Ver Versão Completa : Dúvida Toyota SW4 1999
Boa tarde a toda a comunidade,
gostaria do auxílio dos(as) amigos(as) para uma dúvida sobre o SW4 1999 que adquiri a menos de um mês, se alguém puder ajudar eu agradeço muito.
É o primeira Toyota SW4 que adquiri, mas já tive outros off-roads de outras marcas (Land Rover Defender 110 anos 98 e uma 2002) e elas tinham aquela estabilidade típica destes carros, ou seja, todo cuidado é pouco e nada de velocidades.
Mas este Toyota apesar de ser muito confortável, eu estou achando muito mais duro e bem mais difícil de dirigir em chão esburacado ou asfalto com "costelas" do que os outros que tive. Ele fica meio bobo e as vezes assusta, mesmo em baixa velocidade.
Já levei em especializadas de Suspensão, Direção, Alinhamento e Mecânica e todos acham que o carro está 100% perfeito sem problemas. Tudo normal.
Se alguém que possua este tipo de auto puder me dar alguma dica ou passar seu conhecimento do assunto, eu ficarei mais tranquilo para colocar minha família dentro e sair para passear.
Agradeço a todos
Murilo
Serengetiman
05/10/2009, 23:06
Bem eu tive a sensação exatamente oposta a sua quando dirigi uma defender 110 ano 2008 já com o novo motor. A defender nas ciurvas e em estrada de terra dá uma sensação de que vai capotar tremenda, me senti muito inseguro ao tocá-la de forma mais agressiva digamos assim nas estradas de terra. Já a minha SW4 me dá muita segurança nessas condições, talvez pelo fato de estar acostumado a ela e desacostumado com a defender. Agora fiquei surpreso com o fabuloso controle de tração das novas defenders.
Chalbuque
06/10/2009, 11:37
Ela escapa de trazeira mesmo, acho que é porque a suspensão é muito macia na traseira.
Me lembrou uma caravan (chevrolet) ano 1980, 4 cil, que meu pai tinha e que eu aprendia dirigir!!!!
Entrava nas curvas em estrada de areia sempre de lado, fazendo um drifting!!!
Era guri, adorava aquilo.
Vc vai se acostumar, a viatura é bárbara, um tanque.
abraço
Olá pessoal,
o carro realmente é um tanque de forte, mas esta "instabilidade" é que preocupa um pouco. Dá impressão de que vai sair de lado as vezes.
Agradeço aos amigos as contribuições.
Murilo
Fernando Figueiredo
06/10/2009, 17:26
Será que vc não sente falta da tração integral da Land?
Qual a sua experiência em veículos com tração traseira? Muitos sentem muita diferença quando começam guiar veículos grandes, com suspensão voltada para mais carga e com tração traseira.
Vcoê deve sempre levar em consideração a altura e peso do carro na tocada. Não vai fazer curva como um carro normal, balança mais, freia menos, mas é devagar e sempre. Já tive um 93 e uma 01 e são fantásticas.
Faça o seguinte: Dá uma volta numa S10 e numa Ranger, depois anda na sua SW. Aí conta pra gente...
Sorte e parabéns pela aquisição.
Fernando Figueiredo
decarlifilho
06/10/2009, 20:48
Será que vc não sente falta da tração integral da Land?
Qual a sua experiência em veículos com tração traseira? Muitos sentem muita diferença quando começam guiar veículos grandes, com suspensão voltada para mais carga e com tração traseira.
Vcoê deve sempre levar em consideração a altura e peso do carro na tocada. Não vai fazer curva como um carro normal, balança mais, freia menos, mas é devagar e sempre. Já tive um 93 e uma 01 e são fantásticas.
Faça o seguinte: Dá uma volta numa S10 e numa Ranger, depois anda na sua SW. Aí conta pra gente...
Sorte e parabéns pela aquisição.
Fernando Figueiredo
Na minha eu coloquei os amortecedores da ProComp...É outro carro.
