PDA

Ver Versão Completa : Como usar a tração em um Jeep Ford CJ-5??



tulliomf
03/10/2009, 10:41
Ola,

Tenho um Jeep Ford CJ-5, 1973 com tração e redução nas quatro rodas, mas não sei ao certo como usar a tração nas quatro rodas, pois no manual(que achei na internet) somente fala para trocar de macha, mas o meu Jeep tem nas duas rodas dianteiras uma trava para girar escrito 4x4 e 4x2 ai eu já não sei se deve virar a trava quando liga a tração!!!!!
Preciso muito da ajuda de vocês para poder usar a tração com total segurança!
Um abraço e aguardando resposta!

tulliomf
03/10/2009, 10:58
Essa é a trava que eu falei anteriormente, que não sei se devo girar quando ligo a tração(4X4)!

Edison - Mp3
03/10/2009, 11:14
Bom dia Túllio.
Na realidade, a foto mostra é a chamada roda livre. Quando você aciona o 4x4, ou seja, se as suas alavancas de acionamento interno da caixa estiver em posição para tração, voce gira a chave da roda livre para 4x4. Esta facilidade da roda livre serve para quando voce esta andando sem tração, as rodas não movimentarem o diferencial dianteiro, evitando assim desgastes e surpresas. Normalmente se anda em 4x2. Mas em sua pergunta, como acionar a tração, ela é feita usando as duas alavancas a direita da alavanca das marchas.

01javali
03/10/2009, 11:19
Tem que girar a trava, e alguns tem uma malopla ou alavanca dentro que precisa acionar tambem, mas é facil de saber trava a alavanca de traçao e gira a trava vai ate um local com pedrinhas ou area reduz e da uma forçada e pede para alguem ver se patinou as quatro ai voce pega as manha das posiçoes das alavancas mais uma dica para saber se disligou tudo certo é so da uma olhada no cardanzinho da frente, ele tem que ficar parado quando desligado.

Edison - Mp3
03/10/2009, 11:19
Túllio
Baixa este manual que está neste link, com certesa vai te ajudar.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=110 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=110)

tulliomf
03/10/2009, 11:24
Bom dia Túllio.
Na realidade, a foto mostra é a chamada roda livre. Quando você aciona o 4x4, ou seja, se as suas alavancas de acionamento interno da caixa estiver em posição para tração, voce gira a chave da roda livre para 4x4. Esta facilidade da roda livre serve para quando voce esta andando sem tração, as rodas não movimentarem o diferencial dianteiro, evitando assim desgastes e surpresas. Normalmente se anda em 4x2. Mas em sua pergunta, como acionar a tração, ela é feita usando as duas alavancas a direita da alavanca das marchas.
Sim, já estou começando a entender,
Mas tenho uma dúvida:
Quando eu ligar somente a tração na alavanca interna(sem ligar a redução) eu preciso mexer na trava da roda dianteira??????

Edison - Mp3
03/10/2009, 11:32
Sim.
Quando voce aciona a tração integral (4x4), é preciso que a roda livre eteja em 4x4 também. Se não tiver, vai apenas girar o sistema dianteiro sem fazer nada na roda. Imagine que em 4x4 na roda livre, a roda está desacoplada do restante do sistema de tração. Fica só girando "livre".

Edison - Mp3
03/10/2009, 11:33
corrigindo, em 4x2 na roda livre, o sistema etsa desacoplado do resto

Ian Jeep
03/10/2009, 14:23
iaew Tulliomf tudo tranqüilo?
vai ai um tópico pra ajudar!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=58229
abraçao :-D

Pablo.pinto2007
04/10/2009, 13:12
Sei que o pessoal já falou aí, mas vou repetir, pausadamente.
Os nossos CJ's eles tem tração traseira normalmente, ou seja, a tração do seu CJ se dá nas rodas traseiras, assim, quando o obstáculo à sua frente se faz necessário, então você engata a alavanca do meio, na posição para baixo, assim o que você está fazendo? tracionando o eixo da frente, ou seja, o cardã dianteiro agora irá girar, fazendo com que o diferencial dianteiro gire e consequentemente mande força / tração pras rodas, assim nas rodas antigamente, de fábrica, eram automáticas ou seja, não tinha essa "borboleta" nas rodas livres, mas como o sistema não é eficiente (quando vc precisa ele não funciona) inventaram as rodas livres manuais, essas sim seguras e confiáveis, precisa-se travar pra posição 4x4, assim a roda estará conectada ao semi-eixo, tracionando assim, portanto, se apenas uma roda livre estiver danificada, você não terá tração no eixo dianteiro devido a ação do diferencial. É bom verificar esse sistema completo da dianteira, cardã, diferencial dianteiro (óleo, folga, retentores, rolamentos), semi-eixos (buchas), e rodas-livres, assim estará garantido a total eficiencia do sistema 4x4, a reduzida é outra opção como o nome já diz, porém pra se chegar na reduzida tem que passar para 4x4 normal, ou seja, todos os passos são iguais, porém é claro para acionar a reduzida a alavanca menor deverá estar na posição para cima, ou pra frente.
Depois é bom você pesquisar sobre como conduzir um 4x4 nos diversos terrenos....
Boa sorte!!!

