Ver Versão Completa : Motor 4.3 Vortec
caducouto
05/01/2005, 19:28
Olá amigos, depois de toda aquela discussão sobre mudar motor ou turbinar, já tinha decidido a deixar o motor original 4 cc. Mas agora surgiu a oportunidade de botar um motor 4.3 de S10. O Nero já falou do eixo Dana 30 (será q aguenta?). Mas e as adaptações de caixa, etc, serão muitas?
Alguém já colocou esse motor? Parece q tem torque prá burro.
Fala Cadu...
Pelo que eu li e se eu me lembro bem, você tá montando um jipe pra Trilha com T maiúsculo, não?
Um motor desse com pneu 35 é certeza que vai estourar!
Leia esse tópico inteirinho e depois dê sua opinião:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=1429
Abraços!
caducouto
05/01/2005, 19:57
Fala Nero!
Com certeza, esse eixo dianteiro é o ponto fraco do nosso carro preferido né?
Pois bem, mas se o que eu terei de fazer é "só" trocar o eixo, ainda pensarei na possibilidade...
Queria mesmo saber é se o motor encaixa bem na caixa de D40, se tenho que mudar mais alguma coisa ou se é "tirar um e por outro" sacou?
Como falo sempre, não entendo p nenhuma de mecânica e os conselhos daqui são muito bem vindos...
Obs:Obrigado pelo jipe para trilha com T maiúsculo, espero chegar lá!
É um ponto fraco sim... O Marcão do PREDATOR acabou de estourar o dele, tem que cuidar, não acelerar muito com as rodas muito esterçadas, se tá meio difícil de sair, puxar no guincho para poupar o equipo. Vai depender da situação, do tamanho de pneu que deseja... No Trial carros bem preparados quebraram eixos ou cruzetas... tem tópico aqui falando disso, dá uma pesquisada. Pro meu uso... o D30 serve muito bem. :wink:
Quando ao motor casar com o câmbio... já não sei. :cry:
thiagoloco
06/01/2005, 13:29
lógico que o D30 pra vc serve né nero, seu carro num anda..... :twisted: :twisted:
Eduardo Chaves
06/01/2005, 13:54
Hehehe...
Num dá tempo de quebrar o semi eixo... huahuahua...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
thiagoloco
06/01/2005, 14:35
Ele fundi o motor antes......ou capota...... :twisted: :twisted: :mrgreen: :mrgreen:
Eduardo Chaves
06/01/2005, 14:39
Sem contar o namoro com o motorista do guincho... hehehe...
Cadú,
É sempre possível fazer adaptação. Às vezes dá um put@ trabalhão. Não espere retorno. O jipe vai ser só prá você. Prá vender, cê vai ter que achar um que queira exatamente o que vc colocou nele. Eu já fui chamado de louco, de micadão, já foi dito que meu jipe será invendável, etc., etc.
Não vou nem falar da baixa resistência dos Dana. O pessoal já te falou o suficiente.
Eu ouvi falar que caixa de marchas da Toyota dá prá adaptar facilmente nesse motor. Mas foi um chatonildo que me falou. Se eu encontrar com ele, perguntarei melhor. O resto é fácil de fazer.
Mas tem um outro problema, que é o casamento dinâmico do conjunto. Não basta juntar fisicamente a caixa de câmbio no motor, a caixa de transferência e o diferencial. Tem que estudar as relações de transmissão. Em todas as marchas. Tenho visto aqui no fórum o pessoal fazendo misto quente, e depois reclamando que a viatura tá com uma força tremenda no barro, mas na estrada gasta muito pois o carro ficou reduzido demais.
1) Tou supondo que o motor que cê tem em vista tá com o módulo eletrônico, chicotes, todos os sensores, bomba de DH, e alternador. Senão, fique fora. O motor nada vale sem isso. Nem 01 centavo.
2) Veja com o pessoal que faz adaptação aí em BH, se já viram ou se sabem de alguém que já fez algo parecido. Penso que alguma caixa seca deve encaixar neste motor. Se não houver, vc vai ter que fazer uma, em chapa. Daí, é só procurar uma caixa de marchas de C20, A20, ou D20. Depende da relação de marchas que vai casar com o diferencial que tu tens ou vai ter no jipe, e do tamanho do pneu também. :shock: Vai ter que fazer conta.
