PDA

Ver Versão Completa : Duvidas sobre o motor 2.8 da Ranger

Thiago Assis
06/10/2009, 14:59
Boa tarde pessoal;
sou marinheiro de primeira viagem no 4x4. Quero comprar uma ranger e me indicaram a com motor 2.8. Gostaria de saber qual melhor motor para ranger e qual o fabricante deste motor.

Valeu

Thiago Assis
06/10/2009, 16:07
O motor é maxion ou MWM

Thiago PickUPs
06/10/2009, 16:07
fala thiago meu xará...
o motor mais robusto pra ranger é o 2.8 PowerStroke msm (te falaram certinho), o 2.5 é meio franzino e o 3.0 costuma dar problema com nosso diesel de "otima" qualidade...

o fabricante dele é a international

Edintruder
06/10/2009, 17:38
O 2.8 é quase o mesmo 2.5, porém com pequenas alterações. Qualquer um dos dois é bom, porém o 2.5 é meio "queimado" no mercado pela pouca potência nas S-10 e pouca durabilidade nas F1000 sem nenhuma manutenção e muito trabalho pesado.

O 2.5 é usado também nas Sprinters, Land Rover até hoje e em diversos implementos industriais e agrícolas.

No uso rodoviário tem muita Sprinter que vai além dos 500.000km

Aguenta muito, mas nas S-10 precisa de um ajuste pra aguentar bem.

O 2.8 tem maior torque e é melhor visto na venda da ranger.

Raposo
06/10/2009, 17:46
o 2.5 é meio franzino ...
o fabricante dele é a international
Enquanto você estava procurando uma Ranger, recebeu vários conselhos dos foristas (inclusive deste que agora escreve) sobre a motorização. Chegando a conclusão que melhor seria o 2.8 PS. Entretanto, acho este tipo de comentário infeliz já que você não conhece o 2.5. Tanto não conhece que nem precisava falar que o 2.8 é da Intenational já que os 03 motores são do mesmo fabricante. Só para ilustrar, o motor 2.5 da Ranger do Pequeno Jr. rodou 389.000 km e o da Natasha está com 173.000 esbanjando saúde.
Abraços.

Joaomsl
06/10/2009, 18:00
Tudo depende de quanto vc possa pagar...

se eu pudesse optar por um carro zero seria claro o 3.0...até pq hj a ranger diseel só sai com esse motor...

se não puder, dê preferência ao 2.8 PS com TGV...mas claro se o carro for de procedência, que vc conheça o uso e saiba que não surrado...isso vale pra qualquer carro usado...mas o motor 2.5 também é bom...com poucas mudanças e algum $$, pode ficar tão disposto quanto um 2.8...

valeu

Alagoano
06/10/2009, 18:43
Tudo depende de quanto vc possa pagar...

se eu pudesse optar por um carro zero seria claro o 3.0...até pq hj a ranger diseel só sai com esse motor...

se não puder, dê preferência ao 2.8 PS com TGV...mas claro se o carro for de procedência, que vc conheça o uso e saiba que não surrado...isso vale pra qualquer carro usado...mas o motor 2.5 também é bom...com poucas mudanças e algum $$, pode ficar tão disposto quanto um 2.8...

valeu

Concordo que tudo é questão de quanto se pode pagar.... Mas, na situação de encontrar duas Ranger do mesmo ano/modelo, da mesma categoria, mesma quilometragem, mesmo bom estado de conservação, até o mesmo preço...resumindo, tudo igual só diferindo em ambas o motor (uma 3.0 e a outra 2.8 TGV), eu ficaria fácil com a 2.8 TGV!

Guiei uma nesse último fds e já tinha guiado uma 3.0 tbm, o 2.8 TGV (e até sem TGV tbm) não deixa nada a desejar pro 3.0 em performance e ganha no consumo e na manutenção....recionalmente, nas condições que eu citei, seria a melhor escolha...

Abs!

Thiago PickUPs
07/10/2009, 11:11
Enquanto você estava procurando uma Ranger, recebeu vários conselhos dos foristas (inclusive deste que agora escreve) sobre a motorização. Chegando a conclusão que melhor seria o 2.8 PS. Entretanto, acho este tipo de comentário infeliz já que você não conhece o 2.5. Tanto não conhece que nem precisava falar que o 2.8 é da Intenational já que os 03 motores são do mesmo fabricante. Só para ilustrar, o motor 2.5 da Ranger do Pequeno Jr. rodou 389.000 km e o da Natasha está com 173.000 esbanjando saúde.
Abraços.

raposo meu caro, desculpe minha ignorância neste comentário realmente infeliz... somente agora percebi que o FRANZINO que eu disse possa ter soado pejorativo...
maaas de modo algum tenho como objetivo recriminar a durabilidade do 2.5 até pq vc mesmo me explicou que o 2.8 era o 2.5 "um pouco melhorado"...
seguindo a tendencia da evoluçao axei por bem passar a informaçao sobre o 2.8 que já tenho algum conhecimento por pesquisar no forum e por ter um em casa.

