Ver Versão Completa : Troca Líquido Arrefecimento RAnger 2006
marcomencia
05/10/2009, 15:45
Salve Galera!!
Alguém pode me explicar como se faz a troca do liq Arrefeciemnto do motor da ranger 2006?
Estou querendo fazer em casa q queria saber como se faz e se isso é possivel e qto de aditivo deve ser colocado e qual marca.
No manual fala q o aditivo deve ser motorcraft e tals. Tem q ser esse mesmo ou pode ser um outro? E qual seria?
abç a todos
Marco
marcomencia
06/10/2009, 09:13
Tenho duas informações a respeito da troca.
Uma é retirar a braçadeira da parte inferior do radiador e deixar a água vazar. Encher e deixar vazar de novo. Até q fique limpa.....
E outra q é ir ao reservatorio de expansão e retirar a mangueira da parte mais baixa e por alí injetar água e deixar q circule pelo motor.
Fazer isso depois do motor estar em temperatura q a valvula termostatica esteja aberta pra q circule pelo radiador tbém.
E aí experts......Q me dizem??
abç a todos
Edintruder
06/10/2009, 11:08
Tem um parafuso na lateral do bloco que é o dreno do motor. Então precisa remover a mangueira inferior do radiador e esse tal parafuso. Porém nunca identifiquei qual é esse bendito parafuso e nem qual dos lados do bloco ele fica.
TylerNTL
06/10/2009, 13:53
Segue minha receita:
"Injetando" água limpa pela parte de cima do radiador (na conexão da mangueira que retorna para o reservatório de expansão) e
"drenar" pelo reservatório de expansão.
1-Circular com o motor desligado até sair cristalina
2-Circular com o motor ligado (volta a sair água suja) até sair cristalina
3-Reconectar as mangueiras dar uma volta até aquecer.
4-Alternar os passos 2 e 3 até sair água cristalina (cuidado quando for conectar novametne as mangueiras com o motor quente, abra primeiro o reservatório para alivar a pressão).
5-Bata com três ovos, tomate, orégano, presunto e queijo.
6-Ao final você terá uma Ranger com a água limpa e uma omelete.
Thiago Assis
06/10/2009, 15:34
Amigo o ideal seria primeiramente vc realizar uma limpeza no sistema de arrefecimento com algum produto de limpa adequado. E depois trocar o liquido arrefecedor.
Segue minha receita:
"Injetando" água limpa pela parte de cima do radiador (na conexão da mangueira que retorna para o reservatório de expansão) e
4-Alternar os passos 2 e 3 até sair água cristalina (cuidado quando for conectar novametne as mangueiras com o motor quente, abra primeiro o reservatório para alivar a pressão).
E os selos do motor detonados com cloro e falta de aditivo....Além do nível de colesterol mais elevado....:mrgreen::mrgreen:
Abraços.
TylerNTL
06/10/2009, 18:33
Segue minha receita:
Completando a receita com ingredientes:
1-500ml de um flush qualquer da STP
2-500ml de aditivo para radiador WMW
3-Uma caixa d'água com umas dezenas de milhares de litros com a entrada desligada a 48h para evaporar o cloro.
-Limpar o sistema conforme descrito acima
-Acrescentar o flush STP
-Rodar por 1 semana
-limpar novamente o sistema
-Esperar motor esfriar completamente, retirar a água do reservatório de expansão
-acrescentar 500ml do aditivo MWM.
-Se necessário, completar o nível da água.
só não esquece de usar o mesmo aditivo que estava nela pra não dar bode....
e como, provavelmente será feito num final de semana, coloca uma cervejas no acompanhamento da omelete..hahahah
abraços
Pergunto para os mais experientes: daria para aproveitar aquela água que sai do dreno do ar condicionado residencial para utilizar no sistema de arrefecimento da viatura?
Abraços.
Edintruder
07/10/2009, 21:41
Raposo, na teoria sim, pois é água sem cloro. Realmente é uma ótima opção.