Veja se nenhuma borracha está resecada, veja as bieletas na barra de torção...
Dé Carli
Na minha eu coloquei os amortecedores da ProComp...É outro carro.
Veja se nenhuma borracha está resecada, veja as bieletas na barra de torção...
Dé Carli
MCTM, estou com a opinião do Dé Carli. Possuo uma viatura idêntica à tua e uns 3 meses atrás, voltando de uma viajem que fiz, senti a traseira dela meio "boba", balançando muito, chegando até às vezes entrar em ressonância (não parava de balançar) até eu diminuir a velocidade. Fiquei encucado e levei na minha mecânica para eles verificarem. As buchas das bieletas da barra estabilizadora, as buchas das barras inferiores e as buchas da barra superiores estavam TODAS estouradas. Só as da barra transversal estavam boas. Mandei trocar tudo. AS buchas das barras inferiores e superiores não vendem separadas, tem que mandar embuchar em torneiro ou comprar as barras completas ($$$). Mandei embuchar.
Conclusão: A viatura ficou outra, toda firme, justa, sem trepidar, parace que é zero KM!!
Pede para darem uma olhada para vc. Segue em anexo esquema da suspensão traseira para vc se orientar.
Obs: As buchas da barra estabilizadora dianteira tb estavam estouradas e troquei tb!
decarlifilho
07/10/2009, 20:45
MCTM, estou com a opinião do Dé Carli. Possuo uma viatura idêntica à tua e uns 3 meses atrás, voltando de uma viajem que fiz, senti a traseira dela meio "boba", balançando muito, chegando até às vezes entrar em ressonância (não parava de balançar) até eu diminuir a velocidade. Fiquei encucado e levei na minha mecânica para eles verificarem. As buchas das bieletas da barra estabilizadora, as buchas das barras inferiores e as buchas da barra superiores estavam TODAS estouradas. Só as da barra transversal estavam boas. Mandei trocar tudo. AS buchas das barras inferiores e superiores não vendem separadas, tem que mandar embuchar em torneiro ou comprar as barras completas ($$$). Mandei embuchar.
Conclusão: A viatura ficou outra, toda firme, justa, sem trepidar, parace que é zero KM!!
Pede para darem uma olhada para vc. Segue em anexo esquema da suspensão traseira para vc se orientar.
Obs: As buchas da barra estabilizadora dianteira tb estavam estouradas e troquei tb!
Leo, onde vc conseguiu essas peças explodidas??
De Carli
Aquele banco traseiro complementar que aparece está em toda SW4 ou é acessorio?
Leo, onde vc conseguiu essas peças explodidas??
De Carli
Dé Carli,
Eu consegui o manual de serviço da Toyota das SW4 (4runner) de 96 a 2002 completo (tem umas 1000 páginas).
Aquele banco traseiro complementar que aparece está em toda SW4 ou é acessorio?
Este banco traseiro para 2 pessoas vinham nas SW4 até o ano 2000 de fábrica. A partir de 2000 por alguma restrição legal, os bancos foram retirados, porém as viaturas continuaram a vir com os encaixes e lugar para os cintos de segurança 3 pontos.
Com o lançamento da nova SW4 em 2003, os bancos foram extintos, passando a vir somente na Prado. Com o novo lançamento das SW4 agora no ano 2009, elas voltaram a vir com o 3o. banco novamente, como acessório.
Leo, onde vc conseguiu essas peças explodidas??
De Carli
Aqui tem:
http://www.toyodiy.com (http://www.toyodiy.com/)
E o melhor é que vai pelo seu VIN number e tem estimativa de preços lá nos USA.
Abs,
decarlifilho
08/10/2009, 19:48
Aqui tem:
http://www.toyodiy.com (http://www.toyodiy.com/)
E o melhor é que vai pelo seu VIN number e tem estimativa de preços lá nos USA.
Abs,
Obrigado...
