PDA

Ver Versão Completa : Pajero - Bloqueio Central



cotton
06/01/2005, 00:44
Olá !

Bem, eu tava dando uma olhadinha no que o Google tinha a me falar sobre minhas duvidas :lol: e axei esse forum, e realmente gostei do que vi ! :D
Meu pai recém adquiriu uma Pajero full GLX-B 97 diesel, eu dando uma mexida, descobri que no painel existe um desenho das rodas do carro, onde elas acendem conforme a traçao engatada. Mas neste mesmo desenho existe o diferencial central desenhado, cujo o qual eu descobri q ele NÃO acende, mesmo estando em 4x4 full-time ou em 4x4 reduzida(onde o bloqueio deveria acontecer).
Agora a pergunta: :P
Existe alguma forma de saber se o diferencial está ou não bloqueado? Alguma luz deveria se acender no painel? e em caso afimativo, pode existir algum problema de bloqueio ?

Espero ter sido claro ! :D

Obrigado.

Walter L. L. Casitta
06/01/2005, 01:00
Bem vindo Cotton,
Você já procurou no manual do proprietário pra ver que diz a respeito dos indicadores do painel? :roll:

cotton
06/01/2005, 01:05
Obrigado Walter !

Poiseh, já pensei nisso,mas ela não veio com um manual :(
Já encaminhei um pedido a mitsubishi vamos ver se eles me mandam um manual...

Helio Oliveira
06/01/2005, 09:50
Olá Cotton;

Também comprei uma Pajero a minha é 97/98 3.0 GAS mas o manual é o mesmo para todos pelo que pude notar se vc quiser posso ver quanto custa para tirar uma copia e te enviar por sedex.


[]´s Pajerianos

Wallace
06/01/2005, 11:13
Olá !

Bem, eu tava dando uma olhadinha no que o Google tinha a me falar sobre minhas duvidas :lol: e axei esse forum, e realmente gostei do que vi ! :D
Meu pai recém adquiriu uma Pajero full GLX-B 97 diesel, eu dando uma mexida, descobri que no painel existe um desenho das rodas do carro, onde elas acendem conforme a traçao engatada. Mas neste mesmo desenho existe o diferencial central desenhado, cujo o qual eu descobri q ele NÃO acende, mesmo estando em 4x4 full-time ou em 4x4 reduzida(onde o bloqueio deveria acontecer).
Agora a pergunta: :P
Existe alguma forma de saber se o diferencial está ou não bloqueado? Alguma luz deveria se acender no painel? e em caso afimativo, pode existir algum problema de bloqueio ?

Espero ter sido claro ! :D

Obrigado.
em 4x4 full-time não deve travar o diferencial central.

Everton Júnior
06/01/2005, 13:07
A Pajero GLX so vem com 4x4 e reduzida(igual a L200).

Sergio Rocha
06/01/2005, 19:01
Só a Pajero GLS "bloqueia" o diferencial. A glx não bloqueia.
[]'

cotton
06/01/2005, 23:13
Olá Cotton;

Também comprei uma Pajero a minha é 97/98 3.0 GAS mas o manual é o mesmo para todos pelo que pude notar se vc quiser posso ver quanto custa para tirar uma copia e te enviar por sedex.


[]´s Pajerianos

Muito obrigado Helio !
Eu estou interessado na copia do manual sim ! :D vamos conversar melhor sobre isso.


Só a Pajero GLS "bloqueia" o diferencial. A glx não bloqueia.
[]'

Bloqueia sim, mas só com a reduzida. Acredito que uma das poucas (porém grande) diferenças entre a GLS e a GLX, eh que a GLS tem Turbo e intercooler.

Quanto ao problema que relatei, é provavel apenas um pequeno defeito no sensor. :D

[]'s sem turbo :( :D :D

Everton Júnior
07/01/2005, 10:15
So quem bloqueia é a GLS e com a reduzida. A GLX é a mesma coisa da L200. A sua tbm tem feixes de mola atras ne?

cotton
07/01/2005, 13:08
So quem bloqueia é a GLS e com a reduzida. A GLX é a mesma coisa da L200. A sua tbm tem feixes de mola atras ne?

Isso mesmo, tem feixes de mola !

Hmmmmm, certo fiquei confuso agora :?

Me esclareçam por favor ... :arrow: bloqueia ou não bloqueia?
eu acredito q sim !
Mas se o diferencial não bloquei com a reduzida ligada, então não serve pra mais nada além de rebocar e transportar peso ? affffffff :evil:

[]'s

Everton Júnior
07/01/2005, 13:20
Nao bloqueia. A reduzida serve para varias outras coisas.

billj
07/01/2005, 13:27
Comoquêé?!?!?

A L200 não tem com bloquear a caixa de transferência?!? Levantou uma roda e ficou, é isso?!?



Abraços agora definativamente mais Toyota quando se fala de pick-ups pequenas,

Everton Júnior
07/01/2005, 13:37
L200 nao tem bloqueio(assim como a hilux, levantou a roda ficou). A L200 Sport tem bloqueio.

billj
07/01/2005, 13:45
Desde quando a Hilux não tem bloqueio na t-case?!? Tem certeza que sabe do que fala?!?............ :roll:


EDIT: Eu iria deixar você se enforcar com as suas próprias palavras, mas sabendo da sua paixão cega pela L200 e para não criar uma polêmica, resolvi explicar melhor........ :wink:

A Hilux tem uma t-case sempre bloqueado, igual ao Jeep, aos Suzukis, etc. Assim, ela não proporciona a possibilidade de andar em 4x4 no asfalto. Isso seria uma certa desvantagem em relação à L200. Porém, com essa da L200 não ter como bloquear o diferencial central, ela acaba perdendo de muito longe para a Toyota em termos de uso 4x4.......



