Ver Versão Completa : Quais radiadores (água, AC) e intercooler usar em motor mwm sprint 2.8?
Cara,
Tampa de radiador não é só uma tampa e sim uma valvula (ou melhor, valvulas).
Se o cara tirou a pressão dela é porque não entende nada de arrefecimento.
Compre uma tampa com pressão indicada para o motor sprint e coloque URGENTEMENTE no radiador!
Abs
Claro, só fez isso pq a reforma que fez no radiador não aguenta nem as 7lbs indicadas para o bf, quando submetido à pressão parece uma peneira, vaza por tudo que é lado.
Abç!
Caro Adenáor!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/66280-tampa-do-radiador-valvula-termostatica-e-junta-do-cabecote.html
Boa leitura.
Valeu Kim,
Abç!
Caro Adenáor!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/66280-tampa-do-radiador-valvula-termostatica-e-junta-do-cabecote.html
Boa leitura.
Caro Kim,
ajude-me, sendo a tampa do radiador um regulador de pressão, quais a implicações de seu funcionamento incorreto (não estar retendo a pressão a medida em que o fluído aumenta de temperatura nem alivia o vácuo a medida em que sua temperatura diminui, isto é, como se o radiador estivesse sem tampa) no sistema de arrefecimento e consequentemente no motor?
Abç!
franzlana
11/11/2011, 11:44
Amigos, há quinze dias retirei a hélice original do motor MWM4cc e instalei um eletroventilador da linha GM junto ao radiador de água. Coube direitinho.
O eletroventilador tem duas velocidades. Ao ligar o AC funciona a primeira, e a segunda, mais veloz, entra sob o comando da temperatura do motor.
O AC funciona bem, mesmo sendo o sistema original da Camper, e o motor esfria bem rapidinho quando a segunda velocidade é acionada.
Para assegurar um melhor funcionamento e vida útil do eletroventilador, coloquei uma chave seletora no painel da Camper para desligá-lo a qualquer momento, por exemplo, antes de entrar num "aguacero", evitando quebrar uma pá da hélice ou mesmo entrar em curto.
[]ss
Caro GUilherme.
A ligação do seu eletroventilador está invertida. A 1ª velocidade entra comandada pela temperatura do motor. A 2ª, maior, é comandada pelo ligar do ar condicionado. Em alguns veículos o cebolão também comanda a 2ª velocidade quando a temperatura passa de determinado valor.
guilhermeabreu
12/11/2011, 14:29
AMIGOS EXPERIENCIA MINHA
Motor MWM 2.8 turbo/intercooler nos ENGESAS ??? Só resolve o PROBLEMA DE SUPERAQUECER com o RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 COM AR ( R$350,00 novo na caixa VISCONDE ) , e para colocar este RADIADOR tem que trocar a DIREÇÃO HIDRÁULICA para a da S-10 e MUDAR A POSIÇÃO DA MESMA para ficar a frente da TRAVESSA TUBULAR que tem lá na frente como eu e o KIM fizemos .
O resto , vcs vão ficar gastando dinheiro por muito tempo pra chegarem a esta conclusão que cheguei , GASTEI MUITO $$$$$$$$$$$$ ATÉ CHEGAR NO QUE ESTOU AGORA , e resolví em definitivo o tal do SUPERAQUECIMENTO DO MWM 2.8 NO ENGESA .
franzlana
11/03/2013, 22:01
Pessoal. Esse problema de radiador do Engesa com motor MWM 2.8 agora me pegou. Meu radiador original abriu a solda por diversas vezes. Fiz um radiador novo e rodei por tres meses e o mesmo abriu a solda da tampa. Daí a água vazou e ferrou o motor. Aneis colados, camisas arranhadas e turbina ferrada. Resumindo: Oçamento de R$8500,00 para arrumar. Vou fazer novos orçamentos mas eu já estava insatisfeito com o desempenho deste motor depois que coloquei os pneus 35". Vou verificar a viabilidade ($$)de colocar um MWM 6 cil. Até pensei em um 6 cil. a gasolina/Gas Natural, pois com o KIT Geração 5 mult injeção com centralina independênte para o gás é uma beleza. O problema é onde montar o bendito do cilindro de gas. O fato é que gastar para ter o mesmo motor que eu já tinha não dá. Até penso em dessistir do Engesa e partir para novo brinquedo. A muito venho pensando nisto e o principal desmotivador é este motor que não dá o que é preciso e ainda fica aquecendo. Até estou pensando se esta coisa de abrir solda do radiador já não era a junta do cabeçote passando pressão para o radiador a mais tempo. O fato é que não estou satisfeito com este motor a muito tempo e não sei o que vou fazer. Vender o Engesa, trocar por um motor maior a diesel ou passar para um motor maior a gasolina e instalar o Kit Gás. O gas está a R$1,60 e o diesel a R$2.20. Daí que o gás hoje é mais negocio que o diesel. Tenho uma ranger 2.3 a com Kit Gas geração 5 e ela anda tanto no gás como na gasolina com o mesmo desempenho. O difícil é onde colocar um cilindro de gas no Engesa.
guilhermeabreu
12/03/2013, 00:30
Pessoal. Esse problema de radiador do Engesa com motor MWM 2.8 agora me pegou. Meu radiador original abriu a solda por diversas vezes. Fiz um radiador novo e rodei por tres meses e o mesmo abriu a solda da tampa. Daí a água vazou e ferrou o motor. Aneis colados, camisas arranhadas e turbina ferrada. Resumindo: Oçamento de R$8500,00 para arrumar. Vou fazer novos orçamentos mas eu já estava insatisfeito com o desempenho deste motor depois que coloquei os pneus 35". Vou verificar a viabilidade ($$)de colocar um MWM 6 cil. Até pensei em um 6 cil. a gasolina/Gas Natural, pois com o KIT Geração 5 mult injeção com centralina independênte para o gás é uma beleza. O problema é onde montar o bendito do cilindro de gas. O fato é que gastar para ter o mesmo motor que eu já tinha não dá. Até penso em dessistir do Engesa e partir para novo brinquedo. A muito venho pensando nisto e o principal desmotivador é este motor que não dá o que é preciso e ainda fica aquecendo. Até estou pensando se esta coisa de abrir solda do radiador já não era a junta do cabeçote passando pressão para o radiador a mais tempo. O fato é que não estou satisfeito com este motor a muito tempo e não sei o que vou fazer. Vender o Engesa, trocar por um motor maior a diesel ou passar para um motor maior a gasolina e instalar o Kit Gás. O gas está a R$1,60 e o diesel a R$2.20. Daí que o gás hoje é mais negocio que o diesel. Tenho uma ranger 2.3 a com Kit Gas geração 5 e ela anda tanto no gás como na gasolina com o mesmo desempenho. O difícil é onde colocar um cilindro de gas no Engesa.
