PDA

Ver Versão Completa : MAXION 2.5. PODE SER BOM E RUIM AO MESMO TEMPO?



JOEL ALVES
02/01/2005, 00:16
OLÁ PEOPLE.

MOTOR MAXION 2.5 RANGERS E S10. TÃO DIFERENTES ASSIM? A MINHA DÚVIDA É:

SE O MOTOR MAXION É EXCELENTE NAS RANGERS, LAND ROVERS, MERCEDES SPRINTERS E MATRAS DA VIDA COM RELAÇÃO À DURABILIDADE, CONFIABILIDADE E PERFORMANCES, POR QUE NÃO O SERIA NA S10, SE É O MESMO MOTOR :?: :?: :?:

[ ]'S DUVIDOSOS, PORÉM COM A RESPOSTA NA PONTA DA LÍGUA

_portela
02/01/2005, 21:04
Joel,

Não tenho e nunca tive o 2.5HSD, mas quanto a contestação da sua durabilidade não ocorre somente aqui no fórum. Dê uma pesquisada em sites pela internet associando taqmbém o nome 300Tdi (Land Rover)...Você encontrará críticas no mundo inteiro.
Uma coisa é fato...Todas as empresas que utilizaram este motor não o fizeram por muito tempo, exceto a Rover...

[]s sem respostas para a contradição

Walter L. L. Casitta
03/01/2005, 00:05
Joel,
O que é dito aqui no fórum, nem sempre é o que se poderia escrever, é preciso ler também as entrelinhas.
As maiorias das pessoas que opinaram sobre esse motor, nunca tiveram um carro com esses motores, outros nem sequer carros com motores diesel. Muitos com aquele papo: que ouviram falar isso ou aquilo... Que o carro do pai de não sei de quem, teve de ser refeito com menos de 100.00Km... Por aí vai...
Quando falam que o motor do Ranger é melhor que o do S10, se ferem as potências e não a durabilidade... Parece que estão falando de motores completamente diferente...
Eu já andei de 0Km a mais de 90.000Km com o meu Ranger e motor ta como 0Km. Isso é na verdade pouco p/ avaliar esse motor, mas a boa referência desse motor que eu tenho é o S10 do meu irmão que está marcando 270.00Km. Ele comprou esso S10 já em péssimo estado, com a kilometragem certamente muito alem do que marcava o velocímetro, 70.000Km. Ele é um sujeito muito relaxado e só faz manutenção quando o picape para, e olha que já aconteceu de tudo com aquela picape.
Só os problemas relacionados com o motor:
Três quebras da correia sincronizada, a primeira vez, porque nunca tinha procurado saber quando tinha que trocar e a segunda quebrou, trocou a correia e o mecânico não percebeu que o tinha um vazamento no retentor da bomba e quebrou pela terceira em menos de 5000Km, acabou empenando as varetas do CV, mas custaram R$13,00 cada + R$270,00 da revisão da Bomba que também estava aberta desde que comprou.
Dois super aquecimentos, por falta d`agua no sistema de refrigeração. Mangueira do radiador furada e um outro vazamento que não lembra mais o que foi. Resultado, nessa segunda vez, teve que desempenar o cabeçote e agora vai ter que trocar os bicos. Segundo o mecânico, os bicos durariam a vida do motor desde que não ocorra nenhum super aquecimento e os dele deveriam ter sido trocados desde o primeiro super aquecimento.
É sempre bom lembrar que quando um motor super aquece por falta de água no sistema, o marcador de temperatura não indica o super aquecimento. Simplesmente porque ele mede justamente a temperatura da água e se falta água...
Joel, por incrível que pareça, o motor dele ta inteiro, mesmo depois de dois super aquecimentos, três quebras de correia, rodar mais de 200.000Km (fora o que rodou com os antigos proprietários) e com a bomba aberta. Ainda vamos ver até onde esse motor vai...

Caio
03/01/2005, 08:08
O pé do motorista influencia e muito na vida de um motor diesel, pega esse 2.5 e anda na faixa de 3500 rpm a 4000 rpm direto pra ver o que acontece :x :x :x

Exigir o mesmo desempenho e resposta de um motor a gasolina é burrice. Não vai aguentar mesmo.

Sem querer puxar a sardinha mas o 3L da Toyota aguenta muito mais mesmo andando nestas faixas de rotação :D :D :D

[ ]´s de quem anda nos 3500 direto

cristiano
03/01/2005, 08:18
Essa discurssão veio em boa hora, porque eu estou pensando em comprar uma S10 Cab. dupla 98 ou 99, com esse motor... não sei se pego ela 4x4, já que tenho o jeep... depende da oportunidade que aparecer...

Pequeno jr
03/01/2005, 12:04
Joel, sobre este assunto temos alguma coisa para ponderar:

1- Qto é usado de pressão na turbina em cada um dos carros q vc comentou ?
2- E o cambio, qual a relação ?
3- Peso destes carros ?
4- E o acerto da bomba injetora ?

Comecei a olhar um outro topico que falam sobre ser bom ou não o maxion 2.5; Posso dizer que estou com a ranger 2.5 a quase 13 meses e neste periodo rodamos para vários locais do Brasil (nordeste, interior do goias, pará, entre outros) e na nossa mão o carro ja passou dos 50.000 Km Rodados. No velocimetro marca 178.000 e uns quebrados.

- As revisões fazemos sempre em dia, troca de oleo no maximo com 8000km, e sempre estamos verificando tdo do carro.

Para a necessidade e o propósito que compramos este carro com o determinado motor não iremos mudar nem tão cedo. Anda para o que ele foi feito, tem a economia que nos satisfaz, um bom torque, e que com certeza mantendo a manutenção q fazemos neste carro ainda iremos rodar muito. Simplesmente to feliz com o carro sai feliz em diversas trilhas e expedições e no asfalto ando tranquilo na velocidade de cruzeiro(120km/h).

Vejam estas incognitas que deixo nesta msg e vamos tocar este asssunto, que simplesmente é do meu interesse.

[]'s

JOEL ALVES
03/01/2005, 12:23
CARO WALTER.

VC NÃO ME CONHECE, MAS ANTES DE SER MEMBRO DO 4X4 BRASIL, COMO VISITANTE, JÁ ACONPANHAVA SEUS COMENTÁRIOS SEMPRE ABALIZADOS SOBRE SUA RANGER E O MOTOR MAXION 2.5. MUITO DA HISTÓRIA QUE VOU CONTAR TEM A VER COM SEUS COMENTÁRIOS.

EU COMPREI MINHA S10 COM 106.000 Km RODADOS (REAIS) E ESTÁ EM EXECELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO. O MOTOR ESTAVA MARAVILHOSO, PORÉM UM POUCO PRESO EM BAIXAS ROTAÇÕES E ESGUELANDO EM TORNO DE 110Km/h. TAMBÉM FAZIA MUITA FUMAÇA EM GIROS UM POUCO MAIS ALTOS. JÁ HAVIA DIRIGIDO A RANGER 2.5 E A 2.8 POWER STROKE :shock:

COLOQUEI UM CONTAGIROS (R$120,00), UM MANÔMETRO DE TURBO (R$60,00) E UM KIT INTERCOOLER ORIGINAL DA INTERNATIONAL (R$1.200,00 - INSTALADO).

OS RESULTADOS DE GANHO DE TORQUE E POTÊNCIA FORAM MUITO BONS.
SEGUNDO O SITE BEST CARS DE 95cv FUI PARA 105cv E DE 22Kgmf DE TORQUE, FUI PARA 25Kgmf. OS NÍVEIS DE FUMAÇA DIMINUÍRAM CONSIDERAVELMENTE.

JÁ ESTAVA FELIZ COM OS RESULTADOS EM TERMOS DE RUÍDO E PERFORMANCES QUANDO OBSERVEI UM COMENTÁRIO SEU SOBRE A VÁLVULA WASTE-GATE. FUI A UM MECÂNICO E ELE DEU 4 VOLTAS NO PARAFUSO DA VÁLVULA WASTE-GATE E EU VIVI OUTRA REALIDADE...

MEU MANÔMETRO REGISTRAVA NO MÁXIMO 0.8 BAR E AGORA REGISTRA 1.1 BAR. A TURBINA ENCHE MAIS RÁPIDO E O MATOR FICOU MAIS SILENCIOSO, SEM A SENSAÇÃO DE ESGUELAMENTO.

A PICAPE VIROU UM VERDADEIRO BÓLIDO - SE COMPARADA COM O MOTOR ORIGINAL - A SERRA QUE EU SUBIA AOS TAPAS EM 3a. AGORA SUBO RINDO EM 4a. AS RETOMADAS ESTÃO MUITO MAIS SEGURAS E SATISFATÓRIAS. A MANUTENÇÃO DA 5ª MARCHA EM ACLIVES FICOU MAIS FÁCIL. A FUMACEIRA COMO SE POR MILAGRE SUMIU.

SEGUNDO O BEST CARS WEB SITE, AGORA TENHO EM TORNO 120cv E TORQUE DE 29Kgmf. http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-s10td.htm

AGORA FICOU MUITO DIFÍCIL A TROCA POR OUTRA PICAPE SÓ POR CAUSA DO RENDIMENTO... A COMPRA DA S10 SE TORNOU UM EXCELENTE CUSTO BENEFÍCIO.

FUI ATÉ UMA DAS CASAS MAIS CONHECIDAS DE BOMBAS A DIESEL DO RIO DE JANEIRO E O ENGENHEIRO ME CONFIRMOU QUE A VÁVULA LDA SEGURA A ONDA COM RELAÇÃO AO AUMENTO DA PRESSÃO DO TURBO EM ATÉ 1.3 BAR. NÃO PRECISEI COM ISSO MECHER NA PRECIOSA BOMBA INJETORA. MAIS UMA AJUDA DE SEUS COMENTÁRIOS.

VC TEM RAZÃO QUANDO AS PESSOAS FALAM DAQUILO QUE NÃO CONHECEM OU NÃO POSSUEM.

É A HISTÓRIA DO PAI DO TIO DE UM AMIGO...

[ ]'S GRATOS POR SUA AJUDA SEMPRE OPORTUNA. :idea:

AndersonPoa
03/01/2005, 12:33
Srs,

Se tiverem a chance, questionem principalmente pessoal especializado em retificas e manutencao desse tipo de motores.

A opiniao, pelo menos aqui no sul, é que se trata de um motor bastante maleavel, de baixa manutencao e ampla durabilidade.

É inquestionavel que a durabilidade de qquer motor depende (e muito) da observancia de seus limites de operacao e de sua manutencao preventiva (nesse caso, simples troca de oleo e filtros).

Obvio que hoje existem motores mais modernos, mais economicos, menos poluentes, etc., todos bons motivos que ocasionaram a migracao de algumas montadoras para outros modelos.

Mas ate hoje tive a oportunidade de ter, entre meu, de familiares e amigos, pelo menos seis veiculos equipados com esse motor, e em nenhum caso houve problema grave ocasionado por baixa qualidade ou erro de projeto. Apenas um caso de quebra de correia, exatamente na condicao relatada acima.

AndersonPoa
03/01/2005, 12:39
Ah, e qto a S10, o que eu acho ruim é o fato de ser macia demais, com a cacamba vazia. Para meu gosto, a Ranger tem um comportamento bem melhor como veiculo, principalmente em asfalto.

Mas, conforme salientei, é uma questao de gosto.

Nao tem colegas que compram pick-up ou jipe :shock: pensando em qual velocidade max que se consegue andar?

JOEL ALVES
03/01/2005, 12:59
CARO Cristiano.attie,

VÁ EM FRENTE.

