Ver Versão Completa : Meu jeep está sem fiação saindo da bóia...
cristiano
29/12/2004, 10:23
Pessoal,
A muito convivo com o meu marcador de combustível sem funcionar, e tinha decidido correr atrás disso mais tarde... mas numa das paradas na oficina reparei que não tem fio nenhum saindo da boia... então eu acho que pode ser isso!!!
Perguntas:
:arrow: Esse fio sai da bóia e vai para o velocimetro ??
:arrow: Ele passa por onde ? debaixo do tapete ?
:arrow: É só passar um fio com dois terminais em cada ponta e ligar aí ??
Obrigado.
Alessandro Henrique
29/12/2004, 11:28
Cristiano,
Uma extremidade do fio deve ser conectada à bóia (reostato) e a outra no conjunto de instrumentos(Velocímetro, Combustível,Temperatura);
Sds.
E passe o fio pela lateral e depois por baixo do painel :!: :!:
Se estiver tudo funcionando......vai dar certo :!: :!: :!:
Até :!: :D
leopoldo
29/12/2004, 12:57
E complementando,
se você tem carrocaria de aço, vai ver que na dobra da chapa da moldura da porta, lado de dentro do jeep, tem umas orelhinhas de aço que é justamente para segurar o fio da boia.
Só cuidado para não encostar esse fio num (+) da bateria senão seu jeep vai virar arvore de natal iraquiana e nós vamos ver daqui de são jose dos campos! :lol:
cristiano
29/12/2004, 13:26
E complementando,
se você tem carrocaria de aço, vai ver que na dobra da chapa da moldura da porta, lado de dentro do jeep, tem umas orelhinhas de aço que é justamente para segurar o fio da boia.
Só cuidado para não encostar esse fio num (+) da bateria senão seu jeep vai virar arvore de natal iraquiana e nós vamos ver daqui de são jose dos campos! :lol:
O problema é que ninguém ia saber que era meu jeep, com a virada do ano chegando... :lol:
Mas eu entendi, tem que arrumar uma daquelas capas para fio de plástico e passar por todo o fio para proteger...
leopoldo
29/12/2004, 14:42
não colega,
é para não encostar por engano num positivo, mesmo do painel ou da chave de contato !
:shock: vendo um jeep voar no fim do ano :shock:
cristiano
29/12/2004, 17:08
ãããããããhhh... achei que fosse no caminho, eu não sei que tipo de corrente tem ali naquele fio...
[]´s sem quelê quelendo... :oops:
Fabiano-SL
29/12/2004, 17:09
Sugestão:
Manda o jeep em uma eletrica..aproveita e testa a bóia e troca a junta... ou melhor troca essa bóia (se está desligada é pq tem algum problema :roll: ).
A bóia velha do meu jeep tinha mais gasolina do que ar dentro dela... :D
[]'s
Green-go
30/12/2004, 13:58
Olá pessoal,
Estou com o mesmo problema..., mais muitas dubidas :? :
1) so um fio sai da boia para o painel?
2) qual o tipo de fio que preciso comprar, tem um cor especifico?
3) o velocimetro e original, mais tem treis "parafusos" atras do marcador de combustivel (so palpei eles)..., onde encosto o fio , ou os fios?.
Obrigado...
[]s,
Sergio
Green-go
30/12/2004, 16:16
Oi... :roll: ... :?
leopoldo
30/12/2004, 16:25
1) so um fio sai da boia para o painel?
Sim . Só um fio. O circuito do painel faz o resto. Veja o circuito completo no manual de manutenção do jeep.
2) qual o tipo de fio que preciso comprar, tem um cor especifico?
Fio fino, não é um cabo de energia, Só passam mili-ampéres lá.
Sacanagem você perguntar de cor por aqui. Vão te aconselhar cor de rosa ! :lol:
3) o velocimetro e original, mais tem treis "parafusos" atras do marcador de combustivel (so palpei eles)..., onde encosto o fio , ou os fios?
Se encostar no lugar errado o seu jeep é que será visto daqui de são josé dos campos :lol:
Pô ! esse fio que vem da boia encaixa na traseira do marcador de combustível, na posição (-)
Martin Melcop
30/12/2004, 16:44
O povo aqui ta querendo fazer mo festa na virada do ano..... http://www.civ3.com.br/forum/images/smiles/emoticon12.gif
Green-go
30/12/2004, 17:10
Leopoldo,
1) Eletricidade perto do combustivel :shock: ... vou ler e perguntar ate ter certeça absoluta.... :D , valeu pela confirmação.