CARO AMIGO FRANZLANA
Vc simplesmente ferrou seu motor pq quis , vc JÁ SABIA QUE TERIA QUE TROCAR O RADIADOR PELO RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 , só pra vc ter uma noção eu tive que voltar a hélice originla do motor pq a que coloquei fixa ao eixo e uma hélice maior e com mais pás estava refrigenrado mais do que deveria, e vc e o ROGERIO mevivem falando que quem dita a temperatura do motor é a VÁLVULA TERMOSTÁTICA , mas SOU TEIMOSO POR NATUREZA e voltei com a hélice origianl , RESULTADO :
1 - Com a hélice fixa do caminhão 1519 ele andava com a temperatura variando entre 72ºC a 76ºC
2- Com a hélice viscosa original a temperatura passou a ser entre 81ºC a 87ºC que é a temperatura de serviço que fala no manual da MWM para este motor .
Falei isto com o ROGERIO e ele acha que a VÁLVULA TERMOSTÁTICA deve estar com defeito , eu acho que não que minha teoria esta correta , mas não sou entendido disto , meu negócio é de doença de gente e não de carro , só que eu ví na prática esta diferença de temperatura qdo mudei as hélices .
Tb já havia falado com vc que este motor é pequno para o ENGESA ainda mais o seu que é um F-III , só serve este motor para o ENGESA com a relação original e daí vc não pode andar a mais de 100km/h pq o motor ficaria urrando acima dos 3.000 rpm .
Amigo FRANZLANA , sugiro a vc entrar num MWM 6CC aí vc vai ver o que é ter um ENGESA gostoso de andar , só que para isto terá que mudar o eixo traseiro a não ser que no seu já seja o DANA 46 .
ABRAÇO , tb acho que vc não deve gastar esta grana no seu MWM 2.8 , com esta grana já pagaria pelo menos a metade do 6cc ou mais da metade , pra não falar que vc compraria um nesta faixa de preço , e aqui na minha região este MWM 6cc não é caro e não é difícil de achar não , posso até ver pra vc por aqui .
Costalonga
12/03/2013, 15:38
Bom, vou dar meu leve pitaco, podem criticar se estiver falando muita besteira.
Ao meu ver dois motores que serviriam muito bem ao Engesa seria o Maxxion S4T Plus [140cv a 2800RPM e 45kg de torque a 1600RPM], é um motor leve e que tem muita força, e trabalha em baixo giro, o que para trilha é muito bom.
Outra opção mas bem cara seria o Cummins 4cc que equipa as F350 2002, porque ainda é mecanico, esse motor tem uma força danada, é muito bruto.
Claro, se quiser o da F250 é mais parrudo, porém vai ter que mexer em muita coisa porque é eletronico.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
franzlana
12/03/2013, 20:38
Bom, vou dar meu leve pitaco, podem criticar se estiver falando muita besteira.
Ao meu ver dois motores que serviriam muito bem ao Engesa seria o Maxxion S4T Plus [140cv a 2800RPM e 45kg de torque a 1600RPM], é um motor leve e que tem muita força, e trabalha em baixo giro, o que para trilha é muito bom.
Outra opção mas bem cara seria o Cummins 4cc que equipa as F350 2002, porque ainda é mecanico, esse motor tem uma força danada, é muito bruto.
Claro, se quiser o da F250 é mais parrudo, porém vai ter que mexer em muita coisa porque é eletronico.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
André você não está errado. O que precisamos entender é que para trilha qualquer motor vai bem, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. A questão aquí é que o Engesa em deslocamentos em rotações acima dos 2500 Rpm usando o MWM2.8 tende a se superaquecer e o radiador é limitado pelo setor de direção que fica sob o radiador. O que busco é um veiculo que alem de rodar fora de estrada seja viável para o dia a dia e tambem para deslocamentos longos. Eu estou sempre me deslocando e não da pra ficar pensando em temperatura, controle de Rpm, etc. Ou a máquina roda e acompanha os melhores ou então é pra ir a encontro de carros antigos.As D20 que usam o S4T não acompanhavam o engesa com 2.8MWM e para mim ele já era fraco então colocar um S4t é andar para traz. Já pensei na mecânica da Hilux 3.0 mas em breve vai estar ultrapassada e um 6 cil MWM não deverá ser batido nos próximos anos no que diz respeito a potência e torque.
Costalonga
12/03/2013, 21:34
André você não está errado. O que precisamos entender é que para trilha qualquer motor vai bem, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. A questão aquí é que o Engesa em deslocamentos em rotações acima dos 2500 Rpm usando o MWM2.8 tende a se superaquecer e o radiador é limitado pelo setor de direção que fica sob o radiador. O que busco é um veiculo que alem de rodar fora de estrada seja viável para o dia a dia e tambem para deslocamentos longos. Eu estou sempre me deslocando e não da pra ficar pensando em temperatura, controle de Rpm, etc. Ou a máquina roda e acompanha os melhores ou então é pra ir a encontro de carros antigos.As D20 que usam o S4T não acompanhavam o engesa com 2.8MWM e para mim ele já era fraco então colocar um S4t é andar para traz. Já pensei na mecânica da Hilux 3.0 mas em breve vai estar ultrapassada e um 6 cil MWM não deverá ser batido nos próximos anos no que diz respeito a potência e torque.
Pois é, andar bem isso o 2.8 anda bem demais, e o MWM 4.2 anda muito mais.
Porém em se tratando de força o S4T Plus tem mais que o MWM, um conhecido meu tinha uma Silverado com esse motor, e quando ele bateu a Silverado trocou o motor, colocou o S4T Plus, ele diz que o S4T Plus tem mais força, com a caminhonete carregada ele sofre menos que o MWM, agora vazio na pista o MWM anda muito, mas não muito que o MWM.