[ ]'S 4X4

JOEL ALVES
03/01/2005, 13:32
GRANDE_Portela, COMO VAI A COLOBOSAURA :?:

OS MOTORES VÃO E VEM DEPENDENDO DE VÁRIOS FATORES:

*EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA
*NORMAS DE POLUIÇÃO DOS PAÍSES
*EVOLUÇÃO DA NECESSIDADES DOS APLICATIVOS
*MERCADO

O MOTOR GEMINI (OU LAND ROVER 300TD OU MAXION 2.5) É UM EXCELENTE MOTOR DESDE Q SEJAM OBSERVADOS OS SEGUINTES CUIDADOS:

*TROCA DO ÓLEO EM ATÉ NO MÁXIMO 8.000Km
*TROCA DA CORREIA DENTADA EM 80.000Km

ASSIM, OS INGLESES DE TODOS OS GRANDES CLUBES DE LAND ROVER ESPALHADOS PELO MUNDO TÊM ORIENTADO E OBTIDO GRANDE SUCESSO NOS USOS MAIS DUROS DO OFF-ROAD OU INDO À FEIRA COMPRAR CHICÓREA :D

SEGUNDO OSITE DA INTERNATIONAL:
clique aqui>> http://www.nav-international.com.br/motores.asp?id=3&idioma=1 <<clique aqui
FORAM FEITOS MAIS DE 540.000 MOTORES E AINDA SÃO PRODUZIDOS PARA A LAND ROVER E MATRA.
VC HÁ DE CONVIR QUE 540.000 BONECOS É UM NÚMERO EXPRESSIVO :!: :shock: :D

VC SABIA QUE O MOTOR 2.8 POWER STROKE QUE EQUIPA A NOVA RANGER E O CROSS LANDER É UMA CONTINUIDADE (EVOLUÇÃO) DO BOM E VELHO 2.5 :?: :shock:

VC SABIA QUE HÁ GRANDE INTERCÂMBIO DE PEÇAS ENTRE ELES? :shock:

VC SABIA QUE MUITAS IDÉIAS NA CONSTRUÇÃO DO 2.8 FORAM APROVEITADAS DO 2.5? :shock:

POIS É, NÃO FAÇO APOLOGIA E NEM DEFESA DE NEHUMA MARCA OU MOTOR (APESAR DO MEU AVATAR E DA MINHA ASSINATURA :D ), MAS O 2.5 COMIGO E COM MILHARES DE USUÁRIOS -DE RANGEIROS A LANDEIROS- TEM SE SAÍDO MUITÍSSIMO BEM - EU DISSE USUÁRIOS E NÃO O AMIGO DO AMIGO DO AMIGO QUE SOUBE PELA MÃE DA SOGRA DA CUNHADA DO PATOLINO... :lol:

[ ]'S NEM APOLOGÉTICOS NEM DEFENSORES, PORÉM DE UM (DOS MILHARES) USUÁRIO Q ESTÁ SATISFEITO.

JOEL ALVES
03/01/2005, 14:20
Caio,

CONCORDO COM VC.

EXISTEM DIFERENÇAS BRUTAIS CONCERNENTES À DIREÇAO DE UMA VIATURA COM MOTOR À GASOLINA E UMA A GASÓLEO (COMO DIZEM OS PORTUGUESES).

EXISTE TAMBÉM UM DETALHE COM RELAÇÃO À DURABILIDADE DE DETERMINADOS MOTORES A DIESEL QUE SE CHAMA CALIBRAÇÃO. A CALIBRAÇÃO DE UM MOTOR TEM A VER COM SUA APLICAÇÃO. VOU CEDER UM EXEMPLO. MOTOR DA RANGER PARA 2005:

MOTOR INTERNATIONAL DIEDEL NGD 3.0E:

Número de Cilindros 4 em linha
Cilindrada 3,0 litros
Alimentação Turbochargecooled / TGV
Sistema de Combustão Injeção Direta
Sistema de injeção Common Rail eletrônico
Peso (Unidade básica) 200 kg Norma de Emissões EURO III HD

APLICAÇÕES: Caminhões leves / Ônibus

Potência Máxima 140 cv @ 3200 rpm
Torque Máximo 41 kgf.m @ 1500-2200 rpm

APLICAÇÕES: Pick-ups / SUV / Vans

Potência Máxima 180 cv @ 3800 rpm
Torque Máximo 41 kgf.m @ 1500-2000 rpm

fonte: site da international


*OBSERVE QUE APLICAÇõES DIFERENTES LEVAM A POTÊNCIAS DIFERENTE EM UM MESMO MOTOR :!:

*ESPERA-SE UMA UTILIZAÇÃO MAIS DURA EM UM CAMINHÃO/ÔNIBUS DO QUE NUMA PICAPE POR ISSO A RESERVA COM RELAÇÃO A EXTRAÍR-SE MAIS POTÊNCIA DO MOTOR.

VEJA O Q DIZ O SITE:

"Seu conceito “plataforma flexível” lhe permite servir a uma extensa gama de aplicações com configurações de rotação de potência máxima ideais para cada segmento de utilização. Quando em comerciais leves (pick-ups, utilitários esportivos e vans) o usuário o motor torna-se um “diesel high-speed”, que são atributos valorizados pelos usuários desse tipo de veículo.

Em caminhões e ônibus, sua rotação de trabalho é reduzida, para aumento da durabilidade mantendo um elevado torque em toda gama de utilização, para melhor dirigibilidade e menor necessidade de troca de marchas"

ASSIM É A VIDA.

SERÁ QUE O MOTOR CALIBRADO PARA PICAPE TERIA A RESISTÊNCIA NA APLICAÇÃO EM UM ÔNIBUS?? SERÁ:?: SERÁ:?::D

"EM USO PROFISSIONAL, QUANTO MAIS POTÊNCIA (ROTAÇÃO ELEVADA) SE EXTRAI DE UM DETERMINADO MOTOR MENOS SE ESPERA A NÍVEL DE DURABILIDADE ".

AS PICAPES DE ORIGEM NIPÔNICA TRABALHAM COM MOTORES COM MUITA RESERVA DE POTÊNCIA. VOU CITAR ALGUNS EXEMPLOS:

MOTOR MITISUBISHI 2.5 DIESEL DA PICAPE L200:
87cv GLS ANTIGA, 100cv GLS NOVA, 121cv GLS HPE, 141cv SPORT HPE ETC.
O MESMO MOTOR COM DIFERENTES CALIBRAÇÕES.
A CALIBRAÇÃO DA GLS ANTIGA TEORICAMENTE PODE "APANHAR" MUITO MAIS DO UMA HPE SPORT.

COMO VIMOS, UM MOTOR DE 3.0L COM COMMOM RAIL PODE GERAR UNS 180cv. O 3.0 DA TOYOTA GERA ENTRE 90cv(A METADE) NA SR E 115cv NA SRV. VAMOS IMAGINAR UMA SITUAÇÃO HIPOTÉTICA EM Q OS MOTORES FOSSEM LITERALMENTE OS MESMOS...
EM UTILIZAÇÃO SOBRE-HUMANA :twisted: QUEM TERIA MAIOR DURABILIDADE????SERÁ????SERÁ???

[ ]'S RECONHECIDOS DAS DIFERENÇAS

JOEL ALVES
03/01/2005, 14:24
AÍ Pequeno jr, ARREBENTA DESDE A CAPITAL FEDERAL!

CONCORDO COM VC E ACHO Q VC FEZ UMA EXCELENTE ESCOLHA!

[ ]'S DE QUEM DESEJA-LHE SAÚDE E PAZ PRÁ CURITR SUA VIATURA NESTE E NOS PRÓXIMOS ANOS. :lol:

JOEL ALVES
03/01/2005, 14:38
AndersonPoa, COMO TÁ PORTO ALEGRE TCHÊ???

O MOTOR MAION É UM EXCELENTE MOTOR SIM SENHOR :!: :wink:

E A RANGER É UMA BAITA VIATURA. SÓ QUEM JÁ DIRIGIU UMA PODE ATESTAR O Q EU DIGO. CONCORDO COM VC COM RELAÇÃO À SUSPENÇÃO, PRINCIPALMENTE DA NOVA RANGER.... COISA DE LOUCO:x

QUANTO À QUESTÃO DA VELOCIDADE MÁXIMA:
CLIQUE AQUI> http://www.envenenado.com.br/howwork/velocidade/velocidade.html <CLIQUE AQUI

MUITÍSSIMO INTERESSANTE.

[ ]'S AINDA ACREDITANDO QUE GOSTO É MARAVILHOSAMENTE PESSSOAL.

_portela
05/01/2005, 10:48
Joel,

A Colobosaura vai muito bem em seus 102000km de gasolina. Optei pela gasolina, pois pelo que rodo o Diesel não compensa (seguro de carro a Diesel no Rio ainda não é para mim) e a minha esposa tem pé pesado e isto iria me causar problemas num Diesel :wink:

Como falei, deixando claro desde o início, eu me incluo naquele pessoal que nunca cheirou cocaína, mas sabe que dá onda e no final das contas você se F... :wink:
Conheço o site da International e já li estes manuais de cabo a rabo. Contudo, obrigado pela dica. No www.clubelandrover.com.br também tem muito mais que na própria International sobre estes motores. Dá uma navegada lá.

Quanto a correia dentada, este para os Landeiros é o principal problema deste motor, devido a alguns terem saído com um desalinhamento nas polias, se não me engano.

Já falei em outros tópicos que Diesel não é para qualquer um, sem ofensas...Mas são motores de muito "melindrosos" no tocante as faixas de trabalho. Contudo, a maioria dos proprietários de carros a Diesel os compra por falta de opção de similares a gasolina no mercado, por status, por total desconhecimento, por preguiça de fazer conta, etc. E dirigem estas viaturas, metendo o pau, de pé em baixo e depois ficam reclamando que não dura, que cabeçote empenou, que superaqueceu, dentre outras mazelas.

Aqui neste forum muuuuita gente não gosta deste motor. Acho este o fórum mais sério do Brasil e pouca gente aqui fala M... :wink:

Ah! Fico feliz, de coração, porque você está feliz com o seu motor e a sua viatura. Isto é o que basta. Boa sorte :D

P.S.: Não gosto muito de site de fabricantes...Os caras têm que vender :wink:

[]s

JOEL ALVES
06/01/2005, 19:25
Portela,

O SEGURO AQUI NO RIO É UM ABSURDO...

E VC TEM RAZÃO: "DIESEL NÃO É PRÁ QUALQUER UM".

PRINCIPALMENTE CERTOS MOTORES SE UTILIZADOS COM DESCONHECIMENTO DE CAUSA.

[ ]'S

cristiano
07/01/2005, 07:29
JOEL, Quanto você está pagando no seguro da sua camionete ? Que ano é ela mesmo ?

Depois daquela sua dica do intercooler no motor 2.5 eu já liguei para a concessionária que comprei meu carro pedindo para o cara me avisar quando chegasse alguma nessas características...

Valeu!

_portela
07/01/2005, 07:41
É Joel...

Infelizmente os ladrões são uns FDP, mas as seguradoras são as próprias P... :cry:
E, a bem da verdade, hoje em dia, com os avanços tecnoilógicos e da engenharia, tudo está com muita qualidade e similar...Sendo a durabilidade uma questão muito mais de saber usar, como você disse, que intrínseca ao equipamento.

Outra máxima que para carro serve muito bem é que "nem tudo é perfeito", tudo tem prós e contras...
O nosso 2.5HSD mesmo, em questão, até agora mesmo, expremendo, expremendo, o que pude retirar é que o seu "grande" problema são as polias da correia, que podem perfeitamente ser trocadas. Aí os maus usuários não se dão conta disto, não sabem usar, arrebentam o motor e pronto, a notícia de que o motor é uma M...se espalha. É aquele negócio, notícia ruim chega rápido...

P.S.: Eu mesmo sou doidinho por uma Land 90...Com motor 300Tdi. QUer mais problema que isto???? Ainda faço esta loucura :lol:

[]s

Pequeno jr
07/01/2005, 09:19
Seguinte ...

Cristiano ... a minha é uma ranger 99 XLT CD TD 4x4 o seguro dela em Brasilia ficou em R$ 3100,00 é claro q este valor dividido em 10x sem juros (parecendo casas bahia). Outra coisa, o meu seguro nao tem esses lances d quem vai dirigir e etc, etc e a empresa é Bradesco.

Hj a tarde irei covnersar com o chefe dos transportes da secretaria da receita de brasilia, pois o veiculo usado para serviço la são rangers e S-10 com motores 2.5 e rodam desde 1999.

[]'s

cristiano
07/01/2005, 10:08
Pequeno jr Agradeço a informação, mas uma coisa, o seguro da Ranger está em seu nome ? nós temos a mesma idade, já é uma boa referência.

_portela
07/01/2005, 14:25
Acrescentando...

O problema das polias nos Land Rover foi corrigido pelos "kits" apresentados noo boletim técnico n°0008 desta marca.

[]s

JOEL ALVES
07/01/2005, 20:36
2.5 INTERCOOLER
JOEL, Quanto você está pagando no seguro da sua camionete ? Que ano é ela mesmo ?

Depois daquela sua dica do intercooler no motor 2.5 eu já liguei para a concessionária que comprei meu carro pedindo para o cara me avisar quando chegasse alguma nessas características...

Valeu!

OLÁ CRISTIANO.