Abraços,

cotton
07/01/2005, 13:48
:shock: :shock:

Eu vou fazer akela vendedora da mitsubishi criar/inventar/improvisar um bloquieo na pajero do meu pai. P$@%@!
A vendedora disse: "Engatando a reduzida o diferencial bloqueia automaticamente".
Vou fazer ela manter a palavra dela, a qualquer custo. :twisted: :twisted:

To frustrado :(

[]'s fracos e oprimidos

Everton Júnior
07/01/2005, 14:11
:shock: :shock:

Eu vou fazer akela vendedora da mitsubishi criar/inventar/improvisar um bloquieo na pajero do meu pai. P$@%@!
A vendedora disse: "Engatando a reduzida o diferencial bloqueia automaticamente".
Vou fazer ela manter a palavra dela, a qualquer custo. :twisted: :twisted:

To frustrado :(

[]'s fracos e oprimidos
Ela deve ter confundido com a GLS.
Agora entendo pq a hilux vira facil facil! Valeu bill

Helio Oliveira
07/01/2005, 14:34
:D Acho que fui feliz então de escolher a minha Pajeiro.


Everton Júnior escreveu:
So quem bloqueia é a GLS e com a reduzida. A GLX é a mesma coisa da L200. A sua tbm tem feixes de mola atras ne?

A minha é GLS-B tem helicoidal e discos na traseira não testei o bloqueio ainda mas ele acende no painel como se estivese bloqueado assim como o manual diz.

Cotton:

Se mesmo assim quizer uma copia do manual me mande uma MP

Abraços

Helio Oliveira
07/01/2005, 14:37
Abraços

(Ainda não aprendi a fazer citação direito)

Wallace
07/01/2005, 16:09
Voces estão fazendo o maior rolo.
Dos qu vocês falaram os que não bloqueiam o diferencial central é simplesmente porque eles não tem o diferencial central para bloquear, ou seja, não podem andar em 4x4 no asfalto.
Mas quando em reduzida ou em 4x4 é como se fosse um 4x4 com diferencial central e com ele bloqueado.

Ficou claro agora.

cotton
07/01/2005, 16:19
:? hmmm ... ok

Pra minha tranquilidade vou concluir minha parte, favor me corrir se eu estiver errado:

A GLX-B tem um diferencial central (isso eh certeza... ) e ela bloqueia o mesmo quando em reduzida.

Pq eu fico imaginando q a mitsubishi não eh estupida o suficiente pra colocar uma reduzida na pajero e não colocar um bloqueio no diferencial. :P 8)

[]'s 8)

Wallace
07/01/2005, 16:22
Não tem o bloqueio porque não tem o diferencial central... por isso não é 4x4 Full-time

billj
07/01/2005, 16:23
Agora sim.........

Então não há diferença entre a Toy e a L200 quando se fala do funcionamento do sistema de tração.

São ambos 4x4 part-time......



Estranhei com esta informação que a L200 pára quando levanta uma só roda.

Abraços,

Sergio Rocha
07/01/2005, 16:24
Pelo q eu saiba a Gls tem o tal de SUPER SELECT ou seja na alavanda da reduzida tem lá a opção de bloquear o dif.Pelo menos na 97 q eu tive tinha essa opção.Na pajero glx não tem essa opção na alavanca da reduzida.Pelo menos na 95 q eu tive não tinha.
A tração da Gls é diferente da GLX, a começar q a gls pode engatar a tração andando e a glx não pode.Alem dessas tem outras diferenças q eu não me lembro mais, tem muito tempo q eu tive pajero.Outra diferença grande é quanto ao motor, q até um determinado ano, acho que 95 as glx eram 2.5.E as Gls são 2.8.Alem lógico do turbo e do intercooler.
Se a minha memoria não me engana, é isso aí.

[]'

cotton
08/01/2005, 00:45
:?
Poiseh... vlw pessoal...

Acredito q minha simples duvida se tornou uma enarme decepção. :shock: :?
E eu axando q era um simples mal funcionamento de luzes no painel.... :oops:

Pq agente so descobre esse tipo de coisa DEPOIS q seu pai fecha negocio... :evil: :evil: vendedora FDP !!!! :evil:

Axo q vou criar um bloqueio novo, vou chama-lo de HUMAN LOCK. :twisted:
poiseh, trata-se de uma forma de bloquear o diferencial com um vendedor da mitsubishi. :twisted: :twisted:

[]'s decepcionados.

Wallace
09/01/2005, 15:49
Cotton, voce deveria saber que o codigo do consumidor permite você devolver o veiculo e pegar seu dinheiro de volta no caso de ter sido engano e em muitos outros casos.

reybelo
02/02/2005, 11:51
Caracas...
Acho que estão fazendo muita confuzão por NADA !
Pelo que eu entendi o Cotton quer que o carro "bloqueie" em 4x4 não é isso ?
Se for, fica frio, assim que vc engatar a 4x4 ele já estará "bloqueado"

TODOS os carros, tem diferencial (direita / esquerda) para que qdo vc faça uma curva ( e cada roda anda uma distância diferente) vc não torça e arrebente tudo.

