PDA

Ver Versão Completa : Viagem a NOA e Atacama em Dez 2009 !!



DanilloM
02/10/2009, 12:07
Caros companheiros de viagem , estou organizando uma expediçao rumo ao norte e noroeste da Argentina e Atacama . Com saída prevista para 01/12/2009 e retorno previsto para 22/12/2009.
Roteiro básico .
São Paulo --- Foz do Iguazu
Foz do Iguazu --- Salta
Salta ----- Cafayate
Cafayate---- San Antonio de los Cobres
San Antonio de los Cobres ---- San Pedro Atacama ( via Paso SICO )
San Pedro Atacama ----- Salar de Yuni ( de onibus )
San Pedro Atacama ----- Iquique
Iquique -----Calama
Calama ---- Salta
Salta ------ Corrientes
Corrientes ----- Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu ------ São Paulo.

Basicamente este será o roteiro, logicamente com os devidos ajustes conforme as condiçoes das estradas , etinerário, etc..
Se alguém ja passou por esses caminhos fique muito a vontade para agregar informaçoes , sugerir rotas e atraçoes . Desde ja fico muito grato e não dispenso nenhum comentario .
Abraço a todos.

Cesar Machado
02/10/2009, 21:02
San Pedro x Salar de Uyuni de ônibus?????
:rolleyes:

Que ônibus é esse rapaz?

Dê uma olhada no tópico Bolívia, Argentina e Chile.

Tem algumas dicas sobre Uyuni e parte do trecho que vc quer percorrer...

Boa sorte

DanilloM
03/10/2009, 18:19
Caro Cesar a questão do onibus foi uma maneira q encontrei de conhecer o salar de Uyuni . Pois estou viajando sozinho e nao me sinto confortável em me aventurar em solo boliviano. Por mais equipado q esteja nunca se sabe né !! Enfim , entrei em contado com algumas agencias de turismo de San Pedro de Atacama q oferecem este translado em veículos adaptados e próprios + guia + hospadagem a um preço muito convidativo . Com certeza se estivesse em pelo menos 2 viaturas não pensaria muito.
Abraço.

Cesar Machado
03/10/2009, 20:54
As operadoras que vão a Uyuni, geralmente utilizam veículos Land Cruiser, pelo menos as que atravessam o Salar.

Consulte a Colque Tour. eles tem roteiros off road de 03 dias, que saem de San Pedro, Atravessam o Salar de Uyuni e a Reserva Eduardo Avaroa, voltando a San Pedro.

Boa Sorte.

iwakura
04/10/2009, 09:31
Caro Cesar a questão do onibus foi uma maneira q encontrei de conhecer o salar de Uyuni . Pois estou viajando sozinho e nao me sinto confortável em me aventurar em solo boliviano. Por mais equipado q esteja nunca se sabe né !! Enfim , entrei em contado com algumas agencias de turismo de San Pedro de Atacama q oferecem este translado em veículos adaptados e próprios + guia + hospadagem a um preço muito convidativo . Com certeza se estivesse em pelo menos 2 viaturas não pensaria muito.
Abraço.

Caro Danillo,

Isso já foi discutido algumas vezes aqui. Quando entras de carro num país, têm de sair com ele e não no carro de alguma agência. Parece que algumas agências fazem uma trampa, de passar a propriedade do veículo provisoriamente pro dono da agência... Não sei se ainda fazem e não sei se tu se sentirias confortável fazendo isso, eu não...:discordo:

Abraços,
Mario.

Cesar Machado
04/10/2009, 09:50
Até onde sei, não há problemas em deixar o carro no Chile (ou em qualquer outro país) atravessar a fronteira (de ônibus, a pé, de barco..), e voltar para buscá-lo.
Desde que não se ultrapasse o tempo permitido legalmente para a permanência do veículo naquele país, conforme o documento de importação temporária emitido na aduana.

Um abraço

tusa
04/10/2009, 12:55
Olá Danilo
Fiz esta viagem de moto pelo passo Jama ,o restante do trajeto é o mesmo .
Não tem nenhum problema de ir de excursaõ ao Uyuni .pode deixar sua viatura em qualquer pais , sair dele e depois voltar para buscar.
Em salta tem um bom hotel logo na entrada proximo à rodoviária á direita,(Próximo ao teleférico) que tem preço bom.
Em São pedro os hoteis são caros .
Não tenha receio de ir à Bolívia mesmo com a viatura (è Tranquilo)
Em Iquique aproveite que é porto livre e tem muitos eletronicos baratos ( Filmadora , maquinas etc)
Porque estando em Iquique Vc não volta por Santiago -Mendonça- São luiz-resistencia-Foz?
Não se esqueça da Carta Verde e a viatura em seu nome e carteira internacional para o chile.
Se quiser + informações Mande e- mail . rutrauba@hotmail.com (rutrauba@hotmail.com)
Abçs

DanilloM
04/10/2009, 16:59
Caro Cesar uma das agencias q entrei em contato foi justamente esta . E vc tem toda razão quanto aos veículos que fazem o roteiro até Uyuni. A Colque tour é a gencia mais indicada para fazer este tour que são de 3 dias pela Bolívia.
Quanto ao problema de sair sem a viatura do pais ( chile ) e retornar depois para buscar , eles( o pessoal da Colque tour ) desconhecem do problema .
Abraço a todos e obrigado pelas dicas.

marcioport
10/10/2009, 09:39
Danilo

Se lhe interessar no http://turismoeaventura.blogspot.com/2008/01/deserto-do-atacama.html (http://turismoeaventura.blogspot.com/2008/01/deserto-do-atacama.html) relatei toda nossa viagem ao Atacama na virada do ano de 2007 para 2008.