TENHO 40 ANOS COM TUDO A FAVOR EM MATÉRIA DE SEGURO PAGUEI 7 COTAS DE R$417,64. A S10 ANO 1999.

GO AHEAD :!: :!: 8)

[ ]'S INTECOOLADOS

cristiano
07/01/2005, 20:39
2.5 INTERCOOLER
JOEL, Quanto você está pagando no seguro da sua camionete ? Que ano é ela mesmo ?

Depois daquela sua dica do intercooler no motor 2.5 eu já liguei para a concessionária que comprei meu carro pedindo para o cara me avisar quando chegasse alguma nessas características...

Valeu!

OLÁ CRISTIANO.

TENHO 40 ANOS COM TUDO A FAVOR EM MATÉRIA DE SEGURO PAGUEI 7 COTAS DE R$417,64. A S10 ANO 1999.

GO AHEAD :!: :!: 8)

[ ]'S INTECOOLADOS

2900 lts, é isso .... em BSB deve ser mais barato, no Rio deve ter mais roubo...

JOEL ALVES
07/01/2005, 20:47
É Joel...

Infelizmente os ladrões são uns FDP, mas as seguradoras são as próprias P... :cry:
E, a bem da verdade, hoje em dia, com os avanços tecnoilógicos e da engenharia, tudo está com muita qualidade e similar...Sendo a durabilidade uma questão muito mais de saber usar, como você disse, que intrínseca ao equipamento.

Outra máxima que para carro serve muito bem é que "nem tudo é perfeito", tudo tem prós e contras...
O nosso 2.5HSD mesmo, em questão, até agora mesmo, expremendo, expremendo, o que pude retirar é que o seu "grande" problema são as polias da correia, que podem perfeitamente ser trocadas. Aí os maus usuários não se dão conta disto, não sabem usar, arrebentam o motor e pronto, a notícia de que o motor é uma M...se espalha. É aquele negócio, notícia ruim chega rápido...

P.S.: Eu mesmo sou doidinho por uma Land 90...Com motor 300Tdi. QUer mais problema que isto???? Ainda faço esta loucura :lol:

[]s

GRANDE PORTELA.

O SABER USAR É FUNDAMENTAL :!:

AS POLIAS DAS CORREIAS FORAM TROCADAS JUNTAMENTE COM ELAS :wink:

"LAND 90 COM MOTOR 2.5 300Tdi" :shock: MARAVILHA :!: :arrow: MERECE OUTRA MÁXIMA:

TODAS AS APOLOGIAS CAEM DIANTE DAS RAZÕES DO CORAÇÃO... HÁ RAZÕES Q NEM A PRÓPRIA RAZÃO EXPLICA

[ ]'S

PS: O 90 É LINDO. PENA Q EU NÃO CAIBA NELE... :cry:

JOEL ALVES
07/01/2005, 20:52
cristiano.attie,

MUITÍSSSSSSSSIMO MAIS ROUBOS :cry:

[ ]'S

JOEL ALVES
07/01/2005, 20:57
Acrescentando...

O problema das polias nos Land Rover foi corrigido pelos "kits" apresentados noo boletim técnico n°0008 desta marca.

[]s

SEGUNDO OS GRANDE LANDCLUBS DO MUNDO INTEIRO:

TROCA DE ÓLEO:7.000km

TROCA CORRRIEA DENTADA: 70.000kmS...

AND NO TROUBLES AT ALL :!: :wink:

[ ]'S TÉCNICOS

JOEL ALVES
07/01/2005, 21:00
_portela,

LAND 90 EXECELENTE ESCOLHA :!:

E A COLOBOSAURA VAI OU FICA???

[ ]'S

_portela
07/01/2005, 22:21
Vai...Tadinha...

Tá inteirona, apesar de seus quase 11 anos (faz aniversário em julho)...
Mas tô querendo dar uns vôos mais longos e de gasolina vai pesar muito no bolso...
Contudo ainda nãome decidi completamente...O coração pede Defender 90, a razão pede uma Hilux SR5 e a matemática e todo o conhecimento e investimento já feitos pedem que eu continue com a Colobosaura 8)

[]s

Andre Monteiro
09/01/2005, 21:21
Joel, _portela e pequeno jr,

O legal desse site é a permanente oportunidade de trocar informações e aprender com as experiências dos outros. Essa discussão começada pelo Joel já foi, é e será fonte de polêmicas, posto que em outros tópicos já surgiram várias histórias sobre o Maxion 2.5 e, com certeza, outras virão por aí.
Já contei minha história com a Ranger e o Maxion 2.5 e posso dizer que hoje sou um feliz e mais experiente condutor de propulsores diesel. Mas não custa repetir: tenho minha Ranger há 3 anos e 3 meses, comprei ela com 40000 km (acho que reais - pelos menos o lacre do odometro estava intacto) e, durante 2 anos toquei a bichinha como se fosse carro a gasolina, além de trocar óleo e filtros com 10000 km. O resultado foi que, com 80.000 km o motor estava "soprando", com folga nos anéis de segmento e a "estouração" de mangueiras com conseqüente vazamento de óleo era permanente. Fiz o motor, gastei 3 mil e aprendi a lição: hoje dirijo com olho no contagiros e não no velocímetro. Só chego em 3000 rpm para ultrapassagens e troco as marchas com 2000 rpm no máximo. Ando na faixa de 2500 rpm, a 100 km/hora. Vez por outra "estico" para 2800 rpm, a 110, 115 km/hora. Além disso, troco oleo e filtros a cada 5.000 km, seguindo recomendação de engenheiro da International por telefone (me ligaram depois de eu mandar um e-mail soltando os bichos pela folga nos anéis).
O resultado é que hoje, 1 ano e meio depois de ter feito o motor, tenho um carro confiável, durável e que, quando deu "pau", foi por inexperiência minha. Todo novo proprietário de carro a diesel deveria frequentar um cursinho (ou algo parecido) de como lidar com motores desse tipo, para evitar dissabores.
Então, muito que se diz sobre o Maxion é realmente puro folclore ou mau uso. No meu trabalho existem 30 Sprinter equipadas com esse motor, ano 1998. Somente 3 (10%) fizeram motor, por má condução ou condições duríssimas de operação - e essas são informações do chefe de transportes, que as passou para mim. Algumas dessas Sprinter estão com 250000 km e o motor parece "zero".
Para ilustrar, já ví casos (não me contaram, eu VÍ) aqui em Goiânia de motor MWM 2.8 de uma Blaser 4x4 ser "moído" e precisar de recuperação total por causa de motorista irresponsável. Também já ví uma F250 com motor MWM baixar em oficina com o motor literalmente "detonado" por má condução. Então, uns mais e outros menos, esse é um problema (o de má condução) comum a todos os motores diesel.
Eis a minha colaboração. :)
Aliás, gostaria de mandar um abraço para o pessoal do Rio (Joel e _portela). Sou de lá mas moro em Goiânia há 15 anos. Já levei a Ranger para "passear" na Cidade Maravilhosa e pretendo voltar outras vezes.
Espero que continuemos assim, trocando informações e aprendendo cada vez mais.

Walter L. L. Casitta
09/01/2005, 21:48
André,
Eu sou um cara que mete a mão na massa, todas as vezes que quero instalar um acessório no meu Ranger. Instalei um controlador de velocidade (cruise control) sendo que pra isso tive que desmontar totalmente o quadro de instrumento só para ter acesso ao fio do VSS. O Ranger usa esse sinal, o VSS pra acionar o velocímetro que é eletrônico, no lugar daqueles velhos cabos de velocímetro que vinham realmente acompanhados com um lacre.
A perguntas é: Sendo então um velocímetro eletrônico acionado via o VSS, onde ficaria esse lacre a que você e outros se referem? Pelo menos na minha que comprei 0KM isso não existe e por ter um hodômetro mecânico o serviço de “voltar do velocímetro” pode ser feito com o pé nas costas...

Walter L. L. Casitta
09/01/2005, 22:01
Também já vi um motor V8 de um Gand Cherokee com bem menos de 60000KM vazar uma biela pelo bloco. A causa do problema: Má utilização daqueles óleos sintéticos, que encheram o motor com aquela borra assassina.
Toda vez que se compra um carro usado, é preciso dar aquela geral no motor pra eliminar completamente o vestígio do óleo que o antigo dono usava e que a gente nunca soube qual era...
A simples mistura de óleos que utilizam aditivos incompatíveis pode ajudar a criar essa borra assassina de motores. E aí por mais leve que seja o pé do freguês esse motor ta condenado.

cristiano
10/01/2005, 07:30
André 80.000 km e já começou a soprar ?? só pode ser mau uso... nem a gasolina faz isso...

JOEL ALVES
10/01/2005, 08:08
GRANDE André Monteiro,

O RIO DE JANEIRO CONTINUA LINDO :!:

UM GRANDE ABRAÇO PRÁ VC AÍ EM GOIANIA.

A QUESTÃO DURABILIDADE É EXTREMENTE RELATIVA.

VAI DEPENDER DEFATORES COMO:
*MANUTENÇÃO
*USO
*APLICAÇÃO
*SORTE
*FORÇAS OCULTAS :lol:

QUAISQUER MOTORES SEJAM DE FÓRMULA 1 A ENORMES DIESEL DE GRANDES EMBARCAÇÕES, SE ANDAREM DIRETO NO "TALO"FATALMENTE TERÃO SUA DURABILIDADE DIMINUÍDA.

OUTRAS FORÇAS OCULTAS :shock: PODEM ATUAR A FAVOR OU CONTRA NESSAS HORAS :lol:

[ ]'S CARIOCAS.

_portela
10/01/2005, 09:21
André,

Matou a pau :mrgreen:
Como já disse várias vezes neste forum : Diesel não é para qualquer um...Tem que saber usar :wink:

[]s Diretamente da Cidade Maravilhosa.

Andre Monteiro
11/01/2005, 11:05
Walter, quanto a odometro digital, realmente a rapaziada que negocia com carros faz qualquer coisa. Eu vi o tal lacre na seguinte situação: a Ranger parou o velocimetro quando eu estava há cerca de um ano com ela. Não querendo ser vítima de roubo das concessionárias, optei primeiro por levá-la direto a uma loja de velocimetros e lá descobri que eles fazem mais é "voltar" quilometragem de carros usados das revendas de Goiânia do que consertar velocímetros... :shock:
Enquanto estive lá, entravam e saiam a toda hora desde Gol 95 até Pajero Full quase zero, com tudo eletrônico - e o técnico "voltava" o odômetro de todos, a gosto do fregues.
Bom, quando fui atendido, o técnico desaparafusou a parte preta do painel sobre o volante e puxou o conjunto todo para fora. Mostrou para mim um selo de papel, original da Ford, colado sobre o circuito impresso (ou algo assim) e me perguntou: "Posso romper ? vou precisar rasgar isso para acessar o sistema". E eu autorizei (só que não descobriram o defeito, tive que levar depois a uma concessionária que resolveu o problema e me cobrou ... R$ 25,00 :lol: ).
Então, o lacre da Ranger que eu ví foi esse. Como a sua é 2001 e você a tem desde zero, pode ser que a Ford não tenha mais colocado esse "selo"

Pequeno jr
11/01/2005, 14:55
PessoALL,

Como falei da ultima vez, fui captar informações mais solidas sobre o tão amado e odiado maxion 2.5.

Conversando com a pessoa que comentei neste mesmo topico, ele me disse o q tdos aq ja disseram:
"Carro diesel não é carro a gasolina e quando chegam novos motoristas aqui, eles recebem um breve treinamento e orientações sobre como dirigir os veiculos com motores diesel para que possamos ter a maior autonomia possível sem quebra de motor."

So q ele comentou uma coisa, a policia civil e militar de BSB, estão recebendo viaturas a diese: S-10, Ranger, Blazer e o X-terra, que são tdos com motor 2.8 e as ranger com o motor power stroker. Em Brasília a policia civil tem poucas viaturas com o motor 2.5 e ele falou assim: "Você acha q se esse motor não aguenta como tdos dizem ai, essas viaturas não estariam paradas ??" Qdo foi q vc viu carro da policia andando devagar ou andando pouco ?

O que acontece é q a manutenção desses carros são bem feitas, usando peças boas e na kilometragem q o fabricante recomenda.

Ta ai o q consegui obter de informações para enobre este topico.

************************************************** ******

Galera, alguem ai esta para o lado de Barreiras - BA ??

Estou com um parente com o carro quebrado(Rachou o cabeçote) nesta cidade. O carro dele é uma mitsubishi 96 preta com pneus 33''.