PS: ja tinha acompanhado o topico do pequeno Jr e me informei sobre o 2.5

desculpe se fui de algum modo rude e deixo a informação que não seria esta minha intençao

abrass

Edintruder
07/10/2009, 17:16
Um bom detalhe que deve ser levado em consideração é que o motor PS 2.8 tende a durar mais kilometragem que o 2.5 pois a transmissão do 2.8 é mais longa que nos 2.5. Dessa forma, o motor trabalha menos por km de uso que o 2.5.

Na teoria, os dois deveriam durar a mesma coisa pois compartilham do mesmo material, mesmos mancais e diâmetros de virabrequim, alterando apenas o comprimento de cada "pedalada" do virabrequim. Dessa forma, um 2.8 instalado numa transmissão 2.5 pode durar a mesma coisa que um 2.5 se usados na mesma forma e regime de rpm.

A durabilidade também é influenciada pelo torque que permitiria o uso de marchas mais longas reduzindo bastante as esticadas.

Resumindo, o 2.5 e o 2.8 devem durar a mesma coisa em quantidades de voltas que o virabrequim dá durante sua vida útil. Isso explica porque um motor de uso urbano dura muito menos que um motor de uso rodoviário, descontando as variações de temperaturas, contaminação prematura do óleo lubrificante e o melhor resfriamento do óleo lubrificante no 2.8PS.

Alagoano
07/10/2009, 17:33
Um bom detalhe que deve ser levado em consideração é que o motor PS 2.8 tende a durar mais kilometragem que o 2.5 pois a transmissão do 2.8 é mais longa que nos 2.5. Dessa forma, o motor trabalha menos por km de uso que o 2.5.

Na teoria, os dois deveriam durar a mesma coisa pois compartilham do mesmo material, mesmos mancais e diâmetros de virabrequim, alterando apenas o comprimento de cada "pedalada" do virabrequim. Dessa forma, um 2.8 instalado numa transmissão 2.5 pode durar a mesma coisa que um 2.5 se usados na mesma forma e regime de rpm.

A durabilidade também é influenciada pelo torque que permitiria o uso de marchas mais longas reduzindo bastante as esticadas.

Resumindo, o 2.5 e o 2.8 devem durar a mesma coisa em quantidades de voltas que o virabrequim dá durante sua vida útil. Isso explica porque um motor de uso urbano dura muito menos que um motor de uso rodoviário, descontando as variações de temperaturas, contaminação prematura do óleo lubrificante e o melhor resfriamento do óleo lubrificante no 2.8PS.

A Nissan perdeu uma ótima oportunidade de fazer com que a 6ª marcha da nova Frontier MT fosse um "alívio" para o motor na estrada, influindo também no consumo..... Mas não, terminou trocando seis por meia dúzia....a 6ª terminou ficando com a mesma relação de uma 5º....sem noção...

Abs!

Thiago Assis
08/10/2009, 09:18
Pessoal desde ja agradeço pela as informações .Como ja havia falado sou marinheiro de primeira viagem, mas fico tranquilo sabendo que temos amigos que estam dispostos a ajudar.

Sds...

Loyer
08/10/2009, 11:02
O 2.8 é quase o mesmo 2.5, porém com pequenas alterações. Qualquer um dos dois é bom, porém o 2.5 é meio "queimado" no mercado pela pouca potência nas S-10 e pouca durabilidade nas F1000 sem nenhuma manutenção e muito trabalho pesado.

O 2.5 é usado também nas Sprinters, Land Rover até hoje e em diversos implementos industriais e agrícolas.

No uso rodoviário tem muita Sprinter que vai além dos 500.000km

Aguenta muito, mas nas S-10 precisa de um ajuste pra aguentar bem.

O 2.8 tem maior torque e é melhor visto na venda da ranger.

Edin agora fiquei com uma dúvida: a land rover ainda usa o 2.5?

Abraço.

dalmolin
08/10/2009, 21:16

o 2.8 tem a junta do cabeçote de aço. alias acho qe o unico motor diesel leve com essa junta.