2) Poxa :( ... minha pergunta foi muito tecnica...so tem fio vermelho e branco no meu CJ, e tudo misturado :shock: . Estou tentando fazer tudo certo e sei que na eletricidade tem codigo de cores.
Tudo bem... , mais cor de rosa...? :evil: , esse foi sacanagem mesmo:D
3) Tentei dar uma olhada e nao da, mais olhar esse (-)... imagino voce rindo... :D so tirar o marcador ou testar com fio em cada parafuso a risgo de adiantar a celebraçao da virada do ano... :D
No marcador nao tem que ter algum fio de energia ?
[]s,
Sergio
leopoldo
30/12/2004, 17:34
Sim, tanto o marcador de combustível quanto o de temperatura tem um fio em comum que é o (+) e vem daquela resistência - o shunt.
Os outros 2 polos dos marcadores vem dos sensores, de combustível (boia) e de temperatura (cebolinha).
A ligação é muito simples e se você usar um espelho pequeno e uma lanterna vai ver as marcações na traseira dos instrumentos.
O importante é não ligar o fio que vem dos sensores em um positivo senão BUMMMM !
Quanto à cor, não liga pra se for cor de rosa vermelho ou amarelo limão.
Poe qualquer um.
Green-go,
Apenas complementando os hilários amigos, segue um breve esquema que talvez te auxilie a evitar que seu Jeep se transforme em fogos de artifício.
[]´s
Opá neste eu posso contribuir ...
Eu por via das dúvidas retirei a boia do tanke (já estava sem banco mesmo), substitui o fio condutor e testei fora do tanke. Dpois de tudo testado e firmemente conectado foi pro tanque novamente.
Pagani
ainda indignado com o tópico fantasma.
Sergio Rocha
30/12/2004, 18:52
Pelo teu nick, eu colocaria verde.
:lol:
[]'
Green-go
30/12/2004, 18:53
Obrigado Leopoldo e Luca pela ajuda.
1) o Jeep esta com 12V..., se o marcador e original nao sera para 6V? (em esse ano tudo carro que lembro tem 6V), entao sera que funciona mesmo?, se queima marcador nao sera muita perdida, mais o desafio e deichar ele funcionando.
2) Olhei melhor, e so tem as lampadas com energia. na area da temperatura tem 2 parafusos, na area do combustivel tem 3 parafusos, e tem um de cada um ligado entre eles..., ah.., tem um contato que sae da carcaça do lado do cabo do velocimetro que esta liberado (um terminal como o da boia de combustivel).
3) Se vou conetar um positivo, de onde tiro ele, da chave?
Valeu pela ajuda,... cada vez mais perto.... :D
[]s,
Sergio
Green-go
30/12/2004, 19:13
Pô !!!, coseguei olhar tudo... :D
Nao tem ne uma (-), nem (+)... :shock: , mais na area do combustivel (olhando desde atras do marcador), a esquerda, tem os 3 parafusos: acima libre, no meio ligado ao um dos dois da temperatura, e o de embaixo libre....
Se ajuda, as lampadas tem so um fio e iluminam quando faz contato com a carcaça.
[]s
leopoldo
30/12/2004, 19:31
Não, não ajuda pois as lâmpadas funcionam aterradas à carcaça.
Veja se tem uma ligação entre o marcador de temperatura e o de quantidade de combustível.
Essa ligação entre ambos é o positivo que vem da chave, passando pelo shunt.
Agora as outras 2 do combustível eu não reconheço. Deveria ser só um. Mas vamos lá. Faça um teste:
Conecte um fio num desses terminais livres e com a outra ponta livre numa das mãos faça um aterramento num ponto qualquer da chapa do assoalho - não vai ser difícil achar um ponto descascado. Se o ponteiro subir até o fim, esse é o ponto terminal da boia.
Green-go
30/12/2004, 20:03
Opa!!!
1) Conetei a saida da boia ao parafuso de acima e nada.
2) Conetei a saida da boia ao parafuso de embaixo e agulha foi devagar de V (sempre ficou ai ate agora), ate C , de extremo ao extremo. Desliguei e voltou para V... O parafuso do meio foi para o positivo nos dois casos.