Lá estão informações como distâncias, facilidades, dificuldades, dicas de locais para conhecer e muitas fotos.

jeisonk
10/10/2009, 10:15
Danilo, esse blog do Márcio é show de bola, volta e meia ando fuçando por lá, dá uma olhada que tu vai achar muita coisa interessante.

:concordo:

Abs

DanilloM
14/10/2009, 20:13
Valeu pessoal !!!!
Abração .

Decio Suzuki
27/10/2009, 21:28
Pessoal!
Tem alguem que esteja passeando nesta região entre 18 de dezembro e 03 de janeiro?
Tem alguem a fim de ir?

ZYKAO
28/10/2009, 08:02
Decio, estamos saindo de São Paulo dia 26/12 para essa região.

Decio Suzuki
28/10/2009, 09:37
Blz, Zykao.
Voces pretendem fazer o salar de Uyuni? Tem alguma data e quantos dias? Vamos tentar se encontrar em SPA.
Outros dados por MP.
Um grd abrx.:concordo:

ramalho-vitoria
29/10/2009, 00:01
Decio, estamos saindo de São Paulo dia 26/12 para essa região.

Existe alguma chance de eu estar em Jujuy por essa época visitando um amigo após estar completando uma grande viagem.

Se quizer alguma informação desta cidade fique a vontade.

vamos nos falando.

ZYKAO
29/10/2009, 14:00
Olá Ramalho temos trocado alguns emails, minha ideia é passar o reveillon na região de Cafayate e Salta e logo após seguir para Susques e SPA, acredito que no reveillon estará muito cheio.

Li no seu roteiro que você foi primeiro para SPA e depois voltou e entrou na Bolivia sentido Uyuni é a melhor opção levando-se em conta a adaptação do organismo ou acha interessante entrar no Chile e já sair em direção ao Salar de Uyuni.


abs


João Paulo

ramalho-vitoria
29/10/2009, 16:21
Tivemos alguns problemas alheios a viagem e não tivemos oportunidade de conhecer o Salar de Uyuni, nos restringindo a conhecer apenas a região de San Pedro e chegando até mesmo ao pacífico em Iquique.

Tinha feito na região de Cafayate e Cachi, na pré cordilheira um passeiozinho para o corpo adaptar a altitude, mas o que resolve mesmo é a tal folha de coca já disponível na feira de Purmamarca (é só a folha, favor não confundir)

Não existe vida inteligente sem a tal folha nas alturas. Também não é mastigar e sim deixar ao lado da boca desmanchando naturalmente.

Meu conhecimento da Bolívia também se restringiu a cidade de Tupiza onde existe um caminho alternativo para Uyuni que se um dia eu encontar um parceiro corajoso talvez enfrente, pois é extremamente inóspito.

No mais hoje faltam 29 dias para eu partir para Ushuaia e minha pergunta sobre Jujuy é que deixei um grande amigo por lá. Trata-se do Walter, dono do hotel PASTOS CHICOS em Susques ( olha o merchandize) e é uma pessoa amante do 4x4 que presta qualquer ajuda que necesitares e nesta época posso até estar por lá.



Vamos nos falando

ZYKAO
29/10/2009, 17:17
Opa, toda indicação é bem vinda, como vou pernoitar naquela região e estou indo meio na orelhada (sem fazer nenhuma reserva) e nunca estive por lá, com certeza passaremos no Hotel dele, provavelmente bem no inicio de janeiro dia 02 ou 03. Se der tudo certo nos encontraremos por lá.

Meu unico receio nessa viagem é que estou indo com minha esposa e dois filhos 6 e 8 anos, se vendessem algum chiclete de folha de coca (rsrsrsr), seria mais facil.

ramalho-vitoria
30/10/2009, 09:38
Certamente uma criança terá reações mais favoráveis que um adulto. Acredito até que fiquem um pouco sonolentas com a aus~encia de oxigênio apenas na travessia.

Lá em Susques, a mastigação pode ser substituida pelo chá das folhas que tem um efeito um pouco mais brando. Em paso de jama, tem uma barraquinha de uma velha índia ao lado da aduana que serve o chá também.

vamos nos falando

Newton Guerra
30/10/2009, 16:21
Meu unico receio nessa viagem é que estou indo com minha esposa e dois filhos 6 e 8 anos, se vendessem algum chiclete de folha de coca (rsrsrsr), seria mais facil.

Meus filhos (8 e 11 anos) não sentiram nada. O duro é que eu não conseguia correr atrás deles :mrgreen:.

Abraços

marcioport
30/10/2009, 22:55
Décio

Estaremos saindo para Machu Pichu no dia 20/12 e devemos passar pelo Atacama na volta por volta do dia 03/01/10.


Pessoal!
Tem alguem que esteja passeando nesta região entre 18 de dezembro e 03 de janeiro?
Tem alguem a fim de ir?

Decio Suzuki
01/11/2009, 15:26
Blz, Marcio.
Vamos manter contato via MP.
Como é que é o seu roteiro e estão indo em quantos veiculos?
No final de ano, vamos ver se a gente tenta se encontrar em SPA, via internet, Ok.
Voces vão passar por Uyuni? Quando?
Abrx.

marcioport
08/11/2009, 20:43
Boa noite

Alguém já foi de San Salvador de Jujuy à Salta utilizando a Ruta 9, passando por La Caldera ?´

Sei que os 85Km de estrada são bastante sinuosos, mas gostaria de saber se alguém já passou por lá ou sabe como está a estrada.

ramalho-vitoria
08/11/2009, 21:08
Passei por lá no sentido Salta - Jujuy e a estrada é bastante sinuosa o que gera um certo desconforto (vontade de vomitar) para quem vai no banco de trás por exemplo.

