Ver Versão Completa : Ranger - vazamento valvula abs
IGORFROTA
02/10/2009, 10:58
Amigos,
A alguns dias minha ranger 2001 passou a apresentar deficiencia nos freios.
Eu piso no pedal e o mesmo desce até o final.
O carro freia precariamente, mas freia.
Levei no mecanico que percebeu um pequeno vazamento na valvula do ABS, porém ele completou o nivel do fluido e o pedal continua baixando.
Ele também me alertou que ao pizar o pedal, faz um barulho de ar escapando.
Sempre percebi um pouco desse barulho, mas afinal, é normal ?
Ou será que o hidrovácuo foi para o espaço ?
Essa vávula do ABS tem reparo ?
Ou só troca mesmo ?
Anthoniusnikos
02/10/2009, 16:40
Depende do vazamento. Se for em conexões dos tubos, é só substituir.
Quanto ao barulho de ar, quando se pisa até o fundo, e tudo está em ordem, é normal, desde que não seja excessivo e não baixe o pedal.
Abs
Anthon
Edintruder
02/10/2009, 18:11
Primeiro começa conferindo se o sistema de auto ajuste das lonas traseiras está funcionando adequadamente, pois se os freios páram de se auto ajustar, ou compensar o desgaste das lonas, cada vez fica mais baixo o pedal.
Tem que tirar as panelas de freio pra verificar.
Depois de conferir isso, ajusta as sapatas que o freio fica bem em cima e melhora bastante ao toque do pé. Se ainda continuar então o problema não é regulagem, mas alguma válvula.
Antes de testar, tira as válvulas do ABS no lado da bateria e limpa tudo com pressão de ar, tomando muito cuidado pra não perder nenhuma pecinha de vedação.
Se tiver algum resíduo de sujeira a válvula pode dar passagem de fluído de retorno para o reservatório.
Isso com certeza é ajuste e limpeza no sistema.
Aproveita e troca o fluido todo de freio.
IGORFROTA
05/10/2009, 10:13
Edin,
Sexta verifiquei o nível do fluido e tava baixo.
Completei e o pedal voltou ao "normal", pelo menos em relação a altura do pedal.
O fato agora é que ele ta muito sensível. Quando o carro esta parado a muito tempo, basta um pequeno toque no pedal para as rodas travarem.
Percebo que o pedal está bem alto e já fica bem duro com pouco que pressiono.
Depois de rodar um pouquinho, o freio fica menos sensível, precisando uma freada mais brusca para travar roda.
Isso sem falar que a Luz do ABS está acesa a um tempão.
Só que antes, apesar de ela estar acesa, eu sabia que o ABS funcionava, pois sentia ele acionando em freadas bruscas.
Depois passou a não funcionar e agora passou a travar.
O pior é que levo em oficinas aqui e ninguem entende de ABS.
Acho que vou ter que morrer na autorizada.
O que me sujeres a verificar ?
Edintruder
05/10/2009, 10:41
Quando usas o freio e o nível do fluido baixo, o ABS pára de funcionar. O sistema desativa automático. Se completasses o fluído, ele deveria voltar ao normal.
Procura fusíveis e/ou relés do ABS e veja se está tudo ok. Pode ser um simples fusível queimado.
IGORFROTA
07/10/2009, 10:00
Ja varri toda a instalação elétrica e nem sinal de fusíveis queimados.
Os relés eu não sei como testar.
O que mais tem me preocupado é o fato de estar travando roda por bobeira.
Imagino que apesar do carro ser ABS, sem o sistema funcionando o carro deveria brecar como outro qualquer.
Mas não, quando frio, a roda brca a 20 km/h com um leve (bem leve mesmo) toque no freio.
Com os freios aquecidos a situação melhora bastante.
Pequeno jr
07/10/2009, 23:20
Igor, esta chovendo muito ai na sua região???
Pq qdo eu mando lavar a minha ranger, nas primeiras freadas abaixo de 20km e minha costuma dar essa travada de leve e para assim que o sistema esquenta.
Nao é sevo-freio esse problema?
Veja, 90% disso vc resolveria em qq loja que mexe com freios...faça uma revisão detalhada.
Abra os tambores como o Edi sugeriu. Eletrica vc viu, ok. Deve ter vazamento, nao pode baixar fluido, nunca. Essa sensibilidade nao deve ser do abs...qdo trava freia a dianteira, traseira, tudo?
O abs deve ser vitima de alguma outra coisa.
O rele é simples de testar. Chega + e - em uma bobina entra um par ou mais de fios que sao acionados com a bobina fechada.
Edintruder
08/10/2009, 19:59
O sistema funciona assim mesmo. Quando o ABS pára as rodas podem travar sim como qualquer outro sistema de freio comum, porém tens que te ligar que a Ranger tem a traseira muito leve em comparação com a dianteira.
Vais ter que procurar uma oficina mesmo.
IGORFROTA
09/10/2009, 09:45
Não ta chovendo não.
Ocorre sempre que o carro ta frio.
Vou mandar mesmo verificar todo o conjunto de freio.
Apesar do ABS parado, não é normal esse travamento.
Andei numa ranger hj, 2002.
Ela fria, motor ligado, o pedal do freio super esponjoso e descia até o fundo.
Duas acelarada e o pedal ficou super sensivel...depois andei um pouco e ficou normal.
Seriam os mesmos sintomas Igor?
Victor_4x4
16/10/2009, 11:45
Igor, algum tempo eu fiquei dando muito tranco no carro até que um dia a luz do ABS ficou acesa e sempre que freava travava de uma vez igual oque você falou.
Como não sabia mexer, levei na concessionaria Lemar, o cara me cobrou R$75,00 por um sensor novo e mais R$50,00 de mao de obra. Ele me mostrou oque fez, disse que o sensor havia queimado e simplesmente trocou pelo novo, Tirou o plugue do antigo, desrosqueou e rosqueou o novo, colocando o plugue. paguei R$50,00 pela "rosqueada".
Mas depois disso ficou bom, e a luz apagou.
O sensor fica no centro do diferencial com um plugue eletrico espetado.
Edintruder
16/10/2009, 11:53
Victor, estavas sem velocímetro também? Se esse sensor estragar, o velocímetro também pára.
Se o velocímetro estava normal existe grandes chances de o problema ser outro e não o sensor.
Victor_4x4
16/10/2009, 11:57
Edi, não lembro ao certo, já faz alguns anos, mas lembro que fiquei sem velocimetro uma vez, acho que foi nessa vez, só sei que se soubesse que era tão fácil trocar o sensor, teria feito em casa. abs