Ver Versão Completa : "Pé de Pano" sem motor.
Gomes Neto
06/01/2005, 02:24
Fala galera!!
Belê?!!
Tenho uns Cj5 63 passando pela primeira grande reforma, pelo menos comigo :roll:.Tá todo desmontado, vou partir do zero, (fala a verdade, todo mundo gosta dessa parte. :D).
Nessas idas e vindas eu troquei meu cambio 3 marchas por um 4 marchas original, até ai belê.
Porém, todavia, entretanto, contudo, vi em um tópico (juro que ñ consegui encontrar, nem na pesquisa) um comentário a respeito do motor da Ranger 4cl ohc, ter as mesmas características do ohc Geórgia.
Se isso é "venérico" :lol: a acoplagem no cambio que eu tenho ficaria "quaaaase" original, correto????? :?
Se alguém souber de algum tópico que me ajude, por favor “UReLa” ele pra mim.
O primeiro parágrafo deste site http://www.trilha4x4.com.br/dica45.htm, me deixou ainda mais curioso, alguém mata minha curiosidade????
[]'s de quem busca melhorar, nem que seja aos poucos. :mrgreen:
Sergio Rocha
06/01/2005, 09:19
Fala Gomes
Que curiosidade ?
[]'
Gomes Neto
06/01/2005, 09:44
FAAAALA Sergio!!!! Belê ?! :D
:arrow: A instalação desse motor nesse câmbio é mesmo "PnP" ou tem q rolar uma flange? :roll:
:arrow: Quais os prós e contras desse motor? :?
:arrow: Vc conhece quem usa esse conjunto :?:
Detalhe: Meu ultimo jipe era um Javali, conheço muito sobre problemas mas pouco sobre solução!
Agradeço qualquer ajuda. :wink:
[]'s
Grande Gomes,
É exatamente como descrito no site que você indicou, ou seja, o bloco do Geórgia e do motor 4cc da Ranger são os mesmos, o que muda é o cabeçote. Como o câmbio vai preso no bloco, é praticamente PnP :P (se não for totalmente :roll: ). Agora o 4.1 não, vai precisar de flange para colocar no câmbio 4m do Willys. :? Mas isso é loucura, claro, o câmbio do Willys não agüenta toda cavalaria e torque do 4.1. :? :? :(
[s] acoplados,
Gomes Neto
06/01/2005, 10:36
Fala Marcelão!!!
Pois é, já que o câmbio veio no "Vasco" eu vou colocá-lo sim.
Meu outro jipe era uma escola de mecânica (porém só da CBT) e além do mais quero conhecer o que é um Cj. aos poucos 8) .
Creio que com essas modificações eu consigo uma melhoria considerável sem alterar muito o projeto original. :wink:
Aproveitando, alguém usa esse motor no álcool? Fica bom?
[]'s + q agradecidos
Gomes Neto
06/01/2005, 14:10
Não consigo achar informações mais detalhadas deste motor :cry: .
Alguém sabe onde posso achá-las?
:arrow: Potencia
:arrow: Consumo
:arrow: Preço
:arrow: Onde encontrá-lo?
[]'s
Gomes,
Geórgia ou Ranger?
Geórgia
Cilindrada: 2.300
Potência: 91 @ 5.000 rpm
Torque: 17 kgfm @ 3.000 rpm
O da Ranger vou ficar devendo, mas não deve ser muito diferente disso. Agora a Ranger nova usa um 2.3 16V, que acredito ser o mesmo bloco, só com a diferença do cabeçote. :roll:
O Geórgia você acha fácil por menos de L$ 800, o da Ranger já é um pouco mais difícil, e seu valor por volta de uns L$ 2.000 (o 8V, claro), acredito eu. :roll: :roll:
[s] especulativos,
Gomes Neto
06/01/2005, 21:30
Graaande Marcelo!!!
Com muito custo eu li algo em matérias sobre a própria Ranger.
Pelo que pude constatar a potência do motor gira em torno de 120cv ???!!! :roll: :?
Só num sei se estavam falando do 16 ou do 8 varvula. :?:
Também achei um tópico que citava o assunto http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1455&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=, e achei encorajador. :)
Porém se esse motor tiver mesmo 91cv num vejo vantagem em tirar meu BF-161, que afinal também tem isso, ou quase :roll:.
Vou procurar algum por aqui amanhã para ter idéia de $$.
[]'s
Gomes,
Esses 120cv são certamente do 8V. O 16V são 145cv segundo site da Ford.
