Ver Versão Completa : Agua radiador contaminada por oleo Motor
__________________________________________________ _____
Oleo na agua do radiador
Preciso de ajuda dos Experts de Ranger, Feriadão, peguei estrada e no final da marginal, vazamento grande de agua, encostei rapido e não chegou a esquentar o carro, temperatura normal.
CAUSA: resfriador do oleo foi pro saco, quebrou o cano que liga a mangueira de agua. Liguei pro meca e o mesmo mandou ligar direto e seguir viagem. Fiz o serviço e prossegui, bem na maciota e sempre soltando o carro na banguela e deixando resfriar bem o motor, sem desgrudar o olho da pressão do oleo. Tudo ok, voltei, comprei a peça em um desmanche pq achei muito caro na concessionaria, troquei e tudo blz até então.
Comecei a reparar que começou a baixar agua sem indicios de vazamentos, pressurizei o sistema e nada de vazamento a não ser um muitooo pequeno no radiador. Tenho completado 3 litros de agua a cada 2 dias, sendo que rodo miseros 3km por dia.
SURPRESA: Antiontem notei a presença de pequenas borras de oleo na tampa do reservatorio, fui correndo olhar se o oleo estava contaminado por agua e graças a god não esta. Tinha limpado a tampa e o reservatorio para acompanhar. No dia seguinte, muito mais oleo que do dia anterior.
DUVIDA: Será que tem alguma coisa a ver com a peça que troquei, ou o que pode ser? qual a maneira mais economica de eliminar possiveis causas e iniciar as buscas do problema? A tampa do reservatório é nova, troquei a 6 meses, original.
Meu medo é que o problema seja cabeçote, dai não quero nem ver...
Obrigado!
Flávio
Edintruder
07/10/2009, 21:37
Fverna,
Não sei como te dizer, mas reza pra ter queimado a junta, pois quando baixa o nível da água, mesmo sem superaquecer no painel, na parte de cima e no cabeçote só fica vapor, aquecendo muito essa região do motor, ocorrendo um derretimento na junta.
Podes verificar sempre o nível e o estado do óleo para ter certeza que não está contaminado com água e observa o óleo na água. Acompanha por uns 3 dias e veja como fica, porém pode procurar uma autorizada MWM e veja o preço da junta do cabeçote e te prepara para a troca.
Se for só a junta, vais gastar em torno de uns R$300,00, se o cabeçote estiver trincado, procura na internet e desmanches.
Fverna,
Não sei como te dizer, mas reza pra ter queimado a junta, pois quando baixa o nível da água, mesmo sem superaquecer no painel, na parte de cima e no cabeçote só fica vapor, aquecendo muito essa região do motor, ocorrendo um derretimento na junta.
Podes verificar sempre o nível e o estado do óleo para ter certeza que não está contaminado com água e observa o óleo na água. Acompanha por uns 3 dias e veja como fica, porém pode procurar uma autorizada MWM e veja o preço da junta do cabeçote e te prepara para a troca.
Se for só a junta, vais gastar em torno de uns R$300,00, se o cabeçote estiver trincado, procura na internet e desmanches.
Obrigado Edin por mais uma dica, então pelo que me disse não existe chance de ser algo relacionado com o resfriador de oleo, posso descartar esta hipotese né?
Não devo rodar com o carro 3 km por dia, vc acha que pode agravar?
Só poderei levar no meca provavelmente na proxima semana.
Sabe de algum lugar em SP que venda esta junta original MWM?
Obrigado mais uma vez.
Flávio
Thiago Assis
08/10/2009, 13:20
Amigo;
pelo que entendo este resfriador trabalha com passagem de agua e oleo pelo seu interior, e que a pressão de oleo é maior que a do liquido arrefecedor, sera que este resfriador que vc comprou não pode estar com problema? Veja se alguem ja realizou teste neste tipo de resfriador para que vc possa ter certeza que ele esta zerado.
Amigo;
pelo que entendo este resfriador trabalha com passagem de agua e oleo pelo seu interior, e que a pressão de oleo é maior que a do liquido arrefecedor, sera que este resfriador que vc comprou não pode estar com problema? Veja se alguem ja realizou teste neste tipo de resfriador para que vc possa ter certeza que ele esta zerado.
