PDA

Ver Versão Completa : Barulho x Calor dentro dos CJ



EduardoLang
01/08/2003, 17:10
Prezados amigos.

Vou relatar uma esperiência que na minha opinião deu certo e gostei muito do resultado.......

Então, a mais ou menos um ano atrás, o motor de meu CJ estava indo pro saco, foi então que resolvi trocar pelo motor do Maverick 3.100 pois não dispunha de muitas latinhas...... Antes de colocar o motor no lugar, coloquei uma forração em toda a parede corta fogo. esta forração é facilmente encontrada em lojas que vendem material para tapeceiros.`São aquelas placas de feutro bem grosso recoberto com um papel alumínio também bem grosso. Coloquei também na parte inferior da cabine, na região que passa o cano do escapamento e na parte do câmbio e reduzida.
Dentro da cabine, eu forrei com aquelas placas de betume. Ficou show!!!! Hoje não entra nenhum calor e o único ruído que escuto é o do escapamento!!!!

Estas placas de betume, também são facilmente encontradas nestas lojas de material para tapeceiro e elas são muito eficientes quando a sua intensão é de minimizar ruídos e infiltrações, pois ela fica bem moldada ao assoalho/lata do carro devido ao fato de ser aplicada à base do maçarico.

É só uma dica ,......


um forte abraço a todos.....


Um excelente final de semana!!!!!!!

Marcelo
01/08/2003, 23:07
Eduardo,

Já tinha ouvido isso antes, dizendo que tinha colocado uma manta asfáltica com alumínio, para refletir o calor. :idea: O problema é que essa manta só é vendida o rolo com 10m, e não preciso de tudo isso. :cry:

Agora vão minhas dúvidas: :roll: :roll:
- Como é o nome dessa placa de feltro com alumínio? :?:
- Você colou-as do lado de dentro da cabine ou por baixo? Com o que você colou? :?: :?:
- O betume você colocou por cima do feltro? :?:
- Quem pode fazer o serviço de maçarico? :?:
- E por último, e não menos importante pergunta: quantas latinhas saiu a brincadeira? :?: :!: :?:

[s] barulhentos e calorosos,

EduardoLang
04/08/2003, 09:21
Prezado Marcelo.

Então, realmente esta manta asfáltica somente é vendida em rolos, porém aqui perto de casa, tem uma loja que vende produtos em geral para tapeceiros que venda esta manta por metro linear.~Não me recordo muito quanto eu paguei pelo material todo, tanto a manta, quanto o feltro.
Uma coisa eu te asseguro, não custou nada caro e sim muito barato ! ! ! ! ! Eu acho que deve ter custado uns R$ 60,00 tudo. Comparando-se o valor investido com o resultado obtido, eu achei muito barato ! ! ! !

Explicações de como aplicar:

Manta asfáltica: me utilizei de maçarico comum, desses usados com o botijão de gas de cozinha para derreter a manta e esta se moldar ao assoalho do carro. Lembre que o local a ser aplicado deve estar bem limpo ! ! ! ! ! A manta asfaltica, eu apliquei dentro da cabine, na parede corta fogo e em todo o assoalho, que vai da parede corta fogo até aquele degrau que fica logo após a caixa de ferramentas e o tamque de gasolina. Por dentro do carro eu não forrei com o feltro não, devido ao acúmulo de água!!

Na parte inferior do assoalho e na parede corta fogo (do lado do motor), eu forrei com o feltro que contém o alumínio ! ! ! ! esta aplicação foi feita de forma muito louca, ou melhor eu fiquei muito louco!!!!!!!! Brincadeira..... Eu usei cola de sapateiro, aquelas famosas colas de contato ! ! ! Não se esqueça também que a superfície deverá estar totalmente livre de qualquer tipo de sugeira ou gordura.

Começe a aplicação pela parte de dentro do carro, devido ao fato que vc terá que usar o maçarico e isso pode fazer com que o feltro pegue fogo.... É muito fácil de se aplicar...... não tem segredo nenhum....

OBS:

Cabe um detalhe na hora de aplicar a manta asfáltica. Primeiramente voce corta os pedaços no formato que vc precisa. Depois voce aquece um pouco um dos lados da manta antes de colocá-la no assoalho. Depois de aquecido, vc coloca no assoalho e FOGO EM CIMA DELA ! ! ! !Com um pedaço de madeira, vc vai acomodando e moldando até que ela se grude por completo!!!!!