Se tiver alguem por essas bandas, por favor me passa uma MP.

[]'s

Pequeno Jr

_portela
11/01/2005, 15:17
"Carro diesel não é carro a gasolina e quando chegam novos motoristas aqui, eles recebem um breve treinamento e orientações sobre como dirigir os veiculos com motores diesel para que possamos ter a maior autonomia possível sem quebra de motor."


Pequeno,

Concordo plenamente com isto. Com os HS não deveria ser assim, pois, afinal de contas são HS, mas...

Só não concordo de utilizar polícia como parâmetro. Em São Paulo colocaram Defenders para correr atrás de ladrão, sei lá, acho cagada...
Outra coisa é que os carros da Polícia, ao menos no Rio, ficam destruídos de tudo muito antes da vida de qualquer motor, ou seja, sobra motor e falta carro...
Particularmente acho que carro de polícia tem que ser a gasolina...

[]s

Walter L. L. Casitta
11/01/2005, 16:19
Concordo plenamente com isto. Com os HS não deveria ser assim, pois, afinal de contas são HS, mas...


Esse assunto não vai ter fim né.
O treinamento pra dirigir com um motor diesel HS é necessário sim, assim com seria pra dirigir um a gasolina se todos só conhecessem veículos a diesel.
Nem todo motorista tem a capacidade de perceber as diferenças, é fácil de ver isso quando passo a direção do Ranger pra um amigo durante uma viagem. O melhor deles, simplesmente não consegue perceber que não adianta acelerar alem dos 3500RPM, coisa normal num veículo a gasolina. A única coisa que acontece e fumaça lá atrás.
Um motor diesel foi feito para se dirigir dentro da faixa de torque e o a gasolina, a acima dela. São formas bem diferentes de dirigir.
O torque do motor Maxion HS 2.5 está em 1700RPM e o de um motor a gasolina acima de 2500RPM e se for 16V acima de 3500RPM.

_portela
11/01/2005, 17:00
Walter,

Talvez por ignorância minha, concorde com você que Diesel tem que ser conduzido na faixa de torque e assim deduzo que para extrair um desempenho HS de um HS a sua capacidade volumétrica tem que ser muito maior dos 2.8, 3.0 que temos disponíveis para aplicações leves (pick-ups) hoje em dia. Nos EUA já existem uns Diesel HS animais V6, V8, 4,5,6 ponto não sei o quê. Aí acredido em desempenho e condução HS, pois assim consigo enxergar velocidades altas (high speed) e rotações baixas (compatíveis com Diesel).

Contudo, disse que talvez por ignorância concordasse, pois esta visão é bem tradicional e os motores HS são vendidos sob o marketing de condução High Speed e isto não se dará em um 2.8 a 2000RPM :roll:


[]s

Walter L. L. Casitta
11/01/2005, 17:28
Walter,

Talvez por ignorância minha, concorde com você que Diesel tem que ser conduzido na faixa de torque e assim deduzo que para extrair um desempenho HS de um HS a sua capacidade volumétrica tem que ser muito maior dos 2.8, 3.0 que temos disponíveis para aplicações leves (pick-ups) hoje em dia. Nos EUA já existem uns Diesel HS animais V6, V8, 4,5,6 ponto não sei o quê. Aí acredido em desempenho e condução HS, pois assim consigo enxergar velocidades altas (high speed) e rotações baixas (compatíveis com Diesel).


É isso... só que 3.0 já ta bom de mais... :wink:



Contudo, disse que talvez por ignorância concordasse, pois esta visão é bem tradicional e os motores HS são vendidos sob o marketing de condução High Speed e isto não se dará em um 2.8 a 2000RPM


É isso, você só vai entender quando tiver um... :roll:

Pequeno jr
11/01/2005, 17:41
"Carro diesel não é carro a gasolina e quando chegam novos motoristas aqui, eles recebem um breve treinamento e orientações sobre como dirigir os veiculos com motores diesel para que possamos ter a maior autonomia possível sem quebra de motor."


Pequeno,

Concordo plenamente com isto. Com os HS não deveria ser assim, pois, afinal de contas são HS, mas...

Só não concordo de utilizar polícia como parâmetro. Em São Paulo colocaram Defenders para correr atrás de ladrão, sei lá, acho cagada...
Outra coisa é que os carros da Polícia, ao menos no Rio, ficam destruídos de tudo muito antes da vida de qualquer motor, ou seja, sobra motor e falta carro...
Particularmente acho que carro de polícia tem que ser a gasolina...

[]s

Portela,

por esse lance da policia usar é um pouco complicado. Vejo em outros estados brasileiros, várias viaturas com no maximo 2 anos de uso, mas sempre acabadas.

Aqui em Brasília, há também deste tipo de "cupim" se é q vc me entende, mas são poucos. Você vê carros aqui carros 97 fazendo ronda e trabalhando tranquilamente . O que acontece aq as vezes são leilões de viaturas q estão em um estado de conservação aceitavel para o ano e a utilidade q foi colocado o carro.

Por isso q ate hoje tem as rangers rodando para cima e para baixo. Qto a questao DIESEL X GASOLINA foi pela questão do consumo de principalmente as Blazers com motor 4.3

Andre Monteiro
12/01/2005, 06:54
Pessoal,
Como nesse tópico tem muito dono de Ranger, vou pedir a ajuda de vocês para a seguinte questão (só para não precisar abrir novo tópico), que não trata do HS:
Fui alinhar a direção ontem e a roda direita está com folga no pivô superior, o que pude verificar fazendo o tradicional teste de empurrar para dentro e para fora (aliás, uma folga bem grande). O orçamento foi de 175,00 para o pivô e 60,00 a mão de obra, mais 20,00 de alinhamento. Acontece que o cara me disse que a roda esquerda está com uma pequena folga, apesar de que, no teste de empurrar, não senti nada. Aí ele me pediu para entrar embaixo do carro e pressionar os dedos sobre o pivo da roda esquerda enquanto ele empurrava a roda para dentro e para fora. Sentí um leve movimento, MAS QUE NÃO SEI SE É NORMAL OU NÃO. O fato é que a roda direita está com folga visível e a esquerda não.
Pergunta: é realmente folga a da roda esquerda ou esse "barulho", "leve movimento", que sentí quando pressionei o pivo com os dedos é normal ? :?: :?: :?: Será que o cidadão quer faturar um pouco mais em cima de mim ? :shock:
Agradeço a ajuda.

Andre Monteiro
12/01/2005, 07:04
Em tempo: quando falo "barulho" é no sentido figurado, pois realmente não há nenhum ruído audível - apenas o leve movimento perceptível nos dedos, ao contrário da roda direita que, quando empurrada para dentro e para fora, faz o barulho correspondente da folga. :?

Walter L. L. Casitta
12/01/2005, 10:28
André,
Não dá pra brincar com folga nos pivôs da suspensão. Você pode conviver com elas por muito tempo e não acontecer nada, mas de repente em alta velocidade você encontra um daqueles baita buraco que não são incomuns e eles podem não resistir nesse momento...
Barulho faz sim, acontece que a carroceria do Ranger, é bem isolada do chassi e o ruído da suspensão não chegam até a cabine e por isso todo mundo é supreendido nas revisões.
Com folga menor que a que você está relatando eu preferi trocar os 4 pivôs e só vou preocupar com isso daqui a 50000KM, que acredito ser o máximo que poderia durar...
O pivô superior custa R$135,00 o inferior R$55,00 aqui em BH...

cbridi
12/01/2005, 14:19
Já que estão falando em pivô da Ranger...

Vcs conseguiram substituir apenas o pivô superior? Ou tiveram que trocar toda a balança? Pelo que vi não tem como trocar somente pivô e buchas, tem que trocar todo o conjunto superior.
Aqui achei o conjunto superior por R$120,00 cada lado e os pivôs inferiores por R$45,00/cada, aproveitei e substitui tbem as buchas inferiores por R$78,00 cada lado. Sem contar a mão-de-obra.

Walter L. L. Casitta
12/01/2005, 15:06
Os picapes Ranger anteriores a 2000, permitiam trocar somente o pivô superior, os novos não.

Pequeno jr
12/01/2005, 17:46
Os picapes Ranger anteriores a 2000, permitiam trocar somente o pivô superior, os novos não.

Dr. Walter, meu consultor para assuntos rangeiros, ... a minha é 99 e não troca somente o pivo. Nela tive que trocar a peça inteira. Acho q vc se lembra de um topico q falamos sobre a suspensão dianteira da ranger.

SO uma coisa, essa balança que o "cbridi" esta colocando é paralela com certeza por causa do preço. Na minha Ranger, como eu disse naquele topico, para colocar a Balança paralela eu teria q fazer uma adaptação forçando a peça e em certos momentos com um maçarico para esquentar e entortar pouca coisa a peça, coisa que eu não queria na minha. Resultado ... foi + de R$ 500,00 a balança original.

Apos vc trocar Cbridi, informe para nos como ficou este caso, oK!?

_portela
12/01/2005, 19:21
É isso, você só vai entender quando tiver um...



É Walter...Ter um Diesel, pensaria em Hilux ou 90tinha, na Cidade Maravilhosa, porém sem lei, tá difícil de realizar por conta do assalto que é o seguro :?

Um dia quem sabe :?:

Mas vai ter que ser HS e que eu possa conduzí-lo como tal e que ele mantenha a tão cantada durabilidade Diesel :wink:

Isso, de durabilidade, daqui há um tempo, quando muita gente já tiver usado e abusado dos HS, já tiverem muitos bastante rodados (assim espero), alguém abre este tópico de novo 8)

Enquanto este tempo que, ao menos no meu ponto de vista, não chegou (pois vejo muita gente chorando porque usou Diesel de uma forma, digamos, não tradicional, acreditando na "Alta Velocidade"), vou ficando sem ter e sem entender :roll:

Basta ver neste mesmo tópico o que questiono ser ou não ser HS...



Já contei minha história com a Ranger e o Maxion 2.5 e posso dizer que hoje sou um feliz e mais experiente condutor de propulsores diesel. Mas não custa repetir: tenho minha Ranger há 3 anos e 3 meses, comprei ela com 40000 km (acho que reais - pelos menos o lacre do odometro estava intacto) e, durante 2 anos toquei a bichinha como se fosse carro a gasolina, além de trocar óleo e filtros com 10000 km. O resultado foi que, com 80.000 km o motor estava "soprando", com folga nos anéis de segmento e a "estouração" de mangueiras com conseqüente vazamento de óleo era permanente. Fiz o motor, gastei 3 mil e aprendi a lição: hoje dirijo com olho no contagiros e não no velocímetro. Só chego em 3000 rpm para ultrapassagens e troco as marchas com 2000 rpm no máximo. Ando na faixa de 2500 rpm, a 100 km/hora. Vez por outra "estico" para 2800 rpm, a 110, 115 km/hora. Além disso, troco oleo e filtros a cada 5.000 km, seguindo recomendação de engenheiro da International por telefone (me ligaram depois de eu mandar um e-mail soltando os bichos pela folga nos anéis).



[]s Saindo deste tópico, pois realmente, esta discussão dá pano para manga e, para mim, ainda falta tempo de uso para bater palmas para motores HS 2.8 e 3.0

Walter L. L. Casitta
12/01/2005, 19:47
A História do braço superior da suspensão é a seguinte, segundo o manual de peças da Ford: A Ford parece ter descontinuado o braço que permitia a substituição apenas do pivô e esta orientando para que se for o caso, substituir pelo braço novo que não permite substituir o pivô.

Então Pequeno Jr, eu acho que o antigo proprietário do seu Ranger deve ter substituído o braço pelo atual.

O problema que você teve com a peça do paralelo é um problema de qualidade então deveria ter procurado outra marca, no meu caso o problema foi outro, eu tive que acrescentar arruelas para que os parafusos conseguissem apertas as buchas do braço. É o que se paga por usar peças não originais.
Quando compro peças no paralelo e desconfio da qualidade, compro com a opção de devolver ou trocar, caso eu ou o mecânico não aprove a peça. Os vendedores já estão acostumados com isso.

Abaixo o braço antigo(2) e o novo(1):

cbridi
12/01/2005, 22:25
SO uma coisa, essa balança que o "cbridi" esta colocando é paralela com certeza por causa do preço.

....

Apos vc trocar Cbridi, informe para nos como ficou este caso, oK!?