Olá Thiago,
Obrigado por sua opinião. Na verdade não encontrei ninguem ainda que tenha me falado com certeza que não pode ser o resfriador, mas vou continuar tentando saber.
Vlw
Tive uma ideia e gostaria de saber se vale a pena tentar antes de abrir o cabeçote.
Ligar as mangueiras de agua direto, cortando a passagem pelo resfriador do oleo. limpar todo o sistema de agua e acompanhar por uns dias, usando 3 km por dia sem exigir da VTR, se voltar a contaminar, ai vou abrir o cabeçote.
Alguém opina sobre esta idéia? Walter Cassita? Edin? Thiago? e quem mais?
Vlw
Edintruder
08/10/2009, 15:48
Pode fazer isso sim, porém é interessante que fiques alerta que se for o resfriador do óleo, a água vai misturar com o óleo também. Principalmente quando desliga o motor quente.
Se entrar óleo pra água, tem que fazer o oposto.
Se isolares o resfriador terás certeza aonde é o problema então é importante esse teste sim.
Se estiver com alguma trinca, vazará óleo direto pelo resfriador quando esse estiver sem as mangueiras de água.
Fernandes Kappes
08/10/2009, 16:04
Tive um problema parecido na s10 a uns 2 meses atrás, o que aconteceu foi que um anel de vedação do radiador de oleo que é resfriado pela água do radiador estragou, gastei R$ 22,00 com esse anel mais R$ 100,00 de mão de obra porque tem que tirar muitas peças pra chegar nesse radiador. Outra coisa ela esquentava quando em alta velocidade, não chegava no vermelho mas fica com muita pressão no sistema, descobri que o radiador tinha uma crosta de sujeira que não conseguia ver devido ao radiador do ar e o intercooler ficar na frente, depois que limpei o marcador de temperatura tirou férias. Sds
Pode fazer isso sim, porém é interessante que fiques alerta que se for o resfriador do óleo, a água vai misturar com o óleo também. Principalmente quando desliga o motor quente.
Se entrar óleo pra água, tem que fazer o oposto.
Se isolares o resfriador terás certeza aonde é o problema então é importante esse teste sim.
Se estiver com alguma trinca, vazará óleo direto pelo resfriador quando esse estiver sem as mangueiras de água.
Edin,
Obrigado pelas dicas, vou fazer o teste e posto por aqui depois o resultado.
Vamos torcer!!!
Abraço,
Flávio
Edin,
Estava fora e a VTR ficou empoeirando na garagem.
Fui neutralizar o resfriador somente hj e constatei que a tampa de oleo (tampa de reposição do oleo) estava igual a do reservatorio do radiador, cheia de oleo com agua (borra branca), e percebí goticolas de agua sobre as valvulas. Porem, analisando a vareta, o oleo do carter parece não estar com agua.
Fiquei com medo de rodar com a VTR neste estado e por isso decidi postar aqui minha inexperiente duvida, será que devo mesmo fazer o teste do resfriador ou devo levar logo no Meca e abrir para ver o cabeçote?
Vou no proximo dia 26 pra terra dos hermanos (argentina) e pensei em comprar o que precisar para o conserto da VTR numa concessionária por lá, tendo em vista que deve ser bem mais em conta que por aqui as peças originais.
Voce pode me dar algumas dicas, por favor?
DUVIDAS:
Acha que devo levar no meca e ver o que preciso comprar antes de ir?
Acha que devo comprar mais alguma outra peça pra aproveitar a viagem?
Pretendo comprar as correias e esticadores tb.
Obrigado!
Flávio
TylerNTL
17/10/2009, 15:16
Não estou querendo jogar água no seu óleo..
mas considero úteis as informações da mensagem "quotada" abaixo.
Trata-se de uma resposta que recebi em um tópico aberto com o objetivo de reunir dicas para comprar peças em BsAs.
Pelo decreto é proibido trazer as peças como bagagem.
Detalhe que o formulário alfândega não diz nada sobre isso, e na minha interpretação coloca as peças no mesmo caso dos eletrônicos e afins. Torça para que o pessoal que no turno na hora que você atravesse não seja muito "atualizado" (e nem mesmo tenham conhecimento deste decreto).