3) Vai ter que adaptar a caixa de transferência de Jeep, nelas. Acho que o pessoal da DeepTec, aqui de São Paulo, faz isso regularmente. Facinho.
Entendeu? :D
3) Vai ter que adaptar a caixa de transferência de Jeep, nelas.
Grande Luca!
A T-case de CJ não aguenta o tranco não... não pro Engesa. :?
Abraços!
... A T-case de CJ não aguenta o tranco não... não pro Engesa...
Caríssimo Nero, eu acredito nisso. Tenho lido tantos relatos de vcs, bem mais experientes, que acho que num aguenta, mesmo. Porém, prá facilitá o serviço do Cadú, falei da T-Case do Jeep. Se num socar o pé direito no acelerador, acho que dá prá andar sem quebrar. Mas se for adaptá a T-Case da Toyota, em câmbio Clarck, a dificuldade vai aumentar ainda mais. Outra saída, é pegar todo conjunto Toyota. Caixa+TC+Eixos. O pacote é grande. Vai grana. Tô vendo isso na prática.
[]´s
Eduardo Velo
07/01/2005, 09:19
Galera o Nivaldo da Jegteam tem kit pra colocar T-Case de Band na Clarck .
Esse é meu prox. Up-grade .
Estou aguardando tbm kit de flutuante da Ensimec pra Engesa , deve sair este ano .
[]s...
caducouto
07/01/2005, 09:52
Blz Luca.
Eu encontrei um meca especializado nestas adaptações aqui em BH e oque ele disse foi que o motor encaixa certinho na caixa original do Engesa. É tirar um e por o outro. Lógico que tem que trocar o radiador e embreagem mas nada tão trabalhoso.
Tinha a opção de um V6 da F250 com 205 cavalos e 37 de torque!!! O Vortec tem 33 se não me engano. Mas as adaptações seriam bem mais trabalhosas...
No dia 17 devo começar a adaptação porque semana que vem tô de férias :D
Manterei vcs informados. Se algum dos professores deste fórum (e são muitos e bons) discordarem, sintam-se à vontade pra me orientar.
Obrigado e []'s com muita cerveja e camarão.
Cadu...
Era o que eu estava imaginando mas com medo de dizer... acho que mantendo a linha do fabricante, o câmbio entra PnP, não?
Ex: Motores GM de utilitários encaixam no Clark.
Montar cada utilitário novo com encaixes diferentes de câmbios, seria contraproducente.
Claro que imagino isso com as devidas exceções...
Estou errado, gente? :mrgreen:
Luca
Que problemas você encontrou com o V6 da Ranger, está mantendo o Clark 240V?
Abraços!
Que problemas você encontrou com o V6 da Ranger, está mantendo o Clark 240V?
Caro Nero,
O Engesa pesa menos do que a Ranger. Então tô mantendo a caixa da Ranger, mesmo. Assim não terei problemas com a relação do câmbio. Apenas ajustarei no diferencial e nos pneus. Fiz as contas, e deu tudo certo. Será ? :D
A T-Case é da Hilux. Tô tendo que fazer uma flange especial, em alumínio. É um misto-quente. Utilizei a flange da saída do câmbio Ranger, mais um pedaço da flange do câmbio da Hilux. Cortei as duas partes, retirei o que não precisava e estava em excesso e vou soldar uma na outra.
Pena que vou ter que viajar por um tempo, então somente daqui a uns dois meses vai tá pronto. Espero.
Abração.
Pessoal,
Alguem tem fotos do Diferencial DANA 30 e do 44??? Queria saber como diferenciar visualmente olhando por baixo... Tem como postar aqui?
To indo buscar a minha Viatura na 3ªfeira no interior de SP... Eu perguntei ao antigo dono se foi feita alguma adaptaçao no diferencial pra suportar o motor, ele disse que só sabia que tinha feito uma "modificaçao de F1000" que o mecanico falou que era pra ficar mais forte... Será que e o Dana 44???
Se puderem me ajudar, agradeço!!!
Um abraço,
Flavio
Eduardo Merege
09/01/2005, 19:48
V8,
Olhando meus eixos aki, o d30 eh bem menor q o d44 e o d44 tem mais "estrias" na parte superior do bujão, e tambem a grossura dos eixos eh diferente, mas existem casos em que o d44 eh adaptado(soldado) no eixo do d30, ok, espero ter ajudado :)
[]'s e parabens pel engesa
Obrigado Eduardo,
Vou verificar qdo for buscar a minha viatura...