Sim, usei uma "genérica", espero não me arrepender...
Na concessionária queriam R$530,00/cada. O Gattiboni pediu R$200,00 na original "importada" da Argentina, como eu estava com a suspensão desmontada e não podia esperar 2 dias até chegar a nova optei pela genérica.
Troquei na sexta (07/01) e já rodei quase 1.000Km, por enquanto tá tudo tranquilo, se durar metade dos 100.000Km que durou a original eu já estarei satisfeito.
A propósito, a geometria ficou perfeita e não tive nenhum problema na montagem.
Se surgir algum problema postarei aqui.

[]'s

Andre Monteiro
15/01/2005, 23:48
É, acabei trocando os quatro, todos genéricos, já que os preços na concessionárias são absurdos:

- 2 pivôs (com balança) superiores - 175,00 x 2 = 350,00
- 2 pivôs inferiores - 70,00 x 2 = 140,00 (consegui mais baratos que o orçamento original)
- mão de obra - 110,00
- balanceamento - 20,00

As marcas, se não me engano, são Tecsul :?

Há duas semanas eu tinha trocado o cilindro atuador da embreagem e já tinham ido 600, incluindo mão de obra... :(

Para um carro com 5 anos de uso (dez/99 saiu da concessionária), é razoável ter esse tipo de manutenção.

Ric Mac
17/01/2005, 17:47
Joel,

Eu tive uma S-10 4x4 - 99/00 que comprei zero. Bom depois de muitos problemas, tipo: Barras estabilizadoras da caixa de marcha que se quebravam, solucionadas na concessionaria com uma simples exclusao da mesma, a viatura era muito boa no quesito conforto interno.
Vendi a mesma pois em subidas como a serra das araras ou petropolis com a cacamba semi cheia, o motor esquentava, e chegava a jogar diesel para fora :?
Pertia potencia e parecia um fusca 67 1200 6volts.
Alem disto batia a suspensao que era uma beleza.
Levei a viatura em varios mecanicos e ninguem resolvia o problema.
Resultado depois de muito procurar, fiz uma adaptacao do comando de valvulas da Ranger 2000, coloquei um radiador de oleo e intercooler, tb fiz um "retrabalho" na bomba de diesel para ganhar uns cvs a mais. Virou outro carro, parecia que tinha renascido.
Hoje tenho uma Frontier com motor MWM2.8 TDI, nao existe comparacao mesmo depois das mudancas que fiz no 2.5 maxxion.

JOEL ALVES
18/01/2005, 01:08
Caro Ric Mac,

"A diferença entre uma criança e um adulto é o custo dos brinquedos."

Essa frase sintetiza bem uma realidade. :arrow: Alguns brinquedos são mais caros do que outros. :lol:

O MWM 2.8 é uma maravilha. Um canhão... :!:

Um dia quem sabe?

[ ]'s esperançosos de brinquedos melhores (mais caros?)...

andretomasi
18/01/2005, 01:56
O que são as barras estabilizadoras da caixa de marchas? :shock:

[ ]´s

Ric Mac
18/01/2005, 12:53
Keko,

Estas tais barras vinham de fabrica e faziam, pelo menos em tese, o alinhamento entre a caixa de marcas e a de transferencia para o eixo dianteiro. Eram 2, uma de cada lado da caixa de marcha. Mas, elas quebravam com uma frequencia absurda. Em uma concessionaria, havia uma ordem de servico da GM mandando retira-las. Eu troquei 4 vezes os parafusos de fixacao.

Abraco

andretomasi
19/01/2005, 01:29
Valeu Ric, entendi. Nunca vi uma S10 por baixo :oops:

[ ]´s

Edintruder
20/01/2005, 21:41
Ontem falei com um cara que tem uma Ranger 2001 cd 4x4 igual a minha com 251600 Km rodados. Trocou o eixo cardã por um de ferro, já que o original era de aluminio e custa R$1.300,00, o acionador da embreagem, um kit de embreagem a bomba da DH, soldou a caixa de transmissão e trocou um jogo de buchas de suspenção, lonas e pastilhas de freio. Está no terceiro jogo de pneus. Ele disse que nunca mexeu em nada no motor, fora manutenção normal, é claro, bomba e bicos nunca foram mexidos. Ah, ele disse que colocou 190Km/h de final, mas como descida não conta daí fica os 170Km/h no plano...
Falow! :P

JOEL ALVES
21/01/2005, 10:01
Edintruder,

O motor Maxion TD 2.5 HS parece ser muito bom para quem o possui...

[ ]'s

cthorell
02/02/2005, 14:12
Pessoal,

Estou querendo instalar o intecooler da S10 2.8 no Maxion 2.5 do meu jipe. Gostaria de umas dicas de quem ja instalou algum kit intercooler nesse motor... É necessário virar o caracol frio da turbina ou da pra instalar na posição que ele se encontra? E quanto aquele cano na saida da turbina para o coletor de admissão (foto abaixo), será que consigo essa peça de um motor de Ranger ou Defender ou terei que mandar fazer uma? Alguém teria uma foto do motor da Ranger ou do Defender para eu ver como fica a saida da turbina?

[]s,
Claudio

http://thor.50megs.com/motor.jpg

cthorell
02/02/2005, 14:25
Acho q a foto nao saiu no ultimo post, estou enviando novamente...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/e4f23373f331d96a97f87dbeb76ae0e2.jpg

Walter L. L. Casitta
02/02/2005, 17:32
O coletor do Ranger é completamente diferente desse ai...

JOEL ALVES
02/02/2005, 22:06
Cláudio Thorell,

Olá. Eu instalei o kit intercooler da international para S10.

1- não foi necessÁRIA A MUDANÇA DA TURBINA.

2- A PEÇA EM QUESTÃO É A primeira da direita abaixo na foto. Já veio pronta.

http://www1.uol.com.br/bestcars/un/131-02.htm

[ ]'s valeu a pena...

Velho Russo
03/02/2005, 02:22
Quanto ao motor eu não tenho nada a reclamar... sobe e desce ladeira sossegado (o negócio é manter a turbina cheia).
Excelente mesmo, é só saber tocar... entre 2000 e 2800 RPM, passou de 3200 começa a ficar áspero e pode esperar que vai aquecer e é de bom juízo não manter por muito tempo, depois tem que baixar o giro... o ruim é que nas 4X4 a relação de marcha é mais curta, o que piora a situação (pois são qse 3000 RPM para o carro ficar em 110). Mas o motor pra quem sabe andar em rodovia não faz feio não.
É bom lembrar que giro baixo (abaixo de 1800 RPM) também não é aconselhável durante muito tempo, uma vez que além de alto consumo, quem sofre é a turbina, que não tem o segundo estágio funcionando e com isso pára de se auto-lubrificar por completo (salvo engano, a turbina gira a mais de 30000 RPM, imagina isso sem óleo).
O que eu senti falta quando comecei a andar nesta camionete foi a falta da visualização da faixa de rotação ideal , indicada pela cor verde, como no conta-giros das antigas F-1000.
O motor da S-10 e Ranger é Maxion, o da Land e Mercedes é International. São bem parecidos, mas não é exatamente a mesma coisa não.
Agora, quanto à camionete... não indico tanto não

Abraços

Walter L. L. Casitta
03/02/2005, 08:21
Quanto ao motor eu não tenho nada a reclamar... sobe e desce ladeira sossegado (o negócio é manter a turbina cheia).
Excelente mesmo, é só saber tocar... entre 2000 e 2800 RPM, passou de 3200 começa a ficar áspero e pode esperar que vai aquecer e é de bom juízo não manter por muito tempo, depois tem que baixar o giro... o ruim é que nas 4X4 a relação de marcha é mais curta, o que piora a situação (pois são qse 3000 RPM para o carro ficar em 110). Mas o motor pra quem sabe andar em rodovia não faz feio não.
É bom lembrar que giro baixo (abaixo de 1800 RPM) também não é aconselhável durante muito tempo, uma vez que além de alto consumo, quem sofre é a turbina, que não tem o segundo estágio funcionando e com isso pára de se auto-lubrificar por completo (salvo engano, a turbina gira a mais de 30000 RPM, imagina isso sem óleo).
O que eu senti falta quando comecei a andar nesta camionete foi a falta da visualização da faixa de rotação ideal , indicada pela cor verde, como no conta-giros das antigas F-1000.
O motor da S-10 e Ranger é Maxion, o da Land e Mercedes é International. São bem parecidos, mas não é exatamente a mesma coisa não.
Agora, quanto à camionete... não indico tanto não

Abraços

Aaahhhhmmmm? :?: :!: :?: :!: :?: :!: :?

amithai
03/02/2005, 08:55
Gente, eu tenho uma Ranger 2000 diesel equipada antes com o original maxion 2.5 . Troquei há mais ou menos 1 ano pelo PS 2.8 TGV(troquei só o motor). Então vou passar o q eu acho. Se fosse comprar um carro com um maxion 2.5 eu não compraria jamais...estou dizendo EU. Mas cada um dirige de uma forma, quem dirige devagarzinho numa boa e está com uma evolução espiritual grande e não gosta de pisar fundo, é um motor muito bom, durável, confiável. Fazendo as manutenções direito ele dura a eternidade. Mesmo andando em 3800 , 4000 rotações como eu andava...eu andava chutado, fazia curvas a 140, 150km\h na Dutra e esse motorzinho nunca me encheu a paciência...uma vez ele soltou o suporte de um bico...mas foi só. Mas eu não gostava dele em retomadas e arrancadas...toda hora tinha q reduzir e ia enchendo o saco...caí na besteira de dirigir uma F250 aí degringolou tudo...resolvi enlouquecidadmente trocar meu motor por um MWM 6cil enterrar de qq maneira na Ranger......então me disseram q esse motor iria moer meu cambio e diferencial e fiquei com medo. Comprei um PS na base da troca e isto sim q é motor...Retomadas, arrancadas...a ranger não virou uma f250 mas é outro carro....eu odiava meu maxion 2.5 por ele ser fraco e não por me dar dor de cabeça.
Com relação ao 3.0 da Hilux...Caio, me desculpe mas esse motor é uma droga total....pode ser melhorzinho q o maxion mas é só...
common rail é o futuro...
Vergonha a land ter insistido nesse maxion, já andei numa landa assim...uma LESMA, uma tartaruga de 3 pernas....
Abraços a todos

_portela
03/02/2005, 10:40
Com relação ao 3.0 da Hilux...Caio, me desculpe mas esse motor é uma droga total....pode ser melhorzinho q o maxion mas é só...
common rail é o futuro...
Vergonha a land ter insistido nesse maxion, já andei numa landa assim...uma LESMA, uma tartaruga de 3 pernas....


O 5L é uma lesma, uma tartaruga mesmo!!!! Mas, de repente, até por isto, não dá pau...Podem reclamar de performance e o escambau, mas de durabilidadeXconfiabilidade, não! Logo, não é uma droga :twisted: A Hilux também é um carro muito mais voltado para o trabalho que as outras pick-ups e, para este fim, seus motores são adequados e atendem as expectativas. O problema é que tem gente que compra Hilux por status, porque é "importado" e aí quebra a cara mesmo!
Se um dia alguém parar e peguntar:"Huuummm...não sei se compro uma Hilux ou uma Ranger????" Eu respondo: "Compre uma Ranger, Hilux não é para você...". Com a nova Hilux, acho que esta perspectiva irá mudar, mas como a atual, são coisas não comparáveis, apesar de serem pick-ups, têm usos, usuários, expectativas, performances, dirigibilidades, etc., etc. etc., completamente diferentes.
Os "puristas" querendo ou não, a partir do ano que vem não irão fugir do common rail. Realmente é o futuro. Hoje tem muita gente torcendo o nariz, assim como foi na gasolina a mudança do carburador para a injeção eletrônica...E bomba injetora mecânica é muito pior. Conto nos dedos ás pessoas deste forum que metem a mão numa bomba injetora...
Indo na Land Rover semana passada um vendedor me falou que ainda este ano a Land abandonará o 2.5HSD e trará o Td5. É esperar...

[]s

Caio
03/02/2005, 11:03
O motor 2.8 (3L) da Hilux turbinado não deixa nada a desejar. Ando sempre na faixa de 3000-3500 rpm, já fazem uns 100.000 km e se fosse um 2.5 Maxion nessas mesmas condições não sei como seria a performance.

Caio
03/02/2005, 11:18
Ele disse que nunca mexeu em nada no motor, fora manutenção normal, é claro, bomba e bicos nunca foram mexidos. Ah, ele disse que colocou 190Km/h de final, mas como descida não conta daí fica os 170Km/h no plano...


