pino chanfradom com uma mola, acionado pela macaneta de vectra, quando eu bato a porta, ele por causa do chanfor, se fecha sozinho no buraco, se não entendeu avisa que eu posto fotos....
Maquina de vidro, não cabe, lembre-se que ela é da largura da lateral do jipe....
[]´s
Gustavo
cristiano
07/01/2005, 15:01
boa a sua ideia tbm.. pelo q entendi vc so quer fazer a porta na fibra né? por isso a madeira so vai servir de molde? as dobradiças, quem usou essas de porteira se naum me engano foi o gustavo (lassis).. melhor perguntar pra ele..
Mais ou menos... eu estava pensando na madeira só para molde mesmo, e depois decido com o tamanho exato é até mais fácil para pedir orçamento... eu faço para o cara, é desse tamanho...
Eu pensei nas dobradiças de porteira porque quando eu coloquei umas no banco do passageiro, no lugar das originais que estavam quebradas, e vi umas bem parecidas com as que o Iassis usou...
cristiano
07/01/2005, 15:05
cristiano.attie, não quero ser chato, mas tem certeza que vc pesquisou??
Você não vale, você participou da discurssão... :twisted:
[]´s com SOC POW CRUNCH TOING :lol: :lol: :lol: :lol:
Luis Assis
07/01/2005, 15:12
Negativo, foram feitas sob medida, pois não se achava nada nem parecido....
[]´s
Gustavo
cristiano
07/01/2005, 15:15
Iassis,
:arrow: A porta quando fecha não faz o famoso "PLÉIN" ?? Hoje eu estou terrível com as sonoplastias. :lol: O tamanho da chapa interfere, eu vi outra pessoa que fez com chapa 18.
:arrow: A porta de madeira tem a vantagem de ser mais leve, não faz barulho, mas não dá uma acabamento que dá a de ferro.
Voce precisa faze-las de acordo com o seu jipe, pensar como que será o encaixe, e modelar de acordo com sua carroceria, pois de jeep pra jeep isso muda... :shock: CAREDITE!! :shock:
Com essa eu não esperava... :shock: Eu esperava aqui alguma coisa como profundidade, altura e etc... :cry:
Maquina de vidro, não cabe, lembre-se que ela é da largura da lateral do jipe....
A largura das laterais dos CJ-2 a CJ-7 variam ??
Você fez o molde pela armação de ferro da sua porta antiga ?? ou foi medindo ??
[]´s com a impressão de que não vai ser fácil
Cristiano..
vendo nas fotos randomicas do forum agora olha a ideia.. as dobradiças de repente dá pra fazer com a dobradiça da tampa do motor.. será q fica bom?
cristiano
07/01/2005, 15:36
Você diz do capô ?? Vou dar uma olhada...
Você diz do capô ?? Vou dar uma olhada...
isso.. na hra naum me veio a palavra capô.. so naum sei se vai ficar meio desproporcional.. e o valor delas tbm.. mais. quem sabe? né..
Luis Assis
07/01/2005, 20:07
Iassis,
:arrow: A porta quando fecha não faz o famoso "PLÉIN" ?? Hoje eu estou terrível com as sonoplastias. :lol: O tamanho da chapa interfere, eu vi outra pessoa que fez com chapa 18.
:arrow: A porta de madeira tem a vantagem de ser mais leve, não faz barulho, mas não dá uma acabamento que dá a de ferro.
Com essa eu não esperava... :shock: Eu esperava aqui alguma coisa como profundidade, altura e etc... :cry:
A largura das laterais dos CJ-2 a CJ-7 variam ??
Você fez o molde pela armação de ferro da sua porta antiga ?? ou foi medindo ??
[]´s com a impressão de que não vai ser fácil
Minha lataria inteira foi feita sob medida, ela seguiu mais ou menos as medidas do cj-7, mas não tá igual, com certeza!!! O problema é que porta rigida, pra fechar e ficar com um bom acabamento, precisa ser ter uma perfeição milimetrica, por isso, acredito que o melhor seja fazer sob medida....
[]´s
Gustavo
Olá, lassis!
Gostaria de saber qual o tipo de dobradiças que vc usou?
São dobradiças do quê, aquelas ?
Obrigado!
Eduardo Chaves
08/01/2005, 14:56
Negativo, foram feitas sob medida, pois não se achava nada nem parecido....
Eros,
Pelo que entendi as dobradiças do Gustavo foram feitas tb sob medida, qq torneiro pode confeccioná-las...