Procura sobre informações do Maverick 4cc (www.uol.com.br/bestcars), é o mesmo motor, :wink: mas tenho quase certeza que são esses 91cv mesmo. :roll:
Dai eu penso igual a você, é meio que trocar 6 por meia-dúzia, a menos que você queira um motor mais moderno, mais leve, mas dai o 4cc do Opala pode ser mais interessante, além de ser mais fácil de achar e mais barato, a manutenção também é melhor. :wink: :wink:
[s] motorizados,
Gomes Neto
06/01/2005, 22:55
Marcelo
A minha idéia é mesmo colocar o 2.3 OHC (8v) da Ranger 8) .
Pena que desses motores, este é o mais difícil de se encontrar, parece que só saiu dois anos (96/97)?!?! :roll:
Preciso checar a manutenção dele, se é muuuito cara, se acha peça com certa facilidade...etc. :|
[]’s ainda empolgados com as mudanças.
cristiano
07/01/2005, 07:47
Pelo que eu entendi, você já tem o BF161 6cc no seu jeep... vai tirar porque? tá fumando ??
O Maverick 4cc OHC é de igual HP com o BF-161 6cc só que é um pouco mais economico... eu tenho ele e dá muito giro, e já li o pessoal falando isso aqui...
Outra, eu tenho achado bastante peça para esses motores BF-161 e o Georgia nos sites para jeeps... Como será da Ranger ? A Ford já tem uma politica em que os preços são um poucos mais salgados, e você disse que esse motor só saiu 2 anos...
Gomes Neto
07/01/2005, 18:28
Faaala Cristiano!!!
A idéia é a seguinte:
Eu tenho um Bf 161 que precisa ser refeito e portanto vai $$$.
Tenho receio de sofrer da febre que atinge a maioria dos jipeiros e chegar a conclusão que o motor tá fraco, que num dá pro gasto, que é muito antigo, etc.
Se eu for fazer alterações de motor, a hora é agora que ele está desmontado.
Num tenho preconceito com adaptação, flange aqui, gambirra ali..., porém tudo isso envolve $$$$.
Pelo que eu pude perceber, um "apigreide" tecnicamente simples é utilizar o motor da Ranger OHC 2.3 (antigo Geórgia porém melhorado) e assim aproveitar o cambio que já tenho.
O que vc acha???
[s] em dúvida
cristiano
07/01/2005, 20:34
Ja viu quanto vai gastar com esse motor da Ranger ? Se quer motor forte, ja passaram varias pessoas aqui vendendo o motor da F1000 4.9 completo por 1.500lts... Mas tem que fazer flange e trocar o cambio, porque o original nao aguenta esse motor...
Nesse aspecto nao adianta inventar demais, por dois motivos, um que o motor esta fora de linha e que existem poucos que colocam esse motor... bota o 4.9 da Ford ou o 4.1 da GM... e quase o mesmo preco...
Gomes Neto
07/01/2005, 21:37
Cristiano
Quase o mesmo $$ o motor?
Ou quase o mesmo $$ o [4.1 (exemplo) + flange + cambio + adaptações] x [2.3 Ranger]??
Sei que as peças do 2.3 num devem ser baratas, mas a manutenção do motor (principalmente sendo um motor moderno) geralmente é a menos frequente em relação a cambio e tração.
As peças num vão sumir do mercado porque a Ford tem que ter em estoque.
Outra opção é mais para frente colocar o mesmo motor que hoje tem 16v e equipa o modelo atual da ranger e se o cambio num guenta, ai eu coloco o original da ranger.
Bom, em todo o caso, num custa fazer uma comparação de $$$, até a semana que vem vou ponderar todas as hipóteses.
Belê?!
[]'s P.S. Não sumam, vamos continuar a comparar idéias :!: :mrgreen:
Gomes,
Analisando um pouco a linha de racioncínio que você colocou, você deveria incluir nessa lista o motor 4cc do Opala. Já encontrei um completo a ácool por 700 latinhas. Se procurar bem você encontra um a gasolina em bom estado por 500 latas. E olha que a manutenção desse motor é uma das mais baratas e acessíveis que existe. :D :D :D
Gasto extra? Só na flange pra adaptar no câmbio, mas certamente vai sair mais barato que o 4cc da Ranger. :wink: :wink:
Partir para um motor mais forte (GM 4.1, Ford 4.9) envolve um zilhão de outros gastos que não para apenas no motor. E como você mencionou que não pretende trocar a caixa de marchas nem coloca eles na sua lista.
[s] motorizados,
Luis Assis
08/01/2005, 19:01
Esse motor de Ranger, que tem o mesmo Bloco do Georgia, é um motor raro, e caro de se achar... Sei que ele possui duas velas por cilindro, e duas bobinas tb....