Raposo,
Eu só uso essa água em radiadores. Até agora foi só alegria, incluindo o $$$$$$.
[]'s
Raposo,
Eu só uso essa água em radiadores. Até agora foi só alegria, incluindo o $$$$$$.
[]'s
Então, aqui no trampo, o ar cond produz uns 10 litros por dia.
Abraços.
A mangueira de retorno é esta?
Se desconectar, aí é só tampar uma espécie de "T" que ela vai, que sai do reservatório e ligar a água direto no reservatório e esperar fazer a troca.
Clique para abrir.
http://img405.imageshack.us/img405/808/foto0005k.th.jpg (http://img405.imageshack.us/i/foto0005k.jpg/)
TylerNTL
08/04/2010, 07:01
Ultimamente eu tenho soltado a mangueira que conecta a carcaça da VT ao "T" que vc citou é um niple de metal +- nas mesmas dimensões desse aí.
Decidi mudar simplesmente por medo de quebrar esse daí com o tira-coloca mangueira.
RGamaJr_4x4
08/04/2010, 09:33
Eu solto várias mangueiras. Solto primeiro aquela grande na parte debaixo do radiador... a água desce toda.
Qto ao uso de água de dreno de ar condicionado, não sou químico, mas não acredito que essa água seja tão pura. Tudo bem que não vai ter cloro, mas quem garante que não tem outros resíduos e impurezas que podem reagir com alguma coisa....
Acho mais garantido comprar um galão de água mineral.
Eu uso água bi-destilada com aditivo MWM (vermelho).
Telmo, mas essa mangueira da foto aí é realmente o retorno? Ou seja, a última parte antes de começar o ciclo denovo?
Em carros, o reservatório vão dois, um de saída e retorno. É mais fácil saber qual é o retorno. Eu desconectava e apontava para o chão. Ligava o carro e deixava funcionar por 15 minutos, obviamente ligava uma mangueira de água no reservatório. Ou seja, depois de uns minutos ficava circulando água limpa e limpando tudo, haja vista que rodava água durante uns 15 minutos.
Depois eu deixava sair um pouco de água, sem completar com a mangueira, para ter espaço para o aditivo.
É isto que quero fazer. Porém preciso saber qual é a última mangueira, pois aí não tem perigo de dar falta de água em alguma parte.
Deivid/silveira
08/04/2010, 12:09
Com o tempo esse bico vai ressecando e não é bisu ficar mexendo nela, pois se quebrar é um preju de 250 pilas, ou se vc trocar essa tampa superior do radiador para de metal aí é um grande ideía, vai durar para o resto da vida.
E sobre o cloro da agua, não presisa ser do ar condicionado, é só vc encher um balde grande de água espera umas 48 horas parada que o cloro todo se evapora, essa é uma dica tambem para molhar plantas que são senciveis ao cloro, é uma dica de floricultura que dá certo.
Abraço
A mangueira de retorno é esta?
Se desconectar, aí é só tampar uma espécie de "T" que ela vai, que sai do reservatório e ligar a água direto no reservatório e esperar fazer a troca.
Clique para abrir.
http://img405.imageshack.us/img405/808/foto0005k.th.jpg (http://img405.imageshack.us/i/foto0005k.jpg/)
No "manuel" aqui tá dizendo para colocar a proporção de 50/50. Fluído e água destilada.
TylerNTL
08/04/2010, 13:35
Telmo, mas essa mangueira da foto aí é realmente o retorno? Ou seja, a última parte antes de começar o ciclo denovo?
Em carros, o reservatório vão dois, um de saída e retorno. É mais fácil saber qual é o retorno. Eu desconectava e apontava para o chão. Ligava o carro e deixava funcionar por 15 minutos, obviamente ligava uma mangueira de água no reservatório. Ou seja, depois de uns minutos ficava circulando água limpa e limpando tudo, haja vista que rodava água durante uns 15 minutos.