[]'s...
cristiano
08/01/2005, 19:09
Eros, pelo que eu entendi, o Iassis fez sob medida...
Mas eu já vi algumas dobradiças em lojas de ferragens que também dão certo, mas não muito estéticas...
Luis Assis
08/01/2005, 19:14
Olá, lassis!
Gostaria de saber qual o tipo de dobradiças que vc usou?
São dobradiças do quê, aquelas ?
Obrigado!
Foram feitas sob medida, não eistem no mercado...
[]´s
Gustavo
Olá , pessoal :!:
Na minha opinião as dobradiças do capô ficam legal :!:
Vejam o jeep do site www.meujeepentao.hpg.com.br são as dobradiças do capô cromadas....elas custam em torno de R$40,00 cada.
Até :!: :!: :D :D :D
Luis Assis
09/01/2005, 14:50
Se não me engano, as dobradiças originais do capo, existe um dente para desacoplamento em caso de abertura estrema, para facilitar a retirada completa do capo... Nesse caso não serviriam para as portas, pois se abrisse de mais, elas poderiam se soltar da da lataria do jeep...
Não sei se as novas ainda possuem isso...
Precisa dar uma vasculhada, se não tiverem, é mesmo uma boa opção...
[]´s
Gustavo
cristiano
09/01/2005, 18:03
Gustavo, era exatamente isso que eu estava querendo dizer aqui...
Mas o que eu não gostei muito nela foi que de um lado são dois parafuros e do outro somente 1... dependendo do peso da porta eu não sei não... e essa dobradiça não foi feita para ficar em pé, talvez por isso que só tenha um parafuso de um lado...
Se não me engano, as dobradiças originais do capo, existe um dente para desacoplamento em caso de abertura estrema, para facilitar a retirada completa do capo... Nesse caso não serviriam para as portas, pois se abrisse de mais, elas poderiam se soltar da da lataria do jeep...
[]´s
Gustavo
Olá, pessoal :!:
Só as originais possuem o sistema de desacoplamento. :wink:
Essas dobradiças do capô possuem 02 parafusos de um lado e 03 do outro, devendo servir para suportar o peso de uma porta.
Até :!: :D
cristiano
10/01/2005, 14:00
Acho que me equivoquei com o número de parafusos... meu único receio é que elas não foram feitas para suportar peso na horizontal... :shock: será que elas aguentam ? eu sei que aquelas de porteira aguentam... 8)
Olá, Cristiano :!:
Aguenta sim :!: :!: Você já viu o peso do capô :?: O troço é bem pesado :!:
Quanto a ser na horizontal ou vertical não vai fazer diferença.
Veja as fotos da reforma dos jeep´s no site www.meujeepentao.hpg.com.br
Neles foram usadas as dobradiças do capô.
Até. :D
Gomes Neto
11/01/2005, 12:52
Fala galera!!!
Sem querer ser chato dando uma de ("O ministério da saúde adverte"), quando escolherem um material para a confecção das portas, lembrem-se que em um caso hipotético, porém provável, de abalroamento lateral em um acidente (sem querer ser urubu ou "Abutre" :lol: :lol: ), esse material pode te ferir.
Imagine o caso de uma porta de madeira (mesmo que só o miolo) partindo em lasca?? Vira uma arma! :shock:
Só fibra é menos perigoso, más a chapa é o idéias porque deforma :wink: .
[s] de um arquiteto que é CRI-CRI mêsss!!!
cristiano
11/01/2005, 15:26
[]´s
Gustavo
Olá, pessoal :!:
Só as originais possuem o sistema de desacoplamento. :wink:
Essas dobradiças do capô possuem 02 parafusos de um lado e 03 do outro, devendo servir para suportar o peso de uma porta.
Até :!: :D
Então as minhas são originais...
cristiano
14/01/2005, 14:26
A donatti4x4 tem as dobradiças para a porta de fibra para vender...
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=452856
São legais, só que são meio caras, hein :!: O par custa 80 reais... mais o envio :cry: :cry: :cry:
Pensando bem :roll: :roll: :roll: sai praticamente a mesma coisa :lol: :lol:
Até :!: :wink:
PredadorRJ
03/01/2006, 10:44
Salve,
Será que é possível fazer portas altas, para fechar em cima com o santo antonio?
