PDA

Ver Versão Completa : Construindo um ATV...



GPA-Airborne
29/12/2004, 13:30
Pessoal, preciso de uma ajuda, pois gostaria de construir um ATV.

O ATV é para um uso beeem simples.... ir de casa até a padaria.

rs

É sério, tenho uma casa no litoral norte de SP e quero um veículo simples, para ir na padaria, levar as cadeiras e cervejas na praia e etc.

Este ATV terá que atender as seguintes 2 principios básicos:

1) fácil utilização: para ser usado por aqueles que não sabem andar de moto.

2) leve e pequeno: terá que caber dentro da casa, pois não tenho garagem (a porta tem 3,5 metros de largura, então o problema é o peso)

Penso em um:
- ATV 4x2
- motor de moto com partida elétrica
- sem marcha ré
- com "cambio automático" das Scooters
- suspenção independente (para dar conforto e não chacoalhar a cerveja)
- eixo traseiro sem diferencial (pois só vai andar na areia)
- freio atuando direto nas 4 rodas apartir de um manete (ou seja, sem controle nos pés)
- Ligação elétrica bem simples, um farol e uma lanterna traseira.

Bem, como por enquanto estou só na idéia, não tenho nenhuma peça, ou projeto, TODAS as sugestões, dicas e críticas serão bem-vindas!

Valeu pela ajuda!

Flávio Cadore
30/12/2004, 10:58
Outro dia eu vi um anúncio no jornal, era um quattor da Agrale, o cara queria R$ 7.800,00, documentado, Vc sabe quanto custa um ATV???? entre 25.000,00 e 45.000,00 e não dá para emplacar....
Flávio...

GPA-Airborne
30/12/2004, 12:56
Outro dia eu vi um anúncio no jornal, era um quattor da Agrale, o cara queria R$ 7.800,00, documentado, Vc sabe quanto custa um ATV???? entre 25.000,00 e 45.000,00 e não dá para emplacar....
Flávio...
'
É um absurdo o preço de um ATV... Custa mais que o meu Bernardão!!

Eu ia comprar uma DT 180 para usar na praia, só que além de mim e meu pai, mais ninguém sabe pilotar uma moto, e é por isso que eu estou pensando em construir um "ATVzinho"...

Não me preocupo com o emplacamento, pois o uso será muito restrito, sendo apenas em ruas de areia, sem cruzar nenhuma via de tráfego principal.

Agora, esse Quattor da Agrale, eu não conheço e vou pesquisar, mas já adianto que não quero gastar tantas latinhas não!

Valeu!

Wallace
03/01/2005, 11:18
Para quem tem ATV vendo guinchos para eles.
Um HDW K 3000 por R$ 800,00 posto em Floripa.

Paulo_Marcelo
03/01/2005, 12:54
Num é mais facil vc construir um desses não?

Acho que deve ser mais facil de construir e é bem mais seguro q um ATV.

Wallace
03/01/2005, 17:00
Só que quanto maior os pneus e o vão livre maior desempenho no fora de estrada, sem contar com o curso de suspensão e distribuição de peso.

GPA-Airborne
04/01/2005, 12:14
Num é mais facil vc construir um desses não?

Acho que deve ser mais facil de construir e é bem mais seguro q um ATV.

Como é possível encontrar projetos prontos, com certeza é a construção mais fácil. Mas com um kart-Cross como este, eu iria fugir do meu objetivo, que é um veículo bem pequeno e de fácil utilização.

Como disse, preciso guardá-lo dentro de casa e quero que ele caiba na caçamba da minha caminhonete (uma Strada com cabine extendida).

Então, agradeço a sugestão, mas eu estou pensando em escala um pouco menor..

Abraços

GPA-Airborne
04/01/2005, 12:18
Só que quanto maior os pneus e o vão livre maior desempenho no fora de estrada, sem contar com o curso de suspensão e distribuição de peso.

No meu caso Wallace, o vão livre necessário é muito pequeno, pois mesmo o uso sendo fora de estrada, não passará de ruas de areia (sem atoleiro, facões, ou erosões) com pequenos buracos causados pela chuva.

Um motor de 100 cc é suficiente, pois posso trabalhar na relação, já que não quero que a velocidade final passe dos 50km/h.

Valeu pela atenção!