Não confirmo a informação sobre a cota para América Latina, que segundo a resposta seria de U$300.
O formulário especifica cotas em função da via utilizada:
Aérea ou marítima = até U$500.
Terrestre, fluvial ou Lacustre = U$300 (pago um cibazol para quem souber o que é lacustre sem olhar no dicionário!!!)
Thelmo,
Vale observar o novo Decreto de 4 de Junho, que refere ao Mercosul.
(Decreto 6870/09 de 04 de Junho de 2009, Decisão e) 53/08, artigos 6 e 7)
O decreto PROÍBE terminantemente a importação por meio de bagagem acompanhada ou descompanhada de passageiro de partes ou peças automotivas. Não é questão de impostos ou sobretaxa. É proibido mesmo.
Me informei nos postos da Receita Federal dos Aeroportos de Guarulho e Galeão e parece que o negócio é sério e estão cumprindo mesmo.
Há grande risco de perda dos produtos.
A única maneira é despachar como carga, pagar o frete e recolher o imposto de importação = 50% sobre o valor excedente à isenção, que aliás para América Latina nunca foi U$ 500,00, mas sim U$ 300,00 e não cumulativo entre familiares.
Segue o link com o decreto.
[/URL][url]http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/231845/decreto-6870-09 (http://www.jusbrasil.com.br/legislacao/231845/decreto-6870-09)
Abraço e Boa Sorte !
Anthoniusnikos
17/10/2009, 18:18
Para as Ranger 2.5L e 2.8L ano 1999 à 2001.
Qual junta do cabeçote comprar ?
BF0T/6W049/AA/1,59 mm - ídem/BA/1,48 mm - ídem/CA/1,37 mm - ídem/DA/1,69 mm
BG1T/. ".. ". /AA/1,37 mm - ídem/BA/1,48 mm - ídem/CA/1,59 mm
Abs
Anthon
eduardo1968
17/10/2009, 22:22
Obrigado Edin por mais uma dica, então pelo que me disse não existe chance de ser algo relacionado com o resfriador de oleo, posso descartar esta hipotese né?
Não devo rodar com o carro 3 km por dia, vc acha que pode agravar?
Só poderei levar no meca provavelmente na proxima semana.
Sabe de algum lugar em SP que venda esta junta original MWM?
Obrigado mais uma vez.
Flávio
Amigo Flávio
Preços da redemaq 55 3201 2121, q trabalha só com peças originais da International
cabeçote completo 2.5 = R$ 2.032,00
junta do cabeçote = R$ 149,23
Tomara q seja só a junta...
F. Andrade
17/10/2009, 22:23
Para a 2.5 pode colocar a de ¨ tres piques ¨. É mais grossa, ppalmente quando manda plainar o cabeçote pós-fervida.
leobnaval
18/10/2009, 19:22
Para as Ranger 2.5L e 2.8L ano 1999 à 2001.
Qual junta do cabeçote comprar ?
Abs
Anthon
Depende da medida do seu cabeçote (se sofreu retificas e quanto material foi retirado), peça para uma retífica medir e compare com o riginal então saberá qual junta comparar.
Abraços, Leo
romuloprando
19/10/2009, 09:52
Terrestre, fluvial ou Lacustre = U$300 (pago um cibazol para quem souber o que é lacustre sem olhar no dicionário!!!)
Lacustre = LAGO
RABUGENTO
19/10/2009, 10:04
Lacustre = LAGO
Lacustre eu sabia mas tive que procurar o que é cibazol :)
Não é que achei? http://desciclo.pedia.ws/wiki/Piaui%C3%AAs :roll:
TylerNTL
19/10/2009, 14:02
Lacustre eu sabia mas tive que procurar o que é cibazol :)
Não é que achei? http://desciclo.pedia.ws/wiki/Piaui%C3%AAs :roll:
Mas esse não é o significado do cibazol! É uma expressão idiomática utilizando a palavra.
Cibazol até onde sei é um remédio antigo, do tempo do gato da zinebra, indicado para azia. Devia ser muito barato e/ou inócuo...
