PDA

Ver Versão Completa : Curso do Amortecedor dianteiro da Ranger 98



Glauquera
02/10/2009, 12:08
Ola Senhores, bom dia.

Preciso de uma ajuda.

Dei uma olhada em diversos tópicos e pela divergência das infos acabei ficando mais confuso que antes. ehehehe.

Tenho uma Ranger CD 4x4 98.

Eu levantei a suspenção dianteira nos parafusos. Ficou lindona, porém os amortecedores ficaram curtos, mesmo sendo os ES9000 da procomp que abre mais que os originais. (Original 45cm e o Procomp 47cm)

Gostaria de saber oque devo fazer. Se devo voltar ao original :parede: ou se tem uma maneira (de preferência barata) para aumentar o curso.

Eu pensei em usinar uma peça que rebaixe o encaixe superior do amortecedor em uns 4 ou 5 cm (foi oque aumentou) e aumentar o batente para garantir que a suspenção fechada não fique menor que o amortecedor fechado.

Estou tendo que andar devagar pra não bater quando o amortecedor estica.


Desde já agradeço,

Abraços e bom final de semena.

Rogerrm
02/10/2009, 14:46
Ja pensou em fazer um Body Lift?

Glauquera
02/10/2009, 14:57
Ola, boa tarde.

Obrigado pela resposta.

O BF de 3'' ja está programado para fevereiro do ano que vem junto com os BF´s 33''.

Porém, até pelo uso sem dó, acabei arrancando o protetor de plástico que fica embaixo do radiador. Precisei aumentar e surgiu o problema do curso.

Eu realmente queria uma solução ja pronta e testada, porém, pelo que tenho lido nos fóruns não existe.

Creio que rebaixando o encaixe do amortecedor e aumentando o batente o ponto fraco estaria apenas na homocinética. Mas como tenho roda-livre e uso pouco a 4x4 vai demorar para aparecer algum problema.

O que é praticamente angustiante é ter que fazer tudo isso por apenas alguns cm de problema de curso. rsssss.

Oque vc acha?

Abraço e bom final de semana

Glauco

Glauquera
02/10/2009, 14:59
"O BL de 3'' ja está programado para fevereiro do ano que vem junto com os BF´s 33''."

Abraço

Glauco

Edintruder
02/10/2009, 15:34
Ja pensou em fazer um Body Lift?
Por isso que todos nós dizemos que levantar nas barras é gambiarra.
Ou instala um kit pra levantar suspensão ou BL.

Glauquera
02/10/2009, 15:43
Entendi.

Então qual é a função desse maldito parafuso? rsss

Deve ser só pra, no caso da barra de torção perder torque. Correto?

Abraço

Edintruder
02/10/2009, 16:24
Sim. É apenas ajute da altura da frente, porém dentro dos parâmetros originais.
Eu te aconselho a usar umas fitas limitadoras de curso para segurarem as balanças no curso máximo e dessa forma o amortecedor não sofre quando ele abrir até o talo.
É fácil quebrar o amortecedor nessa situação.

O melhor é usar um BL ou o SL.

Se eu arranjasse uma solda mig e um torno eu faria um SL pra minha Ranger.

Glauquera
02/10/2009, 16:38
Antes de tudo obrigado pela ajuda!

Eu cheguei a procurar kit pra aumentar a suspensão. Mais só achei para ranger com mola helicoidal. Não vi nenhum pra barra de torção.

Realmente está mais fácil usar os anos de eng. e fazer um aumento mais conservador.

Agora que ficou bonita ficou. O retrovisor está da mesma altura que a SRV.

Abraço e bom final de semana

Glauco

klemba
04/10/2009, 09:22
Sim. É apenas ajute da altura da frente, porém dentro dos parâmetros originais.
Eu te aconselho a usar umas fitas limitadoras de curso para segurarem as balanças no curso máximo e dessa forma o amortecedor não sofre quando ele abrir até o talo.
É fácil quebrar o amortecedor nessa situação.

O melhor é usar um BL ou o SL.

Se eu arranjasse uma solda mig e um torno eu faria um SL pra minha Ranger.



desculpe a ignorancia, mas o que é SL...

Edintruder
04/10/2009, 12:03
Suspension Lift, ou "levantamento" de suspensão.

Renato Fraga
04/10/2009, 13:32
Amigo, se me permite, vou te chamar a atenção para um problema relativamente grave se você mudar o tamanho do seu amortecedor.

Conforme já foi dito acima, a regulagem da suspensão existe para compensar possíveis variações da barra de torção ao longo de sua vida útil. Se não existisse essa, com o passar do tempo um lado poderia ficar mais baixo que o outro ou mesmo a frente toda arriada.

Entretanto, não é difícil ver usuários alterando essa regulagem para aumentar a altura ou mesmo permitir a instalação de pneus maiores.

MAs veja que apesar dessa prática ser considerada GAMBIARRA pode ser usada desde que se respeite os limites e cuidados necessários.

Chegando ao ponto da sua questão, amortecedores, veja que esses são os responsáveis em limitar a abertuda da suspensão evitando que os pivôs cheguem ao seu limite. Se isso acontecer, certamente quebrarão. Entretanto, você ainda corre o risco de ter seu semi eixo danificado se sua suspensão abrir demais.

Portanto trocar seu amortecedor ou mesmo modificá-lo afim de aumentar o curso vai te trazer sérios riscos.

Já relatei aqui o ocorrido de um conhecido meu que trocou seus amortecedores por outros mais longos e numa cituação onde sua Ranger deu um pequeno salto, o pivô se quebrou, a balança inferior abriu-se completamente, o semi eixo se desacoplou da tulipa, e o resultado foi no capotamento do veículo.

Concluindo, a suspensão da Ranger é limitada, não é possível melhorar seu curso, e se você alterar a regulagem apesar de ter um vão livre maior e até mesmo pneus maiores, sua eficiência será menor em termos de trabalho do que na configuração original.


Se quer uma suspensão com curso melhor terá que obter semi eixos mais longos e balanças mais longas coisa que não custa barato e não se encontra fácil no mercado (existe um kit com essa configuração para Hilux).

Se fizer um lift de suspensão, poderá ter um vão maior, pneus maiores mas o curso será igual ao original.

Se fizer Body Lift poderá ter o mesmo curso original, pneus maiores, mas o resultado estético é diferente que a opção acima.


Portanto, jamais instale amortecedores maiores ou altere os pontos de fixação do mesmo.


Abraços a todos.

Edintruder
04/10/2009, 15:26
Renato
:palmas:
Acho que não restará mais dúvidas quanto à essa questão.
Quando fizesses o kit de SL pra tua Dakota, nos alongadores dos pivôs superiores usasses qual aço?

Renato Fraga
04/10/2009, 16:37
Se refere à peça que foi fixada ao munhão para então receber o pivô da balança superior????

Aço 1045.

Abraços