Brno.e
04/10/2009, 17:00
Tópico fera :)
ta ae um tópico bem informativo :concordo:

tulliomf
05/10/2009, 21:51
Ok,
Agora tenho uma dúvida em relação a “reduzida”.
Sei que se deixar a reduzida para baixo, ou seja, na posição “direta” significa que ela está desligada, e se eu posicioná-la totalmente para frente vou ligar a reduzida(espero estar certo).

Mas a minha dúvida é a seguinte:
Para que serva a posição NEUTRA da reduzida???

Pedrão B.
05/10/2009, 22:06
Túlio,
A posição neutra, só é utilizada, quando se tem uma tomada de força na caixa de transferência, que serve para acionar algum implemento como por exemplo: um guincho mecânico.
[]'s

Flaibam
05/10/2009, 22:07
Ok,
Para que serva a posição NEUTRA da reduzida???[/SIZE][/FONT]

Essa é a mais fácil, sem desmerecer seu conhecimento: neutro é nada engatado. É 100% livre. O neutro da reduzida deixa as engrenagens livres. É ideal para ser rebocado. Nenhum cardã vira, nem o dianteiro e nem o traseiro.
Faça o teste: deixa a reduzida no Neutro e tenta sair com o jeep. Pode engatar a marcha que quiser, o jeep não sai do lugar. Também é bom para quem usa outros equipamentos. Se você se tornar garapeiro um dia, poderá ligar a moenda de cana no motor do jeep, bastando deixar a reduzida em Neutro.
Mas tem outra serventia, como instalar um guincho mecânico para te livrar dos atoleiros. Brincadeiras à parte, as funções do neutro são estas mesmo!

tulliomf
06/10/2009, 14:14
Muito obrigado pela ajuda de todos, assim vou poder guiar meu Jeep com mais segurança e conforto!

Mas ainda em relação à tração (4x4) posso, por exemplo, ligar a macha de tração e só girar uma das borboletas da roda dianteira, fazendo assim com que somente uma roda dianteira fique tracionada???

E outra coisa, quando eu deixar a reduzida na posição livre, como deve estar a macha da tração, ligada, desligada ou tanto faz?
Desde já agradeço toda paciência a ajuda!

rubensx
06/10/2009, 17:00
Fala tulio

seguinte as opções que vc tem é

4x2
4x2 reduzido (depende da reduzida se foi mexida)
4x4
4x4 reduzido

ou seja se vc deixar no NEUTRO a alavanca, nenhuma marcha entrará.

Lembre-se que tem de engatar com o veiculo PARADO e com o pé até o fundo da embreagem

Robertux
06/10/2009, 23:49
Mas ainda em relação à tração (4x4) posso, por exemplo, ligar a macha de tração e só girar uma das borboletas da roda dianteira, fazendo assim com que somente uma roda dianteira fique tracionada???
Não! Se você fizer isso, o semi eixo da roda que está desligada vai ficar virando sozinho e a outra não vai tracionar, como quando uma roda está patinando no barro e a outra fica parada. Talvez de certo se você tiver bloqueio, mas mesmo assim não é recomendável.

E outra coisa, quando eu deixar a reduzida na posição livre, como deve estar a macha da tração, ligada, desligada ou tanto faz?
Você nunca deve deixar a reduzida na posição livre a não ser que você coloque um guincho mecânico, aí, quando o guincho estiver ligado, através de outra alavanca que será adicionada juntamente com a adptação do guincho, você deverá colocar a alavanca da tração (reduzida) na posição livre, em vez do jeep andar, o guincho vai virar. O câmbio então deve estar engatado em qualquer marcha, sendo mais forte e lenta a 1ª e as demais mais rápidas e fracas. Para desenrolar o cabo de aço você deve engatar marcha a ré.