3) que e "V" , e que e "C"... acredito que C e cheio... se asim é, tem alguma coisa errada, pois o Jeep tem ums 4 litros de combustivel.
Ja é uma coisa.., nao é?... :D
[]s,
Sergio
cristiano
31/12/2004, 09:21
Pelo jeito eu vou esperar alguém explodir primeiro e depois eu vejo.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Será que não tem um jeito de tirar o velocimetro para enxergar melhor ?? Eu tenho 1.95m e outro dia tive que pedir para o mecânico apertar os parafusos da ventilação porque eu não conseguia entrar debaixo... :oops:
Green-go
31/12/2004, 11:21
Vai Cristiano..., vamos ver quem pega fogo primeiro... :D
Ja olhei a Boia e esta ok... , so é coisa do fio certo no lugar certo :roll: , e é so isso que me atrapalha...
Estou no aguardo de algum comentario... :roll:
[]s,
Sergio
Sergio Rocha
31/12/2004, 14:04
Cristiano e Green
Por que vcs não tiram a boia do tanque ? Com ela na mão dá pra ligar o fio em qualquer lugar sem problema.E tb pode simular tanque cheio,1/2 tanque, vazio e etc.
[]'não querendo concorrentes com Copacabana-RJ
Green-go
31/12/2004, 14:10
OPA !!!
Cada vez mais perto.... :D
Tirei a boia e testei... e o reostato esta bem (testei a resistencia com instrumento), logo com a boia fora conetei a tampa da boia numa terra e movimentei o flotador.... Quando o flotador esta no ponto mais baixo marca 1/2 (o reostato esta no minimo)..., movimento o flotador para acima e agulha vai para acima tambem..., so que flotador na mitade e reostato na mitade marca full ou completo ou maximo na agulha do marcador... :roll: . Observei que o marcador de gasolina esquentou um pouco...estou pegando o positivo do contato e marca 12,4 Volts cc (dc).
Se consigo que o minimo no flotador seja o minimo na agulha do marcador o problema ficara resolto.... mais para isso acontecer vou precisar de mais uma AJUDA dos expertos do forum.... :roll: .
Ate agora como lego na materia cheguei bem longe , nao é ?? :D , mais so falta um pulinho para chegar na meta.... e celebrar... :lol:
Qualquer comentario sera muito bem atendido...
[]s,
Sergio
Green-go
31/12/2004, 14:13
Opa Sergio.... escrevemos ao mesmo tempo.... lendo pensamentos.... :mrgreen:
Ja fiz o que voce falou... e agora.... :roll:
Estou ai... sou tudo ouvidos.... :D
[]s,
Sergio
Sergio Rocha
31/12/2004, 14:22
Green
Imagino q vc tenha ligao um fio na boia e outro no instrumento.Direto por fora do chicote do Jeep.
Ou o marcador está com problema, o q é + difícil ou a boia não tá legal.Vc conhece alguem q tenha um jeep igual ao seu ? Seria uma maneira de testar.
[]'sem poder ajudar muito
Green-go
31/12/2004, 14:46
Fala Sergio...
Infelizmente nao conheço ninguem com outro Jeep.
Nos fios fiz o siguente:
O mesmo contato falado antes, onde falei que agulha ia de um extremo ao outro... , so que agora fiz com a boia fora do tanque . A boia faz terra no tanque via a tampa parafusada... entao so tirei a boia e conete um fio entre essa tampa e uma terra na carrocería. Ai aconteceu que a boia no minimo mara 1/2 no marcador...e simulando a posição da boia no tanque (com aprox 15 litros), o marcador vai para o maximo... por isso que ele ia para o maximo. Quando movimento devagar a boia do minimo para acima..., a agulha do marcador vai tambem devagar para acima..., entao o sistema funciona, so que acredito (sou lego na materia), que sejam muitos volts issos 12,4 para o instrumento.... sera? .
Ai fiquei parado... :shock: poxa e estou ai pertinho da solução.... :( :roll: :?:
[]s,
Sergio
Sergio Rocha
31/12/2004, 17:12
Green
Acredito q 12,4v não seja problema, desde que seu jeep seja 12 v.
Talvez o problema seja a boia.
Vc está aterrando a boia, ligando um fio direto da boia ao marcador,e o marcador está energizado(12,4v).
O problema é o marcador de combustível que está marcando a mais.Certo ?