Em muitos trechos só da passagem para 1 só veículo o que exige cuidado e toma bastante tempo. Gastei umas 2 horas incluindo as paradas para fotos e necessidades fisiológicas dos passageiros do banco trazeiro

Bastante vegetação mas nada que se pareça com uma mata atlântica por exemplo. Nem parece estrada argentina que conhecemos. Se tiver com tempo tudo bem, mas se for num pique de viagem perde-se tempo.

Eu sabia de quase tudo isso mas mesmo assim mesmo fui para conhecer e registrar as impressões e pronto.

Com relação a beleza, trata-se de uma estrada mediana, daria nota 6,5.

Não sei se esclareci ou confundi mais.

marcioport
08/11/2009, 21:43
A resposta foi muito esclarecedora. Agradeço a rapidez na resposta.

Um abraço.


Passei por lá no sentido Salta - Jujuy e a estrada é bastante sinuosa o que gera um certo desconforto (vontade de vomitar) para quem vai no banco de trás por exemplo.

Em muitos trechos só da passagem para 1 só veículo o que exige cuidado e toma bastante tempo. Gastei umas 2 horas incluindo as paradas para fotos e necessidades fisiológicas dos passageiros do banco trazeiro

Bastante vegetação mas nada que se pareça com uma mata atlântica por exemplo. Nem parece estrada argentina que conhecemos. Se tiver com tempo tudo bem, mas se for num pique de viagem perde-se tempo.

Eu sabia de quase tudo isso mas mesmo assim mesmo fui para conhecer e registrar as impressões e pronto.

Com relação a beleza, trata-se de uma estrada mediana, daria nota 6,5.

Não sei se esclareci ou confundi mais.

Jyoti
09/11/2009, 15:04
Boa noite

Alguém já foi de San Salvador de Jujuy à Salta utilizando a Ruta 9, passando por La Caldera ?´

Sei que os 85Km de estrada são bastante sinuosos, mas gostaria de saber se alguém já passou por lá ou sabe como está a estrada.

Marcio,
já passei há 3 anos.
Tem MUITA curva e é estreita, mas...muito legal. No meio da selva, como dizem por lá.
Se estiver com pressa, prefira o outro caminho, + longo, pq este não dá pra correr !
Tem q curtir,.... devagar...sem problemas...
Além do mais, Salta é muito bom. Compensa alguns dias por lá, pra descançar e curtir de tudo.
Vá comer um "asado" no restaurante "La Casona del Molino", ( não tinha placa e é fora do centro) bem típico, só pra locais, sem turismo, rango de primeira e todo aquele ambiente...
abraço,

marcioport
10/11/2009, 19:32
No mais hoje faltam 29 dias para eu partir para Ushuaia e minha pergunta sobre Jujuy é que deixei um grande amigo por lá. Trata-se do Walter, dono do hotel PASTOS CHICOS em Susques ( olha o merchandize) e é uma pessoa amante do 4x4 que presta qualquer ajuda que necesitares e nesta época posso até estar por lá.

Ramalho

Bom saber que tens um amigo em Susques. Serve de referência para todos os brasileiros que passam por lá. Para aumentar o merchandising segue a foto do Hotel. Com certeza abasteceremos no posto de combustível ao lado do Hotel quando retornarmos de Machu Picchu na 1ª semana de janeiro/10.

marcioport
10/11/2009, 19:48
Meu conhecimento da Bolívia também se restringiu a cidade de Tupiza onde existe um caminho alternativo para Uyuni que se um dia eu encontar um parceiro corajoso talvez enfrente, pois é extremamente inóspito.

Ramalho e Jyoti, agradeço as dicas.

Ramalho, falastes em Tupiza. Em nossa viagem para Machu Picchu estamos prevendo em um dos dias sair de Jujuy, passando por Tilcara, Humahuaca, La Quiaca (aduana) e ingressar na Bolívia, pernoitando em Tupiza.

Chegastes a dormir em Tupiza ? Alguma dica especial sobre o trecho de La Quiaca à Tupiza ?

Neste dia estamos prevendo fazer "apenas" 377Km visto que o trecho de La Quiaca à Tupiza não é asfaltado.

Desde já agradeço a ajuda.

biotracker
14/11/2009, 13:33
Saudações Danillo e demais participantes!

Sobre este tópico das expedições ao Atacama, Salar Uyuni e NOA. Estivemos na Bolívia agora em outubro fazendo um roteiro de 17 dias de viagem. A saída foi de Porto Alegre. Do que eu posso dizer como "difícil" na viagem foram os trâmites para entrar e sair da Bolívia (muito confusos), estradas muito ruins no país, perda de potência do veículo na altitude e, ao sul do Salar Uyuni até a fronteira com o Chile, um trecho de 500 km muito isolado - Deserto de Siloli. Minha Tracker é original (muito baixa), contanto apenas com os protetores da RC 4x4. Os protetores foram a minha salvação, pois no mencionado deserto pegamos muito no fundo em sulcos profundos e rochas. Tivemos que andar muito devagar para superar a região, o que foi muito cansativo e estressante. Mas valeu o esforço, pois a região é muito linda!
Mantenho um blog onde passo mais informações, "conto umas mentiras" e deixo fotos sobre esta e outras viagens!
Se alguém tiver interesse pode visitá-lo em Viajando na Patagônia e América do Sul (http://viajandopatagonia.blogspot.com/).

Ótimas expedições para todos!