Pois é, no caso dos 4x4, da mesma maneira do direita / esquerda, deveriamos ter um diferencial frente/traz (afinal, as rodas da frente também fazem um percurso diferente das trazeiras)

Porém, grande parte dos 4x4 não tem este diferencial central (POR ISSO O FABRICANTE RECOMENDA SÓ USAR A 4X4 EM TERRENOS DE POUCO ATRITO)

Alguns modelos + modernos As novas Pajeros, Pajero TR4, Cherokka (automática) tem a opção de andar 4x2, 4x4 com diferencial funcionando (pode ser usado no asfalto) 4x4 bloqueado (fica exatamente igual aos que NÃO tem bloqueio) e reduzida.
Ou seja, usa no asfalto 4x2, que é + econômico
Pouca aderência (chuva, paralelepípedo...) 4x4 h sem bloquear
Lama ? 4x4 bloqueado
FU*&¨? Reduzida
Ou seja, a diferença e a vantagem está só no uso do 4x4 em asfalto, o que nem é tão comum.

Outro caso de Bloquei de diferencial é o da LR, que "vende" isso como o bloqueio sendo uma vantagem! Na verdade, o que poderia ser uma vantagem, seria a 4x4 integral, o bloqueio só a deixa igual a uma Ranger, S10 ou mesmo sua Pajero, quando engatada a 4x4. (O niva tbém é 4x4 integral e tem bloqueio). Carro 4x4 integral TEM que ter diferencial central


Resumindo
Seu carro Não tem bloqueio de diferencial central porque Não tem diferencial central ! :wink: :wink: :wink:
Ou em uma linguagem tecnicamente errada, seu carro é "bloqueado" assim que vc engata a 4x4

Espero ter ajudado e não confundido + ainda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Helio Oliveira
02/02/2005, 11:59
Caracas...
Acho que estão fazendo muita confuzão por NADA !

Resumindo
Seu carro Não tem bloqueio de diferencial central porque Não tem diferencial central ! :wink: :wink: :wink:
Ou em uma linguagem tecnicamente errada, seu carro é "bloqueado" assim que vc engata a 4x4

Espero ter ajudado e não confundido + ainda :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




:lol:



Não tem o bloqueio porque não tem o diferencial central... por isso não é 4x4 Full-time

:wink:

Wallace
02/02/2005, 13:00
Ou seja, usa no asfalto 4x2, que é + econômicoSó se tiver roda livre ou similar, Na Cherokee não muda nada. :(
Também fica mais engraçado (e perigoso) para andar na terra e lama. 8)
Também é engraçado para fazer zerinho na terra sem aderencia onde os 4x4 full-time não conseguem fazer ... :D

Pouca aderência (chuva, paralelepípedo...) 4x4 h sem bloquearPode usar no asfalto seco que ganha em estabilidade e segurança, e para rebocar também.

Lama ? 4x4 bloqueadoPode reduzir que fica mais seguro e com mais controle, uso mais essa opção em terra onde se pode andar mais rápido mas é mais escoregadia para não usar o 4x4 Full-time.

Ou seja, a diferença e a vantagem está só no uso do 4x4 em asfalto, o que nem é tão comum.Não é para quem não tem essa opção, eu basicamente só uso 4x4, dificilmente uso a 4x2.


Ou em uma linguagem tecnicamente errada, seu carro é "bloqueado" assim que vc engata a 4x4Errado, um bloqueado é que tem bloqueio em um ou mais EIXOS, nada a ver com o central.

reybelo
02/02/2005, 14:08
Eu não sei bem separar o que eu escrevi o que foi o Wallace :oops:
Mas dá para entender (eu acho !)





Ou seja, usa no asfalto 4x2, que é + econômicoSó se tiver roda livre ou similar, Na Cherokee não muda nada. :(
Também fica mais engraçado (e perigoso) para andar na terra e lama. 8)
Também é engraçado para fazer zerinho na terra sem aderencia onde os 4x4 full-time não conseguem fazer ... :D .

Essa da Cheroka não ter roda livre eu não sabia !!! :roll: No caso da TR4 e demais Pajeros tem



Pouca aderência (chuva, paralelepípedo...) 4x4 h sem bloquearPode usar no asfalto seco que ganha em estabilidade e segurança, e para rebocar também..[/quote]

Poder pode, é justamente esta a vantagem do 4x4 com diferencial funcionando.


Lama ? 4x4 bloqueadoPode reduzir que fica mais seguro e com mais controle, uso mais essa opção em terra onde se pode andar mais rápido mas é mais escoregadia para não usar o 4x4 Full-time..[/quote]

Bom, não estava ensinando o Cotton a dirigir :wink: , só explicando a grosso modo o sistema de tração / bloqueio


Ou seja, a diferença e a vantagem está só no uso do 4x4 em asfalto, o que nem é tão comum.Não é para quem não tem essa opção, eu basicamente só uso 4x4, dificilmente uso a 4x2..[/quote]

Como o meu carro tem roda livre, eu uso + no 4x2, que gasta menos (embora ache a TR4 meio gastona para um carro 2.0 - e olha que eu estava acostumado com uma Ranger V6!!!)