Depois eu deixava sair um pouco de água, sem completar com a mangueira, para ter espaço para o aditivo.
É isto que quero fazer. Porém preciso saber qual é a última mangueira, pois aí não tem perigo de dar falta de água em alguma parte.
As duas são de retorno, a "sua" vem da parte superior do radiador e a "minha" direto do bloco do motor. Basicamente a única diferença é que o niple na carcaça da VT é mais resistente.
Eu inclusive conecto uma mangueira no niple da VT e coloco ela dentro de um balde, para acompanhar o "estado" da água que sai do sistema, e injeto água nova na mangueira que ficou solta.
dudas_308w
08/04/2010, 16:08
Acredito que o que remove o cloro da agua é a luz solar.
O manual da piscina diz para tratar no fim de tarde/noite, o mesmo alerta no vidro de cloro.
Porem, acredito que a agua das cidades é tratada com mais coisa, como o fluor e sulfatos de cobre.
( cada o Anthon nosso engenheiro quimico para clarear essa parte????)
Então sou favorável a agua de poço de sitio e fazenda, ou mais ainda a agua destilada pelo ar condicionado, pois a do poço ainda pode ter silica em suspençao.
Ja sobre o omelete, sou mais tomate com gorgonzola...:concordo:
abs
E água mineral?
Ou será pior?
Opção também é achar o tal parafuso de dreno, pois aí é só colocar água no reservatório, já limpa e faz a troca.
dudas_308w
08/04/2010, 16:32
Aproveitando o topico, logo na saida do vaso de expansão tem uma valvula (chamada venturi?), com 3 vias..
1- pro vaso
2- ??
3- ??
(motor HSD)
alguem sabe qual o sentido da agua na 2a e 3a mangueiras?
dudas_308w
08/04/2010, 16:38
nao consigo colocar a imagem... parece que o Forum esta sofrendo atualizaçao hj...
Tava olhando no escuro aqui, mas vi duas mangueiras. Uma que sai lateralmente e vira duas após uma válvula. E pelo o Thelmo comentou, são retorno.
E tem uma que sai do fundo do reservatória, mais grossa.
Sendo assim, basta desconectar essa da lateral com as duas válvulas e apontar para baixo. Ligar o carro, deixar circular e ir colocando água, aí vai limpando e trocando. Só que tem que ficar de olho na água do reservatório, tem que ficar do lado dele com uma mangueira de água.
Aproveitando o topico, logo na saida do vaso de expansão tem uma valvula (chamada venturi?), com 3 vias..
1- pro vaso
2- ??
3- ??
(motor HSD)
alguem sabe qual o sentido da agua na 2a e 3a mangueiras?
Se for a que penso, uma vai para a válvula termostática e outra no radiador.
TylerNTL
08/04/2010, 21:14
Se for a que penso, uma vai para a válvula termostática e outra no radiador.
Uma "vem" da VT e outra "vem" do Radiador.
DI HERVAL
10/04/2010, 11:23
Vale lembrar que a água deve ser destilada ou compra um galão de água potável em supermercado e usa com um aditivo e fim de problemas....
Água de torneira jamais.....
Até..
dudas_308w
12/04/2010, 17:18
Uma "vem" da VT e outra "vem" do Radiador.
Essa daqui...
dudas_308w
12/04/2010, 17:20
de novo...
Pessoal,
comprei ontem o liquido de arrefecimento para colocar na minha ranger 3.0. Comprei numa autorizada MWM mas estou com alguns receios. O que vocês acham?
Primeiro é que o liquido não possui monoetilenoglicol (entao nao é antifervura e anticongelante), é somente um anticorrosivo. Segundo, que no galão está escrito que a validade é de dois anos e tem data de fabricação igual a 07/2011 (vejam na foto).
Em cima do galão tem uma etiqueta colada com data de 02/2013, mas não está escrito data de fabricação, está escrito somente 'data'.
Não é possível que uma autorizada MWM venderia produto que não atende e um produto que está vencido. O que vcs acham? Dá pra confiar?