Evandro



Caros companheiros de viagem , estou organizando uma expediçao rumo ao norte e noroeste da Argentina e Atacama . Com saída prevista para 01/12/2009 e retorno previsto para 22/12/2009.
Roteiro básico .
São Paulo --- Foz do Iguazu
Foz do Iguazu --- Salta
Salta ----- Cafayate
Cafayate---- San Antonio de los Cobres
San Antonio de los Cobres ---- San Pedro Atacama ( via Paso SICO )
San Pedro Atacama ----- Salar de Yuni ( de onibus )
San Pedro Atacama ----- Iquique
Iquique -----Calama
Calama ---- Salta
Salta ------ Corrientes
Corrientes ----- Foz do Iguaçu
Foz do Iguaçu ------ São Paulo.

Basicamente este será o roteiro, logicamente com os devidos ajustes conforme as condiçoes das estradas , etinerário, etc..
Se alguém ja passou por esses caminhos fique muito a vontade para agregar informaçoes , sugerir rotas e atraçoes . Desde ja fico muito grato e não dispenso nenhum comentario .
Abraço a todos.

GMC
14/11/2009, 16:58
Evandro, parabéns pelo blog esta muito bom mesmo.. E que fotos.
Fiquei com inveja, quem sabe num futuro breve tereir esse prazer.
[]'s

jeisonk
15/11/2009, 08:44
Saudações Danillo e demais participantes!

Sobre este tópico das expedições ao Atacama, Salar Uyuni e NOA. Estivemos na Bolívia agora em outubro fazendo um roteiro de 17 dias de viagem. A saída foi de Porto Alegre. Do que eu posso dizer como "difícil" na viagem foram os trâmites para entrar e sair da Bolívia (muito confusos), estradas muito ruins no país, perda de potência do veículo na altitude e, ao sul do Salar Uyuni até a fronteira com o Chile, um trecho de 500 km muito isolado - Deserto de Siloli. Minha Tracker é original (muito baixa), contanto apenas com os protetores da RC 4x4. Os protetores foram a minha salvação, pois no mencionado deserto pegamos muito no fundo em sulcos profundos e rochas. Tivemos que andar muito devagar para superar a região, o que foi muito cansativo e estressante. Mas valeu o esforço, pois a região é muito linda!
Mantenho um blog onde passo mais informações, "conto umas mentiras" e deixo fotos sobre esta e outras viagens!
Se alguém tiver interesse pode visitá-lo em Viajando na Patagônia e América do Sul (http://viajandopatagonia.blogspot.com/).

Ótimas expedições para todos!

Evandro

Evandro, show de bola o blog cara, parabéns, babei nas fotos.

Abraços e bem vindo à trupe.

biotracker
16/11/2009, 09:41
Prezado Jeison e GMC,

agradeço os comentários. A minha idéia é essa ... compartilhar as experiências e fazer novos amigos no mundo 4x4. Tenho aprendido muito aqui no Forum!

Saudações.

Evandro
GM Tracker 08/09 original - protetores RC4x4

ZYKAO
26/11/2009, 16:56
Marcio,

Obrigado pelas dicas, estou respondendo por aqui para não desviar o topico da Xterra.

estava pensando em entrar no Chile por Passo de Sico pois como passariamos o reveillon na região de Cafayate e Salta ficaria um pouco mais perto do que P Jama.

Você acha que compensa passar por P Sico, ou detona muito o carro?

Abs

João

marcioport
26/11/2009, 20:22
João

Conheço apenas o Passo de Jama. Recorro aos demais colegas para lhe auxiliar nesta dúvida.


Marcio,

estava pensando em entrar no Chile por Passo de Sico pois como passariamos o reveillon na região de Cafayate e Salta ficaria um pouco mais perto do que P Jama.

Você acha que compensa passar por P Sico, ou detona muito o carro?

Abs

João

Cesar Machado
26/11/2009, 21:50
Não há grandes difuculdades em atarvessar o Paso Sico no verão e a estrada, apesar dedos trechos de rípio, não detona o carro. (Um vez, cruzei com uns gaúchos num Fiat Elba por lá).

Um sugestão: Saindo de Salta, siga rumo a Campo Quijano, visite a simpática Santa Rosa de Tastil e pernoite no Hotel de Las Nubes em San Antônio de Los Cobres. ( o trecho é curto, mas a subida dos Andes vale muitas paradas e o pernoite por lá ajuda na aclimatação à altitude.)

No dia seguinte, siga rumo a San Pedro de Atacama, onde deverá chegar sem susto.

No caminho, aproveite para visitar as Lagunas Miniques e Miscanti.

Um abraço

ZYKAO
27/11/2009, 08:01
Uma duvida, estou indo com duas crianças, li alguns relatos no site Mochileiros, aonde o pessoal levou um pequeno cilindro de Oxigenio, para reduzir os efeitos da altitude. Vocês acreditam que seja necessário isso?

ramalho-vitoria
27/11/2009, 10:37
É capaz de você sentir e as crianças não.

Masque folhas de coca que faz mas efeito que o oxigênio. Para as crianças, um chá de folhas seria suficiente

Tenho 60 anos e a esposa também, levei um cilindro e praticamente voltei com eles a pleno.

A pasagem pelo Paso Sico não é tão alta como o Paso de Jama.

Vamos nos falando.

Daqui a 3 horas estarei saindo para Ushuaia.

jeisonk
27/11/2009, 10:52
Daqui a 3 horas estarei saindo para Ushuaia

:dance::dance::dance::dance::dance:

ZYKAO
27/11/2009, 13:13
Ramalho,

Boa Viajem, se der tempo nos encontraremos no inicio do ano no hotel do seu amigo.


abs

Jyoti
27/11/2009, 15:07
Marcio,

Obrigado pelas dicas, estou respondendo por aqui para não desviar o topico da Xterra.

estava pensando em entrar no Chile por Passo de Sico pois como passariamos o reveillon na região de Cafayate e Salta ficaria um pouco mais perto do que P Jama.

Você acha que compensa passar por P Sico, ou detona muito o carro?