Anthoniusnikos
20/10/2009, 01:54
Alguém da retífica pode explicar o que significam as letras:
BFOT; BG1T; 6W049; AA; BA; CA e DA ? :pensativo::pensativo::pensativo:
de
Abs
Anthon
Pessoal,
A Branquela deve receber alta hoje.
Levei lá no Reinaldo da Motor Lodge, onde o mesmo foi eleito o médico da familia agora.
Descobrimos que o problema vinha do trocador de calor mesmo, o resfriador de oleo. Fizemos a troca ontem e ele esta fazendo uns outros ajustes e devo pegar a Branquela hj.
Agradeço a todos por dicas e sujestões.
Abraço,
Flávio
PS: Ainda bem que foi o mais simples e barato, não puseram oleo na minha agua hehe:D
Pequeno jr
24/10/2009, 10:27
Flávio .. e ai .. já rodou com a viatura ????
Como ela ficou??
Olá Pequeno Jr.
A Branquela voltou ao normal, rodei com ela um pouquinho e até dei uma boa puxada pra ver em questão da temperatura como ficava, tendo em vista que ainda existe residuos de oleo na agua, mas ela se comportou muito bem, temperatura ficando sempre um pouquinho abaixo do meio como sempre ficou quando aquecida.
Como optamos por não colocar nenhum produto na agua para limpar o oleo, para não ter problemas com ataque quimico ao sistema, vou ter que ficar limpando toda semana até ficar totalmente limpo, mas o chocolate que ficou é bem encardido de tirar, mas sou paciente.
Abraço,
Flávio
leobnaval
28/10/2009, 11:23
Eu colocaria algum produto para limpar, afinal deve estar sujo mesmo.
Tem uns frasquinhos que vc adiciona na água e liga o motor por menos de 5 minutos o radiador e o sistema de arrefecimento ficam limpinhos, já usei e recomendo porem se o radiador tiver com algum ponto critico de sujeira ele pode chegar a furar ou até mesmo selo de motor podem romper devido a grande limpeza que ele faz no sistema.
Tem um outro sistema que geralmente tem em posto ou em lojas que trocam óleos e fluidos que é uma máquina que se liga no sitema de arrefecimento do carro e ela provoca a circulação de um produto que faz a limpeza porém neste caso é de se duvidar do produto que irá circular no sistema...
Resta vc escolher o que fazer ou não fazer.
Abraços, Leo
Blz Léo?
Valeu pelas dicas, na verdade quero fazer isso sem nenhum tipo de detergente, pois pelo que pesquisei, não tem nada que não dê uma certa oxidada nas peças de ferro e sem contar o ataque as borrachas. Optei por fazer uma limpeza semanal mesmo, esgoto o sistema, dou uma boa lavada no reservatório que acumula mais e monto tudo, coloco agua limpa, funciono por alguns minutos, esvazio tudo novamente e encho o sistema com agua limpa e sem cloro. vamos ver quanto tempo vai levar, por enquanto fiz 2 limpezas e já mostrou um bom resultado, aos poucos chego lá.
Abraço,
Flávio
Caros amigos foristas,
Reanimo este tópico porque a Branquela insiste em contaminar a agua do radiador.
BREVE RELATO:
Aconteceu tudo isso que já foi relatado. Levei na motor lodge e trocamos o resfriador de óleo e fui fazendo a limpeza do sistema com calma e paciência.
Tudo ótimo, agua limpa e temperatura estavél.
Viajei e rodei tranquilamente. No final do ano passado, quando da data da vistoria do controlar (:evil::evil: vontade de matar aqueles caras acelerando até cortar:evil::evil:) marquei para às 09:30, quando desci para a garagem às 9, ví um grande lago de agua por baixo, fui ver e o maldito resfriador tinha estragado de novo, se tivesse usado produto quimico para lavar o radiador, iria pensar que era por isso que furou de novo. Como estava em cima da hora, coloquei uma mangueira fazendo a ligação direto sem passar pelo resfriador e assim ficou até hoje.
O problema foi que, a agua se manteve no nivel e limpida até 1 semana atrás, hoje quando fui ver o nivel a filha da p... estava cheia de oleo, que agora mais parece diesel que oleo de motor. Sinceramente, dá vontade de botar fogo pra ver se queima:mad::mad:
Alguem pode me dar uma luz????
