PDA

Ver Versão Completa : Qual câmbio usar

Walther PPK
06/10/2009, 20:14
Prezados,

Acredito que esta dúvida já possa ter afligido alguns dos colegas do fórum.
Recentemente repotencializei a minha Rural 1965 com um motor Maxion S4TPlus da D 20 (Diesel off-course) antigo sonho.
Estou usando a Tcase Willys, câmbio CL2215 da C20, diferencial 47x11, e direção hidráulica do Santana. Freio a disco nas 4 rodas, tanque da D 20 (plástico), pedaleira suspensa do Opala, hidrovácuo da F1000. Pneus 225x75x15 em rodas da F1000. Fechaduras do Fusca Itamar, etc...
Tudo ficou "show de bola". A máquina "quase" voa.
Entretanto, tenho receio do câmbio não aguentar o tranco. Seria melhor usar o da C10 (260 F 4 marchas) que, parece, foi usado nas D 20 mais antigas? Ou, usar o da própria D 20 mais recente?

Abraços a todos e saudações ruralinas

Walther PPK

Leonardo Raffi
06/10/2009, 20:36
confesso q pensei q itias falar da tcase..he..he..he...(seria a parte mais fraca q eu acho... se por venturaa incomodar parte para toyota bandeirante...
a tua rural ja esta pronta(tudo q se sonha (de bom)numa rural tu tens...parabens aproveite...
como vai usar mais estrada viagens coloca da 20 ou f1000 com 5 marchas aquela com a primeira curtissima são boas... para dia a dia trabalho e trilha é boa... se é para detonar em trilhas com esse motor a tcase vai estourar primeiro(falei antes na solução) e ai a da c10 3 marchas é indestrutivel... as 4 da c10 dependo do modelo eu acho(desconheço) mas as c10 q eu tive viviam incomodando isto q andava vazio...
...faz o seguinte espera para ver de repente no teu uso esta mesma aguenta...

coloca foto da menina (Rural)para nós...

Walther PPK
06/10/2009, 22:45
Leonardo,

Obrigado pelo elogio. Realmente a minha Rural está muito boa de estrutura e lataria, também de mecânica agora. A sua máquina (Camper) também é o sonho de consumo de muitos colegas do fórum, inclusive eu.
Bem, voltando ao assunto do câmbio. Eu não sou de fazer trilhas. Uso a Rural para pescar e andar quando estou em Minas. Moro em São Paulo e deixo minha Rural no interior de Minas, na casa da minha mãe.
O uso é de aproximadamente 90% asfalto e o restante barrancas do São Francisco. Mas, havendo necessidade eu coloco a "bruta" onde for preciso.
Pensei no câmbio da C10 pela fama de indestrutível do mesmo.
Quanto às fotos, da próxima vez que for à Minas tirarei algumas mostrando as alterações.

Abraços e saudações ruralinas,

Walther PPK

Davi Gonçalves
06/10/2009, 22:54
Leonardo,

Obrigado pelo elogio. Realmente a minha Rural está muito boa de estrutura e lataria, também de mecânica agora. A sua máquina (Camper) também é o sonho de consumo de muitos colegas do fórum, inclusive eu.
Bem, voltando ao assunto do câmbio. Eu não sou de fazer trilhas. Uso a Rural para pescar e andar quando estou em Minas. Moro em São Paulo e deixo minha Rural no interior de Minas, na casa da minha mãe.
O uso é de aproximadamente 90% asfalto e o restante barrancas do São Francisco. Mas, havendo necessidade eu coloco a "bruta" onde for preciso.
Pensei no câmbio da C10 pela fama de indestrutível do mesmo.
Quanto às fotos, da próxima vez que for à Minas tirarei algumas mostrando as alterações.

Abraços e saudações ruralinas,

Walther PPK
A solução p seu problema esta neste tópico do nosso colega Dalmo http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62690 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62690)
é colocar e nunca mais ter problema, dependendo do uso ai seus semi eixos vao sofrer

abraços

fabiano caxias
06/10/2009, 23:48
acho que com pneus 225/75/15 ele não quebra tão cedo não.não preciza trocar nada e é so andar.
mas se quer memso trocar eu tambem colocaria um do proprio motor com 5a drive ja.