Abs

João

João,
o P.Sico, não tem problema de altitude ou detonar nada. É ........maravilhoso!!!
Muita solidão, só,..............graças a Deus,..... eheheheheheh, ou seja, vai encontrar muito pouca gente por lá.
Na região de Salta, La Linda, aproveite ...tem de shopping grande a tudo mais.
Em Cafayate, curta o vinho Torrontes, especialidade da área, frutado e leve...
Fui daí a S.Ant de Los Cobres, passando por Cachi, subindo o Abra del Acay, a 4900m, chegando a S.A. de Los Cobres. Sem noção, o trajeto...lindo, lindo. De SALC, pelo P.Sico ao Atacama.
"No problem", em jan. 2006.
Qquer coisa, as ordens,
abraço,

Jyoti
27/11/2009, 15:13
...

Um sugestão: Saindo de Salta, siga rumo a Campo Quijano, visite a simpática Santa Rosa de Tastil e pernoite no Hotel de Las Nubes em San Antônio de Los Cobres. ( o trecho é curto, mas a subida dos Andes vale muitas paradas e o pernoite por lá ajuda na aclimatação à altitude.)

No dia seguinte, siga rumo a San Pedro de Atacama, onde deverá chegar sem susto.

No caminho, aproveite para visitar as Lagunas Miniques e Miscanti.

Um abraço

Só sugestão:
deixe pra visitar as lagoas, cuja entrada estará a sua direita, em outro dia, para aproveitar mais. Então, saindo de SPA, pela manhã, faça o Salar e as lagoas, retornando a tarde a SPA.
Não sei da sua disponibilidade de tempo...e fique no "Las Nubes", em SALC, mesmo, conf . a dica do Cesar
Abraço,

Cesar Machado
27/11/2009, 17:11
Levo sempre.
Pessoalmente nunca precisei, mas já serviu a alguns passageiros, principalmente nos 4.800 metros do El Tatio.
Mas lembre-se, oxigênio serve também como anestésico e deve ser dosado com cuidado.
Todo o equipamento (cilindro, vávula e umidificador) podem ser alugados em lojas especializadas, mas peça orientação de uso a um profissional e leve por escrito, junto com seu manual de primeiros socorros.

Quanto ao uso da folha de coca, a recomendação para quem não está acostumado é enrolar algumas folhas e colocá-las entre os dentes e a gengiva, permitindo uma ação mais gradual.

O chá pode ser tomado sem restrições e você inclusive encontrará industrializado, em saquinhos.:concordo:

Um abraço

Cesar Machado
27/11/2009, 17:15
Boa Viagem!!!
:concordo:

Quando estiver comendo uma Centolla no Tia Elvira em Ushuaia, lembre dos amigos do fórum e faça um brinde.

Um abraço

marcio_bispo
29/11/2009, 11:56
Marcio,

Obrigado pelas dicas, estou respondendo por aqui para não desviar o topico da Xterra.

estava pensando em entrar no Chile por Passo de Sico pois como passariamos o reveillon na região de Cafayate e Salta ficaria um pouco mais perto do que P Jama.

Você acha que compensa passar por P Sico, ou detona muito o carro?

Abs

João

Demorei um pouco a ver a sua MP, ainda estou me adaptando ao sistema deste forum.

O P Sico é realmente muito legal, não passei pelo Jama, pois voltei da Bolívia por La Quiaca. Acho que um Xterra tira de letra este caminho, mas como atualmente quero conforto, gostaria de perguntar a quem já fez esta caminho de XTerra se o o bicho pula muito ou não nas costelas de brontossauro. O meu GV foi que nem um sapo... Um lugar que vale uma passada é La Poma, pois dá para chegar pertinho de um vulcãozinho fumegante.

É realmente importante planejar a viagem em termos de altitudes a serem frequentadas, principalmente para quem não teve tal experiência previamente. Estes caminhos possuem diversos trechos a mais de 4mil metros, são altitudes consideráveis. Levar a garrafa de oxigênio é uma boa, caso exista a facilidade de consegui-la, pois deve-se pensar em termos de emergência. Imagine que a viatura quebre a uma altitude elevada e seja necessário esperar algum tempo por socorro.. Caso algum membro da equipe comesse a sentir os efeitos da altitude, o bicho pode pegar, principalmente porque o clima é muito seco e de noite esfria muito, além da poeira, onipresente.

O ideal é assim se aclimatar e um processo que tem elevado índice de sucesso, além do uso das folhas de coca, é ir passando por lugares elevados por pouco tempo durante o dia e de noite dormir bem mais baixo.

Um abraço

Marcio Bispo

gmilani
29/11/2009, 21:11
amigos, fiz o atacama em 2008, sinceramente, nao senti absolutamente nada, em relação a altitude, subi fumando (sou fumante!!) e nada, apenas qdo quiz subir um morro correndo pra tirar umas fotos...... a coisa pegou e senti falta de ar, tive que deitar na areia!!! e esperar um pouco (5min) a pressao arterirl sobe um pouco (quem ja tem pressao alta, tome mais cuidado e leve seus remedios) quem tem pressao normal sobe um pouco ( a minha normalmente 12/8.... chegou a 15/10!!), mas nao senti fisicamente nada!!!, em susques o restaurante pastos chicos é uma delicia em todos os sentidos!! fica a 1 km da entrada de susques, eu recomendo!!
a dica é nao fazer esforços fisicos na altitude, fora isso nao sentimos nada!!! caminhe devagar, nao corra, trocar um pneu pode ser uma aventura a 4000mts!!! mas com calma é possivel!! subi pelo passo jama, fui de ranger 4x4, mas qq carro vai, qq mesmo!!!
cuidado dentro do vale de la luna, eu quase atolei por lá, tentei subir um areião, e quase que fico... nao deu e tive que descer de ré!! isso com BF 265/70/16!! AT, mas o caminho demarcado é normal, e qq carro mais alto se dá bem.. (eco, doblo!!) de dia e calor.... e dde noite bem frio, chegando facil a temp negativas, mesmo no verao!!, se quizer ir aos geisers del tatio, acorde cedo (3horas) e espere as van´s passarem na avenida principal... é só seguilas... que elas vao aos geisers (100km de terra, e estrada meio ruim, repetindo qq carro meio alto vai bem, nem precisa 4x4) ( detalhe, o pessoal vai de sprinter!!)
a laguna verde é show tbm!!!, e a vida noturna tbm muito legal!!! combustiveis sao bem carinhos (ate mais que no brasil!!) e a revista na fronteira do chile é demorada e bem rigorosa (falta de vontade MESMO!!) há varios camping´s porem nao sao de categoria, há varios hoteis/pousadas com preços competitivos, mas se necessitar de banheiro exclusivo... o preço dobra!!!, pese se compensa!! e nunca fique no primeiro lugar que achar, pois há grandes diferenças de preços e padroes!!!