Outra coisa, é que não é a manta asfáltica que tem o alumínio e sim o feltro que tem o alumínio.
De qualquer forma, vou passar para o telefone de duas lojas que conheço e que comprei o material, assim vc pode se informar. Elas ficam na região de Santo Amaro, não sei se é perto pra voce, mas eles tem bons preços....
(011) 5631-8239
(011) 5523-8266

Espero ter ajudado.......


SDS

Marcelo
04/08/2003, 09:42
Eduardo,

Obrigado pelas informações!! :lol: :lol:
Vou correr atrás disso. :wink:

[s]

EduardoLang
04/08/2003, 09:54
`Prezado Marcelo.

Se eu não estiver enganado, vc é de Sampa, não é??? De que região??? Caso haja interesse, podemos conversar. Elang@hondabr.com.br (5576-5269)


Forte abraço.


sds

Marcelo
04/08/2003, 10:33
Eduardo,

Sim, sou de Sampa na Penha. :D
E não tenho muita habilidade (ou melhor nenhuma :oops: ) com maçarico.
Se souber de alguém que faz o serviço a preço camarada :P vou ficar muito interessado. :lol: :shock: Para mim, a forração interna já seria suficiente. :lol:

[s]

ps.: qualquer coisa, me deixa uma mensagem (guereta@uol.com.br) :!:

Paulonas4
14/08/2003, 14:26
Eduardo,

Sim, sou de Sampa na Penha. :D
E não tenho muita habilidade (ou melhor nenhuma :oops: ) com maçarico.
Se souber de alguém que faz o serviço a preço camarada :P vou ficar muito interessado. :lol: :shock: Para mim, a forração interna já seria suficiente. :lol:

[s]

ps.: qualquer coisa, me deixa uma mensagem (guereta@uol.com.br) :!:


Bom, neste assunto tenho alguma experiência e posso dar uma dica.Já trabalhei c/ manta asfáltica na construção civil, no caso apliquei aquela c/ camada de alumínio , geralmente utilizada em impermeabilização de lajes s/ telhado, o alumínio serve não só para refletir o calor, como para aumentar a resistência física da manta que por estar exposta pode sofrer algum dano (sol principalmente). Já a manta s/ alumínio acredito ser a mais indicada para aplicação "in" :roll: , ou seja, como será aplicada no interior da "viatura" ela não necessita de proteção extra pois provávelmente ainda teremos tapetes de borracha ou coisa assim e mesmo que não, ela não sofre exposição prolongada ao meio externo. :)

Agora sobre a aplicação c/ maçarico : Na construção civil utilizamos um fundo betuminoso antes de aplicarmos a manta, uma espécie de NEUTROL , este fundo por si só já garante alguma impermeabilidade (neste caso devido a porosidade do piso). No caso da aplicação em Jipes e afins ao menos na parte interna não vejo a necessidade de sua aplicação, por excelência no acabamento tambem não há restrições :wink: .
Antes de mais nada como já dito , é indispensável que o local esteja limpo isento de poeiras ,gorduras, respingos de cerva,etc... :D , o maçarico a ser utilizado é o modelo comum que conectamos a um botijão de gás, dá pra usar naquele pequeno de 7Kg que facilita o manuseio.

Corte a manta no formato do local com uma pequena sobra (recomendo) que poderá ser cortada com um estilete ou faca. " Ajeite" a manta previamente cortada, com o maçarico (cuidado com acidentes :!: ) vá derretendo levemente a parte da manta que terá contato com o assoalho e vá c/ auxílio de uma ferramenta colando a manta, faça preferencialmente na seguinte ordem, de cima p/ baixo e da esquerda p/ direita. Após aplicado uma parte aqueça a parte superior da manta c/ o maçarico (sem derreter :!: ) e faça algum ajuste necessário.

Pontas : Aqueça até amolecer (derreta levemente) e c/ o auxílio de uma ferramenta geralmente colher de pedreiro de o acabamento.

OBS: Procure sempre deixar o gás em local ventilado, evite respirar a fumaça da manta, não toque na manta derretida pois dói pra K! :P .

Bom espero ter ajudado em algo , qualquer dúvida, estamos aí ... :D

walter.andreis
14/08/2003, 15:52
Valew Paulo..
Veio em boa hora... :D :D
Daki uns dias vou fazer no meu CJ!!!
[]´s

Paulonas4
14/08/2003, 16:52
OK !