[]'s
eu faria da seguinte forma: faria dois moldes em PAPELAO um da parte interna e outro da parte esterna, a parte esterna um pouco maior, saindo um pouco p/ fora da lataria, onde vc podera colocar uma borracha de vedação. apartir dos moldes/gabarito, vc corta as chapas. dai vc utilisa uma barra chata p/ fazer os cantos. solda-se tudo. (nao esquecer de utilizar um pedaço de barra chata no meio da porta p/ tirar o movimento e a vibração, que causa um barulhinho). agora a fechadura, acho que poderia ser utilizada a da tampa do motor do fusca, bem simples mas que podera ser aberta somente por fora. a dobradiça eu usaria a do capu do jeep. nao sei se consegui espressar minha intenção. :lol: :lol: :lol:
marcelo nunes
03/01/2006, 12:45
Acho que expressou muito bem, preservando um bocado algo que não se deve esquecer: A SIMPLICIDADE.
Senão a gente acaba viajando demais na maionese e acaba fazendo uma porta complicada, pesada e cara.
Guilherme Kyrillos
12/08/2006, 23:23
Senhores,
1º - usei papelão para fazer molde do local das portas na carroceria do CJ5 pois certamente essas são diferentes (fato confirmado).
2º - almentado em 1 cm em seu perímetro, usei esses moldes para cortar numa chapa de compensado naval 16mm a futura "porta".
3º - moldando no lugar, fui lixando o compensado até se encaixar no local considerando a futura cobertura de fibra de vidro.
4º - usei dobradiças de 2" galvanizada (existe também de inox) para uso em portão adquirida em loja de ferragens.
5º - apliquei a fibra considerando a dobradiça para que essa quando no lugar ficasse no mesmo relevo da porta.
6º - parafusei a dobradiça no compensado e pelo lado de dentro usei arruelas e também a mesma técnica do relevo do lado externo.
7º - como fechadura, usei o trinco da tampa do motor do Fusca (a mesma do cofre, porta luvas, ....) que, aliás tem até chave, mas que no meu CJ5, não tem serventia.
OBS: a exemplo das portas originais que precisam de um travador para o trinco, precisei instalar um travador feito com varão na expessura apropriada e preso na carroceria.
SUGESTÃO: não fazer nada justo pois a carroceria do CJ "se contorce" provocando rangidos no contato da porta com a carroceria.
abç.
Me da a direção outra vez pois esse aqui que vc postou nao entra e gostaria de dar uma olhada nessas fotos da porta de ferro .
m0r473n53
10/05/2013, 19:49
Ressuscitando o tópico
Estou pensando em fazer as portas do CJ....
Gostei dessas fechaduras e estou compartilhando aqui.
https://www.tascoltda.com.br/produto.php?ID=NDc=&PID=MQ==#MQ==
juleymar73
11/05/2013, 10:59
Ressuscitando o tópico
Ola , amigo Fausto, se nao me engano o Matheus aqui do forum fez adaptaçao com trancas de Gol .
raphael cavaglieri
11/05/2013, 16:33
olá, a minha foi feita da seguinte maneira, retirei a porta de lona, pequei um papelão, retirei copiei a forma da porta no papelão, recortei, coloquei a porta novamente, tirei um molde de papelão da parte até a capota, passei tudo para um compensado de osb e recortei no tico tico, percebi que nenhum vidro encaixaria, pois ou a porta ia ficar muito e a janela pequena, ou o vidro não entraria, comprei dois vidros de correr da kombi antiga, coloquei em cima da porta de compensado para fazer o corte, fiz, e moldei inteiro com fibra de vidro, na porta traseira do jeep fiz elétrico, pois quando esquenta muito dentro do jeep, basta abaixar o vidro. demorei uns dois meses pra conseguir terminar, mas nada como arrancar tudo e andar sem nada, o jeep fechado é muito barulhento dentro, fora que esquenta igual a um forno.
raphael cavaglieri
11/05/2013, 16:46
hoje acabei vendendo a capota para um amigo, o fecho da porta adaptei o do gol G2
Ressuscitando o tópico
lindas as fechaduras, mas vai abrir a porta na primeira curva. Isso não serve, tem que ser de linha automotiva ou ter uma lingueta realmente longa. carroceria jeep torce demais.