Vai muito do gosto de cada um.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
wilson ghetti
13/03/2013, 10:46
Pessoal, vou dar os meus 2 cents.....já tive Camper com MWM com cambio 240V e relação da F1000(longa)..era um canhã realmente, no totem dava 140kms/h na boa....mas e freio, estabilidade, pnues(usava 33) com calço de carroceria de 4 polegadas. Atualmente possuo uma Camper com S4T plus com cambio de Toy e a mesma relação longa... e pneus 35, viajo na boa entre 110 e 120 kms/h (no gps), faço a minha trilha(num encontro de amigos, rodei entre ida e volta mais de 1.000 kms.) e depois volto na boa, e na minha modesta opinião essa velocidade de cruzeiro tá "bão" demais..pois penso muioto na segurança e andar acima disso é perigoso...mesmo os Trollers(que são mais modernos), depois de alterações na suspenção, pneus, carroceria, não tem a mesma estabilidade, freio, então pensar em velocidade acima de 120 por hora nas nossas viaturas....eu não abuso...abraços à todos
guilhermeabreu
13/03/2013, 12:39
Pessoal, vou dar os meus 2 cents.....já tive Camper com MWM com cambio 240V e relação da F1000(longa)..era um canhã realmente, no totem dava 140kms/h na boa....mas e freio, estabilidade, pnues(usava 33) com calço de carroceria de 4 polegadas. Atualmente possuo uma Camper com S4T plus com cambio de Toy e a mesma relação longa... e pneus 35, viajo na boa entre 110 e 120 kms/h (no gps), faço a minha trilha(num encontro de amigos, rodei entre ida e volta mais de 1.000 kms.) e depois volto na boa, e na minha modesta opinião essa velocidade de cruzeiro tá "bão" demais..pois penso muioto na segurança e andar acima disso é perigoso...mesmo os Trollers(que são mais modernos), depois de alterações na suspenção, pneus, carroceria, não tem a mesma estabilidade, freio, então pensar em velocidade acima de 120 por hora nas nossas viaturas....eu não abuso...abraços à todos
WILSON GHETTI
Este motor em meu NEGESA não vai a 140km/h nem a pau , NÃO TEM FORÇA PRA ISTO , ele chegou até ir numa vez qdo estva com relação original de 9:44 e foi a 140km/h com 4.200 rpm , quase levantou voo de tão alto o giro esó andei 10 segundos , senão teria que levar direto pro mecanico fazer o motor pq não aguenta este giro por muito tempo , hoje estou com cambio 240V e relação longa 13x46 e não tem força pra passar dos 120km/h , vai no máximo a 125km/h de vento a favor e 3100rpm não tem força para passar deste giro com esta relação , talvez a CAMPER vá até 140 por causa da aerodinâmica melhor , SÓ PODE SER ISTO .
TB CONCORDO PLENAMENTE QUE 120KM/H NESTES CARRO É O MÁXIMO QUE DEVEMOS ANDAR COMSEGURANÇA , e uma viagem longa andando a 100/110 km/h , ou 110/115 até 120 dependendo do lugar a viagem rende muito se não parar muito , não precisa mais do que isto com certeza .
RogérioNunes
20/03/2013, 12:57
Postado originalmente por guilhermeabreu
CARO AMIGO FRANZLANA
Vc simplesmente ferrou seu motor pq quis , vc JÁ SABIA QUE TERIA QUE TROCAR O RADIADOR PELO RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 ,
{só pra vc ter uma noção eu tive que voltar a hélice originla do motor pq a que coloquei fixa ao eixo e uma hélice maior e com mais pás estava refrigenrado mais do que deveria,}.
Não estava refrigerando mais que deveria. Como o radiador é super dimensionado e com hélice fixa, quando a temperatura da água chegava à temperatura de abertura das termostáticas 77ºC, as DUAS termostáticas abrem fazendo com que o fluxo d’água passe pela radiador baixando rapidamente a sua temperatura.
A temperatura mínima para motores a diesel é de 60ºC então o seu motor trabalhando 72 e 76ºC está perfeitamente aceitável tendo em vista o tempo de reação da válvula a variação desses supostos 4ºC uma vez que o termômetro digital usado não foi aferido é pode ter diferença de alguns graus para mais ou para menos.
e vc e o ROGERIO mevivem falando que quem dita a temperatura do motor é a VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Eu nunca disse que a termostática dita a temperatura. O sistema de arrefecimento não é composto só pela termostática e sim por um conjunto de outras peças.
A termostática é responsável por garantir a temperatura mínima de funcionamento em conjunto com o restante do sistema. Não adianta nada uma válvula para regular a temperatura se o restante do sistema não dá conta como ,por exemplo, se o radiador não dissipar o calor produzido ou uma bomba d`água não promover um fluxo satisfatório.
, mas SOU TEIMOSO POR NATUREZA e voltei com a hélice origianl , RESULTADO :
1 - Com a hélice fixa do caminhão 1519 ele andava com a temperatura variando entre 72ºC a 76ºC.
Poderia ter ficado trabalhando nessa temperatura sem problema .
2- Com a hélice viscosa original a temperatura passou a ser entre 81ºC a 87ºC que é a temperatura de serviço que fala no manual da MWM para este motor .
A temperatura indicada no manual de especificações técnicas do Sprint 4.07 TCA é de 80 a 85ºC. Essa temperatura é de referência estando o motor na configuração original, com acoplamento viscoso, sem gambiarra como a hélice fixa , com ela a temperatura de trabalho será diferente da indicado no manual como se comprovou. O manual indica ainda que a temperatura máxima desse motor é de 105ºC com água pura e de 110 com água aditivada com pressão no sistema de 1,4 BAR.
eu acho que não que minha teoria esta correta ,
mas não sou entendido disto , meu negócio é de doença de gente e não de carro , só que eu ví na prática esta diferença de temperatura qdo mudei as hélices .
A explicação para a diferença de temperatura com a hélice fixa para hélice viscosa é que a viscosa, DR. MEDCÂNICO, SÓ PASSA A FUNCIONAR ENTRE 87,5 E 90ºC.
Tb já havia falado com vc que este motor é pequno para o ENGESA ainda mais o seu que é um F-III , só serve este motor para o ENGESA com a relação original e daí vc não pode andar a mais de 100km/h pq o motor ficaria urrando acima dos 3.000 rpm .
Há controvérsias meu amigo , na minha opinião, se a questão é desempenho o problema está nas relações de marcha do 240V e na falta da overdrive e não no motor.
Mas mesmo com esse “limitador”, o seu engesa anda na boa a 120Km com o 240V, precisa mais?
guilhermeabreu
21/03/2013, 00:16
Postado originalmente por guilhermeabreu
CARO AMIGO FRANZLANA
Vc simplesmente ferrou seu motor pq quis , vc JÁ SABIA QUE TERIA QUE TROCAR O RADIADOR PELO RADIADOR DO ÔMEGA 4.1 ,
{só pra vc ter uma noção eu tive que voltar a hélice originla do motor pq a que coloquei fixa ao eixo e uma hélice maior e com mais pás estava refrigenrado mais do que deveria,}.