Se não me engano ele é com Injeção eletronica, portanto prepare-se para grandes mudanças no que diz respeito a combustivel, bomba e eletrica do jeep...
Ja troquei mensagem com duas ou tres pessoas que fizeram tal mudança e gostaram muito.... Principalmente por tirar pouco a originlaidade do jipe... Os motores são muito parecidos, nao mudam nem suporte...
[]´s
Gustavo
cristiano
08/01/2005, 19:20
Respondendo, eu acho até que voce encontra o motor da Ford 4.9 ou GM 4.1 mais barato que esse da Ranger que voce quer... o problema é que vai ter que arrumar outro cambio, porque o original nao vai aguentar...
Mas já que tem que mexer com chicote de injeção e tudo mais, eu preferiria investir no 4.9 ou 4.1... porque tem muito mais gente tirando gasolina e botando diesel nesses carros do que em Ranger ou S10... então fica mais fácil achar o motor...
Mas se você tiver um motor desse da Ranger 4cc OHC em vista completo (com chicote) é outra história... batalha um desconto...
Gomes Neto
09/01/2005, 14:18
Fala galera?!!!
Belê???
Fui pesquisar. :cry: :cry:
Acreditem, tiveram o atrevimento de me pedir $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ 3.800,00
em um motor da ranger,(sem base de troca, lógico). :evil: :evil:
Nessas alturas eu tô chutando o cambio Willys, alguém se habilita?? Com essa grana eu ponho um diesel!!! :evil:
Andei lendo (ou melhor, re-lendo) os tópicos sobre a instalação do 4.1 e ponderei a idéia (já que as cifra$ já chegaram lá). :roll:
Porem, toda via, entretanto, contudo, tenho duvidas óbvias que qualquer um teria:
:arrow: Porque o 4.1 da Silverado e ñ do Omega? Torque?!
:arrow: Como fazer para ñ recortar a parede "corta-fogo",(sei q teve aqui no fórum quem já fez)?
:arrow: O motor encaixa no cambio (260f 4m c10) "P&P" ou precisa de flange ???
:arrow: Quanto morre $$$ a brincadeira??? Nessa o Gustavo pode me ajudar pq ele é conterrâneo.
[s]...sem abandonar totalmente a idéia do motor da Ranger.
Luis Assis
09/01/2005, 14:40
Acreditem, tiveram o atrevimento de me pedir $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ 3.800,00
em um motor da ranger,(sem base de troca, lógico). :evil: :evil:
Com essa grana eu ponho um diesel!!! :evil:
Olha que não heim?! Dependendo do motor voce vai pagar muito mais do que isso, se for um motor moderno, e com documento....
:arrow: Porque o 4.1 da Silverado e ñ do Omega? Torque?!
Sim... Pesquise sobre a diferenças entre os dois motores, aqui mesmo no fórum, fui eu quem postei e explica tudo o que voce quer saber...
:arrow: Como fazer para ñ recortar a parede "corta-fogo",(sei q teve aqui no fórum quem já fez)?
O André Storto, de Sertaozinho, fez isso, mas não é que ele não cortou, ele cortou menos... Ele jogou o motor um pouco mais pra frente, mas em contra partida, ele descolou a grade um pouco pra frente... Tb deu trabalho, só que ao invés de mexer só com a parede de fogo, ele mecheu com a grade, e os dois paralamas ( resolve? ) Pra falar a verdade, acho que mecher na parede é o de menos... Ela é apenas uma lata...
:arrow: O motor encaixa no cambio (260f 4m c10) "P&P" ou precisa de flange ???
Pnp, voce vai precisar de flange pra colocar esse cmabio na t-case da Willys, isso sim, mas tem pronta e funciona bem...
:arrow: Quanto morre $$$ a brincadeira??? Nessa o Gustavo pode me ajudar pq ele é conterrâneo.
Aptar o motor, sei quem faz por 300 conto. Só que voce vai ter que adptar ventoinha eletrica, trocar radiador, colocar bomba eletrica de combustivel, fazer cache tanque, ou mudar seu tanque de lugar, re-fazer a eletrica, portanto é dificil computar gasto por gasto...
Lember-se que é bem radical amudança. Mas o resultado final é radicalmente melhor tb... Pergunte pra quem ja andou... Eu aprovei, tanto que no Tornado II ta com a mesma mecanica...
Dica...
Por que, que é conterraneo, não leva um papo com o Leandro, mecanico que fez o Tornado de Franca. Ele ja aprendeu o caminho das pedras com o Tornado I, tanto que o II, esta saindo bem melhor. O seu ele faria com o pé nas costas, pois ja teria feito 2 iguais...