Edintruder
08/10/2009, 21:38
O 2.5 também é de aço. São 3 folhas de aço.

streit
08/10/2009, 22:34
Faz tempo que acompanho esse fórum, pesquisei vários 4x4, comecei olhando pajerinho 2p, pajero sport, tr4, l200 sport, dentre outros, acabei optando por uma Ranger XLT 4x4 04/05, com motor 2.8, pois já tive uma 2002 2.8 e conheço a qualidade dessa camionete, aguenta mesmo.

Edintruder
08/10/2009, 23:08
Loyer, até aonde eu sei a Land continua usando o mesmo motor sim.

Poderiam ter usado o 2.8 nela também.

Loyer
09/10/2009, 13:42
Loyer, até aonde eu sei a Land continua usando o mesmo motor sim.

Poderiam ter usado o 2.8 nela também.

Edin mudou em 2008.
Eu estava em dúvida se tinha lido algo sobre isso, mas segue um trecho da matéria:

Sob o capô, um novo motor turbodiesel de 2,4 litros common rail (que oferece 20% mais torque), e o câmbio agora dispõe de seis marchas. Com isso, a primeira marcha foi reduzida em 30% e a sexta alongada em 34%.

Abraço.

Alagoano
09/10/2009, 16:51
Edin mudou em 2008.
Eu estava em dúvida se tinha lido algo sobre isso, mas segue um trecho da matéria:

Sob o capô, um novo motor turbodiesel de 2,4 litros common rail (que oferece 20% mais torque), e o câmbio agora dispõe de seis marchas. Com isso, a primeira marcha foi reduzida em 30% e a sexta alongada em 34%.

Abraço.

Hummm....essa 6ª na estrada deve ser uma beleza.....muitos km por litro....

Daniel.Shimomoto
09/10/2009, 20:13
A Nissan perdeu uma ótima oportunidade de fazer com que a 6ª marcha da nova Frontier MT fosse um "alívio" para o motor na estrada, influindo também no consumo..... Mas não, terminou trocando seis por meia dúzia....a 6ª terminou ficando com a mesma relação de uma 5º....sem noção...

Abs!

Nunca dirigi uma Nissan. No máximo andei de passageiro em uma A/T e me chamou a atenção que o motor dela trabalha sempre acima de 2000rpm's...

As seis marchas são, (no meu entendimento) uma forma de "encurtamento" entre marchas necessário para manter o regime de giros alto. O 2.5L da Nissan não deve ser um motor elástico como um HS/PS2.8 ou um Toyota 3.0.

Inclusive a 6 marcha da Nissan é, em relação final (relação de quinta marcha multiplicado pela relação do diferencial), mais curta que a 5 marcha da Ranger 3.0.

Abs!!!

Thiago PickUPs
13/10/2009, 13:52
Edin mudou em 2008.

Abraço.

Loyer.. ia te informar sobre essa mudança agora mas você já pesquisou né?:palmas:
eu trabalho com uma defender 2.5 tdi aqui na secretaria de meio ambiente, o ano dela foi o ultimo... agora me parece que é esse 2.4 Common rail :shock:

sobre alongar a 6ª marcha é muito bem vindo! a que tem aqui quase morre pra passar dos 110 - 120!!!

abrass

shuther4x4
13/10/2009, 18:13
Loyer.. ia te informar sobre essa mudança agora mas você já pesquisou né?:palmas:
eu trabalho com uma defender 2.5 tdi aqui na secretaria de meio ambiente, o ano dela foi o ultimo... agora me parece que é esse 2.4 Common rail :shock:
abrass

Ela parou de ser fabricada aqui e só vem agora com essa motorização - Importada.

shuther4x4
13/10/2009, 18:20
Neste tópico aprendi que o 2.5 é "basicamente" o mesmo 2.8.
Conheci sempre o 2.5 como Maxxion e o 2.8 como MWM. Meu conhecimento é minimo ok!:mrgreen: E agora é tudo International.
A dúvida é a seguinte: Na epoca do 2.5 ele era Maxxion e também tinha o 2.8 MWM ou não, ou o 2.8 veio depois como MWM?
Não é nada muito relevante, mas é só a título de curiosidade para entender essa transição.
Obrigado.

Loyer
13/10/2009, 18:21

sobre alongar a 6ª marcha é muito bem vindo! a que tem aqui quase morre pra passar dos 110 - 120!!!

abrass

Isso ai.