Ou em uma linguagem tecnicamente errada, seu carro é "bloqueado" assim que vc engata a 4x4Errado, um bloqueado é que tem bloqueio em um ou mais EIXOS, nada a ver com o central.[/quote]
Por isso eu disse que estava explicando "errado"
Não dá para bloquear o dif. central porque Não tem.
Mas quando ele aciona a 4x4, o sistema fica "igual" ao 4x4 lock da minha !

cotton
03/02/2005, 02:02
Blz, haha :shock: :shock: :shock: :shock:
PQP!! HAHA não tenho nem o que falar.. estou pasmo :shock:
Ok, recomeçando intão.. eu axei q eu tinha intendido.
Lá vai: :D :roll: :lol:

No sistema da minha pajero eu possuo a opção:

4x2 (com as rodas livres, "unlocked" :D mesmo pq elas são automaticas.)
4x4 e 4x4 reduzida. (não existe uma alanvanda de bloqueio nem nada assim, E o mecanico la da mitsubishi, informou ao meu pai, que não existe o bloqueio, porém não citou a presença do diferencial central em hipótese alguma.)

Até onde eu intendi, eu POSSUO um diferencial central SEM bloqueio, onde "levantou uma roda parou" (certo?).

Ok ok, parto do seguinte princípio: (mas isso eh o q eu tenho na minha cabeça.. deve estar errado :roll: )
Se possui a Roda livre, necessariamente deve existir um diferencial central, pois o 4x2 é o que seria "opcional", e o 4x4 seria o "padrão".

Então me respondam por favor, de forma simples e direta,
Minha pajero possui a opção 1 ou 2 ????

1) Diferencial Central SEM bloqueio.
(o que seria 4x4 full-time, acredito).

2) SEM Diferencial Central.
(4x4 part-time)
(essa seria a de mais vantagens .. certo?)

Seja la como for, ja deu pra "testar" o bixo. haha
Um teste humilde :oops: hahaha
Meu pai axou uma subida "forte" la no meio dum mato la em Joinville (sou de ctba) com uma tilha de pedra.. e tavam molhadas.. pois estava garoando... com 6 pessoas no jipe, subindo devagar (~10-15 km/h) não deu uma derrapadinha! nenhuma volta em falso de nenhum pneu !! EEETA me deixou tão feliz :oops: :lol: 8) :lol: 8) :D

Mas é isso, eu to em duvida de novo agora huahuahauh
E o que vai ser então ? opção 1 ou 2 ?

[]'s cheios de duvida :wink:

cotton
03/02/2005, 02:05
hmmm, esqueci de falar:
No "teste" usamos 1º reduzida :shock: :shock:
mas ia sem 2º se meu pai não tivesse em duvida do q ele tava fazendo hauhauah

reybelo
03/02/2005, 09:11
...............................................
.........................................
..................................
.........................
..................
.....................
.........
.......
......
....
..
..
.

Dois !!! :lol: :D :mrgreen:

Nossa, depois de tanta mgem, já não tenho mais certeza nem se meu carro é 4x4 :shock: :D

Bobagens a parte, até onde eu sei, seu carro (do seu pai), NÃO tem diferencial central.
Então funciona igual a maior parte os 4x4 (CJ, Ranger, S10, Samurai...)

Na terra, não é desvantagem nenhuma. Na verdade, Vc só perde a opção de usar o 4x4 no asfalto, que como o Wallace falou, pode ser interessante em determinadas condições, ou sempre, como no caso dele :wink:


Acho que seria uma leitura muito interessante, o livro Técnica 4x4 ou mesmo fazer o curso da Dpaschoal.
Com certeza, vcs iriam sanar por completo todas as dúvias e aprender a tirar o máximo da nova viatura
http://www.tecnica4x4.com.br/

Belo

Wallace
03/02/2005, 11:20
A sua não tem diferencial central.
Como não tem diferencial centra não tem como ter um bloqueio para o diferencial central.

A sua tem então, 4x2 que vai usar no asfalto e mesmo em pisos de terra dura.
4x4 que pode usar para melhor tração, dirigibilidade e segurança em pisos mais escoregadio.
4x4 reduzida que vai usar quando além de tudo estiver em velocidade mais baixa e desejar mais controle e força.

Na duvida entre 4x4 e 4x4 reduzida use a reduzida, pois ao contrario que muitos acham a reduzida poupa o carro.

Eu tenho diferencial central na minha Cherokee, assim alem de 4x2 eu posso usar o 4x4 full time no asfalto sem quebrar nada já que o diferencial central acerta a diferença de rotação entre os eixos.
Mas no piso escoregadiou o 4x4 full time não é muito eficiente não, pois se uma roda perder tração as outras 3 podem ficar sem tração pois os diferenciais vão mandar toda a tração para a roda que esta escoregando.
Por isso que eu tenho a opção 4x4 part time que simplemente no meu caso bloqueia o diferencia central, assim fico como o seu 4x4 NÂO reduzido.