É uma honra poder ajudar, alías, eu tambem não havia pensado nesta idéia da manta asfáltica, li em uma mensagem do Marcelo e quem já aplicou confirma a eficácia :!: :D O que também é bom nisso tudo são as "latinha$$" economizadas... :D

Até mais

Pavani
15/08/2003, 12:01
Fala galera.... Aguém teria fotos dessa manta já colocada em um carro?!? To pensando em revistir a caçamba da caminonete com ela.... O que vcs acha?!? Ela é resistente?!? Não estraga fácil?!? To querendo fazer isso pois não existe protetor de caçamba para este modelo, e os meios de revestimento são MUITO caros, tem um tipo de revestimento com PU, e coisas do tipo.... Essa seria a melhor sem dúvida,.....
Valeu....
Abraço....
Pavani

Cícero Franco
15/08/2003, 14:05
Eu estava pensando em forrar o interior da Potranca com feltro, mas já mudei de idéia e vou partir para a manta asfáltica. Só tenho que achar alguém aqui em Floripa que faça o serviço. Alguém conhece quem faça por aqui? Depois quero colocar borracha em tudo. Na dianteira já tenho o tapete original. Na traseira vou colocar um tapete inteiriço.

[]s

Paulonas4
15/08/2003, 17:55
Fala galera.... Aguém teria fotos dessa manta já colocada em um carro?!? To pensando em revistir a caçamba da caminonete com ela.... O que vcs acha?!? Ela é resistente?!? Não estraga fácil?!? To querendo fazer isso pois não existe protetor de caçamba para este modelo, e os meios de revestimento são MUITO caros, tem um tipo de revestimento com PU, e coisas do tipo....

Pavani (e demais interessados) :

Vamos lá, eu tambem gostaria de ver fotos da manta aplicada em Jipes...,quanto a vc revestir a caçamba da camionete posso dizer o seguinte :

- A manta é uma opção mais viável em termos de custos;

- A resistência do material segue a seguinte "teoria" : este material foi desenvolvido inicialmente para uso na construção civil, existem dois modelos : com camada de alumínio (1,5 mm + ou - ) recomendada p/ uso externo (s/ proteção) ; e a manta s/ camada de alumínio (mais barata) recomendada para uso interno (c/proteção) .

- Para este caso de aplicação em caçambas certifico uma coisa : não vai entrar água (e nem sair) DE JEITO NENHUM :!: :P , porém ao utilizar a manta , seja com ou sem alumínio, recomendo utilizar sobre ela um tapete de borracha ou uma cobertura qualquer, pois geralmente a gente transporta algum objeto ou equipamento e existe o risco de perfurações, riscos mais fundos, outra observação é que a manta é sensível á derivados de petróleo em especial solventes (querosene,gasolina,thinner,etc.) e à alguns produtos químicos (cloro,alvejantes,etc) a borracha utilizada em tapetes (3mm esp. +ou-)já possui uma resistência maior a estes produtos, enfim detalhes técnicos que enchem o saco,ocupam o tempo , mas é importante saber :wink: .

Na caçamba recomendo a aplicação do PRIMER , tinta betuminosa que citei em mensagem anterior (pode ser uma camada de NEUTROL que é mais barato e fácil de achar :wink: $) deixe secar bem e aplique a manta .

** Gostaria de retificar o que sugeri em mensagem anterior : a ordem de aplicação não precisa ser exatamente "de cima pra baixo e da esquerda para a direita" pelo bom senso, aplique da forma mais confortável e SEGURA :!: que vc encontrar :wink: .

Concluindo (já tava no hora...) é um material resistente (use manta de 4mm :wink: ) é extremamente durável, o custo x benefício é excelente :D $$$ e a princípio qualquer um pode aplicar, sempre atento a queimaduras (queima mesmo :!: ) tente aplicar um pequeno pedaço , se não estiver seguro ,chame alguem c/ conhecimento deste tipo de serviço (aplicação á fogo) porque pode ajudar a não desperdiçar material e o resultado final .... É SHOW :!: :D

Mais uma vez foi um prazer ajudar, estamos a disposição, confesso que está troca de informações está me fascinando :P

Até mais

Pavani
17/08/2003, 22:01
Paulo,
Normal essa fascinação toda.... Muito obrigado... Mas resumidamente....hehehehe
O que vc aconselharia realmente pra colocar na caçamba?!?
Valeu amigo...
Abraço....
Pavani

Paulonas4
18/08/2003, 12:50
OK ! Pavani , resumidamente.... :wink:

Aconselho usar a manta asfáltica s/ alumínio (aplique o NEUTROL ou o PRIMER antes) e sobre a manta um tapete de borracha comum , vai durar pacas :P :!: .
Importante observar : Esta é uma idéia de aplicação que eu ainda não vi em nehum veículo, conheço o material , é resistente e durável... porem depois de aplicada, pra tirar... é um pé no saco :x .