Max Terry
04/01/2005, 12:35
No mercadolivre tem um cara que vende projeto de kartcroos, só que é em inglês.

ferraz
10/01/2005, 16:24
GPA-Airborne
Já teve a ideia de fazer um triciclo off road, apartir de moto DT 180, 200, ou as hondas se preferir um mator 4 tempos, este utiliza pneus de quadriciclo, tanto na frente quanto atraz, porem pode-se utilizar uma bitola mair atraz.
na Gal. Ozorio tinha semana passada um o cara esteava pedindo R$2000,00 com nota.

Gustavo Sobreiro
10/01/2005, 21:25
Se quiser eu te vendo um kawasaki bayou 220cc!!! vermelho!!! interessa?

Flávio Cadore
10/01/2005, 23:12
Já que estão vendendo de tudo eu tbm vou entrar nessa...
Eu tenho um kit usado para transformar uma DT 180 em Triciclo, marca Fantasy.
Tenho as mesas da suspensão dianteira, a balança traseira com o eixo e os paralamas dianteiro e traseiro. Faltam os aros e pneus. Tudo por 700,00.
Flávio...

Théo_Augusto
11/01/2005, 16:23
No mercadolivre tem um cara que vende projeto de kartcroos, só que é em inglês.

Eu comprei este projeto lá no ML. Pensei que fosse mais completo, mas enfim.... A parte de projeto de chassi está completa mas é muito deficiente nas adaptações mecânicas.

Prometi para alguns enviá-lo mas é muito pesado. Cheguei a enviar inclusive as primeiras páginas a alguns...

O vendedor disse que para montá-lo seria gasto algo em torno de R$4000. e o motor necessário teria que ser de 300cc para cima, mas para o uso que se destina talvez possa ser montado com motor 125cc.

Se tiverem interesse, e o fórum aguentar, eu coloco na área de Download (80M), só que deve deeeemmmmooooorrrraaaaarrrrr porque meu acesso é discado.... :( O bom é que já pago a promesse a quem tinha prometido os projetos :oops: :oops:

Abaixo, uma foto da criança
Abraços
Théo

jovicassia
02/03/2005, 22:38
Eu comprei este projeto lá no ML. Pensei que fosse mais completo, mas enfim.... A parte de projeto de chassi está completa mas é muito deficiente nas adaptações mecânicas.



Théo.

Estou atraz de um projeto para um kartcross. Mas sera que gasta R$ 4.000,00 pra fazer um kart :shock: ??? por menos desse preço compra uma gaiola usada completa para 2 pessoas com motor VW !!!

Vc. comentou que tem o projeto. Teria como me enviar uma midia (CD) com o conteudo e eu coloco num dos meus servidores para o pessoal fazer download ? Se vc. estiver em SP posso passar para buscar, estou na região sul (proximo ao aeroporto de congonhas)

Seria muito legal pois encontrar projetos desse tipo é bem dificil.

Voltando a questa principal do tópico o GPA - Airborne que fazer um ATV.

Acho que a ideia que deram de modificar uma moto seria interessante, poderia colocar um eixo rigido na traseira com rodas de menor diametro e já teria um triciclo, se colocar tambem duas na frente vira um ATV (de pobre :D ).

A vantagem é que já está praticamente tudo pronto (suspenssão, freios, etc)... Veja se arruma a moto e a gente dá uma pensada nas adaptações.

Jorge

GPA-Airborne
03/03/2005, 10:13
É essa a idéia mesmo., usar uma moto, por comodidade.

Mas, devido a algumas mudanças (trampo novo e outras coisas), o projeto foi adiado e devo retomar em Julho.

Wallace
03/03/2005, 11:30
Acabei de cotar um amortcedor original para um ATV...
Para quem achava um Rancho 9000 X com regulagens caro por US$ 140,00 vai cair de costas...
Só US$ 425,00 cada amortecedor original (nada de alto desempenho), não vou nem falar que o cliente fechou rapidinho pois achou o preço ótimo!

edsonando
17/02/2006, 20:54
Pessoal, preciso de uma ajuda, pois gostaria de construir um ATV.

O ATV é para um uso beeem simples.... ir de casa até a padaria.

rs

É sério, tenho uma casa no litoral norte de SP e quero um veículo simples, para ir na padaria, levar as cadeiras e cervejas na praia e etc.

Este ATV terá que atender as seguintes 2 principios básicos:

1) fácil utilização: para ser usado por aqueles que não sabem andar de moto.