Eu conheço muito pouco de eletricidade, mas acho q seja a boia.Nesse lugar, no marcador, q vc está ligando a boia, ligue ele direto a um terra(qualquer ponto da carroceria) e veja se o marcador marca cheio.Se marcar cheio deve estar funcionado.
[]'
Green-go
31/12/2004, 19:30
1) o reostato da boia funciona... testei e a resistencia aumenta e disminuie segun o movimento.
2) o marcador funciona... se fazo terra no contato que vai na boia e dou os 12 V no otro contato, ele vai de cero ao maximo...
3) se coneto a boia, no minimo do reostato ele marca no meio, e se aumento altura na boia, o marcador vai para acima, e o aumento da altura da boia e proporcional ao aumento na letura do marcador,... so que a boia ja na mitade do camino para o topo, faz o marcador chegar ao topo... entao a boia segue para acima, mais como o marcador ja chegou no topo... fica fixo no topo mesmo...
Nao sei se sou muito enrrolado para escrever.... :(
4) o marcador sem energia fica no zero mesmo (no minimo)..., entao pode ser que a boia nao esteja zerando mesmo...., ou pode ser que o marcador tenha alguma regulaçao...., em isso é que estou parado :(
Acredito mesmo que alguem que saiba de eletricidade pode dar com a soluçao.... :roll:
Mais , estou tranquilo... ja comprendei muita coisa... ate concerte as lampadas e concertei um problema na chave que da energia ao tudo :D , a melhor coisa é que foi eu que fiz ... entao cada dia fico menos na mao dos mecanicos...
Esse foro e muito bom... e a gente é muito prestativa... um abraço para tudo mundo que leia esse topico, e que o 2005 seja tudo de bom para cada um de voces e para esse grande Brasil que me deu lindos filhos e muitos amigos.... :D :D :D
E da boia..... ate o 2005 mesmo.... 8) ....
[]s,
Sergio
Sergio Rocha
31/12/2004, 21:13
Blz meu amigo, entendi perfeitamente.Seu marcador marca mais do que deveria.Só que a culpa provavelmente não é dele, e sim da boia. Talvez sua boia não seja a adequada pro seu marcador. Eles tem q ser compatíveis.Usam uma medida chamada ohms(vai lá saber que diabo é isso), só sei que é assim q funcionam.Na seção de downloads, tem uma tabela da Cronomac q eu coloquei.
Mudando um pouco o rumo da conversa, de onde vc é ?
[]'
andretomasi
31/12/2004, 22:21
Fala gringo,
Eu aposto como o problema é o marcador que não é compatível com a bóia, por isso marca errado, visto que testados separadamente, marcador e bóia estão funcionando.
Então, vê se consegue uma foto do marcador e dos terminais dele pra gente dar uma olhada, sabendo se é o original ou não, dá pra pensar em trocar o marcador ou modificar o teu pra funcionar com essa bóia. Se tiver foto da bóia manda também, só pra garantir que é a original :D
[ ]´s e feliz 2005
Green-go
01/01/2005, 10:45
E o mesmo velocimetro (instrumento combinado) (1972-1983), que tem a venda na Agromotor, e a boia e a mesma que a Agromotor tem para CJ5 (1972-1983):
http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?codigo_produto=BD1B17312A&pid=AC7AE899EACA4EBC82C6757A06578E2B20021741
Nao consegui postar as fotos dos meus instrumentos, mais sao os mesmos que vende a Agromotor (so velinhos). Se consigo, vou postar depois as fotos minhas... :roll:
Sergio...
nasci laaaaaaa no Chile...
[]s,
Sergio
Green-go
01/01/2005, 10:48
A foto da boia... (é a mesma)...
http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?codigo_produto=BD1B9275X&pid=AC7AE899EACA4EBC82C6757A06578E2B20021741
Sergio Rocha
01/01/2005, 12:30
Blz Green
País maravilhoso o Chile.
Agora seu problema vai ser resolvido chegou o Super Keko. :lol: :lol: :lol:
Tú é parente do Alex do Jo Soares ? :lol:
[]'
andretomasi
01/01/2005, 22:06
Sergio, tens multímetro? Se tiver, testa a resistência da bóia, ela deve ser 7,4 ohms para tanque cheio e 69,3 ohms com tanque vazio para a bóia original. Se a bóia marcar certo, vai ter que aferir o marcador de combustível, um pouco mais complicado, pra ver se ele não tá "descalibrado".