Obrigado!
Flávio
Quando você acelera, sai fumaça branca (vapor) do escapamento?
Quando você acelera, sai fumaça branca (vapor) do escapamento?
Não, fiz bomba e o motor ta redondinho todo revisado, inclusive passei na controlar de prima.
Não tem agua no escape não. Fumaça normal. Tb passou pela minha cabeça cabeçote, mas acho que não é, pq quando fui na primeira vez no meca, ele teve que tirar o cabeçote para refazer o prisioneiro do parafuso da tampa de valvulas e não encontrou nenhum outro problema.
Que mais pode ser?
LeoLeone
10/02/2010, 19:38
Não, fiz bomba e o motor ta redondinho todo revisado, inclusive passei na controlar de prima.
Não tem agua no escape não. Fumaça normal. Tb passou pela minha cabeça cabeçote, mas acho que não é, pq quando fui na primeira vez no meca, ele teve que tirar o cabeçote para refazer o prisioneiro do parafuso da tampa de valvulas e não encontrou nenhum outro problema.
Que mais pode ser?
Pelo meu pequeno conhecimento de "mechanica", óleo na água ou água no óleo do motor ou é passagem pela junta do cabeçote, cabeçote trincado ou rachado, defeitos nas camisas dos cilindros, ou mesmo em resfriadores de óleo a água. como o seu resfriador já está isolado e vc disse que a água ja não apresentava residuos de óleo, acho difícil não ser na parte superior do motor.
Muito boa sorte
Abç
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:confused:
Daniel.Shimomoto
10/02/2010, 20:35
Fverna,
Dependendo da trinca é passivel de solda.
Abs!!!
leobnaval
11/02/2010, 00:03
Flávio o problema é sério mesmo o ideal seria você retirar o cabeçote leva-ló a uma retifica e pedir para verificarem quanto a empenamento e fazer um teste de possiveis trincas, além de verificar se tem empenamento no bloco e trocar a junta do cabeçote por uma original.
Abraços, Leo
Agradeço a todos os colegas que estão dando suas opiniões e muito bem vindas por sinal.
O que me deixa mais intrigado é, o motor não caiu o rendimento, a temperatura demora muito pra chegar perto do meio e de lá não passa, o nível do reservatório não aumenta e nem diminui, acho só que o consumo aumentou um pouquinho pelo zoiometro e o resfriador de óleo continua desligado.
Será que vale mesmo abrir tudo para ver? Não estou num momento que poderia ter esta despesa, mas, se não tiver outro jeito...
Aguardando mais sugestões.
Tks,
Flávio
E ae pessoal, ninguem mais arrisca um palpite?
Pelo meu pequeno conhecimento de "mechanica", óleo na água ou água no óleo do motor ou é passagem pela junta do cabeçote, cabeçote trincado ou rachado, defeitos nas camisas dos cilindros, ou mesmo em resfriadores de óleo a água. como o seu resfriador já está isolado e vc disse que a água ja não apresentava residuos de óleo, acho difícil não ser na parte superior do motor.
Muito boa sorte
Abç
Leo
Ranger xl 2000 CD 4x4:confused:
Cara, acho que a junta de cabeçote é tiro certo. Verifique (de novo)!
Alguns motores não usam, meu astra não tem.
Cara, acho que a junta de cabeçote é tiro certo. Verifique (de novo)!
Alguns motores não usam, meu astra não tem.
Ok, vou internar logo depois do carnaval e posto o resultado.
Mais uma vez obrigado!
leobnaval
12/02/2010, 18:11
Palpites só depois de desmontada hehehe aí fica mais fácil, bem mais fácil diagnosticar...
Palpites só depois de desmontada hehehe aí fica mais fácil, bem mais fácil diagnosticar...
Ai até eu né hehehe, brincadeira, vou internar-la na volta do carnaval e vou postando...
abraço
Posta o diagnóstico!!!
:concordo:
Posta o diagnóstico!!!
:concordo:
Ela ainda ta garagem por falta de tempo, mas vou ligar pro meca agora e ver se ele vai buscar.