Não estava refrigerando mais que deveria. Como o radiador é super dimensionado e com hélice fixa, quando a temperatura da água chegava à temperatura de abertura das termostáticas 77ºC, as DUAS termostáticas abrem fazendo com que o fluxo d’água passe pela radiador baixando rapidamente a sua temperatura.
A temperatura mínima para motores a diesel é de 60ºC então o seu motor trabalhando 72 e 76ºC está perfeitamente aceitável tendo em vista o tempo de reação da válvula a variação desses supostos 4ºC uma vez que o termômetro digital usado não foi aferido é pode ter diferença de alguns graus para mais ou para menos.
e vc e o ROGERIO mevivem falando que quem dita a temperatura do motor é a VÁLVULA TERMOSTÁTICA
Eu nunca disse que a termostática dita a temperatura. O sistema de arrefecimento não é composto só pela termostática e sim por um conjunto de outras peças.
A termostática é responsável por garantir a temperatura mínima de funcionamento em conjunto com o restante do sistema. Não adianta nada uma válvula para regular a temperatura se o restante do sistema não dá conta como ,por exemplo, se o radiador não dissipar o calor produzido ou uma bomba d`água não promover um fluxo satisfatório.
, mas SOU TEIMOSO POR NATUREZA e voltei com a hélice origianl , RESULTADO :
1 - Com a hélice fixa do caminhão 1519 ele andava com a temperatura variando entre 72ºC a 76ºC.
Poderia ter ficado trabalhando nessa temperatura sem problema .
A temperatura indicada no manual de especificações técnicas do Sprint 4.07 TCA é de 80 a 85ºC. Essa temperatura é de referência estando o motor na configuração original, com acoplamento viscoso, sem gambiarra como a hélice fixa , com ela a temperatura de trabalho será diferente da indicado no manual como se comprovou. O manual indica ainda que a temperatura máxima desse motor é de 105ºC com água pura e de 110 com água aditivada com pressão no sistema de 1,4 BAR.
eu acho que não que minha teoria esta correta ,
mas não sou entendido disto , meu negócio é de doença de gente e não de carro , só que eu ví na prática esta diferença de temperatura qdo mudei as hélices .
A explicação para a diferença de temperatura com a hélice fixa para hélice viscosa é que a viscosa, DR. MEDCÂNICO, SÓ PASSA A FUNCIONAR ENTRE 87,5 E 90ºC.
Há controvérsias meu amigo , na minha opinião, se a questão é desempenho o problema está nas relações de marcha do 240V e na falta da overdrive e não no motor.
Mas mesmo com esse “limitador”, o seu engesa anda na boa a 120Km com o 240V, precisa mais?
ROGERIO
NÃO ROGEIRO , NÃO PRECISA DE ANDAR A MAIS DO QUE 120KM/H senão acabo indo conversar com Jesus Cristo antes da hora .
No mais é isto , eu e o ROGERIO ficamos nos mordendo o tempo todo , mas com muito respeito e consideração , não é a toa que estamos juntos em tudo que fazemos inclusive qdo bebemos , ele cerveja e eu uma boa CACHAÇA DO PIMENTA não é VICENTE ??????????????
MAS QUE FOI UM ESPORRO BEM DADO COM LETRAS VERMELHAS E TUDO QUE TEM DIREITO ISTO FOI , RSRSRSRSRSRSRSRS
ABRAÇÃO
ROGERIO
NÃO ROGEIRO , NÃO PRECISA DE ANDAR A MAIS DO QUE 120KM/H senão acabo indo conversar com Jesus Cristo antes da hora .
No mais é isto , eu e o ROGERIO ficamos nos mordendo o tempo todo , mas com muito respeito e consideração , não é a toa que estamos juntos em tudo que fazemos inclusive qdo bebemos , ele cerveja e eu uma boa CACHAÇA DO PIMENTA não é VICENTE ??????????????
MAS QUE FOI UM ESPORRO BEM DADO COM LETRAS VERMELHAS E TUDO QUE TEM DIREITO ISTO FOI , RSRSRSRSRSRSRSRS
ABRAÇÃO
Ô inveja de ter um mecânico assim, que entra no fórum, participa, conhece, ajuda, orienta, alimenta, discute, etc. O mais próximo que tenho disso é Zeca_CJ, que sempre tá me ajudando, pitacando e sacaneando! :mrgreen:
Parabéns aos dois!
franzlana
07/08/2013, 19:46
Pessoal.
A questão de potência do motor não é somente para se ter velocidade. Potencia é para se ter desempenho. O conforto não está diretamente ligado à velocidade e sim à aceleração. Você para atras de um bitrem a 60 km/h e tem que ultrapassar e todo mundo vai e você fica remando, esquelando, enfumaçando e não acompanha. O problema não é 140 e sim em quanto tempo e como se chega aos 110. Potência é conforto. Quem já dirigiu uma F250 dentro de uma cidade cheia de quebra molas, sabe o conforto que é não ter que ficar dando alavancadas, 3ª, 2ª quebra mola, 3ª, 2ª, quebra mola, 3ª 2ª, e não tem fim. Com um motor potente você põe 3ª e anda de marcha lenta. 3ª quebra mola 3ª quebramola 3ª. Conforto não tem preço. Resposta para ultrapassagem é segurança. Açeleração é conforto e segurança.
E comparar um SW4 ou MWM da F1000 com o MWM 6 cil. da F250 é comparar Maria Fumaça com Trem Bala
guilhermeabreu
07/08/2013, 21:20
Pessoal.
A questão de potência do motor não é somente para se ter velocidade. Potencia é para se ter desempenho. O conforto não está diretamente ligado à velocidade e sim à aceleração. Você para atras de um bitrem a 60 km/h e tem que ultrapassar e todo mundo vai e você fica remando, esquelando, enfumaçando e não acompanha. O problema não é 140 e sim em quanto tempo e como se chega aos 110. Potência é conforto. Quem já dirigiu uma F250 dentro de uma cidade cheia de quebra molas, sabe o conforto que é não ter que ficar dando alavancadas, 3ª, 2ª quebra mola, 3ª, 2ª, quebra mola, 3ª 2ª, e não tem fim. Com um motor potente você põe 3ª e anda de marcha lenta. 3ª quebra mola 3ª quebramola 3ª. Conforto não tem preço. Resposta para ultrapassagem é segurança. Açeleração é conforto e segurança.
E comparar um SW4 ou MWM da F1000 com o MWM 6 cil. da F250 é comparar Maria Fumaça com Trem Bala
X2 as suas palavras .