Valeu

Pavani
19/08/2003, 11:37
Valeu Paulo.....
Essa é a idéia..... :D
Brigadão.... Se rolar de fazer isso te mando as fotos....
Valeu...
Abraço....
Pavani

LuizCabral
20/08/2003, 15:46
Gostei da idéia. Voces sabem dizer se essa manta asfaltica pode ser colocada em jipes de fibra?
O calor do maçarico nao danifica a fibra?
Gostaria de saber se colocando apenas na parede do motor se a diferença ja é notavel, uma vez que nao queria descarroçar o carro para fazer isso.

walter.andreis
20/08/2003, 15:55
Gostei da idéia. Voces sabem dizer se essa manta asfaltica pode ser colocada em jipes de fibra?
O calor do maçarico nao danifica a fibra?
Gostaria de saber se colocando apenas na parede do motor se a diferença ja é notavel, uma vez que nao queria descarroçar o carro para fazer isso.

Luiz,
Você está tendo problemas de aquecimento do cockpit no seu CJ ???
As carrocerias de fibra tem uma tendência natural de "isolamento" térmico... :)
Existe a possibilidade de aplicar a manta na fibra, é claro que o cuidado tem que ser redobrado na hora da aplicação... mas o problema maior será se um dia você resolver retirar a manta da fibra :shock: .... Aaaaííííí, eu não sei te responder como... :roll:

[]´s

Cícero Franco
20/08/2003, 16:03
O que me foi sugerido fazer é preparar um tapete dianteiro com feltro colado nele. Qdo tiver que passar por lama, se retira o tapete para não molhar o feltro.

[]s

walter.andreis
21/08/2003, 03:01
Pessoal,
Aqui vão 2 fotos de mantas asfálticas... pra quem não sabe oque é...
[]´s

LuizCabral
21/08/2003, 20:44
:arrow: Mas essa questão de retirar a manta,
Ela dura qnt tempo? Porque se ela durar muito tempo não vai ter motivo para retirá-la certo?
Voces sabem o valor que eu gastaria para colocar somente na parede do motor?

Marcelo
21/08/2003, 21:00
Luiz,

Até o que sei, :roll: essa manta não tem "validade". Se for bem aplicada e conservada não há motivos de mexer nela novamente. :wink:

[]s

walter.andreis
21/08/2003, 21:10
:arrow: Mas essa questão de retirar a manta,
Ela dura qnt tempo? Porque se ela durar muito tempo não vai ter motivo para retirá-la certo?
Voces sabem o valor que eu gastaria para colocar somente na parede do motor?

Luiz,
Não tem motivo específico para tira-la não...
Só se por gosto pessoal mesmo você resolver tira-la, ou sei lá...
Ou então se precisar fazer um reparo na fibra, etc...
[]'s

Paulonas4
14/09/2003, 19:03
:arrow: Mas essa questão de retirar a manta,
Ela dura qnt tempo? Porque se ela durar muito tempo não vai ter motivo para retirá-la certo?
Voces sabem o valor que eu gastaria para colocar somente na parede do motor?

Boas ! Faz um tempo que abandonei o assunto , estou retomando para saber se alguem já aplicou ? existem fotos ? ...

Bom Luiz... no seu caso que deseja aplicar sobre a fibra acho que o calor do maçarico pode sim danificar a fibra, porem sei que existem outros materiais termoisolantes que podem ser aplicados com cola e estes tambem tem uma boa duração.
Sobre a duração ... confirmo o que foi dito, que inclusive eu não conheço uma "validade" , desde que bem aplicada "she's live forever" :!: :wink:
Motivos para retirar é conforme disse o Walter, por gosto pessoal ou coisa do tipo... , quanto ao valor para aplicar na parede do motor creio que vai ficar em torno de umas 50 latinha$...

Valeu

Paulonas4
14/09/2003, 19:10
Só para concluir , segue abaixo o site de um dos fabricantes de manta asfaltica que eu recomendo pois já usei e até hoje não tive problemas. Lá todos podem encontar informação de sobra sobre o material e sobre aplicação , muito bom :!: :D

www.ciplak.com.br/mantaas.htm

Fui

scislewski
19/09/2003, 16:56
Pessoal no meu caso eu fiz o seguinte, recortei o formato da parede em
papelao, recortei a manta asfaltica com aluminio, e cortei um feltro bem grosso.... :shock: sendo que a manta é um pouco maior... colei a manta no
feltro e colei o feltro na parede com cola de sapateiro.... ficou increvelmente silencioso..... só escuto o barulho da surdina.. quero colocar da mesma forma no capô , para evitar mais ainda o barulho.... :P