Alguém já usou este mesmo produto?
423994423995
Verifique que na embalagem esta descrito Protetor para Sistema, e não Liquido para refrigeração, o próprio para refrigeração deve ser a base de etileno-glicol.
Será que se eu usar somente este terei problemas com temperatura? Ou será que teria que usar outro produto junto com este?
Estranho que o vendedor não me falou nada sobre estes detalhes.
O aconselhavel e talvez indispensavel é usar o produto com etileno glicol, este a mais não tem problema, mas o que evita a evaporação e o qaquecimento maior da água é o etileno glicol.
thiago.correia
06/08/2013, 02:17
Olá,
Infelizmente o custo do líquido na concessionária é muito alto, então, localizei a norma especificada pela Ford e cheguei ao fabricante Wurth, por exemplo, existem outros inclusive uma fábrica no ABC, mas infelizmente não lembro o nome.
O produto "Aditivo Hibrido para Radiador" atende as especificações (ESD-M97B49-A) da Ford.
- Link do produto: https://www.wurth.com.br/pt/frmDetalhes.aspx?cod=1577
Abraços,
Imperador!
06/08/2013, 08:58
Olá,
Infelizmente o custo do líquido na concessionária é muito alto, então, localizei a norma especificada pela Ford e cheguei ao fabricante Wurth, por exemplo, existem outros inclusive uma fábrica no ABC, mas infelizmente não lembro o nome.
O produto "Aditivo Hibrido para Radiador" atende as especificações (ESD-M97B49-A) da Ford.
- Link do produto: https://www.wurth.com.br/pt/frmDetalhes.aspx?cod=1577
Abraços,
Pessoal, pra Ranger o aditivo não tem muito segredo.
Comprem o aditivos superconcetrado da MWM (custa 30 reais um 1L) que se pode diluir em até 30L de água.
Ou seja, o aditivo para a Ranger sai por míseros 10 reais. Colocando a água destilada, você troca toda a água do sistema por 20 reais.
Olá, vou utilizar o RADIEX, ultra concentrado para motores a diesel.
Vou comprar dois garrafões 20L para fazer a limpeza e a troca do fluido, pois irei trocar o reservatório, lembrando que meu reservatório estava impossível de enxergar o liquido dentro dele... ficou meio barrento com fuligem, não sei pq, pois sempre fiz revisões nas concessionarias... por sinal péssimos profissionais!
Estou fazendo isso por ter 2 selos rompidos, na semana do natal.
Vcs me aconselhariam fazer a limpeza do sistema com algum produto? Ou somente com água mineral mesmo ?
OtavioRamos
12/01/2015, 17:12
Olá, vou utilizar o RADIEX, ultra concentrado para motores a diesel.
Vou comprar dois garrafões 20L para fazer a limpeza e a troca do fluido, pois irei trocar o reservatório, lembrando que meu reservatório estava impossível de enxergar o liquido dentro dele... ficou meio barrento com fuligem, não sei pq, pois sempre fiz revisões nas concessionarias... por sinal péssimos profissionais!
Estou fazendo isso por ter 2 selos rompidos, na semana do natal.
Vcs me aconselhariam fazer a limpeza do sistema com algum produto? Ou somente com água mineral mesmo ?
Mjsbs,
Este fim de ano fiz uma limpeza e troca do líquido de arrefecimento, além da troca da valvula termostática (toda a experiencia esta aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/85894-sos-temperatura-ranger-4-0-v6.html )
Eu optei por um aditivo já diluído, pronto para uso, Radiex r1892 (http://www.radiex.com.br/arrefecimento/item/288-bio-r1892-rosa) . Paguei 12 reais por litro (são 8,1 litros na minha ranger).
Como comentei no outro post, já pude notar diferença no rodar da viatura! :euforico:
Junior84
09/06/2015, 17:50
Alguém ai pode me ajudar na troca do líquido de um motor Powerstroke 2.8? quais mangueiras desconectar? drenos?