Resposta rápida ao pisar o pé direito é mais do que prazer , É MAIS SEGURANÇA NAS ULTRAPASSAGENS e muito menos stress em viagens longas onde se tem que ultrapassar várias vezes .
franzlana
21/08/2013, 20:46
Estou com dificuldade de comprar um motor MWM 6 cil pois quando acho o preço está muito alto e não dá para pagar caro em um motor que tem 10 anos de uso. Uma coisa é comprar um motor 2012 e outra coisa um motor 2004, 2002, etc. Neste fatalmente terei que realizar revisão geral de juntas, turbina, bicos e bomba. assim estou pesquisando um conjunto motor + câmbio automático.Dei uma olhada rápida na ficha técnica da nova S10: 180 CV aos 3800 RPM e Torque na casa dos 47. Já a Nova Ranger 200 CV a 3000 RPM e torque na casa dos 50. O motor da Ranger me agradou mais porém o RPM do Motor é de 3000 e isto vai limitar minha velocidade final. Outra dúvida é de que lado é a bola do diferencial da Ranger. É do mesmo lado do Engesa. A S10 com certeza será mais fácil de adaptar porém o motor é 2.8 e tenho certo receio destes números teóricos de potência e torque. Daí continuo acreditando em cilindrada alta e por isto minha preferência pela Ranger. Só vou fechar por um motor menor do que o 6 cil. se optar pelo câmbio automático. Daí estou me preparando para nova reforma geral, motor eletrônico, caixa automática eletrônica, painel de instrumento eletrônico. Isto é montar um novo Jeep. Com o 6cil mecanico nada disto seria necessário. O duvida cruel. Peço as considerações e dicas dos colegas.
Eu, se tivesse um fase 3, iria de mwm 6 bocas mesmo.
Mecânico, de fácil manutenção, peças mais baratas do que de fusca...fora o ronco mais lindo de todos os motores a diesel...rss
guilhermeabreu
22/08/2013, 00:09
AMIGO FRANZLANA
Parece mentira , mas concordo em gênero número e grau com o CAVESO , vc partir para tudo eletrônico , imagina a luta que será em vc fazer isto tudo funcionar como de fábrica e o custo disto tudo ???????
Toca um MWM sprint 6 canecos e vai fundo além de ser bem levinho para a potência que tem e já posso dar uma olhada nos ferro velhos daqui se vc quiser , aqui este motor não é muito caro.
Estou a sua disposição .
Abração
franzlana
23/08/2013, 21:32
Continuo procurando um 6 cil para comprar. O ideal era achar algum fundido, daí mandar retificar, revisar bomba bicos e turbina. Mas ainda não achei.
Guilherme.
Se você conhecer algue
ém que possa ter um motor em qualquer condição eu agradeço.
guilhermeabreu
23/08/2013, 23:10
Continuo procurando um 6 cil para comprar. O ideal era achar algum fundido, daí mandar retificar, revisar bomba bicos e turbina. Mas ainda não achei.
Guilherme.
Se você conhecer algue
ém que possa ter um motor em qualquer condição eu agradeço.
FRANZLANA
Semana que vem te dou um retorno deste 6 canecos pra vc .
Abraçõ e bom fim de semana
MARCIO GLAUSS BH
24/08/2013, 07:32
FRANZLANA
Semana que vem te dou um retorno deste 6 canecos pra vc .
Abraçõ e bom fim de semana
FRANZLANA
ligue pro Carlinhos mecanico em bh 3188417082.ele sabia de um mwm 6cc
franzlana
25/08/2013, 21:55
Valeu Guilherme; Tô no aguardo.
Marcio. Vou ligar para ele amanhã.
A propósito, alguém tem foto do setor da S10 adaptado no Engesa. Trocando o motor vou colocar o radiador original do respectivo motor, nem que eu tenha que trocar toda frente do Engesa, e a primeira coisa a fazer é retirar o bendito setor de direção de debaixo do radiador. Gostaria de ver fotos do setor da S10 adaptado no Engesa. Desde já agradeço.
Cláudio Ferro
25/08/2013, 23:30
Boa noite galera do Forum, desde quando comprei meu ENGESA tenho o problema dele esquentar ao ponto de desligar o motor...quando estou em uma estrada por Ex: Sempre acontece quando me descuido e nâo presto atenção no reloginho da temperatura subindo, e isso acontece sem que eu force muito o motor! Estou na dúvida se é um problema de arrefecimento ou a relação do ENGESA é muito curta ..nâo sei o que fazer??? Meu motor MWM 2.8 TDI sprint..postarei uma foto dele no carro para poderem ver como foi instalado, obrigado!428041
guilhermeabreu
26/08/2013, 18:09
Valeu Guilherme; Tô no aguardo.
Marcio. Vou ligar para ele amanhã.
A propósito, alguém tem foto do setor da S10 adaptado no Engesa. Trocando o motor vou colocar o radiador original do respectivo motor, nem que eu tenha que trocar toda frente do Engesa, e a primeira coisa a fazer é retirar o bendito setor de direção de debaixo do radiador. Gostaria de ver fotos do setor da S10 adaptado no Engesa. Desde já agradeço.
FRANZLANA
Eu é que estou velho e vc é que fica esquecido ???????????? Pôhhhhhhhhh cara , venho falando com vc a um tempão pra vc trocar a caixa da dir hid. para a da S-10 e colocar o radiadro do ÔMEGA 4.1 com ar , e vc NADA , tem fotos da caixa da S-10 no FROTA do CORAÇÃO VALENTE , sendo que no meu caso o ROGEIRO colocou ela inclinada em relação ao chassi e só foi usado duas barras e o KIM fixou no chassi e teve que usr tres barras e um mancal fixo no meuio do caminho para que a barra do meio não ficasse louca .
Liguei para o ferro velho de Cachoeiro de Itapemirim e a dona vai me ligar amanhã e amanhã vou ligar para outro ferro velho da região lá .
Tenho certeza que eles vão arrumar este motor pra vc , vi vc comentando que seria mehor comorar um motor baleado pra vc fazer , , acho o contrário , pq a diferença de preço será muito pequena , e vc pegando m motor como bom como eu comprei , usei um tempão sem problema e qdo precisar de fazer vc faz , daí vai te dar uma folga de uns 2 anos sem gastar nada .
E outra coisa , se ela disser que tem e o outro tb , vale a pena vc dar uma chegada aqui para escolher qual será o melhor pra vc , que na realidade não pe em Campos ,mas em Cacheiro de Itapemirim e Presidentekennedy .