190???? Fazendo as contas de rpm passa dos 7000

[ ]´s procurando um desses para instalar na viatura :lol: :lol:

Velho Russo
04/02/2005, 00:40
Ow Walter,

Eu disse que quanto ao motor não há reclamações... vc tem que se adaptar a ele, é um motor que apresenta algumas restrições na forma de conduzir (faixa de giros). Pô ceis tão mais véio e ainda tão com pressa, só na proeza ?!? :P
Lógico que não é como um MWM das antigas F-1000 (94-98), em que vc podia socar a butina que ele não abria o bico, que aguentava lenha (já vi quebrar turbina mas o motor permanecer inteiro), quem lembra deles ?!?
Landeiros tão meio com a pulga atrás da orelha pq parafernalha eltrônica e barro não combinam, pior que tá vindo uma onça com 5 cilindros... Eu mesmo sou forte candidato a possuir Land, acho que 90tinha é a próxima, rasga muito bem... pode falar do motor, eu kero é pro 4x4 mesmo !!! 8)
Agora quanto ao uso concordo com o Portela, se for mais barra pesada vai de japonesa, se for asfalto ou terra leve, Ranger vai muito bem, principalmente PS...
Amithai, ficou animado com a f-250 motor limpo ?! tem um colega aki que colocou turbina de caminhão mercedes (mais pressão), fuçou tudo que podia na bomba, um outro negócio que mantém a pressão da turbina constante (não me lembro o quê) e mais umas gracinhas (segundo o dono ficou com algo em torno de 300 cv ou mais; o torque, pela puxada, tá absurdo), só te falo uma coisa, tá dando trabalho até pra saveiro turbo, acho que o torque compensa o peso... dá gosto de ver, o problema é que parece caminhão da sucam, um fumacê !!! ... agora não me pergunta até quando dura isso tudo... :roll:


Abraço.

Velho Russo
04/02/2005, 00:43
Quanto ao ano das f-1000, vai de 94 a 98 citando anteriormente... onde a carinha apareceu no lugar do 8 seguido do ).

Belê mizifio...

Caio
04/02/2005, 08:21
... pode falar do motor, eu kero é pro 4x4 mesmo !!!



Tamos chegando num acordo, motor forte é bom concordo,mas temos que analisar o conjunto.
Anda em 2ª reduzida a 2800- 3000 rpm vc vai ver que qq dos dois motores empurram 1,8ton de viatura barranco a cima muito bem.

Picape não foi feita para correr, é só ver a distribuição de peso nos eixos.

Picape 4X2 atola até em grama molhada

JOEL ALVES
22/02/2005, 13:46
amithai,

Vc pode me passar o tel do local onde vc trocou os motores???

amithai
22/02/2005, 15:01
troquei meu motor lá na BR 1000...o tel eh (21) 26359140 fala com o Carlos ou Cleiton!!
Abraços
Amithai

JOEL ALVES
22/02/2005, 15:11
amithai,

VALEU MEU VELHO...

[]'S

Luiz Antonio
11/04/2005, 11:06
amithai,

VALEU MEU VELHO...

[]'S


me diga uma coisa meu amigo, aquela fumaça que o motor produz quando da retomada entre as trocas de marcha do 2.5, com o aumento da pressão do turbo na WG tende a diminuir é isso ? e consequentemente aumenta o torque nas mudanças de marcha, é isso ???, finalizando, essa nova regulagem na WG é exatamente pra essa finalidade ??
grato
[]'s :?:

JairoM
11/04/2005, 19:18
Pequeno jr Agradeço a informação, mas uma coisa, o seguro da Ranger está em seu nome ? nós temos a mesma idade, já é uma boa referência.JOEL ALVES,
Amigo, me da a dica deste mecanico.... eu tambem moro no Rio de Janeiro, e nao tenho um mecanico de diesel confiável.....

Luiz Antonio
11/04/2005, 22:04
Walter L. L. Casitta, bom amigo, a minha é 2001 na parte superior só é possivel trocas as buchas, no caso dos pivos, so trocando as bandejas, os inferiores sim, podem ser trocados.....
certíssimo :mrgreen:

Edintruder
23/04/2005, 23:42
Uma coisa que não vi ninguém comentando sobre o motor Maxion é o caso da turbina Garret, como ela é pequena, em marcha lenta ela já apresenta uma rotação considerável, e com o tempo ela começa a apresentar desgaste da bucha e retentores mais cedo que turbinas maiores. Tanto é que na marcha lenta pode-se ouvir o ruído da turbina pelo escapamento perfeitamente. A minha começou gradativamente a perder torque na faixa de 1800 rpm, hoje ela está em 2500 rpm, achei que fosse correia dentada ou bomba Laudo: Turbina com folga lateral, e quando sobe o giro ela arrasta na carcaça e perde rpm.
Na GM é 55% mais barato que na Ford. Como não pretendo pegar estrada com a minha Ranger, vou levando assim por um tempo mais até trocar a talzinha, porém estou pensando ainda numa recondicionada que custa 80% mais barato que uma nova na consecionária Ford.
Ela está apresentando falta de força apenas, na estrada está horipilante. É como fosse motor maçarico! :shock:
O caso é que esse problema é mais comum do que se imagina, várias Rangers e S-10 apresentam esse problema antes de 100.000 Km, outras nunca ocorreu e apresentam Kilometragens de mais de 200.000 Km :?:

Walter L. L. Casitta
24/04/2005, 00:32
O maior problema de manter uma turbina com folga, é que ele joga óleo lubrificante para dentro alem dos pedaços dela mesmo. Procure pela turbina num distribuidor de peças da Maxion ou International. Lá era R$200,00 mais barato, que o menor preço que pude achar na época.

ojaneri
24/04/2005, 00:48
Não tem como recuperar a sua turbina?

Se a diferença não for grande, uma TGV não seria ruim:
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=27469442 - R$ 1.500,00 nova.

Ou uma nova garret tradicional por R$ 799,00 - http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=28058924

Edintruder
24/04/2005, 08:37
O maior problema de manter uma turbina com folga, é que ele joga óleo lubrificante para dentro alem dos pedaços dela mesmo


Sim, na admissão já tem um pouco de óleo lubrificante exatamente como acontece numa Pajero em outro fórum aqui.

Walter, pelo jeito a tua também deu galho?

Ojaneri, os preços que eu tenho são R$ 2626,00 na tradicional na Ford e R$ 1200,00 na GM, e a TGV na Ford sai por R$4542,00. Porém agora gostei desses preços. Só valeu!

Walter L. L. Casitta
24/04/2005, 09:01
Foi a S10 do meu irmão, eu consegui a turbina pra ele por R$570,00 na época, acho que foi em 2002.

Edintruder
24/04/2005, 09:17
Olhei os flanges da TGV e da tradicional, o flange da TGV é triangular, para adaptar ou troca o coletor, modifica o flange do coletor (particularmente acho ruim pois soldar ferro fundido é uma meld@) ou faz um flange de adaptação. Pensando no benefício até compensa.

Walter L. L. Casitta
24/04/2005, 09:42
Se fosse plug and play, valeria a pena, mas não é. O coletor e o escapamento são diferentes.

Edintruder
24/04/2005, 11:22
Walter,
Sabe? Eu não estou convencido que seja a turbina, na mão não existe folga nenhuma! acabei e dar mais voltas na wastegate, está com, 7, vou ver como fica. Sabes como funciona e válvula LDA? Eu notei que chega uma mangueirinha bem fina que vem do coletor de admissão e logo abaixo tem um cachimbinho de borrach com um furo, porém não tem nada saindo desse cachimbinho, não tem nenhum fio que deveria sair por ali ou é apenas um respiro?, Pode estar com problema também e eu fico rodeando no lugar errado. O problema é falta de tempo, a mulher fica com a caminhonete durante a semana e eu ando de moto, daí só resta finais de semana para mexer ou levar em alguma oficina.

Walter L. L. Casitta
24/04/2005, 12:01
Edin,
Quando tem folga, ela e perceptível. Se você não percebeu, é porque não tem.

A válvula LDA, localizado na bomba injetora, faz o controle de injeção de combustível no motor em relação à pressão no coletor de admissão. Se o turbo aumenta a pressão no coletor, a válvula aumenta o debito de combustível.

Aquele tubinho leva uma amostra da pressão do coletor pra LDA.

Naquele cachimbinho não tem nada mesmo, chutando deve ser usado noutra aplicação ou talvez pra auxiliar na manutenção, teste ou ajuste da bomba.

Edintruder
24/04/2005, 12:16
Eu andei olhando e é um respiro e o cachimbinho serve para não entrar água. A Lda pode estar com a membrana furada, vou tirar a tampa de cima dela para ver como está, porém terei que tirar o compressor do ar condicionado para tirar um parafuso da tampa. Mas acho que ficará para de noite.

Rodrigo Luvison
24/04/2005, 12:29
Olá Edin

Se vc tivesse manômetro de pressão do turbo, ajudaria no diagnostico.

Mas um turbo não durar nem 100 mil km é complicado.

Abraços

Edintruder
24/04/2005, 19:54
Pois é, mas vou ter que comprar na internet pois aqui na minha cidade não encontro com mais de 1 bar. Já deveria ter comprado ha muito tempo, porém sempre vai ficando para depois...

Luiz Antonio
26/04/2005, 14:18
Edintruder, aproveitando a oportunidade, vc já pensou onde colocará o manometro do turbo no painel da viatura ?? estou quebrando a cabeça aqui hehehehe :roll: :roll:
[]'s

Walter L. L. Casitta
26/04/2005, 14:33
Uma sujestão pra vocês...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/manometro.jpg

Luiz Antonio
26/04/2005, 14:57
Walter L. L. Casitta, é.....apesar de não gostar muito da posição, acho que é a unica que fica com visibilidade.
valew, obrigado
[]'s

Edintruder
30/04/2005, 18:54
É nessa mesma posição que irei colocar. Comprei um na Donatti da linha da Land Rover pois o o ponteiro e os números são todos brancos. Daqui a 25 dias devo receber em casa.
Eu pretendo puxar a tomada de pressão da mangueira da válvula wastegate, colocando um "T" em uma das extremidades. Porém aceito e peço sujestões mais práticas.

Walter L. L. Casitta
30/04/2005, 19:47
Edin,
O meu conectei no coletor, junto a saída para a válvula LDA...

Edintruder
30/04/2005, 22:51
Um banjo pequeno e um parafuso mais longo. Realmente mais fácil.
Andei conversando com um cara que trabalha com bombas injetoras e ele falou que é comum apresentar esse defeito que a minha vem dando e a causa seria água no diesel que destrói a bomba injetora. Mas antes de mexer vou instalar o manômetro do turbo para tirar a prova dos 9.

Pequeno jr
13/05/2005, 16:55
Gente, eu tenho uma Ranger 2000 diesel equipada antes com o original maxion 2.5 . Troquei há mais ou menos 1 ano pelo PS 2.8 TGV(troquei só o motor). Então vou passar o q eu acho. Se fosse comprar um carro com um maxion 2.5 eu não compraria jamais...estou dizendo EU. Mas cada um dirige de uma forma, quem dirige devagarzinho numa boa e está com uma evolução espiritual grande e não gosta de pisar fundo, é um motor muito bom, durável, confiável. Fazendo as manutenções direito ele dura a eternidade. Mesmo andando em 3800 , 4000 rotações como eu andava...eu andava chutado, fazia curvas a 140, 150km\h na Dutra e esse motorzinho nunca me encheu a paciência...uma vez ele soltou o suporte de um bico...mas foi só. Mas eu não gostava dele em retomadas e arrancadas...toda hora tinha q reduzir e ia enchendo o saco...caí na besteira de dirigir uma F250 aí degringolou tudo...resolvi enlouquecidadmente trocar meu motor por um MWM 6cil enterrar de qq maneira na Ranger......então me disseram q esse motor iria moer meu cambio e diferencial e fiquei com medo. Comprei um PS na base da troca e isto sim q é motor...Retomadas, arrancadas...a ranger não virou uma f250 mas é outro carro....eu odiava meu maxion 2.5 por ele ser fraco e não por me dar dor de cabeça.
Com relação ao 3.0 da Hilux...Caio, me desculpe mas esse motor é uma droga total....pode ser melhorzinho q o maxion mas é só...
common rail é o futuro...
Vergonha a land ter insistido nesse maxion, já andei numa landa assim...uma LESMA, uma tartaruga de 3 pernas....
Abraços a todos


Não tenho visto + msgs do amithai, mas tomara q ele esteja vendo o forum.