Sérgio nº 2, Super, só se for durante a passagem pelo mercado :D
[ ]´s
cristiano
01/01/2005, 23:41
A foto da boia... (é a mesma)...
http://www.netstore.com.br/agromotor/prodvar.asp?codigo_produto=BD1B9275X&pid=AC7AE899EACA4EBC82C6757A06578E2B20021741
Eu vou ter que tirar a minha bóia também... questão de honra agora... :lol: :lol: :lol: esse daí é apartir de 72... o meu jeep é 62...
Green-go
02/01/2005, 00:09
Tú é parente do Alex do Jo Soares ? .... Sergio, nem ouvi falar dele. :shock:
Keko,
Quando verifiquei se o funcionamento do reostato da boia usei o multimetro. Lembrando..., ficarom perto do 7 ohms no minimo e mais de 60 ohms no maximo, mais amanha testo novamente e posto os valores certos. O marcador de combustivel nao testei com o multimetro, pois nao sei como se faz isso, alem de nao entender ainda por que tem 3 parafusos para contatos; um deles (do meio) conetado com outro do marcador da temperatura, usei como positivo a indicação de Leopoldo, e deu certo..., o de acima conetei na boia e deu esses valores que ainda sejam errados, movimentó a agulha. :roll:
[]s,
Sergio
Green-go
02/01/2005, 01:42
Olha gente o que achei... :D
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2903&start=0
Quasi no final do topico falam que tem que ter um regulador que faz 5,5 volts para os marcadores :shock:
Falei que no meu Jeep estou pegando 12,4 volts no marcador e ele aquece um pouco... :( , ai nasceu minha dubida pelos volts.
Lembro que Leopoldo diz: "...é o positivo que vem da chave, passando pelo shunt". O shunt e o regulador e a mesma coisa? :shock:
O que voces acham?
[]s,
Sergio
andretomasi
03/01/2005, 13:55
Ih gringo, se tá sem o regulador de voltagem, não vai funcionar mesmo..
[ ]´s
AndersonPoa
03/01/2005, 14:25
Experimente colocar um resistor de 90 ohms x 1/2 W (ou 1 W) em serie com o
marcador, assim a tensao final no medidor deve ficar ao redor de 5,5 V
Green-go
03/01/2005, 18:39
Ups.!!! ... :shock:
Sera que esse regulador WAPSA e o regulador que voces falam??? ... :oops: :? ...(fazer pergunta boba e melhor que ficar calhado ..., so perguntando vou aprendendo) :lol:
Esse WAPSA fica perto da bateria... , tenho multitester se isso ajuda, ...e o principal... tenho muita vontade de sair na frente dos problemas... :D
ehehehe Cristiano... voce esta de olho, nao é?... :D :D :D
Ai AndersonPoa, entao isso tem que ser feito no cabeamento que vai para tudos os marcadores?... e uma regula que tudo marcador trabalha com 5,5 volt?, e a radio, quantos volt precisa? (a VTR tem radio).
[]s,
Sergio
Sergio Rocha
03/01/2005, 20:20
Ups.!!! ... :shock:
Sera que esse regulador WAPSA e o regulador que voces falam??? ... :oops: :? ...(fazer pergunta boba e melhor que ficar calhado ..., so perguntando vou aprendendo) :lol:
Esse WAPSA fica perto da bateria... , tenho multitester se isso ajuda, ...e o principal... tenho muita vontade de sair na frente dos problemas... :D
ehehehe Cristiano... voce esta de olho, nao é?... :D :D :D
Ai AndersonPoa, entao isso tem que ser feito no cabeamento que vai para tudos os marcadores?... e uma regula que tudo marcador trabalha com 5,5 volt?, e a radio, quantos volt precisa? (a VTR tem radio).
[]s,
Sergio
Não é esse.Esse regula a carga........ bem deixa pra lá
Sim no cabeamento q vai pra todos os marcadores.
O rádio normalmente é 12 volts.
Experimenta fazer a ligação conforme o AndersomPoa falou.
[]'esperançosos
Green-go
03/01/2005, 23:42
OK... vou tentar fazer... 8) , e posto o resultado...