olá, a minha foi feita da seguinte maneira, retirei a porta de lona, pequei um papelão, retirei copiei a forma da porta no papelão, recortei, coloquei a porta novamente, tirei um molde de papelão da parte até a capota, passei tudo para um compensado de osb e recortei no tico tico, percebi que nenhum vidro encaixaria, pois ou a porta ia ficar muito e a janela pequena, ou o vidro não entraria, comprei dois vidros de correr da kombi antiga, coloquei em cima da porta de compensado para fazer o corte, fiz, e moldei inteiro com fibra de vidro, na porta traseira do jeep fiz elétrico, pois quando esquenta muito dentro do jeep, basta abaixar o vidro. demorei uns dois meses pra conseguir terminar, mas nada como arrancar tudo e andar sem nada, o jeep fechado é muito barulhento dentro, fora que esquenta igual a um forno.
beleza, pra modelar pode-se usar tbém MDF que é mais facil recortar e lixar, eu já prefiro modelar em espuma A+B poliuretano, masa e fibra. legal seria fazer tipo sandwish uma peça pro lado de fora e um pro lado de dentor depois unir os dois( a fibra permite fazer isso com perfeição). ai dá até pra adaptar vidros , maçanetas, caixas de som e o escambal...
vais gastar uns 500,00 de material pra fazer os moldes e a peça em si uns 50 a 80 de material.
Mas pra quem quiser tem pronta na gama 4x4 a R$815,00(oitocentos e dezoito reais)!!
e olha que foi a unica que achei pq até tem umas em outros sites, mas nenhu está disponivel...
Porta baixa para Jeep CJ5 de fibra Código: P001
Porta baixa para Jeep CJ5 de fibra(o par) .
R$818,05
à vista no boleto: R$760,79
link:
Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/porta-baixa-para-jeep-cj5-de-fibra.html)
abraço a todos!!
Pablo.pinto2007
12/05/2013, 19:21
beleza, pra modelar pode-se usar tbém MDF que é mais facil recortar e lixar, eu já prefiro modelar em espuma A+B poliuretano, masa e fibra. legal seria fazer tipo sandwish uma peça pro lado de fora e um pro lado de dentor depois unir os dois( a fibra permite fazer isso com perfeição). ai dá até pra adaptar vidros , maçanetas, caixas de som e o escambal...
vais gastar uns 500,00 de material pra fazer os moldes e a peça em si uns 50 a 80 de material.
Mas pra quem quiser tem pronta na gama 4x4 a R$815,00(oitocentos e dezoito reais)!!
e olha que foi a unica que achei pq até tem umas em outros sites, mas nenhu está disponivel...
Porta baixa para Jeep CJ5 de fibra Código: P001
Porta baixa para Jeep CJ5 de fibra(o par) .
R$818,05
à vista no boleto: R$760,79
link:
Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/porta-baixa-para-jeep-cj5-de-fibra.html)
abraço a todos!!
O problema de se fazer é esse, se gasta muito pra praticamente uma só vez. Eu nunca vi porta pro CJ-3A e acho bem interessante.... se um dia for encarar uma empreitada dessas embutiria também na porta o quebra vento, que de lona não abre.. mas faria abrindo...
E Jeep fechado, com capota faz muito barulho mesmo.... to pensando em não colocar a capota do meu... enfim, o sol é quem vai mandar... mas um toldo resolveria meu problema.
Abraços....
Pablo
Que da trabalho eu nao tenho duvidas, mas o resultado final acaba sendo muito recompensador. Lembro que comecei em fevereiro a fazer as minhas e terminei em abril.
Mas ficou bacana, Ela nao é maciça (da até pra um dia colocar vidro eletrico se quiser) com macanetas de vectra, macaneta interna, porta objetos do 206, caixas acusticas (que ficaram com uma bela acustica tendo em vista a porta ser oca). E o melhor fiz elas removiveis. O uso de portas me possibilitou colocar alarme, que pode nao resolver mas caso se abra a porta ele vai gritar.
O custo? Uns R$180,00 de material para fazer o par (manta, resina, lixa, dobradicas, macanetas e muita critividade)
Tem fotos delas no topico do Pépe
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/20002-dic3-cj-5-1961-pepe-7.html#post1387844
lucciano amaral
13/05/2013, 21:37
Amigos no meu jeep um torneiro amigo, chamado aguinaldo, fez as portas sob medida, pois o jeep foi alongado no meio em 37 cm, fez as dobradiças, e tranca do porta luvas do fusca, achei showww de bola o serviço dele, vejam as fotos, ainda na fase de pintura. 410997410998410999411000
Pablo.pinto2007
15/05/2013, 19:52
Parabens, pelas portas.... quem sabe um dia eu encare esse trampo... o problema pra mim é que a porta do CJ-3A tem uma curva e não tem batente, por se tratar de originalmente não ter porta!!! Então finalidade seria só estética mesmo!