_________________-
vitatara 95
ap 2.0
eixos rural
33'' recapados
t case willys(engrenagens corpas)

RogérioNunes
07/10/2009, 20:38
Walther, primeiro parabéns pela viatura!
Sobre a configuração o "fusível" desse conjunto que vc está usando é a T-case que vai te deixar na mão logo logo, não aconteceu ainda pq vc usa a viatura esporadicamente. Sobre o cambio clark 2215, é uma delícia de câmbio, um dos melhores em termo de precisão nas trocas e suavidade, porém, é um cambio projetado pra 27kgf/m de torque se não me engano e o canhão do ST4Plus tem bem mais que isso. As opções que te recomendaria seria um conjunto da band 4 ou 5 marchas ambos com Tcase com reduzida, 240V da D20 mesmo com transferência da band,PORÉM, essa adaptação dever mto criteriosa e feita de preferência por quem já fez.CUIDADO COM KITS PRONTOS na hora da instalação, sempre tem ajustes a serem feitos.
Em tempo, tenho uma F75 com Q20B aspirado, Tcase willys, clark 2215A, pneu 265/75/16 que uso no dia a dia pra tudo. Já quebrei Tcase 3 vezes usando 4x2, no asfalto e sem carga.Desistí da Tcase Willys.

abraço!

Prezados,

Acredito que esta dúvida já possa ter afligido alguns dos colegas do fórum.
Recentemente repotencializei a minha Rural 1965 com um motor Maxion S4TPlus da D 20 (Diesel off-course) antigo sonho.
Estou usando a Tcase Willys, câmbio CL2215 da C20, diferencial 47x11, e direção hidráulica do Santana. Freio a disco nas 4 rodas, tanque da D 20 (plástico), pedaleira suspensa do Opala, hidrovácuo da F1000. Pneus 225x75x15 em rodas da F1000. Fechaduras do Fusca Itamar, etc...
Tudo ficou "show de bola". A máquina "quase" voa.
Entretanto, tenho receio do câmbio não aguentar o tranco. Seria melhor usar o da C10 (260 F 4 marchas) que, parece, foi usado nas D 20 mais antigas? Ou, usar o da própria D 20 mais recente?

Abraços a todos e saudações ruralinas

Walther PPK

RogérioNunes
07/10/2009, 20:47
Vai quebrar a Tcase independente de qual pneu usar.O cambio ZF com 5 drive que saiu nesse motor tb seria uma opção.

acho que com pneus 225/75/15 ele não quebra tão cedo não.não preciza trocar nada e é so andar.
mas se quer memso trocar eu tambem colocaria um do proprio motor com 5a drive ja.

_________________-
vitatara 95
ap 2.0
eixos rural
33'' recapados
t case willys(engrenagens corpas)

Walther PPK
07/10/2009, 21:47
Pessoal,

Realmente é legal postar nossas dúvidas aqui no site. As minhas não eram em vão. Verificando os dados do motor Maxion S4TPlus temos:
Capacidade cúbica - 4.0 litros;
Potência - 150 cv a 2.600 rpm;
Torque máximo - 46,5 kg a 1.400 rpm;
Rotação máxima - 2.800 rpm;
Motor de baixa rotação e torque de sobra. O motor foi retificado recentemente (troca de camisas/pistões/anéis da International - eixo standard polido) e ainda tá amaciando.

Conforme o Roger disse, o câmbio Clark foi projetado para 27 kg de torque. Tá sobrando aí, grosso modo, 19,5 kg. Tenho que ter muito cuidado para não ficar na estrada. O mecânico que fez a adaptação também acha que o câmbio não vai aguentar, mas acha que a Tcase aguenta se não fizer trilha.

Quanto às adaptações, foi feita flange específica para a Tcase Willys por torneiro competente.

Pretendo "buscar" um câmbio de D 20 (5 marchas) e a Tcase da Toyota.