DanilloM
29/11/2009, 22:51
Bem pessoal , estou de saida nesta quarta feira !!! As dicas e relatos do fórum foram de grande valia. Obrigado a todos os calaboradores . Espero tb poder contribuir na volta.
Abraço a todos .:dance:

Cesar Machado
29/11/2009, 23:18
Até a volta.

Um abraço:concordo:

marqueal
01/12/2009, 17:04
Olá Danilo

Vi sua Tópico e achei muito legal, pois fui de carro em Janeiro até o Pacífico...
Mas se for passar em Salta, procure por Hostel Yatasto, Sr.Hector Andres casado com a brasileira Maria, ele é guia e Trilheiro 4x4, já morou no Brasil e é muito atencioso, fica bem no centro...
Calle Pueyrredón 352 - Fone 387 421 8264



Bem pessoal , estou de saida nesta quarta feira !!! As dicas e relatos do fórum foram de grande valia. Obrigado a todos os calaboradores . Espero tb poder contribuir na volta.
Abraço a todos .:dance:

marcio_bispo
31/12/2009, 18:26
E aí, Danillo, já retornaste? Como foi a viagem?

marcioport
10/01/2010, 20:17
Acabamos de voltar de nossa viagem de carro de 9.000Km onde estivemos em Machu Picchu no Perú. Algo que nos deixado intrigados é o fato de que nossos 3 veículos (2 deles a gasolina e 1 a diesel) estarem fazendo médias de consumo muito diferentes do realizado no Brasil.

Como exemplo, no trecho entre La Paz e Cusco, enfrentando altitudes acima de 4.000mts, com trânsito engarrafado em La Paz e El Alto, muitas curvas antes de Copacabana e também de Cuzco, ainda acima verificamos consumo médio de 10,8Km/lt na Grand Vitara e na X-Terra, valores bem acima do que faríamos no Brasil, onde a Grand Vitara não passaria dos 9Km/lt.

Fica aí nossa dúvida: será o combustível brasileiro tão inferior ao combustível dos países hermanos ? Será que o efeito da altitude pode gerar consequência tão positiva aos veículos ?

Quanto à questão do combustível brasileiro, com exceção do Uruguai o Brasil possui o maior preço por litro de gasolina, sendo que na Bolívia, por exemplo, pagamos R$ 0,94 e no Perú R$ 1,50. Temos aí um duplo efeito em economia, além do combustível ser consideravelmente mais barato seu rendimento é bem maior.

Alguém tem algum palpite sobre o assunto ? Deixe seu comentário.

Para quem tiver interesse veja o relato completo de nossa viagem no www.turismoeaventura.blogspot.com (http://www.turismoeaventura.blogspot.com/)

biotracker
11/01/2010, 10:24
Olá, Márcio!

Primeiramente, deixa eu te cumprimentar pelo ótimo relato de viagem. Parabéns, principalmente pelo trabalho que deve ser escrever ao longo da expedição!

Sobre esta questão do combustível, quando fiz viagens pela Patagônia e Atacama com a minha palio adventure em 2006, 2007 e 2008, percebi um rendimento superior durante a viagem, ou seja, maior quilometragem por litro. Isso foi muito evidente. Entretanto, nas viagens com o Tracker, em 2009, não percebi um ganho tão significativo, mas acredito que houve, embora um pouco mais modesto.

Eu acredito que um dos fatores que certamente influenciam é o fato de não utilizamos gasolina no Brasil, mas sim uma mistura de gasolina e álcool. Lembrei de outro detalhe, não só o consumo foi melhor nessas viagens, mas a potência também melhorou. O carro ficava "mais esperto".

Buenas, saudações pelo regresso e aguardamos os comentários dos foristas para elucidar a questão.

Abraço.

Evandro Colares
Tracker 2.0 16V
http://viajandopatagonia.blogspot.com

ZYKAO
11/01/2010, 17:35
Depois de aproximadamente 8000km, voltamos dia 09/01 da viajem ao Noa e Chile, chegamos até Iquique e infelizmente não deu para esperar o Dakar chegar, estamos lá dia 05/01 e eles passaram dia 08/01.

Gostaria de agardecer a todos que sanaram duvidas e ajudaram a escolher o roteiro, segui basicamente o roteiro do Ramalho, porem entrei no Chile por Paso de Sico e estendemos ate o Pacifico, voltando por Paso de jama.

Na ida o fato de ter descido para o Sul em Avia Terai, foi importantissimo, pois saimos daquela monotonia do Chaco e conhecermos lugares fantasticos proximos a Cafayate:concordo:.