Lucianom38a1
04/02/2005, 10:27
Eu tenho uma Pajero IO, e me lembro de ter visto no manual que a versão com câmbio automático possui diferencial central, portanto 4 opções de tração na seguinte ordem:
-4x2
-4x4 sem bloqueio central
-4x4 com bloqueio central
-4x4 reduzido com bloqueio central

A versão com câmbio manual não possui diferencial central, e consequentemente toda vez que a tração 4x4 for solicitada, esta já entra blocada:
-4x2
-4x4
-4x4 reduzido

Não sei se vale para todas as pajeros

[]'s

reybelo
04/02/2005, 14:21
Eu tenho uma Pajero IO, e me lembro de ter visto no manual que a versão com câmbio automático possui diferencial central, portanto 4 opções de tração na seguinte ordem:
-4x2
-4x4 sem bloqueio central
-4x4 com bloqueio central
-4x4 reduzido com bloqueio central

A versão com câmbio manual não possui diferencial central, e consequentemente toda vez que a tração 4x4 for solicitada, esta já entra blocada:
-4x2
-4x4
-4x4 reduzido

Não sei se vale para todas as pajeros

[]'s


Pois é justamente este o assunto.
NÃO vale para todas a s Pajeros.
A do Cotton, não tem diferencial central, logo não existe a possibilidade de bloquea-lo. E justamente esta "falta" do bloqueio que o deixou confuso :roll:

Acho que agora, lendo as mgens anteriores, o assunto já foi esgotado.

A TR4 as Full e alguns modelos + antigos já tem esse diferencial central, mesmo nos modelos com cambio manual. é por isso que a Mitsubishi fala na propaganda 20 opções de marcha.
São 5 marchas e 4 opções de tração
4x2H - Tração traz. normal
4x4H - 4x4 Com diferencial funcionando (pode usar em qq piso)
4x4HLc - 4x4 Lock (dif. central travado - só pisos de baixo atrito)
4x4LLc - 4x4 (Reduzida e com dif. travado)

O ideal, é ler o manual do veículo para saber aproveitar melhor suas características.

Sobre a Io, já me disseram que existe cambio manual com dif. central !
Será !?!? :?: :!:

cotton
05/02/2005, 14:05
Olha... por véia das duvidas....

Ai tá uma foto da parte de baixo da pajero...

hehe
eu não intendo nada o q se passa nessa foto
então.. segue a pergunta
tem ou não tem diferencial?

http://www.geocities.com/eu_sou_henrique/eae.jpg

Henrique Josino
08/02/2005, 20:50
Assim fica dificil de responder.......provavelmente não pelo desenho dessa caixa..

Má que ta vazando oleo ali :lol: :lol: :lol:


[]'s

delavega
08/02/2005, 22:38
Cotton!

O que aparece no centro da foto é a caixa de transferência. É muito parecida com a da L200. NÃO É DIFERENCIAL CENTRAL. A tua Pajero, assim como a minha L 200 Savana NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL.

Abraços

cotton
09/02/2005, 01:42
Má que ta vazando oleo ali :lol: :lol: :lol:


HAHA, :oops: :oops: :lol: :lol:


Cotton!

O que aparece no centro da foto é a caixa de transferência. É muito parecida com a da L200. NÃO É DIFERENCIAL CENTRAL. A tua Pajero, assim como a minha L 200 Savana NÃO TEM DIFERENCIAL CENTRAL.

Abraços

Blz, hehe vlw. Eu ja imaginava, pelo tanto q o pessoal falou ae...
eu só coloquei a foto pra dar um "visual" pra vcs da situação hehe.

[]'s desbloqueados

Wallace
10/02/2005, 19:17
Devi ser assim.
Não esta num Pajero, é da Cherokee Sport que é a mesma da Pajero com diferencial central.

Henrique Josino
10/02/2005, 19:33
A Pagero e a Cheroka ultilizam a mesma t-case???? :shock: :shock:

Wallace
10/02/2005, 20:52
Sim.
Para quem não sabe a Jeep (ou sua controladora, Daimler Chrysler) é dona (ou controladora) da Mitsubishi.

cotton
10/02/2005, 23:44
:D :D
Obrigado pessoal... :D

Viu só como os leds do painel são importantes ?
huahauhau
Se não fosse por ele, eu não deria ficado incucado ! :mrgreen:

[]'s agradecidos e felizes sem o diferencial central :D

Henrique Josino
11/02/2005, 00:09
Sim.
Para quem não sabe a Jeep (ou sua controladora, Daimler Chrysler) é dona (ou controladora) da Mitsubishi.

então els ultilizam muitas peças em comum......qual o modelo dessa t-case?NP203??

[]'s

Wallace
11/02/2005, 11:32
Acho que não, pelo que sei só a transferencia mesmo.
Essa é a NV242.

Henrique Josino
11/02/2005, 12:53
Bom saber disso, mas mesmo assim não sei o q seria melhor....cair na concessionaria jeep ou na mitshubishi.....bom acho q continua melhor q cair na LR :lol: :lol:

[]'s

tonturinha
18/02/2005, 22:49
ahhh.. agora que boiou foi eu...
eu sempre achei que o bloqueio fosse o máximo pra offroad..
mais pelo que entendi, todas tem esse bloqueio(hilux, ranger, l200)?!

a diferença seria que uma hilux/l200.. nao poderia andar com 4x4 no asfalto pq é bloqueada?! e as que possuem esse controle de bloqueio poderia andar no asfalto com ele desativado?

entao para aquela historia de uma roda estar no ar, soh ela rodar, seria quando tivesse no 4x4 full time(4x4 de asfalto)?! e pq isso acontece?

na 4x4 part-time e outras ela funciona como a dita bloqueada?

pq aqui na pajero eh 4x4, 4x4 bloqueada, 4x4 bloqueada reduzida..
entao significa que eu posso andar com o 4x4....
hehehe.
complicado esse negócio.. estou besta. sempre falei bem do tal bloqueio.. e ele existe na maioria(l200,hilux,ranger..)

delavega
19/02/2005, 11:17
Tonturinha,

Vou tentar te esclarecer e se disser algo errado, alguém me corrige e te confunde mais ainda :D :D :D

O bloqueio que está se falando no tópico é sobre o diferencial CENTRAL. Os veículos que possuem diferencial central podem ser utilizados em quatro tipos de tração, normalmente.