[]´s
Gustavo
Luis Assis
09/01/2005, 14:42
E mesmo assim, ainda acho que voce gasta menos do que o preço do motor da Ranger... Mas vai perder bastante a originalidade do jeep...
Não se esqueça de estruturar outros setores do jipe como Freios, ponta de eixos e direção, para que se tornem compativeis com esse powertrain...
[]´s
Gustavo
Gomes Neto
10/01/2005, 21:13
Jóia Gustavo.
Só tem um porém, o meu jeep ta sendo reformado em MG a 200 Kl daqui e foi totalmente desmontado para que a reforma fosse feita do zero. O trabalho que o Nei faz na lata é fora do normal, a parte mecânica eu não sei.Se bem que eu já vi lá um jeep que ele colocou um V8, ele só mexe com jeep.
Todo caso, vai ficar difícil trazer ele para cá agora.
Então de duas uma, ou eu refaço o motor original lá e trago ele para cá (neste caso eu vou demorar para mexer nele dinovo) ou eu faço as modificações lá mesmo.
Gostaria de contar com a ajuda de todos pq sei que não vai ser fácil.
Tempo eu tenho de sobra, o Pé de Pano já tá lá a mais de um ano e meio e mal começou a ser mexido.
Não tenho pressa, só não quero ter que mexer no conjunto mecânico várias vezes :cry:
SE for preciso uma transformação, que seja feita!!! :)
Se vc não se opuser, eu levo o material postado por vc aqui no fórum no tópico do Tornado para o Nei ver se consegue montar.
Alguns outros detalhes eu observo em outros tópicos e assim por diante. Vai ser uma viatura "mad inn fórum"!! :lol: :lol:
[s]
Gomes Neto
11/01/2005, 23:20
Não se esqueça de estruturar outros setores do jipe como Freios, ponta de eixos e direção, para que se tornem compativeis com esse powertrain...
Que reforços poderiam ser feitos nas pontas de eixo?
Gomes Neto
19/05/2006, 00:31
Pts...!!! Isso é que é ressuscitar um tópico velho!Rssssrsrsrsrsr...
Cara, esse ai era o “Mutreta”, agora já é o “Frodo” e tem motor GM 151”
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=18991
Pra ver como é que é a vida, a gente aprende!!!!
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Marcelo
A minha idéia é mesmo colocar o 2.3 OHC (8v) da Ranger 8) .
Pena que desses motores, este é o mais difícil de se encontrar, parece que só saiu dois anos (96/97)?!?! :roll:
Preciso checar a manutenção dele, se é muuuito cara, se acha peça com certa facilidade...etc. :|
[]’s ainda empolgados com as mudanças.
1 - dá uma olhada no fórum Rural/F75/F-85 - motor da Ranger?
2 - dá uma olhada no site da ford: www.ford.com.br - surpresa! os 4 cil estão de volta na Ranger!
Cristiano
Quase o mesmo $$ o motor?
Ou quase o mesmo $$ o [4.1 (exemplo) + flange + cambio + adaptações] x [2.3 Ranger]??
Sei que as peças do 2.3 num devem ser baratas, mas a manutenção do motor (principalmente sendo um motor moderno) geralmente é a menos frequente em relação a cambio e tração.
As peças num vão sumir do mercado porque a Ford tem que ter em estoque.
Outra opção é mais para frente colocar o mesmo motor que hoje tem 16v e equipa o modelo atual da ranger e se o cambio num guenta, ai eu coloco o original da ranger.
Bom, em todo o caso, num custa fazer uma comparação de $$$, até a semana que vem vou ponderar todas as hipóteses.
Belê?!
[]'s P.S. Não sumam, vamos continuar a comparar idéias :!: :mrgreen:
Eu estou pretendendo pôr na minha F-75 o da Ranger 4 cil (2.3 ou 2.5). Quando se fala que o câmbio não agüenta é com relação a trilha, certo? Na estrada ou cidade, não teria problema, teria?
Paulo Sabra
23/05/2006, 17:42
Aló Galera,
Só de ler este tópico como leigo, estou aprendendo um pouco, este Fórum é a melhor coisa que inventaram, estão de parabéns os administradores.
Gomes Neto
24/05/2006, 23:35
GALERA!!! Só quero frisar que, muita água rolou por debaixo dessa ponte e hoje eu sou 100% motor GM opala!!! :concordo:
Esquece isso de motor da Ranger :parede:, experiência própria vai de 151" ou 250" que ninguém arrepende.
Aló Galera,
Só de ler este tópico como leigo, estou aprendendo um pouco, este Fórum é a melhor coisa que inventaram, estão de parabéns os administradores.
x2!!!
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