Acabei de falar com o outro ferro velho e ele me deu o fone de outro que tem o motor , que foi retirado de uma F-250 falou que o motor esta novinho , Não consegui ligar , o fone é : ( 28 ) 9999-1715 , falar com Ronaldo , fala que o Clóvis que indicou , daí vc negocia direto com o cara , e o fone do outro ferro velho que a dona vai ligar amanhã é ( 28 ) 3522-9848 , falar com Júlia ou Alex que é o filho dela , com ela vc diz que eu que te indiquei , pois amanhã vou trabalhar num local que o fone não tem sinal e vc pode ligar direto e fala com ela direto , e lógico que vc tem que perguntar se o motor estará documentado , pois as vezes eles vendem tb sem documento , MAS AÍ É FRIA , o meu comprei com documento e meu amigo tb comprou com documento .
Abraço
guilhermeabreu
26/08/2013, 18:31
Boa noite galera do Forum, desde quando comprei meu ENGESA tenho o problema dele esquentar ao ponto de desligar o motor...quando estou em uma estrada por Ex: Sempre acontece quando me descuido e nâo presto atenção no reloginho da temperatura subindo, e isso acontece sem que eu force muito o motor! Estou na dúvida se é um problema de arrefecimento ou a relação do ENGESA é muito curta ..nâo sei o que fazer??? Meu motor MWM 2.8 TDI sprint..postarei uma foto dele no carro para poderem ver como foi instalado, obrigado!428041
CLAUDIO FERRO
PARABENS seu ENGESA esta simplesmente lindo , e como vc é novo aqui , e não deve ter lido nada deste seu problema .
Não tem jeito de resolver este aquecimento deste motor no ENGESA a não ser fazendo o que eu fiz , levei exatos 6 anos modificando até que por fim resolví , estava quase desistindo dele , mas foi resolvido até em excesso , que tive que fazer outra modificação para que ele não trabalhasse frio demais .
NÃO FIQUE TRISTE , FUI EU QUE SOFRÍ MUITOS ANOS E VC VAI PEGAR A SOLUÇÃO DE BATE PRONTO SEM ESQUENTAR A CABEÇA , só vai ter que fazer umas modificações no seu carro .
Basicamente é o seguinte :
1- Vc tem que trocar a caixa da direção original e adpatar a da S-10 , tem duas maneiras de adaptar , da maneira que eu coloquei que achei melhor e da maneira que o KIM colocou no dele , VIDE FROTA 4X4 , no meu CORAÇÃO VALENTE e no do KIM no FUZILEIRO .
2- Vc tem que trocar o radiador pelo radiador do ÔMEGA 4.1 com ar cond. R$350,00 que paguei num novo da marca VISCONDE . E para que este radiador caiba sem bater no capô , vc tem tb que levantar a carroceria em 6cm ,m ou seja o calço original tem 2cm daí troquei por calços de 8cm .
3- Vc tem que fazer uma coifa entre o radiador e a hélice do motor , fiz em fibra ficou muito bom .
4- Fiz tb uma coifa na frente do radiador para que todo o ar que pega na frente do jipe seja obrigado a passar pelo radiador .
5- Eu troquei a hélice do motor por outra do caminhão 1519 fixa no eixo , MAS DEPOIS QUE TROQUEI O RADIADOR E AS COISAS ACIMA O MOTOR PASSOU A TRABALHAR COM 72ºC o que não é o correto , daí VOLTEI PARA A HELICE ORIGINAL E FICOUTUDO BELEZA , O MOTOR TRABALHANDO ENTRE 80ºC A 85ºC logo : NÃO PRECISA DE TROCAR A HÉLICE ORIGINAL .
Tem fotos de tudo isto lá no FROTA 4X4 no tópico do CORAÇÃO VALENTE .
E OUTRA IMPORTANTÍSSIMA :
COMPRE UM " TERMÔMETRO DIGITAL RACETRONIX COM SINAL DE ALERTA SONORO " OU UM " SPIA ELETRÔNICO DE TEMPERATURA CO SINAL DE ALERTA SONORO " para instalar no seu ENGESA com isto qdo a temperatura ultrapassar a temperatura programada TOCA O ALAMRE SONORO e vc não vai perder o motor por superaquecimento , pois NUNCA A GENTE FICA OLHANDO O TEMPO TODO O MARCADOR DO CARRO .
Coloquei no meu ENGESA na minha SW4 e a maioria do pessoal daqui do forum já colocou em seus carros , a maioria são os que tem TOYOTA HILUX , da uma olhada lá no tópico das TOYOTAS e veja lá , esta é uma CAMPANHA QUE VENHO FAZENDO AQUI NO FORUM e já gteve muitos que me agradeceram que tiveram probemas de vazamento de água e tocou o alarme por superaquecimento E ELES PARARAM O CARRO ANTES DE BATER O MOTOR , vc vai gastar aí no máximo uns R$220,00 co a peça + frete + MO .
Abraço
Cláudio Ferro
26/08/2013, 23:03
Opa blz...valew as dicas..ele geralmente aquece quando estou subindo com o turbo cheio...em retas vai que vai normal...e este aparelho de sinal sonoro esqueci de mencionar mas o meu engesa já tem ele..tanto é que quando aquece ele da uns Bips sonoros antes de desligar o motor..e para..ai eu tenho que esperar ai uns 15 ou 20 minutos ate o carro ligar de novo...! quanto vc acha que gastarei no total para fazer esta adaptção?? ela atrapalharia em alguma coisa se eu quizesse mais pra frente colocar um ar condicionado no engesa?
franzlana
26/08/2013, 23:53
De tanto aquecer o meu queimou a junta, estourou o radiador e fundiu. Arranca logo este setor de direçao e troque o radiador antes que voce perca o motor
Cláudio Ferro
27/08/2013, 12:55
Verdade..vou ficar esperto nisso enquanto não mexer..mas já vou providenciando as peças pra fazer o serviço..o meu intercoler esta na frente do radiador sendo assim ele o primeiro que recebe o vento vido da entrada da grade dianteira do carro...e pelo que estive olhando lá o meu nao tem nenhuma ventuinha, hélice por ali..teria que ter???
guilhermeabreu
28/08/2013, 00:27
Opa blz...valew as dicas..ele geralmente aquece quando estou subindo com o turbo cheio...em retas vai que vai normal...e este aparelho de sinal sonoro esqueci de mencionar mas o meu engesa já tem ele..tanto é que quando aquece ele da uns Bips sonoros antes de desligar o motor..e para..ai eu tenho que esperar ai uns 15 ou 20 minutos ate o carro ligar de novo...! quanto vc acha que gastarei no total para fazer esta adaptção?? ela atrapalharia em alguma coisa se eu quizesse mais pra frente colocar um ar condicionado no engesa?