Dé Carli
Oi Fernando,
em matéria de carro com tração eu só dirigi as Land e uma Ranger, realmente pode haver uma diferença. Mas mesmo com assim não deveria ser algo tão gritante esta falta de estabilidade mesmo em baixa velocidade, baixa mesmo! Mas vou segurar mais ainda.
Oi LeoZon,
eu já havia pedido ao pessoal da mecânica aonde levo analizarem, mas vou levar estas suas sugestões para analisarem mais específicamente. Quem sabe.
Oi Jaime,
quando eu comprei a minha andei pesquisando bastante e todas que ví estavam sem o banco, a minha estava com. A quem eu perguntei a resposta foi que vinha originalmente com o banco, mas por ocupar espaço eram imediatamente retirados. Fiquei na dúvida também.
Aos amigos, agradeço as sugestões e dicas,
Saudações a todos,
Murilo
Dé Carli,
Eu consegui o manual de serviço da Toyota das SW4 (4runner) de 96 a 2002 completo (tem umas 1000 páginas).
De Carli, você sabe aonde consigo o manual do passageiro e o de manutenção (serviço) da SW4 - 99 ? A minha veio seca, sem nada. E naquela de carro "novo" cheguei até a ir na concessionária (a mando do call-center da Toyota) para solicitar uma cópia. Mas a vontade ficou amassada nos R$190,00 do custo de uma cópia.
Agradeço
Murilo
De Carli, você sabe aonde consigo o manual do passageiro e o de manutenção (serviço) da SW4 - 99 ? A minha veio seca, sem nada. E naquela de carro "novo" cheguei até a ir na concessionária (a mando do call-center da Toyota) para solicitar uma cópia. Mas a vontade ficou amassada nos R$190,00 do custo de uma cópia.
Agradeço
Murilo
Murilo, como escrevi anteriormente, possuo o manual de serviço da Toyota SW4 (4runner) de 96 a 2002. Porém o arquivo tem 48Mb, não dá para mandar por e-mail (limite de 10Mb). Como poderia disponibilizar isso para o Forum?
Murilo, como escrevi anteriormente, possuo o manual de serviço da Toyota SW4 (4runner) de 96 a 2002. Porém o arquivo tem 48Mb, não dá para mandar por e-mail (limite de 10Mb). Como poderia disponibilizar isso para o Forum?
Ôpa !
Também tenho interesse.
Poderia disponibilizar para download em algum Rapidshare da vida ?
Valeu !
decarlifilho
09/10/2009, 20:29
De Carli, você sabe aonde consigo o manual do passageiro e o de manutenção (serviço) da SW4 - 99 ? A minha veio seca, sem nada. E naquela de carro "novo" cheguei até a ir na concessionária (a mando do call-center da Toyota) para solicitar uma cópia. Mas a vontade ficou amassada nos R$190,00 do custo de uma cópia.
Agradeço
Murilo
Esse eu não tenho duplicado, só o original...
Dé Carli
Murilo
tinha esta mesma impressão, lembrava as veraneios antigas . Nas costelas de vacas , desgarrava quando menos se esperava….. Nos lençõis maranhenses (tracionado e reduzido ) o guia achava graça .. seu carro anda como caranguejo
depois de um bom tempo, mesmo com aparência boa trocamos as borrachas da bieleta . O carro melhorou muito. Ainda deixa algo a desejar – sinal de mais alguma borrracha sendo necessária.
Em tempo sw4 97.
regis
jonas chanan
25/10/2009, 14:47
comprei a minha faz pouco e descobri que ela andava quenem caranguejo em uma descida de serra em estrada de chão , quando consegui parar a bicha cheguei a ter fraqueza nas pernas :shock::shock::shock::shock::shock:.
chequei amortecedores , tavam bons , olhei as buchas e nada nehuma rsgada ou coisa do tipo.
então parti pro mais barato as malditas borrachas da barra estabilizadora. aquelas que ficam no eixo , o cara olhando parece que tá boa mas não esta. ESTA BORRACHA TEM QUE AGARRAR FIRME A BARRA ESTABILIZADORA !!!!
a BARRA NÃO PODE GIRAR DENTRO DA BORRACHA.
como na autorizada os cara acham que todo dono de SW4 é milhonario tive que adaptar, coloquei a borracha da barra establ da palio wekend ( acho que é assim que se escreve) .é uma borracha com bastante parede e agarra bem na barra estabilizadora da sw4.
