Ver Versão Completa : RODA LIVRE MANUAL OU AUTOMÁTICA. MITO OU REALIDADE??
JOEL ALVES
01/01/2005, 13:14
QUAL A RODA LIVRE PREFERIDA POR COMODIDADE, DURABILIDADE, EFICÁCIA, MITOS E FÁBULAS OU... PREGUIÇA?
Até onde eu sei... a automática destrava em descidas íngremes. :mrgreen:
Luiz Claudio
01/01/2005, 17:09
Sem dúvida a manual é bem mais confiável!!!
[]'s preferindo confiabilidade do que comodidade...
andretomasi
01/01/2005, 22:17
Ainda sou fã de queixo-duro :D
[ ]´s com roda-livre automática soldada travada
Qual o problema de andar com a roda acionada, tá chovendo, vai pegar lama, liga antes de sair de casa e vai embora.Não precisa descer no meio do atoleiro ou se molhar. :x :x :x
Essa estória de aumentar o consumo e desgastar as engrenagens não convencem.
As engrenagens da tração dianteira são tão fracas assim de não possam rodar uns km acionadas?????
cristiano
03/01/2005, 08:55
Caio, eu acho que não há problema em andar alguns km com ela acionada... meu sogro tem uma F75 ano 1976, único proprietário, e nunca mexeu em rodas livres... ele tem fazenda a uns 70km daqui e vai e volta com ela assim...
Ainda sou fã de queixo-duro
Citando o Keko..........
Qual o problema de andar com a roda acionada, ... Essa estória de.... desgastar as engrenagens não convence ... As engrenagens da tração dianteira são tão fracas assim de não possam rodar uns km acionadas?
Caio,
O problema de andar com o 4x4 acionado em piso pavimentado seco é forçar todo o trem de rolamento desnecessariamente. Além de consumir mais combustível e arrastar pneu. Nas engrenagens, em alguns kilômetros, nada ou quase nada acontecerá. Já nas cruzetas ou nas juntas homocinéticas a coisa é mais séria. Em retas, menos mal, pois o conjunto estará apenas sob tensão de torção. É um esforço estático. Em curvas de raio apertado (dobrar esquina, percorrer trechos de serra) além do sistema estar sob tensão de torção, estes componentes estarão "dobrando". Estarão trabalhando em ângulo, como se fosse um cotovelo giratório sob tensão de torsão. Faça o seguinte teste com sua Hilux: 1) trave todo o sistema 2) gire a direção para um lado só até o batente, e 3) tente sair. Veja como o carro fica amarrado. Fica patente o esforço que está sendo feito. Não é nada pequeno, nem desprezível.
Sinceramente, dói no coração. :shock: Evite a todo custo.
[]´s
Grande Luca,
4X4 ligado no asfalto seco nem sonhando (vira pesadelo)......
Estamos falando (ou escrevendo) de andar só com a roda livre na posição "LOCK", assim quando precisar do 4X4 (terra batida, cascalho, lama, chuva pesada com asfalto liso, grama molhada) não vai precisar descer da viatura no meio do barro para passar de "FREE" para "LOCK" no cubo.
Será que eu estou fazendo confusão :oops: :oops: :oops:
Inconveniente da roda livre no "LOCK" : Vc perde a opção 4X2 reduzida :cry: :cry:
Pode andar com as rodas livres e em 4x2 sem problema nenhum.
Também gosto dos queixos duros; é menos coisa para dar problema.
Abraços só andando de 4x4 sem rodas livres... :D
andretomasi
03/01/2005, 14:00
O Wallace, Caio e demais disseram tudo.. por isso que tô andando com as roda-livres automáticas soldadas, até comprar um par de flanges.
[ ]´s
Estamos falando (ou escrevendo) de andar só com a roda livre na posição "LOCK", ... Sorry, Caio. Interpretei mal a sua colocação. :oops: Agora entendi a que vc se referia.