CLAUDIO FERRO
Vc esta perguntando a pessoa certa , o meu ENGESA tem ar condicionado que eu mandei colocar e gela mais do que qualquer outro carro 0K , pq coloquei o condensador do próprio motor , ou seja o condensador é o da S-10 só que a caixa evaporadora coloquei uma UNIVERSAL de 45.000BTUS que usam em micro onibus de 6 saídas e GEEEELA MUUUUITO .
Para trocar o radiador vc vai gastar aí R$400,00 do radiador novo + uns R$500,00 da caixa da dir. hidr. da S-10 num ferro velho , mais mão de obra que não qto deve ficar + levantar a carroceira em 6cm .
guilhermeabreu
28/08/2013, 00:29
De tanto aquecer o meu queimou a junta, estourou o radiador e fundiu. Arranca logo este setor de direçao e troque o radiador antes que voce perca o motor
FRANZLANA
Vc ligou para os ferro velhos que falei com vc ??? Teve retorno do motor MWM 6CC ????? Pois não tive tempo de ligar hoje .
guilhermeabreu
28/08/2013, 00:32
CLAUDIO FERRO
Não foi por falta de falar para o FRANZLANA e agora ele esta te avisando , só que o FRANZ falou para mim que estva sem tempo para trocar o RADIADOR e deu no que deu , BATEU O MOTOR POR SUPERAQUECIMENTO e se vc não fizer esta troca logo , VAI ACONTECER COM VC TB .
Cláudio Ferro
29/08/2013, 22:39
Sim entendi..já vou ficar de olho nisso tudo e pelo menos por enquanto não irei deixar ele esquentar...Ha e popr falar em prejuizos..agora deu problema no BLoqueio dO diferencial traseiro..depois de voltar de um role a noite no meio do mato cheguei no asfalto e começou a dar uns estralos bem fortes..ainda mais quando faço curva pro meu lado motorista..fui ao mecanico e ele disse certeza que foi o bloqueio...disse que pode chegar a custar uns 2mil o conserto..tá foda viu!!! alguém sabe que bloqueio é este qual usa e onde tem mais barato?
franzlana
30/08/2013, 12:50
FRANZLANA
Vc ligou para os ferro velhos que falei com vc ??? Teve retorno do motor MWM 6CC ????? Pois não tive tempo de ligar hoje .
O Guilherme, valeu a dica. Já falei com a Júlia e ela ficou de me retornar ainda hoje. Já o telefone 9999 só dá sinal de ocupado o tempo todo.
Talvez amanhã eu vá até a Júlia para negociar um motor com ela.
Não consegui foi achar as fotos do setor de S10. Fui ao seu tópico no Frotas e tem trocentas páginas, como é que vou achar as fotos da adaptação do Setor de S10?
Olha só a pesquisa que fiz no anexo abaixo.
guilhermeabreu
02/09/2013, 19:01
O Guilherme, valeu a dica. Já falei com a Júlia e ela ficou de me retornar ainda hoje. Já o telefone 9999 só dá sinal de ocupado o tempo todo.
Talvez amanhã eu vá até a Júlia para negociar um motor com ela.
Não consegui foi achar as fotos do setor de S10. Fui ao seu tópico no Frotas e tem trocentas páginas, como é que vou achar as fotos da adaptação do Setor de S10?
Olha só a pesquisa que fiz no anexo abaixo.
FRANZLANA
Vc esta muito preguiçoso rsrsrsrsrsrsrsrsrs , hoje tirei para procura estas e acabei achando algumas poucas , mas da para ver , tenho certeza que tem mais fotos detalahadas , mas deve estar com o ROGERIO NUNES , mas da uma olhada no tópico do CORAÇÃO VALENTE na página 24 .
Talvez o ROGERIO ainda tem as fotos detalhadas desta adaptação e pode colocar lá no FROTA 4X4 .
Lembrando que no meu caso o ROGERIO não cortou o tubo redondo que tem lá na frente como o KIM fez no dele , cortando a metade da secção do tubo .
Abraço
franzlana
02/09/2013, 22:25
Guilherme.
Vou passar a falar de radiador agora no tópico Motor de 6 cil no Engesa. Mas desde já adianto que minha intensão é colocar o radiador original da Silverado. Para isto vou fazer algumas modificações internas radicais nos paralamas do Engesa.
guilhermeabreu
03/09/2013, 13:05
Guilherme.
Vou passar a falar de radiador agora no tópico Motor de 6 cil no Engesa. Mas desde já adianto que minha intensão é colocar o radiador original da Silverado. Para isto vou fazer algumas modificações internas radicais nos paralamas do Engesa.
FRANZLANA
Não achei em lugar algum as medidas do radiador do MWM 6cc , mas acho que vc terá que subir bem a carroceria , pois com o radiador do ômega tive que elevar em 6cm da carroceria do meu e as dimensões do meu radiador é de 73,4cm de largura x 49cm de altura .
Caso o radiador da SILVERADO for maior tanto na largura qto na altura vc vai ter que mexer um bocado na frente , mas com relação a altura é mais complicado pq ele não pode abaixar mais do que o chassi , e caso vc não consiga colocar , a única saída será mandar fazer um radiador sob medida com uma parte mais estreita para passar para baixo do chassi .
Abraço
guilhermeabreu
27/06/2014, 15:06
ATUALIZANDO
Como vcs devem estar sabendo meu CORAÇÃO VALENTE esta na TRUCENTAS REFORMA , agora estou colocando o capô e a frente de fibra que ainda era de aço , e falando da solução definitiva do AQUECIMENTO que foi resolvido com o RADIADOR DO ÔMEGA , mas me trouxe outro problema , ADPTAÇÃO É ASSIM mexe numa coisa , tem que mexer em outra e assim vai INDEFIDAMENTE .
O problema do aquecmento resolveu MAS TIVE QUE ELVAR A CARROCERIA EM 6CM e memso assim o CAPÔ TEV QUE FICAR MAIS ABERTO , e como era de aço e irira colocar o de fibra usei assim mesmo , bem feio de se ver ,mas agora como quero que fique com o capô alinhado , tenho que abaixar o RADIADOR e não tenho espaço então :
COMPREI O RADIADOR DA S-10 a gasolina 2.0 , 2.2 e 2.4 que tem área de troca um pouco menor do que o radiador do ÔMEGA porém um pouco maior do o do radiadro da S-10 com o motor MWM 2.8 , OU SEJA : O RADIADOR DA S-10 COM MOTO MWM 2.8 É UM POUCO MENOR DO QUE ESTE RADIADOR DA S-10 A GASOLINA COM MOTORES 2.0 , 2.2 e 2.4 , com isto ganho 6cm em altura QUE SERÁ SUFICIENTE para que eu possa abaixar o capô para que fique alinhado .
