PDA

Ver Versão Completa : Vitara-auto não liga no P-N



LeonCE
07/10/2009, 20:04
Olá pessoal.

Alguém pode me ajudar a resolver esse problema?
Meu Vitara JLX automático, de uns tempos para cá, começou a emperrar na hora de dar partida. Eu tinha que mudar várias vezes a marcha para conseguir, mas agora, tem vezes que ele não liga. O mecânico disse que era problema no bojo da chave, mas eu desmontei, tirei o bojo fora e notei que quando ele emperra, mesmo girando o terminal, ele não dar partida.

Para ele pegar, tenho q ir no motor de arranque e ligar direto, aí ele funciona e passa um tempo normal. Mas hoje fiz um teste, tentei ligá-lo com a marcha em R, obviamente que ele não iria ligar. Mas quando retornei para N e P, ele também não ligou.

Já desliguei todos os fios elétricos que vão até o alavanca do cambio e ele não ligou, me parece que deve haver algum sensor que bloqueia. O problema parece ser no bloqueio do cambio que não reconhece quanto está em P e N.

Ajuda, please.

Valeu.
Leon

ANDRÉHUFF
08/10/2009, 00:26
Tem certeza que é o cambio, até semana retrasada o meu estava assim, descobri que depois de umas pancadinhas no motor de partida ele voltava a pegar, levei na auto eletrica e abrimos o motor de partida e pimba, tava la, as molas dos contatos oxidaram e travavam assim não respondiam a partida, troquei e ta novo de novo, mas parecia ser o cambio, tambem cheguei a desconfiar, não custa dar uma olhada. :concordo:

pauli
08/10/2009, 09:54
Passei por isso a poucos dias.
Era as escovas do motor de partida que estavam bastante gastas, o auto-elétrico cobrou 69,00 pela peça e mais 60,00 pela revisão geral e substituição (achei caro):evil:, mesmo assim fiquei feliz que não foi o enduzido.

LeonCE
08/10/2009, 18:35
Olá André e Pauli.

Obrigado pelas sugestões.
Eu só estou achando que é o bloqueio do cambio por dois motivos: 1- Qdo ligo direto no motor de arranque o carro pega na boa; 2- Ele fica ligando normal, mas se eu engatar qualquer outra marcha que não a P e N, ele deixa de dar partida, após eu retornar o cambio para P e N.

Acho que se fosse o motor de partida, ele não deveria ligar normal quando provoco um curto lá no próprio motor de arranque. De qualquer maneira, vou ver se checo o arranque amanhã.

Obrigado,
Leon

LeonCE
09/10/2009, 19:10
Hoje levei o em uma auto-eletrica, o mecanico disse que achava que podia ser desgaste no selonóide. Ele tirou fora o motor, trocou o selonóide, que custou 95,00, e colocou de volta. Ao ligar o carro, fiz novamente o teste, colocando no R, tentanto ligar e retonando para o P, o carro continuou sem pegar! Aí o mecânico chamou o dono da oficina (inclusive ele tbm tem um Vitara) e ele depiu para eu manter a chave até o fim e tentar fazer um pequeno movimento na alavanca do câmibio e booom, o carro deu partida!

Ou seja, como eu desconfiava, era o seletor de marcha! Amanhã vou retornar lá para tirar o selonóide novo e colocar de volta o original e outro mecânico ficou de trabalhar no seletor. Ele disse que fica fora da caixa de marcha.

Depois posto o resultado...