Amithai,

Vc poderia me dizer qto vc pagou no seu motor 2.8 ?? Teve alguma adaptação em passar o 2.5 para um 2.8 ?? CAmbio e diferencial continuaram os mesmo ??

JOEL ALVES
13/05/2005, 20:21
Luiz Antonio,

Olá. Perdoe-me a demora na resposta é q perdi aligação com o tópico.

CITAÇÃO DE LUIZ ANTONIO:
me diga uma coisa meu amigo, aquela fumaça que o motor produz quando da retomada entre as trocas de marcha do 2.5, com o aumento da pressão do turbo na WG tende a diminuir é isso ? e consequentemente aumenta o torque nas mudanças de marcha, é isso ???, finalizando, essa nova regulagem na WG é exatamente pra essa finalidade ??
grato

Na S10 a diminuição global do fumacê foi devido à instalação do intercooler (já existente na Ranger) e do aumento da pressão na WG.

A nova regulagem na WG é para aumento de torque e potência do motor pela entrada do turbo mais cedo e seu corte com pressão maior em mais altos giros.

resultado:

vel cruzeiro de 100km/h para 120km/h
vel final de 135km/h para 160km/h
consumo médio de 10km/l para 9,5km/l a 130km/h = 7.5 km/l
diminuição da emissão e fumaça.

[ ]'s

Edintruder
14/05/2005, 16:10
135 de final original? É a falta de força para elevar a rpm em 5a marcha... Com esse extra ficou igual as Rangers.

Luiz Antonio
15/05/2005, 00:27
JOEL ALVES, sem problemas com a demora amigo, valew, tirou todas as duvidas, nem me incomodo tanto com o aumento de velocidade final, mas sim com o fumacê e as retomadas que realmente enchem o saco...
muito obrigado

[]'s :D

esse relogio que indica o horario das respostas deve estar louco......agora são exatamente 00:18...que será que acontece ???

JOEL ALVES
16/05/2005, 09:17
Edintruder,

É VERO.

O desempenho ficou bem semelhante ao das Rangers com 2.5.

Fiz uma viagem há pouco, Rio - Recife - Rio e pude constatar na estrada uma boa performance em comparação ao mesmo motor sem o cooler e sem a pressão na WG.

Pude também verificar menor aquecimento do motor em subidas de serras, e a possibilidade de se dirigir horas a 120km/h - 130km/h sem problemas.

O q mais impressionou foi o aumento do torque em baixas rotações. Hoje posso sair em segunda e manter 5km/h em 3ª marcha em marcha lenta sem solavancos ou trepidações. Isso era impossível sem meu velho amigo cooler.

As retomadas - q considero mais importantes q a vel. final - tb melhoraram sensivelmente. Ultrapassagens mais seguras e sem medo de falta de potência- torque. :lol: Ponto para a maior pressão na WG.

A questão fumaça tb diminuiu muitíssimo. Praticamente só enxergo fumaça quando piso fundo em uma arrancada, com giros lá pelos 3800, por exemplo, à noite pelo retrovisor se os faróis do carro q vem atrás estiverem acesos.

No mais...

[ ]'s

JOEL ALVES
16/05/2005, 09:29
Luiz Antonio vale a pena aumentar a pressão da WG, pergunte ao Walter L. L. Cassita que fez isso na Ranger dele.

Vc pode acertear o seu relógio em relação à hora de Greenwitch no seu perfil. Experimente colocá-lo em 1 ou 3 horas.

[ ]'s

JOEL ALVES
16/05/2005, 10:07
A quem interessar possa. Principalmente os adoradores dos motores MWM>>>

PIADA DO DIA.

O q é o q é??

motorzinho de 2.5L, HSD, de 115cv e 29kgf.m de torque pixado por muitos, tachado por outros como ruim, que suscita a ira ou o desprezo da galera amente de épicos ou lendários motores MWM... e que agora vem com o selo MWM????.

clique aqui e saiba a resposta>>> http://www.nav-international.com.br/imagens/motores/menu/Hs25.gif

Explicação: Como a International comprou a Maxion e depois fundiu-se à MWM, o 2.5 HSD tb é um produto MWM... :D :shock: :lol: :roll:
leiam os senhores mesmos em >>> http://www.internationalengines.com.br/noticias_int.asp?Idioma=1&Notic=448

[ ]'s

Luiz Antonio
16/05/2005, 10:14
[b]Walter, lí aqui no fórum que é necessário a instalação de uma valvula pra que o manometro funcione direito sem oscilar, no seu caso vc utilizou essa valvula ? se usou poderia explicar como é essa valvula.
grato.

[]'s

Luiz Antonio
16/05/2005, 10:17
Edintruder, por acaso vc sabe dizer o que acompanha o kit de instalação do manometro ?, mandei um email pra Donatti, mas ainda não me responderam, parece ser necessario instalar tbm. uma valvula pra corrigir oscilações.

grato

[]'s

Walter L. L. Casitta
16/05/2005, 13:46
Eu uso a válvula sim. O seu funcionamento é bem simples. Ela é também bem simples e obstrui a passagem do ar em grande quantidade. Pra isso ela tem só um pequenino furo, de décimos de milímetro de diâmetro...
Não deixa de comprar o Kit ele custa menos de R$25,00 (mangueira de nylon, válvula e umas borrachinhas)

Luiz Antonio
16/05/2005, 17:27
Walter L. L. Casitta, nada como conversar com quem manja do assunto....valew amigo

[]'s

Lucas Robson
02/06/2005, 17:20
Ola pessoal, sou novo aqui, mas ja estou gostando, e gostaria de comentar sobre o HSD 2.5.
Nos compramos uma SPRINTER 310 (2.5 HSD) fundida, somente para fazer o seu motor com o Kit 2.8 (biela curta, pistao e virabrequim).
Tivemos um otimo resultado com ele.
O 2.5 com o giro em 3 mil atingia uma velocidade de 110 Km/h, e 140 Km/h a quase 4 mil, com muito ruido.
Agora com o kit 2.8 atinge muito rapido 110 km/h a praticamente 2500 giros, e 140 a meros 3400 giros sem praticamente nenhum ruido.
Ficou muito bom, em materia de giro e ruido e fumaca.
Seu consumo ficou o mesmo por volta de 8.5 com ar-condicionado.
Estamos preparando o intercooler para ela, vai ficar um veneno.
Ha a tudo ficou em R$ 5.500,00, pecas e retifica e mao de obra. o kit custou R$ 2500,00 original maxxion.

Luiz Antonio
02/06/2005, 18:55
Ola pessoal, sou novo aqui, mas ja estou gostando, e gostaria de comentar sobre o HSD 2.5.
Nos compramos uma SPRINTER 310 (2.5 HSD) fundida, somente para fazer o seu motor com o Kit 2.8 (biela curta, pistao e virabrequim).
Tivemos um otimo resultado com ele.
O 2.5 com o giro em 3 mil atingia uma velocidade de 110 Km/h, e 140 Km/h a quase 4 mil, com muito ruido.
Agora com o kit 2.8 atinge muito rapido 110 km/h a praticamente 2500 giros, e 140 a meros 3400 giros sem praticamente nenhum ruido.
Ficou muito bom, em materia de giro e ruido e fumaca.
Seu consumo ficou o mesmo por volta de 8.5 com ar-condicionado.
Estamos preparando o intercooler para ela, vai ficar um veneno.
Ha a tudo ficou em R$ 5.500,00, pecas e retifica e mao de obra. o kit custou R$ 2500,00 original maxxion.







eu não sabia que na MBB Sprinter o motor MAXXION 2.5 não era equipado com o Intercooler...


[]'s :oops:

Edintruder
04/06/2005, 19:18
Edintruder, por acaso vc sabe dizer o que acompanha o kit de instalação do manometro ?, mandei um email pra Donatti, mas ainda não me responderam, parece ser necessario instalar tbm. uma valvula pra corrigir oscilações


O Kit vem a mangueira rígida, dois pedaços de mangueira para união e o orifício calibrado "válvula". Eu tive que comprar um banjo pequeno e um parafuso para dois banjos para fixar atrás da admissão junto com a sanguia de ar para a LDA. A válvula que o pessoal diz, vem com rosca em uma extremidade, então eu cortei a parte da rosca e enfiei a parte fina que é calibrada por dentro de uma mangueira de borracha que faz a união da mangueira rígida. Comprei da Donatti o suporte para o manômetro e o manômetro. Amanhã eu tiro umas fotos e posto aqui para ti.

Edintruder
04/06/2005, 19:22
Enviada: Qui, 2 Junho 2005 18:20h Assunto: HSD 2.5



Ola pessoal, sou novo aqui, mas ja estou gostando, e gostaria de comentar sobre o HSD 2.5.
Nos compramos uma SPRINTER 310 (2.5 HSD) fundida, somente para fazer o seu motor com o Kit 2.8 (biela curta, pistao e virabrequim).
Tivemos um otimo resultado com ele.
O 2.5 com o giro em 3 mil atingia uma velocidade de 110 Km/h, e 140 Km/h a quase 4 mil, com muito ruido.
Agora com o kit 2.8 atinge muito rapido 110 km/h a praticamente 2500 giros, e 140 a meros 3400 giros sem praticamente nenhum ruido.


O que trocaram? A relação de marchas ou diferencial?

Henrique Josino
05/06/2005, 01:10
".....somente para fazer o seu motor com o Kit 2.8 (biela curta, pistao e virabrequim)...."

kit 2.8 no 2.5.....hummmm! :shock:

como ficou muitas mudança?? é PnP??? :D


[]'s

Edintruder
05/06/2005, 10:38
O Kit vem a mangueira rígida, dois pedaços de mangueira para união e o orifício calibrado "válvula". Eu tive que comprar um banjo pequeno e um parafuso para dois banjos para fixar atrás da admissão junto com a sanguia de ar para a LDA. A válvula que o pessoal diz, vem com rosca em uma extremidade, então eu cortei a parte da rosca e enfiei a parte fina que é calibrada por dentro de uma mangueira de borracha que faz a união da mangueira rígida. Comprei da Donatti o suporte para o manômetro e o manômetro. Amanhã eu tiro umas fotos e posto aqui para ti.

Me esqueci de escrever que o kit que descrevi acompanha o manômetro!

Note que na última foto, entre a minha mão e a admissão existe uma mangueira preta de borracha que faz a união, a válvula está bem no meio por dentro da mangueira.

Walter L. L. Casitta
05/06/2005, 11:50
Edin,
Ainda bem que você não precisa fotografar pra viver... :lol:

Edintruder
05/06/2005, 16:16
Nem me fale!!! :D
A Câmera tb não ajuda muitoacho que o celular ainda bate fotos melhores que a câmera digital! :?

Lucas Robson
05/06/2005, 17:49
Ola pessoal,
so para explicar melhor, a sprinter 310d (95cv/turbo 8,5 km/l) e sprinter 312d (115cv/turbo/intercooler 10,0 km/l).

Ok, retificamos o motor 2.5 95cv da sprinter com o kit 2.8(biela, pistao e virabrequim), e com isso obtivemos um motor silencioso, e de baixa rotacao, onde antes para atingir 110 Km/h usava 3 mil giros, e urava muito, agora ele usa somente 2,6 mil giros, incrivel obter isso quando nao se mexe na relaçao de marcha e diferencial.
O motor ganhou muito mais torque, com este kit fornecido pela maxxion-internacional.

Ainda nao sabemos com quantos CV ele está, mas ficou muito bom.

O comsumo ficou por volta de 8,5 km/l, carregada e com o ar-condicionado ligado.

Retifica:

* Kit 2.8 (biela, pistão e virabrequim) - R$ 2.500,00
* Turbina Garret Original da sprinter 310d - R$ 950,00
* 4 Bicos novos - R$ 1.200,00
* Limpeza e regulag. da bomba injetora (usada tabela do 2.8) - R$ 350,00
* Mao de obra e retifica - R$ 1.000,00

* Total - R$ 6.000,00

Devo lembrar que ainda sobrou 1 virabrequim e 4 bielas, ambos em perfeito estado.

Para um futuro proximo nos estaremos instalando um intercooler original da sprinter 312d e tambem sua turbina, pois o caracol é invertido.
Com isso o motor ira ganhar mais potencia, torque e sem duvida mais economia, so que infelismente tambem ganhara um pouco de ruido, devido ao aumento de pressão da bomba para a instalaçao do mesmo.