Outra dúvida, pessoal. Será que os diferenciais aguentarão a pancada? Rodei muito pouco com a Rural, aproximadamente 400KM e não constatei nada.

Agradeço a todos pelas ótimas dicas e,

Saudações ruralinas

Walther PPK

fabiano caxias
08/10/2009, 21:46
Vai quebrar a Tcase independente de qual pneu usar.O cambio ZF com 5 drive que saiu nesse motor tb seria uma opção.

tamo falando de pneu 225/75/15 ,vamo fala serio tche.
essa mesma medida de pneu se usa um jipe cross onde o pessoal com tcase willys tira (exemplo aqui de caxias 3 vezes campeão da fenajeep)ate 320 cv na roda,acho q demora um pouco mais ate quebra uma tcase em uma rural de passeio com pneus desses sem recapage.

33'' recapados
t caze willys
2 100%

titimoser
09/10/2009, 00:48
Uma coisa eu sempre digo!
Nao vai achar um cambio e t-case que nao quebrem!!!
Sabendo usar nao vai quebrar!!!
isso serve para qualquer cambio e t-case...
Claro que tem uns que aguentam mais e outro menos!!
Como o nosso amigo Fabiano disse, com esse pneu e só passeando näo vai quebrar...
e umas patinadas nos dias de pescarias nao fazem mau só nao pode é dar "pegäo" na embreagem se nao nao tem cambio que aguente!!!

fabiano caxias
09/10/2009, 08:42
era bem isso isso q eu devia ter dito hehe,realmente oq vc falou é o correto
ldepende muito do motorista e a forma de condução.
tem um amigo meu aqqui de caxias q andou quase dois anos com um cj motor 4cc opala turbo com a cx 4 marchas original willys e pneus torque 31'',usava em trilhas pesadas na epoca e nunca quebrou ,parece brincadeira né,mas pra não dar margem pro azar hj ele anda de motor c20 cx c10 hehe

tcase willys(engrenagens corpas)
33'' recapados

RogérioNunes
09/10/2009, 18:38
Só passeando....

RogérioNunes
09/10/2009, 19:52
De fato, vai muito de quem conduz e como conduz. Mas não existe milagre. A engrenagem da foto foi a primeira que quebrou depois de 2 meses andando com o Q20B, antes usei 4cc opala por 2 anos sem problemas.Depois dessa foram mais 3 sempre nas mesmas circunstâncias de uso e com as mesmas características de quebra.Se observar, verá que a fratura ocorreu no pé do dente arrancado-o quase inteiro. Reduzí o diferencial que estava com 46x13 para 11x45 mas mesmo assim as quebras continuaram.
Comparar viaturas que são preparadas e usadas somente em trilhas ou indor não é parâmetro para esse tipo de avaliação...além do mais, quando quebra, quase ninguém comenta a derrota.

[]´s

RogérioNunes
09/10/2009, 19:57
Os diferenciais aguentarão sem problema se bem montados e com peças de qualidade. Futuramente instale um flutuante.

[]´s

Pessoal,

Realmente é legal postar nossas dúvidas aqui no site. As minhas não eram em vão. Verificando os dados do motor Maxion S4TPlus temos:
Capacidade cúbica - 4.0 litros;
Potência - 150 cv a 2.600 rpm;
Torque máximo - 46,5 kg a 1.400 rpm;
Rotação máxima - 2.800 rpm;
Motor de baixa rotação e torque de sobra. O motor foi retificado recentemente (troca de camisas/pistões/anéis da International - eixo standard polido) e ainda tá amaciando.

Conforme o Roger disse, o câmbio Clark foi projetado para 27 kg de torque. Tá sobrando aí, grosso modo, 19,5 kg. Tenho que ter muito cuidado para não ficar na estrada. O mecânico que fez a adaptação também acha que o câmbio não vai aguentar, mas acha que a Tcase aguenta se não fizer trilha.

Quanto às adaptações, foi feita flange específica para a Tcase Willys por torneiro competente.

Pretendo "buscar" um câmbio de D 20 (5 marchas) e a Tcase da Toyota.