Já tinha feito isso anteriormente em uma hilus CS 2.8 4x4 na diantera e funcionou andei até vender sem precisar de outra troca +- 5 anos abaixo de pau.
Espero ter ajudado!!
CLEITON LUCAS
21/01/2010, 17:04
ola, sou novo por aqui e preciso tirar umas duvidas, vou comprar uma sw4 3.0 TD porem tenho condiçoes d comprar do ano 97 a 99, to pesquisando p/ pegar uma boa, porem em alguns anuncios dizem que é motor 3.0 v6 12v TD, e outros dizem 4x4 com reduzida e bloqueio.
gostaria de saber se existe mesmo com o motor v6 3.0 TD ?
e se todas tem reduzida com bloqueio, ou apenas tração simples ??
e se puderem me passar umas dicas p/ saber se o motor cambio e diferencial estao em boas condiçoes, abçs a todos...
Chalbuque
22/01/2010, 12:52
ola, sou novo por aqui e preciso tirar umas duvidas, vou comprar uma sw4 3.0 TD porem tenho condiçoes d comprar do ano 97 a 99, to pesquisando p/ pegar uma boa, porem em alguns anuncios dizem que é motor 3.0 v6 12v TD, e outros dizem 4x4 com reduzida e bloqueio.
gostaria de saber se existe mesmo com o motor v6 3.0 TD ?
e se todas tem reduzida com bloqueio, ou apenas tração simples ??
e se puderem me passar umas dicas p/ saber se o motor cambio e diferencial estao em boas condiçoes, abçs a todos...
Olá amigo,
Sw4 Turbo diesel V6 não existe!
V6 só à gasolina!
4x4, reduzida todas são!
Bloqueio, até onde eu sei nõa possuem.
De 97 a novembro de 99, as SW4 sairam com o problema de aquecimento que causa a trinca do cabeçote.
Tem vários relatos sobre o problema no forum, é só vc fazer uma busca!!
A Sw4 é uma esse lente máquina, vale a pena investir.
Só tem que pegar uma com procedência e com manutenção em dia, senão vai te dar dor de cabeça.
Abraço e Boa sorte.
O problema de radiador subdimensionado (7 litros) e consequente trinca de cabeçote ocorreu só até novembro de 1998, à partir dessa data, as SW4 com ano de fabricação 98 / modelo 99, já vieram com o radiador de 10 litros !!!
Portanto, TODAS as SW4 modelo 99, destinadas ao mercado brasileiro, já saíram de fábrica com o radiador de 10 litros, portanto livres do problema citado.
Entretanto, isso não significa que não haja SW4 de 99 até 2002 que não tenham o cabeçote trincado, mas aí foi por desleixo de seus proprietários. Um abraço, Delfim.
Chalbuque
23/01/2010, 14:29
O problema de radiador subdimensionado (7 litros) e consequente trinca de cabeçote ocorreu só até novembro de 1998, à partir dessa data, as SW4 com ano de fabricação 98 / modelo 99, já vieram com o radiador de 10 litros !!!
Portanto, TODAS as SW4 modelo 99, destinadas ao mercado brasileiro, já saíram de fábrica com o radiador de 10 litros, portanto livres do problema citado.
Entretanto, isso não significa que não haja SW4 de 99 até 2002 que não tenham o cabeçote trincado, mas aí foi por desleixo de seus proprietários. Um abraço, Delfim.
Melhor que seja Novembro de 98, ganhamos um ano.
A infromação que eu tinha foi obtida em uma oficina especializada Toyota na minha cidade.
Mas não é oficial, não foi na concessionária Toyota que me informaram.
Abraço a todos.
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