[]´s
Que isso,estamos em casa 8) 8) 8)
Eu estava com esta dúvida também, andei uns km com a roda livre no 4x4 e sem estar traçado, depois comçou um barulho seco, que travava a roda direita. Acho que, ou ferrou a roda livre, ou alguma coisa ferrou o freio. Lavei meticulosamente hoje, mas terei que abrir a naba...
Engels Kbça
09/08/2005, 23:42
:dance: :dance: Na manual podemos usar 4x2 reduzido, o que não é possível no automático :discordo:
Ola,
Minha Hilux SR5, 4x4, CD, 2.8, ano 00/00 tem roda manual(aciona no cubo da roda dianteira)...teria como colocar uma roda automática, isto é, quando eu for engatar a tração ou reduzida ela engatar automaticamente? como se faz isso? tem idéia de peças e custos? o fato é que eu quero me livrar daquele incomodo de quando já esta meio atolado descer na lama e ir no cubo da roda para tracionar...por favor me dê uma dica...
Bom dia pessoal.
Terei que instalar uma nova roda livre no meu suzuki vitara 96/97 de duas portas.
A que estava nele é a original automática que já está estalando.
Quais me recomendam e porque?
1 - A manual AVM 438hp?
ou...
2 - A manual AVM 538hp?
ou...
3 - A manual AVM 738xp?
ou...
4 - A "automática" AVM 938d?
obs:
a - Disseram que das "manuais" a 738xp é a mais forte.
b - Disseram que a "automática" com o tempo dá desgaste e retorna o problema; é verdade?
Obrigado.
Jack BH
Suzuki Vitara 96/97
Vitarinha.
Willian Martins
28/07/2017, 16:13
QUAL A RODA LIVRE PREFERIDA POR COMODIDADE, DURABILIDADE, EFICÁCIA, MITOS E FÁBULAS OU... PREGUIÇA? Eu tenho uma Ford F250 4x4 2008, comprei ela com a roda livre quebrada, dei uma pesquisada na internet e comprei uma similar ao original, mais ao tentar fazer uma curva fechada enrolei o volante todo ai quebrou. Quero saber na opinião de voces qual é a melhor roda livre pra mim comprar?
Sydney66
28/07/2017, 21:32
Willian, boa noite.
Você fez essa curva em asfalto ou piso seco? Apenas as Land-Rover, Cherokee e Lada Niva podem andar assim pois são 4x4 integrais. A F250 4x4 não é. Você só pode ligar a tração em pisos escorregadios, senão quebra mesmo. A melhor roda livre para mim continua sendo a AVM, mas se não tiver esse cuidado não adianta a marca.
Elmer_Jeep
29/07/2017, 09:40
Eu tenho uma Ford F250 4x4 2008, comprei ela com a roda livre quebrada, dei uma pesquisada na internet e comprei uma similar ao original, mais ao tentar fazer uma curva fechada enrolei o volante todo ai quebrou. Quero saber na opinião de voces qual é a melhor roda livre pra mim comprar?
Pra F250 eu prefiro a roda livre da AVM, aí vc anda com ela na posição FREE e poupa todo o conjunto do diferencial dianteiro de ficar girando sem necessidade. Só aciona o LOCK quando precisar usar a tração.
Verifique também se tem folga nos semi-eixos, pois como o sistema original gira mesmo com a tração desligada os retentores que apoiam o semi-eixo no munhão sofrem desgaste prematuro deixando o semi-eixo trabalhar descentralizado e isso acaba afetando a roda-livre.
https://images-na.ssl-images-amazon.com/images/I/51gcqPF9RxL.jpg
http://www.thedieselstop.com/contents/images/99balljoint/image20.jpg
Outro problema frequente é desgaste no rolamento de agulhas que fica por trás do cubo de roda, ele também serve pra manter o semi-eixo centralizado.
http://www.frontiernet.net/~slray/04F250/NeedleBearings/RSNeedleBearing-10.JPG
http://www.thedieselstop.com/contents/images/99balljoint/image07.jpg
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