1. 4x2, com tração traseira (pelo amor de Deus, traseira é com S pessoal)

2. 4x4 Full-time, ou seja: o diferencial central não está bloqueado e permite que os eixos girem em velocidades diferentes, o que pode ocorrer em pisos de muita aderência como fazer curvas fechadas no asfalto.

3. 4x4 Part-time, ou seja: o diferencial central fica bloqueado e faz com que os dois EIXOS, dianteiro e traseiro, (e não as rodas, direita e esquerda) girem na mesma velocidade. Não deve ser usado em pisos de alta aderência como asfalto.

4. 4x4 Part-time Reduzido, ou seja: diferencial central bloqueado e reduzido.

Os veículos que não possuem diferencial central tem um sistema de tração mais simples e que não permite o uso 4x4 Full-time. Na prática, L200, Hilux, Ranger, etc, possuem apenas opção de rodar em 4x2 ou 4x4 Part-time por que seu sistema, sempre que engatado em 4x4, faz com que os eixos girem na mesma velocidade. O efeito é o mesmo, mas não pode ser chamado de bloqueio de diferencial central porque estes veículos NÃO possuem diferencial CENTRAL.

Estes sistemas de tração que faz com que os eixos girem na mesma velocidade com igual proporção de força está presente em praticamente todos os 4x4.

No entanto, o que você está confundindo é bloqueio de diferencial CENTRAL com bloqueio de diferencial. O bloqueio de diferencial (aquele no meio do eixo) é o que vai fazer com que as duas rodas deste eixo girem na mesma velocidade, independente de estarem em contato com o solo. É por este bloqueio que todo mundo baba e paga caro para ter. :D :D

Abraços, espero que esclarecendo mais do que confundindo, HEHE

tonturinha
19/02/2005, 12:44
4x4 Part-time, ou seja: o diferencial central fica bloqueado e faz com que os dois EIXOS, dianteiro e traseiro, (e não as rodas, direita e esquerda) girem na mesma velocidade. Não deve ser usado em pisos de alta aderência como asfalto.

Na prática, L200, Hilux, Ranger, etc, possuem apenas opção de rodar em 4x2 ou 4x4 Part-time por que seu sistema, sempre que engatado em 4x4, faz com que os eixos girem na mesma velocidade.
NÃO possuem diferencial CENTRAL.

soh isso que me confundiu..
mas acho que entendi..
bloqueado dif. central da pajero é que o eixo dianteiro roda igual o traseiro...
mas esse 4x4H bloqueado dif. central faz o mesmo serviço de um 4x4H de uma L200? a diferença é que a l200 nao tem a opçao de 4x4 no asfalto?!

Wallace
19/02/2005, 14:49
isso

tonturinha
19/02/2005, 15:00
aahh!! agora sim! :D

obrigado ae delavega e wallace.

fpenna2
01/03/2007, 21:17
Pois é justamente este o assunto.
NÃO vale para todas a s Pajeros.
A do Cotton, não tem diferencial central, logo não existe a possibilidade de bloquea-lo. E justamente esta "falta" do bloqueio que o deixou confuso :roll:

Acho que agora, lendo as mgens anteriores, o assunto já foi esgotado.

A TR4 as Full e alguns modelos + antigos já tem esse diferencial central, mesmo nos modelos com cambio manual. é por isso que a Mitsubishi fala na propaganda 20 opções de marcha.
São 5 marchas e 4 opções de tração
4x2H - Tração traz. normal
4x4H - 4x4 Com diferencial funcionando (pode usar em qq piso)
4x4HLc - 4x4 Lock (dif. central travado - só pisos de baixo atrito)
4x4LLc - 4x4 (Reduzida e com dif. travado)

O ideal, é ler o manual do veículo para saber aproveitar melhor suas características.

Sobre a Io, já me disseram que existe cambio manual com dif. central !
Será !?!? :?: :!:



Quem Tem pajero sport 2000 a 2002, ai me tira uma duvida...
Comprei uma recente, mas nao veio o maldito manual nem o de manutenção.
A pajero sport 01 automatica tem as seguintes opções 2H, 4H e 4L

1) Aquela luz que indica o "4x4", que é assim: " :-: " fica normalmente piscando verde quando esta em 4x2 (2H)? Ou é algum defeito?
2) Quando coloco na 4H ela para de piscar e fica acesa direto verde, acho que quer dizer que engatou o 4x4, correto?
Ja quando eu coloco 4L, nao dá para perceber se entrou ou nao pq a luz "4x4", permanece acesa verde...
3) Ela esta com 80mkm rodados ano 2001, mas nao tenho a menor ideia do que ja foi feito de manutencao pq o cara perdeu o manual...Alguem pode me dar a luz dos itens importantes que tem que ser trocados com essa KM, e o que ja deveria de ter sido trocado?

Um abraço forte e tb espero um topico só sobre PAJEROS...estamos orfaos!



Alguem pode me ajudar, pq tive uma pajero full e acho q tb ficava piscando em 4x2 e nao era defeito...Eu acho, nao lembro mais!

Amoara
02/03/2007, 23:33
Um abraço forte e tb espero um topico só sobre PAJEROS...estamos orfaos![

FPenna2 - seja bem vindo

A Pajerada tá se encontrando no tópico
"Quem tem PAJERO por Aqui?"

Lá estamos na luta por um tópico de mitsubishi ou de Pajeros, pois realmente estamos órfãos...

estamos tentando também organizar um encontro da Pajerada, no tópico já somos 70 cadastrados do Brasil inteiro.

passe sempre por lá ...e de uma lida nas msg´s mais antigas tem bastante coisa inteeressante.

Parabens para quem ressucitou o tópico...aprendi muito...será que alguma alma bondosa e com saco, poderia explicar isso lá no "Quem tem PAJERO por Aqui?"

Jimmy Offroad
08/05/2007, 00:21
Aproveitando o tópico,

A Pajero sport tem bloqueio do diferencial traseiro igual o da L200 sport???

[]´s Jimmy

freitasjr
08/05/2007, 01:25
Aproveitando o tópico,

A Pajero sport tem bloqueio do diferencial traseiro igual o da L200 sport???

[]´s Jimmy

Não.

[]s, cordialmente, Francisco de Freitas...

FábioBananal
08/05/2007, 12:39
Cotton!

Quanto Vcs pagaram na viatura?
To vendo uma 99 e pesquisando preco de mercado

valeu

djalmab
20/05/2007, 15:51
Quem Tem pajero sport 2000 a 2002, ai me tira uma duvida...
Comprei uma recente, mas nao veio o maldito manual nem o de manutenção.
A pajero sport 01 automatica tem as seguintes opções 2H, 4H e 4L

1) Aquela luz que indica o "4x4", que é assim: " :-: " fica normalmente piscando verde quando esta em 4x2 (2H)? Ou é algum defeito?
2) Quando coloco na 4H ela para de piscar e fica acesa direto verde, acho que quer dizer que engatou o 4x4, correto?
Ja quando eu coloco 4L, nao dá para perceber se entrou ou nao pq a luz "4x4", permanece acesa verde...
3) Ela esta com 80mkm rodados ano 2001, mas nao tenho a menor ideia do que ja foi feito de manutencao pq o cara perdeu o manual...Alguem pode me dar a luz dos itens importantes que tem que ser trocados com essa KM, e o que ja deveria de ter sido trocado?

Um abraço forte e tb espero um topico só sobre PAJEROS...estamos orfaos!



Alguem pode me ajudar, pq tive uma pajero full e acho q tb ficava piscando em 4x2 e nao era defeito...Eu acho, nao lembro mais!
Ela nao deveria ficar piscando.. Ela somente pisca quando está em fase de transicao.... Ao que parece ela está "tentando" engatar 4x2...

mlreis
24/09/2007, 22:21
Quem Tem pajero sport 2000 a 2002, ai me tira uma duvida...
Comprei uma recente, mas nao veio o maldito manual nem o de manutenção.
A pajero sport 01 automatica tem as seguintes opções 2H, 4H e 4L

1) Aquela luz que indica o "4x4", que é assim: " :-: " fica normalmente piscando verde quando esta em 4x2 (2H)? Ou é algum defeito?
2) Quando coloco na 4H ela para de piscar e fica acesa direto verde, acho que quer dizer que engatou o 4x4, correto?
Ja quando eu coloco 4L, nao dá para perceber se entrou ou nao pq a luz "4x4", permanece acesa verde...
3) Ela esta com 80mkm rodados ano 2001, mas nao tenho a menor ideia do que ja foi feito de manutencao pq o cara perdeu o manual...Alguem pode me dar a luz dos itens importantes que tem que ser trocados com essa KM, e o que ja deveria de ter sido trocado?

Um abraço forte e tb espero um topico só sobre PAJEROS...estamos orfaos!



Alguem pode me ajudar, pq tive uma pajero full e acho q tb ficava piscando em 4x2 e nao era defeito...Eu acho, nao lembro mais!

tenho uma Pajero Sport 2001 também. Possui o mesmo sintoma apontado acima (piscando na 4x2). Estive na concessionaria que informou nao haver problema na tracao e sim no sensor. Resolvi nao trocar o sensor.
Tinha uma Pajero IO como mesmo sintoma. No manual informava que isto pode ocorrer com as Pajeros e se ocorresse, oriantava a ir para frente e para tras ate desaparecer o sintoma. Como nao tenho manual da sport nao sei se ha a amesma orientacao. A prosposito, amigo. vc tem o manual?

ROAD TECH
25/09/2007, 08:23
Olá Pessoal,

Esse problema de luz indicadora do sistema de tração piscando é recorrente nas Pajero ao redor do mundo. Já entrei em fóruns internacionais de Pajero ou Monteros (como são chamadas lá fora) e os caras também sofrem com esse problema.

Eu tenho uma Pajero GLS-B 95 que estava com a tal luz das rodas dianteiras piscando com a alavanca na posição 4x2. Recentemente removi o conjunto completo da transmissão e aproveitei para testar os seis sensores (tipo cebolinha, com uma esfera na ponta) que tem nela. Pelo menos 4 deles estavam com problema. A solução é simples, remova cada um e aplique spray limpa contato ou WD 40, acionando manualmente a ponta onde existe uma esfera para que o líquido penetre. Faça isso repetidas vezes e vá testando até obter contato (teste a continuidade com um multímetro digital).

O problema ocorre por falta de uso e se deve a formação de óxido nos contatos dos sensores, que ai deixam de funcionar. Simplesmente isso....

A minha agora está perfeita !!!

O acesso aos sensores na parte de cima da caixa de transferência é complicado. Tem que remover o console de assoalho e uma pequena tampa que está abaixo dele, colocada lá exatamente para esse fim. Cuidado para não trocar os fios na hora de reinstalá-los !!!!

Nem fui até uma concessionária para saber quanto custa um sensor desses, mas como todas as peças Mitsubishi, deve ser uma grana preta...

É isso ai, boa sorte a todos,

Octávio

jmf
02/10/2007, 16:40
Pessoal... li as mensagens desse tópico mas ainda tenho algumas dúvidas... até que velocidade (marcha) se pode andar com 4x4, bloqueado e reduzida? Não se pode fazer curva com 4x4, bloqueado e reduzida?

freitasjr
03/10/2007, 00:56
Pessoal... li as mensagens desse tópico mas ainda tenho algumas dúvidas... até que velocidade (marcha) se pode andar com 4x4, bloqueado e reduzida? Não se pode fazer curva com 4x4, bloqueado e reduzida?


Com o 4x4 normal(High) bloqueado Não ha limite de velocidade, já com o 4x4 bloqueado e reduzido(reduzida acionada) recomenda-se Não ultrapassar os 60 Km/h, principalmente se for câmbio AT, até porque, não ha a necessidade(nem sentido) de se usar a reduzida em grandes velocidades.

Em relação a fazer curvas, se estiver com o 4x4 bloqueado(independente se estiver com a reduzida acionada ou não), NUNCA se deve fazer curvas fechadas em piso de ALTA aderência(exemplo asfalto), pois corre o risco de quebra do diferencial. Agora em pisos de baixa aderência tipo lama, areia, gelo, barro fôfo, etc pode fazer curvas fechadas sem problemas.

Só se deve usar o 4x4 acionado no asfalto seco(com a finalidade de ter um ganho maior de estabilidade, porém vai ter maior consumo de combustível), só se o seu carro tiver diferencial central(o tb chamado diferencial de aclopamento viscoso), e é claro quando for usa-lo no asfalto seco ele deve estar DESBLOQUEADO.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

cotton
03/10/2007, 10:24
Cotton!

Quanto Vcs pagaram na viatura?
To vendo uma 99 e pesquisando preco de mercado

valeu



Fala Fabio!

Mal a demora pra responder, mas aki vai haha :mrgreen:

Ela foi comprada com 125 mil km por 38.000!

Agora ja gastamos uma grana em cima, e ta com motor reficado com turbo agora haha


Abraco

murilloaquino
03/10/2007, 15:49
Essas pajeros 97 full o motor não era turbinado não?
Eu achei q todas 94> já vinham com o turbo e intercooller...

Fred Bailune
03/10/2007, 19:01
Pessoal,

Voces sabem qual é o diferencial da Pajero Full 2p 2001 3.5, gostaria de saber se é possivel colocar o Air Locker nela

Obg
Fred

Fred Bailune
03/10/2007, 19:02
Essas pajeros 97 full o motor não era turbinado não?
Eu achei q todas 94> já vinham com o turbo e intercooller...


Murillo,

Desde 94 todas as Pajero GLS sao turbinadas, mas as GLX (vao ate 98 ) nao sao nao

Abs

jmf
04/10/2007, 14:02
Valeu Francisco.. brigadão.

Outra coisa... estive olhando o manual da pajero e lá tem o tal do "diferencial traseiro de deslizamento limitado" e o "diferencial traseiro com opção de bloqueio" (este acionado por um botão no console central).

Tem ainda o opcional de "três modos variáveis de absorção de impacto", também acionado com botão, e que, ao que me pareceu, regular a pressão dos amortecedores.

Alguém tem esses opcionais na pajero? Isso é raro de se achar, né?!?

valeu. Freitas.

cotton
05/10/2007, 08:34
jmf, eu desconfio q isso seja uma opção de regulagem do banco do motorista!

ateh onde eu me lembro eh... eu acho.


Abraco

brandtoffroad
16/10/2007, 11:08
Pessoal,

Voces sabem qual é o diferencial da Pajero Full 2p 2001 3.5, gostaria de saber se é possivel colocar o Air Locker nela

Obg
Fred

Fred. o ARB pode. pelo menos nas 3.0 e 3.5 mais antigas.
Ainda não encontrei foi nenhum bloqueio mecânico para elas ( tipo Ensimec, LR, etc.. ).

Fred Bailune
16/10/2007, 18:16
Fred. o ARB pode. pelo menos nas 3.0 e 3.5 mais antigas.
Ainda não encontrei foi nenhum bloqueio mecânico para elas ( tipo Ensimec, LR, etc.. ).

Brandt,

Nas Pajero GLS eu ja vi tambem, mas nunca vi a Full com esse bloqueio, o maior problema é descobrir qual o diferencial desse carro.

De qq forma obg

Abs