Outra dúvida, pessoal. Será que os diferenciais aguentarão a pancada? Rodei muito pouco com a Rural, aproximadamente 400KM e não constatei nada.

Agradeço a todos pelas ótimas dicas e,

Saudações ruralinas

Walther PPK

fabiano caxias
10/10/2009, 12:48
o torque desse motor tambem se iguala ao 4.9 ,q alias ta minado de gente usando com t case willys e pneu 33'' recapado,tem coisa errada ai na sua engrenage,bem provavel q ja era de reposição não original,ou o motora anda doidão hehehe
mas caso queira eliminar de vez essa quebra e manter a mesma redução p evitar novas adaptações,tem o kit da corpas aqui de caxias q faz as engrenagens mais grossas,e não ronca e não quebra.
uso esse kit agora no meu jipe,apezar de nunca ter quebrado uma tcase willys no jeep cross

t case willys
33''recapados

RangelMelo
15/10/2009, 14:45
Amigos, boa tarde!
Desculpem minha ignorância, mas que diabos é isso de T-case?
Sou da "colônia" e por aqui o linguajar é um pouco diferente.
Me esclareçam essa dúvida para eu entender melhor a discução do tópico.
Umildemente, Obrigado!

Davi Gonçalves
15/10/2009, 15:28
Amigos, boa tarde!
Desculpem minha ignorância, mas que diabos é isso de T-case?
Sou da "colônia" e por aqui o linguajar é um pouco diferente.
Me esclareçam essa dúvida para eu entender melhor a discução do tópico.
Umildemente, Obrigado!
Olá Rangel

T-Case = Transfer case = caixa de transferência = "reduzida"= "caixa de 4x4"

abraços

RangelMelo
16/10/2009, 09:16
Olá Rangel

T-Case = Transfer case = caixa de transferência = "reduzida"= "caixa de 4x4"

abraços

Amigo Davi,
Obrigado pelo esclarecimento. Por aqui, na linguagem nativa, conhecemos por "reduzida".
Então a discussão é para saber se a T- case (reduzida)aguenta ou não um motorzão?
Bom, com pouco conhecimento técnico e algum conhecimento prático, posso dizer que já ví T - case original willis em motores muito fortes como Falcon 4.9 em situações extremas e não quebrou. Uso uma dessas em minha pick-up com motor da C20 e piso fundo mesmo. Nunca me incomodei com ela. Não quero dizer que ela é inquebrável, nada disso, ela quebra sim, mas para resolver esse problema sem precisar de novas adaptações e muito dinheiro, na nossa região existe um kit de engrenagens reforçadas muito bem aceito pelo pessoal.

fabiano caxias
16/10/2009, 10:12
olha...
reduzida ,motor eixo e cx sempre vão ser assunto com varias opiniões mesmo.
eu mesmo ate ja andei discutindo e perdendo o meu tempo com alguns no forum.
tem gente q acha q eixo tem q ser o de troller e reduçao so se for a da toyota,o resto é uma merda.
depois q vi o tipo de pneu q muitos ou todos esses q falam isso usam, ai vi q era perda de tempo mesmo.mais parece um pneu bf doq um pra trilha de verdade
manda os cara por o pneu (memo) do antoniazzi, dois bloqueios soldados e acompanha a gurizada daqui pra ve quantos eixos troller sobra.
não quero dizer q tcase willys e eixo rural são os melhores ,mas dai os cara dize q o de troller aguenta 38 e o willys nao passa do 33 ?guenta 38 recapado estilo as vj900.q ai ate o canela fina do willys suporta sem quebra coroa e pinhao hehe.
falo pela pratica,pois ja varios troller quebrar com 35 mud.
a questão da tcase é a mesma coisa.
em jeep cross onde tem loco ja com 300cv na roda usando tcase willys, não quebram e oq não falta é uso do torque em uma pista travada
é bem complicado esse assunto ,pratica e teoria
podem me mijar a vontade hehe
t case willys(kit corpas)
33'' recapados(memo)