Lucas Robson
05/06/2005, 18:03
Enviada: Qui, 2 Junho 2005 18:20h Assunto: HSD 2.5



Ola pessoal, sou novo aqui, mas ja estou gostando, e gostaria de comentar sobre o HSD 2.5.
Nos compramos uma SPRINTER 310 (2.5 HSD) fundida, somente para fazer o seu motor com o Kit 2.8 (biela curta, pistao e virabrequim).
Tivemos um otimo resultado com ele.
O 2.5 com o giro em 3 mil atingia uma velocidade de 110 Km/h, e 140 Km/h a quase 4 mil, com muito ruido.
Agora com o kit 2.8 atinge muito rapido 110 km/h a praticamente 2500 giros, e 140 a meros 3400 giros sem praticamente nenhum ruido.


O que trocaram? A relação de marchas ou diferencial?

Nenhum dos dois, o motor foi retificado com o kit 2.8, pistao, virabrequim e biela (esta mais curta que a original), por isso a troca do virabrequim.
Com isso o motor ficou com baixa rotacao e mais torque, atingindo maior velocidade com menor rotacao, diminuindo ruido.

Walter L. L. Casitta
05/06/2005, 18:09
Lucas,
Não dá pra entender como o seu motor pode estar com menos rotações e mantendo a mesma velocidade a menos que:
- Tenha sido feita alguma modificação na relação da transmissão ou troca dos pneus por maiores.
- Alteração no alternador ou no conta-giros.
- Alteração no Velocímetro.

De qualquer forma gostei muito de saber que já existe esse Kit. Amanhã já vou correr atrás. Pagamos R$400,00 pela usinagem de um bloco de S10, mais R$2500,00 pelo Kit como você informou... Já estou pensando em internar a Ranger...

Lucas Robson
05/06/2005, 18:44
Olá Walter,
Eu tambem achei estranho, alterar tanto assim, pois o velocimetro e conta-giros sao eletronicos, seria dificil altera-los.
Procurei varios mecanicos para verificar o que acontecia e ninguem soube me informar, a unica coisa que mudou radicalmente no motor realmente foi a biela que é mais curta que a original e virabrequim, camisa e pistao, eu nao entendo muito mas é como se fosse 1 mm maior (nao sei se é assim que diz, equiva-le a 4 retificas de 0.25).
Um amigo andou em uma sprinter que tambem foi instalado o kit e me disse que ocorreu o mesmo, motor com baixa rotacao e ruido.
Vou falar com o fornecedor do kit pra saber se ele pode me esplicar o que acontece e assim que poder estarei postando o que ele disser.

Edintruder
19/06/2005, 21:32
Lucas,
Conseguisses alguma resposta do fornecedor?

Luiz Antonio
21/06/2005, 12:38
Walter L. L. Casitta, o que vc acha que é considerada uma boa rotação do motor para uma viagem bastante longa, + de 3.000 km direto, trocando de motorista mas sem parar pra dormir, até quanto se pode levar o rpm sem prejudicar o motor.

[]'s

Walter L. L. Casitta
21/06/2005, 20:22
Luiz,
Não sei. O que posso dizer é o seguinte:
Meu irmão por exemplo que vive na estrada, anda com o pé pregado, o giro máximo que consegue com a S10 e o motor dele chegou a 270000Km.
Não tenho certeza de qual seria a rotação ideal.
Vou a Cuiabá 4 vezes por ano (+ ou - 1500Km BH a Cuiabá). Minha Ranger tem controlador automático de velocidade e dependendo do trecho ajusto a velocidade entre 80 e 120Km/H e o giro fica entre 2000 e 3000RPM.
Viajo sozinho direto parando apenas para abastecer e lanchar e gasto em média 20Horas.

Edintruder
26/06/2005, 22:26
Walter,
Como é esse controlador automático de velocidade?

Pequeno jr
28/06/2005, 14:48
Lucas,
Não dá pra entender como o seu motor pode estar com menos rotações e mantendo a mesma velocidade a menos que:
- Tenha sido feita alguma modificação na relação da transmissão ou troca dos pneus por maiores.
- Alteração no alternador ou no conta-giros.
- Alteração no Velocímetro.

De qualquer forma gostei muito de saber que já existe esse Kit. Amanhã já vou correr atrás. Pagamos R$400,00 pela usinagem de um bloco de S10, mais R$2500,00 pelo Kit como você informou... Já estou pensando em internar a Ranger...

Dr. Walter ... como anda as Minas Gerais ??

.. amigo, como ficou a S-10 do seu irmao apos a usinagem do Bloco e a instalação do kit 2.8 ??

Você poderia dizer quanto gastou e como fez o serviço ??


*********

Lucas e Walter,

E Como fica a parte de Cabeçote ?? Mexeram em alguma coisa ??

e A turbina, o que vocês fizeram nela ? utilizam a pressão original ou subiram um pouco ??

Walter L. L. Casitta
28/06/2005, 16:16
Walter,
Como é esse controlador automático de velocidade?

Edin,
O controlador de velocidade é o vulgarmente conhecido com piloto automático e o funcionamento é o seguinte: Acelera-se até uma velocidade desejada e aperta-se um dos botões instalado no volante. A partir desse momento o controlador acelera o desacelera o motor mantendo a velocidade memorizada. Ele desarma ao primeiro mesmo que leve toque nos pedais do freio ou embreagem. Depois de desarmado existe a possibilidade de retornar a velocidade anterior automaticamente.
Também é possível acelerar ou desacelerar 1,5Km/h a cada toque nos botões instalados no volante.
O controlador que instalei na Ranger é o mesmo da L200

Walter L. L. Casitta
28/06/2005, 16:43
Pequeno,
Esta havendo um pequeno mal entendido. Você é a segunda pessoa que me fez essa mesma pergunta.
Não fiz isso não. Retificamos o motor da S10 e mantivemos as medidas originais. Na época, até tentamos, mas o pessoal da retífica estava muito inseguro quanto a essa modificação.
O preço que poderia adiantar é que o pessoal da retífica cobra R$400,00 pela usinagem do bloco.

Pretendo fazer isso no motor da minha Ranger, mais ainda tenho dúvidas: Se a camisa do bloco realmente resistira ao diâmetro maior do pistão do motor 2.8 por exemplo entre várias outras dúvidas.
Meu motor ainda está bom e tenho ainda muito tempo pra colher mais informações...

Pequeno jr
28/06/2005, 18:21
Walter,
Como é esse controlador automático de velocidade?

Edin,
O controlador de velocidade é o vulgarmente conhecido com piloto automático e o funcionamento é o seguinte: Acelera-se até uma velocidade desejada e aperta-se um dos botões instalado no volante. A partir desse momento o controlador acelera o desacelera o motor mantendo a velocidade memorizada. Ele desarma ao primeiro mesmo que leve toque nos pedais do freio ou embreagem. Depois de desarmado existe a possibilidade de retornar a velocidade anterior automaticamente.
Também é possível acelerar ou desacelerar 1,5Km/h a cada toque nos botões instalados no volante.
O controlador que instalei na Ranger é o mesmo da L200

Tem ideia do preço d um bixo desses ?

E a instalação, simples ?

Walter L. L. Casitta
28/06/2005, 21:37
Eu paguei no início de 2002 R$1070,00. A instalação não é muito simples não, mas existe um manual de instalação especifico pra cada modelo do veículo. Do módulo de comando sai um cabo que vai direto para a bomba injetora junto ao cabo de acelerador e vários fios que vão conectados a ignição, pedais de freio, embreagem, sinal do VSS...
Os controle remoto que vai no volante funciona com bateria envia os comando via radio freqüência para o módulo de comando.

http://www.dalgas.com.br/Imagens/Produtos/Ford_Ranger_RF.JPG

Edintruder
02/07/2005, 19:02
Há algum tempo atrás havia no Mercado livre um modelo de controlador de velocidade com um preço de R$ 600,00 se bem me lembro, porém não achei mais esse tipo de equipamento a venda. Vou ficar de olho em alguma L200 em desmanches...

Pequeno jr
04/07/2005, 14:14
Eu paguei no início de 2002 R$1070,00. A instalação não é muito simples não, mas existe um manual de instalação especifico pra cada modelo do veículo. Do módulo de comando sai um cabo que vai direto para a bomba injetora junto ao cabo de acelerador e vários fios que vão conectados a ignição, pedais de freio, embreagem, sinal do VSS...
Os controle remoto que vai no volante funciona com bateria envia os comando via radio freqüência para o módulo de comando.




O Walter, .... Lembra-se d um personagem das historias em quadrinhos (Gibis) chamado de Professor Pardal ??? Aquele q fazia altas invenções ?? Algumas até davam certo, mas outras não !! ... lembra-se??

Pois é ... a diferença q ate agora com as coisas q vc tem falado aq para a gente tem dado tdo certo heheheh !!

Num fica chateado se a galera ai t chamar de Walter o Prof. Pardal.

[]'s e continua ai inventando coisas úteis. HEHEHH!!!

Pequeno Jr
Brasília - DF

Walter L. L. Casitta
04/07/2005, 21:25
Pequeno,
Eu sou tec. em eletrônica e informática de profissão e mecânico, torneiro, serralheiro e marceneiro nas horas de folga. Tem muito tempo que não me chamam de prof. Pardal... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

marcos cidreira
21/06/2014, 21:45
Joel,
O que é dito aqui no fórum, nem sempre é o que se poderia escrever, é preciso ler também as entrelinhas.
As maiorias das pessoas que opinaram sobre esse motor, nunca tiveram um carro com esses motores, outros nem sequer carros com motores diesel. Muitos com aquele papo: que ouviram falar isso ou aquilo... Que o carro do pai de não sei de quem, teve de ser refeito com menos de 100.00Km... Por aí vai...
Quando falam que o motor do Ranger é melhor que o do S10, se ferem as potências e não a durabilidade... Parece que estão falando de motores completamente diferente...
Eu já andei de 0Km a mais de 90.000Km com o meu Ranger e motor ta como 0Km. Isso é na verdade pouco p/ avaliar esse motor, mas a boa referência desse motor que eu tenho é o S10 do meu irmão que está marcando 270.00Km. Ele comprou esso S10 já em péssimo estado, com a kilometragem certamente muito alem do que marcava o velocímetro, 70.000Km. Ele é um sujeito muito relaxado e só faz manutenção quando o picape para, e olha que já aconteceu de tudo com aquela picape.
Só os problemas relacionados com o motor:
Três quebras da correia sincronizada, a primeira vez, porque nunca tinha procurado saber quando tinha que trocar e a segunda quebrou, trocou a correia e o mecânico não percebeu que o tinha um vazamento no retentor da bomba e quebrou pela terceira em menos de 5000Km, acabou empenando as varetas do CV, mas custaram R$13,00 cada + R$270,00 da revisão da Bomba que também estava aberta desde que comprou.
Dois super aquecimentos, por falta d`agua no sistema de refrigeração. Mangueira do radiador furada e um outro vazamento que não lembra mais o que foi. Resultado, nessa segunda vez, teve que desempenar o cabeçote e agora vai ter que trocar os bicos. Segundo o mecânico, os bicos durariam a vida do motor desde que não ocorra nenhum super aquecimento e os dele deveriam ter sido trocados desde o primeiro super aquecimento.
É sempre bom lembrar que quando um motor super aquece por falta de água no sistema, o marcador de temperatura não indica o super aquecimento. Simplesmente porque ele mede justamente a temperatura da água e se falta água...
Joel, por incrível que pareça, o motor dele ta inteiro, mesmo depois de dois super aquecimentos, três quebras de correia, rodar mais de 200.000Km (fora o que rodou com os antigos proprietários) e com a bomba aberta. Ainda vamos ver até onde esse motor vai...


Verdade Walter, muita gente que não tem e vive só de ¨me falaram¨... do motor Maxion 2.5 turbo diesel. Eu comprei uma blazer dlx 2.5 Maxion turbo diesel ano 1997 em 2009 e já estava com 215 km rodado, comprei no Rio de Janeiro e vim com ela para Ladário - Mato Grosso do Sul, é claro eu fiz uma geral de motor, isso em 2009 e vou falar pra vc, até hoje não tive problema com ela, eu sou um cara super caprichoso, sempre estou olhando água,óleo e etc. Troco o óleo do motor na época certa recomendado pelo mecânico, duas vezes ao mês calibros meus pneus, sempre que posso dou uma olhada nas mangueiras pra ver se tem algum vazamento, quando viajo mantenho sempre a velocidade econômica entre 90 a 100 km e por ai vai. Bom eu sinceramente não tenho do que reclamar desse motor. Bom pra mim motor é igual ao ser humano, tem que cuidar. Abraços