Um abraço,
Flavio
No dia 17 devo começar a adaptação porque semana que vem tô de férias Muito Feliz
Manterei vcs informados. Se algum dos professores deste fórum (e são muitos e bons) discordarem, sintam-se à vontade pra me orientar.
Obrigado e []'s com muita cerveja e camarão.
E aí Cadu,
A adaptação foi feita?? Como ficou?
[]'s curiosos
Beto Lacerda
06/04/2005, 22:41
Pessoal,
Alguem tem fotos do Diferencial DANA 30 e do 44??? Queria saber como diferenciar visualmente olhando por baixo... Tem como postar aqui?
To indo buscar a minha Viatura na 3ªfeira no interior de SP... Eu perguntei ao antigo dono se foi feita alguma adaptaçao no diferencial pra suportar o motor, ele disse que só sabia que tinha feito uma "modificaçao de F1000" que o mecanico falou que era pra ficar mais forte... Será que e o Dana 44???
Se puderem me ajudar, agradeço!!!
Um abraço,
Flavio cara não sei se é tarde mas olha esse link http://www.quadratec.com/cgi-bin/sgdynamo.exe?HTNAME=jeep/differentials/pic.html ou http://www.coloradok5.com/axleguide.shtml ou
http://www.powertrax.com/differential.html
[]'s
Dennis Figueiredo
07/04/2005, 09:09
Não entendo quase nada e motor, mas alguns que tinha aqui o 4.3 andam meio arrependidos, dizem ser um motor meio senssível a uso pesado.... diga-se muito componentes eletrônicos e parace que tem alguma coisa também a ver com os bicos pararem de injetar... sei lá... se alguém ja ouviu falar alguma coisa parecida com isso me ajude!
[]´s rodando com o 4.1 redondinho e sem nunca deixar na mão e mais de 5 anos.
caducouto
08/04/2005, 01:21
No dia 17 devo começar a adaptação porque semana que vem tô de férias Muito Feliz
Manterei vcs informados. Se algum dos professores deste fórum (e são muitos e bons) discordarem, sintam-se à vontade pra me orientar.
Obrigado e []'s com muita cerveja e camarão.
E aí Cadu,
A adaptação foi feita?? Como ficou?
[]'s curiosos
Putz, meu carro tá na oficina desde dezembro... deve ficar pronto semana que vem... (é o que eu ouço há 3 semanas). Meu mecânico é o Adriano do Almeida's 4x4 que esteve aí em Sampa nesse último findi mexendo no carro do Marcel no Endurance e tava ocupado com os carros dessa prova, além de estar sofrendo com um Toyota de um amigo meu que não sai da oficina dele.
Mudou tudo que eu disse da última vez... Arrumei um motor de F250 que coube na capa seca original só mudando furação e alongando o cardã (devo ter falado bobagem agora pois não entendo nada de mecânica), subi a carroceria 5,5 polegadas e pus pneus 35 cooper. mandei fazer os bead locks que vão ficar prontos semana que vem. Já instalei o bloquei ensimec traseiro e Fiz um painel de aço que ficou uma m... e o cara tá fazendo outro. A parte elétrica será toda nova. Bancos concha, guincho 12500 etc. Mas tenho certeza que isso é só o começo... Vai quebrar diferencial, a relação não sei se vai ficar boa, vou ter boas e más surpresas. É oque se paga pelas adaptações, mas se jipeiro fosse normal não seria jipeiro...
Meu primeiro tópico aqui foi "socorro, comprei um Engesa!" Assim que ficar pronto mandarei fotos e comentários lá.
[]'s ansiosos e enchendo o saco do mecânico.
Valeu Cadu,
O Engesão vai ficar dez.....vou acompanhar no outro tópico.
[]'s
Cadú,
E qual é o câmbioque cê tá usando? E a relação do diferencial?´
Tô querendo ver fotos da caranga. :D
[]´s
caducouto
10/04/2005, 08:17
Por enquanto, o câmbio original (de D20 ou D40 né?) e a relação traseira é 44 por 9 DANA... vou rodar um pouco e ver se ficou boa ou ruim... Dizem que este câmbio é quase inquebrável, então não quis trocar. Vou ver no que dá e digo prá vc se ficou bom.
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