Leonardo Raffi
16/10/2009, 10:53
Falaste tudo fabiano religião, politica, futebol, pneus p jeep e conj. mecanico p jeep sempre da muito assunto...
eu aqui tenho lama e por estar do lado da lagoa areia... pneus mud andam muito bem na areia mas escorregam na lama... ja os q andam bem na lama afundam na areia...
conj mecanico mesma coisa...tenho um amigo sofrendo pois ele tem uma f75 com 4.9i depois da 6 tcase willis ele passou para caixa engesa das picape mesmo tamnho dos caminhoes... agora esta sofrendo com os semi eixos.. cruzetas e até coroa e pinhao... ele anda com dina tork 33" e pé no fundo... esta agora adaptando eixo(pelo menos semi eixos de toyota band) vamos aguardar... mas sou pessimista no caso dele.. é muito motor e muito pneu alguem no meio tem q se entregar...

fabiano caxias
16/10/2009, 11:47
verdade
se o motor é forte e o pneu agarra,alguma coisa tem q seder...mais sedo ou mais tarde
bem lembrado sobre os pneus.realmente cada caso é um caso

Davi Gonçalves
19/10/2009, 15:37
olha...
reduzida ,motor eixo e cx sempre vão ser assunto com varias opiniões mesmo.
eu mesmo ate ja andei discutindo e perdendo o meu tempo com alguns no forum.
tem gente q acha q eixo tem q ser o de troller e reduçao so se for a da toyota,o resto é uma merda.
depois q vi o tipo de pneu q muitos ou todos esses q falam isso usam, ai vi q era perda de tempo mesmo.mais parece um pneu bf doq um pra trilha de verdade
manda os cara por o pneu (memo) do antoniazzi, dois bloqueios soldados e acompanha a gurizada daqui pra ve quantos eixos troller sobra.
não quero dizer q tcase willys e eixo rural são os melhores ,mas dai os cara dize q o de troller aguenta 38 e o willys nao passa do 33 ?guenta 38 recapado estilo as vj900.q ai ate o canela fina do willys suporta sem quebra coroa e pinhao hehe.
falo pela pratica,pois ja varios troller quebrar com 35 mud.
a questão da tcase é a mesma coisa.
em jeep cross onde tem loco ja com 300cv na roda usando tcase willys, não quebram e oq não falta é uso do torque em uma pista travada
é bem complicado esse assunto ,pratica e teoria
podem me mijar a vontade hehe
t case willys(kit corpas)
33'' recapados(memo)
Já não me meto nesse assunto por isso
Vou relatar o meu caso

ja quebrei pontas de eixo a vontade usando pneus tork em minha f75
mas T-case nunca
E como estou querendo fazer um monstro com pneus 35 ou maiores recapado tork aproveitei e mudei td
estou usando T-rex nos meus 2 eixos com bloqueios macrotorque e troquei o cambio e t-case p um de toyota bandeirante que no visual(pois ainda ñ rodei p falar com certeza) é muiiiiiitoooo mais parrudo q uma t-case original willys, só que tudo isso depende de 3 coisas ao meu ver

1- Uma trilha q pode ser pesada p mim p outros pode ser um asfalto ou algo impossivel de passar
2- pneu que trava e puxa de acordo com ctz se vc marcar vai quebrar alguma coisa
3- PRINCIPAL ao meu ver, é uma peça q segura o volante e pisa no acelerador, essa sim é quem quebra td, se vc for daquele q vai na manha deu uma patinadinha para e solta o guincho suas chances de quebrar sao minimas, mas se vc tem birra e quer passar a qquer custo sem ser guinchado p fora do obstaculo, suas chances de quebrar aumentam absurdamente

abraços

fabiano caxias
19/10/2009, 16:21
é bem isso ai,falou tudo e mais um pouco.
é como o pessoal fala q eixo de troller é o melhor do mundo.não sei dizer mas vi no minimo 5 troller com pnta de eixo quebrada usando 33'' mud.
tudo vai do motorista mesmo.
33'' recapados

fguerreiro
25/02/2011, 07:06
Coloque umas fotos da Rural quando der.
Abraço