Aproveitei a Zofri de Iquique e troquei os pneus da Xterra, cada BF AT 31 sai por cerca de R$ 300,00:dance:.

ramalho-vitoria
11/01/2010, 19:10
Parabéns pela travessia. Acabei de chegar de Ushuaia e agora meu destino será Puerto Williams onde já comecei a pesquisar o roteiro.

Grande abraço e sucesso.

marcio_bispo
02/02/2010, 11:20
Caros

Muito legal os relatos de vossas viagens, me faz relembrar dessas belas paisagens. Como agora estou morando em Fortaleza, vai demorar um pouco para encarar uma viagem pela América do Sul de carro. Mas de qualquer forma, gostaria de perguntar o preço do diesel nos países visitados, em um dos relatos somente tem o preço da gasolina.

Um abraço

Marcio Bispo

ZYKAO
02/02/2010, 13:46
Marcio,


Estive por lá no inicio do ano o diesel estava na faixa de 3,50 pesos argentinos, aproximadamente R$1,70, no Chile tirei uma foto dos preços dos combustiveis na cidade de Tocopila, para converter para o real, divida por 290.

-foto 1 preço dos combustiveis
-foto 2 Unico posto em San Antonio de los Cobres(bomba de diesel e gasolina)
-foto 3 chegando em Paso de Sico
-foto 4 Paso de Sico
-foto 5 Rota 1 em Iquique

Robert Costa
02/02/2010, 14:59
Fica aí nossa dúvida: será o combustível brasileiro tão inferior ao combustível dos países hermanos ? Será que o efeito da altitude pode gerar consequência tão positiva aos veículos ?

Quanto à questão do combustível brasileiro, com exceção do Uruguai o Brasil possui o maior preço por litro de gasolina, sendo que na Bolívia, por exemplo, pagamos R$ 0,94 e no Perú R$ 1,50. Temos aí um duplo efeito em economia, além do combustível ser consideravelmente mais barato seu rendimento é bem maior.

Alguém tem algum palpite sobre o assunto ? Deixe seu comentário.



Na verdade nunca entendi porque nossa gasolina não é pura. Talvez essa seja a razão do consumo não ser tão apropriado. Ao que parece é que o governo quer "empurrar" o álcool a qualquer custo. Também acredito que o número de octanas influencie no consumo. Outra coisa, creio que os fabricantes não foram muito "felizes" em lançar o carro FLEX. Pois, apesar de não entender muito de mecânica, penso que a câmara de combustão deve ser uma situação intermediária entre o álcool e a gasolina. É um carro "meia boca", vamos dizer assim. Porque, afinal de contas, os combustíveis são bem distintos. Não sei até que ponto isso presta! Outra questão, é claro, é o preço. Pois na imensa maioria das vezes compensa abastecer com gasolina. Essa história de meio ambiente, ecologia, combustível (álcool) que polui menos, etc ... o pessoal não está "engolindo" muito bem. É isso. Um abraço a todos!

marcio_bispo
02/02/2010, 18:01
Marcio,


Estive por lá no inicio do ano o diesel estava na faixa de 3,50 pesos argentinos, aproximadamente R$1,70, no Chile tirei uma foto dos preços dos combustiveis na cidade de Tocopila, para converter para o real, divida por 290.

-foto 1 preço dos combustiveis
-foto 2 Unico posto em San Antonio de los Cobres(bomba de diesel e gasolina)
-foto 3 chegando em Paso de Sico
-foto 4 Paso de Sico
-foto 5 Rota 1 em Iquique

Grato pelas informações. Vc é o dono do XTerra desta expedição, certo? Gostaria de te perguntar como foi o desempenho da viatura na altitude e nas costelas de dinossauro do paso de Sico. Fui lá de Grand Vitara 3P em 2007 e o bichinho (e nós muito mais) sofreu um bocado. Algum problema mecânico? É que eu comprei um Xterra no final do ano passado e planejo refazer em breve tal percurso.

ZYKAO
03/02/2010, 08:05
Fala Marcio,


Fui com a Xterra e um amigo com uma Frontier, a minha estava com a bomba injetora um pouco mais aberta e a dele original, ambas não tiveram problemas na subida, em Sico como se sobe mais devagar por causa do caminho de ripio, praticamente não percebi muita diferença, apenas a sensação de subida de serra.

Voltamos por Jama e lá fica mais evidente o efeito da altitude, o ideal nessa situação é o carro turbinado, que ajuda bem o motor a diesel ou a gasolina.

Saindo de San Pedro rumo a P. Jama, passaram por nos um Mondeo V6 e um 307 argentinos, no trecho de reta deviam estar a uns 120km/h, no trecho de subida passamos os dois que deveriam estar andando a uns 70 km/h, por causa da altitude.

Quanto ao P. de Sico se andassemos a uns 30 km/h o carro parecia que ia desmontar, como as costelas não estavam tão grandes, bastava andar a uns 60 km/h que a vibração diminuia bem.

Saimos de SADLC, paso de Sico e fomos até Iquique nesse dia e o unico problema que a Xterra teve, foi perder uns 3 parafusos que seguram aquele acabamento inferior do parachoque embaixo do milha, mas nada que um arame não resolvesse.

abs

João

marcio_bispo
03/02/2010, 11:09
Fala Marcio,


Fui com a Xterra e um amigo com uma Frontier, a minha estava com a bomba injetora um pouco mais aberta e a dele original, ambas não tiveram problemas na subida, em Sico como se sobe mais devagar por causa do caminho de ripio, praticamente não percebi muita diferença, apenas a sensação de subida de serra.

Voltamos por Jama e lá fica mais evidente o efeito da altitude, o ideal nessa situação é o carro turbinado, que ajuda bem o motor a diesel ou a gasolina.

