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Ver Versão Completa : Bosch Diesel-Gás & Diesel-Etanol



carioca10
03/10/2009, 11:06
Bosch apresenta novas alternativas bicombustíveis para motores diesel

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=92968 (http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=92968)

Edintruder
03/10/2009, 14:51
Opa! Vamos ver como fica.
O motor diesel queima qualquer outro combustível, basta adaptar um sistema de injeção adequada ao combustível a ser injetado. O GNV é mais fácil pois pode ser injetado na própria admissão.

Anthoniusnikos
03/10/2009, 16:10
É o tão esperado FLEX DIESEL.
E, se é Bosch é bom ! - Dizem: Nem tanto os cabos e as velas !!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Mas, não nos esqueçamos do FLEX OV(óleo vegetal). Cadê o FLEX OV ? Vamos ter que continuar improvisando ? :pipoca:

Abs
Anthon

adams
03/10/2009, 16:19
Menos os cabos e as velas né...

Renato Fraga
03/10/2009, 20:12
Opa! Vamos ver como fica.
O motor diesel queima qualquer outro combustível, basta adaptar um sistema de injeção adequada ao combustível a ser injetado. O GNV é mais fácil pois pode ser injetado na própria admissão.

Só não se esqueça que por conta da compressão e da ausência do controle da ignição, não é bem qualquer combustível que pode ser queimado ainda mais admitido pelo coletor, num motor de ciclo diesel.

A injeção eletrônica veio pra colaborar mas se vale apenas para combustíveis líquidos.

GNV fica difícil de ser injetado na câmara devido à pressão envolvida. Os motores que queimam GNV o fazem parcialmente, minimizando assim o consumo do Diesel. Nunca 100% de GNV. Se não me engano em Curitiba já tem Ônibus rodando com apenas 40% de Diesel e 60% de GNV.



Abraços

Walter L. L. Casitta
03/10/2009, 21:02
...O GNV é mais fácil pois pode ser injetado na própria admissão...

Num motor diesel não dá, não tem vela de ignição. O GNV deve ser injetado diretamente dentro da câmara de combustão...

Renato Fraga
03/10/2009, 21:11
Pois é, mas já exise motor Diesel queimando GNV e pela admissão tal como num motor qualquer.

O que não dá é pra queimar só GNV, apesar de existir um esquema de conversão mais complexo, que visa a troca dos cabeçotes, pistões, redução da taxa de compressão e adoção de sistema de ignição. É o chamado processo de OTTOLIZAÇÃO, que permite então uso de combustíveis misturados ao ar admitido. É um processo mais caro e sem "flexibilidade", pois só poderá usar um único tipo de combustível.

Atualmente tem se estudado a alternativa dos motores "Diesel-Gas" que permite a adaptação de um Kit num motor convencional obtendo assim relativa economia e melhora nas emissões de poluentes. É "flexível" e não depende de uma produção específica.
Assim o pouco de Diesel que é utilizado, faz o papel do ignitor e lembrem-se que a taxa usada para o Diesel é bem compatível com a taxa ideal para o GNV.

Tem mais informações neste arquivo. (http://www.midiaindependente.org/media/2008/08/426892.pdf)

Agora vejam pelo lado econômico que dificilmente isso será aplicável a nós simples mortais.

Já tem tempos que em usinas de álcool, caminhões e demais máquinas diesel queimam álcool. E fica mais econômico só porque é só nessa modalidade que pode-se usar álcool a preço de custo, abastecendo direto na usina, sem passar pela refinaria. Portanto, abastecendo no posto essa conta deixa de ser vantagem.

Já na frota de transporte urbano, fica a maior vantagem em usar parcialmente o GNV por causa da poluição.

Portanto, pode ser uma revolução tecnológica, mas não vai trazer grandes benefícios à maioria dos motoristas.


Abraços