Resistor e Shunt sao a mesma coisa?, ou shunt é para falar de alguma coisa especifica (resistor especifico) ? :roll:
[]s,
Sergio
AndersonPoa
04/01/2005, 08:41
Nao, o shunt seria algo como uma "ponte".
O resistor, no caso, vai provocar uma queda de tensao apropriada para o funcionamento do medidor de gasolina, se a tensao de operacao do mesmo for algo perto dos 5,5 V.
Esse resistor se encontra facil em qquer loja de mat. eletronico.
algo curioso .... eu desde q comprei meu cj , tb estava apanhando com o marcador , ate q eu consegui deixar ele meia boca hehehee quando zerava o marcador eu tinha meio tanque ainda ... rodava assim trankilo , sabendo q com um tanque na cidade eu rodo uns 210 km por ai , ate q outro dia ele parou de marcar , marcava sempre vazio , n e q pra minha surpresa , depois de apanhar muito e desmontar a boia , notei e a msm estava cheia de gasolina , fazendo a tal boia afundar no tanque , marcando sempre vazio ..... coisa de doido , um furinho pequenino .... deve ter sido defeito de fabricação sei la , era muito pequeno msm ... e apanhei muito pra descobrir .... pra resolvr fui no ferro velho e achei outra boiazinha pra colocar no lugar dakela , agora ta funcionando mais ou menos normal .... meio tanque e quase meio tanque msm .... acredito q n estava certinho pois eu ja mexi tanto no curso da boia , quanto na regulagem la atras tentando ajustar a boia furada q devo ter descalibrado a boia . agora quem ia imaginar q o negocio tava furado e enchendo de gasolina ?pqp :roll: :lol: :shock:
Green-go
04/01/2005, 11:28
Cidade pequenha, problema grande... :?
Ate agora nao achei esse resistor...., tem muitos, mais esse.... nao :evil:
Tem alguma alternativa para esse resistor no caso de nao achar?
O mais perto (acredito) que achei, foi de 100 ohms x 1/8 ...., serve?
[]s,
Sergio
cristiano
04/01/2005, 11:45
Sergio, positivo... estou aqui na torcida... ha ha hu hu... :lol: :lol:
E de extintor a postos... :mrgreen: :mrgreen:
Alessandro Henrique
04/01/2005, 11:55
Experimente colocar um resistor de 90 ohms x 1/2 W (ou 1 W) em serie com o
marcador, assim a tensao final no medidor deve ficar ao redor de 5,5 V
Se não estou enganado 90 ohms não é valor comercial, veja a possibilidade de utilizar um de 91 ohms ou 3 de 30 ohms em série.
Sds.
Green-go
04/01/2005, 16:32
Cristiano... pode mexer tranquilo... com uma mao nos fios e outra no extintor.... :D :D :D :D
Olha... estou tentando entender do assunto...
Conete a chave, testei a Intensidade de Corrente nos cabos da bateria, e deu 6,4A ... a Tensão Eletrica e 12 volts...
Segum Ohm : V=RI
Potencia (W) : W=VI
Como voces chegam aos 90 ohms e 1/2 W ?
V do resistor = 12 - 5.5 = 6.5 volt
V depois do resistor = 5.5 volt (do marcador ou volt procurado)
V sistema = 12 volt
I = 6.5 / 90 = 0.072A = 72mA ...... W = 6.5 x 0.072 = 0,469W (1/2W) ... , estou certo? ..., entao o valor da Intensidade de Corrente é conhecida (7mA)?
Pergunto para entender melhor.... :oops:
Que acontece se encontro um resistor 90 ohms x 20W ?, serve ? :roll:
Esse resistor tem uma toleracia de 10% ou 5% , entao podería chegar ate 100 ohms, se o nominal é 91 ohms ??
[]s, sem extintor ate agora :D
Sergio
AndersonPoa
04/01/2005, 17:06
Exatamente, a corrente é a mesma pelo resistor e pelo marcador (pois ambos estao em serie), dividindo a voltagem entre os dois componentes proporcionalmente à resistencia de cada um.
Como a corrente é aprox 80 mA, o resistor em serie (90 ou 100, ou mesmo dois de 50, ou 3 x 30 em serie) deve dissipar pelo menos 1/2 W.
De preferencia, qquer resistor acima de 1/2W (1, 2, ...10) serve.
Aquele de 1/8 W sugerido deve sobreaquecer, podendo queimar....