Saindo de San Pedro rumo a P. Jama, passaram por nos um Mondeo V6 e um 307 argentinos, no trecho de reta deviam estar a uns 120km/h, no trecho de subida passamos os dois que deveriam estar andando a uns 70 km/h, por causa da altitude.

Quanto ao P. de Sico se andassemos a uns 30 km/h o carro parecia que ia desmontar, como as costelas não estavam tão grandes, bastava andar a uns 60 km/h que a vibração diminuia bem.

Saimos de SADLC, paso de Sico e fomos até Iquique nesse dia e o unico problema que a Xterra teve, foi perder uns 3 parafusos que seguram aquele acabamento inferior do parachoque embaixo do milha, mas nada que um arame não resolvesse.

abs

João


Caro João

Realmente este caminho do paso de Sico é pauleira. Quando estavamos parados em um posto de fronteira vimos um vitarinha acompanhado de um palio... Ficamos pensando: que bicho louco!

O acabamento deste para-choque do XT é realmente meio fraco, no caso do meu vou ver se acho algum funileiro que dê uma reforçada boa nele.

Outra pergunta: a manutenção pós-viagem foi muito séria? Explico: os amortecedores retornaram em condições? O resto da suspensão voltou Ok? Estou perguntando porque quando fiz esta viagem tive que trocar de cara os 4 amortecedores e depois fui trocando outras peças da suspensão.

Um abraço
Marcio

ZYKAO
03/02/2010, 14:02
Marcio,


Não tive uma má impressão dessa estrada, talvez na epoca que tenha ido ela estivesse em más condições, mas pelo menos quando fomos achei bem melhor do que imaginava.

Talvez a distancia entre eixo do Vitara por ser menor que o da Xterra, sacolejava do jeito que falou.

Saindo de SADLC até Toconao (1ª cidade ao entrar no Chile), rodamos uns 350km de ripio.

Essas partes de acabamento do parachoque eram presas com parafusossoberbos, com a vibração acabaram caindo, mas nada que algumas presilhas tipo enforca gato não resolvessem.

Quanto à suspensão,buchas, amortecedores, não tive nehum problema, estão como antes, não precisei fazer nada.

Seguem mais algumas fotos para relembrar as paisagens:


abs

marcio_bispo
03/02/2010, 14:10
Belas paisagens!!

Um abraço

Marcio Bispo

Decio Suzuki
04/02/2010, 20:42
Caros amigos, chegamos de SPA/ NOA em 04/01/10. Agregei um casal de CAmpinas, Rogério e Lu, com a filhinha numa Ranger Preta, logo na saida do BRZ.
Uma viagem maravilhosa de 8.500km, sem NENHUM problema (viatura ou poliça) que foi realizada com sucesso porque pude contar com as valiosas dicas do Joyti, Ramalho-Vitória, Marcelo Oyarzábal, Jeisonk e outras dicas e relatos do forum de mais pessoas, como o Márcioport e Iwakura. Thanks a todos!:palmas:
1.Marcelo, tirei ghincho, q.mato,engate, camping´s e com a viatura "pelada" quase tomo multa em Salta....o guardinha dizia que não tinha "para-golpe"!...para o que??...ahhh..parachoque.
2.O Hector da P.Yatasto realmente é um cara legal!
3.Na passagem pelo SICO a minha esposa passou mal... chá de f. de coca e blz. O pessoal da alfandega/ controle fitossanitario chileno foi muito atencioso.
4.SPA, já conhecia, mas ir com seu 4x4 a emoção é outra. No vale da morte tentamos subir a estradinha de areia, 265x75x16 BF 50-50 mas não deu...
5.Joyti, adentramos uns 100km na Bolívia, de Licancabur/ Laguna Verde até Geiser sol de la manhana, radiador da Ranger ferveu( na subidona asfaltada depois da imigração chilena também...). Foi uma aventura legal. Judia dos pneus!!! O Rogério era pé de chumbo.
6.Volta por Jamma. Entramos no Salar de Pujsa, nenhuma alma viva nos 20-30km. Descida pela QUEBRADA DE HUMAHUACA, expetacular.
7. Pernoite no Hostel Pastos Chicos, vale a pena ficar. Salar Grande, bonito mas não tão grande quanto ao Uyuni.
8.Purmamarca com o Cerro dos sete Colores, amazing.
9.Cafayate com o vinho Torrontes e Joyti, vc já esperimentou a cerveza " Me Echo La Burra", artesanal de 8 graus alcoólico??? Muito boa. Começaram a produzir em 2008.
10. Valeu galera e até a próxima.:concordo:

Jyoti
05/02/2010, 10:52
Décio,
parabéns pela viagem.
Que bom q deu tudo OK !
Vai arranjando a próxima, ahahahahah

PRA ENTRAR NA BOLIVIA, LIC/LAG.VERDE-GEISER, VC FEZ TRÂMITES NA FRONTEIRA CH/BO ? OU FOI DIRETO, DANDO UMA DE "DESENTENDIDO"? ehehehe

Abraço,

ps. daquela cerva ainda não tomei, mas o Torrontes...."que bueno" !!!

Decio Suzuki
05/02/2010, 22:21
Joyti... na Bolívia...hehehe.
Foi o seguinte: Os tramites com carimbos no ppte forom feitos certinho na imigração e a da viatura deveria ser feito numa mineradora a 120km de lá. Então perguntei ao poliça na imigração se podiamos dar um role por ai...recebi um OK. Contratamos um guia/motorista da Colque Tours e fomos entrando numa boa. hahaha. Não legal mas também não ilegal.:mrgreen:
abxhttp://picasaweb.google.com.br/deciosuzuki/20091224ATACAMA2009A?authkey=Gv1sRgCOC-1MKF6sKTcA#5434918266455365330