Vim do ROGÉRIO NUNES agora e o radiador já esta no lugar , acredito que não terei problema de superaquecer pois ele é muito pouco menor em área de troca em relação ao do ÔMEGA 4.1 .
Reativei este tópico para isto mesmo , para aqeles que querem resolver o problema de aquecimento deste motor no ENGESA tenha outra opção que fique melhor sem precisar de elevar demais a carroceria e o capô , mesmo assim com esta medida a carroceira TEM QUE SER ELEVADA EM NO MÍNIMO EM 6CM , ou seja retirei o calço original de 2cm e coloquei um de 8cm .
Agora só resta aguardar para ver o bicho funcionar para ver se vai aquecer demais , ACREDITO QUE NÃO , mas esta aí última atualização em meu CORAÇÃO VALENTE .
SEm falar que readaptei outra fechadura nas portas e as canaletas do vidro para que o vidro elétrico funcionasse melhor e não funcionou melhor , CONTINUA AGARRANDO DO MESMO JEITO , " ENCHI O SACO " e vou voltar para o vidro manual , não aguento mais tentar fazer o vidro elétrico funcionar normal .
Em breve fotos no FROTA 4X4 destas modificações .
franzlana
07/09/2014, 22:41
Guilherme.
A instalação do MWM 6 cil. estava meio lenta por falta de tempo. Mas agora estamos voltando ao ritmo.
Reloquei o setor de direção. Para isto tive que relocar o suporte LD esquerdo da barra transversal. Assim instalei um radiador de Ducato. Mudei uma das tampas laterais do radiador para ter saída de água dos dois lados. Selei uma saída de cada lado.
guilhermeabreu
08/09/2014, 14:18
Guilherme.
A instalação do MWM 6 cil. estava meio lenta por falta de tempo. Mas agora estamos voltando ao ritmo.
Reloquei o setor de direção. Para isto tive que relocar o suporte LD esquerdo da barra transversal. Assim instalei um radiador de Ducato. Mudei uma das tampas laterais do radiador para ter saída de água dos dois lados. Selei uma saída de cada lado.
FRANZ
Ficou muito bom , vcv cresceu o chassi para frente ????? Ou só reposicionou a travessa ???
Quais as medidas Largura x Altura X Espessura deste radiador ??????
A caixa da direção é a da S-10 ou do Opala ?? Vc recolocou por fora do chassi não é ???
Abraço o serviço esta bem limpo , parabens .
franzlana
08/09/2014, 20:55
E aí Guilherme.
Este radiador é do Ducato novo. Ele tem duas fileiras de tubos, então pela lógica ele tem maior área de troca de calor que o original da Silverado 6 cil.
Usei o setor do opala que já estava no Engesa. Criei um rebaixamento no chassis. O desafio foi a saida do setor para o barra da coluna de direção. Ficou muito pouco espaço com relação ao suporte da mola e ainda tive que relocar o suporte do amortecedor e o suporte da barra transversal. Entretanto agora o lay out esta bem mais organizado.
Voce soldou o pitman para conseguir os 17,5 cm de centro a centro dos furos? O meu é bem parrudo mas tem 15,5 cm de centro a centro dos dois furos.
Vou ter de colocar outras molas, as de Del Rey estão fracas para esta nova configuração.
guilhermeabreu
10/09/2014, 00:09
E aí Guilherme.
Este radiador é do Ducato novo. Ele tem duas fileiras de tubos, então pela lógica ele tem maior área de troca de calor que o original da Silverado 6 cil.
Usei o setor do opala que já estava no Engesa. Criei um rebaixamento no chassis. O desafio foi a saida do setor para o barra da coluna de direção. Ficou muito pouco espaço com relação ao suporte da mola e ainda tive que relocar o suporte do amortecedor e o suporte da barra transversal. Entretanto agora o lay out esta bem mais organizado.
Voce soldou o pitman para conseguir os 17,5 cm de centro a centro dos furos? O meu é bem parrudo mas tem 15,5 cm de centro a centro dos dois furos.
Vou ter de colocar outras molas, as de Del Rey estão fracas para esta nova configuração.
FRANZ
O meu Pitman é de trator , ele tem 3 soldas , uma no pescoço para colocar a extria da caixa de direção , outra na altura pq ele era muito alto e na extremidade para crescer para ficar com 17,5cm , antes de cescer ele tinha tb 15,5cm e eu tinha que manobrar para virar numa avenida de mão dupla , o ROGÉRIO NUNES que soldou e ficou 100% .
Qto ao radiador não sei se este irá resolver o problema de resfriar o seu motor , pq na minha experiência só resolvi qdo aumentei a área de troca , se o seu tiver menos de 2650cm² de área de troca acho que não dará vencimento embora ele tenha duas camadas .
Qto as molas respondi no outro tópico .
Abraço
franzlana
11/09/2014, 21:42
Guilherme.
Eu tinha o radiador original da Silverado. Ele era um pouco mais comprido + ou -(12 cm) e um pouco mais alto + ou- 10 Cm, porém só tinha uma carreira de tubos. Como do Ducato tem duas carreiras ele tem área de troca maior que o original.
guilhermeabreu
11/09/2014, 23:35
Guilherme.
Eu tinha o radiador original da Silverado. Ele era um pouco mais comprido + ou -(12 cm) e um pouco mais alto + ou- 10 Cm, porém só tinha uma carreira de tubos. Como do Ducato tem duas carreiras ele tem área de troca maior que o original.
FRANZ
Concordo que tem área maior mas uma esta sobreposta a outra e o da SILVERADO embora seja menor em área tem uma área maior em contato direto com o vento de frente , mas tudo bem vc vai usar assim e se não corresponder vc volta para o radiador da SILVERADO .
Guima-MS
30/12/2017, 19:35
Amigos , vou colocar um MWM 2.8 na minha dakota , queria tirar o ventoinha viscosa (que rouba uns pocotos) e instalar a ventoinha eletrica do PEUGEOUT 206\207 + Kit verao do tempra (assim como o amigo postou acima) .
Posso fazer isso (no V6 pode fazer tranquilo que nao da problemas , tenho varios amigos rodando somente com a eletrica) .
Obrigado !
Guima-MS
30/12/2017, 21:37
(Dia a dia na oficina + Novo kit para Ranger 3.0 - 2010 11 12 = Master Cooler Performance - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=R1Ta8v_HJtA&t=505s))