Mas me conte como é o dia-a-dia numa defender. Eu já ouvi algumas coisas como posição de dirigir horrível, muito travada, tem que dirigir de cotuveleira pra não machucar os cotuvelos hehehe.
Nunca dirigi uma.

Alagoano
13/10/2009, 19:09
Nunca dirigi uma Nissan. No máximo andei de passageiro em uma A/T e me chamou a atenção que o motor dela trabalha sempre acima de 2000rpm's...

As seis marchas são, (no meu entendimento) uma forma de "encurtamento" entre marchas necessário para manter o regime de giros alto. O 2.5L da Nissan não deve ser um motor elástico como um HS/PS2.8 ou um Toyota 3.0.

Inclusive a 6 marcha da Nissan é, em relação final (relação de quinta marcha multiplicado pela relação do diferencial), mais curta que a 5 marcha da Ranger 3.0.

Abs!!!

Bom....tanta complicação pra no final das contas deixar um câmbio de 6 marchas "menos interessante" (pra não dizer outra coisa) que o da Ranger com 5 marchas...

Abs!!

Edintruder
13/10/2009, 19:32
Neste tópico aprendi que o 2.5 é "basicamente" o mesmo 2.8.
Conheci sempre o 2.5 como Maxxion e o 2.8 como MWM. Meu conhecimento é minimo ok!:mrgreen: E agora é tudo International.
A dúvida é a seguinte: Na epoca do 2.5 ele era Maxxion e também tinha o 2.8 MWM ou não, ou o 2.8 veio depois como MWM?
Não é nada muito relevante, mas é só a título de curiosidade para entender essa transição.
Obrigado.

Opa!
O 2.5 foi substituído pelo 2.8 Power Stroke da International e o 2.8 da MWM é o sprint. Bem diferentes. o 2.8 MWM é o 4.07TCA.

shuther4x4
14/10/2009, 00:14
Opa!
O 2.5 foi substituído pelo 2.8 Power Stroke da International e o 2.8 da MWM é o sprint. Bem diferentes. o 2.8 MWM é o 4.07TCA.

Ah, então são motores diferentes!
Estava pensando em um 2.8 mas na verdade é outro!!:putz:
Esse sprint equipou ou equipa que veículos como exemplo?

dudu83
14/10/2009, 00:53
Ah, então são motores diferentes!
Estava pensando em um 2.8 mas na verdade é outro!!:putz:
Esse sprint equipou ou equipa que veículos como exemplo?

O 2,8 sprint MWM equipa as s10 as frontiers antigas e as xterra.. tem os sprint 6 cilindros que equipavam as f250 e as silverados alem de alguns caminhoes volks...

Thiago PickUPs
14/10/2009, 10:39
Mas me conte como é o dia-a-dia numa defender. Eu já ouvi algumas coisas como posição de dirigir horrível, muito travada, tem que dirigir de cotuveleira pra não machucar os cotuvelos hehehe.
Nunca dirigi uma.
cara eu tava conversando outro dia com o Joaomsl aqui do forum e ele sem conhecer o carro me deu uma definiçao perfeita pro carro...

ele disse assim: dizem que é um tratorzinho...

realmente, minha descriçao do carro: não tem espaço para o motorista, é forte, desconfortavel, muito dura(!) e o pior é uma lerdeeeza no asfalto! realmente um trator! e apesar de tudo é um tesão(!) dirigir o carro! :putz:

Edintruder
14/10/2009, 11:08
Esquecesses de comentar que entra água pelo teto quando chove! eheheh
Excelente!!!

Queres um feedback? Pergunta pro Loras se ele quer vender a 110 dele.

leobnaval
14/10/2009, 22:54
ele disse assim: dizem que é um tratorzinho...

realmente, minha descriçao do carro: não tem espaço para o motorista, é forte, desconfortavel, muito dura(!) e o pior é uma lerdeeeza no asfalto! realmente um trator! e apesar de tudo é um tesão(!) dirigir o carro! :putz:

Eu e creio que o pessoal do fórum entendemos bem isso...
O dificil é tentar explicar isso pra pessoas NORMAIS hehehehe

Abraços

shuther4x4
14/10/2009, 23:27
O 2,8 sprint MWM equipa as s10 as frontiers antigas e as xterra.. tem os sprint 6 cilindros que equipavam as f250 e as silverados alem de alguns caminhoes volks...

Cara, eu achava que as s10 e ranger 2.8 tinham o mesmo motor.
Fazia a maior confusão na minha cabeça. Ainda bem que tem vcs do fórum!
Valeu mesmo!:concordo: