Conectar

Ver Versão Completa : Embreagem Ranger x S-10

Edintruder
05/10/2009, 22:28
Amigos,

Preciso de uma informação à título de curiosidade.

O atuador da embreagem da S-10 é de corpo plástico como na Ranger ou de metal?

Pergunto isso pois todos sabem que o atuador da embreagem da Ranger de plástico costuma ser loteria. Pode durar 200.000 como pode durar 20.000km.

Porém não vejo esse tipo de ocorrência nas S-10, portanto em vez de colocar o sistema à cabo do Opala como eu pretendia, acredito que o sistema hidráulico da S-10 seja mais durável que o da Ranger.

Alguém confirma ou discordam. Precisamos de proprietários da S-10 para dizer problemas com a embreagem caso existam...

Edintruder
06/10/2009, 11:00
Ninguém tem S10 com mais de 100.000km por aqui e esteja com ela desde nova???

Isso me dá duas conclusões, ou ninguém fica com S10 por muito tempo ou realmente não dá problema no atuador mesmo.

Eu abri esse tópico pois já troquei dois atuadores da Ranger e recentemente o pedal da embreagem começou a ficar com pouco curso, aonde eu estava estacionando e simplesmente estava muito difícil de engatar e desengatar a 1a e a ré... Fora isso está arranhando bastante a 2a marcha. Resumindo, ou eu tenho pé frio, ou fui premiado...

Bem, o nível do fluído está no máximo, e esse efeito é eventual, resumindo, tem momentos que parece que a embreagem está curta e momentos que fica normal.

Pra resolver de vez, preciso mudar esse sistema da Ford, ou uso um sistema mecânico com garfo e cabo ou uso outro modelo e marca do atuador da embreagem.

Quando vi uma foto do atuador da S-10 2.8 percebi que é similar ao usado pela Ranger, porém será que é mais durável?

O atuador usado na Frontier sei que ocorre o mesmo que na Ranger então não será a melhor opção.

Se a manutenção desse atuador fosse mais fácil, não perderia o sono com isso.

Eduardo Eustaquio
06/10/2009, 11:12
Antes de vendermos as S-10, fizemos a troca do atuador de duas. Perguntei agora ao responsável pela manutenção e ele disse que só trocam pelo atuador da SKF por ser mais confiante e durar mais que os concorrentes. há alguns de plástico que não duram 90 dias.

Valor em média do SKF é R$ 400,00 mas não sei dizer se a S-10 utiliza 1 ou 2 atuadores. Caso exista um código universal sobre peças, está escrito o seguinte código na nota fiscal vkch151112.

Espero ter ajudado.

Edintruder
06/10/2009, 11:13
Grande EE, me diz uma coisa. Quantos km esses atuadores duraram?

Eduardo Eustaquio
06/10/2009, 11:18
Grande EE, me diz uma coisa. Quantos km esses atuadores duraram?

Posso te responder a tarde?

Busco as notas e o livro registro (onde é anotado quem está com o carro) e terei essa informação.

Vou a sede após a hora do almoço.

FRanger
06/10/2009, 11:24
Também a título de curiosidade. E o Defender, Ed vc sabe se é com cabo de aço ou atuador também?
Abraços,
FRanger

Moisés S.M
06/10/2009, 12:28
Troquei a embreagem da minha e acabei trocando o atuador tmbm, coloquei esse SKF realmente é muito bom,ja rodei uns 25 mil km e tá q nem zero.Tenho um primo q tem uma blazer v6 4.3 e só agora com 170 e poucos mil km foi trocar a embreagem e o atuador,pelo jeito deve durar.Tem umas fotos dele!!

sergiopincelli
06/10/2009, 14:18
Edin, a foto colocada pelo Moises é do atuador que fica dentro da capa seca. Pergunto: O que vc se refere é o que fica no pedal de embreagem? O atuador do pedal da hilux é um "burrinho" feito e ferro fundido, será que não dá para adaptar na Ranger? Na ex minha ranger o problema começou aos 85.000km e eu fazia sangria e levei até os 98.000 km quando vendi.

Edintruder
06/10/2009, 17:43
Esse do pedal é o cilindro mestre, na minha já troquei uma vez, porém na próxima será um de ferro.

O cilindro servo, atuador ou escravo é o da capa seca mesmo. Na minha, os dois que troquei coloquei da marca LUK, original Ford. Mas não levo fé em peça de plástico que trabalha sob tensão, calor e poeira.

Essa da SKF é de ferro ou de plástico?

Se for de ferro o problema pode ser apenas marca. Uma coisa que ajuda a destruir esse sistema é o tal sensor de embreagem que necessita fechar contato pra virar o arranque. Então, além das milhares de trocas de marchas, ainda tem que aguentar milhares batidas de arranque.

Por segurança o sensor da embreagem é bom, porém vou acabar isolando isso pra ver se poupa mais esse sistema que é sempre caro e demorado de reparar.

EDEM2008
06/10/2009, 19:40
Edin,
quando coloquei o motor diesel na explorer, pedi para desligar o sistema, o mecânico simplesmente desligou um terminal no pedal da embreagem, não preciso mais pisar nele para fazer o motor pegar, economiza atuador etc...
valeu galera!

Edintruder
06/10/2009, 20:46
Beleza! Vou olhar pra ver como é pois nunca mexi ali.

Matagato
21/05/2014, 18:00
Boa tarde! Eu tenho uma Ranger 2011, rodei 50.000 km e estou para trocar o atuador pela 3° vez. Das duas últimas vezes eu coloquei da marca Luk. Fiz alguma trilhas atravessando lagos, mesmo assim durou muito pouco. Alguém sabe como fazer uma adapitação para utulizar carfo mecânico? Na próxima troca, vou selar toda a capa seca com silicone, principalmente nos vão de sangria e da mangueira, deichando apenas o furo na parte inferior para escorrer óleo etc.

O brabo é a trabalheira que da para tirar a caixa, ainda mais sozinho na garagem, tive que botar i guincho dentro do carro para poder erguer a maldita da caixa.

rfdex
21/05/2014, 18:58
Boa tarde! Eu tenho uma Ranger 2011, rodei 50.000 km e estou para trocar o atuador pela 3° vez. Das duas últimas vezes eu coloquei da marca Luk. Fiz alguma trilhas atravessando lagos, mesmo assim durou muito pouco. Alguém sabe como fazer uma adapitação para utulizar carfo mecânico? Na próxima troca, vou selar toda a capa seca com silicone, principalmente nos vão de sangria e da mangueira, deichando apenas o furo na parte inferior para escorrer óleo etc.

O brabo é a trabalheira que da para tirar a caixa, ainda mais sozinho na garagem, tive que botar i guincho dentro do carro para poder erguer a maldita da caixa.

Esses atuadores hidráulicos são umas porcarias, a melhor coisa mesmo é usar um garfo com acionamento externo! Abraço

Matagato
22/05/2014, 08:30
Esses atuadores hidráulicos são umas porcarias, a melhor coisa mesmo é usar um garfo com acionamento externo! Abraço

Concordo plenamente. Eu tenho interesse em adaptar um atuador com garfo. Sabe de alguém que já fez ou se tem peças semelhantes que eu possa utilizar. a cada trilha com água, o atuador dura só uns tres meses após atrilha. Eu tive uma dakota e o atuador era externo. 20 minutos para substituir a peça.

dudu83
22/05/2014, 13:09
Concordo plenamente. Eu tenho interesse em adaptar um atuador com garfo. Sabe de alguém que já fez ou se tem peças semelhantes que eu possa utilizar. a cada trilha com água, o atuador dura só uns tres meses após atrilha. Eu tive uma dakota e o atuador era externo. 20 minutos para substituir a peça.

acho que é mais facil isolar bem a caixa pra não ter infiltraçao de agua.. essa capa seca é de aluminio seria complicado cortar e soldar peças..

rfdex
22/05/2014, 15:43

A versão antiga da Ranger usa atuador externo nos EUA, veja na rockauto.com . Vá pesquisando ano a ano até achar! Abraço