2) leve e pequeno: terá que caber dentro da casa, pois não tenho garagem (a porta tem 3,5 metros de largura, então o problema é o peso)

Penso em um:
- ATV 4x2
- motor de moto com partida elétrica
- sem marcha ré
- com "cambio automático" das Scooters
- suspenção independente (para dar conforto e não chacoalhar a cerveja)
- eixo traseiro sem diferencial (pois só vai andar na areia)
- freio atuando direto nas 4 rodas apartir de um manete (ou seja, sem controle nos pés)
- Ligação elétrica bem simples, um farol e uma lanterna traseira.

Bem, como por enquanto estou só na idéia, não tenho nenhuma peça, ou projeto, TODAS as sugestões, dicas e críticas serão bem-vindas!

Valeu pela ajuda!-

Marcelo A. Marchiodi
20/02/2006, 11:42
Vou dar a minha contribuição também!
Um desse aí da foto não serviria!?
Parece ser mais simples de se fazer do que um ATV... parece, não olhei com detalhes o site ainda, que tem um esquema tipo "how to", aqui: http://www.amphibiousvehicle.net/6x6.html
E esse tem a vantagem de ser anfíbio, e andar em praticamente qualquer lugar!!!

ribon
20/02/2006, 12:17
No mercadolivre tem um cara que vende projeto de kartcroos, só que é em inglês.

Eu comprei o CD...

ribon
20/02/2006, 12:21
No mercadolivre tem um cara que vende projeto de kartcroos, só que é em inglês.

Eu comprei o CD...

ribon
20/02/2006, 12:23
Na Fenajeep eu conversei com o Renato da Squad

Fabricante nacional de ATV...

Lembro que ele tinha bons preços para os ATV´s deles...

www.squadmotors.com.br

[]´s

ribon
21/02/2006, 09:13
Em www.hotpa.com.br

- Classificado
- Diversos
- Procura por honda

Tem um triciclo honda por R$2.900,00

[ ]´s

zoega
25/02/2006, 22:00
Olha ae ó:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-39672599--_JM

:)

zanötto
24/04/2006, 21:13
Ô galera, tô nessa tbm.
Faz tempo q procuro um tópico desse aqui. Achei!
Tô projetando c/ amigo meu. Vamo fazer um Kart-cross e um ATV com motor de XL, acho.

Cláudio Brasília
25/04/2006, 16:55
Prezados Amigos,
Tenho pensado, também, em fazer uma gaiola; para isto estou comprando um curvador de tubos que vai até 3", com parede de 3,35mm, com acionamento hidráulico de 16 toneladas manual. É claro que isto vai servir para outras coisas também. Será que serve para este tipo de contrução? Se o amigo Ribon concordar, poderia comprar uma cópia do projeto em CD dele para a construção de uma gaiola e, assim, poderia fazer os testes neste equipamento. Um grande abraço a todos.

rfdex
25/04/2006, 17:47
Amigo, também sou de Brasília e vi que comprou um dobrador (curvador) de tubos para colocar em prática o seu projeto! Também gosto de inventar umas coisas (mais um prof. Pardal!) e estou interessado num curvador desses. Vi no mercado livre, mas não comprei. Por acaso você comprou no próprio mercado livre ou em alguma loja aqui em Brasília mesmo ? Se não for perguntar muito, seria possível falar o valor ? Hehehe. No mais é isso. Grande abraço.

zanötto
25/04/2006, 20:12
Prezados Amigos,
Tenho pensado, também, em fazer uma gaiola; para isto estou comprando um curvador de tubos que vai até 3", com parede de 3,35mm, com acionamento hidráulico de 16 toneladas manual. É claro que isto vai servir para outras coisas também. Será que serve para este tipo de contrução? Se o amigo Ribon concordar, poderia comprar uma cópia do projeto em CD dele para a construção de uma gaiola e, assim, poderia fazer os testes neste equipamento. Um grande abraço a todos.

Claudio, claro q dá. Inclusive pretendemos usar um desses só q acionado hidraulico, é do primo dum amigo do meu vizinho :mrgreen: . Por curiosidade onde achou esse aí? Qtas latinhas?

Valeu!!

Vinicius_4x4
25/04/2006, 20:53
Por curiosidade onde achou esse aí? Qtas latinhas?
X2