AndersonPoa
04/01/2005, 17:09
Digamos, se vc tem o de 1/8W e quiser experimentar para ver se a solucao funciona (a boia estando fora, apenas simulando tanque cheio/vazio), tudo bem.
Mas para manter assim, procure um resistor (ou conjunto deles) de pelo menos 1/2 W (nao tem uma sucata de radio ou coisa parecida de onde vc possa sacar um???)
Green-go
04/01/2005, 17:37
Infelizmente a sucata ficou tuda laaaaa no Chile..., agora tudo e novo... esposa nova , filhos novos , casa nova , Jipao "novo" , amigos novos , vida nova, :D ... poxa ... Brasil e muito bom ... :D , so nao mudou uma coisa... minha mulher batio o carro novo :evil: , e com outro carro no mecanico, so de Jeep :lol: (nao fala nada... :D )...
Falando serio,... o resistor que achei tem 100 ohms x 20 W , e um fio com um amendoim no meio ... serve?... e para conetar ele... ? vai no meio entre a chave e o positivo do marcador ? :roll:
[]s,
Sergio
Green-go
04/01/2005, 19:00
Olha... comprei um de 100 ohms x 1 W, e nada... antes... testei 12,4 volts... depois (com resistor) 12,4 volts... :?
no tester em ohms, fiz contato direto nos contatos e logico marcou o maximo (4.000), entao testei nos extremos do resistor e marcou 4000 :shock:
tem que marcar 100 no tester, nao é ???, e se o resistor esta ruin entao tem que marcar "0" , nao é ???
[]s,
Sergio
AndersonPoa
05/01/2005, 10:56
Se entendi bem, seu resistor parece estar "aberto" (se estivesse em curo marcaria zero).
Testando apenas o resistor (livre de ligacoes), ele nao marca nada proximo de 100 ohms???
O resistor vai antes do positivo do marcador. Medindo primeiro o marcador e depois o resistor deves encontrar voltagens diferentes....
Green-go
05/01/2005, 23:00
AndersonPoa,
Acredito que nao usei bem o multitester :? ..., pois o que ele marca e zero mesmo..., so que as vezes ele marca perto de 110 ohms... pode ser que tenha algum danho... vou comprar outro e probar novamente.
[]s,
Sergio
Green-go
14/01/2005, 23:28
Ums dias fazendo de tudo... e nada... :( , nao consigo...
Achei o resistor de 100 ohms x 1W , e esquenta para caramba, e o voltagem e mesmo antes e depois do resistor, so que sem o resistor a agulha se mexe da mitade para acima (a mitade é vacio); com o resistor a agulha nem se mexe :shock: . Comprei agora um resistor de 100 ohms x 2W ( tambem esquenta, mais nem tanto), e aconteçe a mesma coisa... no multitester marca 12 volts com o sem resistor, e sem resistor marca da mitade para acima, com resistor nao marca nada (a boia fora com a tampa conetada a terra.
Fiz outras probas...: 1) sem resistor ao (+) , e o (-) do marcador a terra , agulha vai para o maximo..., 2) com resistor, agulha nem se mexe ... :shock: . Testei o resistor e ele marca 100 ohms... NAO ENTENDO QUE ACONTECE... , no etremo do cabo (+) ele tem 12 Volts SEM RESISTOR , e no extremo do cabo (+) COM RESISTOR ele tambem tem 12 Volts :evil: , Nao entendo por que a agulha so vai ao maximo so sem resistor, se o voltagem nao esta variamdo... :?
Que pode estar aconteçendo ?
[]s,
Sergio
Green-go
17/01/2005, 10:08
Estou no aguardo... :roll:
Ja fiz (eu mesmo) entre tanto, o reparo do alternador e reparo da caixa reguladora com ajuda do outros topicos... :lol: , e isso da boia que achei ia ser a coisa mais semple, esta de quebrar cabeça... :evil: :oops:
E ai Cristiano, esta de olho ainda?, ou ta mexendo ja...? ... :P
[]s,
Sergio
Green-go
25/01/2005, 16:50
Ae Galera... tudo mundo voltando.....
Eu aqui..., AFOLGADO NUM COPO DE AGUA !!! :evil:
Nao desisto nao...
Entre tando, onde acho o cabo do mesmo velocimetro ?, tem algum carro que seja igual ao cabo do Jeep ?
[]s,
Sergio